Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A minha experiência com um diesel de baixa cilindrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A minha experiência com um diesel de baixa cilindrada

    Bom Dia Amigos,

    Este fim de semana estive em Arganil.
    A minha viatura ficou à porta e fui no carro do meu cunhado: Clio 1.5 DCi 70 de Janeiro de 2006 (cinza rato) actualmente com 95.000Km

    O percurso foi:

    Almada - Lisboa - A1 - IP3 - IC6

    Foram percorridos 570Km (ida e volta e mais umas voltinhas pela zona de Arganil e Tábua).

    O depósito estava a metade e aproveitámos e enchemos o resto com gasóleo no Jumbo do Fórum Almada.

    4 pessoas e alguma (não muita) bagagem uma vez que era apenas o fim de semana. AC ligado na ida até Leiria mais coisa menos coisa.
    AC foi desligado em Leiria e não mais voltámos a ligá-lo.

    Velocidades em AE não excederam os 130/140
    Na IP3 não passámos dos 100.
    Na IC6 fomos a 90 que é o limite daquela via.

    Considerações sobre o carro:

    Motor bastante disponível. Fiquei agradavelmente surpreendido com a facilidade com que mantinha velocidades de 130/140 em AE. A subir perdia um pouco de gás mas nada de assinalável! Motor com genica!
    Sem ser um GTi, mostrou-se sempre disponível e obediente quando pisava o acelerador.
    Uma semi-desilusão foram as recuperações. Esperava mais mesmo para 70cv. Em 5ª de 70 para os 120 demora um bocado....nada a ver com o meu octanas mas também estamos a falar de um carro (Clio) com menos 45cv que o meu. Talvez os 4 passageiros fossem a causa (juntamente com a diferença de potência claro!!)...
    Conforto em bom nível como é apanágio da Ranhô.
    Em termos de qualidade de construção e materiais, custa-me dizê-lo mas este Clio com 95.000Km faz 1/10 dos barulhos que o meu faz. Apenas um tiritar dentro da porta do condutor com o vidro aberto e um barulhito no arejador central. Fiquei convencido com a qualidade de construção da gama Clio! O meu, parece uma chocolateira...é 3 anos mais velho que este Clio mas tem menos de metade dos Km e mesmo assim os barulhos especialmente em mau piso são uma constante!!
    No motor, nota-se pouquinho o AC ligado e esperava que se arrastasse mais! Afinal não! Mal se nota a diferença no comportamento do motor com AC ligado!

    Agora o essencial...consumos!
    Para quem conhece os percursos mencionados no início deste post, não é um caminho fácil para poupar combustível.
    4 pessoas e bagagem + Subidas e descidas na A1 a partir de Tomar e as subidas e descidas da IP3 não ajudam.
    Ainda assim, este Clio apenas gastou 1/2 depósito desde a saída de Almada até ao regresso a Almada!!!!
    No meu octanas, a estas velocidades + estes passageiros e bagagem + voltinhas e voltaretas, 1 depósito chegaria mas já um bocado à rasquinha.....agora calculem vocês mesmos a diferença em euros entre o custo de uma viagem destas no meu carro e neste Clio!
    Após atestar em Almada na ida, a autonomia no PC de bordo dizia 1054Km!

    Falemos agora de sensações diesel vs gasolina......
    Nada a ver!!! O motor do Clio é elástico e dá pica conduzir pela disponibilidade, mas acelerações e recuperações, aliadas ao barulho do motor a subir de rotação......epá....nada a ver!!! O meu octanas leva a melhor mas de longe!!
    Ponto fraco deste Clio...a travagem....o meu carro trava MUITO, mas MUITO melhor que este Clio!
    Talves as pastilhas estejam a acusar algum desgaste!

    Conclusão:
    Aprovado. Quem quiser um carro económico, confortável e silencioso por um preço acessível, este Clio DCi70 é uma alternativa muito válida!
    Nota negativa para as recuperações e para a travagem.
    Nota positiva para economia (muito positiva), conforto e qualidade a bordo quer ao nível da solidez de construção, quer ao nível da boa insonorização.

    Fotos do bicho, não tirei, mas é igualzinho a este só que em cinza escuro (cinza rato):




    Editado pela última vez por apagdo; 27 July 2009, 09:02.

    #2
    Resumindo: É um carro humilde que cumpre com os requisitos que lhe são pedidos.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
      Uma semi-desilusão foram as recuperações. Esperava mais mesmo para 70cv. Em 5ª de 70 para os 120 demora um bocado....nada a ver com o meu octanas mas também estamos a falar de um carro (Clio) com menos 45cv que o meu. Talvez os 4 passageiros fossem a causa (juntamente com a diferença de potência claro!!)...
      nessas velocidades não há 70cv em lado nenhum. às 1700rpm o clio só tem 38,8cv. para ir a 70, ias a 1800rpm, e a 120 ias a 3100rpm, pelo que começaste com uns 40cv e acabaste ainda bem abaixo dos 70...
      Editado pela última vez por LuisCapelo; 27 July 2009, 09:33.

      Comentário


        #4
        Concordo com tudo.
        O Clio continua a ser uma referência e o motor 1.5dci já não tem nada a provar.
        Quantos aos ruídos parasitas, conheco 2 Clios de perto. Um de 1995 e outro de 199, portanto, um I e um II.
        Nenhum deles tem ruídos parasitas.

        Comentário


          #5
          Não tem ruídos parasitas?

          Uau

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
            Resumindo: É um carro humilde que cumpre com os requisitos que lhe são pedidos.
            agora até existem carros humildes
            O que se aprende neste forum.

            Comentário


              #7
              Só discordo dos ruídos parasitas. Ou melhor, não duvido das tuas afirmações, apenas da qualidade dos clios.
              Já andei com um gasolina e outro dci quando deixei o meu carro para serviço e tinham bastantes mais ruídos. Podia ser do facto de serem carros de aluguer...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                Concordo com tudo.
                O Clio continua a ser uma referência e o motor 1.5dci já não tem nada a provar.
                Quantos aos ruídos parasitas, conheco 2 Clios de perto. Um de 1995 e outro de 199, portanto, um I e um II.
                Nenhum deles tem ruídos parasitas.
                Estás a brincar ?

                Ja me passaram mais de 2 centenas de clios pela empresa ... e todos sem excepção sofrem do mesmo mal ... Ruidos parasitas ... dos vidros , mala, tablier etc ...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                  Concordo com tudo.
                  O Clio continua a ser uma referência e o motor 1.5dci já não tem nada a provar.
                  Quantos aos ruídos parasitas, conheco 2 Clios de perto. Um de 1995 e outro de 199, portanto, um I e um II.
                  Nenhum deles tem ruídos parasitas.
                  Portanto estamos a falar de um Classe S

                  Comentário


                    #10
                    a definição de "ruídos parasitas" deve variar muito de pessoa para pessoa, está visto

                    Comentário


                      #11
                      Como deverão compreender, pouco me importa se acreditam ou não.
                      É a realidade.
                      O de 95 sempre foi carro de AE.
                      O outro saía esporadicamente.
                      Agora faz mais cidade, provavelmente vai acusar ruidos dentro de pouco tempo.

                      Comentário


                        #12
                        É logico que se tiverem parados ou que saia esporadicamente ... os barulhos podem não se notar tanto ...

                        Mas um clio que tenha uma utilização normalíssima ganha ruídos em 2 tempos ... e muitos ... sempre foi o mal deles ... o que é pena.

                        Comentário


                          #13
                          Qual é o carro a gasolina que serviu de referência?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                            É logico que se tiverem parados ou que saia esporadicamente ... os barulhos podem não se notar tanto ...

                            Mas um clio que tenha uma utilização normalíssima ganha ruídos em 2 tempos ... e muitos ... sempre foi o mal deles ... o que é pena.
                            Eu não referi nem ninguém me perguntou as condições de utilização dos carros.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                              Eu não referi nem ninguém me perguntou as condições de utilização dos carros.
                              Ok mad ... mas dizeres que um carro nao tem barulhos .. .e depois dizer que nao tem barulhos porque pouco anda... não serve de muito certo ? ...

                              Os carros testam-se a andar ... é obvio que um carro parado não faz barulhos ... A menos que haja festa lá dentro heheh

                              Daí até te ter perguntado se era piada ...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                nessas velocidades não há 70cv em lado nenhum. às 1700rpm o clio só tem 38,8cv. para ir a 70, ias a 1800rpm, e a 120 ias a 3100rpm, pelo que começaste com uns 40cv e acabaste ainda bem abaixo dos 70...
                                Bolas, afinal há quem use essas recuperações de revista!!

                                Agora a sério, essa recuperação até é possível (embora o arranque "arranque" em 5ª deva ser feito em torno dos 90km/h...) mas com 4 pessoas a bordo, depósito cheio, para 70 cavalos... não há milagres.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                  Agora a sério, essa recuperação até é possível (embora o arranque "arranque" em 5ª deva ser feito em torno dos 90km/h...) mas com 4 pessoas a bordo, depósito cheio, para 70 cavalos... não há milagres.
                                  não há 70cv nessa recuperação take 2

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                    agora até existem carros humildes
                                    O que se aprende neste forum.
                                    Um carro com essas caracteristicas não pode ser considerado um carro humilde?

                                    Hum, ok então...

                                    Mas carros nobres, já existem, e não é aberração dizê-lo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                      Ok mad ... mas dizeres que um carro nao tem barulhos .. .e depois dizer que nao tem barulhos porque pouco anda... não serve de muito certo ? ...

                                      Os carros testam-se a andar ... é obvio que um carro parado não faz barulhos ... A menos que haja festa lá dentro heheh

                                      Daí até te ter perguntado se era piada ...
                                      Eu acho que serve.
                                      Eu falei da experiência que tive e tenho com 2 carros.
                                      As condições em que andam são apenas mais 5 cents.
                                      O que importa é que não têm ruidos.
                                      Estou a falar daqueles carros e não do global.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                        não há 70cv nessa recuperação take 2
                                        Por acaso, a potência máxima dos motores é quase irrelevante para caracterizar um motor e a maior parte das pessoas não se apercebe disso. Onviamente que o mais importante é a curva de binário. É pena que poucos datasheets de automóveis tragam esse gráfico actualmente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                          a definição de "ruídos parasitas" deve variar muito de pessoa para pessoa, está visto
                                          LOL

                                          exacto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Qual é o carro a gasolina que serviu de referência?
                                            Foi o meu!

                                            (megane II 1.6)

                                            Eu sei que não é comparável...apenas tentei dar a minha opinião sobre o Clio!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não sabes o valor do consumo concretamente? Um número nem que seja aproximado..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não faço ideia air!

                                                Sei que a média segundo o PC de bordo do carro está em 5,1

                                                Ainda assim, o Clio leva 55 litros no depósito e arrancou para cima cheio.

                                                Quando regressei o ponteiro estava exactamente a meio. Por isso gastou 27,5 litros para os 570Km..

                                                Assim sendo e por uma regra de três simples, gastou 4,8l/100...

                                                Creio que será mais ou menos isto!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                  não há 70cv nessa recuperação take 2
                                                  Se formos por aí, temos de andar a ver gráficos para comentarmos o desempenho de um motor a X rotação...

                                                  Nunca mais saímos daqui se assim fosse.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Um Ranhô sem ruídos parasitas Bruno?

                                                    Não é possível!!!

                                                    Boa análise do carro, imagino como será o mesmo com o 1.5 de 105cv!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                                      Não faço ideia air!

                                                      Sei que a média segundo o PC de bordo do carro está em 5,1

                                                      Ainda assim, o Clio leva 55 litros no depósito e arrancou para cima cheio.

                                                      Quando regressei o ponteiro estava exactamente a meio. Por isso gastou 27,5 litros para os 570Km..

                                                      Assim sendo e por uma regra de três simples, gastou 4,8l/100...

                                                      Creio que será mais ou menos isto!
                                                      Era esses valores a olhómetro que falava..

                                                      Acho um consumo normal para o carro em questão. Eu com o 1.9 TDI 100 cv faço essas médias. Embora não leve 4 pessoas...

                                                      Mas sem duvida um carrinho muito bom para o mercado que foi feito: barato, económico e minimamente bonito e confortável.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O meu faria o dobro dos consumos pelo que seria um quase, quase, um deposito para fazer esse percurso.

                                                        A ideia que tenho do Clio é a que descreves no teu post e também não se pode exigir mais.

                                                        Bom tópico.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                                          Foi o meu!

                                                          (megane II 1.6)

                                                          Eu sei que não é comparável...apenas tentei dar a minha opinião sobre o Clio!
                                                          Resumindo, ficaste desiludido com o teu carro?

                                                          É um segmento superior mas pelas tuas descrições pouco ganha a este Clio...

                                                          Se o Clio fosse o Dci com 105cv farias uma eventual troca com o teu?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                            Bolas, afinal há quem use essas recuperações de revista!!

                                                            Agora a sério, essa recuperação até é possível (embora o arranque "arranque" em 5ª deva ser feito em torno dos 90km/h...) mas com 4 pessoas a bordo, depósito cheio, para 70 cavalos... não há milagres.
                                                            Circular a 70km/h em 5ª é a coisa mais normal do mundo, e no dia a dia, a agradabilidade de um motor vê-se precisamente pela disponibilidade que oferece neste tipo de situações.
                                                            Segundo o LuisCapelo disse, a 70km/h o Bruno circulava em torno das 1800rpm, o que é uma rotação normalíssima para se circular num motor diesel.
                                                            Até digo mais, quando sigo as indicações de troca de mudanças no 1.6HDI que tenho em casa, e circulo sem pressas, o carro pede para colocar a mudança acima sempre que o ponteiro das rotações chega às 1800rpm, a rotação cai para umas 1300rpm, volto a acelerar até às 1800rpm, e o computador do carro pede-me para colocar outra acima e por aí fora...
                                                            Não se esqueçam que nestes motores turbodiesel modernos é comum ter uns 75% do binário máximo disponível logo às 1300 ou 1400rpm, e muitos atingem o binário máximo logo às 1750rpm (e há motores que atingem ainda mais cedo)...

                                                            Cumprimentos

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X