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Nissan GT-R Black Edition vs Porsche 911 Turbo

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    [Comparativo] Nissan GT-R Black Edition vs Porsche 911 Turbo

    Comparativo_1.JPG

    Negros Hábitos

    O Nissan GT-R era aguardado com enorme expectativa, não só por ser um desportivo potente, mas, sobretudo, por todo o alarido causado quando o mesmo conseguiu dar uma volta completa em Nürburgring em 7minutos e 27,5 segundos, com Toshio Suzuki ao volante. Nada de mais, não fosse o facto de ter sido mais rápido que os Porsche 911 Turbo, 911 GT2 (com 530 cv) e mesmo que o Carrera GT (com um V10 de 612 cv) conduzido por Walter Röhrl. Cedo se levantaram vozes alemãs para pôr em causa tamanha façanha, lançando suspeitas sobre o tipo de pneus utilizado, relações de caixa, etc., etc.

    A verdade é que a Nissan tinha batido a Porsche na sua própria casa, o que aumentou a nossa curiosidade quando fomos informados que a cedência do GT-R à AutoMotor já tinha data marcada.


    Estética, Construção, Segurança

    Como não podia deixar de ser, o 911 Turbo era o rival perfeito, não só pelo nível de performance, mas por ter praticamente a mesma potência e tracção integral. E como um frente-a-frente não se resume ao desempenho em circuito, interessava saber como se iria desenrolar o confronto mais desejado dos últimos tempos.

    O 911 é um automóvel com um carisma inegável e o Turbo revela “músculos” ainda mais desenvolvidos, graças às vias mais largas e a um deflector saliente, o que torna tudo um cocktail que impõe respeito. É um desportivo fascinante, arrogante na exibição de potência, mas refinado pela forma como a oferece. A aceleração é incrível, seja qual for o regime, tal é a disponibilidade e elasticidade do motor. O empurrão nas costas é difícil de descrever e o mais espantoso é que tanto pode ser sentido dos 50 aos 200 km/h, como dos 200 até aos 300 km/h, velocidade que consegue ultrapassar se o espaço e a lei permitirem.

    Face a isto, o Nissan GT-R só podia ser qualquer coisa de muito especial... Em termos de design, não há dúvidas que existe uma distinção clara entre a vocação estilística dos japoneses e a dos europeus quando se trata de desenvolver um desportivo digno desse nome. O Porsche tem outro charme, é um facto, e até uma distinção diferente, mas a agressividade do GT-R também tem os seus encantos.

    Comparativo_2.JPG


    Conforto, Habitáculo, Equipamento

    O primeiro contacto com o Nissan teve quase a sensação de reencontro – não foram poucas as horas perdidas a conduzir o GT-R num simulador (GranTurismo 4) na Playsation, isto quando não estava a ver a sua traseira, volta após volta, enquanto rangia os dentes para o tentar ultrapassar. Logo nesta altura, ganhou o meu respeito.

    Curiosamente, foram os técnicos da Polyphony Digital, criadora do jogo, que desenvolveram o ecrã multifunções na consola central, que pode ser configurado e oferece praticamente toda a informação que um fanático possa exigir.

    Temperaturas, pressões, acelerações g laterais e longitudinais, distribuição em tempo real do binário pelos eixos, percentagem do curso dos pedais do travão e do acelerador, são apenas alguns exemplos e a lista nem chegou a metade. O condutor dispõe de uma autêntica telemetria se desejar fazer um bom par de voltas num circuito, com gráficos variados de avaliação da performance, o que permite até melhorar a técnica de condução. Só isto já chegava para ficar rendido...

    Posto de condução, comportamento

    Sentados ao volante, há uma diferença imediata. No Porsche o condutor vai a “palmo e meio” do chão, enquanto no Nissan a posição de condução é bem mais alta, mas nem por isso menos envolvente, com as pernas num ângulo correcto, e uma boa amplitude da regulação dupla da coluna de direcção, acompanhada pelo painel de instrumentos principal. O volante é lindo e a disposição dos comandos no mesmo reforça o aspecto de competição.

    Em movimento, os sons que se ouvem ainda evocam mais um modelo nascido para as pistas. Não é propriamente o motor, de ronco metálico cativante, mas mais os outros ruídos, das passagens de caixa, de rolamento e da suspensão que tornam a condução do GT-R uma experiência mais radical e menos refinada do que a do Porsche.

    Assim que se pisa o acelerador, o GT-R revela aquilo que seria expectável, mas que não deixa de ser inesperado. Órgãos internos colados à parte de trás do corpo para depois se encostarem à direita assim que se faz a primeira curva mais apertada para a esquerda. Impressionante, é o primeiro pensamento que ocorre.

    As caixa de dupla embraiagem (montada em bloco com o diferencial traseiro) oferece passagens rápidas, em modo automático ou manual sequencial, e as patilhas no volante têm dimensão suficiente para não haver falhas.

    Para espremer este Nissan é necessário espaço, muito espaço... Tudo acontece a uma velocidade vertiginosa e o que nos deixa perplexos é o nível de aderência que exibe seja qual for o tipo de curva ou piso.

    Na configuração “R”, mediante três interruptores para cima, a caixa aumenta de rapidez, a suspensão enrijece e o controlo de estabilidade (ESP) adopta uma “filosofia” mais permissiva, sem deixar de estar activo. Este é um modo seguro para se poder viver emoções fortes, desde que haja bom senso, o qual parece desaparecer quando se conduz o GT-R...

    A suspensão desempenha um papel fundamental na dinâmica do Nissan, com a variação dos amortecedores Billstein, entre o modo conforto, desportivo e o mais radical “R”, a permitir uma utilização confortável em cidade sem que impeça um ataque mais feroz a um troço sinuoso, com um mero toque de botão.

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    No 911 também existem os modos Sport e Sport Plus, este último bastante firme e ideal para pisos de asfalto aveludado... Aliás, em termos de condução, o 911 Turbo é um desportivo mais purista, pois, apesar da tracção integral, é sempre necessária muita atenção quando se pretende quebrar a aderência dos pneus traseiros (305/35) a velocidades elevadas. Apesar de o trabalho de engenharia oferecer um equilíbrio dinâmico notável, a verdade é que a arquitectura teoricamente pouco favorável – um motor 3.6 de 480 cv quase em cima do eixo traseiro – torna este desportivo mais delicado nos limites quando se deixam os auxiliares electrónicos (PSM) a dormir. E é precisamente nesse frisson que está o desafio encantador do 911…

    Já o GT-R é uma autêntica máquina de eficácia, que está em permanente estado de provocação ao condutor. Quanto mais se explora o comportamento, maior a sensação de se poder esticar os limites. Mais do que dotes de condução desportiva, o que o Nissan exige mesmo é um mínimo de condição física para suportar todo o tipo de acelerações (mais de 1,5 g sem problemas) vindas dos quatro quadrantes. Se é fumador e a última vez que ouviu falar em exercício físico foi nas aulas de ginástica na escola secundária, podemos garantir-lhe que não vai aguentar muito tempo em ritmo vivo, mesmo que seja o melhor piloto do mundo.

    E porque é que o GT-R é tão eficaz? Torna-se mais fácil perceber o porquê quando os detalhes técnicos falam de uma apurada aerodinâmica (Cx de 0,27), com baixa resistência ao ar e capaz de produzir sustentação negativa suficiente para garantir uma estabilidade ímpar, mesmo a 300 km/h. Em adição, a carroçaria recorre a uma mistura de aços leves, alumínio fundido e fibra de carbono. Já na parte inferior do motor foi utilizada fibra de vidro para criar uma base lisa com benefícios *aerodinâmicos; e o eixo de transmissão também é em carbono.

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    O sistema de tracção integral pode entregar de forma criteriosa até 50% da potência ao eixo dianteiro, vários parâmetros são avaliados em milésimos de segundo, enquanto que no Porsche o dispositivo PTM apresenta o mesmo rigor, mas pode enviar até 100% de binário às rodas da frente.

    Tudo isto pode ser sentido quando os respectivos controlos de estabilidade estão em off, um risco assumido que contribuiu para as melhores memórias que ficaram na cabeça do jornalista encarregue deste teste.

    Seja a travar, a curvar ou acelerar, o GT-R parece ser sempre mais rápido em tudo. Acelera-se forte a meio de uma curva fechada e o Nissan parece ter pregos fincados no asfalto pela forma como se agarra à estrada e pela velocidade com que consegue progredir, mesmo com uma solicitação intensa da direcção. O motor 3.8 biturbo solta os seus 485 cv e o châssis digere esta descarga com a mestria de um campeão de xadrez. Quando se abusa do acelerador mais cedo, o diferencial autoblocante entra em acção e a traseira ganha vivacidade, o que, devidamente corrigido com o volante, permite uma diversão sem limites, tal a sensação de controlo a velocidades inconfessáveis para quem se apresenta em mangas de camisa, em vez de luvas, fato e capacete...

    Performances e consumos

    E esta é outra diferença para o 911 Turbo, que, apesar da veia radical, permite uma abordagem em mangas de camisa e luvas... em pele. Trajectórias limpas e movimentos de volante contidos, mas decididos, são a melhor forma de explorar este fabuloso Porsche, com um som oriundo de um escape meticulosamente trabalhado pelos técnicos da marca para cantar a melodia mais cativante. E o controlo do volume está no pé direito.... Isto, sem nunca esquecer que estamos a falar de um automóvel que demora apenas 3,9 segundos a atingir os 100 km/h, curiosamente 0,1 segundos mais “lento” do que o seu rival.

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    O Nissan não só é o “Sr. Eficácia” como perdoa mais, apesar de instigar a travar para lá dos limites razoáveis e aceitar correcções mais bruscas na direcção a meio de uma trajectória, como se fosse tudo normal. É acelerar e apontar o volante para onde se quer ir que o GT-R obedece *como o mais fiel dos caninos.

    A capacidade de travagem só merece elogios nos dois pela enorme potência, eficácia e resistência à fadiga nos momentos mais intensos.

    O Porsche ensaiado vinha equipado com travões de discos cerâmicos, identificados pelas maxilas amarelas.


    Conclusão:

    Então e questões racionais? É difícil associá-las a modelos onde a emoção é tudo, mas, neste caso, há qualquer coisa para dizer, sobretudo o preço muito mais acessível do Nissan, com a diferença a aproximar-se dos 60 mil euros, aliado a dois lugares de recurso mais generosos que os do 911 e a uma bagageira com 315 litros de capacidade. Provavelmente está a rir--se neste momento, pensando que os clientes de um e do outro são distintos e que quem procura um 911 Turbo não quer saber de lugares traseiros, nem de espaço para bagagens. Tudo verdade, mas se não for um purista da Porsche, tiver 180 000 euros para gastar num desportivo e gostar da mais avançada tecnologia ao dispor da eficácia e prazer de condução, o Nissan GT-R vai dar--lhe muitas razões para sorrir, além da poupança considerável.





    Fonte - Automotor

    #2
    Para mim ... venha o Porsche

    Perde o comparativo por causa do preço ... e da mala lol

    Comentário


      #3
      Duratorq, pedes pouco...
      Pra mim, venha um de cada que eu logo faço os meus test-drive

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Tadeu Ver Post
        Duratorq, pedes pouco...
        Pra mim, venha um de cada que eu logo faço os meus test-drive
        lol a pedir peço logo á grande

        Até vinha era um Panamera Turbo

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
          Para mim ... venha o Porsche

          Perde o comparativo por causa do preço ... e da mala lol
          sim, sim e já agora da estetica e construção...

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            #6
            Não esquecer o 10 no Comportamento relativamente ao 9 , mas são muito similares no restante.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
              Não esquecer o 10 no Comportamento relativamente ao 9 , mas são muito similares no restante.
              Daí eu ter dito que perde o comparativo no preço ... é a única diferença relevante em todo o teste ...

              Comentário


                #8
                Não metendo o preço ao barulho, ganharia o Porsche por 1 ponto. (73 vs 74).
                De qualquer forma, este comparativo prova o que todos já sabemos.
                O GTR é um Sr. Eficácia mas que não deixa de ser emotivo.
                O jornalista focou bem isto e é aqui que o GTr tem mais críticas.
                Parece que não desilude assim tanto.
                O 911 é um Porsche e está tudo dito.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                  O 911 é um Porsche e está tudo dito.
                  por essa lógica nem vale a pena haver discussão nenhuma. afinal de contas, "é um porsche e está tudo dito".

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                    por essa lógica nem vale a pena haver discussão nenhuma. afinal de contas, "é um porsche e está tudo dito".
                    Hoje deste para pegar comigo.
                    Um 911 é um Porsche e já são sobejamente conhecidas as qualidades e defeitos.
                    O 911 mantém os mesmos ingredientes há anos.

                    Comentário


                      #11
                      Duvido que alguem depois de conduzir os 2 ... escolhe-se o Nissan ... (se nao tivessem de os pagar) ...

                      O Porsche transmite algo para alem da condução ... acho que deixa de ser importante se é realmente mais lento 2 ou 3 segundos numa pista de 10km's ... ou se dá 310 em vez de 314 ...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                        Não metendo o preço ao barulho, ganharia o Porsche por 1 ponto. (73 vs 74).
                        De qualquer forma, este comparativo prova o que todos já sabemos.
                        O GTR é um Sr. Eficácia mas que não deixa de ser emotivo.
                        O jornalista focou bem isto e é aqui que o GTr tem mais críticas.
                        Parece que não desilude assim tanto.
                        O 911 é um Porsche e está tudo dito.
                        Julgo que é um bom resumo da situação.

                        O que este comparativo trás de novo é precisamente algum ênfase na satisfação que a condução do GTR dá, bem como as suas exigências em termos de condução fisica em oposição aos testes que o caracterizam como uma playstation.

                        Creio que no final fica uma mensagem muito positiva para o GTR e claro para o 911, se bem que no caso do porsche isso já seja conhecido/sabido.

                        Eu sei bem a quem este GTR assentava que nem uma luva, só a cx seria alvo de alguma contestação

                        PMV6 chamado à recepção

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                          Duvido que alguem depois de conduzir os 2 ... escolhe-se o Nissan ... (se nao tivessem de os pagar) ...

                          O Porsche transmite algo para alem da condução ... acho que deixa de ser importante se é realmente mais lento 2 ou 3 segundos numa pista de 10km's ... ou se dá 310 em vez de 314 ...
                          Pois, mas o preço acab asempre por pesar e bem.
                          Mais uma vez, reportando-me ao comparativo, a não ser que sejamos um fã da Porsche, o GTR será uma compra muito mais racional.

                          No meu caso e colocando agora o preço de lado, teria que experimentar os dois.
                          Acho que não conseguia viver tomando como certo os atributos do 911, sem primeiro saber como serão as emoções do GTR que ao que parece são de um nível diferente do Porsche. Não vou dizer piores, mas diferentes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Julgo que é um bom resumo da situação.

                            O que este comparativo trás de novo é precisamente algum ênfase na satisfação que a condução do GTR dá, bem como as suas exigências em termos de condução fisica em oposição aos testes que o caracterizam como uma playstation.

                            Creio que no final fica uma mensagem muito positiva para o GTR e claro para o 911, se bem que no caso do porsche isso já seja conhecido/sabido.

                            Eu sei bem a quem este GTR assentava que nem uma luva, só a cx seria alvo de alguma contestação

                            PMV6 chamado à recepção
                            Pensei que estivesses a falar do Fili.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                              Duvido que alguem depois de conduzir os 2 ... escolhe-se o Nissan ... (se nao tivessem de os pagar) ...

                              O Porsche transmite algo para alem da condução ... acho que deixa de ser importante se é realmente mais lento 2 ou 3 segundos numa pista de 10km's ... ou se dá 310 em vez de 314 ...
                              Já conduziste os 2

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                Para mim ... venha o Porsche

                                Perde o comparativo por causa do preço ... e da mala lol
                                Entre os itens que realmente interessam num carro deste tipo como a segurança, performances e comportamento... o 911 perde no comportamento por 10%.

                                Cada um faz a sua pontuação... para mim, que não vou comprar e por isso o preço não interessa para a qualidade do carro, elimino tudo o resto e classifico apenas os 3 itens que referi por achar que são os que realmente interessam num desportivo destes... e neste caso ganha o Nissan pela margem minima.
                                Se quiser atender ao preço concluo que a Nissan ainda fez um melhor trabalho pelo facto de disponibilizar o melhor carro e ainda por cima mais barato.

                                Atenção, adoro o Porsche, se fosse comprador dum carro destes, não posso dizer que escolheria o Nissan de caras... ficaria na duvida.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TVRfanboy Ver Post
                                  Já conduziste os 2
                                  Só conduzi o turbo (geração anterior).Tive um em casa 4 anos embora nao fosse meu ... andava nele muitas vezes.

                                  O Nissan já me sentei lá dentro em barcelona mas nao andei nele.

                                  Não me fascinou ... sinceramente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                    Só conduzi o turbo (geração anterior).Tive um em casa 4 anos embora nao fosse meu ... andava nele muitas vezes.

                                    O Nissan já me sentei lá dentro em barcelona mas nao andei nele.

                                    Não me fascinou ... sinceramente.
                                    dúvida esclarecida.

                                    Comentário


                                      #19
                                      GT-R sem pestanejar...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Há uma coisa importante neste tipo de carros... é o feeling que nos transmite ... o prazer do toque numa pele cuidada ... escolhida entre as melhores para o nosso veiculo, todo o design interior, todo o cuidado que é tido na construção nota-se no dia a dia de quem viaja nele.

                                        Isso perde-se obviamente no GTR e no seu preço mais baixo ... (nao desiludindo de modo algum)

                                        Sem duvida que o GTR é um carro mais eficaz ... foi construído para isso ... a Porsche nunca fez carros para abater a concorrência a nível de eficiência ... No entanto ... vende ... vende ... vende ...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tenho pena é que os controlos de tracção do nissan, não possam ser desligados.

                                          De qualquer forma, se fosse comprar um dos dois, certamente que estava mais inclinado para o PORSCHE.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                            Há uma coisa importante neste tipo de carros... é o feeling que nos transmite ... o prazer do toque numa pele cuidada ... escolhida entre as melhores para o nosso veiculo, todo o design interior, todo o cuidado que é tido na construção nota-se no dia a dia de quem viaja nele.

                                            Isso perde-se obviamente no GTR e no seu preço mais baixo ... (nao desiludindo de modo algum)

                                            Sem duvida que o GTR é um carro mais eficaz ... foi construído para isso ... a Porsche nunca fez carros para abater a concorrência a nível de eficiência ... No entanto ... vende ... vende ... vende ...

                                            A bold está a razão principal que me faria compra o GT-R.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Escolher no Gran Turismo se calhar escolhia o Porsche, mas na vida real... Venha o Nissan...

                                              Não sei como a Porsche a fazer-se pagar como faz, tem um buraco de 14mil milhões...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                                Há uma coisa importante neste tipo de carros... é o feeling que nos transmite ... o prazer do toque numa pele cuidada ... escolhida entre as melhores para o nosso veiculo, todo o design interior, todo o cuidado que é tido na construção nota-se no dia a dia de quem viaja nele.

                                                Isso perde-se obviamente no GTR e no seu preço mais baixo ... (nao desiludindo de modo algum)

                                                Sem duvida que o GTR é um carro mais eficaz ... foi construído para isso ... a Porsche nunca fez carros para abater a concorrência a nível de eficiência ... No entanto ... vende ... vende ... vende ...
                                                Claro que estás enganado!
                                                Porque será que sempre fizeram questão de mostrar os seus tempos no Nurburgring?
                                                Porque será que ficaram tão ofendidos e zangandos pelo facto da Nissan os ter tirado do "trono" do Nurburgring? e logo com um carro mais barato, relegando para lugares secundários o 911 Turbo, 911GT2 e até o Carrera GT.
                                                Se isto não é estar preocupado em abater a concorrência... é o quê?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Qual a diferença de preço do GTR "normal" e o Vspec?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Resta saber qtos carros de mais de 300cv ja guiou o jornalista...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O GTR é um carro imponente e que não passa despercebido, eu preferia a "simplicidade" do Turbo mesmo que para isso tivesse de deixar de beber café!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                                        Resta saber qtos carros de mais de 300cv ja guiou o jornalista...
                                                        É a primeira vez que estás a ver o GTR a superiorizar-se ao 911 turbo?


                                                        Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                                        O GTR é um carro imponente e que não passa despercebido, eu preferia a "simplicidade" do Turbo mesmo que para isso tivesse de deixar de beber café!
                                                        Deixavas era de beber água também

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Na Alemanha e afins o 911 turbo 997.2 ainda vai sair primeiro que o GTR

                                                          Quando o GTR for comercializado já deve ser um mk5

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                            Deixavas era de beber água também
                                                            E tinha de vender um rim!

                                                            PS: bom vídeo o do Twingo RS!

                                                            Comentário

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