Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Essa arte e saber milenar de...vender carros!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Essa arte e saber milenar de...vender carros!

    É verdade, este vai ser mais um tópico para descascar nos vendedores, acertaram...

    Não quero com isto catalogá-los todos do mesmo mas cada vez mais me incomoda a falta de tacto e cultura geral, negocial, civica, chamem-lhe o que quiserem, que os vendedores de carros apresentam (os que eu tenho conhecido, pelo menos!).

    É estranho q se invista tanto em markting, em salões de exposição fantásticos, em cafés e chocolates e salas de espera todas pipis e depois, a face imediata de qualquer concessionario que é o vendedor, parece ser claramente desvalorizada. Parece que basta um frasco de gel e um fato da Zara (ainda que a gravata e os sapatos não combinem) e voilá!, temos vendedor!

    Hoje de manhã dirigi-me a um stand para ver uma viatura Alfa Romeo 159 SW 2.4JTDM, que descobri aqui há uns dias na net. Na altura enviei um daqueles registos a dizer que queria informações sobre o veiculo e, como ninguem deu cavaco, decidi ligar ao stand e saber se ainda lá tinham a viatura. Como tinham, lá fui eu.

    Realço q ja conhecia a 159 e tb aquele motor, ja tinha sido hipotese antes de comprar a Mondeo mas na altura achei q era acanhada para o q precisava e optei pela Mondeo. Agora, dado q tenho tb uma S-Max, talvez pudesse mudar para algo ligeiramente menos "mastroncio", sem perder atributos dinamicos.

    O vendedor veio ter comigo, ja tinhamos falado por telefone. Deu-me espaço e liberdade suficiente, sem ser "mosca ou cola"...de vez em quando vinha ter comigo e ia-me dando algumas explicações mto basicas mas todo doutoral, como se tivesse que explicar a teoria da relatividade a um troglodita...

    Disse-lhe q já conhecia o modelo e o motor, pelo q olhou para mim de lado, tipo "deves conhecer mto, deves..." mas lá se afastou.
    No final referi-lhe q o que mais me tinha atraido eram mesmo os poucos kms e o equipamento/preço q era excelente. Não lhe perguntei por descontos nem se me ofereciam um ambientador. Nunca fui de regatear, nem mesmo tapetes aos marroquinos.

    Claro que lhe disse que tudo dependeria do valor da retoma...e aí o homem emproou-se q nem um peixe-balão e lá me fez o favor de olhar para a minha carcaça...

    Quando lhe disse que era o motor de 155CV, a primeira calinada "mas o Mondeo não tem um motor de 155Cv! É um chip de potencia?"
    "que não, que nao era, podia mostrar-lhe o livrete, o motor era o 2.2 de 155CV" disse eu mas ele não me pareceu mto convencido. Lá abriu o capot e teve q se render à evidencia...(não é suposto os vendedores conhecerem relativamente bem os carros?)
    Lá fui dizendo eu o q o carro tinha, o leitor MP3, os estofos electricos e aquecidos,...sem sequer um comentario do dito vendedor, q só ia fazendo "hummm, hummm,..."

    Enquanto tentava ver c a ponta da unha a profundidade de um risco no para-choques (mto mais importante que os estofos em pele ou o xénon) e lhe disse q, á semelhança da 159 tinha suspensão traseira autonivelante e que dava mto jeito, o homem ficou todo chateado "desculpe lá mas esta carrinha de 2006 nao deve ter isso!"
    Interessante q, quem nem sequer conhecia o motor TDCI 2.2 de repente tenha ficado expert em modelos com suspensão traseira autonivelante...
    Disse-lhe q não era invenção recente e logo, não via a admiração em um modelo de 2006 poder ter o dito sistema mas ele não ficou nada convencido. Ainda gracejei dizendo q pelo menos na 159 não era para transportar tijoleira como tinha feito na Mondeo, mas ele não achou graça nenhuma..."hummmm" disse ele a pensar certamente q já lhe tinha dado mais uma boa razão para desvalorizar um pouco mais a minha viatura...

    Por fim, e depois de ter criticado uns leves riscos na pintura na zona do tampão do gasoleo, pergunta-me qt acho eu q vale a viatura. Atiro-lhe um valor que me parece realista e similar pelos q andei a ver em stands da net e no proprio concessionario Ford em modelos similares, aliado ao facto de ter alguns extras.
    O primeiro riso da manhã: "o senhor deve julgar que tem aí uma reliquia!"

    Despedi-me e pedi desculpa pelo incómodo.

    #2
    Enfim, que palhaço. Qual foi o stand para eu mandar o link do tópico?!

    Comentário


      #3
      E quanto é que lhe disseste que achavas que valia a Mondeo? Pergunto apenas por ignorancia,é que n faço a minima ideia qual o valor de mercado.E já agora quanto é que pediam pela 159?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
        Enfim, que palhaço. Qual foi o stand para eu mandar o link do tópico?!

        Um multimarcas do grande Porto....

        Comentário


          #5
          Sem comentários.

          Nos automóveis como em tantos outros "negócios" parece que (quase) ninguém está interessado em vender...

          Comentário


            #6
            Muito engraçada a descrição

            A verdade é que isso é tipico e principalmente quando meros vendedores lidam com pessoal relativamente por dentro do assunto.

            Recentemente fui ver um Boxster S usado, mas recente, com um amigo meu que estava interessado.

            Dizia esse meu amigo na sequência de estarmos a ver e falar dos pneus para o vendedor: Não acha que merecia uns cup ?

            Escape ? mas voçê já ouviu o ronco deste carro ? dizia o vendedor, isso só para alguém que meta o carro num autódromo. Não acha que é mal empregado ? Respondeu o vendedor.

            Pois, pois ! disse o meu amigo (que até entra em TDs de vez em quando)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Milano Ver Post
              E quanto é que lhe disseste que achavas que valia a Mondeo? Pergunto apenas por ignorancia,é que n faço a minima ideia qual o valor de mercado.E já agora quanto é que pediam pela 159?
              20M euros a Mondeo

              30M euros a 159

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                Um multimarcas do grande Porto....
                Deixa-me adivinhar: Carplus!

                Comentário


                  #9
                  Para eles o nosso nunca vale nada ...mas o que eles vendem é sempre melhor ...


                  Ja agora ... na minha opinião ... nessa troca não ficas a ganhar muito (para alem de um carro relativamente mais bonito)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                    20M euros a Mondeo

                    30M euros a 159
                    E a Mondeo é - acho eu! - mais vendável por causa do espaço.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                      20M euros a Mondeo

                      30M euros a 159
                      Não me parece descabido o que pediste pela Mondeo.

                      Isto do negócio de carros é coisa muito complicada, ainda no outro dia fomos a um stand daqueles da beira da estrada para ver uma carrinha comercial.

                      E tinhamos uma retoma, perguntamos, algo tão básico como isto:

                      1 - Quanto custa o carro X em que estamos interessados
                      2 - Quanto nos dão pela retoma

                      O vendedor parece ter ficado confuso e então coloquei-lhe a questão de outra maneira, se eu entregar aquele carro que está ali (a retoma) e lhe comprar o tal carro X (comercial), quanto tenho de lhe dar ???

                      Resposta foi do género, isso dependeo do valor do carro que o Sr quer comprar

                      Apertamos-lhe a mão desejamos-lhe um bom dia e seguimos viagem

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                        Para eles o nosso nunca vale nada ...mas o que eles vendem é sempre melhor ...


                        Ja agora ... na minha opinião ... nessa troca não ficas a ganhar muito (para alem de um carro relativamente mais bonito)
                        Ganhos:
                        - Ambiente interior bem mais requintado
                        - imagem apelativa
                        - recuperações (já q na vel maxima e aceleração, a TDCI continua a ser um motor de fazer inveja), mas não é mto importante p tipo de condução q faço
                        - mt mais silencioso (o TDCI é bastante barulhento)
                        - mais recente e menos rodada

                        Perdas:
                        - diferença de preços ( se bem q a 159 tem cerca de 30M kms e a minha cerca de 120M)
                        -espaço (não é neste momento importante, pela razao q referi no post inicial)
                        - consumos

                        A grande razão prende-se c o facto da minha mulher se recusar conduzir a Mondeo, por ter medo e achar demasiado grande. Qd ficamos sem o Swift, ela prefere andar de autocarro q conduzir a mondeo...a S-Max nem se fala, claro.
                        Já a 159 seria mais "girlfriendly" julgo eu....
                        (espero não ter ofendido nenhum machão com uma 159....)

                        Comentário


                          #13
                          A tua carrinha deverá ter um valor a rondar os 15000€, daí a reacção (evitável, claro) do vendedor.

                          Mas é só um palpite.

                          Comentário


                            #14
                            E eu que no outro dia, tinha uma conta de 25 Euros e 15 centimos para pagar numa loja de roupa e disse á srª que lhe dava 15 centimos para facilitar...e ela disse que assim era mais complicado de fazer as contas... Há pessoas que se baldaram no dia que Deus distribuiu a inteligencia há de tudo e infelizmente ...em todo o lado,a incompetencia n escolhe profissão,mas candidatam-se a muitos sitios e ás vezes são aceites!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                              A tua carrinha deverá ter um valor a rondar os 15000€, daí a reacção (evitável, claro) do vendedor.

                              Mas é só um palpite.
                              Provavelmente para dar o preço que a Alfa tem ficou sem margem para a retoma...

                              Comentário


                                #16
                                É muito raro encontrar um vendedor que "vista a camisola", até porque é uma profissão que muitas pessoas abraçam como último recurso, pois está demasiado dependente das comissões!

                                Muitos antes, fizeram coisas completamente diferentes, e nem sequer têm interesse em se manterem informados, quer relativamente à própria marca, quer relativamente á concorrência. Mais, quando encontram um emprego melhor "desertam" logo!

                                Por exemplo, o meu foi-me vendido novo por uma loiraça super gira e bastante simpática, e as conversas de automóveis versavam simplesmente sobre qual os opcionais que eu desejava e qual o preço final proposto por ela. O resto era a falar sobre outras coisas extra automóveis!

                                Reparem que nos bancos é igual, não é raro o cliente fazer o "trabalho de casa" e saber muito mais que o gajo que está a trás do balcão!

                                Cumprimentos

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                  A tua carrinha deverá ter um valor a rondar os 15000€, daí a reacção (evitável, claro) do vendedor.

                                  Mas é só um palpite.
                                  Por acaso o valor comercial segundo a Eurotax é mesmo de 20000€.

                                  Manucas penso que essa 159 foi aquela que pediste um parecer sobre o preço no tópico da Alfa Romeo certo?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                    A tua carrinha deverá ter um valor a rondar os 15000€, daí a reacção (evitável, claro) do vendedor.

                                    Mas é só um palpite.

                                    15M andam as TDCI 2.0 de 130 cv, mais antigas e c menos equipamento, julgo...
                                    ou entao o pressuposto é errado: devem nao insultar os clientes, fazendo deles estupidos, como se nao soubessem o valor dos seus carros e colocar a 159 menos "apetecivel"....senão, de q adianta acenar c um preço convidativo? já agora podiam colocar algo do genero: 159 a apenas 20M euros mas sem oferecer nada pelo seu....
                                    Editado pela última vez por manucas; 28 July 2009, 17:51.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                      É muito raro encontrar um vendedor que "vista a camisola", até porque é uma profissão que muitas pessoas abraçam como último recurso, pois está demasiado dependente das comissões!

                                      Muitos antes, fizeram coisas completamente diferentes, e nem sequer têm interesse em se manterem informados, quer relativamente à própria marca, quer relativamente á concorrência. Mais, quando encontram um emprego melhor "desertam" logo!

                                      Por exemplo, o meu foi-me vendido novo por uma loiraça super gira e bastante simpática, e as conversas de automóveis versavam simplesmente sobre qual os opcionais que eu desejava e qual o preço final proposto por ela. O resto era a falar sobre outras coisas extra automóveis!

                                      Reparem que nos bancos é igual, não é raro o cliente fazer o "trabalho de casa" e saber muito mais que o gajo que está a trás do balcão!

                                      Cumprimentos
                                      A partir deste momento tudo o que envolve a venda de um automóvel deixa de ter interesse.

                                      Até podia nem saber qual era o nome da marca que estava a vender.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pois, mas estando a comprar um Alfa, já sabes que o coração está ocupado, e o "coração tem sempre razão", principalmente com maria ao lado"!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                          É verdade, este vai ser mais um tópico para descascar nos vendedores, acertaram...

                                          Não quero com isto catalogá-los todos do mesmo mas cada vez mais me incomoda a falta de tacto e cultura geral, negocial, civica, chamem-lhe o que quiserem, que os vendedores de carros apresentam (os que eu tenho conhecido, pelo menos!).

                                          É estranho q se invista tanto em markting, em salões de exposição fantásticos, em cafés e chocolates e salas de espera todas pipis e depois, a face imediata de qualquer concessionario que é o vendedor, parece ser claramente desvalorizada. Parece que basta um frasco de gel e um fato da Zara (ainda que a gravata e os sapatos não combinem) e voilá!, temos vendedor!

                                          Hoje de manhã dirigi-me a um stand para ver uma viatura Alfa Romeo 159 SW 2.4JTDM, que descobri aqui há uns dias na net. Na altura enviei um daqueles registos a dizer que queria informações sobre o veiculo e, como ninguem deu cavaco, decidi ligar ao stand e saber se ainda lá tinham a viatura. Como tinham, lá fui eu.

                                          Realço q ja conhecia a 159 e tb aquele motor, ja tinha sido hipotese antes de comprar a Mondeo mas na altura achei q era acanhada para o q precisava e optei pela Mondeo. Agora, dado q tenho tb uma S-Max, talvez pudesse mudar para algo ligeiramente menos "mastroncio", sem perder atributos dinamicos.

                                          O vendedor veio ter comigo, ja tinhamos falado por telefone. Deu-me espaço e liberdade suficiente, sem ser "mosca ou cola"...de vez em quando vinha ter comigo e ia-me dando algumas explicações mto basicas mas todo doutoral, como se tivesse que explicar a teoria da relatividade a um troglodita...

                                          Disse-lhe q já conhecia o modelo e o motor, pelo q olhou para mim de lado, tipo "deves conhecer mto, deves..." mas lá se afastou.

                                          No final referi-lhe q o que mais me tinha atraido eram mesmo os poucos kms e o equipamento/preço q era excelente. Não lhe perguntei por descontos nem se me ofereciam um ambientador. Nunca fui de regatear, nem mesmo tapetes aos marroquinos.

                                          Claro que lhe disse que tudo dependeria do valor da retoma...e aí o homem emproou-se q nem um peixe-balão e lá me fez o favor de olhar para a minha carcaça...

                                          Quando lhe disse que era o motor de 155CV, a primeira calinada "mas o Mondeo não tem um motor de 155Cv! É um chip de potencia?"
                                          "que não, que nao era, podia mostrar-lhe o livrete, o motor era o 2.2 de 155CV" disse eu mas ele não me pareceu mto convencido. Lá abriu o capot e teve q se render à evidencia...(não é suposto os vendedores conhecerem relativamente bem os carros?)

                                          Lá fui dizendo eu o q o carro tinha, o leitor MP3, os estofos electricos e aquecidos,...sem sequer um comentario do dito vendedor, q só ia fazendo "hummm, hummm,..."

                                          Enquanto tentava ver c a ponta da unha a profundidade de um risco no para-choques (mto mais importante que os estofos em pele ou o xénon) e lhe disse q, á semelhança da 159 tinha suspensão traseira autonivelante e que dava mto jeito, o homem ficou todo chateado "desculpe lá mas esta carrinha de 2006 nao deve ter isso!"
                                          Interessante q, quem nem sequer conhecia o motor TDCI 2.2 de repente tenha ficado expert em modelos com suspensão traseira autonivelante...
                                          Disse-lhe q não era invenção recente e logo, não via a admiração em um modelo de 2006 poder ter o dito sistema mas ele não ficou nada convencido. Ainda gracejei dizendo q pelo menos na 159 não era para transportar tijoleira como tinha feito na Mondeo, mas ele não achou graça nenhuma..."hummmm" disse ele a pensar certamente q já lhe tinha dado mais uma boa razão para desvalorizar um pouco mais a minha viatura...

                                          Por fim, e depois de ter criticado uns leves riscos na pintura na zona do tampão do gasoleo, pergunta-me qt acho eu q vale a viatura. Atiro-lhe um valor que me parece realista e similar pelos q andei a ver em stands da net e no proprio concessionario Ford em modelos similares, aliado ao facto de ter alguns extras.

                                          O primeiro riso da manhã: "o senhor deve julgar que tem aí uma reliquia!"

                                          Despedi-me e pedi desculpa pelo incómodo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                            Pois, mas estando a comprar um Alfa, já sabes que o coração está ocupado, e o "coração tem sempre razão", principalmente com maria ao lado"!
                                            Compreendo, pelo menos vai passando no stand para ver o catalogo dos acessórios!!!!

                                            Joking.

                                            Cumpts

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                              Pois, mas estando a comprar um Alfa, já sabes que o coração está ocupado, e o "coração tem sempre razão", principalmente com maria ao lado"!

                                              Conheço uma louraça daquelas mesmo de que por acaso até foi vendedora da Alfa e que falava de tudo com os clientes,receitas,doenças,dos filhos,dos pais,de toda a familia,das cores dos carros,"daquelas coisas giras que encaixam e substituem os cd's" (pen na porta usb) e carros nd...mas a questão é que os homens deixavam-na falar e as mulheres achavam-na muito simpatica!e vendia como o catano á conta das conversas laterais...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Manucas, tens aí um carro que eu um dia sonhei ter (ainda sonho...)!
                                                Já agora, alguma vez te deu problemas? Conheço alguém que vai colocar esse mesmo motor num Focus mk1,5 e aumentar um pouco a potência além de outras alterações de estética, etc...
                                                Gosto desse carro, não só por ser uma série limitada e suberba em termos de estética e dinâmica, mas por ter um dos últimos diesel lançados e genuinamente Ford.
                                                Espero que mudes para o que mais gostares e consigas um bom valor por esse menino! Abraço!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Milano Ver Post
                                                  Conheço uma louraça daquelas mesmo de que por acaso até foi vendedora da Alfa e que falava de tudo com os clientes,receitas,doenças,dos filhos,dos pais,de toda a familia,das cores dos carros,"daquelas coisas giras que encaixam e substituem os cd's" (pen na porta usb) e carros nd...mas a questão é que os homens deixavam-na falar e as mulheres achavam-na muito simpatica!e vendia como o catano á conta das conversas laterais...
                                                  Se trabalhou no concessionário Ficacém em 2003 porovavelmente é a mesma!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                                    Compreendo, pelo menos vai passando no stand para ver o catalogo dos acessórios!!!!

                                                    Joking.

                                                    Cumpts

                                                    A brincar q o digas, a minha mulher comprou-me uma pen usb de 2 gigas lá na loja do concessionario, c o formato de um carro, enquanto eu falava c o dito expert...!
                                                    Nem ia referir isso pq me pareceu uma parvoiçe mas o certo é que, de certa forma, ficaram eles a ganhar mais do q eu...

                                                    Se bem q a pen é bem gira....abre mesmo a meio do carro e ninguem diz q é uma pen usb...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                                                      Sem comentários.

                                                      Nos automóveis como em tantos outros "negócios" parece que (quase) ninguém está interessado em vender...

                                                      Também sinto isso, não nos carros porque não ando há procura, mas nas motas.

                                                      Já por 3 vezes mostrei interesse em comprar mas tive sempre respostas pouco interessantes, isto em 3 stands diferentes.

                                                      Para perceberem melhor o contexto, o importador anuncia no site que tem tal modelo em campanha com descontos, mas não diz o preço, isso fica ao critérios do próprio stand.

                                                      No stand dizem que não está em campanha!

                                                      Não querem vender só pode!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                                        Manucas, tens aí um carro que eu um dia sonhei ter (ainda sonho...)!
                                                        Já agora, alguma vez te deu problemas? Conheço alguém que vai colocar esse mesmo motor num Focus mk1,5 e aumentar um pouco a potência além de outras alterações de estética, etc...
                                                        Gosto desse carro, não só por ser uma série limitada e suberba em termos de estética e dinâmica, mas por ter um dos últimos diesel lançados e genuinamente Ford.
                                                        Espero que mudes para o que mais gostares e consigas um bom valor por esse menino! Abraço!

                                                        Antes da TDCI de 155 CV tive uma de 130 CV tb Mondeo e nunca tive qq problema c qualquer uma delas. Apenas e só a manutenção periodica e por preços bem acessiveis, reconheço. Daí q não abro mão de um carro q tem sido uma optima compra, excepto se me derem o justo por ele...o q pelos vistos é cada vez menos usual no mercado de veiculos usados...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Segundo o eurotax ... o teu vale realmente 20M . Portanto nao disses-te nenhuma asneira ...

                                                          Nao faltam aí é Alfas à venda ... deves encontrar outra semelhante ...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            20 000 euros por uma Mondeo 2.2 de 2006 ???? Não deves conseguir esse valor em lado nenhum...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X