Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de carro usado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de carro usado

    Pessoal antes de mais boas a todos, sou o André e este é o meu primeiro post.
    Tenho dúvidas relativamente à compra compra de um carro usado a um particular.
    É a primeira vez que compro um carro, daí algumas dúvidas.

    A questão é que o carro está longe de onde vivo, sou o do Porto, e o carro está a mais de 200 km de mim (perto de Torres Vedras). Gostaria de saber como fazer para comprar o carro, sem ter que ir lá mais do que uma vez lol e qual é o procedimento a fazer.Penso que os passos são mais ou menos estes:

    - Sei que a nível do registo do veículo posso levar o impresso Instituto dos Registos e Notariado: Impressos de Registo de Veículos e a pessoa e eu assinamos aquilo e depois entrego numa conservatória de registo automóvel certo?

    - O carro tem o selo pago até 2010, o que devo fazer? Em 2010, uma vez tendo o carro registado em meu nome recebo uma carta em casa, para pagar?

    Obrigado desde já !

    Abraço a todos

    #2
    Respostas a bold...

    Originalmente Colocado por andreV Ver Post

    - Sei que a nível do registo do veículo posso levar o impresso Instituto dos Registos e Notariado: Impressos de Registo de Veículos e a pessoa e eu assinamos aquilo e depois entrego numa conservatória de registo automóvel certo?


    1º Faz um seguro para o carro em questão, mas não o pagues ainda. (Necessitas de ficar apenas com os dados para o pagamento do mesmo, por exemplo, via multibanco)

    2º Desloca-te ao local e observa bem o carro para verificar se corresponde ao que está anunciado e de acordo as tuas expectativas.

    3º Se estiver tudo ok com o veiculo, assinam o impresso de registo.

    4º Pede o papel da ultima IPO, fotocopia do BI e cartão de contribuinte do vendedor, os documentos do veiculo e o comprovativo de pagamento do "selo" (este ultimo documento é opcional, mas se estiver... melhor)

    5º Vais a um multibanco e pagas o seguro do veiculo (escolhe um multibanco que dê o talão!)

    6º Abres a porta do carro, sentas-te, metes o cinto, dás à ignição e arrancas rumo ao teu destino (vai devagarinho, pois à partida, é um carro cuja "condução" desconheces)


    - O carro tem o selo pago até 2010, o que devo fazer? Em 2010, uma vez tendo o carro registado em meu nome recebo uma carta em casa, para pagar?

    Não recebes nenhuma carta. Ou vais a uma repartição de finanças, ou pagas via net, pelo portal das finanças. O "selo" é pago no mês da matricula do veiculo.
    Editado pela última vez por RODA5; 28 July 2009, 21:42.

    Comentário


      #3
      Um carro normalmente é um grande investimento, qual é o problema de fazer as viagens que forem necessárias? Não gostas do teu dinheiro?

      Oiço muitas vezes este tipo de conversas e sinceramente não entendo muito bem esse excesso de comodismo (e acredita que o comodismo é um dos meus maiores defeitos!).

      No último carro que comprei investi mais de 1200kms (em 2 viagens)!!!

      De qualquer forma diz lá onde está o carro, pode ser que possa ajudar, moro a 12kms de Torres Vedras.

      Comentário


        #4
        RODA5 Obrigado pela prontidão na resposta e detalhe
        O seguro liguei hoje para lá, já sei tudo o que é necessário para fazer o seguro.
        Só mais uma questão , em princípio vou lá busca-lo sexta-feira, será que é possível ter o seguro pronto até lá? (enviando a documentação para a seguradora amanhã)

        Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
        Um carro normalmente é um grande investimento, qual é o problema de fazer as viagens que forem necessárias? Não gostas do teu dinheiro?
        Já fui ver o carro este f-d-s e fiquei muitíssimo satisfeito, pelo que em princípio é para avançar com o negócio, mas obrigado pela dica

        Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
        De qualquer forma diz lá onde está o carro, pode ser que possa ajudar, moro a 12kms de Torres Vedras.
        Opa não é exactamente em Torres Vedras, disse Torres Vedras, porque fui lá passar o f-d-s e aproveitei e fui ver o carro a Peniche, mas a pessoa é de Alcanena (aproximadamente 120 Km daí penso eu).
        O carro de vou comprar é um UMM (sempre tive a paixão por eles )

        Abraço pessoal e mais uma vez obrigado

        Comentário


          #5
          Então ele vai conduzir um carro sem seguro? Só se o antigo proprietário mandar o seguro abaixo no dia seguinte, correcto?

          Comentário


            #6
            Pois.. também estava a pensar nisso...
            Quando dizes:

            Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
            5º Vais a um multibanco e pagas o seguro do veiculo (escolhe um multibanco que dê o talão!)

            6º Abres a porta do carro, sentas-te, metes o cinto, dás à ignição e arrancas rumo ao teu destino (vai devagarinho, pois à partida, é um carro cuja "condução" desconheces)
            Isso significa que vou sem seguro, pois quando pago, não tenho logo o seguro pois não?

            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por andreV Ver Post
              RODA5 Obrigado pela prontidão na resposta e detalhe
              O seguro liguei hoje para lá, já sei tudo o que é necessário para fazer o seguro.
              Só mais uma questão , em princípio vou lá busca-lo sexta-feira, será que é possível ter o seguro pronto até lá? (enviando a documentação para a seguradora amanhã)
              Isso depende da seguradora...

              Da ultima vez que estive nessa situação, fiz tudo online (N-Seguros, mas num grande numero de seguradoras isso já é possível) e ficou tudo pronto em 5 minutos
              No dia em que fui buscar o carro, foi só passar no multibanco, fazer o pagamento e o seguro ficou imediatamente activo

              Originalmente Colocado por andreV Ver Post
              Pois.. também estava a pensar nisso...
              Quando dizes:



              Isso significa que vou sem seguro, pois quando pago, não tenho logo o seguro pois não?

              Cumprimentos
              Sim, qd pagas, o seguro fica imediatamente válido... o talão do multibanco é o comprovativo de pagamento

              Repara que qd fazes o seguro, fazes o mesmo para ter inicio no dia que que vais buscar o carro. Tens é de ver quais são os prazos para o pagamento do mesmo. Em todos os seguros que já fiz, o pagamento poderia ser feito até ao dia de inicio do mesmo. Mas como referi, isso pode variar de seguradora para seguradora...

              Já agora, talvez estejas a fazer confusão com o "selo verde" que se coloca no parabrisas. Isso só te chega a casa 4 ou 5 dias depois de pagares o seguro. Mas até lá, o comprovativo de pagamento (talão multibanco, por exemplo) faz prova de que o seguro já está activo
              Editado pela última vez por RODA5; 28 July 2009, 23:22.

              Comentário


                #8
                Pois eu também devo tratar de tudo online... Portanto ,mesmo que não pague logo, eles enviam-me o papel de seguro temporário (até receber o papel definitivo) mesmo que não tenho pago ainda ?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por andreV Ver Post
                  Pois eu também devo tratar de tudo online... Portanto ,mesmo que não pague logo, eles enviam-me o papel de seguro temporário (até receber o papel definitivo) mesmo que não tenho pago ainda ?
                  Não... sem antes pagares não tens seguro nenhum. Para o seguro ficar válido tens de pagar o mesmo.

                  Eles só te enviam um comprovativo temporário depois de pagares o seguro.

                  Quanto muito, antes de pagares, enviam-te um papel em que lá diz que o seguro é só válido mediante a apresentação do comprovativo de pagamento.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                    Não... sem antes pagares não tens seguro nenhum. Para o seguro ficar válido tens de pagar o mesmo.

                    Eles só te enviam um comprovativo temporário depois de pagares o seguro.

                    Quanto muito, antes de pagares, enviam-te um papel em que lá diz que o seguro é só válido mediante a apresentação do comprovativo de pagamento.
                    Ok, então tenho mesmo de pagar antes de ir buscar o carro, para ter o tal papel certo?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por andreV Ver Post
                      Ok, então tenho mesmo de pagar antes de ir buscar o carro, para ter o tal papel certo?
                      Não sei... depende da seguradora. Aconselho-te a ligares para lá, que o operador dá-te toda a informação.

                      Mas de uma coisa podes ter a certeza, o seguro só é válido depois de o pagares.

                      Na seguradora que utilizo o talão multibanco é a prova de que o seguro já está activo, como tal, só pago na hora em que o carro me é entregue.

                      Imagina que o actual proprietário tem um acidente com o carro precisamente na altura em que o vais buscar, ou que à ultima da hora decide não o vender!? Ficas "agarrado", que é como quem diz, pagaste o seguro previamente, não tens carro e agora para a seguradora te devolver o dinheiro (se é que algum dia o devolve) vais ter uma carga de trabalhos...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                        Não sei... depende da seguradora. Aconselho-te a ligares para lá, que o operador dá-te toda a informação.

                        Mas de uma coisa podes ter a certeza, o seguro só é válido depois de o pagares.

                        Na seguradora que utilizo o talão multibanco é a prova de que o seguro já está activo, como tal, só pago na hora em que o carro me é entregue.

                        Imagina que o actual proprietário tem um acidente com o carro precisamente na altura em que o vais buscar, ou que à ultima da hora decide não o vender!? Ficas "agarrado", que é como quem diz, pagaste o seguro previamente, não tens carro e agora para a seguradora te devolver o dinheiro (se é que algum dia o devolve) vais ter uma carga de trabalhos...
                        Pois vou ligar para lá então, para saber exactamente.
                        Depois entrega-se a declaração de compra e venda numa conservatório de registo automóvel certo? Alguém faz ideia dos preços?

                        Abraço

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por andreV Ver Post
                          Pois vou ligar para lá então, para saber exactamente.
                          Depois entrega-se a declaração de compra e venda numa conservatório de registo automóvel certo? Alguém faz ideia dos preços?

                          Abraço

                          63 Euros se n tiver extinção de reserva de propriedade.
                          Se tiveres uma Loja do Cidadão perto costuma ser mais rápido.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Milano Ver Post
                            63 Euros se n tiver extinção de reserva de propriedade.
                            Se tiveres uma Loja do Cidadão perto costuma ser mais rápido.
                            Obrigado Mas a que te referes quando dizes "extinção de reserva de propriedade."?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por andreV Ver Post
                              Pois.. também estava a pensar nisso...
                              Quando dizes:



                              Isso significa que vou sem seguro, pois quando pago, não tenho logo o seguro pois não?

                              Cumprimentos
                              Tens.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por andreV Ver Post
                                Obrigado Mas a que te referes quando dizes "extinção de reserva de propriedade."?
                                Quer dizer que o carro foi comprado a crédito, isto é, o antigo dono está ainda a paga-lo. Então a financeira têm de entregar-te um comprovativo como já pagaste o carro e assim na conservatória já podes por o carro em teu nome (A partir dai o carro é totalmente teu).
                                Toma atenção e verifica no DUA (Documento único) se no campo da reserva propriedade, está tudo limpo.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X