Opel Vectra Caravan - Página 11

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Título: Opel Vectra Caravan

  1. #301
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    Por Defeito Vectra Caravan 2005 Não aquece.

    Boas tenho lido aqui no, parece, já famoso problema do termostato das vectras.

    A minha é uma 150cv, e demora eternidades a aquecer...em auto estrada há dias fiz lisboa porto a 140km/h e andava encostado cá em baixo, quando entrei na cidade subiu pra cima dos 90... é um pouco marado...

    O que se passa, quanto custa a mudança e sobretudo tem de ser na Opel ou em qualquer oficina fazem isso?


  2. #302
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    Por Defeito Vectra Caravan 2005 Não aquece

    Citação Originalmente Colocado por betus Ver Post
    Boas tenho lido aqui no, parece, já famoso problema do termostato das vectras.

    A minha é uma 150cv, e demora eternidades a aquecer...em auto estrada há dias fiz lisboa porto a 140km/h e andava encostado cá em baixo, quando entrei na cidade subiu pra cima dos 90... é um pouco marado...

    O que se passa, quanto custa a mudança e sobretudo tem de ser na Opel ou em qualquer oficina fazem isso?
    Olá, sou novo aqui no forum e acabei de adquirir tb uma vectra caravan, modelo de 2004 elegance de 150cv, devo referir que noto o mesmo problema que tu, exactamente igual. falei com o stand que me referiu que era mesmo assim e que estes carros uma vez que está muito frio alem de demorarem mto a aquecer em andamento o ponteiro volta logo para baixo e por la fica se pararmos sobe normalmente. Achei estranho e liguei para uma oficina da opel, que me referiram que realmente estes carros demoram mto a aquecer mas tem de atingir uma temperatura de "serviço", chamemos-lhe assim, para verificar se faz calor dentro e que normalmente se existir algum problema de aquecimento deveria acender uma luz no painel. Se estava confuso pior fiquei, pois o sr que me atendeu não foi nada convincente e depois de verificar alguns post aqui no forum vejo que não é mesmo nada assim, tenho um problema no termostato. como está na garantia vai ser trocado sem custos. Aconselho-te por isso a fazer o mesmo.

    Cumps

  3. #303
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    Por Defeito problemas Vectra caravan

    Outra coisa que notei e já tive de voltar ao stand foi devido a um barulho esquisito que notei logo no 3º dia que tive a carrinha, o barulho provinha da zona do motor e fui logo ao stand para verificar, era a bomba de agua que estava marada, trocaram em garantia.

    Aproveito este post para colocar uma questão que reparei ontem quando estacionava a carrinha na garagem, estando parado e a virar as rodas para estacionar ouço um barulho sempre que viro as rodas, é um barulho tipo apito mas muito discreto, será normal a direcção fazer este barulho ou é algum problema?
    É que a mim parece normal, mas pode não ser e se não for estando em garantia vou ao stand e falo do termostato e da direcção.
    Se me puderem ajudar agradeço.

    Cumps e desde já o meu obrigado

  4. #304
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    Por Defeito

    Amigos: não se deixem levar por tretas de que o carro demora muito a aquecer! Também a mim quiseram fazer crer isso, e quando percebi que realmente era impossível o carro não aquecer, mesmo em longas viagens, e insisti com o stand, lá me trocaram o termostato e a diferença notou-se de imediato! Como foi na garantia, também não sei dizer em quanto fica essa operação, mas com certeza que qualquer mecânico com um mínimo de experiência faz isso, não é preciso ser na marca.

    Em relação ao ruído ao virar o volante com as rodas paradas, poderá ser apenas o barulho da bomba da direcção assistida a funcionar, mas o melhor é mesmo verificar isso numa oficina.

  5. #305
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Amigos: não se deixem levar por tretas de que o carro demora muito a aquecer! Também a mim quiseram fazer crer isso, e quando percebi que realmente era impossível o carro não aquecer, mesmo em longas viagens, e insisti com o stand, lá me trocaram o termostato e a diferença notou-se de imediato! Como foi na garantia, também não sei dizer em quanto fica essa operação, mas com certeza que qualquer mecânico com um mínimo de experiência faz isso, não é preciso ser na marca.

    Em relação ao ruído ao virar o volante com as rodas paradas, poderá ser apenas o barulho da bomba da direcção assistida a funcionar, mas o melhor é mesmo verificar isso numa oficina.
    Caro LinoMarques,
    antes de mais os meus agradecimentos pela rápida resposta,
    quanto ao termostato não tenho nenhuma duvida, é para trocar. Só não foi trocado na primeira intervenção pois podia estar relacionado com o problema da bomba de agua, no stand e na oficina pediram-me para ver como se comportava depois da troca da bomba de agua. No entanto o 1º problema que detectei foi logo o ponteiro não subir, isto deveu-se ao facto de já ter pesquisado bastante aqui no forum e desta forma ajudou-me imenso.
    Quanto ao barulho da direcção pedia a quem tem esta carrinha que verifique se tb ouve o tal barulho, pois é como disse, se não for normal vou reclamar. No entanto tb me parece que seja só o barulho da bomba da direcção assistida a trabalhar. Aproveito só para dizer que tirando estas situações estou mesmo muito contente com a carrinha, da muito prazer de condução, boa insonorização e segurança entre outras coisas que depois vou colocando aqui.
    Fico a aguardar as vossas respostas e
    mais um vez muito obrigado.


  6. #306
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    Por Defeito

    Vou testar isso assim que possível.

    Quanto ao carro: sim, é muito espaçoso, confortável q. b. e conduz-se com facilidade. A sua verdadeira vocação é, no entanto, a auto-estrada, também fruto da caixa de 6 velocidades, em que a última relação permite rodar a velocidades bem razoáveis a regimes bastante tranquilos (ca. 2000 rpm a 120 km/h). Isso é o resultado de a potência máxima ser obtida apenas às 3500 rpm (no caso da variante de 120 CV, como a minha).

    Quando puderes, coloca uma foto da tua por aqui. E, já, agora, de que ano é e quantos kms tem?

    Continuação de muitos e bons km.

  7. #307
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Vou testar isso assim que possível.

    Quanto ao carro: sim, é muito espaçoso, confortável q. b. e conduz-se com facilidade. A sua verdadeira vocação é, no entanto, a auto-estrada, também fruto da caixa de 6 velocidades, em que a última relação permite rodar a velocidades bem razoáveis a regimes bastante tranquilos (ca. 2000 rpm a 120 km/h). Isso é o resultado de a potência máxima ser obtida apenas às 3500 rpm (no caso da variante de 120 CV, como a minha).

    Quando puderes, coloca uma foto da tua por aqui. E, já, agora, de que ano é e quantos kms tem?

    Continuação de muitos e bons km.
    Ok fico a aguardar,
    a minha é de Julho de 2004 modelo elegance de 150cv e tem 97000Km, e concordo ctg em estrada é um espectáculo a sua condução. estou a conseguir media de 6,4 de consumo praticamente urbano, isto dito pelo CB. atestei o deposito e devo conseguir fazer cerca de 850Km, mas depois de estar habituado espero chegar aos 900Km por deposito.
    Assim que possível coloco aqui uma foto da minha carrinha.
    Cumps.

  8. #308
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    Por Defeito

    Eu consigo fazer ca. de 950 km por depósito (bem espremidinhos ) mas a conduzir com cuidado e com pouca cidade, mas também em deslocações relativamente curtas.

  9. #309
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Eu consigo fazer ca. de 950 km por depósito (bem espremidinhos ) mas a conduzir com cuidado e com pouca cidade, mas também em deslocações relativamente curtas.

    950Km já a gastar a reserva, claro.

    Eu tb quando me referi aos 900Km já estava a incluir a reserva

  10. #310
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    Por Defeito Acessórios

    Já agora,
    alguém sabe quanto custa colocar cruise control e se dá para por, claro. trocar o radio por um que leia MP3 e sensores de LUZ, a minha carrinha tem sensores de chuva mas não tem de luz?

  11. #311
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    Por Defeito

    Sim, o máximo que fiz antes de abastecer foi 930 km. Os 20 km restantes são uma estimativa de autonomia até esgotar o depósito, feita por mim com cálculos simples.

    Instalar sensores não deve ficar barato, apesar de tecnicamente possível. Há um user no fórum que é especialista em fazer isso em Opeis, nomeadamente Vectra C (o TubularBells), mas ele tem andado algo afastado do fórum.

  12. #312
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Sim, o máximo que fiz antes de abastecer foi 930 km. Os 20 km restantes são uma estimativa de autonomia até esgotar o depósito, feita por mim com cálculos simples.


    Instalar sensores não deve ficar barato, apesar de tecnicamente possível. Há um user no fórum que é especialista em fazer isso em Opeis, nomeadamente Vectra C (o TubularBells), mas ele tem andado algo afastado do fórum.
    Mesmo assim para um carro destes 900Km com um deposito já considero bastante bom, o meu carro que tinha antes, um Audi A4 Avant de 110cv de 97, fazia no mesmo percurso media de 5 e 5,5 , um deposito dava para 1000Km a vontade, mas como estava a dar muitos problemas, já tinha 13 anos e já tinha gasto mto dinheiro resolvi trocar, até agora não estou nada arrependido, pelo contrario. Só quero agora é ver estas questões resolvidas para começar a desfrutar a sério da carrinha.


    Eu a bem dizer o que me interessa mais é mesmo o cruise control que nestes carros em auto estrada dão bastante jeito e o radio com Leitor de MP3, os sensores de luz só os colocaria se realmente fossem acessiveis.

  13. #313
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Machine Ver Post
    Caro LinoMarques,
    antes de mais os meus agradecimentos pela rápida resposta,
    quanto ao termostato não tenho nenhuma duvida, é para trocar. Só não foi trocado na primeira intervenção pois podia estar relacionado com o problema da bomba de agua, no stand e na oficina pediram-me para ver como se comportava depois da troca da bomba de agua. No entanto o 1º problema que detectei foi logo o ponteiro não subir, isto deveu-se ao facto de já ter pesquisado bastante aqui no forum e desta forma ajudou-me imenso.
    Quanto ao barulho da direcção pedia a quem tem esta carrinha que verifique se tb ouve o tal barulho, pois é como disse, se não for normal vou reclamar. No entanto tb me parece que seja só o barulho da bomba da direcção assistida a trabalhar. Aproveito só para dizer que tirando estas situações estou mesmo muito contente com a carrinha, da muito prazer de condução, boa insonorização e segurança entre outras coisas que depois vou colocando aqui.
    Fico a aguardar as vossas respostas e
    mais um vez muito obrigado.

    O que é engraçado é que a Vectra C ca de casa, com quase 170 mil km em quase 4 anos, atulhada de equipamento, desde tecto de abrir electrico, passando pela caixa automatica e acabando no porta bagagens de abertura electrica e instalação do PAROT (excelentemente instalado, sem qualquer furo no tablier para passarem os fios, ou segurar o dispositivo[foi colado no friso da consoloa central]), não tem dado qualquer problema, com excepção do vidro do passageiro da frente que caiu para dentro da porta, devido a cedencia dos rebites que fixam o elevador do vidro electrico.
    Para meu espanto, esta situaçao ocorreu num final de semana, nao existindo peça de substituiçao no representante e não era considerada peça de urgência . Como o carro era, preciso, e apos desmontarem a porta, a soluçao para o vidro ficar fechado, foi um simples pau, preso com braçadeiras, que la ficou a fazer de suporte ate a 2 ou 3ªf seguintes.


    Os rebites foram cedendo, e ao fechar o vidro, o sistema de subida automatico, nao funcionou, e numa das vezes em que repeti a subida/descida, puf...deu-se o chocapic.... lol.

    Felizmente nao estalou/riscou o vidro.
    Referencia positiva para o trabalho efectuado pelo mecanico que tratou do assunto. Deixou me ficar a ver e foi explicando o que estava a fazer.

    Menos bom, foi o facto de para começarem a desmontar a porta, utilizaram uma chave de fendas para tirar o comando do vidro electrico, o que moeu o plastico da peça e raspou a camada tipo borracha da peça.

  14. #314
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    Por Defeito Foto

    Fica em anexo(clicar para ver) uma foto da minha carrinha que adquiri a cerca de 1 semana. Não tem grande qualidade pois foi tirada com o telemóvel e foi no parque de estacionamento. Assim que possível coloco mais e de melhor qualidade.

    Aproveito para dizer que em relação ao problema do termostato da carrinha já liguei para o stand e combinei na segunda feira ir ter a oficina para verificar a situação em garantia, claro. Depois conto como correu e se ficou resolvido.

    Será que alguém já me consegue dizer algo sobre as questões que aqui coloquei, assim que puderem, claro, eu agradeço.

    Cumps

    Imagens anexadas Imagens anexadas

  15. #315
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    Por Defeito Fotos

    Deixo aqui as fotos que estavam na pagina do stand onde comprei a carrinha, vê-se bem melhor que a foto tirada com o telemóvel.













    Imagens anexadas Imagens anexadas

  16. #316
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    Parece estar bastante porreira (não vou dizer que é linda, porque por norma detesto carros cinzentos e brancos ) mas aparenta estar "como nova".

    Tenta é colocar as fotos directamente visíveis (se não souberes, há por aí um tópico a explicar isso ).

  17. #317
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    Por Defeito Vectra Caravan 2004 Não aquece

    Boa,
    Venho só dizer que hoje quando vinha a caminho do trabalho, começo a olhar para o CB e vi que a temp exterior estava em 17/18ºC, pensei assim vamos ver se agora o ponteiro da temp mexe e se aquilo que dizem é verdade( devido a estar mto frio o ponteiro demora muito a subir ou pode mesmo nem subir a não ser que esteja em marcha lenta ou parada a carrinha) e qual não é o meu espanto que o ponteiro começou a subir passado algum tempo e sempre com o carro em andamento, mas claro nunca passou dos 75/80 e sempre que atinge velocidades maiores ou a descer volta logo cá para baixo. Não tem por isso estabilidade e quer isso dizer que está mesmo Marado.
    Amanhã já vou a oficina e vamos ver como resolvem o problema.

    Alguém já viu aquela questão do barulho da direcção?


    Cumps

  18. #318
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    Em uso normal, o ponteiro deve andar sempre entre os 85-90º C.

    Ainda não fiz o teste.

  19. #319
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    Por Defeito

    Eu a bem dizer o que me interessa mais é mesmo o cruise control que nestes carros em auto estrada dão bastante jeito e o radio com Leitor de MP3, os sensores de luz só os colocaria se realmente fossem acessiveis.


    Coloquei o meu cruise pelo preço da peça, ou seja comprei a peça e fui à auto industrial em alfragide e em 10 minutos instalaram-me o cruise sem em cobrarem um tostão. Isto depois de na Opel do Feijó me terem dito que essa mudança não dava a não ser que pagasse 2000€ para a mudança de quase o painel todo, podes ler esta história aqui neste tópico.

    A peça custa cerca de 70 euros, levas o livrete e encomendas.

  20. #320
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Em uso normal, o ponteiro deve andar sempre entre os 85-90º C.

    Ainda não fiz o teste.
    Alguém me diz quanto custa essa substituição do termostato? A minha tb faz isso...mas fica uma questão que influência tem isso, estraga, será que é apenas o sensor que não nos diz a temperatura correta mas o motor está à temperatura ideal?

    Fica a dúvida um pouco parva, mas desconheço o assunto.

  21. #321
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    Citação Originalmente Colocado por betus Ver Post
    Alguém me diz quanto custa essa substituição do termostato? A minha tb faz isso...mas fica uma questão que influência tem isso, estraga, será que é apenas o sensor que não nos diz a temperatura correta mas o motor está à temperatura ideal?

    Fica a dúvida um pouco parva, mas desconheço o assunto.
    Já agora estas carrinhas mudam a distribuição com quantos km´s?

  22. #322
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    Por Defeito Cruise Control

    Citação Originalmente Colocado por betus Ver Post

    Coloquei o meu cruise pelo preço da peça, ou seja comprei a peça e fui à auto industrial em alfragide e em 10 minutos instalaram-me o cruise sem em cobrarem um tostão. Isto depois de na Opel do Feijó me terem dito que essa mudança não dava a não ser que pagasse 2000€ para a mudança de quase o painel todo, podes ler esta história aqui neste tópico.

    A peça custa cerca de 70 euros, levas o livrete e encomendas.
    Caro Betus, ja tinha lido a historia e achei de facto i,impressionante a falta de profissionalismo de algumas pessoas. espero que tenhas la voltado e reclamado no livro.

    Cumps
    Última edição por Machine : 06-12-10 às 15:14:44

  23. #323
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    Por Defeito Vectra não aquece

    Citação Originalmente Colocado por betus Ver Post
    Alguém me diz quanto custa essa substituição do termostato? A minha tb faz isso...mas fica uma questão que influência tem isso, estraga, será que é apenas o sensor que não nos diz a temperatura correta mas o motor está à temperatura ideal?

    Fica a dúvida um pouco parva, mas desconheço o assunto.
    Penso que se não substituires o termostato, além de não saberes a temperatura exacta da carrinha, pode começar a consumir mais e a perder potência, penso que esteja a dizer algo certo, se assim não for, os entendidos que me corrijam.

    Cumps

  24. #324
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    Citação Originalmente Colocado por betus Ver Post
    Já agora estas carrinhas mudam a distribuição com quantos km´s?
    penso que seja aos 120000 Km.

  25. #325
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    Citação Originalmente Colocado por Machine Ver Post
    Penso que se não substituires o termostato, além de não saberes a temperatura exacta da carrinha, pode começar a consumir mais e a perder potência, penso que esteja a dizer algo certo, se assim não for, os entendidos que me corrijam.

    Cumps
    Tenho de ver isso.

    Li aqui que carregando no botão do settings até apitar e depois carregando no botão BC podemos ver vários indicadores da temperatura injectores e afins...fiz isso ontem numa viagem de 130km em nacionais e autoestrada e a carrinha ia com 70 e poucos graus...

    Pergunto é normal? Faz mal, estraga o motor...preferia evitar arranjar....já agora se trocar e souber o preço diga-me

  26. #326
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    Já agora estas carrinhas mudam a distribuição com quantos km´s?
    Citação Originalmente Colocado por Machine Ver Post
    penso que seja aos 120000 Km.
    Sim, 120.000 km ou 5 anos, o que ocorrer primeiro.

  27. #327
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por betus Ver Post
    Tenho de ver isso.

    Li aqui que carregando no botão do settings até apitar e depois carregando no botão BC podemos ver vários indicadores da temperatura injectores e afins...fiz isso ontem numa viagem de 130km em nacionais e autoestrada e a carrinha ia com 70 e poucos graus...

    Pergunto é normal? Faz mal, estraga o motor...preferia evitar arranjar....já agora se trocar e souber o preço diga-me
    O meu também também tem esse comportamento.
    Quando o motor está em carga ou em cidade, sobe até aos 80-90 dependendo da temperatura exterior.

    Normalmente estabiliza à volta dos 70-75, mas já desceu abaixo dos 70, sobretudo com temperaturas negativas ou perto.

    Já fui à Opel e eles disseram-me que era normal. Um amigo com uma caravan, trocou o termostato e disse-me que com o novo a temperatura mantém-se igual ao tempo do antigo termostato.

    Assim à falta de melhor informação parece-me que a temperatura de funcionamento dos cdti anda à volta dos 70º.

    Cumps

  28. #328
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
    O meu também também tem esse comportamento.
    Quando o motor está em carga ou em cidade, sobe até aos 80-90 dependendo da temperatura exterior.

    Normalmente estabiliza à volta dos 70-75, mas já desceu abaixo dos 70, sobretudo com temperaturas negativas ou perto.

    Já fui à Opel e eles disseram-me que era normal. Um amigo com uma caravan, trocou o termostato e disse-me que com o novo a temperatura mantém-se igual ao tempo do antigo termostato.

    Assim à falta de melhor informação parece-me que a temperatura de funcionamento dos cdti anda à volta dos 70º.

    Cumps
    Desculpem lá mas eu não consigo acreditar nisso.

    Nunca vi um carro funcionar a uma temperatura tão baixa, mas nunca!

  29. #329
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    Por Defeito Aquecimento

    A mim tb não me parece normal, tenho um outro carro , um opel corsa 1.2 a gasolina e o ponteiro sobe ao fim de algum tempo até aos 85/90ºc e estabiliza por ai. Mais, se fosse normal o LinoMarques que trocou o termostato da carrinha dele em garantia, tinha ficado na mesma, o próprio já disse que agora o ponteiro estabiliza nos 85/90. Ora esta situação deveria ser igual para todos os que tem os mesmos carros.

    Penso eu de que,

    Já entreguei hoje a minha carrinha na oficina do stand onde a comprei, vamos ver o que me dizem.

    Cumps
    Última edição por Machine : 06-12-10 às 15:29:40

  30. #330
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    Por Defeito

    Alguém que tenha trocado o sensor de temperatura, diga se o ponteiro da temperatura ficou ou não mais estável.

    É que no meu caso o ponteiro só sobe em condução de cidade, fora isso desce logo para os 75º e 70º. e parece que quanto mais depressa ando, mais baixa a temperatura.

    Na minha opinião, acho que não devia baixar tanto, até porque com uma baixa temperatura o desgaste é superior.

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