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    [Antevisão] Motores Alfa Romeo Multiair

    Boas,

    Que acham destes novos motores da AR?

    A chegada parece estar prevista para Setembro e vão sair 3 versões (105, 135 e 170cv) para já no Alafa Romeo MiTo

    Cumprimentos

    #2
    Na teoria vão ser uma enorme evolução aos tradicionais...só quando os conduzir é que se consegue dar a opinião justa.Mas promete

    Comentário


      #3
      http://forum.autohoje.com/forum-gera...-multiair.html

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        #4
        Alguma alma caridosa que se disponibilize a transformar o que já foi dito sobre este motor, em linguagem para crianças?
        Adoro motores e mecânica, mas têm que me explicar como se fosse muito burro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
          Alguma alma caridosa que se disponibilize a transformar o que já foi dito sobre este motor, em linguagem para crianças?
          Adoro motores e mecânica, mas têm que me explicar como se fosse muito burro.
          Imagina que tens uma sala e que nessa sala tens que fazer entrar e sair pessoas, e que a porta tem um mecanismo que a abre e fecha.

          Agora imagina que tens 25 pessoas (combustível), quanto tempo levam a entrar todas?
          Depende do tamanho da porta (válvula)

          Vamos dizer que queres que levem 7seg a entrar, então fazes as contas e chegas à conclusão que a porta tem que ter 1m, então crias um mecanismo que abre a porta durante 7seg.

          Mas o teu mecanismo tinha origem num movimento rotativo, e por exemplo ás 3000rpm ele deixava a porta aberta durante 7seg. mas quando passava a rodar a 1500rpm a porta ia ficar aberta 14seg. e ás 6000rpm só ia ficar 3,5seg!!!!

          Ou seja o “rendimento” da tua porta seria o ideal ás 3000, ás 1500 iria ficar aberta e metade do tempo ninguém passava por lá, já ás 6000 só iam sair metade das pessoas…


          O que o multiair faz é abrir a porta 7seg. ás 1500, 7seg. ás 3000 e 7seg. ás 6000, ou com qualquer outro tempo porque pode ser programado!!!!!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
            Imagina que tens uma sala e que nessa sala tens que fazer entrar e sair pessoas, e que a porta tem um mecanismo que a abre e fecha.

            Agora imagina que tens 25 pessoas (combustível), quanto tempo levam a entrar todas?
            Depende do tamanho da porta (válvula)

            Vamos dizer que queres que levem 7seg a entrar, então fazes as contas e chegas à conclusão que a porta tem que ter 1m, então crias um mecanismo que abre a porta durante 7seg.

            Mas o teu mecanismo tinha origem num movimento rotativo, e por exemplo ás 3000rpm ele deixava a porta aberta durante 7seg. mas quando passava a rodar a 1500rpm a porta ia ficar aberta 14seg. e ás 6000rpm só ia ficar 3,5seg!!!!

            Ou seja o “rendimento” da tua porta seria o ideal ás 3000, ás 1500 iria ficar aberta e metade do tempo ninguém passava por lá, já ás 6000 só iam sair metade das pessoas…


            O que o multiair faz é abrir a porta 7seg. ás 1500, 7seg. ás 3000 e 7seg. ás 6000, ou com qualquer outro tempo porque pode ser programado!!!!!
            brilhante!

            ld

            Comentário


              #7
              O Munltiair vai ser um sistema que vai dar para muita brincadeira aftermarket eheh.
              Nada de desmontar cabeças e mexer nas válvulas.
              Portátil e ligar à centralina e já está.

              Comentário


                #8
                Boas!
                Não esqueçamos a parte mecânica do conjunto. Em teoria, é sempre óptimo, na prática e enquanto a tecnologia não estiver bem experimentada e testada no dia dia, será como qualquer outra inovação. Lembram-se dos injectores bomba? Electrovávulas mergulhadas em óleo, variações de temperatura, vibrações, etc, etc. Até ao abandono final.
                Veremos...mas que é uma grande inovação, lá isso é!

                Saudações Alfistas!

                Comentário


                  #9
                  O grupo Fiat sempre esteve no grupo da dianteira em termos de desenvolvimento em termos de motores.

                  Este sistema vai vir em motores a gasolina ou gasoleo, ou ambos?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                    O grupo Fiat sempre esteve no grupo da dianteira em termos de desenvolvimento em termos de motores.

                    Este sistema vai vir em motores a gasolina ou gasoleo, ou ambos?
                    Este sistema pode ser aplicado num diesel mas como a faixa de rotações dos motores diesel é menor que nos gasolina os beneficios são menores, mas acredito que lá chegará.

                    Só mais uma questão, este sistema será só para as valvulas de admissão, as de escape continuam a ser mecanicas (arvore de cames).

                    Segundo o que li os beneficios teoricos deste sistema seriam obtidos em 80% atraves das valvulas de admissão e 20% pelas de escape, ou seja, vai haver evoluções deste multiair...

                    Quanto ás "preparações", sim é mais um campo aberto para os homens dos laptop.

                    Comentário


                      #11
                      Não querendo parecer velho do restelo, parece-me ser um sistema mais sujeito a falhas, já que o controlo das válvulas não é feito com o movimento do motor mas antes electrónicamente...
                      Se a electrónica falha fica o motor todo descomandado...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                        Não querendo parecer velho do restelo, parece-me ser um sistema mais sujeito a falhas, já que o controlo das válvulas não é feito com o movimento do motor mas antes electrónicamente...
                        Se a electrónica falha fica o motor todo descomandado...
                        O controlo do sistema valvetronic da BMW já é também electrónico: em http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A1lvula_(motor) :

                        "Este sistema desenvolvido pela BMW [3] proporciona um controlo eletrónico das válvulas do motor, possibilitando determinar eletronicamente quer o seu tempo de abertura quer o curso da mesma, tornando possível abrir as válvulas em maior ou menor grau, bem como determinar o período de tempo em que deverão permanecer abertas.[4]"

                        Comentário


                          #13
                          Já agora, o famoso VTEC da honda:

                          "Sistema VTEC
                          Este sistema desenvolvido pela HONDA proporciona um controlo eletrónico das válvulas do motor, possibilitando variar o seu tempo de abertura e o curso das mesmas, tornando possível abrir as válvulas em maior ou menor grau, bem como determinar o período de tempo em que deverão permanecer abertas. Alguns motores possuem o sistema VTEC apenas nas válvulas de admissão, enquanto que outros mais desportivos possuem nas de admissão e escape."

                          in http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A1lvula_(motor)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                            Não querendo parecer velho do restelo, parece-me ser um sistema mais sujeito a falhas, já que o controlo das válvulas não é feito com o movimento do motor mas antes electrónicamente...
                            Se a electrónica falha fica o motor todo descomandado...
                            Segundo me disseram aqui no fórum é uma tecnologia que existe há muitos anos e só agora chega aos automóveis, e acredito que este sistemas esteja a ser devidamente testado.

                            Comentário


                              #15
                              Mais um passo evolutivo para os motores Fiat...

                              Comentário


                                #16
                                Realmente o que não faltam são sistemas de variação de valvulas (mais ou menos sofisticados) mas actuam sobre a arvore de cames, este sistema multiair pura e simplesmente não possui arvore de cames!!!

                                Assim é possivel comandar cada valvula independentemente, coisa que os outros sistemas não permitem.

                                Os problemas dos motores estão identificados há dezenas de anos o que acontece é que com a evolução tecnologica vai sendo possivel por em pratica teorias antigas, muitas delas experimentadas mas que não tinham hipoteses ou por questões de fiabilidade ou por custos, ou pelas duas ou por outra coisa qualquer.

                                Só tenho pena que isto só chegue agora que os motores de explosão podem ter os dias contados....

                                Comentário


                                  #17
                                  A Toyota foi mais longe com o seu sistema de distribuição apelidado de Valvematic, um sistema de variação de abertura de válvulas que pretende agregar o funcionamento de dois sistemas, o VVT-i (Variable Valve Timing-intelligent), capaz de controlar continuamente o momento de abertura e fecho das válvulas, bem como o mecanismo que ajusta a altura de abertura das válvulas, proporcionando um maior controlo do volume de ar introduzido no cilindro.

                                  Comentário

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