Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro fiável - Renault Megane, VW Golf, Peugeot 308 ou Toyota Auris

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro fiável - Renault Megane, VW Golf, Peugeot 308 ou Toyota Auris

    Preciso de um automóvel para fazer bastantes quilómetros, cerca de 50.000km ano. Tenho muito boa impressão dos dCi dos HDi dos TDi e como é óbvio dos Toyota. Destes carros qual o melhor compromisso entre custos de manutenção e fiabilidade?

    #2
    Dos modelos que mencionas, pode ser relativo medir fiabilidade.

    Todos têm histórico conhecido, pelo melhor ou menos bom, mas de certa forma acaba por depender muito do uso que se dá a máquina (e como se dá esse uso!).

    Pessalmente inclinava-me para o Golf ou Auris, com maior preferência para o Golf (se a carteira o permitir).

    O Auris, desse lote de 4, dado que é para fazer muitos Kms, não usa correias, mas sim correntes na distribuição, diminuindo drasticamente os custos de manutenção (são sempre uns 500€ no mínimo a cada 100 mil Kms +/- que se poupam).

    Contudo, o Golf (falo do 2.0, o 1.6 não sei), é mais disponível principalmente em baixas - é um 2.0 - e muito equilibrado, com consumos ao nível do Auris (piorando apenas em cidade, mas muito pouco).


    Em suma, aceitas uma sugestão? A tua lista de preferências são estes 4 modelos?

    Experimenta-os, obtem preços, avalia a desvalorização e manutenção, e soma a isto tudo os teus gostos. Tens a escolha feita independentemente do que te digam

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
      Dos modelos que mencionas, pode ser relativo medir fiabilidade.

      Todos têm histórico conhecido, pelo melhor ou menos bom, mas de certa forma acaba por depender muito do uso que se dá a máquina (e como se dá esse uso!).

      Pessalmente inclinava-me para o Golf ou Auris, com maior preferência para o Golf (se a carteira o permitir).

      O Auris, desse lote de 4, dado que é para fazer muitos Kms, não usa correias, mas sim correntes na distribuição, diminuindo drasticamente os custos de manutenção (são sempre uns 500€ no mínimo a cada 100 mil Kms +/- que se poupam).

      Contudo, o Golf (falo do 2.0, o 1.6 não sei), é mais disponível principalmente em baixas - é um 2.0 - e muito equilibrado, com consumos ao nível do Auris (piorando apenas em cidade, mas muito pouco).


      Em suma, aceitas uma sugestão? A tua lista de preferências são estes 4 modelos?

      Experimenta-os, obtem preços, avalia a desvalorização e manutenção, e soma a isto tudo os teus gostos. Tens a escolha feita independentemente do que te digam
      Na verdade estou mais inclinado para o Renault Megane ou o Peugeot 308. O Golf terá que ser o 1.6 TDi e apesar de os TDi normalmente serem excelentes tenho algum receio num motor novo, e o Toyota só o pondero por ser um Toyota que é uma marca que como se sabe é conhecida pela fiabilidade.

      O Megane e o 308, são na minha opinião os mais homogéneos, ambos os motores com imensos anos de mercado e com mais que provas dadas por isso será muito provavelmente um destes. No entanto a decisão está longe de estar tomada, irei pedir orçamentos a estes quatro automóveis e espero por aqui receber algum feedback por parte dos proprietários destes 4 automóveis.

      Comentário


        #4
        A fiabilidade é boa e equivalente nos 4 carros, mas só a terás em qualquer carro seja qual for se o pé direito for educado. Por isso, em termos de fiabilidade vais bem servido em qualquer das 4 propostas que tens à escolha.

        Mas verdade se diga porém que em qualquer marca tanto são fiáveis e saírem quase todos perfeitinhos da fábrica como também pode sair uma ou outra unidade defeituosa. Há sempre a hipótese de nos calhar uma ovelha negra. É um risco que se corre. Isto vale para qualquer uma das 4 propostas que apresentas.

        Em relação a custos de manutenção não estou muito por dentro do assunto, por isso não te posso ajudar muito. Mas deve haver quem te possa ajudar.

        Desses 4, faz o test drive a cada um e escolhe o que mais te agrada.
        Editado pela última vez por blindness2005; 09 August 2009, 05:13.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Zeero Ver Post
          Preciso de um automóvel para fazer bastantes quilómetros, cerca de 50.000km ano. Tenho muito boa impressão dos dCi dos HDi dos TDi e como é óbvio dos Toyota. Destes carros qual o melhor compromisso entre custos de manutenção e fiabilidade?
          Boas!
          Todos esses automoveis têm pontos positivos e menos bons! A escolha terá de ser sempre mediante a experimentação de cada um. Em termos de fiabilidade todos serão relativamente bons. Se só pondera a toyota por causa da fiabilidade, não arrisque. Geralmente os carros ~saem bons, mas poderá calhar com uma unidade menos boa e aí o unico motivo pelo qual comprou toyota será ima desilusão, não que isso seja frequente mas pode acontecer. Poderá também analisar o Focus, que também me parece uma opção válida.
          Essencialmente escolha o que mais lhe agradar, pois a fiabilidade por vezes também é uma questão de sorte!

          Comentário


            #6
            Eu pessoalmente prefiro os de maior cilindrada, pela experiência que tenho são os que me têm dado mais confiança.
            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              A escolha de um automóvel é sempre uma coisa muito pessoal, no entanto das opções dadas para que "opinemos" a minha opinião é a seguinte:

              Megane= não me puxa, o motor parece ser muito bom, mas já o resto vai apresentando diversas falhas. (pelo menos do meu conhecimento de pessoas que têm Renault)

              Golf= não me puxa, além de olhar para o carro e não ver nada de novo, nem por fora nem por dentro... por azar é dos que mais vejo parados na berma (e não devem estar todos ao Tlm)

              308= já me puxava , não se houve dizer mal dos motores, nem da mecanica envolvente, deve ser o mais espaçoso!

              Auris= já me puxava também , olhando a que qualquer carro poderá dar problemas, este possivelmente será o que se os der, a marca tos resolverá com mais celeridade, e sem embrulhar culpas e desculpas

              Eu como sempre tive um "Japuna" e um "Europeu" em casa, sei bem das diferenças que é ser tratado numas e noutras oficinas!

              Depois de dito isto, tudo iria depender dos €€€ de cada um, a tua preferência estética, equipamento, gosto em conduzi-lo, etc...

              (C4, pensaste nele? parece-me um carro agradável e está com preços bem simpáticos) talvez por estar a chegar ao final de carreira!

              ah e tal a editar isto...

              Lanço para a mesa o Cee´d também, pelo que vou lendo no tópico deles não tem havido malta descontente, e dizem maravilhas do motor 1.6 115cv Crdi, com consumos muito aceitáveis!

              E porque não o Bravo também, é certo que ainda existe muito preconceito por ser produto FIAT, mas estes novos modelos não me parecem estar a receber muitas criticas assim tão más, pelo contrário, tenho lido muito bem do motor 1.6 mjet 105cv!

              Cumprimentos e boa escolha!
              Editado pela última vez por Calmex; 09 August 2009, 10:17.

              Comentário


                #8
                Fiabilidade é relativo, agora custos de manutenção não (a não ser que seja influenciado pela fiabilidade), acho que o primeiro passo é começar a procurar intervalos de revisão quando trocam as coisas, o Auris por exemplo não tem correia de distribuição, já o 308 só a troca aos 240 mil km.

                Se não estiveres com vontade de correr os stands a perguntar, e decidires pesquisar antes, sugiro-te que arranjes um programa chamado Autodata, tem todas as informaçoes tecnicas de todos os veiculos de todas as marcas, incluindo intervalos de revisão e todas as verificaçoes/substituições que se tem de fazer de acordo com as especificações da marca, bem como problemas comuns e soluções. Convém é arranjar uma versão recente que já tenha pelo menos o Megane e o Golf VI.

                Em relação a fiabilidade, há uma secção de diario de bordos aqui no forum, é uma questao de perder a paciencia a ler mas pode ser util, também se vais gastar uns 25 mil euros num carro, tens de ponderar bem antes de o fazer portanto, lê, investiga, não tenhas pressa senão fazes um mau negocio. Deixo-te aqui alguns links, o 308 é
                carrinha, mas a fiabilidade e custos de manutenção devem ser equivalentes. Abraço

                http://forum.autohoje.com/diario-de-...ota-auris.html

                http://forum.autohoje.com/diario-de-...ordo-golf.html

                http://forum.autohoje.com/diario-de-...ot-308-sw.html

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                  sugiro-te que arranjes um programa chamado Autodata, tem todas as informaçoes tecnicas de todos os veiculos de todas as marcas, incluindo intervalos de revisão e todas as verificaçoes/substituições que se tem de fazer de acordo com as especificações da marca, bem como problemas comuns e soluções.
                  convém referir que esse programa não é gratuito, e na versão que indicas custa 520 libras + iva

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                    convém referir que esse programa não é gratuito, e na versão que indicas custa 520 libras + iva
                    Pois, perus menores

                    Comentário


                      #11
                      O carro é para manter durante quantos anos?

                      Comentário


                        #12
                        Atenção que a fiabiliddae não se mede apenas no motor. Actualmente existe um sem número de componentes extra-motor passíveis de dar chatices. E (quase) todos sabemos que numas marcas são menos bons que noutras. Relativamente aos motores e considerando alguns anos atrás:

                        HDI: Volante do motor;
                        DCI: injectores e apoios do motor;
                        TDI: MAF e algumas bombas injectoras;
                        Auris: desconheço;

                        Como é para fazer bastantes quilómetros preferia um carro que fosse agradável de utilizar. Escolheria o Golf 2.0, se ainda for possível.

                        Comentário


                          #13
                          ATENÇÂO:
                          Originalmente Colocado por orion Ver Post
                          Relativamente aos motores e considerando alguns anos atrás:
                          Hoje em dia:
                          HDI: Volante do motor; resolvido
                          DCI: injectores e apoios do motor; resolvido
                          TDI: MAF e algumas bombas injectoras; e cabeças rachadas!
                          Auris: desconheço; Caixa velocidades, apoios motor

                          Como é para fazer bastantes quilómetros preferia um carro que fosse agradável de utilizar. Escolheria o Golf 2.0, se ainda for possível.
                          Para fazer 50kKm por ano, o meu primeiro critério seria: CONFORTO!
                          Depois, fiabilidade, como disseram, hoje em dia é tudo uma questão de sorte.. aind apor cima com tantas marcas diferentes a usar produtos iguais, é mesmo uma lotaria, por isso...

                          Quanto às manutenções, cá em casa há HDi e TDi, e, DE LONGE, os HDi são bem mais baratos nas revisões!!

                          nos 1.6 hdi 110cv:
                          1ª rev - 132 euros
                          2ªrev - 129 euros

                          no 1.9tdi 105
                          1ªrev - 85
                          2ªrev - 230

                          no 1.9tdi 115 - sempre para cima de 230 euros

                          no 2.0tdi, revisão 100kKm = +1000euros

                          no 1.4D4-d do Corolla, revisão 100kKm - 700 euros

                          Isto são valores que saíram cá das carteiras de casa....
                          Portanto..... é só escolheres

                          Comentário


                            #14
                            Se o carro for para manter só 4 anos (200 mil Km) talvez o melhor é fazer um renting e viver despreocupado, sem pensar em manutenções, desvalorização e garantias.

                            Comentário


                              #15
                              ve este comparativo e tira as tuas ilaçoes
                              existe no mercado um modelo que dá cartas e por vezes é esquecido
                              a revista turbo fez um teste ao kia ceed,e em 4 meses fez 50.000km e o resultado final foi....APROVADO COM DISTINÇAO...deve querer dizer algo.

                              http://forum.autohoje.com/forum-gera...lt-megane.html

                              Comentário


                                #16
                                ve este teste e tira as tuas ilaçoes
                                existe no mercado um modelo que dá cartas,e em poucos meses fez 105.000km e o resultado final foi....PASSOU COM LOUVOR...deve querer dizer algo.

                                http://forum.autohoje.com/forum-gera...ml#post1482333

                                Comentário


                                  #17
                                  Escolheria o Golf em primeiro e o Megane em segundo. Mas nada como fazeres uns TD's e ver em qual te sentes melhor, porque para 50k km's por ano ainda vais passar bastante tempo dentro do carro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se queres fiabilidade, eu escolheria por esta ordem:

                                    1-Auris
                                    2-Golf
                                    3-Megane
                                    4-308

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se pretendes o menor baixo custo de manutenção possível o golf salta logo fora, pela manutenção e por o 1.6tdi ser completamente desconhecido, com problemas de juventude que certamente aparecerão, o que é perfeitamente normal.

                                      Dos restantes, olha, faz o test drive, as contas ao bolso e compra o que gostares mais...
                                      Não há grandes diferenças nos custos e fiabilidade, no entanto se tivesse que nomear um para o menos fiável, contra o que seria de esperar, talvez apostasse no 1.4 d4d, não pelo motor em si, mas pelos rolamentos da caixa e alternador, que, ao contrário do que eu pensava, continuam a dar raia, pelo que me informaram há coisa de 8 dias, quase faz que parte do serviço diário a substituição destes rolamentos com elevado e repentino desgaste, volta e meia aparecem caixas bastante danificadas, problema originado pelo rolamento gripado, aqui no concessionário da zona.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                        no 1.4 d4d, não pelo motor em si, mas pelos rolamentos da caixa e alternador, que, ao contrário do que eu pensava, continuam a dar raia, pelo que me informaram há coisa de 8 dias, quase faz que parte do serviço diário a substituição destes rolamentos com elevado e repentino desgaste, volta e meia aparecem caixas bastante danificadas, problema originado pelo rolamento gripado, aqui no concessionário da zona.
                                        Isso não será um defeito de um lote de alternadores?
                                        Não há um modelo no mercado que não tenha a sua excepção, ou a sua peça com defeito ou mariquice. Depois disso é preciso ter sorte ou azar. Felizmente, na Toyota, existem 2 pontos positivos que ajudam a atenuar esses detalhes: garantia de 5 anos e pós-venda eficiente (pelo menos os problemas são rapidamente assumidos e resolvidos).

                                        O meu Auris papou 1 turbo aos 13 mil kms, por defeito de fabrico. Não conheço mais ninguém que tenha tido este problema em Portugal (a marca diz que conhece o problema, mas é raro). No UK já ouvi falar disto, muito pontualmente. E turbos são coisa que avariam tanto na Toyota como na Ford como na Fiat como em qualquer marca (dei estas 2 mais como exempo, porque vieram à cabeça, podia ser outra qualquer!).

                                        Tudo varia em função de 2 aspectos:
                                        - Tratamento do material
                                        - Sorte com as unidades fabricadas

                                        Conheço ovelhas negras em algumas marcas, e conheço modelos iguais a essas ovelhas negras sem qualquer razão de queixa, com grau de tratamento muito parecido.

                                        O melhor que o user tem a fazer é marcar test-drives e escolher. Ele próprio referiu que gosta mais do 308 e do Mégane, se gosta e arranjar bom negócio, tem aí a resposta às suas preces!

                                        Sugiro a toda a gente (pelo meu azar com o turbo) que adquiram uma extensão de garantia, nunca é cara, e pode valer a pena

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                          Sugiro a toda a gente (pelo meu azar com o turbo) que adquiram uma extensão de garantia, nunca é cara, e pode valer a pena
                                          Vale sempre a pena, mesmo que não faças 25k kms por ano e que não tenhas defeitos de fabrico.

                                          O meu pai chegou a fazer essa extensão no mégane break, e aproveitou-a bem, inclusivé mudar a correia de distribuição quando a extensão estava a acabar (apesar de o carro actualmente só ter 73 mil e tal kms).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                            Isso não será um defeito de um lote de alternadores?
                                            Não há um modelo no mercado que não tenha a sua excepção, ou a sua peça com defeito ou mariquice. Depois disso é preciso ter sorte ou azar. Felizmente, na Toyota, existem 2 pontos positivos que ajudam a atenuar esses detalhes: garantia de 5 anos e pós-venda eficiente (pelo menos os problemas são rapidamente assumidos e resolvidos).
                                            Não.
                                            Inicialmente, como já disse outras vezes, o concessionário recebeu um comunicado directamente do Japão no verão de 2007 que referia os rolamentos da caixa para os corolas de 2005, o que é certo é que também os Auris de todas as idades também têm aparecido afectados apesar do concessionário nunca ter sido informado.

                                            Esses dois pontos positivos não são assim tão bonitos, os 5 anos de garantia não cobrem tudo, e o pós-venda nada pode fazer quando a marca diz claramente para se considerar peça de desgaste (apesar de ser um desgaste completamente anormal), fora dos primeiros 2 anos de garantia.

                                            Resta dizer que ninguém no concessionário consegue compreender o que se passa, porque não há apenas uma serie de carros afectados, porque acontece ao acaso, porque a marca não diz nada...

                                            Mas o problema não deixa de ser raro se considerarmos a taxa de carros afectada, pelo que será preciso ter azar para apanhar um assim.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                              Não.
                                              Inicialmente, como já disse outras vezes, o concessionário recebeu um comunicado directamente do Japão no verão de 2007 que referia os rolamentos da caixa para os corolas de 2005, o que é certo é que também os Auris de todas as idades também têm aparecido afectados apesar do concessionário nunca ter sido informado.

                                              Esses dois pontos positivos não são assim tão bonitos, os 5 anos de garantia não cobrem tudo, e o pós-venda nada pode fazer quando a marca diz claramente para se considerar peça de desgaste (apesar de ser um desgaste completamente anormal), fora dos primeiros 2 anos de garantia.

                                              Resta dizer que ninguém no concessionário consegue compreender o que se passa, porque não há apenas uma serie de carros afectados, porque acontece ao acaso, porque a marca não diz nada...

                                              Mas o problema não deixa de ser raro se considerarmos a taxa de carros afectada, pelo que será preciso ter azar para apanhar um assim.
                                              Não deixa de ser estranho, mas é sempre bom saber. Obrigado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Por acaso não é a primeira vez que noto uma "zoada" no meu Auris quando vou em andamento mas também poderá ser problema do piso da estrada, ou dos pneus. Vou andar atento não vá ser o meu um dos carros afectados

                                                Edit: Considerar desgaste normal que um carro com poucos km tenha os rolamentos da caixa gripados... vou ali e já venho. Aqui no serviço temos carros com bem mais de 200 mil e as caixas não têm qq problema.

                                                Eu sei de casos na VW em que Golf's tiveram problemas graves de caixa (partiram) depois dos 2 anos e a marca apenas pagou as peças, os proprietários tiveram de pagar a mão de obra que ainda ultrapassou os 1000 euros.

                                                Lá se vai a reputação da Toyota por agua abaixo, hoje com a internet essas coisas sabem-se rapidamente.
                                                Editado pela última vez por JCF; 10 August 2009, 16:25.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já agora mais uma coisa:

                                                  No Auris a garantia da Toyota é de 5 anos ou 160 mil km. Obviamente essa garantia não cobre peças de desgaste tipo pastilhas, calços, embraiagem, lampadas, pneus e coisas assim. Os pneus tb não estão cobertos pela garantia do carro, a dos pneus é dada pelo fabricante destes.

                                                  Rolamentos não são peças de desgaste, é suposto fazerem pelo menos os 160 mil km. Porque senão por esse prisma tudo são peças de desgaste. Eu não engolia essa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso é ser um bocado extremista, a reputação da Toyota mantém-se, salvo uma ou outra coisa continuam a cumprir, por alguma razão continuam no topo da fiabilidade.

                                                    Acho que devias ver bem esse barulho que dizes ouvir, é que por uma coisinha de nada podemos ter um problema sério.

                                                    Por acaso agora não sei como é, mas em 2007 os 5 anos de garantia não eram bem assim, os 2 (ou seriam 3?) primeiros anos cobriam tudo, os restantes só cobriam mesmo o motor.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                                      Já agora mais uma coisa:

                                                      No Auris a garantia da Toyota é de 5 anos ou 160 mil km. Obviamente essa garantia não cobre peças de desgaste tipo pastilhas, calços, embraiagem, lampadas, pneus e coisas assim. Os pneus tb não estão cobertos pela garantia do carro, a dos pneus é dada pelo fabricante destes.

                                                      Rolamentos não são peças de desgaste, é suposto fazerem pelo menos os 160 mil km. Porque senão por esse prisma tudo são peças de desgaste. Eu não engolia essa.
                                                      Não sei se tens todos os manuais. Eu tenho e num deles refere explicitamente quais são os componentes que são abrangidos. Não sabendo tudo de cor, sei que elementos como o turbo ou a embraiagem estão cobertos por essa extensão. Rolamentos não sei, mas duvido!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não creio que seja assim, Ribeiro. O disco de embraiagem é material de desgaste tal como são pastilhas ou mesmo discos de travão.

                                                        Se aos 120 mil km a embraiagem começar a "patinar" não penses que a mudam em garantia porque quase de certeza não o fazem. Se for aos 20 mil é natural que a mudem pois é de esperar que um disco de embraiagem faça seguramente mais de 100 mil. Da mesma forma se o carro com 3 ou 4 mil km tiver um problema nos travões eles mudam as pastilhas em garantia... mas se aparecer com 40 ou 50 mil já não.

                                                        Os rolamentos não são peças de desgaste, conheço carros com 300 mil com as caixas de origem sem problemas nos rolamentos. Carros com 200 mil com rolamentos da rodas em bom estado também é comum.

                                                        Claro que nada é eterno e tudo se gasta mas é de esperar que uma caixa de velocidades (incluindo os rolamentos que tem lá dentro) durem mais que os tais 160 mil km que o carro tem de garantia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bem vou começar amanhã a ronda em relação aos orçamentos. Vou à Renault Chelas e depois se ainda tiver tempo à Peugeot Oriente, se não fica para Quarta-Feira.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            JCF, amanhã confirmo no manual isso, até faço um scan ok? Lembra-me ao final do dia caso não coloque! Pode ser útil tanto para ti como para outro dono ou potencial comprador

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X