segundo o que diz ali, é basicamente um duas rodas motrizes até que as rodas da frente perdem tracção, aí passa potência também para as traseiras. o sistema em si penso que não é "desligável".
Isso é tudo muito lindo, mas ainda ontem vi um AVEC com a sua RX4 enterrada, e bem enterrada!, num parque aqui da praia, com areia e terra e pedras... não sei como o homem conseguiu fazer aquele trabalho (tinha uma rodo no ar devido á outra estar num buraco já fundo), mas reparei que a suposta "tracção integral" não estava a trabalhar... pois em vez de 4 rodas a puxar, aúnica que rodava era a que estava no ar, por estar livre e sem peso... vá-se lá entender
Isso é tudo muito lindo, mas ainda ontem vi um AVEC com a sua RX4 enterrada, e bem enterrada!, num parque aqui da praia, com areia e terra e pedras... não sei como o homem conseguiu fazer aquele trabalho (tinha uma rodo no ar devido á outra estar num buraco já fundo), mas reparei que a suposta "tracção integral" não estava a trabalhar... pois em vez de 4 rodas a puxar, aúnica que rodava era a que estava no ar, por estar livre e sem peso... vá-se lá entender
Provavelmente pela roda estar no ar, nenhuma tracção era passada para as rodas traseiras.
Penso que tenha que haver pelo menos um cagagésimo de tracção nas rodas da frente para que o sistema seja activado.
Esse sistema 4x4 não é nada de especial.
Isso é tudo muito lindo, mas ainda ontem vi um AVEC com a sua RX4 enterrada, e bem enterrada!, num parque aqui da praia, com areia e terra e pedras... não sei como o homem conseguiu fazer aquele trabalho (tinha uma rodo no ar devido á outra estar num buraco já fundo), mas reparei que a suposta "tracção integral" não estava a trabalhar... pois em vez de 4 rodas a puxar, aúnica que rodava era a que estava no ar, por estar livre e sem peso... vá-se lá entender
Era uma das rodas da frente que estava no ar?
Diria que isso aconteceu devido aos diferenciais não serem bloqueáveis.
Já estive numa situação em que um Defender ficou com uma das rodas da frente no ar e uma de trás numa zona lamacenta, ou seja, apenas uma roda com tracção em cada eixo. Não sei como são os mais recentes mas aquele em particular (de 2000 ou 2001) só permite bloquear o diferencial central, o que naquela situação não resolvia o problema. Como consequência apenas rodavam as rodas sem tracção. Só saiu dali puxado por outro Defender.
Ora, pegando neste exemplo e aplicando à RX4, se tinha uma roda no ar e não bloqueia nenhum dos diferenciais, está explicado o "mistério".
Mas também é possível que esteja para aqui a dizer uma grande asneira...
Diria que isso aconteceu devido aos diferenciais não serem bloqueáveis.
Já estive numa situação em que um Defender ficou com uma das rodas da frente no ar e uma de trás numa zona lamacenta, ou seja, apenas uma roda com tracção em cada eixo. Não sei como são os mais recentes mas aquele em particular (de 2000 ou 2001) só permite bloquear o diferencial central, o que naquela situação não resolvia o problema. Como consequência apenas rodavam as rodas sem tracção. Só saiu dali puxado por outro Defender.
Ora, pegando neste exemplo e aplicando à RX4, se tinha uma roda no ar e não bloqueia nenhum dos diferenciais, está explicado o "mistério".
Mas também é possível que esteja para aqui a dizer uma grande asneira...
Exactamente. Por isso é que grande parte dos proprietários dos jipes que normalmente andam regularmente no maTTo, incluindo os Defender, colocam bloqueios nos diferenciais, tanto nos da frente, como nos de trás, para resolver esse problema. Assim, quando o bloqueio de um eixo funciona, a tracção é repartida de igual forma pelas duas rodas do mesmo eixo. O bloqueio central que muitos trazem de origem apenas "divide" a potência entre os eixos traseiro e dianteiro.
No caso do RX4 aqui relatado, como uma das rodas ficou no ar, a tracção passou-se para essa roda.
Nos suv's mais recentes, o controlo de tracção ajuda a resolver um pouco esse problema, mas nem sempre é completamente eficiente.
Editado pela última vez por MGomes; 10 August 2009, 18:27.
Já tive um problema idêntico com um Discovery II e um Grand Cherokee. Um foi puxado por um tractor que por pouco também lá ficava e o outro foi pur um Q7, que se safou porque onde estava tinha bastante aderência.
Editado pela última vez por Jag; 10 August 2009, 20:56.
Provavelmente pela roda estar no ar, nenhuma tracção era passada para as rodas traseiras.
Penso que tenha que haver pelo menos um cagagésimo de tracção nas rodas da frente para que o sistema seja activado.
Esse sistema 4x4 não é nada de especial.
Por acaso era uma roda de trás que estava no ar! ainda mais estranho..
ainda me lembrei de sugerir o homem ir lá agarrar a roda que estava a patinar no ar, a ver se a electrónica mandava força para as outras rodas...
Obrigado, as costas estão melhores que nunca : deixaram de se afundar no sofá macio e passaram a estar bem apoiadas por uma poltrona ortopédica. Elas agradecem nas longas distâncias e nas curvas mais pronunciadas.
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