Nota introdutória: Porque não domino o idioma alemão e os tradutores online são duvidosos retirei elementos do site da Auto Bild e da revista congénere polaca, a Auto Świat. Determinadas citações e frases não são da minha responsabilidade nem reflectem opiniões pessoais acerca da marca ou modelo.
A revista alemã Auto Bild concluiu mais um dos seus reputados testes de longa duração (Dauertest) ao modelo Grande Punto da Fiat, no teste em questão trata-se da motorização diesel 1.3 Multijet 16V (90 CV) em versão Emotion.
Pachorrento, contudo fiável.
Equipado com o pequeno motor diesel 1.3 Multijet de 90 CV o Fiat Grande Punto não é na realidade um "demónio de velocidade", mas na distância de 100.000 km não teve grandes problemas.
Um pequeno carro com um grande turbo-lag. O maior aborrecimento durante este teste de longa duração foi a pronunciada fraqueza no arranque do motor diesel 1.3. Para manter uma velocidade moderada o pequeno diesel tinha de ser constantemente forçado entre quarta, quinta e sexta para ser devidamente pressionado.
Em trânsito urbano o Grande Punto não obteve pontuação pelas dificuldades de resposta do motor. Apenas gradualmente, em particular em longas viagens com velocidade moderada, o italiano obteve aceitação. Design agradável, poucos ruídos gerados pelo vento, handling seguro. Tudo in su sitio.
O Grande Punto é um carro de design pequeno e sólido, trouxe a fiabilidade de novo a casa. Não se registaram avarias e apenas uma visita extra ao concessionário, à parte das visitas programadas. Contudo não se situa nos primeiros lugares na lista de fiabilidade (...).
Na inspecção dos 60.000 Km um cabo do aquecimento ficou isolado (recall) e também levou um novo fecho da porta, em contrapartida recebeu um novo update do software de controlo do motor. Pouco antes do fim da maratona de quilómetros os rolamentos dos amortecedores dianteiros e os punhos de abertura das portas apresentam sinais de desgaste. Tudo pequenos pormenores, que não beliscam a boa opinião geral.
Intervenções e custos (Km e Euros):
12.530 - Mau contacto no cabo positivo - Garantia
35.126 - Substituição da lâmpada de iluminação do isqueiro no cinzeiro - 18,34 Euro
42.615 - Fecho da tampa do porta-luvas não prende - Garantia
50.500 -Substituição da lâmpada de stop esquerda na frente - Garantia
61.270 - Válvula no esguicho do limpa-para-brisas - Garantia
66.701 - Discos e pastilhas de travões dianteiras - 518, 22 Euro
O cabo do aquecimento fica isolado - Serviço
Puxador da porta esquerda de trás substituído - Garantia
83.079 - Lâmpada dos mínimos substituída - 12,28 Euro
90.558 - Lâmpada esquerda traseira substituída - 21,94 Euro - Tomada do cinzeiro - 18,15 Euro
Intervenção no forro do pilar B - 24,50 Euro
97.392 - Rolamento do amortecedor substituído - Garantia
100.755 - Puxadores das portas traseiras substituídos - Garantia
(continua)
A revista alemã Auto Bild concluiu mais um dos seus reputados testes de longa duração (Dauertest) ao modelo Grande Punto da Fiat, no teste em questão trata-se da motorização diesel 1.3 Multijet 16V (90 CV) em versão Emotion.
Pachorrento, contudo fiável.
Equipado com o pequeno motor diesel 1.3 Multijet de 90 CV o Fiat Grande Punto não é na realidade um "demónio de velocidade", mas na distância de 100.000 km não teve grandes problemas.
Um pequeno carro com um grande turbo-lag. O maior aborrecimento durante este teste de longa duração foi a pronunciada fraqueza no arranque do motor diesel 1.3. Para manter uma velocidade moderada o pequeno diesel tinha de ser constantemente forçado entre quarta, quinta e sexta para ser devidamente pressionado.
Em trânsito urbano o Grande Punto não obteve pontuação pelas dificuldades de resposta do motor. Apenas gradualmente, em particular em longas viagens com velocidade moderada, o italiano obteve aceitação. Design agradável, poucos ruídos gerados pelo vento, handling seguro. Tudo in su sitio.
O Grande Punto é um carro de design pequeno e sólido, trouxe a fiabilidade de novo a casa. Não se registaram avarias e apenas uma visita extra ao concessionário, à parte das visitas programadas. Contudo não se situa nos primeiros lugares na lista de fiabilidade (...).
Na inspecção dos 60.000 Km um cabo do aquecimento ficou isolado (recall) e também levou um novo fecho da porta, em contrapartida recebeu um novo update do software de controlo do motor. Pouco antes do fim da maratona de quilómetros os rolamentos dos amortecedores dianteiros e os punhos de abertura das portas apresentam sinais de desgaste. Tudo pequenos pormenores, que não beliscam a boa opinião geral.
Intervenções e custos (Km e Euros):
12.530 - Mau contacto no cabo positivo - Garantia
35.126 - Substituição da lâmpada de iluminação do isqueiro no cinzeiro - 18,34 Euro
42.615 - Fecho da tampa do porta-luvas não prende - Garantia
50.500 -Substituição da lâmpada de stop esquerda na frente - Garantia
61.270 - Válvula no esguicho do limpa-para-brisas - Garantia
66.701 - Discos e pastilhas de travões dianteiras - 518, 22 Euro
O cabo do aquecimento fica isolado - Serviço
Puxador da porta esquerda de trás substituído - Garantia
83.079 - Lâmpada dos mínimos substituída - 12,28 Euro
90.558 - Lâmpada esquerda traseira substituída - 21,94 Euro - Tomada do cinzeiro - 18,15 Euro
Intervenção no forro do pilar B - 24,50 Euro
97.392 - Rolamento do amortecedor substituído - Garantia
100.755 - Puxadores das portas traseiras substituídos - Garantia
(continua)
Comentário