Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Teste de longa duração - 100.000 km em Fiat Grande Punto 1.3 Multijet Emotion

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Teste de longa duração - 100.000 km em Fiat Grande Punto 1.3 Multijet Emotion

    Nota introdutória: Porque não domino o idioma alemão e os tradutores online são duvidosos retirei elementos do site da Auto Bild e da revista congénere polaca, a Auto Świat. Determinadas citações e frases não são da minha responsabilidade nem reflectem opiniões pessoais acerca da marca ou modelo.

    A revista alemã Auto Bild concluiu mais um dos seus reputados testes de longa duração (Dauertest) ao modelo Grande Punto da Fiat, no teste em questão trata-se da motorização diesel 1.3 Multijet 16V (90 CV) em versão Emotion.

    Pachorrento, contudo fiável.



    Equipado com o pequeno motor diesel 1.3 Multijet de 90 CV o Fiat Grande Punto não é na realidade um "demónio de velocidade", mas na distância de 100.000 km não teve grandes problemas.



    Um pequeno carro com um grande turbo-lag. O maior aborrecimento durante este teste de longa duração foi a pronunciada fraqueza no arranque do motor diesel 1.3. Para manter uma velocidade moderada o pequeno diesel tinha de ser constantemente forçado entre quarta, quinta e sexta para ser devidamente pressionado.



    Em trânsito urbano o Grande Punto não obteve pontuação pelas dificuldades de resposta do motor. Apenas gradualmente, em particular em longas viagens com velocidade moderada, o italiano obteve aceitação. Design agradável, poucos ruídos gerados pelo vento, handling seguro. Tudo in su sitio.



    O Grande Punto é um carro de design pequeno e sólido, trouxe a fiabilidade de novo a casa. Não se registaram avarias e apenas uma visita extra ao concessionário, à parte das visitas programadas. Contudo não se situa nos primeiros lugares na lista de fiabilidade (...).



    Na inspecção dos 60.000 Km um cabo do aquecimento ficou isolado (recall) e também levou um novo fecho da porta, em contrapartida recebeu um novo update do software de controlo do motor. Pouco antes do fim da maratona de quilómetros os rolamentos dos amortecedores dianteiros e os punhos de abertura das portas apresentam sinais de desgaste. Tudo pequenos pormenores, que não beliscam a boa opinião geral.

    Intervenções e custos (Km e Euros):


    12.530 - Mau contacto no cabo positivo - Garantia

    35.126 - Substituição da lâmpada de iluminação do isqueiro no cinzeiro - 18,34 Euro

    42.615 - Fecho da tampa do porta-luvas não prende - Garantia

    50.500 -Substituição da lâmpada de stop esquerda na frente - Garantia

    61.270 - Válvula no esguicho do limpa-para-brisas - Garantia

    66.701 - Discos e pastilhas de travões dianteiras - 518, 22 Euro

    O cabo do aquecimento fica isolado - Serviço

    Puxador da porta esquerda de trás substituído - Garantia

    83.079 - Lâmpada dos mínimos substituída - 12,28 Euro

    90.558 - Lâmpada esquerda traseira substituída - 21,94 Euro - Tomada do cinzeiro - 18,15 Euro

    Intervenção no forro do pilar B - 24,50 Euro

    97.392 - Rolamento do amortecedor substituído - Garantia

    100.755 - Puxadores das portas traseiras substituídos - Garantia

    (continua)
    Editado pela última vez por JorgeCorreia; 11 August 2009, 08:29.

    #2
    Dass ainda dizem que a Toyota é cara. 500 e tal € por discos e calços é dose!!!

    Mesmo assim, não atendendo em pormenor às intervenções em garantia (porque acontecem sempre, nuns mais, noutros menos).

    Em suma a Fiat está de parabéns, tal como eu esperava. Oxalá esta nova lufada de ar fresco a leve ao topo como antigamente, uma verdadeira marca enigmática!

    Só é pena o novo interior do punto, mas isso são os meus gostos

    Comentário


      #3


      Particularmente impressionante: No habitáculo nao se ouvem ruidos parasitas. Apesar dos ouvidos atentos nos últimos quilómetros dos teste, os nossos experientes pilotos-de-teste só ouviam um ruído na traseira. Provavelmente derivado do plástico usado no pneu sobressalente, o qual está apertado apenas por um parafuso.



      Um Happy end: A Fiat fala a sério quando hoje em dia se referem acerca da qualidade. Depois do Panda também o Grande Punto se mostra melhor que muitos dos seus competidores. Um processo difícil, cujas sementes começam agora a germinar.



      O tablier do Grande Punto surpreende com a sua boa qualidade. Cores amigáveis, um volante de boa pega. Criticas prendem-se sobretudo com a direcção imprecisa e nervosa (...) e o porta-luvas de pequenas dimensões.



      Convincente: O espaço oferecido no Grande Punto é generoso. Bancos rijos mas infelizmente com pouco suporte lateral. Interior e bagageira nos 4,03 metros do Fiat são notavelmente mais airosos que muitos dos seus competidores. Nada treme nem abana.



      Um pequeno grande carro: A bagageira do Grande Punto oferece entre 275 a 1020 litros de capacidade. Apenas o acesso se torna pouco convidativo.

      (continua)

      Comentário


        #4

        Grande Final: No fim do teste o Grande Punto apresenta-se em muito bom estado de conservação. Apenas pequenas coisas como contactos eléctricos oxidados, uso dos sincronizadores da caixa e alguma ferrugem a aparecer nas portas nubla o balanço final. Motor e carroçaria estão no topo e atingiram os seus objectivos!



        O mecânico Günther da DEKRA analisa com um endoscópio as cavidades do Grande Punto.



        Exemplar: Todas as cavidades e pilares A, B e C do Grande Punto estão perfeitamente protegidos.


        Aqui o perito ficou surpreendido: No pequeno diesel da Fiat não se reconhece uso. Os resultados das medidas dos pistões e cilindros estão dentro da tolerância para material novo. Isto acontece depois de conduzirmos o Fiat com pé de chumbo e de o abastecer erroneamente com gasolina premium.



        Marcas: A sincronização da terceira relação exigia esforço, provado pelos pontos arredondados. Não é um problema, o Fiat poderia ser conduzido por um longo tempo apesar disto.
        Editado pela última vez por JorgeCorreia; 11 August 2009, 11:06.

        Comentário


          #5
          Por acaso estou a pensar em comprar um usado por 6 mil euros +- e estou a ponderar o Grande Punto. Baratinho, fiável, poupado, e dá para dar umas voltinhas, para o básico.

          Comentário


            #6


            Pouco antes do fim do teste - aos 97,392 os dois rolamentos dos amortecedores dianteiros estavam gastos.



            Atacados: Os contactos do farolim traseiro do lado direito estão oxidados com humidade. A ficha mostra-se semelhante.



            Ferrugem secreta: Por trás das portas dianteiras e nos fundos das mesmas, após dois anos a ferrugem instala-se.



            Fora de serviço: O aquecimento dos bancos deixa de funcionar. Causa: Uma protecção defeituosa.

            AUTO BILD Test (antes e depois)


            Aceleração: 0-50 km/h 4,0 s 3,7 s

            0-100 km/h 13,1 s 12,7 s

            Travagem a frio a 100 km/h:
            38,6 m 38,9 m

            Travagem a quente a 100 km/h:
            39,5 m 39,9 m

            Consumos L/100 km: 5,7 l Diesel 6,0 l Diesel

            Decibéis 50/100/130 km/h: 60/69/72 db (A) 62/70/73 db (A)



            Fiabilidade - Posição geral: 28 - Entre o Hyundai Elantra 1.6 e o Renault Kangoo 1.9 Dci

            Fiabilidade - No seu segmento: 7 - Entre o Mini Cooper e o Ford Fusion 1.6

            Link para o site: Dauertest Fiat Grande Punto - Ein zäher Italiener - autobild.de

            Comentário


              #7
              Estes 1.3 Sao realmente impressionantes ... sem duvida dos mais fiaveis que se pode comprar neste segmento ... Bem tenho o exemplo na empresa , nos corsas 1.3 cdti ... andam todos pelos 200 e poucos mil km's só têm levado a manutenção a tempo e horas ...

              Comentário


                #8
                Ainda não veio ninguém criticar o motor? Hoje está a demorar .

                Parabéns à Fiat, deu muito bem a volta. Gostei do que vi e do que li.

                Cumprimentos.

                Comentário


                  #9
                  A Fiat está de parabéns! Aqueles que tanto criticam o motor e questionam a sua fiabilidade terão agora provas concretas. Para além da fraqueza a baixas rotações, estamos perante um dos melhores motores diesel de baixa cilindrada da actualidade. Espero que o meu corsa 1.3 cdti consiga chegar aos 500 mil sem abrir

                  Comentário


                    #10
                    Nada a dizer. Só alguns é que continuam com a mentalidade que a FIAT não vale nada.

                    Eu com 73.000km tenho os discos e as pastilhas novos. Por este andar fazem o dobro dos km's.
                    A diferente condução das pessoas leva a diferentes manutenções.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                      Dass ainda dizem que a Toyota é cara. 500 e tal € por discos e calços é dose!!!

                      Mesmo assim, não atendendo em pormenor às intervenções em garantia (porque acontecem sempre, nuns mais, noutros menos).

                      Em suma a Fiat está de parabéns, tal como eu esperava. Oxalá esta nova lufada de ar fresco a leve ao topo como antigamente, uma verdadeira marca enigmática!

                      Só é pena o novo interior do punto, mas isso são os meus gostos
                      Não te esqueças que estamos a "falar" de valores praticados na Alemanha.

                      Comentário


                        #12
                        JorgeCorreia, à semelhança do que nos tens habituado, continuas a partilhar com a Comunidade estes excelentes testes de longa duração!

                        Por favor, continua!

                        Quanto ao carro em si defino-o como uma agradável surpresa! Resultado muito positivo!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                          JorgeCorreia, à semelhança do que nos tens habituado, continuas a partilhar com a Comunidade estes excelentes testes de longa duração!

                          Por favor, continua!

                          Quanto ao carro em si defino-o como uma agradável surpresa! Resultado muito positivo!
                          Obrigado Petrus

                          Costumo estar atento aos testes de longa duração da Auto Bild. Assim que houver novidades vou colocando-as no geral.

                          Comentário


                            #14
                            Parabéns ao criador do tópico e também à marca.

                            Comentário


                              #15
                              Mais uma vez grande teste Jorge

                              Tenho apenas uma duvida: A ferrugem poderá ter a ver com o sal que põem nas estradas devido à neve ou problemas de construção?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
                                Mais uma vez grande teste Jorge

                                Tenho apenas uma duvida: A ferrugem poderá ter a ver com o sal que põem nas estradas devido à neve ou problemas de construção?
                                Tem mais a ver com o clima rigoroso, ou seja, bastante húmido e também frio no Inverno.
                                O mítico "sal" das estradas é cada vez mais um mito e só muito raramente é usado hoje em dia, havendo já produtos e técnicas alternativas para combater a neve!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Tem mais a ver com o clima rigoroso, ou seja, bastante húmido e também frio no Inverno.
                                  O mítico "sal" das estradas é cada vez mais um mito e só muito raramente é usado hoje em dia, havendo já produtos e técnicas alternativas para combater a neve!

                                  Esclarecido.
                                  Obrigado

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não me surpreende o resultado do teste

                                    A fiat anda com bons produtos e os resultados estão aí.

                                    Agora a parte da ferrugem é que é estranha, será pelo tipo de utilização a que o carro está sujeito

                                    Já num outro teste gentilmente publicado pelo user JorgeCorreia (), um outro carro padecia da mesma maleita, acho que era um honda...Estranho, com as protecções anti-corrosão e chapas galvanizadas, etc e tal isto acontecer.


                                    Cump.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                      Não me surpreende o resultado do teste

                                      A fiat anda com bons produtos e os resultados estão aí.

                                      Agora a parte da ferrugem é que é estranha, será pelo tipo de utilização a que o carro está sujeito

                                      Já num outro teste gentilmente publicado pelo user JorgeCorreia (), um outro carro padecia da mesma maleita, acho que era um honda...Estranho, com as protecções anti-corrosão e chapas galvanizadas, etc e tal isto acontecer.


                                      Cump.

                                      Salvo erro era um VW Passat.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho andado ultimamente em alguns GP's e por ultimo num Punto Red Bull de um amigo vendedor da FIAT, e o carro tem-me surpreendido pela positiva!

                                        Bom pisar em mau piso, conforto bastante razoável, comportamento honesto em curva, e qualidade de construção geral, apesar de usar muito materiais duros parece n haver barulhos parasitas!

                                        O que ele anda agora tem o motor 1.2 salvo erro com 65 cv pelo que n se pode esperar grande performance, mas no global e um óptimo utilitário.

                                        É um óptimo produto a par com tudo o que a FIAT tem feito nos últimos anos e que tenho testado sem apelo nem agravo. Bravos, Pandas, GP's, e 500 já conduzi todos e são óptimos produtos.

                                        Não fosse a minha mulher casmurra talvez andasse de Bravo Multijet Sport de 150 cv.

                                        p.s. - Não podia faltar o agradecimento pelo tópico!
                                        Editado pela última vez por SenhorVX; 11 August 2009, 14:03.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Um Grande obrigado ( e um pontinho ) ao Jorge pelo trabalho de colocar e traduzir estes testes

                                          Sim sra, o 1,3 revela o que se esperava dele (relembro que a propria Fiat dizia que era motor para no minimo fazer 250,000 kms sem qualquer desgaste de maior ) e acredito que o faca .

                                          Ps, se é lento num Gp , como será este bloco numa Astra Caravan ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Resultado muito animador!

                                            O estado desse motor vem confirmar a ideia que tenho vindo a cimentar desde que tenho o Punto 1.3 MJT. Um bom motor, só peca de facto pela anemia a baixa rotação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por acaso nunca vi um 1.3 90cv tão lento.

                                              Aqui fica um teste com acelerações.

                                              Fiat Punto 1.3 JTD

                                              Aceleración 0-100 km/h (s) 11,72
                                              Aceleración 0-1.000 m (s) 33,84

                                              As prestações oficiais são 11,9s e 33s.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post

                                                66.701 - Discos e pastilhas de travões dianteiras - 518, 22 Euro
                                                Não sabia que o Grande Punto já tinha discos de travão em carbono

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                  Não sabia que o Grande Punto já tinha discos de travão em carbono
                                                  Se andares a torrar eles vão a vida. O meu ex 206 aos 65k tambem teve de levar discos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ps, se é lento num Gp , como será este bloco numa Astra Caravan ?
                                                    É tipo uma escort/focus td/tddi 90cv, mas mais linear, menos barulhento/gastador/vibrador


                                                    Cump.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      100.000 kms em dois anos apenas é um teste de longa duração...???

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                        Se andares a torrar eles vão a vida. O meu ex 206 aos 65k tambem teve de levar discos.
                                                        E custaram-te 520 euros?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                          E custaram-te 520 euros?
                                                          Nem pensar!!! hehehe

                                                          Pensava que te estavas a referir ao facto de ter trocados os disco rápido demais, e não ao preço!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                                            100.000 kms em dois anos apenas é um teste de longa duração...???
                                                            Não é?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X