Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Ajuda Mecânica] Distribuidor e detonação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Ajuda Mecânica] Distribuidor e detonação

    Viva, estou com um problema no meu Fiesta Mk2 de 89 e precisava de uma ajuda.
    Vou passar a descrever a história:

    O meu pai saiu com o carro no sábado para dar uma volta e o carro foi abaixo e não mais pegava.
    Estupidamente, e no "calor do momento" ele chamou um electricista "de confiança" ao local, a recomendação de um amigo que ia com ele.

    Ora o homem mudou uma peça chamada "placa do distribuidor"? O carro ficou a pegar...



    Agora... O problema é que o carro está a detonar como se não houvesse amanhã. Dá a ideia que o avanço da ignição ficou completamente errado.

    Ora, antes de levar o carro a alguém da minha confiança:
    Que peça é esta "placa do distribuidor" e será que esta afecta o avanço da ignição?

    Obrigado.;)

    #2
    Não consigo perceber que peça é essa...
    Explica melhor isso da detonaçao!;)

    Comentário


      #3
      esse fiesta ja é de injecçao ou inda é a carbs?

      o meu "jet" tb teve disso:D

      no meu caso a detonaçao aparecia por a injecçao (k-jetronic, se o teu for de injecçao, ainda deve ser destes) estar 1/4 de volta do parafuso fora do "ponto"...

      verifica os cabos todos de velas, se tao bem ligados, em principio será so preciso um pequeno ajuste ou no distribuidor ou na injecçao. se for a carbs, nao é tao sensivel..nao deve ser dai

      tenta saber a ordem d "disparo", é um erro comum montar os cabos por ordem errada, ou com o "1" no sitio errado.

      visto que mais nada foi mexido, deve ser so algo desse genero. se nao conseguires em casa, leva a um mecanico...em 10m deve ver isso;)

      Comentário


        #4

        Sim afecta. É essa placa de distribui a corrente pelas velas segundo a sua ordem de funcionamento.

        pode existir necessidade de uma pequena afinação com o ponto do motor, ou a placa estar mal montada, ou mesmo a tampa do distribuidor estar mal montada.

        é um trabalho rápido.

        Comentário


          #5
          Eliselotus é a carburador

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Eliselotus

            esse fiesta ja é de injecçao ou inda é a carbs?

            o meu "jet" tb teve disso:D

            no meu caso a detonaçao aparecia por a injecçao (k-jetronic, se o teu for de injecçao, ainda deve ser destes) estar 1/4 de volta do parafuso fora do "ponto"...

            verifica os cabos todos de velas, se tao bem ligados, em principio será so preciso um pequeno ajuste ou no distribuidor ou na injecçao. se for a carbs, nao é tao sensivel..nao deve ser dai

            tenta saber a ordem d "disparo", é um erro comum montar os cabos por ordem errada, ou com o "1" no sitio errado.

            visto que mais nada foi mexido, deve ser so algo desse genero. se nao conseguires em casa, leva a um mecanico...em 10m deve ver isso;)
            É a carburador, um Ford VV. ;)

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Nestor


              Sim afecta. É essa placa de distribui a corrente pelas velas segundo a sua ordem de funcionamento.

              pode existir necessidade de uma pequena afinação com o ponto do motor, ou a placa estar mal montada, ou mesmo a tampa do distribuidor estar mal montada.

              é um trabalho rápido.

              Obrigado, muito esclarecedor. [^]

              Comentário


                #8
                A peça é o módulo de ignição, nao é ela que faz o problema da detonação, apenas é responsável por gerar impulsos para a bobine criar a alta tensão. A mesma não distribui a corrente, quem o faz é o distribuidor.
                O que há a fazer é aliviar o parafuso que fixa o distribuidor (chave 13 salvo erro) e rodar para um dos lados até deixar de grilar, atrasando assim a ignição até um valor (graus) mais ou menos correcto..
                Na oficina é feito c/ uma pistola de ponto o que permite colocar no ponto exacto.

                Comentário


                  #9
                  o TELMAUTO disse tudo.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por zombi.l

                    o TELMAUTO disse tudo.
                    Idem
                    Se n conseguires leva a um mec de esquina dos antigos, q se for bom afina isso mto bem.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por telmauto

                      A peça é o módulo de ignição, nao é ela que faz o problema da detonação, apenas é responsável por gerar impulsos para a bobine criar a alta tensão. A mesma não distribui a corrente, quem o faz é o distribuidor.
                      O que há a fazer é aliviar o parafuso que fixa o distribuidor (chave 13 salvo erro) e rodar para um dos lados até deixar de grilar, atrasando assim a ignição até um valor (graus) mais ou menos correcto..
                      Na oficina é feito c/ uma pistola de ponto o que permite colocar no ponto exacto.
                      Muito bom, obrigado! Sábado de manhã está na Ford.

                      Só não percebi como é que um carro que estava perfeitamente afinado fica assim ao substituir esta peça?

                      Comentário


                        #12
                        Isso é o amplificador! Provavelmente ao subtituir a peça ele alterou-te o ponto de ignição...

                        Já agora quanto pagaste por essa peça ?

                        Comentário


                          #13
                          Porque, como disse o Nestor, ou a placa não é a indicada para esse modelo de distribuidor ou está mal colocada (nada que um concessionário não consiga fazer - deixar isso encavalitado - quanto mais outro mecânico/electricista qualquer...).

                          E tu já devias era ter isso no sítio...

                          Tens que atrasar o ponto de ignição (será que o homem rodou o distribuidor ou apenas trocou os módulos, não sabes?), depois de confirmar que o módulo está bem colocado (se não conseguires descobrir que é o modelo indicado para esse motor - porque ele pode lá caber mas não ser o indicado para esse motor/cilindrada).

                          Se não sabes para que lado roda o motor, amanhã (com luz do dia) engrena a 4ª ou 5ª, retira a tampa do distribuidor, fixa mentalmente a posição do rotor (ou tira uma foto), mete o carro em ponto-morto e empurra-o um metro para a frente. Vê a posição do rotor, agora já sabes para que lado ele roda (ou leva alguém para ver para que lado gira o rotor...).

                          Desaperta os parafusos que fixam o distribuidor à cabeça (ou esse ainda é dos arcaicos cá em baixo?) e roda-o muito poucochinho no sentido de rotação do motor (estás a atrasar o ponto de ignição).

                          Testa. Se estiver melhor mas ainda detonar à parva, é só continuar.

                          Se, pelo contrário, continuar igual, então esse módulo não é daí ou está mesmo encavalitado ou está tão mau como o teu antigo/avariado.



                          Atenção! Isto é só para desenrascar até Sábado. Nada substitui a pistola! É sempre conveniente saber que está mais ou menos no ponto.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por CL

                            Porque, como disse o Nestor, ou a placa não é a indicada para esse modelo de distribuidor ou está mal colocada (nada que um concessionário não consiga fazer - deixar isso encavalitado - quanto mais outro mecânico/electricista qualquer...).

                            E tu já devias era ter isso no sítio...

                            Tens que atrasar o ponto de ignição (será que o homem rodou o distribuidor ou apenas trocou os módulos, não sabes?), depois de confirmar que o módulo está bem colocado (se não conseguires descobrir que é o modelo indicado para esse motor - porque ele pode lá caber mas não ser o indicado para esse motor/cilindrada).

                            Se não sabes para que lado roda o motor, amanhã (com luz do dia) engrena a 4ª ou 5ª, retira a tampa do distribuidor, fixa mentalmente a posição do rotor (ou tira uma foto), mete o carro em ponto-morto e empurra-o um metro para a frente. Vê a posição do rotor, agora já sabes para que lado ele roda (ou leva alguém para ver para que lado gira o rotor...).

                            Desaperta os parafusos que fixam o distribuidor à cabeça (ou esse ainda é dos arcaicos cá em baixo?) e roda-o muito poucochinho no sentido de rotação do motor (estás a atrasar o ponto de ignição).

                            Testa. Se estiver melhor mas ainda detonar à parva, é só continuar.

                            Se, pelo contrário, continuar igual, então esse módulo não é daí ou está mesmo encavalitado ou está tão mau como o teu antigo/avariado.



                            Atenção! Isto é só para desenrascar até Sábado. Nada substitui a pistola! É sempre conveniente saber que está mais ou menos no ponto.
                            Acho q no caso dele é dos q ainda vÊm co eixo de lá de baixo.
                            Qdo dizes pistola, queres dizerr comandar o atraso ca lampada estrobopica?

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                              Acho q no caso dele é dos q ainda vÊm co eixo de lá de baixo.
                              Qdo dizes pistola, queres dizer comandar o atraso ca lampada estrobopica?

                              Eu espero que o RPM não leve a mal eu ter dito arcaico... queria dizer com a árvore de cames lateral.

                              Sim, é sempre de utilizar a lâmpada/pistola estroboscópica como referiu o telmauto. É muito mais seguro do que andar às apalpadelas (ora roda mais para a direita, agora roda para a esquerda) que sempre podem deixar aquilo uns 2º antes ou depois do ideal (ou até mais). Mas para desenrascar...

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por CL

                                citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                Acho q no caso dele é dos q ainda vÊm co eixo de lá de baixo.
                                Qdo dizes pistola, queres dizer comandar o atraso ca lampada estrobopica?

                                Eu espero que o RPM não leve a mal eu ter dito arcaico... queria dizer com a árvore de cames lateral.

                                Sim, é sempre de utilizar a lâmpada/pistola estroboscópica como referiu o telmauto. É muito mais seguro do que andar às apalpadelas (ora roda mais para a direita, agora roda para a esquerda) que sempre podem deixar aquilo uns 2º antes ou depois do ideal (ou até mais). Mas para desenrascar...
                                Se o fiesta dele é 1.1 ou 1.3 é arvore de cames lateral.
                                Eu percebi q querias dar uma soluçao de desenrasque, com um amgo e bons ouvidos, lá se vai rodando + um pco ou menos um pco, e tenta-se remediar.
                                Isto cheira-me a placa mal escolhida...
                                No carro mais velho q tive q ainda tinha este sistema, qdo levou uma placa nova e foi afinado ficou a funcionar nos trinques.

                                Comentário


                                  #17
                                  A mim cheira-me que o mecânico tirou o distribuidor sem o marcar para montar o módulo e ao montar ficou na posição errada...

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por telmauto

                                    A mim cheira-me que o mecânico tirou o distribuidor sem o marcar para montar o módulo e ao montar ficou na posição errada...
                                    Esse é também o meu palpite.

                                    Comentário


                                      #19
                                      CL, desculpa lá,mas como é que é isto possivel?

                                      Código:
                                      Se não sabes para que lado roda o motor, amanhã (com luz do dia) [u]engrena a 4ª ou 5ª</u>, retira a tampa do distribuidor, fixa mentalmente a posição do rotor (ou tira uma foto), [u]mete o carro em ponto-morto</u> e empurra-o um metro para a frente. Vê a posição do rotor, agora já sabes para que lado ele roda (ou leva alguém para ver para que lado gira o rotor...).
                                      a parte do :ponto-morto não estará a mais?

                                      assim baralhas a malta toda!lol!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Realmente é difícil meter a 5ª e ponto-morto ao mesmo tempo... :D

                                        Era engrenar a 5ª ou 4ª e destravar o travão de mão... [8)]



                                        Eu já tinha dado por isso no outro dia, mas era só para ver se alguém andava com atenção! ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          ficas a saber k me deves uma bejeca. lol

                                          Comentário


                                            #22
                                            Obrigado mais uma vez!
                                            Vamos lá a ver se resolvo isto em condições.

                                            Depois conto como correu.

                                            ps: CL, não há problema com o "arcaíco". Eu sei perfeitamente que assim é, e passa por aí muita da piada!

                                            Comentário


                                              #23
                                              OK, o meu pai hoje foi a casa durante o dia e levou o carro a um electricista a sério. [8D]
                                              Ora, o ponto de ignição estava todo marado, como eu previra.

                                              Resta-me agora pegar no carro para experimentar. Se hoje não chover lá vai ele percorrer a serra. [8D]


                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por 3com

                                                Isso é o amplificador! Provavelmente ao subtituir a peça ele alterou-te o ponto de ignição...

                                                Já agora quanto pagaste por essa peça ?
                                                A peça custou 50€. Número redondo que deixa muita desconfiança...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  50€????
                                                  cá para mim alguem almoçou á tua conta...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    50€????
                                                    cá para mim alguem almoçou á tua conta...

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X