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Comparação - Clio RS versus Golf GTI

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    Comparação - Clio RS versus Golf GTI

    Peço aqui aos intendidos na matéria, que me expliquem como é que é possível o clio rs com 200 cavalos ter a velocidade máxima anunciada de 225k/h e o golf GT1 com 200 cavalos ter a velocidade máxima anunciada de 238k/h?

    Supostamente o clio como e mais leve não devia ser mais rápido??

    #2
    o clio tem uma caixa de velocidades muito curta.
    e o peso não é relevante para a velocidade máxima... interessa sim a potência, relações de caixa (que transmitem a potencia efectiva às rodas) e a aerodinâmica.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
      o clio tem uma caixa de velocidades muito curta.
      e o peso não é relevante para a velocidade máxima... interessa sim a potência, relações de caixa (que transmitem a potencia efectiva às rodas) e a aerodinâmica.
      Eu estranhei porque vi um comparativo entre o clio rs e o ford focus rs ou rs ( não sei) e o clio nas curvas por pouca não passava na rectas já se sabe mas a diferença ainda era de 100 cv.

      Comentário


        #4
        Velocidade também depende da caixa e da aerodinamica, não só da cavalagem

        um Evo 6 dá exactamente o mesmo que um Opel Calibra, e o Calibra tem menos 80cvs!

        Comentário


          #5
          e para alem dos cavalos, há que contar também com o binário

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por zombil Ver Post
            e para alem dos cavalos, há que contar também com o binário

            O que é que binário tem a ver com velocidade máxima ?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por genioux Ver Post
              O que é que binário tem a ver com velocidade máxima ?
              tudo

              Comentário


                #8
                isso deriva das relações de caixa e da aerodinâmica.

                Carros com relações mais 'longas' em principio para potências iguais terão uma velocidade de ponta superior.. mas nas reprises e arranques serão em teoria mais lentos.

                A aerodinâmica também é importante porque quanto maior for a 'oposição' que o carro faz ao ar [ cx de um carro ou coeficiente de atrito aerodinâmico ], mais esforço será necessário pedir ao motor para manter a mesma velocidade, pelo que geralmente a velocidade máxima será menor..

                Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                tudo
                negativo.. o binário só interessa na medida em que contribui para uma maior ou menor potência.. nada mais.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                  tudo
                  Não será mais a potência efectiva? Se virmos pelo prisma em que a potência é relativa ao binário e à rotação, o binário influencia a velocidade máxima...mas não implica que carros semelhantes, com a mesma potência e diferentes binários tenham velocidades máximas iguais...estarei errado?

                  Cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
                    Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                    tudo
                    negativo.. o binário só interessa na medida em que contribui para uma maior ou menor potência.. nada mais.
                    Psst!! Ele estava a ser irónico, capice?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Psst!! Ele estava a ser irónico, capice?
                      Não foi para mim, mas capice na mesma...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por genioux Ver Post
                        Não foi para mim, mas capice na mesma...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                          o clio tem uma caixa de velocidades muito curta.
                          Essa da caixa curta é treta.

                          Com os mesmos cavalos de um CTR 200cv, o Clio tem menos velocidade de ponta e piores recuperações. Se a caixa fosse curta tinha melhores recuperações.

                          O problema será da aerodinâmica. E em especial do extractor, que acaba por fazer perder alguns km/h.

                          Esta é a caixa do RS.
                          (km/h a 1.000 rpm)
                          1ª 7,9 - 2ª 12,6 - 3ª 17,5 - 4ª 22 - 5ª 27,4 - 6ª 32,8

                          Em 6ª, se conseguisse dar as 7.100rpm (potencia máxima) devia dar 233km/h. Se não chega lá é por falta de algo mais.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                            Essa da caixa curta é treta.

                            Com os mesmos cavalos de um CTR 200cv, o Clio tem menos velocidade de ponta e piores recuperações. Se a caixa fosse curta tinha melhores recuperações.

                            O problema será da aerodinâmica. E em especial do extractor, que acaba por fazer perder alguns km/h.

                            Esta é a caixa do RS.
                            (km/h a 1.000 rpm)
                            1ª 7,9 - 2ª 12,6 - 3ª 17,5 - 4ª 22 - 5ª 27,4 - 6ª 32,8

                            Em 6ª, se conseguisse dar as 7.100rpm (potencia máxima) devia dar 233km/h. Se não chega lá é por falta de algo mais.
                            O Clio dá 225km/h não fica tão longe como isso, além disso essa "matemática das velocidades de ponta" é mais que sabido que não conta com uma data de coisas.

                            Já agora convinha perceberes o que uma diferença na casa dos 40kg pode fazer.
                            Editado pela última vez por Bernie; 18 August 2009, 01:25.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                              Essa da caixa curta é treta.
                              Ai é ???

                              É bem...

                              Comentário


                                #16
                                O comparativo GOLF VI vs CLIO RS já foi objecto de analise por parte da Motor Sport.
                                Em jeito de conclusão, o GOLF dotado de um (pseudo) diferencial electronico XDS é mais agradavel, previsivel, mais velocidade de ponta e é mais bem construido.
                                O CLIO RS é puro e duro, mais leve, levando sempre a melhor em circuitos mais sinuosos/tortuosos. tem um kit brembo com discos 312/300 contra 312/298 do GOLF.
                                Enfim, o GTI tem uma caracteristica que o tem sempre acompanhado: é um all rounder de eleição.(pode n ser o melhor em perfomances puras dos HH mas é o mais uniforme em tudo).
                                O RS é bem mais em conta e mais hardcore.
                                Públicos alvo distintos (quer na faixa etaria quer nas carteiras, digo eu)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                  O Clio dá 225km/h não fica tão longe como isso, além disso essa "matemática das velocidades de ponta" é mais que sabido que não conta com uma data de coisas.

                                  Já agora convinha perceberes o que uma diferença na casa dos 40kg pode fazer.
                                  Não são 40kg que vão tirar ponta como tiram ao RS. Um 207 RC não é mais leve e com 175cv tem tanta ponta.

                                  Um CTR é mais pesado e anuncia melhores valores.
                                  Editado pela última vez por rogerAjacto; 18 August 2009, 02:02.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                    Ai é ???

                                    É bem...
                                    Clio RS
                                    1ª 7,9 - 2ª 12,6 - 3ª 17,5 - 4ª 22 - 5ª 27,4 - 6ª 32,8

                                    Civic Type-R 201cv
                                    1ª 7,1 - 2ª 10,8 - 3ª 15,2 - 4ª 20,1 - 5ª 25 - 6ª 31,2

                                    Epá, afinal qual é mais curta?

                                    E o Civic dá 235km/h.

                                    Inventaram a caixa curta do RS que não existe para justificar as fracas prestações que ele tem para 200cv. Mas se continuarem a escrever muitas vezes isso pode ser que se torne verdade.

                                    Um RC 175cv é mais rápido com menos 25cv.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                      Não são 40kg que vão tirar ponta como tiram ao RS. Um 207 RC não é mais leve e com 175cv tem tanta ponta.
                                      Era capaz de jurar que no mesmo post te tinhas referido a coisas como recuperações and so on...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                        Velocidade também depende da caixa e da aerodinamica, não só da cavalagem

                                        um Evo 6 dá exactamente o mesmo que um Opel Calibra, e o Calibra tem menos 80cvs!
                                        O Calibra é muito aerodinâmico, com CX = 0,26

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                          Clio RS
                                          1ª 7,9 - 2ª 12,6 - 3ª 17,5 - 4ª 22 - 5ª 27,4 - 6ª 32,8

                                          Civic Type-R 201cv
                                          1ª 7,1 - 2ª 10,8 - 3ª 15,2 - 4ª 20,1 - 5ª 25 - 6ª 31,2

                                          Epá, afinal qual é mais curta?

                                          E o Civic dá 235km/h.

                                          Inventaram a caixa curta do RS que não existe para justificar as fracas prestações que ele tem para 200cv. Mas se continuarem a escrever muitas vezes isso pode ser que se torne verdade.

                                          Um RC 175cv é mais rápido com menos 25cv.
                                          Espera, deixa-me ver se eu percebi:

                                          Peugeot 207 rc 175cv mais rápido e tem menos 25cv?!

                                          207 rc: 0-100 km/h-7.10 s
                                          Top speed-220 km/h

                                          rs200: 0-100 km/h-6.90 s
                                          Top speed -225 km/h

                                          Fonte: Carfolio

                                          O que o pessoal inventa com dor de cotovelo.
                                          Ambos têm caixa curta, quer o type r quer o clio rs, agora resta saber o que se passa ai para o type r ter tanto velocidade máxima, mas cá para mim esses dados até estão errados, já que vêm de alguém que também disse que o 207 rc era mais rápido. Mostra as fontes.lol
                                          Editado pela última vez por rubenvalente; 18 August 2009, 02:38.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                                            Espera, deixa-me ver se eu percebi:

                                            Peugeot 207 rc 175cv mais rápido e tem menos 25cv?!

                                            207 rc: 0-100 km/h-7.10 s
                                            Top speed-220 km/h

                                            rs200: 0-100 km/h-6.90 s
                                            Top speed -225 km/h

                                            Fonte: Carfolio

                                            O que o pessoal inventa com dor de cotovelo.
                                            Ambos têm caixa curta, quer o type r quer o clio rs, agora resta saber o que se passa ai para o type r ter tanto velocidade máxima, mas cá para mim esses dados até estão errados, já que vêm de alguém que também disse que o 207 rc era mais rápido. Mostra as fontes.lol

                                            Oh Ruben ao menos podias ter pesquisado pah.

                                            Honda Portugal

                                            Comentário


                                              #23
                                              O ideal seria valores testados por terceiros no mesmo sitio e não valores de fabricantes em locais diferentes e as vezes errados quando testados em plano.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                Oh Ruben ao menos podias ter pesquisado pah.

                                                Honda Portugal
                                                Há, desculpa foi falha minha, no meu post não está claro, mas eu referia-me era ao escalonamento da caixa do type r, esses dados é que não sei se estão correctos, também não sei quanta rotação faz o type r a mais em relação ao rs,a velocidade máxima eu não duvidava.
                                                O pessoal pensa que é só preciso potencia para ter velocidade de ponta, isso está totalmente errado, há tantas contas a fazer, tantas variáveis...

                                                Vou só dar aqui um exemplo que já me está a dar o sono:

                                                O type r tem o regime de potencia máximo ás 7800rpm!!!!! ou seja se imaginarmos que numa recta o type r vai a fazer 7500rpm, podemos afirmar com toda a certeza que ele terá muita potencia disponivél,ora tendo muita potencia disponivél com a relação de caixa final que me indicaram é teóricamente normal que(fazendo as contas) ele atinga os 234km/h ás 7500rpm, ainda deve conseguir subir até ás 7525 rpm prai mas não chega ao pico de potencia máxima que lhe daria uma velocidade máxima de cerca de 243km/h, isto acontece porque chega ali a uma altura em que a potencia não consegue superar as restantes forças aplicadas ao movimento do carro, neste caso é em volta das 7500rpm, como vêem a potencia não é tudo, senão o type r voaria até ás 7800rpm que é onde atinge os 200cv.

                                                Agora analisemos este aspecto no clio rs200:

                                                O clio rs200 tem um pico de potencia máxima ás 7100rpm, faz 700rpm em cada relação de caixa a menos que o civic type r.
                                                As relações de caixa são mais longas que as do type r, mas faz menos rotação logo como é óbvio vai ter trocas de caixa semelhantes ou até mais curtas que o type r.

                                                Ora reparem, enquanto o type r faz 7,1km/h ás 1000rpm em 1ª, imaginando que corta ás 8000rpm, vai fazer 56,8 km/h ás 8000rpm .
                                                O clio por sua vez faz 7,9km/h ás 1000rpm em 1ª mas se cortar ás 7500rpm vai fazer 59,25km/h, são 4km/h de diferença.

                                                Agora voltando à velocidade de ponta, vamos ver o que o clio pode fazer teóricamente:
                                                Imaginemos o clio numa recta a 6850rpm, podemos concluir, uma vez que o pico de potencia máxima está próximo(7100rpm) que tem muita potencia disponivél, no entanto vai a fazer já a velocidade máxima anunciada que é de 225km/h, como vêem, também neste caso não é por falta de potencia que ele não vai mais longe, Por curiosidade, se o clio conseguisse chegar ás 7100rpm que é o onde atinge o seu pico de potencia máxima, ele faria 232km/h.
                                                Agora basta analizarem isto e tirarem as vossas conclusões, eu apenas peço que tenham em mente que não são só as relações de uma caixa por si só que fazem ver se o carro vai ter ou não uma "caixa curta", é preciso ver a rotação que o motor faz, a caixa é estudada em conjunto com o motor, as relações são estudadas para um certo motor. Se o clio tem uma 1ª mais longa (+km/h) tem uma sexta mudança manifestamente mais curta (-km/h) 232km/h aquando do pico de potencia máxima, contra 243km/h teóricos do type r.

                                                Cumprimentos e votos de uma boa noite.hehe
                                                Editado pela última vez por rubenvalente; 18 August 2009, 04:18.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ainda bem que o clio não presta... mas já é pelo menos a 2ª ou 3ª vez que o vejo em comparativos com segmentos superiores e carros 10 mil€ mais caros...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O cx do Clio RS é de 0,35

                                                    O cx do Civic EP3, era de 0,33

                                                    O cx do Civic Type R actual é de 0,31

                                                    O cx do Golf V GTI é de 0,33
                                                    Editado pela última vez por nto; 18 August 2009, 10:14.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                                                      Ainda bem que o clio não presta... mas já é pelo menos a 2ª ou 3ª vez que o vejo em comparativos com segmentos superiores e carros 10 mil€ mais caros...
                                                      pobre clio... o eterno "underdog".

                                                      Parece que por aqui é só meninos da VDG!

                                                      Qual o problema de dar "apenas" 225km/h?

                                                      Pelo que tenho lido, o novo Clio RS, tá mais próximo da perfeição. Com o restyling, recebeu uns upgrades ao nivel da suspensão, e agora, tal como o Megane, também traz um "revoknucle", que permite manter as rodas da frente na posição ideal, durante um leque mais alargado de utilização, especialmente nas curvas, conseguindo melhor tracção e menos torque-steer.

                                                      O motor também disponibiliza mais binário, sobretudo em baixas (um ponto fraco do anterior), ajudados por uma caixa mais curta em 1ª, 2ª e 3ª.

                                                      A direcção também é mais directa, e ainda trouxe beneficios a nivel de feeling.

                                                      E se juntarmos a versão CUP, vamos mais rasteirinhos e com menos 4 dezenas de quilos, aproximadamente,

                                                      Ou seja, todo o trabalho desenvolvido para dar mais envolvência na condução, sobretudo onde interessa, isto é, nas curvas e aqui o pessoal a discutir velocidades máximas.... eh pá, não há pachorra

                                                      Já agora, cá em Portugal, o Clio RS vende-se apenas na versão normal, ou também está disponivel a mais hardcore versão CUP?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                                                        Espera, deixa-me ver se eu percebi:

                                                        Peugeot 207 rc 175cv mais rápido e tem menos 25cv?!

                                                        207 rc: 0-100 km/h-7.10 s
                                                        Top speed-220 km/h

                                                        rs200: 0-100 km/h-6.90 s
                                                        Top speed -225 km/h

                                                        Fonte: Carfolio

                                                        O que o pessoal inventa com dor de cotovelo.
                                                        Ambos têm caixa curta, quer o type r quer o clio rs, agora resta saber o que se passa ai para o type r ter tanto velocidade máxima, mas cá para mim esses dados até estão errados, já que vêm de alguém que também disse que o 207 rc era mais rápido. Mostra as fontes.lol
                                                        Agora o RC é mais rápido. Quando saiu tinha uns míseros 215km/h.

                                                        O CTR com a mesma configuração de motor, a mesma potencia e mais peso é mais rápido, recupera melhor e tem mais ponta.

                                                        Se queres ver os dados vais ao site da Honda ou ao sitio onde foste ver esses e ves. Não foste porque não quiseste e é sempre melhor por o pessoal na duvida.

                                                        O RS não tem andamento para 200cv. É lento demais para isso. Provavelmente como sempre se falou, nem os tem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          o pessoal não pensa na aerodinâmica e desvaloriza-a MUITO.
                                                          olhem que um clio V6, com 255cv, tinha como velocidade máxima 233km/h... e uma aerodinâmica tipo parede.

                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                          O cx do Clio RS é de 0,35

                                                          O cx do Civic EP3, era de 0,33

                                                          O cx do Civic Type R actual é de 0,31

                                                          O cx do Golf V GTI é de 0,33
                                                          no clio v6, 0.37
                                                          Editado pela última vez por LuisCapelo; 18 August 2009, 10:20.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                            O Calibra é muito aerodinâmico, com CX = 0,26
                                                            o 2.0 Turbo não tem esse CX, o 2.0 NA 16V é que o tem ...
                                                            senão me engano o Turbo tem 0.28

                                                            Comentário

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