Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Eu...um 964... um novo homem

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Test-drive] Eu...um 964... um novo homem

    Simplesmente fantástico é como descrevo o quase incógnito 964, produto que passou numa das piores fases da Porsche.

    Tive a feliz oportunidade de experimentar um "vulgar" Carrera do ano de 1989 que penso que foi das primeiras unidades deste tipo 964.

    As emoções num Porsche deste género são únicas, para o bem e para o mal.
    Começando pelo mal, a posição de condução é algo fraca.
    Depois de ter colocado todos os comandos ao meu gosto, nunca consegui encontrar uma posição de condução 100% agradável.
    Reparei então que o volante e os pedais não estavam centrados, pormenor que pensava que era único do 930.
    No entanto foi um pormenor que não me deixou desagradado. É simplesmente menos bom, mas não seria por isso que ia deixar de aproveitar aquela tarde.

    Gostei muito do painel de instrumentos. Era muito oldschool, muito informativo e o tacómetro de grandes dimensões mesmo à nossa frente obriga-nos a desfrutar da subida de regime do motor.
    Parece que me hipnotizava olhar para ele de tão único que é.
    O resto da informação era excelente com a temperatura do óleo (e ausência da temperatura de água), pressão do óleo e ao que penso o nível do óleo.

    Os bancos eram minimamente confortáveis e os plásticos medianos.

    Os pedais eram brutos e a caixa pesada.
    Eram comandos que exigiam algum esforço. Acredito que o facto de ter 20 anos seja responsável pelo excesso de dureza, ainda assim, positivamente vejo era dureza como fazendo parte do espírito de um Porsche 964.
    Acredito até que mesmo em novo fosse algo rude.

    Passando à piece de resistance que é aquilo que fica "erradamente" atrás do eixo traseiro, tenho a dizer que poucas coisas no mundo me deram tanto gozo.

    A Porsche tem um nível de sonoridade muito distinto.
    Costuma ser algo agressivo e suave ao mesmo tempo.
    Qualquer 996 ou 997 tem uma veia agressiva e outra suave na sua sonoridade.

    Pois então, a este faltava-lhe esta veia suave.
    Mal rodei a chave senti algo que nunca tinha sentido até hoje.
    Foi um misto de alegria e nervosismo, complicado transcrever por palavras que não os próprios sentimentos por quem passa por algo semelhante.
    Já tive a oportunidade de "privar" um pouco com um 996, ainda que estático e esta sensação não se revelou desta forma. Ainda para mais era recém encartado, altura em que temos um certo frenesim por ter a carta na mão.

    Voltando ao 964, engrenada a primeira velocidade e tendo cuidado com o ponto de embraiagem (e que ponto!!), lá me comecei a deslocar.
    Escusado será dizer que o medo se apoderou de mim durante uns minutos, até começar a ganhar confiança.
    Deu desde logo para perceber que o feeling da direcção era qualquer coisa de fantástico; a caixa, ainda que não das mais precisas que já conduzi, foi a que melhores sensações me transmitiu. Talvez pelo calor do momento ou não, aquela caixa rude tinha o dom de me dar um prazer colossal ao fazer uma troca de velocidade.

    Confiança ganha e com a autorização (e insistência) do proprietário, lá fui fazer uma prova de dinâmica ao "velho" 964.
    Não sou nenhum mestre piloto nem para lá caminho, pelo menos nunca me senti como tal, mas este carro deixou transparecer o que de melhor eu tinha na condução.

    Acho que consegui retirar muito destes difíceis Porsche.
    Achei muito curiosa forma como o 911 rabeia de traseira numa curva mais pronunciada e/ou feita com mais provocação.
    Cometi o erro crasso de numa dada ocasião largar o acelerador em plena curva.
    Erro de principiante num Porsche que fez com que a traseira se desvairasse um pouco fora da trajectória, tendo sido corrigida logo de seguida com um toque naquela belíssima direcção e com...uma aceleradela.
    Penso que é este o tal temperamento de um Porsche com motor traseiro.
    Tendo aprendido com o erro, o resto das curvas foi sempre feito como manda a lei: trava antes da curva e acelera depois.
    Dito e feito, era uma sensação inigualável.
    O rugido daquele 3,6L boxer em plena curva quando já estamos nos pícaros é a cereja no topo do bolo.

    Não fui até à AE, ainda que ela lá estivesse próxima.
    A velocidade é para mim um género de afrodisíaco, mas as curvas são onde consigo atingir o clímax.

    Pouco tenho mais a dizer, por ventura poderei lembrar-me de mais alguma coisa, mas para já é tudo.

    Acredito que a minha experiência de 2h ou 2h30m seja algo curta, mas ao que aprendi, ao que vi, ao que senti, pareceu uma eternidade.

    Abraço.
    Editado pela última vez por MadDragon; 04 September 2009, 10:44.

    #2
    Devem ter sido uns belos momentos!
    Isso da posição de condução é mesmo assim. É um "mal" de todos os 911 até ao 993. Quanto à sonoridade bem..... é um air cooled e não há mais nada a dizer!
    Salvo erro esse 964 não tem DA. Sendo de 89 era um Carrera 4! Certo?

    Comentário


      #3
      Só eu é que não tenho amigos para me deixarem dar umas voltas nos carochas deles... XD

      Comentário


        #4
        Eh Eh sortudo

        Porsche POWA!

        Comentário


          #5
          Parabéns pela experiencia e pelo relato.

          Comentário


            #6
            É incrivel como um "velhinho" 964, com 20 anos consegue transmitir sensações como as descrevidas pelo amigo MadDragon

            E a verdade é que ainda hoje faz virar cabeças


            Nunca andei, nem à pendura, num Porsche E logo eu que os aprecio tanto

            Espero não ter que esperar pelo "meu" para o fazer (o que não vai ser tão cedo, vou ter outro tipo de prioridades e obrigações nos próximos anos... Ora bem, Z3M Coupe, 993... Isto vai ser complicado mas com tempo lá chego)

            Comentário


              #7


              Comentário


                #8
                Pra mim o 911 é um bocado: Quanto mais antigo melhor.

                Por isso a comprar um 911, só mesmo para clássico/diversão/2º ou 3º carro, tinha que ser um 964 ou um 993

                Comentário


                  #9
                  E que tal o motor em termos de prestações ou por outra, é sempre cheio...sobe rápido de rotação...etc...?!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                    Devem ter sido uns belos momentos!
                    Isso da posição de condução é mesmo assim. É um "mal" de todos os 911 até ao 993. Quanto à sonoridade bem..... é um air cooled e não há mais nada a dizer!
                    Salvo erro esse 964 não tem DA. Sendo de 89 era um Carrera 4! Certo?
                    No que diz respeito à posição sempre pensei que fosse problema apenas exclusivo do 930.
                    Estive a pesquisar e até o 901 tinha este problema, tendo o 993 sido o último com esta característica.
                    Sempre a aprender.

                    Este 964 não tinha direcção assistida (ainda bem), mas sei que o 964 foi o primeiro a tê-la, bom como ABS que, sinceramente, não me pareceu que tivesse.
                    Posso estar enganado pois não sei até que ponto o ABS era de série.

                    Quanto a ser Carera 4, não me parece que fosse.
                    Por acaso nem perdi tempo a ler o que dizia atrás na porta do motor, mas a condução nada tinha a ver com um AWD.

                    FAzendo um pouco mais de pesquisa, vi que em 1989 só haviam Carrera 2...o que me leva a crer que, ou esta informação está errada, ou o carro não era de 1989.

                    Agora, Carrera 4 não era quase de certeza absoluta.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                      E que tal o motor em termos de prestações ou por outra, é sempre cheio...sobe rápido de rotação...etc...?!
                      É basicamente sempre cheio.
                      Digo basicamente pois não tem aquele temperamento "explosivo" que costumo apreciar, nomeadamente de automóveis a carburador.
                      Por exemplo, em baixas rotações, mesmo baixas (1500rpm +-), carrega-se no acelerador e desenvolve, mas nada de muitissimo especial.
                      È como que o motor se embrulhasse um pouco antes de acordar. Não tem aquelas fisgadas de potência inicial que alguns têm.
                      Mas, logo a seguir, as nossas costas começam a ficar cada vez mais coladas ao banco até que perto das 6000rpm ainda continuamos a ter uma dose de G's no corpo considerável.
                      Achei um motor com muito pulmão. E estamos a falar do motor de entrada de gama.
                      E sim, sobe muito bem de rotação.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                        Pra mim o 911 é um bocado: Quanto mais antigo melhor.

                        Por isso a comprar um 911, só mesmo para clássico/diversão/2º ou 3º carro, tinha que ser um 964 ou um 993
                        Cuidado que os 964 e 993 exigem uma manutenção bem mais cara do que um 996 por exemplo.
                        Isto foi-me dito por alguém que trabalha na Porsche e confirmado pelo proprietário deste 964.
                        No entanto, o senhor que trabalha na Porche disse-me uma vez que o 993 deve ter sido dos porsche mais fiáveis de sempre. O 964 é também ele muito bom neste aspecto.
                        No reverso da medalha, falou dos 996 cujas primeiras unidades dos 2 ou 3 primeiros anos tinham problemas e era muito comum estas unidades já andarem a circular com 2ºs motores.

                        Agora, que os air cooled têm outra mística, lá isso têm.
                        Compreendo bem os aficionados da Porsche que ficaram desiludidos com o aparecimento do 996.
                        Acho que um air cooled tem muito de especial, principalmente no que toca ao som.
                        Uma pessoa sabe que ali está um Porsche, mas sente que nada tem a ver com um Porsche contemporâneo.
                        Eu a comprar um Porsche também tentaria ir para os clássicos, mas não um 993 pois é muito caro (sobrevalorizado dizem alguns).

                        Comentário


                          #13
                          Conduzir um Porsche seja ele qual for é sempre um evento para um apreciador de automóveis.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                            Pra mim o 911 é um bocado: Quanto mais antigo melhor.

                            Por isso a comprar um 911, só mesmo para clássico/diversão/2º ou 3º carro, tinha que ser um 964 ou um 993

                            Plenamente de acordo, também para mim é assim!

                            Não é que não goste dos actuais, mas estes antigos são qualquer coisinha!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                              No que diz respeito à posição sempre pensei que fosse problema apenas exclusivo do 930.
                              Estive a pesquisar e até o 901 tinha este problema, tendo o 993 sido o último com esta característica.
                              Sempre a aprender.


                              Este 964 não tinha direcção assistida (ainda bem), mas sei que o 964 foi o primeiro a tê-la, bom como ABS que, sinceramente, não me pareceu que tivesse.
                              Posso estar enganado pois não sei até que ponto o ABS era de série.

                              Quanto a ser Carera 4, não me parece que fosse.
                              Por acaso nem perdi tempo a ler o que dizia atrás na porta do motor, mas a condução nada tinha a ver com um AWD.

                              FAzendo um pouco mais de pesquisa, vi que em 1989 só haviam Carrera 2...o que me leva a crer que, ou esta informação está errada, ou o carro não era de 1989.

                              Agora, Carrera 4 não era quase de certeza absoluta.
                              É normal que aconteça.
                              Do 901 ao 993, falamos sempre da mesma base.
                              As evoluções que houveram, focaram-se no geral, nas distâncias entre-eixos, e no posicionamento do motor, que foi se aproximando cada vez mais do eixo traseiro.
                              Mas a estrutura base é a mesma.
                              Não admira que caracteristicas tipicas do 911, como a posição de condução se tenham mantido basicamente inalteradas ao longo de 3 décadas.

                              Só com o 996 é que obtivemos, pela primeira vez, um 911 integralmente novo, criado de raíz, depois do 911 original.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                É basicamente sempre cheio.
                                Digo basicamente pois não tem aquele temperamento "explosivo" que costumo apreciar, nomeadamente de automóveis a carburador.
                                Por exemplo, em baixas rotações, mesmo baixas (1500rpm +-), carrega-se no acelerador e desenvolve, mas nada de muitíssimo especial.
                                È como que o motor se embrulhasse um pouco antes de acordar. Não tem aquelas fisgadas de potência inicial que alguns têm.
                                Mas, logo a seguir, as nossas costas começam a ficar cada vez mais coladas ao banco até que perto das 6000rpm ainda continuamos a ter uma dose de G's no corpo considerável.
                                Achei um motor com muito pulmão. E estamos a falar do motor de entrada de gama.
                                E sim, sobe muito bem de rotação.
                                Obrigado por esta excelente descrição.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Conduzir um Porsche seja ele qual for é sempre um evento para um apreciador de automóveis.
                                  É verdade! E graças a um certo "vtili7ador" deste fórum já tive esse prazer!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por OTony Ver Post



                                    Ó Tony, estes carros estão fantásticos, excelentes fotos.

                                    Como o amigo v7 dizia conduzir qualquer Porsche (sim até um Cayenne) é um evento para um apreciador de automóveis, são carros muitooo especiais.
                                    é das poucas (ou única) marcas que sou aficcionado

                                    Comentário


                                      #19

                                      F*cking Ass! (apesar de ser um Turbo)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Conduzir um Porsche seja ele qual for é sempre um evento para um apreciador de automóveis.
                                        Sem duvida.

                                        Um amigo tem um de 88 modelo anterior a esse, com o motor 3.2, e é sem duvida uma experiência a passar para quem gosta de carros.

                                        É tudo duro, à homem!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por OTony Ver Post
                                          É incrivel como um "velhinho" 964, com 20 anos consegue transmitir sensações como as descrevidas pelo amigo MadDragon

                                          E a verdade é que ainda hoje faz virar cabeças


                                          Nunca andei, nem à pendura, num Porsche E logo eu que os aprecio tanto

                                          Espero não ter que esperar pelo "meu" para o fazer (o que não vai ser tão cedo, vou ter outro tipo de prioridades e obrigações nos próximos anos... Ora bem, Z3M Coupe, 993... Isto vai ser complicado mas com tempo lá chego)
                                          Também não tive a felicidade de conduzir um Porsche mas já andei a boleia(2x) num modelo que não me lembro qual, mas sei que é daqueles mais "retangulares". O pai de um colega meu de escola que na altura trabalhava na Porsche foi buscar o filho a escola e deu-me boleia juntamente com outro colega nosso. Simplesmente fantástico a acelaração do bicho.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                            Ó Tony, estes carros estão fantásticos, excelentes fotos.

                                            Como o amigo v7 dizia conduzir qualquer Porsche (sim até um Cayenne) é um evento para um apreciador de automóveis, são carros muitooo especiais.
                                            é das poucas (ou única) marcas que sou aficcionado
                                            Na minha opinião, isso é um pouquinho exagerado.

                                            Há Porsche e Porsche... Pegando no teu exemplo, é uma experiência de condução interessante, mas longe de ser assim tão apaixonante e/ou memorável.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por OTony Ver Post
                                              E a verdade é que ainda hoje faz virar cabeças
                                              Se esse não fizesse, também os actuais não fariam...estamos a falar dos 911...estetica sempre igual...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Confesso que com o contacto que tive com este 964, a chama Porsche reacendeu-se mais uma vez dentro de mim.
                                                Há muitos anos atrás eu adorava a Porsche. Era das minhas eleitas, mas com o passar do tempo essa paixão esvaneceu-se.
                                                Não sei se foi por ter descoberto algo que me admirasse mais, se foi pela linha de produtos Porsche com a qual não me identificava (está a mudar), ou se pelo que foi.
                                                O que é certo é que este 964 fez com que a chama se acendesse novamente e fez-me lembrar tudo aquilo que a Porsche já foi e o porquê de ter sido uma das minhas favoritas em puto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                  Ó Tony, estes carros estão fantásticos, excelentes fotos.

                                                  Como o amigo v7 dizia conduzir qualquer Porsche (sim até um Cayenne) é um evento para um apreciador de automóveis, são carros muitooo especiais.
                                                  é das poucas (ou única) marcas que sou aficcionado
                                                  Não me parece que um Cayenne seja uma experiência do outro mundo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                    Confesso que com o contacto que tive com este 964, a chama Porsche reacendeu-se mais uma vez dentro de mim.
                                                    Há muitos anos atrás eu adorava a Porsche. Era das minhas eleitas, mas com o passar do tempo essa paixão esvaneceu-se.
                                                    Não sei se foi por ter descoberto algo que me admirasse mais, se foi pela linha de produtos Porsche com a qual não me identificava (está a mudar), ou se pelo que foi.
                                                    O que é certo é que este 964 fez com que a chama se acendesse novamente e fez-me lembrar tudo aquilo que a Porsche já foi e o porquê de ter sido uma das minhas favoritas em puto.
                                                    Pois !!

                                                    identifico-me com as tuas palavras. Nos últimos anos tenho tido a sorte de conduzir algumas máquinas desta marca e cada um à sua maneira são máquinas fenomenais.

                                                    Uma coisa curiosa é que todos os que conduzi têm bastante em comum, a sua condução tem vários pontos de semelhança.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Pois !!

                                                      identifico-me com as tuas palavras. Nos últimos anos tenho tido a sorte de conduzir algumas máquinas desta marca e cada um à sua maneira são máquinas fenomenais.

                                                      Uma coisa curiosa é que todos os que conduzi têm bastante em comum, a sua condução tem vários pontos de semelhança.
                                                      Acredito que a receita seja sempre a mesma.
                                                      Acredito que com olhos vendados uma pessoa consiga distinguir sempre um Porsche de outra marca qualquer, seja o modelo que for.

                                                      O meu contacto dinâmico com um Porsche resume-se a muito pouco, tendo sido apenas com este 964 (que me lembre).
                                                      Já estático tive com o 996 e 986, este último desligado.
                                                      No entanto, em qualquer um deles a receita, por exemplo, do interior, é semelhante.
                                                      É uma identidade muito forte.

                                                      Neste 964 pude finalmente ver que as palavras dos conhecedores eram verdadeiras.
                                                      Os Porsche (nomeadamente os 911) têm uma condução muito peculiar.
                                                      Única até.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                        Não me parece que um Cayenne seja uma experiência do outro mundo.
                                                        obviamente que um Cayenne é um exagero em especial as versões de entrada... incluindo o "sujo" diesel.
                                                        No entanto um Turbo S deve ser uma experiência deveras interessante. Ver um paquiderme de +2 Ton a mexer-se aquela velocidade deve ser brutal.

                                                        Mas claro que um 911 é sempre um 911, mesmo o que tu não gostas 996... (acho que se conduzisses um 996 ficarias com uma impressão diferente... but it's just a guess)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                          É normal que aconteça.
                                                          Do 901 ao 993, falamos sempre da mesma base.
                                                          As evoluções que houveram, focaram-se no geral, nas distâncias entre-eixos, e no posicionamento do motor, que foi se aproximando cada vez mais do eixo traseiro.
                                                          Mas a estrutura base é a mesma.
                                                          Não admira que caracteristicas tipicas do 911, como a posição de condução se tenham mantido basicamente inalteradas ao longo de 3 décadas.

                                                          Só com o 996 é que obtivemos, pela primeira vez, um 911 integralmente novo, criado de raíz, depois do 911 original.
                                                          Interessante. Apesar de gostar do 996 (sou dos poucos eu sei), penso que há uma diferença clara entre o mkI e mkII, o mtor é quase todo novo, e as pequenas diferenças estéticas tornaram o 996 mkII mto mais apelativo.
                                                          Concordas?

                                                          O 997 é então a evolução do 996, a base é a mesma?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            por acaso aqui ha uns anos podia ter dado umas voltas num, mas no dia esta a chover e como o meu kit de unhas nao é nada de especial deixei-me estar quietinho antes que...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X