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Grupo B vs F1

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    Grupo B vs F1

    "O desempenho do Grupo B era impressionante: com motores de mais de 500 cv e peso inferior a uma tonelada, alguns modelos chegavam a ter menos de 2 kg/cv de relação peso-potência. Na temporada de 1986, o finlandês Henri Toivonen cobriu uma volta do circuito português de Estoril em 1min18s1 -- como comparação, Ayrton Senna fez a pole-position no mesmo circuito, no GP de Fórmula 1 daquele ano, em 1min16s7. E o Lancia Delta S4 de Toivonen levava um co-piloto..."

    Acham isto possivel ? ou seja acham que em 86 um Grupo B de rallye era mais rápido que mais de metade dos F1 ?

    #2
    eu ja acredito em td

    Comentário


      #3
      os F1 são trambolhos aerodinámicos..
      não me admirava nada.
      ld

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        #4
        nao me parece que seja verdade, um f1 alem de mais aerodinamico tem toda uma preparacao especifica para pista.

        Comentário


          #5
          Não meterem lá uma edição do audi quattro que tinha 700 a 1000cvs.... essa ai et ui ui.

          Os F1´s são trambolhos aerodinamicos, mas olha que um GrupoB não deve ser menos.

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            #6
            citação:Originalmente colocada por pipiland

            nao me parece que seja verdade, um f1 alem de mais aerodinamico tem toda uma preparacao especifica para pista.
            ora aí é que tu te enganas....
            a resistência ao ar de um F1, não tenho a menor dúvida que seja muito superior a um qualquer carro comum...
            o que os F1 têm é o aproveitamento e canalização do ar de forma a 'colar' o carro ao chão.

            são coisas diferentes.

            ld

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              #7
              citação:Originalmente colocada por Shark

              Não meterem lá uma edição do audi quattro que tinha 700 a 1000cvs.... essa ai et ui ui.

              Os F1´s são trambolhos aerodinamicos, mas olha que um GrupoB não deve ser menos.
              os grupo B eram, na altura, muito quadrados.
              mas em relação à asa traseira de um F1 e mesmo em relação às rodas, um grupo B é uma bailarina à beira de um gordo de 150kg a fazer ballet.

              ld

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Shark

                Não meterem lá uma edição do audi quattro que tinha 700 a 1000cvs.... essa ai et ui ui.

                Os F1´s são trambolhos aerodinamicos, mas olha que um GrupoB não deve ser menos.
                Ainda me vais dizer qual o carro de estrada melhor que um F1!!!
                Quanto a volta do Toivonen, existem várias versões...Agora falta saber qual a verdadeira! Mas o S4 com o Toivonen era simplesmente fenomenal!

                Comentário


                  #9
                  Um Gr.B poderia ser mais rápido que um F1 da época dependendo do piloto. O Toivonen morreu sem saber o significado da palavra travão.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por v7

                    "O desempenho do Grupo B era impressionante: com motores de mais de 500 cv e peso inferior a uma tonelada, alguns modelos chegavam a ter menos de 2 kg/cv de relação peso-potência. Na temporada de 1986, o finlandês Henri Toivonen cobriu uma volta do circuito português de Estoril em 1min18s1 -- como comparação, Ayrton Senna fez a pole-position no mesmo circuito, no GP de Fórmula 1 daquele ano, em 1min16s7. E o Lancia Delta S4 de Toivonen levava um co-piloto..."

                    Acham isto possivel ? ou seja acham que em 86 um Grupo B de rallye era mais rápido que mais de metade dos F1 ?
                    Claro que acho possivel. Até porque está documentado. É um facto.
                    Mas também já se passaram 20 anos. Muita coisa evoluiu desde esses tempos.

                    Só para ter uma ideia, quando o Pedro Matos Chaves conduzia o Corolla WRC, ele conseguia tempos na casa dos 3 seg dos 0-100 em terra. E são carros mais pesados e com menos cavalos.
                    Tem mais a ver como se usa a força disponivel.

                    De qualquer maneira, era necessário menos restrições aos carros de WRC para ficarem com andamentos próximos dos F1 actuais.
                    Com o poder de tracção dos WRC actuais, acredito que ainda pudessem causar um levantar de sobrancelhas aos homens da F1

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Jota17

                      citação:Originalmente colocada por Shark

                      Não meterem lá uma edição do audi quattro que tinha 700 a 1000cvs.... essa ai et ui ui.

                      Os F1´s são trambolhos aerodinamicos, mas olha que um GrupoB não deve ser menos.
                      Ainda me vais dizer qual o carro de estrada melhor que um F1!!!
                      Quanto a volta do Toivonen, existem várias versões...Agora falta saber qual a verdadeira! Mas o S4 com o Toivonen era simplesmente fenomenal!

                      aerodinamicamente?
                      qualquer carro de estrada faz MUITO menos resistência ao ar do que um F1.
                      mas um F1 é muito mais eficiente aerodinamicamente.
                      ate porque os caminhs são opostos.
                      enquanto num carro normal procura-se fazer com que o ar não 'dê por ele', um F1 usa-o para se colar à estrada.
                      nem é comparável.
                      mas um carro normal é, em termos objectivos, mais ´suave' no contacto com o ar..

                      ld

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por c r a s h

                        citação:Originalmente colocada por v7

                        "O desempenho do Grupo B era impressionante: com motores de mais de 500 cv e peso inferior a uma tonelada, alguns modelos chegavam a ter menos de 2 kg/cv de relação peso-potência. Na temporada de 1986, o finlandês Henri Toivonen cobriu uma volta do circuito português de Estoril em 1min18s1 -- como comparação, Ayrton Senna fez a pole-position no mesmo circuito, no GP de Fórmula 1 daquele ano, em 1min16s7. E o Lancia Delta S4 de Toivonen levava um co-piloto..."

                        Acham isto possivel ? ou seja acham que em 86 um Grupo B de rallye era mais rápido que mais de metade dos F1 ?
                        Claro que acho possivel. Até porque está documentado. É um facto.
                        Mas também já se passaram 20 anos. Muita coisa evoluiu desde esses tempos.

                        Só para ter uma ideia, quando o Pedro Matos Chaves conduzia o Corolla WRC, ele conseguia tempos na casa dos 3 seg dos 0-100 em terra. E são carros mais pesados e com menos cavalos.
                        Tem mais a ver como se usa a força disponivel.

                        De qualquer maneira, era necessário menos restrições aos carros de WRC para ficarem com andamentos próximos dos F1 actuais.
                        Com o poder de tracção dos WRC actuais, acredito que ainda pudessem causar um levantar de sobrancelhas aos homens da F1
                        ora nem mais.
                        é por essas 'restrições' que um veyron é mais rápido que um F1.
                        é muito mais aerodinámico.
                        não é tão eficiente como um F1, mas, como disse, é mais 'suave' no contacto com o ar.
                        ld

                        Comentário


                          #13
                          não quero imaginar as velocidade que um F1 conseguiria atingir se não houvessem regulamentos.
                          não conseguiriam era fazer as curvas e até podiam levantar vôo..
                          mas em velocidade de ponta.....uiui.....

                          ld

                          Comentário


                            #14

                            citação:

                            ora nem mais.
                            é por essas 'restrições' que um veyron é mais rápido que um F1.
                            é muito mais aerodinámico.
                            não é tão eficiente como um F1, mas, como disse, é mais 'suave' no contacto com o ar.
                            ld
                            Estas a contradizer-te! Um veyron à beira de um F1 perde em todos os campos! Numa pista, em comparação, é cilindrado!

                            Comentário


                              #15
                              É possível, e foi verídico. Toivonen seria 6º na grelha de partida, e na época ainda existiam motores de qualificação.

                              Comentário


                                #16
                                Eu acho que algo deve estar mal, pois num circuito como os de F1, os F1 têm aerodinamicas e afinacoes que considero inatingiveis por um B e que nao conseguem ser compensadas por motors mais potentes nos B. Gostava de ter uma comparacao de velocidade no Appex...

                                Comentário


                                  #17
                                  E na altura os f1 eram turbinados :D.

                                  Não te esqueças que um carro de rallye do grupo B era assim (palavras do henry toivonen):

                                  Imagine estar num semaforo e levar com 1 carro por tras a 100 km/h. Era isto que se passava num grupo B sempre que se acelerava

                                  Comentário


                                    #18
                                    Aconteceu algo assim no outro lado do atlântico.
                                    Já não me recordo se foi na IRL ou na CART.

                                    Na oval de Texas, há coisa de 2, 3 anos tiveram que cancelar a corrida, porque nos treinos verificou-se que todos os pilotos saíam dos carros com tonturas, enjoos, visão desfocada.
                                    Depois de analisar os casos, reparam que durante maior parte do circuito, os pilotos tinham que suportar sempre mais de 3G, chegando em algumas partes do circuito a 5G.

                                    O problema não estava nos valores, mas na duração em que eles eram exercidos no corpo.
                                    O poder aerodinâmico e de tracção das máquinas suplantou a capacidade fisica humana.

                                    É bom que haja limites, porque seria demasiado fácil suplantar a capacidade do corpo humano.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Superfast

                                      E na altura os f1 eram turbinados :D.

                                      Não te esqueças que um carro de rallye do grupo B era assim (palavras do henry toivonen):

                                      Imagine estar num semaforo e levar com 1 carro por tras a 100 km/h. Era isto que se passava num grupo B sempre que se acelerava

                                      Ahhhh, the good old days!!!
                                      E só de saber que a Lancia já testava sucessores para o S4 com 1000cv e ainda mais leve.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por michaelreznor

                                        os F1 são trambolhos aerodinámicos..
                                        não me admirava nada.
                                        ld
                                        Isso é verdade, em algumas pistas o Cx. chega a ultrapassar a unidade.... enquanto um carro comum tem um Cx. de 0,30.
                                        A vantagem dos F1 é a pequena secção, senão o arrasto seria ainda muito maior!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vocês estão a esquecer um factor importante, esse S4 tinha que arquitectura de trasmissão/tracção ? ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acho que por mais rápido que fosse o S4 não se podia aproximar tanto de um F1, afinal se compararmos um tempo de um turismo com um formula chegamos sempre à conclusão que os formula (mesmo as formulas mais básicas) são devastadoramente rapidos ao nivel dos turismos com o dobro da potência.

                                            Creio que o episódeo que se relata deverá ter sido utilizando alguma variante do autódromo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              ISSO DOS TEMPOS EM 86 É MENTIRA. SE ALGUEM KISER EU TENHO + DE 5 RAZOES.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Jota17


                                                citação:

                                                ora nem mais.
                                                é por essas 'restrições' que um veyron é mais rápido que um F1.
                                                é muito mais aerodinámico.
                                                não é tão eficiente como um F1, mas, como disse, é mais 'suave' no contacto com o ar.
                                                ld
                                                Estas a contradizer-te! Um veyron à beira de um F1 perde em todos os campos! Numa pista, em comparação, é cilindrado!
                                                nada de contradições....
                                                um veyron seria cilindrado em eficácia a curvar e por ser mais pesado, nunca por não ser mais aerodinámico que o F1;)

                                                ld

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por 3com

                                                  citação:Originalmente colocada por michaelreznor

                                                  os F1 são trambolhos aerodinámicos..
                                                  não me admirava nada.
                                                  ld
                                                  Isso é verdade, em algumas pistas o Cx. chega a ultrapassar a unidade.... enquanto um carro comum tem um Cx. de 0,30.
                                                  A vantagem dos F1 é a pequena secção, senão o arrasto seria ainda muito maior!
                                                  ora nem mais;)

                                                  ld

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    mas de qualquer das maneiras a velocidade em curva dum f1 será sempre muito superior à de qualquer grupoB, pois essa força aerodinâmica que o cola ao chão deixa-o curvar a velocidades loucas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                                      mas de qualquer das maneiras a velocidade em curva dum f1 será sempre muito superior à de qualquer grupoB, pois essa força aerodinâmica que o cola ao chão deixa-o curvar a velocidades loucas.
                                                      só que, suponho eu apenas, a velocidade de saída de curva seria superior no carro de grupo B.4 rodas motrizes e tal..
                                                      e atenuaria a diferença.
                                                      não sei...

                                                      ld

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por raines

                                                        ISSO DOS TEMPOS EM 86 É MENTIRA. SE ALGUEM KISER EU TENHO + DE 5 RAZOES.
                                                        Ok ;) escusas é de por assim tao grande as letras

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por michaelreznor

                                                          citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                                          mas de qualquer das maneiras a velocidade em curva dum f1 será sempre muito superior à de qualquer grupoB, pois essa força aerodinâmica que o cola ao chão deixa-o curvar a velocidades loucas.
                                                          só que, suponho eu apenas, a velocidade de saída de curva seria superior no carro de grupo B.4 rodas motrizes e tal..
                                                          e atenuaria a diferença.
                                                          não sei...

                                                          ld
                                                          mas olha que as diferenças são brutais.;)

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por herpez

                                                            citação:Originalmente colocada por raines

                                                            ISSO DOS TEMPOS EM 86 É MENTIRA. SE ALGUEM KISER EU TENHO + DE 5 RAZOES.
                                                            Ok ;) escusas é de por assim tao grande as letras
                                                            põe é as razões:D

                                                            ld

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