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Acordo para introdução no mercado em 2015 de veículos de células de combustível

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    [Mercado] Acordo para introdução no mercado em 2015 de veículos de células de combustível

    AUTOMOBILE MANUFACTURERS STICK UP FOR ELECTRIC VEHICLES WITH FUEL CELL

    This is a joint release of Daimler, Ford, GM/Opel, Honda, Hyundai/Kia, Renault, Nissan and Toyota

    9th September 2009

    Letter of Understanding on electric vehicles with fuel cell development and market introduction signed

    September 2009, 9th - Stuttgart - Today, Daimler AG announced that the leading vehicle manufacturers in fuel cell technology - Daimler AG, Ford Motor Company, General Motors Corporation/Opel, Honda Motor Co., Ltd., Hyundai Motor Company, Kia Motors Corporation, the alliance Renault SA and Nissan Motor Corporation and Toyota Motor Corporation - gave a joint statement to the development and market introduction of electric vehicles with fuel cells with a Letter of Understanding (LoU). These companies have built up remarkable know-how in fuel cell technology and thus, the signing marks a major step towards the serial production of such locally emission-free vehicles.

    The signing automobile manufacturers strongly anticipate that from 2015 onwards a quite significant number of electric vehicles with fuel cell could be commercialised. This number is aimed at a few hundred thousand units over life cycle on a worldwide basis. As every vehicle manufacturer will implement its own specific production and commercial strategies as well as timelines, commercialisation of electric vehicles with fuel cells may occur earlier than in the above-mentioned expected year.

    Road traffic has been steadily increasing in recent years and vehicle ownership is expected to grow. As a result, there will be increased priority on low and zero emission vehicles and an increase in overall CO2 reduction goals. Over the last decade, governments, car manufacturers and the energy sector have given special attention to the introduction of hydrogen as a fuel for road transport as a priority option to reach several goals associated with emission management and CO2 reduction. Current demonstration projects involving fuel retail companies, utility providers and engineering companies have shown that the production, storage, transportation and deployment of efficient equipment for hydrogen as a fuel are technically feasible.

    In order to ensure a successful market introduction of electric vehicles with fuel cells, a hydrogen infrastructure has to be built up with sufficient density. The network is required by 2015 and should be built-up from metropolitan areas via corridors into area-wide coverage. The signing manufacturers strongly support the idea of building-up a hydrogen infrastructure in Europe, with Germany as regional starting point and at the same time developing similar concepts for the market penetration of hydrogen infrastructure in other regions of the world, including the USA, Japan and Korea as further starting points.
    Fonte: Honda

    Excelente notícia.

    #2
    Então se já vamos ter vários carros eléctricos a baterias já para o ano, não vejo aonde é que isto seja grande noticia.

    Os custos de produzir um carro a hidrogénio é várias vezes superior a um carro com baterias.

    Um carro a baterias pode ser carregado em casa numa tomada e um carro a hidrogénio tem que abastecer nas bombas.

    Eu só gostava de saber quanto é que as companhias petrolíferas (prováveis detentores de futuras cadeias de distribuições de hidrogénio) andam a pagar a pessoas com poder de decisão para continuarem a pôr de pé esta história do hidrogénio...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
      Então se já vamos ter vários carros eléctricos a baterias já para o ano, não vejo aonde é que isto seja grande noticia.

      Os custos de produzir um carro a hidrogénio é várias vezes superior a um carro com baterias.

      Um carro a baterias pode ser carregado em casa numa tomada e um carro a hidrogénio tem que abastecer nas bombas.

      Eu só gostava de saber quanto é que as companhias petrolíferas (prováveis detentores de futuras cadeias de distribuições de hidrogénio) andam a pagar a pessoas com poder de decisão para continuarem a pôr de pé esta história do hidrogénio...
      As baterias, para já, ainda têm pouca autonomia.
      Mas acho que o principal a reter é que no futuro vamos ter carros eléctricos que vão buscar a sua energia a diferentes fontes. Podem ser carregados em casa ou no trabalho, podem ter tanques cheios de H2, podem ter motores de combustão como extensores de autonomia (e o interessante seria com biocombustíveis "não-alimentares").
      Resumindo, vai criar concorrência: a quanto é que está o kilo do H2? Tá caro, olhe que ali em baixo o litro de gasóleo tá mais barato e eu às tantas vou mas é a casa carregar o carro...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por cuica Ver Post
        As baterias, para já, ainda têm pouca autonomia.
        E os carros a hidrogénio também...

        Não vejo uma única vantagem que seja dos carros a hidrogénio relativamente aos carros com baterias de lítio

        Reparem que os carros a hidrogénio:
        • Serão mais caros;
        • O depósito de hidrogénio será enorme;
        • O armazenamento e abastecimento serão caros e perigosos;
        • Não dá para carregar em casa;
        • A autonomia é semelhante;
        • Ficamos dependentes na mesma de uma rede de abastecimento de combustível;

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          E os carros a hidrogénio também...

          Não vejo uma única vantagem que seja dos carros a hidrogénio relativamente aos carros com baterias de lítio

          Reparem que os carros a hidrogénio:
          • Serão mais caros;
          • O depósito de hidrogénio será enorme;
          • O armazenamento e abastecimento serão caros e perigosos;
          • Não dá para carregar em casa;
          • A autonomia é semelhante;
          • Ficamos dependentes na mesma de uma rede de abastecimento de combustível;

          Curioso, não entendi o abastecimento ser perigoso!!! Autonomia é semelhante a quem? Rede de Abastecimento!!!

          O produzir hidrogenio é muito simples, já houve veiculos a Hidrogénio em Portugal em 1920 e poucos!!!
          A questão do Hidrogenio é só uma, mas muito importante, como armazená-lo? È que a maior parte das vezes que tentam armazenar Hidrogenio por processos convencionais quando vão para ir buscá-lo não está lá nada!!!
          No dia que se consiga criar uma tecnologia que permita armazenar Hidrogenio facilmente, este tipo de veiculos são de longe a melhor solução, não poluem e materia prima para criar hidrogenio existe em largas quantidades.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
            e materia prima para criar hidrogenio existe em largas quantidades.
            Se te estás a referir à água (electrólise), faz aí uma pesquisa sobre a eficiência energética da electrólise E depois ainda é preciso comprimi-lo ou arrefecê-lo... é um processo muito pouco eficiente.

            Mais vale pegar nessa electricidade e carregar uma bateria de lítio

            Comentário


              #7
              As baterias de lítio são altamente poluidoras

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pedro65 Ver Post
                As baterias de lítio são altamente poluidoras
                Não são nada, isso é um mito. As de Niquel cádmio é que são muito poluidoras, assim como as antigas pilhas de mercúrio.

                Na realidade, são tão inofensivas para o meio ambiente que não haveria problema em deitá-las para o lixo comum... ver este artigo: http://blogs.computerworld.com/node/3285

                Onde é dito: "Lithium Ion batteries are classified by the federal government as non-hazardous waste and are safe for disposal in the normal municipal waste stream"

                Além disso, as baterias dos EVs serão sempre recicladas, tal como já acontece actualmente com as baterias de chumbo.
                Editado pela última vez por eu; 09 September 2009, 22:43.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  Não são nada, isso é um mito. As de Niquel cádmio é que são muito poluidoras, assim como as antigas pilhas de mercúrio.

                  Na realidade, são tão inofensivas para o meio ambiente que não haveria problema em deitá-las para o lixo comum... ver este artigo: Lithium ion batteries: High-tech's latest mountain of waste - Computerworld Blogs

                  Onde é dito: "Lithium Ion batteries are classified by the federal government as non-hazardous waste and are safe for disposal in the normal municipal waste stream"

                  Além disso, as baterias dos EVs serão sempre recicladas, tal como já acontece actualmente com as baterias de chumbo.

                  Mito!? Li um artigo que inclusivé tinha fotos das minas onde é retirado o minério para fabricar as pilhas de Litio, e num raio de vários KMs não nasce uma unica planta, depois esse minério é levado de barco para o outro lado do planeta, o que referiam que era um risco enorme de poluição, depois de tratado o minerio e transformado diziam muito bem do produto final!!!

                  Quanto à reciclagem das baterias de chumbo, digo só que não são absolutamente nada isentas de impacto ambiental.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                    Mito!? Li um artigo que inclusivé tinha fotos das minas onde é retirado o minério para fabricar as pilhas de Litio, e num raio de vários KMs não nasce uma unica planta,
                    E? Isso acontece na maior parte das minas, de vários metais diferentes. Mas gostava de ver esse artigo... tens links?

                    depois esse minério é levado de barco para o outro lado do planeta, o que referiam que era um risco enorme de poluição, depois de tratado o minerio e transformado diziam muito bem do produto final!!!
                    E o transporte de petróleo e outros materiais perigosos? Mas que visão parcial estás a ter sobre o lítio?

                    Quanto à reciclagem das baterias de chumbo, digo só que não são absolutamente nada isentas de impacto ambiental.
                    Mas é melhor reciclá-las que despejá-las em aterro..

                    Se queres impacto ambiental zero... só andando de bicicleta. Mas espera aí... a bicicleta é feita de metal... já vista as minas de ferro? E as tintas tóxicas que são usadas na bicicleta?

                    O melhor é... andar a pé. E nada de correr, para não emitir muito CO2.

                    (desculpa lá a ironia, não leves muito a peito )

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Se te estás a referir à água (electrólise), faz aí uma pesquisa sobre a eficiência energética da electrólise E depois ainda é preciso comprimi-lo ou arrefecê-lo... é um processo muito pouco eficiente.

                      Mais vale pegar nessa electricidade e carregar uma bateria de lítio



                      sobre isso deixo aqui um pequeno artigo de um projecto criado por um professor meu do secundário, claro que à escala laboratorial, mas com potencialidades prontas a serem testadas à escala industrial

                      este projecto envolve todos os anos alunos do 12º da area de quimica


                      http://www.portalh2.com.br/prtlh2/im...rtigos/a60.pdf

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Reparem que os carros a hidrogénio:
                        • Serão mais caros;
                        • O depósito de hidrogénio será enorme;
                        • O armazenamento e abastecimento serão caros e perigosos;
                        • Não dá para carregar em casa;
                        • A autonomia é semelhante;
                        • Ficamos dependentes na mesma de uma rede de abastecimento de combustível;
                        - não necessariamente, a tecnologia está a evoluir e a ficar mais barata.
                        - outra vez não, estão em estudo novos depósitos que funcionam como uma esponja, o H2 combina-se com uma estrutura molecular à base de nanotubos de carbono.
                        - nem por isso, por causa dos depósitos referidos acima vai ser difícil acontecer. A água (H2O) não arde nem explode em condições normais, apesar de poder ser queimada com recurso a laser.
                        - estão em estudo máquinas que fabricam H2 com energia solar (que podem ser colocadas em casa), a uma cadência que permite encher o depósito depois de um dia de trabalho.
                        - os depósitos permitirão autonomias idênticas aos carros de agora.
                        - se tivesses lido o meu post todo, reparavas que disse que havia concorrência de fontes de energia...dependente do fornecimento estarás inequivocamente!!!!

                        Comentário


                          #13
                          Um veiculo a hidrogénio reduz as emissões em ambientes urbanos, mas no global há de dar no mesmo... Porque a maior parte do hidrogénio produzido é obtido a partir de combustíveis fosseis.

                          Depois há a questão dos rendimentos, transporte e armazenamento. No fim de tudo torna-se pouco apetecível comparando com o "barato e disponível" petroleo.

                          A conclusão que eu tiraria desse pequeno relatório é que se vivêssemos num mundo com excesso de energia, sem saber o que lhe fazer, então podíamos gasta-la na produção de hidrogénio.

                          Comentário


                            #14
                            O hidrogenio é um assunto interessante.

                            Na pratica a electrolise da agua é como carregar uma bateria, a energia gasta na separação da molecula da agua pode ser usada depois numa celula de combustivel.

                            Salvo erro o rendimento é superior ao carregar e depois usar uma bateria.

                            Um carro com celula de combustivel tem "mais peças" que um carro electrico mas parece-me mais "usavel" a "bateria de hidrogenio" que uma bateria solida.

                            Agora no meu ver o grande trunfo do electrico ou do hidrogenio, qualquer um deles, é o facto de eu poder produzir energia em casa, coisa que com o petroleo não posso, só isso devia ser argumento para todas as investigações!

                            Os tais deposito de nanotubos de carbono segundo um documentario que vi, dariam num volume de 1,5l para 2000km!!!!!

                            Comentário


                              #15
                              Por emquanto pode o hidrogéni ficar muito caro, mas as coisas estão e evoluir e a grande vantagem destes veículos é não poluir e não recorrer aos tradicionais combustiveis, que estão a ameaçar acabar brevemente, até lá vão se desemvolvendo outras técnicas de combustível.

                              Quanto aos electricos, podem ser mais vantajosos, mas ainda estão muito aquém dos tradicionais combustiveis, mas acredito que em breve será o contrário.

                              Por enquanto vamos usando os hybridos, com um pouco das duas tecnologias, e pelo menos vamos adiando um pouquinho o fim dos combustiveis fosseis que são altamente poluentes.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                E? Isso acontece na maior parte das minas, de vários metais diferentes. Mas gostava de ver esse artigo... tens links?

                                E o transporte de petróleo e outros materiais perigosos? Mas que visão parcial estás a ter sobre o lítio?

                                Mas é melhor reciclá-las que despejá-las em aterro..

                                Se queres impacto ambiental zero... só andando de bicicleta. Mas espera aí... a bicicleta é feita de metal... já vista as minas de ferro? E as tintas tóxicas que são usadas na bicicleta?

                                O melhor é... andar a pé. E nada de correr, para não emitir muito CO2.

                                (desculpa lá a ironia, não leves muito a peito )

                                Sem problema a ironia, eu apenas gosto de discutir os assuntos, e poder apreciar outras opiniões, quanto às minas de onde retiram o minério para o Litio, salvo erro são no Canadá, já li isso à muito tempo, mas vou procurar, mas todas as minas tem impactos ambientais.

                                Pessoalmente acho que as baterias de Litio não são solução nenhuma, os supercondutores (ou condensadores de alta capacidade) esses sim podem e caso surgam, revolucionar o mundo da electricidade.

                                A questão vai ser qual a tecnologia que vai estar "totalmente" desenvolvida mais cedo, o armazenamento do Hidrogénio ou os Supercondutores?

                                Entre as boas ideias e o seu aperfeicoamente até obtermos uma boa eficiencia por vezes passam-se decadas!

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas quantos de vocês estão a par dos desenvolvimentos tecnológicos nesta área para fazerem previsões tão convicentes?

                                  A minha opinião inicial foi baseada naquilo que já existe. E já existem muitos carros e motas eléctricas a baterias que podem ser usados nas cidades. E além disso para o ano prevê-se que comecem a aparecer carros familiares eléctricos a baterias.
                                  Ora não existe nada disto com hidrogénio.

                                  O hidrogénio poderá ser muito útil mas para aviões já que é o combustível que tem a maior densidade de energia por peso, por isso é usado nos foguetões espaciais. Mas por outro lado tem a menor densidade de energia por volume, daí precisar de tanques enormes para poder ter uma autonomia razoável, mesmo com compressões elevadas.
                                  Editado pela última vez por XlPower; 10 September 2009, 14:59.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                    Mas quantos de vocês estão a par dos desenvolvimentos tecnológicos nesta área para fazerem previsões tão convicentes?
                                    O mesmo pergunto eu!!! Até pq pelos vistos eras desconhecedor de certas tecnologias que estão prestes a passar a testes pré-produção.
                                    Estou a par dos desenvolvimentos por leitura de artigos científicos e revistas de Engenharia, até pq como a minha actividade está fortemente ligada ao sector petroquímico tenho interesse em estar actualizado em certos assuntos.

                                    Continuo a dizer o mesmo, não meter os ovos no mesmo cesto é fundamental!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                      Mas quantos de vocês estão a par dos desenvolvimentos tecnológicos nesta área para fazerem previsões tão convicentes?

                                      A minha opinião inicial foi baseada naquilo que já existe. E já existem muitos carros e motas eléctricas a baterias que podem ser usados nas cidades. E além disso para o ano prevê-se que comecem a aparecer carros familiares eléctricos a baterias.
                                      Ora não existe nada disto com hidrogénio.

                                      O hidrogénio poderá ser muito útil mas para aviões já que é o combustível que tem a maior densidade de energia por peso, por isso é usado nos foguetões espaciais. Mas por outro lado tem a menor densidade de energia por volume, daí precisar de tanques enormes para poder ter uma autonomia razoável, mesmo com compressões elevadas.
                                      Se te baseares só no que ja existe os carros "puramente" eléctricos tb não são espectaculares, problemas de autonomia e carregamento são bem reais.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                        Pessoalmente acho que as baterias de Litio não são solução nenhuma, os supercondutores (ou condensadores de alta capacidade) esses sim podem e caso surgam, revolucionar o mundo da electricidade.

                                        A questão vai ser qual a tecnologia que vai estar "totalmente" desenvolvida mais cedo, o armazenamento do Hidrogénio ou os Supercondutores?
                                        Os supercondutores, como o próprio nome indica, conduzem electricidade praticamente sem resistência. Não têm rigorosamente nada a ver com o armazenamento.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                          Se te baseares só no que ja existe os carros "puramente" eléctricos tb não são espectaculares, problemas de autonomia e carregamento são bem reais.
                                          Se fossem, já teriam substituído os térmicos há muito!

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                            Se fossem, já teriam substituído os térmicos há muito!
                                            um dia um dia, senao for electrico que seja outra coisa qualquer. Até preferia um futuro com varias alternativas n apenas um tipo.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                              Os supercondutores, como o próprio nome indica, conduzem electricidade praticamente sem resistência. Não têm rigorosamente nada a ver com o armazenamento.

                                              Sim, mas por isso eu coloquei entre parentesis condensadores de alta capacidade, o motivo porque sempre que se fala de um, fala-se dos outros desconheço,

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                O mesmo pergunto eu!!! Até pq pelos vistos eras desconhecedor de certas tecnologias que estão prestes a passar a testes pré-produção.
                                                Estou a par dos desenvolvimentos por leitura de artigos científicos e revistas de Engenharia, até pq como a minha actividade está fortemente ligada ao sector petroquímico tenho interesse em estar actualizado em certos assuntos.

                                                Continuo a dizer o mesmo, não meter os ovos no mesmo cesto é fundamental!
                                                Mas eu não disse se estava a par ou não, e não fiz previsões sobre um futuro desconhecido, apenas por aquilo que já temos.
                                                E o que já temos já funciona e vai ser produzido em larga escala, e carros baseados em hidrogénio não se prevê nada nos próximos tempos, por isso não percebo a tua defesa tão acérrima do hidrogénio.

                                                E se trabalhas no sector petroquimico, estás num sector que tem todo o interesse que o futuro seja o hidrogénio e não as baterias de carregar na corrente. Por isso, as empresas petroquimicas tentam de tudo para que seja o hidrogénio o futuro, e é natural que estudem novas alternativas para a tecnologia do hidrogénio, porque até agora nada funcionou ou é muito caro.
                                                E a propaganda delas no sentido de promover o hidrogénio é muito forte, além de subsidiarem estudos e cientistas que defendam o hidrogénio. Por isso analisa bem o que lês e pensa bem no que é eu tem mais lógica, e pensa sobretudo que os carros eléctricos a baterias já estão aí, e na minha humilde opinião estão a ganhar ao hidrogénio.
                                                Editado pela última vez por XlPower; 10 September 2009, 21:45.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                  Mas eu não disse se estava a par ou não, e não fiz previsões sobre um futuro desconhecido, apenas por aquilo que já temos.
                                                  E o que já temos já funciona e vai ser produzido em larga escala, e carros baseados em hidrogénio não se prevê nada nos próximos tempos, por isso não percebo a tua defesa tão acérrima do hidrogénio.

                                                  E se trabalhas no sector petroquimico, estás num sector que tem todo o interesse que o futuro seja o hidrogénio e não as baterias de carregar na corrente. Por isso, as empresas petroquimicas tentam de tudo para que seja o hidrogénio o futuro, e é natural que estudem novas alternativas para a tecnologia do hidrogénio, porque até agora nada funcionou ou é muito caro.
                                                  E a propaganda delas no sentido de promover o hidrogénio é muito forte, além de subsidiarem estudos e cientistas que defendam o hidrogénio. Por isso analisa bem o que lês e pensa bem no que é eu tem mais lógica, e pensa sobretudo que os carros eléctricos a baterias já estão aí, e na minha humilde opinião estão a ganhar ao hidrogénio.

                                                  O estar a ganhar ao Hidrogenio é relativo, a BMW já tem veiculos a funcionar a Hidrogenio, o interesse pelo Hidrogenio não vem da industria petroquimica, em qualquer universidade os professores de Termodinâmica todos eles defendem o Hidrogenio à muitos anos, no entanto uma coisa é a vantagem teorica e outra è colocar a coisa para funcionar em condições.

                                                  Neste momento parece mais fácil e barato, obter alguns resultados "verdes" com a electricidade do que com o Hidrogenio, todas as marcas que têm feito estudos sobre o Hidrogenio chegaram à conclusão que vai ser preciso muito investimento em investigação até a tecnologia estar optimizada, e as marcas não tem tempo e dinheiro para isso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                    O estar a ganhar ao Hidrogenio é relativo, a BMW já tem veiculos a funcionar a Hidrogenio, o interesse pelo Hidrogenio não vem da industria petroquimica, em qualquer universidade os professores de Termodinâmica todos eles defendem o Hidrogenio à muitos anos, no entanto uma coisa é a vantagem teorica e outra è colocar a coisa para funcionar em condições.

                                                    Neste momento parece mais fácil e barato, obter alguns resultados "verdes" com a electricidade do que com o Hidrogenio, todas as marcas que têm feito estudos sobre o Hidrogenio chegaram à conclusão que vai ser preciso muito investimento em investigação até a tecnologia estar optimizada, e as marcas não tem tempo e dinheiro para isso.
                                                    Como é que os professores de termodinâmica hão-de defender o hidrogénio, se é muito mais propenso à detonação que a gasolina (basta ver a diferença de potência entre o mesmo motor a funcionar a gasolina ou h2)?!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu ainda acho que o ideal é mesmo veículos de tracção animal... mas olhem que eles gastam palha que se farta e são poluidores, ainda por cima de residuos sólidos!!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                        O estar a ganhar ao Hidrogenio é relativo, a BMW já tem veiculos a funcionar a Hidrogenio, o interesse pelo Hidrogenio não vem da industria petroquimica, em qualquer universidade os professores de Termodinâmica todos eles defendem o Hidrogenio à muitos anos, no entanto uma coisa é a vantagem teorica e outra è colocar a coisa para funcionar em condições.
                                                        A BMW e outras marcas já construíram veículos a hidrogénio, é verdade, até já houve autocarros a hidrogénio a circular em testes no Porto e outras cidades europeias, já houve muitas experiências e empresas criadas neste sector, e nada com viabilidade foi criado. Acho que tudo o que já se fez serviu para provar que actualmente não é viável ter automóveis movidos a hidrogénio.

                                                        A indústria petroquimica não tem interesse no hidrogénio??? Então tem mais interesse que as pessoas carreguem o seu carro a baterias em casa sem darem tusto às empresas de combustiveis?

                                                        Que professores universitários? Eu nunca ouvi nenhum dizer isso. E não faz sentido nenhum sabendo as caracteristicas próprias do hidrogénio, muito explosivo, volúvel, e com muita pouca densidade de energia por volume, o que traz muitos problemas no manuseamento, armazenamento e transporte.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          1) A indústria petroquimica não tem interesse no hidrogénio??? Então tem mais interesse que as pessoas carreguem o seu carro a baterias em casa sem darem tusto às empresas de combustiveis?

                                                          2)... sabendo as caracteristicas próprias do hidrogénio, muito explosivo, volúvel, e com muita pouca densidade de energia por volume, o que traz muitos problemas no manuseamento, armazenamento e transporte.
                                                          1) Será que a Indústria Petroquímica deteria o monopólio do H2? Lembro que a Lindt não está ligada ao Petróleo.

                                                          2) Os novos depósitos sólidos resolverão esse problema, até porque não acredito no uso de H2 num motor a combustão mas como reagente numa Fuel-Cell.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                            2) Os novos depósitos sólidos resolverão esse problema
                                                            Estás a referir-te aos nano tubos de carbono?

                                                            Comentário

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