Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.4 TCe da Renault- opiniões

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1.4 TCe da Renault- opiniões

    Boas!

    Gostaria de opiniões acerca deste motor - consumos, agradabilidade de condução, potência disponível, etc.
    Estou interessado numa Megane Sport Tourer 1.4 Tce e gostaria de saber se vale a pena.

    Em comparaçao com o motor TSI da VW/Seat, quais as principais diferenças além das seguintes:
    1.4 TSI - 122cv - 200Nm - consumo combinado = 6.2l/100
    1.4 TCe - 130cv - 190Nm - consumo combinado = 6.5l/100

    #2
    O TSI é um bocadinho mais "aguerrido". Ou seja, não é tão suave, linear e faz mais barulho.

    Ambos são muito agradáveis e disponíveis. Para quem não anda muito, são uma excelente escolha.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nc Ver Post
      Boas!

      Gostaria de opiniões acerca deste motor - consumos, agradabilidade de condução, potência disponível, etc.
      Estou interessado numa Megane Sport Tourer 1.4 Tce e gostaria de saber se vale a pena.

      Em comparaçao com o motor TSI da VW/Seat, quais as principais diferenças além das seguintes:
      1.4 TSI - 122cv - 200Nm - consumo combinado = 6.2l/100
      1.4 TCe - 130cv - 190Nm - consumo combinado = 6.5l/100
      Deve ser certo

      Comentário


        #4
        Para consumos combinados talvez até seja um valor razoável de atingir... a andar com calma e sem usar os 130cv!

        Comentário


          #5
          Os consumos anunciados parecem-me excessivamente optimistas!Há alguém no forum com alguma destas macchinas?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
            Para consumos combinados talvez até seja um valor razoável de atingir... a andar com calma e sem usar os 130cv!
            Sim, de ladeira abaixo ou então sempre em Auto-Estrada a 100 á hora. Não acredito que ninguem, numa condução normal mista, faça 6,5 numa Megane carrinha...

            Comentário


              #7
              6.5L faz o 1.5 DCI ... em condução normal ...

              Comentário


                #8
                Os valores que indiquei são os anunciados pelas marcas, e volto a referir que é o consumo combinado. Óbvio que é mto dificil atingi-los, por isso queria a opinião de quem tem alguma destas máquinas.

                Comentário


                  #9
                  TSI - consumos

                  Boa tarde a todos,

                  Tenho um leon 1.4 TSI sportup e posso dizer que andando a pisar ovos faz entre 7 e 8l...andando a abusar saltas para logo 9...10...11l nas calmas...grande bebado.

                  Abraço a todos,

                  JP.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jpenetra Ver Post
                    Boa tarde a todos,

                    Tenho um leon 1.4 TSI sportup e posso dizer que andando a pisar ovos faz entre 7 e 8l...andando a abusar saltas para logo 9...10...11l nas calmas...grande bebado.

                    Abraço a todos,

                    JP.

                    Obg pelo testemunho,de facto estava-me a parecer optimismo a mais...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                      6.5L faz o 1.5 DCI ... em condução normal ...
                      É o que eu digo, a Renault com motores a gasolina destes, vai seriamente pensar em acabar com os DCi's

                      Comentário


                        #12
                        Olhem que um R19 1.4 fazia 5.5 em ritmos calmos...

                        E um Clio I com o mesmo motor, o mesmo...


                        Já em cidade era sempre 7-8...

                        Comentário


                          #13
                          Para consumos, vai ao sprimonitor e faz umas pesquisas. Os consumos médios destes motores são bastante elevados e a diferença para os valores anunciados muito significativas.

                          A nova geração de motores turbinados a gasolina recuperou o passo para os turbodiesel em termos de performance, mas no que respeita a consumos aumentou ainda mais o diferencial.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                            Olhem que um R19 1.4 fazia 5.5 em ritmos calmos...

                            E um Clio I com o mesmo motor, o mesmo...


                            Já em cidade era sempre 7-8...
                            A pisar ovos até motores com 20 anos fazem estes consumos ...

                            Comentário


                              #15
                              Boa Noite a Todos!

                              Acho que os consumos dos carros, variam mais de pessoa para pessoa do que de carro para carro.

                              A titulo de exemplo, tenho um clio dci 105cv e faço todos os dias Amora - Alcântara - Amora às 07h00 e às 17h00 (emprego) e a média do meu carro neste momento é de 3.8l/100km de CB (mas normalmente anda nos 4.2/4.4), com a típica fila da Ponte 25 de Abril, claro que não vou nem a 140/150km, vou a 90/100 em 6ª..

                              Já agora uma pergunta: Estes novos Turbinados trazem caixa de 6 velocidades ou de 5? É que a caixa ajuda muito mais nos consumos do que a "falta" de potência.

                              Um abraço

                              Comentário


                                #16
                                Consumos reais é qualquer coisa à volta de 7,5 para o TSI, 8 para o TCe.

                                Comentário


                                  #17
                                  E aproveitando a onda, entre esses dois (excelentes) motores, qual o mais "apto" (relação instalação/preço/eficiência) a receber GPL?

                                  Sei que já existe um TSI a GPL (um de 140cv com kit BRC), mas não sei qual o custo da instalação, nem como está a máquina, pois desde 2007/12/02 que o user não faz nenhum update ao DB.

                                  PS: nc, não queres meter ao barulho o T-Jet da Fiat??? Parece-me uma opcção válida e dá para por a GPL.
                                  Editado pela última vez por NJAlves; 10 September 2009, 22:48.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Só dei por este tópico agora

                                    Não sei do TSi, mas eu tenho um Mégane Coupé com o TCe, e a média agora estagnou nos 8.1 L! Basicamente, nos trajectos normais já não a consigo fazer descer, mas se puxar mais pelo carro tb não a vejo a aumentar, volta sempre aos 8.1

                                    Já vou no terceiro depósito, e como atesto sempre aproveito para fazer reset à média de consumo cada vez que vou à bomba. Reparei que o computador de bordo aponta para um consumo de litros superior em 3L ao que a bomba indica. Ainda tenho de confirmar no próximo depósito, mas acontece a mais alguém? Duvido que seja a bomba a pôr mais combustível, deve ser o computador de bordo que tem um erro por excesso no cálculo da média :D


                                    mas conta com médias superiores a 2 litros relativamente ao dCi
                                    Editado pela última vez por tiagovsky; 10 September 2009, 23:05.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por tiagovsky Ver Post
                                      Só dei por este tópico agora

                                      Não sei do TSi, mas eu tenho um Mégane Coupé com o TCe, e a média agora estagnou nos 8.1 L! Basicamente, nos trajectos normais já não a consigo fazer descer, mas se puxar mais pelo carro tb não a vejo a aumentar, volta sempre aos 8.1

                                      Já vou no terceiro depósito, e como atesto sempre aproveito para fazer reset à média de consumo cada vez que vou à bomba. Reparei que o computador de bordo aponta para um consumo de litros superior em 3L ao que a bomba indica. Ainda tenho de confirmar no próximo depósito, mas acontece a mais alguém? Duvido que seja a bomba a pôr mais combustível, deve ser o computador de bordo que tem um erro por excesso no cálculo da média :D


                                      mas conta com médias superiores a 2 litros relativamente ao dCi
                                      Tiagovsky, e em termos de potencia, agradabilidade de condução, etc? Qual a tua opinião acerca deste motor? Chegaste alguma vez a testar o TSI? É que apesar de ter menos 8cv, tem mais binário a mais baixa rotação (1500rpm contra 2000 rpm do TCe)
                                      Abraços

                                      Comentário


                                        #20
                                        Na minha opinião e como o JGTB disse, o Tce é uma excelente opção para quem não faz muitos kms. Para quê ter um diesel se é para andar 10000kms/ano?!
                                        Obviamente que o Tce tal como o Tsi em condução desportiva deve fazer médias de 9, 10, 11 e até mais, mas isso até num clioI 1.2 de 60cv consigo fazer e medias de 7.5/8lts aos 100km parece-me perfeitamente aceitável para um carro que apesar de ter 1400cc tem tambem debaixo do capot 130cv turbinados.
                                        Por isso nc, se não pensas fazer muitos kms, por habito tens uma condução normal e não consideras tal como eu medias de 8lts tal como o Tiagovski tem feito, um descalabre, considera este bloco como uma opção muito válida. Não é de menosprezar, a possibilidade de naqueles dias em que nos sentimos mais inspirados, termos ao dispor 130cv com turbo e a melodia e prazer de condução que um diesel não é capaz de oferecer.

                                        Não esquecer diferencial de preço por exemplo Tce para Dci, que "convertido" em litros de gasolina permite fazer uns milhares de kms

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FerrariMan Ver Post
                                          Na minha opinião e como o JGTB disse, o Tce é uma excelente opção para quem não faz muitos kms. Para quê ter um diesel se é para andar 10000kms/ano?!
                                          Obviamente que o Tce tal como o Tsi em condução desportiva deve fazer médias de 9, 10, 11 e até mais, mas isso até num clioI 1.2 de 60cv consigo fazer e medias de 7.5/8lts aos 100km parece-me perfeitamente aceitável para um carro que apesar de ter 1400cc tem tambem debaixo do capot 130cv turbinados.
                                          Por isso nc, se não pensas fazer muitos kms, por habito tens uma condução normal e não consideras tal como eu medias de 8lts tal como o Tiagovski tem feito, um descalabre, considera este bloco como uma opção muito válida. Não é de menosprezar, a possibilidade de naqueles dias em que nos sentimos mais inspirados, termos ao dispor 130cv com turbo e a melodia e prazer de condução que um diesel não é capaz de oferecer.

                                          Não esquecer diferencial de preço por exemplo Tce para Dci, que "convertido" em litros de gasolina permite fazer uns milhares de kms

                                          Vejam o comparativo que a ultima edição da revista Quatroroute fez aos motores 1.5dci 110cv e o 1.4tce 130cv. Nesse artigo apresenta numeros, isto é, euros e segundo os seus calculos dizem que quem fizer menos de 25000Km ano compensa comprar o de gasolina. Nessas contas estao incluidos consumos reais, diferença de preço entre os motores, diferença de preço de combustivel, respectivos seguros e preços de manutenção.

                                          Leiam, recomendo pois tiramos muitas duvidas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por cerbeira Ver Post
                                            Vejam o comparativo que a ultima edição da revista Quatroroute fez aos motores 1.5dci 110cv e o 1.4tce 130cv. Nesse artigo apresenta numeros, isto é, euros e segundo os seus calculos dizem que quem fizer menos de 25000Km ano compensa comprar o de gasolina. Nessas contas estao incluidos consumos reais, diferença de preço entre os motores, diferença de preço de combustivel, respectivos seguros e preços de manutenção.

                                            Leiam, recomendo pois tiramos muitas duvidas.
                                            E preços de retoma?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nc Ver Post
                                              Tiagovsky, e em termos de potencia, agradabilidade de condução, etc? Qual a tua opinião acerca deste motor? Chegaste alguma vez a testar o TSI? É que apesar de ter menos 8cv, tem mais binário a mais baixa rotação (1500rpm contra 2000 rpm do TCe)
                                              Abraços
                                              Eu já dei as minhas primeiras impressões noutros tópicos aqui do fórum. Basicamente é um motor que surpreende pela sua força a baixo regime, fazendo com que não seja necessário estar constantemente puxar muito pelas rotações, com vantagem para o consumo. Claro que se puxares pelas rotações, ele faz sentir bem os 130 equídeos, mas os consumos também se ressentem.
                                              Outra coisa que gosto muito no motor são as recuperações podendo ir, por exemplo, na sexta relação em velocidade de cruzeiro a 65 Km/h, bem abaixo das 2000rpm's, com consumos muito baixos e, ainda assim, se carregar no acelerador o motor responder com prontidão.
                                              Já testei o motor tb em auto-estrada, e a uma velocidade média de 130 Km/h os consumos situam-se nos 8,5L!

                                              O TSI nunca testei, mas de certeza que tem um comportamento diferente porque a concepção também é diferente (compressor+turbo). Agora se é para pior ou para melhor não sei nem me interessa. Mas estás indeciso entre o Mégane e o Golf, é?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Por vezes já notei que quando abro o capot depois de ter estado a andar com o carro, a tampa de protecção do motor está muito quente, mas mesmo quente, quase que nem dá para pôr o dedo! A tampa parece-me mais espessa e rugosa que as dos dCi, nãso sei se para suportar esse maior calor que advém do motor.
                                                É a única coisa que tenho a apontar negativamente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                  Consumos reais é qualquer coisa à volta de 7,5 para o TSI, 8 para o TCe.
                                                  agora junta-lhe a cidade, e dá uns consumos bonitos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por revmachine Ver Post
                                                    agora junta-lhe a cidade, e dá uns consumos bonitos.
                                                    Estou a falar em consumos médios, incluindo um pouco de tudo. Os relatos dos utilizadores destes carros apontam para estes valores.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Da voltinha de 15 ou 20 minutos que dei numa ST com o TCE

                                                      O motor responde bem, não é muito turbo dependente (para a cilindrada) e a recuperar fez melhor do que estava à espera!

                                                      Ali a partir das 3.000 muda de cantar e fica com voz grossa, mais parecendo uma máquina a sério!

                                                      Comparativamente ao dci nota-se que tem bem mais genica, mas isso sente-ese bem é em altas que as baixas do dci são mesmo muito boas para um bloco tão pequeno!

                                                      Quanto a consumos não faço a menor ideia! A volta que dei foi feita sozinho, num motor pouco rodado (acho que nem tinha 1000 km) e assumo que, por vezes forcei um pouco o ritmo apenas para ver o comportamento do motor e fiquei surpreendido!

                                                      Tal como me surpreendeu também a diferença de preço para a versão diesel (atenuada um dia pela retoma)...

                                                      Para concluir, fiquei com boa impressão do motor. Não é um maquinão, mas serve perfeitamente para o utilizador médio que não exige muita potência, mas precisa de alguma coisa debaixo do pé, nomeadamente em situações específicas, tipo uma ultrapassagem ou uma subida mais pronunciada!

                                                      Quanto ao TSI, lamento não poder ajudar, pois não conduzi!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Estou indeciso entre o Megane e o Leon/Altea.
                                                        Já experimentei o TSI num Golf e gostei bastante, mas ao que parece, e segundo li, a Renault não tem TCe's para test drive :S Assim torna complicado fazer uma comparação entre estes 2 motores...
                                                        Eu tenho a revista Quatroroute, e li o artigo (mto bom, por sinal) mas a minha dúvida não é entre o TCe e o Dci, pois eu não faço mais que 12/13 mil km's por ano, e a opção por um diesel não compensa o investimento.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por revmachine Ver Post
                                                          agora junta-lhe a cidade, e dá uns consumos bonitos.
                                                          Em cidade o dCi tb não faz 6, portanto não é por aí!

                                                          O meu tem feito 8 de média global, e isso inclui tudo, cidade incluída! Se me restringisse a estrada acredita que o motor conseguia médias abaixo de 7L com bastante facilidade...


                                                          Originalmente Colocado por nc Ver Post
                                                          Estou indeciso entre o Megane e o Leon/Altea.
                                                          Já experimentei o TSI num Golf e gostei bastante, mas ao que parece, e segundo li, a Renault não tem TCe's para test drive :S Assim torna complicado fazer uma comparação entre estes 2 motores...
                                                          Eu tenho a revista Quatroroute, e li o artigo (mto bom, por sinal) mas a minha dúvida não é entre o TCe e o Dci, pois eu não faço mais que 12/13 mil km's por ano, e a opção por um diesel não compensa o investimento.
                                                          Pelo que percebi o Petrus conseguiu fazer o teste ao TCe. Fala com ele, porque realmente não acho que faça sentido a VW ter o seu TSI disponível para ensaio e a Renault não ter o seu motor homólogo nas mesmas condições!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por tiagovsky Ver Post
                                                            Já testei o motor tb em auto-estrada, e a uma velocidade média de 130 Km/h os consumos situam-se nos 8,5L!
                                                            Confesso que estava há espera de consumos inferiores... é uma diferença muito grande para o 1.5 dCi, que nas mesmas condições gasta no máximo 6 litros aos 100.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X