1.6 TDI 90 e 110 CV Grupo VAG - Opiniões

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Título: 1.6 TDI 90 e 110 CV Grupo VAG - Opiniões

  1. #1
    Banido ramgouveia's Avatar
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    Por Defeito 1.6 TDI 90 e 110 CV Grupo VAG - Opiniões

    Caros foristas

    Gostaria de saber se alguém já conduziu carros com estes motores e qual a vossa opinião.

    Obrigado!


  2. #2
    nto
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    Por Defeito

    Tenta ver aqui, visto que nestes tópicos se fala de carros com esses motores, concerteza haverá quem os tenha ensaiado

    Os dois níveis de potência são de 90 e 105cv (e não 110cv)

    http://forum.autohoje.com/forum-gera...ak-1-6tdi.html

    http://forum.autohoje.com/forum-gera...tdi-105cv.html
    Última edição por nto : 14-09-09 às 18:34:16

  3. #3
    jmf
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ramgouveia Ver Post
    Caros foristas

    Gostaria de saber se alguém já conduziu carros com estes motores e qual a vossa opinião.

    Obrigado!
    Boas, vou falar apenas do 110cv que tenho um montado no Golf Vi.

    Motor linear, sauve, bastante económico, muito silencioso a bordo, cá fora o ruido também não é excessivo. Não é nenhum carro de corrida mas cumpre bem a sua função e quando é preciso um pouco mais de força mesmo não sendo um estrondo cumpre muito bem especialmente nas 1ª 2ª e 3ª, na 4ª e 5ª já é preciso um pouco de habituação para não andar a meter sempre uma abaixo, isto porque tem uma 4 e 5 longa.

    Quanto à fiabilidade, ainda é muito cedo, pois o meu tem 12.000km.

    O que destaco neste motor é mesmo a economia.

    Podes ver aqui o meu diário http://forum.autohoje.com/diario-de-...dos-12-km.html há mais 2 diários com o tdi 110cv.

  4. #4
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por jmf Ver Post
    Boas, vou falar apenas do 110cv que tenho um montado no Golf Vi.

    Motor linear, sauve, bastante económico, muito silencioso a bordo, cá fora o ruido também não é excessivo. Não é nenhum carro de corrida mas cumpre bem a sua função e quando é preciso um pouco mais de força mesmo não sendo um estrondo cumpre muito bem especialmente nas 1ª 2ª e 3ª, na 4ª e 5ª já é preciso um pouco de habituação para não andar a meter sempre uma abaixo, isto porque tem uma 4 e 5 longa.

    Quanto à fiabilidade, ainda é muito cedo, pois o meu tem 12.000km.

    O que destaco neste motor é mesmo a economia.

    Podes ver aqui o meu diário http://forum.autohoje.com/diario-de-...dos-12-km.html há mais 2 diários com o tdi 110cv.

    Mas o teu é o 2.0tdi, sendo que a informação que ele quer é sobre o novo motor, o 1.6tdi com os seus dois niveis de potência, de 90 e 105cv

  5. #5
    jmf
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Mas o teu é o 2.0tdi, sendo que a informação que ele quer é sobre o novo motor, o 1.6tdi com os seus dois niveis de potência, de 90 e 105cv
    Pois não percebi bem, ele pôs no titulo: 1.6 TDI 90 e 110 CV Grupo VAG - Opiniões como vi 110cv fiz confusão, o Gouveia devia querer dizer 105cv


  6. #6
    eu
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    Daquilo que tenho lido, este motor não é grande coisa em desempenho, mas é excelente no nível de ruído e na economia...

  7. #7
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    E ainda falta falarem na versão de 75 cv que deverá vir no Polo.


    Este novo bloco não se destaca em nada perante a concorrência.

    Nem nos consumos, ainda menos nas prestações e ainda muito menos na agradabilidade de condução nos regimes baixos.


    Quem comprou o 2.0 TDI com 110 cv levou um belo pacote, os próximos levam este "barrete", pois pagam quase a mesma coisa que pagavam pelo 2.0 mas acabam por levar para casa, um pacote pior...

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    E ainda falta falarem na versão de 75 cv que deverá vir no Polo.


    Este novo bloco não se destaca em nada perante a concorrência.

    Nem nos consumos, ainda menos nas prestações e ainda muito menos na agradabilidade de condução nos regimes baixos.


    Quem comprou o 2.0 TDI com 110 cv levou um belo pacote, os próximos levam este "barrete", pois pagam quase a mesma coisa que pagavam pelo 2.0 mas acabam por levar para casa, um pacote pior...
    Uma coisa é criticar a diferença (quase inexistente) de preço entre o 1.6 e o 2.0 (é um facto). Outra é criticar o bloco.

    Não se destaca em nada?

    Testei o Polo 1.6 TDI de 90cv no sábado e garanto-te que se destaca e bem. É bastante silencioso, tem um subir de rotação interessante (tem boas baixas, típico dos TDI), consumos não reparei sinceramente. Mas o contacto que tive foi muito positivo. Notei um verdadeiro motor de 90cv, sem falta de força em qualquer situação. Já conduzi DCI's de 85cv, HDI/TDCI de 90, CDTI de 90 e o Polo dá cartas a qualquer um destes.

    Neste caso em concreto, a versão intermédia (Confortline) fica nos 21 e tal, e a Highline nos 22. Não é barato, mas não é nada quem um Clio não custe!

    Sugiro que experimentes antes de criticares, costuma ajudar

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
    Não se destaca em nada?

    Testei o Polo 1.6 TDI de 90cv no sábado e garanto-te que se destaca e bem. É bastante silencioso, tem um subir de rotação interessante (tem boas baixas, típico dos TDI), consumos não reparei sinceramente.
    E novidades em relação à concorrência ? ZERO nestes pontos...


    Citação Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
    Mas o contacto que tive foi muito positivo. Notei um verdadeiro motor de 90cv, sem falta de força em qualquer situação. Já conduzi DCI's de 85cv, HDI/TDCI de 90, CDTI de 90 e o Polo dá cartas a qualquer um destes.
    E no que toca a disponibilidade em baixas, o 1.6 TDI é fraco (como a maior parte da concorrência, so true...), em qualquer variante...

    Outra coisa, o 1.6 TDI vem associado a caixas de relacionamento longo, o que agrava o exposto acima e as prestações globais... E nem o binário superior o safa de muito em recuperações, por exemplo...

  10. #10
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    Novidades em relação à concorrência? E as restantes marcas, em que inovaram? Aplicaram FAP's, e start-stops? É isso o que faz diferença num novo motor/modelo Diesel?

    Geralmente a VAG recorre a caixas de escalonamento mais longo, e garanto-te de longe que o Polo 1.6 TDI de 90cv o que não lhe falta é força em qualquer rotação!

    Resta-te uma experiência que eu já tive e por isso defendo o que digo - experimenta

  11. #11
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    As restantes marcas desenvolveram o mesmo que a VW a muito mais tempo e com os mesmos ou melhores resultados.

    O 1.6 TDI vem com 75, 90 e 105cv.

    O 1.6 HDI existe com 92 e 110cv. Parte em vantagem e tem 5 anos.
    O 1.6 CDRI já vai com 128cv.
    O 1.6 Multijet tem 105 e 120cv e mais importante que isso, existe com 290 e 320Nm.
    O 1.5 dCI já está nos 110cv. Com menos cc.
    O 1.7 CDTI existe com 110 e 125cv.

    Todos estes são superiores. E nenhum precisa de ir ás 4.200rpm buscar a potencia máxima. Ás 4.000rpm já tem mais potencia.

    E falta a BMW apresentar o 16d. Ai, provavelmente irá haver outro salto.

    A VW estagnou nos diesel. Essa é a verdade. Nos 2.0 parou nos 170cv. Biturbos, como a concorrência nem ve-lo. O 3.0 TDI na mesma. O 4.0 TDI não se destaca. Motor abaixo do 1.6 TDI é mentira.

    O unico especial é o 6.0 TDI. Mas em relação potencia/binário/cilindrada não se destaca. Usa 2 turbos como um 4.0 TDI.
    Existe apenas por capricho e porque tem dinheiro para o fazerem. Porque pelos visto vende-lo não dá dinheiro.

  12. #12
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    Há mais opiniões?

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    As restantes marcas desenvolveram o mesmo que a VW a muito mais tempo e com os mesmos ou melhores resultados.

    O 1.6 TDI vem com 75, 90 e 105cv.

    O 1.6 HDI existe com 92 e 110cv. Parte em vantagem e tem 5 anos.
    O 1.6 CDRI já vai com 128cv.
    O 1.6 Multijet tem 105 e 120cv e mais importante que isso, existe com 290 e 320Nm.
    O 1.5 dCI já está nos 110cv. Com menos cc.
    O 1.7 CDTI existe com 110 e 125cv.

    Todos estes são superiores. E nenhum precisa de ir ás 4.200rpm buscar a potencia máxima. Ás 4.000rpm já tem mais potencia.

    E falta a BMW apresentar o 16d. Ai, provavelmente irá haver outro salto.

    A VW estagnou nos diesel. Essa é a verdade. Nos 2.0 parou nos 170cv. Biturbos, como a concorrência nem ve-lo. O 3.0 TDI na mesma. O 4.0 TDI não se destaca. Motor abaixo do 1.6 TDI é mentira.

    O unico especial é o 6.0 TDI. Mas em relação potencia/binário/cilindrada não se destaca. Usa 2 turbos como um 4.0 TDI.
    Existe apenas por capricho e porque tem dinheiro para o fazerem. Porque pelos visto vende-lo não dá dinheiro.
    Concordo nalgumas coisas mas discordo noutras.


    Já à uns bons anos que o 4.0 passou a 4.2 TDi e é biturbo. Além disso está ao nível da concorrência com 326cv e saiu antes da versão de 330cv do 45d da BMW.

    O 3.0TDi está igualmente ao nível da concorrência e foi o primeiro a chegar aos 240cv. Agora a BMW já tem 245cv e a PSA igualou os 240cv do TDi do grupo VW.

    Onde o grupo VW está atrás é nos bi-turbos de média e média/baixa cilindrada.

    Falo de não ter concorrência para o 23d/250CDi e para o 35d.

    Isso e este 1.6TDi vir tarde e nada de especial em potência e binário. E a potência máxima é às 4400rpm e não às 4200rpm 4200rpm é onde está a potência máxima do 2.0TDi tanto PD como CR.

    Abaixo do 1.6TDi vai existir um 1.2TDi 3 cilindros CR com 75cv. Vai ser a segunda versão do Polo Bluemotion pois vai sair uma primeira versão ainda este ano com o 1.6TDi 90cv.


    Sobre o 6.0TDi é colosso mas sem qualquer interesse tecnológico pois já se faz o mesmo com motores 2 litros em termos de injecção e sobrealimentação com o auxilio de dois turbos.

  14. #14
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    Ainda não conduzi nenhum automóvel equipado com o 1.6tdi, mas pela comparação, por exemplo ao nível das recuperações, com o 1.6 Mtj, que equipa o bravo...

    Audi A3 Bravo

    60 - 100km/h - 11' (4ª) 6.3' (4ª)
    18.3' (5ª) 8.3' (5ª)

    80 - 120km/h - 10.6' (4ª) 8.6' (5ª)
    16.2' (5ª) 10.7' (6ª)

    Neste domínio não me parece muito interessante, talvés ao nivel de vibrações, silêncio de funcionamento seja mais interessante.

    cumps

  15. #15
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    Para muitos aqui, as diferenças entre motores resumem-se a números e décimas, especialmente no campo das velocidades...

  16. #16
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    e em carros diferentes, com pesos diferentes, o que é extraordinário... LOOOOOOOOOL

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por ramgouveia Ver Post
    Há mais opiniões?
    O melhor que tu tens a fazer é pegar em ti, e ires conduzir o carro que queres com o motor que queres.

    Anda com vários (do mesmo segmento, mesma cilindrada e mesma potencia) e compara . . .

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post

    ...

    Todos estes são superiores. E nenhum precisa de ir ás 4.200rpm buscar a potencia máxima. Ás 4.000rpm já tem mais potencia.

    ...

    A VW estagnou nos diesel. Essa é a verdade. Nos 2.0 parou nos 170cv. Biturbos, como a concorrência nem ve-lo. O 3.0 TDI na mesma. O 4.0 TDI não se destaca. Motor abaixo do 1.6 TDI é mentira.

    ...
    A questão das rpm, é, será que o turbo que equipa os outros motores com o mapa de origem faz mais potência às 4200 rpm ?

    Sobre se é melhor ter a potência às 4000 ou 4200 rpm, o melhor é mesmo experimentar

    Em relação aos Bi-Turbo, se for para fazer a figura que a mercedes tem feito com os C250 cdi prime edition, mais vale amadurecer o produto do que se mandar de cabeça.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por luisfilipe Ver Post
    O melhor que tu tens a fazer é pegar em ti, e ires conduzir o carro que queres com o motor que queres.

    Anda com vários (do mesmo segmento, mesma cilindrada e mesma potencia) e compara . . .
    Obrigado.

    Mas o que eu queria eram opiniões e testemunhos sobre a sua fiabilidade.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por ramgouveia Ver Post
    Obrigado.

    Mas o que eu queria eram opiniões e testemunhos sobre a sua fiabilidade.
    Sobre fiabilidade deste motor deve ser dificil de encontrares alguma coisa, o motor é novo, se isso é um critério importante para ti, aposta em outro motor com mais anos de mercado.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por luisfilipe Ver Post
    Sobre fiabilidade deste motor deve ser dificil de encontrares alguma coisa, o motor é novo, se isso é um critério importante para ti, aposta em outro motor com mais anos de mercado.
    Mesmo assim gostaria de saber das experiências (mesmo que curtas) já existentes.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por luisfilipe Ver Post
    A questão das rpm, é, será que o turbo que equipa os outros motores com o mapa de origem faz mais potência às 4200 rpm ?

    Sobre se é melhor ter a potência às 4000 ou 4200 rpm, o melhor é mesmo experimentar

    Em relação aos Bi-Turbo, se for para fazer a figura que a mercedes tem feito com os C250 cdi prime edition, mais vale amadurecer o produto do que se mandar de cabeça.
    Parece-me que ás 4.000rpm é mais cedo que ás 4.200rpm, logo é melhor.
    A concorrência para alem disso, ás 4.000rpm tem mais potencia, logo ás 4.200rpm o mesmo deve acontecer.
    E melhor ainda. Tem mais binário.

    A Mercedes com o 250CDI fez melhor figura que a VW com um simples 2.0 TDI 140cv.
    E biturbos com configuração sequencial já existem nos 23d e 1.9 JTD 190cv. Ou no 35d. Ou no 2.2 HDI 170cv.

    Podes tentar arranjar as desculpas que quiseres para a VW.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por ramgouveia Ver Post
    Mesmo assim gostaria de saber das experiências (mesmo que curtas) já existentes.

    Tenho um conhecido que recebeu da empresa, um Polo equipado com o 1.6 90 cv.
    Disse-me que aquilo não gastava nada e andava bem, o que pode ser positivo.
    Quanto a fiabilidade, não se queixou de nada pois o carro só tem 1000 km.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por ABS Ver Post
    Tenho um conhecido que recebeu da empresa, um Polo equipado com o 1.6 90 cv.
    Disse-me que aquilo não gastava nada e andava bem, o que pode ser positivo.
    Quanto a fiabilidade, não se queixou de nada pois o carro só tem 1000 km.

    Opinião muito fundamentada.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    Parece-me que ás 4.000rpm é mais cedo que ás 4.200rpm, logo é melhor.
    A concorrência para alem disso, ás 4.000rpm tem mais potencia, logo ás 4.200rpm o mesmo deve acontecer.
    E melhor ainda. Tem mais binário.

    A Mercedes com o 250CDI fez melhor figura que a VW com um simples 2.0 TDI 140cv.
    E biturbos com configuração sequencial já existem nos 23d e 1.9 JTD 190cv. Ou no 35d. Ou no 2.2 HDI 170cv.

    Podes tentar arranjar as desculpas que quiseres para a VW.
    Digamos que essa afirmação é um pouco subjectiva.

    Para mim um bom diesel é aquele que tem uma maior faixa de utilização, por isso as 4200RPM são um excelente número.

    A potência máxima às 4000RPM é o normal e concordo que seja suficiente, mas para ti os bons diesel são os que têm a potência máxima às 3700/3800?

    É que o díficil é fazer potência além das 4000RPM e não o contrário!

  26. #26
    ABS
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    Citação Originalmente Colocado por Superc Ver Post
    Opinião muito fundamentada.

    quem disse que era opinião?

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post

    Parece-me que ás 4.000rpm é mais cedo que ás 4.200rpm, logo é melhor.
    A concorrência para alem disso, ás 4.000rpm tem mais potencia, logo ás 4.200rpm o mesmo deve acontecer.
    E melhor ainda. Tem mais binário.
    ..

    A Mercedes com o 250CDI fez melhor figura que a VW com um simples 2.0 TDI 140cv.

    ...
    Que eu me recorde e do que aqui tenho visto os problemas crónicos do 2.0 TDI de 140cv eram aos 100 000 kms, ou não ?

    Contudo, sobre a VW isso não desculpa a meu ver duas coisas, uma o defeito em si, segundo a assistência péssima que a marca dá aos seus clientes, mesmo aos fieis, como o caso do LuisMaia . . .

    Agora sobre a mercedes, é procurar aí na net, com que quilometragem estão a haver problemas . . .

    Sobre a potência/rpm, tens mesmo a certeza que a concorrência às 4200 rpm com o mesmo motor e tudo de série tem mais potência que estes 1.6 TDI ?

    Sobre se mais cedo é melhor ou pior, isso depende de muita coisa, mas aí fica um exemplo, não com 1.6, mas com 2.0 e só com um turbo . . .

    Deixa-me então arranjar um exemplo:

    BMW 320d 177cv@ 4000 rpm
    BMW: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL

    Laguna 2.0 DCI 175cv@3750 rpm
    Renault: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL

    Também li um pouco sobre o polo e econtrei isto:

    km77.com. Volkswagen Polo. Modelo 2009. Información general.

    ...
    Según nuestras mediciones, la aceleración (que medimos de 80 a 120 km/h, en la marcha o marchas más adecuadas para conseguir la máxima aceleración) del Polo 1.6 TDI de 75 CV es la propia de un coche de esta potencia. Se le da peor ganar velocidad desde marchas largas: de 80 a 120 km/h en 4ª y 5ª tarda mucho debido a que los desarrollos de transmisión son largos (la 4ª tiene el mismo desarrollo que la 5ª de un Opel Corsa Diesel de 75 CV, ambos con una caja de cambios de cinco relaciones).
    ...
    Conclusão, provavelmente tem a caixa longa demais para tentar priveligiar os consumos, o que eu acho sobre isso, é ir conduzir o polo e um outro carro à escolha da concorrência e ver qual aquele de que se gosta mais de conduzir, e escolher isso

    Peguei em num exemplo da concorrencia para o que aqui falamos 1.6cc diesel 75cv, acho que olhando só aos numeros o polo não faz muito má figura . . .

    Peugeot: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL

    Volkswagen: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL


    Incluo dois de 105cv, para se comparar:

    Fiat: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL

    Volkswagen: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL

    E destaco o binário máximo do Alfa, sem dúvida em muito bom nível

  28. #28
    Piloto de Rallye rogerAjacto's Avatar
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    Para que é que eu quero a potencia mais tarde num 1.6 TDI se a concorrência tem mais 5 a 23 mais cedo?

    O 1.6 TDI fica mais rápido por causa disso? Não me parece.

    Se quiseres ver, o 1.6 HDI 110cv, que não é o mais potente 1.6 diesel do mercado (ainda existem o 1.6 CRDi 115 e 128cv e o 1.6 Multijet 120cv), ás 4.500rpm tem uns 76kw, que dá 102cv.



    Os outros tem 105cv antes e depois das 4.000rpm.

    O 1.6 TDI o que nunca terá é 110cv, ou 115cv ou 120cv ou 128cv.

    Mas se continuam a achar que o 1.6 TDI é uma revolução nos motores diesel por mim tudo bem. lol

  29. #29
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    Para que é que eu quero a potencia mais tarde num 1.6 TDI se a concorrência tem mais 5 a 23 mais cedo?
    Pessoalmente não estou a dar importância à cilindrada, estou a falar na faixa de utilização.

    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    O 1.6 TDI fica mais rápido por causa disso? Não me parece.
    Mais uma vez, estou a falar na faixa de utilização, não de rapidez ou de cavalagem.

    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    Os outros tem 105cv antes e depois das 4.000rpm.

    O 1.6 TDI o que nunca terá é 110cv, ou 115cv ou 120cv ou 128cv.

    Mas se continuam a achar que o 1.6 TDI é uma revolução nos motores diesel por mim tudo bem. lol
    Eu sei que o 1.6 TDI não é referência, e já vem (muito) tarde. Eu mencionei (apenas e só) a rotação a que a potência máxima é atingida... o resto das conclusões ficam para os experts...

  30. #30
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
    Pessoalmente não estou a dar importância à cilindrada, estou a falar na faixa de utilização.



    Mais uma vez, estou a falar na faixa de utilização, não de rapidez ou de cavalagem.



    Eu sei que o 1.6 TDI não é referência, e já vem (muito) tarde. Eu mencionei (apenas e só) a rotação a que a potência máxima é atingida... o resto das conclusões ficam para os experts...
    A faixa de utilização do 1.6 TDI é melhor que a dos outros? Quer dizer que se tivesse 100cv ás 5.000rpm ainda era melhor?

    O 1.6 TDI veio atrasado e pouco evoluído.

    O giro é encontrarem um bom argumento na potencia baixa e tardia.

    É que até em binário não é nada de especial.

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