Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Transportes suburbanos gratuitos quarta-feira e dia 22 em Lisboa e no Porto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Transportes suburbanos gratuitos quarta-feira e dia 22 em Lisboa e no Porto

    Hoje e dia 22 os transportes suburbanos são gratuitos em Lisboa e no Porto.

    A ideia com que fico sempre que sofro com campanhas destas é que apenas provam que a utilização dos transportes públicos não é uma solução real nem viável.
    Para tal basta ver a quantidade de pessoas que estavam no Cais do Sodré em Lisboa para apanhar o metro e de como os transportes públicos não dão vazão.

    Quando penso em medidas como portagens à entrada de Lisboa, uma das medidas que alguns candidatos à CM Lisboa gostavam de implementar para encher os bolsos sob o pretexto "ecológico", penso como raio ficaria a mobilidade dentro das cidades e como baixaria a qualidade de vida de quem trabalha nas cidades.

    O primeiro impacto directo seria começar a acordar mais cedo para conseguir chegar a tempo e horas ao emprego.
    É que não é só o facto de ter de acordar mais cedo é o facto de que temos de acordar os miúdos mais cedo e deixá-los mais cedo na escola, mesmo que tenham de esperar mais tempo pela primeira aula, é o facto de que temos de fazer o caminho de volta, obviamente mais lento e penoso, chegar mais tarde a casa, apanhar os miúdos na escola mais tarde, mesmo que tenham acabado a última aula há já algumas horas, etc..
    Tudo isto quer dizer que se passaria (ainda) menos tempo em casa e com a família.

    O que pensam sobre esta situação?

    #2
    Apesar da iniciativa ,hoje ás 8.00 da manhã todas as principais vias de acesso a Lisboa estavam entupidas.Ainda estava pior do que ontem!

    No entanto continuo a achar que quem tem um emprego estático nas grandes cidades seria muito mais simples e menos stressante aproveitar a rede de transportes.Isto digo eu que não tenho crianças para ir buscar á escola nem compras para fazer ao fim do dia.É sempre subjectivo,apesar de tudo continuo a ter a impressão que a rede de transportes não melhora...
    Editado pela última vez por Milano; 16 September 2009, 11:27.

    Comentário


      #3
      Claro. Nós primeiro disparamos em todas as direcções, depois fazemos as perguntas!

      1º taxamos o parqueamento, de forma a torná-lo proibitivo. Restringimos o acesso a alguma zonas, e palpita-me que dentro de algum tempo, a entrada em Lisboa será taxada!

      2º Agr sim estão reunidas as condições para melhorar a rede de transportes e claro, posteriormente até a podemos tornar acessivel ($)

      Comentário


        #4
        Eu já fiz uso disto.

        Sem aulas de tarde fui dar um passeio até Matosinhos.

        Comentário


          #5
          Eu nem sabia de nada, e só soube quando um colega me disse... Até aí ainda me estava a perguntar porque é que as cancelas do Metro estavam todas abertas...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por M6 Ver Post
            Hoje e dia 22 os transportes suburbanos são gratuitos em Lisboa e no Porto.

            A ideia com que fico sempre que sofro com campanhas destas é que apenas provam que a utilização dos transportes públicos não é uma solução real nem viável.
            Para tal basta ver a quantidade de pessoas que estavam no Cais do Sodré em Lisboa para apanhar o metro e de como os transportes públicos não dão vazão.
            há uma resposta muito simples: os transportes não estão (e nem podem estar) dimensionados para servir TODA a gente quando resolvem deixar todos os carros durante um dia. as redes estão feitas para uma determinada utilização, e não para 10x mais gente. claro que nestas alturas se atingem os limites de alguns esquemas de transporte... não há milagres. aliás, milagres até podia haver, mas depois ias queixar-te de que gastavam milhões em transportes públicos que andavam sempre vazios (se a rede fosse dimensionada para toda a população, em vez de ser dimensionada para a população que realmente usa os transportes).

            Comentário


              #7
              com o transito infernal que hoje de manha havia para entrar e o que estava dentro de lisboa penso que pouca gente sabia disto

              Comentário


                #8
                Palhaçada Geral !!!

                Oferecer viagens é uma palhaçada.

                Teria muito mais lógica e faria todo o sentido fazê-lo caso se impedisse o trânsito em Lisboa e Porto.

                Como foi feito, é uma palhaçada e atirar areia para os olhos...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  Palhaçada Geral !!!

                  Oferecer viagens é uma palhaçada.

                  Teria muito mais lógica e faria todo o sentido fazê-lo caso se impedisse o trânsito em Lisboa e Porto.

                  Como foi feito, é uma palhaçada e atirar areia para os olhos...
                  Então tu que terias que ir trabalhar com o teu carro, para depois fazeres o que tens a fazer não poderias entrar.
                  E so te restava duas soluções. Faltar ou meter ferias neste dia ou ir de transportes publicos que implicava chegar atrasado a tudo (visto que andavam cheios).

                  Passando a frente, a solução passa por beneficiar o transporte publico. Pelo menos aqui no Porto, é possivel criar ruas com faixas para o BUS. Não é obrigatorio que fosse o dia todo. As vezes basta só de manha. Outro caso é terem alargado os passeios de certas ruas e terem acabado com o estacionamento. Isto vem implicar que as pessoas deixam o carro estacionado em "2ª fila" e quem vier atras que se lixe. Um desses exemplos é a Rua Costa Cabral, pois quem "desenhou" as alterações a rua nem deve ter passado por lá para ver se realmente as soluções melhoram o transito ou não.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                    há uma resposta muito simples: os transportes não estão (e nem podem estar) dimensionados para servir TODA a gente quando resolvem deixar todos os carros durante um dia. as redes estão feitas para uma determinada utilização, e não para 10x mais gente.
                    É um facto.
                    Por isso continuo a dizer que estas iniciativas são idiotas e apenas vêm mostrar o oposto do que se propõem: os transportes públicos não são solução no imediato.

                    claro que nestas alturas se atingem os limites de alguns esquemas de transporte... não há milagres. aliás, milagres até podia haver, mas depois ias queixar-te de que gastavam milhões em transportes públicos que andavam sempre vazios (se a rede fosse dimensionada para toda a população, em vez de ser dimensionada para a população que realmente usa os transportes).
                    Precipitaste-te. Não fazes ideia se me ia queixar, ou não, de tal facto.

                    Do que sem dúvida me queixo é querem forçar o uso de transportes públicos sem condições de servir a população. Sempre que posso uso o metro, o meu transporte público de eleição, e há já muitos anos que deixei de andar de autocarro (Carris) em Lisboa porque me sentia desprezado pela empresa. Era sempre autocarros atrasados, em pouco número, sem cumprir horários, por vezes vinham 2 e 3 seguidos (o que lhes permitia cumprir a média de passagem por hora indicada no horário da paragem), etc. etc. etc.. Quem já andou de autocarro sabe a que me refiro.

                    Já na altura achava que estavam mal dimensionados, organizados e estruturados, e pelo que me apercebo, actualmente continuam assim.
                    Não é uma questão dos milhões que se atiram para essas empresas, é uma questão de saber se elas estão a servir bem a sua função.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por M6 Ver Post
                      Hoje e dia 22 os transportes suburbanos são gratuitos em Lisboa e no Porto.

                      A ideia com que fico sempre que sofro com campanhas destas é que apenas provam que a utilização dos transportes públicos não é uma solução real nem viável.
                      Para tal basta ver a quantidade de pessoas que estavam no Cais do Sodré em Lisboa para apanhar o metro e de como os transportes públicos não dão vazão.

                      Quando penso em medidas como portagens à entrada de Lisboa, uma das medidas que alguns candidatos à CM Lisboa gostavam de implementar para encher os bolsos sob o pretexto "ecológico", penso como raio ficaria a mobilidade dentro das cidades e como baixaria a qualidade de vida de quem trabalha nas cidades.

                      O primeiro impacto directo seria começar a acordar mais cedo para conseguir chegar a tempo e horas ao emprego.
                      É que não é só o facto de ter de acordar mais cedo é o facto de que temos de acordar os miúdos mais cedo e deixá-los mais cedo na escola, mesmo que tenham de esperar mais tempo pela primeira aula, é o facto de que temos de fazer o caminho de volta, obviamente mais lento e penoso, chegar mais tarde a casa, apanhar os miúdos na escola mais tarde, mesmo que tenham acabado a última aula há já algumas horas, etc..
                      Tudo isto quer dizer que se passaria (ainda) menos tempo em casa e com a família.

                      O que pensam sobre esta situação?
                      Comprar casa dentro da cidade onde trabalham ou arranjar trabalho na cidade onde vivem.
                      Muitas das pessoas que foram viver para fora de Lisboa, por exemplo, foram alegadamente à procura de sossego e de maior qualidade de vida (conheço N)... pois pelo mesmo dinheiro têm um apartamento maior, alguns até uma moradia num sitio muito sessegado... mas... sossegado quando? às 9 ou 10 da noite quando chegam a casa? às 6 ou 7 da manhã quando saem de casa?
                      Eu preferi fazer o "mau negócio" de comprar uma casa mais pequena, mas suficiente, dentro da cidade pelo preço de uma casa grande fora da cidade... mas saio de casa às 8h45 para deixar a criança na escola às 9h00 e entrar às 9h15-9h30... dependendo do sitio de Lisboa para onde vou.
                      Evito as filas para entrar na cidade e poupo uma data de euros em horas de combustivel queimado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                        Comprar casa dentro da cidade onde trabalham ou arranjar trabalho na cidade onde vivem.
                        Muitas das pessoas que foram viver para fora de Lisboa, por exemplo, foram alegadamente à procura de sossego e de maior qualidade de vida (conheço N)... pois pelo mesmo dinheiro têm um apartamento maior, alguns até uma moradia num sitio muito sessegado... mas... sossegado quando? às 9 ou 10 da noite quando chegam a casa? às 6 ou 7 da manhã quando saem de casa?
                        Eu preferi fazer o "mau negócio" de comprar uma casa mais pequena, mas suficiente, dentro da cidade pelo preço de uma casa grande fora da cidade... mas saio de casa às 8h45 para deixar a criança na escola às 9h00 e entrar às 9h15-9h30... dependendo do sitio de Lisboa para onde vou.
                        Evito as filas para entrar na cidade e poupo uma data de euros em horas de combustivel queimado.
                        É uma hipótese.

                        Moro às portas de Lisboa e na minha profissão não tenho garantia de ter poiso certo durante anos a fio (na realidade não tenho garantia de ter poiso certo durante um ano inteiro).
                        Logo comprar casa em Lisboa não me serviria de nada dado que tanto posso ir trabalhar para Lisboa, para o Tagus Park, como para o Lagoas Park, como para Carnaxide ou Linda-a-Velha, por exemplo. Em casos como o meu a escolher casa no centro de Lisboa, localização da casa não serviria de nada.
                        Encontrar emprego fora de Lisboa está completamente fora de questão, dado que simplesmente não há mercado para mim fora dos grandes centros.
                        E como eu, conheço N pessoas assim.

                        Mas ignorando o meu próprio caso, não estou a ver uma família de 4 pessoas que tenha um T2 no Cacém com 120m2 a conseguir comprar uma casa em Lisboa mais pequena...
                        Mesmo que isso acontecesse (a transferência em massa para os centros da cidade), nada mudaria ao nível dos transportes, que continuariam a não dar vazão à quantidade de pessoas que os usaria, dentro da cidade.

                        Ou seja, parece-me que daí só mesmo a hipótese de tentar encontrar um emprego fora dos centros... Mas creio que os transportes fora dos grandes centros são ainda piores...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por M6 Ver Post
                          há já muitos anos que deixei de andar de autocarro (Carris) em Lisboa porque me sentia desprezado pela empresa. Era sempre autocarros atrasados, em pouco número, sem cumprir horários, por vezes vinham 2 e 3 seguidos (o que lhes permitia cumprir a média de passagem por hora indicada no horário da paragem), etc. etc. etc.. Quem já andou de autocarro sabe a que me refiro.
                          Curioso é verificar que as razões e motivos por ti apresentados são causados pelo trânsito que se faz sentir em Lisboa, ou seja, não é imputável à Carris...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                            Curioso é verificar que as razões e motivos por ti apresentados são causados pelo trânsito que se faz sentir em Lisboa, ou seja, não é imputável à Carris...
                            É um dos factores apontados ao problema.
                            Deduzo que acreditas que se tirares os carros da cidade os transportes não vão funcionar bem... E é precisamente isso que eu acho que é uma falácia.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X