Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Semana de Mazda 6

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Test-drive] Semana de Mazda 6

    Esta semana tive a hipótese de fazer um "test-drive" de longa duração com uma Mazda 6 SW.
    A carrinha tem um 2.0 a gasóleo de 140 cavalos e é o nível de equipamento Sport.
    Acho a estéctica atractiva, fruto de uma frente agressiva e desportiva, com umas grandes jantes de 18 polegadas, com barras cinzentas no tejadilho, cromados quanto baste para fazerem contraste com o preto que lhe dá cor.
    Por fora apenas acho "estranha" a forma como as luzes traseiras se "encaixam" no conjunto, mas nada que não nos habituemos.
    Abrir a bagageira é sinónimo de boa capacidade para malas, carrinhos de bébé e o que mais uma família possa imaginar. Está bem acabada e é funcional.
    Passando para o interior da carrinha, achei que tinha bastante espaço, bem acabado e acima de tudo com algum luxo, fruto da pele (ou pseudo-pele) e com um ou outro mimo. A consola central é bonita, mas dá-me a sensação que com o tempo se tornará "cansativa" para o seu utilizador, talvez pudesse ter menos luz na parte do interface multimédia.
    O primeiro senão...instalo-me e fico com a cabeça a bater no tejadilho...que raio?????????? Lá tive de descer mais o banco e nada....tive de deitar mais as costas para que a cabeçorra não encontrasse o tejadilho a cada ressalto da estrada. Dou à chave e uma surpresa. Ao contrário da noção que tinha e vinha sendo reforçada, não achei a carrinha nada pastelona em baixas, julgo que é mais um hábito à dureza dos pedais. A caixa é boa. É dura, não é um prodígio de precisão, mas transmite um agradável feeling ao tacto e para quem, como eu não costuma ter uma sexta, torna-se engraçada. Claro que nos primeiros kms, de vez em quando saltava uma 4ª em vez da 6ª, mas como ia devagar, nada de sobressaltos.
    Com 4 adultos dentro, e em AE, mantém bem os ritmos elevados, mas isso paga-se na bomba. A primeira parte da viagem viu uma média de 8,9.
    A ajuda do AC é decisiva, mas quer-me parecer que o DFP também tem uma palavra a dizer. Resultado da semana ---média de 8,7, com cidade do Porto e Ae para cima e para baixo. Não achei muito, já que para cima e para baixo foi sempre com 4 adultos, AC ligado e muito carregada na volta, mas mesmo assim, creio que podia ser mais poupada.
    Dentro da cidade (Porto, neste caso) achei que as dimensões me iam dificultar a vida, mas os sensores de estacionamento e a direcção dão uma grande ajuda.
    Apesar das jantes, achei a carrinha confortável e mais que suficiente para uma qualquer família média. Gostei muito do apoio de braços e da sensação de não ir em cima do passageiro do lado.
    Na volta, com uma ou outra peripécia à mistura, tomei mais atenção ao feeling da direcção e fiquei com uma sensação que há ali alguma coisa em AE, pelo menos, que faz com que a carrinha faça melhor viragens para a esquerda, que para a direita, mas pode ser algum problema de pressão de pneus ou algum toque numa jante. Ali no meio parece algo vaga para direita, mas nada que quem ande todos os dias, não se habitue, e nem é nada, que para já ponha em risco a segurança.
    Tem bons travões, mas para travagens fortes, temos de ser decididos e atacar o pedal com força....o ABS e os Discos fazem o resto.
    Ao fim de uns 700-800 kms, faço um balanço positivo da carrinha.
    Acho-a uma boa alternativa ás marcas premium, sendo mais barata e com muito mais espaço. Depois de andar nela, prefiro-a por exemplo, a uma Passat.
    Resumindo, de positivo: bem equipada, confortável (tendo em conta que é a SPORT), espaçosa e com consumos adequados (à condução que fiz)
    de negativo: a pouca altura ao tecto (pelo menos para um condutor de 1,85 m ) que goste de andar mais "direito", as cores excessivas na consola central e o irritante zoom-zoom, que até deve ser desligável, mas como foi um TD de trabalho, nem procurei saber se dava para desligar.

    No dia em que procurar ter um outro familiar....é uma opção a considerar, tal como foi em 2005, mas na altura preterida a 6SW por um Impreza.
    A rever numa outra oportunidade, a "tal" posição de condução.

    Nota finalíssima para dizer que quando voltei ao meu Astra 1.7...parecia que não tinha pedais....e quando arranquei, parecia que o 1.7 nem tinha turbo.

    #2
    Qual a tua estatura?Para teres esses problemas deves ter uma estatura muito elevada.

    O carro/carrinha de confortavel não tem nada, é um abuso um carro do segmento D ser tão desconfortavel.

    Comentário


      #3
      Como referi, 1,85 e 90 kgs.
      Por acaso, tendo em conta as jantes e suspensão que tem montada, não acho desconfortável. O meu Astra, com o botão Sport ligado fica bem mais duro

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Trinta87 Ver Post
        Como referi, 1,85 e 90 kgs.
        Por acaso, tendo em conta as jantes e suspensão que tem montada, não acho desconfortável. O meu Astra, com o botão Sport ligado fica bem mais duro
        eu tenho 1.83 e a posição de condução que tenho é muito confortavel, não bato com a cabeça no tecto.

        Coitado de quem andar no astra, eu já digo mal do mazda 6 no astra ficava com as costas partidas

        Comentário


          #5
          Essa média....9 litros num 2.0 Diesel...deves ter usado e bem o binário dela :P

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Trinta87 Ver Post
            Como referi, 1,85 e 90 kgs.
            Por acaso, tendo em conta as jantes e suspensão que tem montada, não acho desconfortável. O meu Astra, com o botão Sport ligado fica bem mais duro
            Bem, o astra já se sabe que não é um prodígio de conforto...
            Por acaso simpatizo com a mazda 6, embora nunca tenha andado. Em relação ao conforto, eles têm a versão abaixo da sport, acho que é executive, que traz jantes de 17'' e só tem menos umas mariquices, tipo alto sistema de som. Penso que acaba por ser uma melhor opção, mas o que mais se vê, realmente, são sport.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
              Bem, o astra já se sabe que não é um prodígio de conforto...
              Por acaso simpatizo com a mazda 6, embora nunca tenha andado. Em relação ao conforto, eles têm a versão abaixo da sport, acho que é executive, que traz jantes de 17'' e só tem menos umas mariquices, tipo alto sistema de som. Penso que acaba por ser uma melhor opção, mas o que mais se vê, realmente, são sport.
              exclusive e exclusive plus, mas pela diferença de preço venha sempre a sport.


              Mais uma coisa, já não ha o 2.0 sport, para ter sport tem que ser o 2.2.

              Comentário


                #8
                Boas.

                Deve ser sem duvida um bom carro e uma boa alternativa as caras marcas primium.

                Mas neste momento estou mais interesado em saber coisas sobre a nova Mazda 5, no entanto a 6 não tenho duvidas que sera um belissimo automovel que com jante 17 se torna mais confortavel do que com 18.

                ps. se alguem tiver uma 5 que me possa dar umas dicas sobre o carro agradecia.

                comts.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                  exclusive e exclusive plus, mas pela diferença de preço venha sempre a sport.


                  Mais uma coisa, já não ha o 2.0 sport, para ter sport tem que ser o 2.2.
                  Ou isso. Mas o que eu digo é que se pode ver a coisa ao contrário. Perdendo pouco equipamento que interesse, podes poupar uns cobres na compra e na troca de pneus e ainda andar + confortável. Claro que perdes em "coolness".

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                    Ou isso. Mas o que eu digo é que se pode ver a coisa ao contrário. Perdendo pouco equipamento que interesse, podes poupar uns cobres na compra e na troca de pneus e ainda andar + confortável. Claro que perdes em "coolness".
                    estofos em pele, com 3 memorias para condutor, bi-xenon, sistema de som da bose.....não me parece equipamento de pouco interesse

                    Comentário


                      #11
                      OK, pronto, ganhaste...
                      Fica ao critério de cada um...

                      Comentário


                        #12
                        Esta é uma 2.0 de Maio deste ano e tem o nível Sport.
                        Como já alguém referiu tem um sistema de som Bose e de facto os bancos têm memória e Bluetooth para telemóvel e mais uma série de mariquices.
                        Realmente com uma diferença de 2 cm não deveriamos sentir a diferença na posição de condução, mas confesso que gosto de conduzir o mais vertical possível. Lembrei-me agora que também tecto de abrir e se isso baixar todo o tecto pode ser parte da explicação, mas julgo que não já que eu roçava por cima do lugar do condutor e não ao lado no tecto de abrir.
                        No entanto também lá arranjei uma posição confortável para evitar roçar no tecto
                        Realmente para quem dá primazia ao conforto, jantes de 18" com pneus de baixo perfil tornam-se duras, mas eu prefiro assim, que carros bamboleantes.
                        Quanto ao Astra, só se torna duro-duro em modo sport

                        Por acaso prefiro a 6 a um 5.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                          Essa média....9 litros num 2.0 Diesel...deves ter usado e bem o binário dela :P
                          Digamos que a história de ser Diesel também leva um pouco ao engano.
                          Andei sempre em torno dos 140-150, para cima e na volta. E apanhei algum trânsito para entrar no Porto e depois fiz cidade, com alguns semáforos.
                          A carrinha também andou permanentemente carregada, ora com 4 adultos, ora com material pesado do AKI (passo a publicidade) e muito tempo de A/C ligado.

                          Comentário


                            #14
                            Tenho uma carrinha igual, de Setembro de 2008 e a mesma queixa em relação ao espaço, com 1,81m de altura fico demasiado perto do tecto, mesmo se não chego a andar às cabeçadas. Mas tendo passado de um VW Polo, que é bem mais pequeno e no qual não tinha esta dificuldade, fiquei surpreendido com esta falta de espaço.
                            De resto, esperava que fosse mais desconfortável, devido às jantes de 18" e pneus baixo perfil mas de novo uma surpresa, não me posso queixar de dureza e viagens maiores fazem-se bem e mesmo os maus pisos aguentam-se sem problemas, temo mais pelo estado das jantes e dos pneus do que pelas minhas costas.
                            1 ano e 23 mil kms depois ainda não me habituei à tal dureza dos pedais de que fala o user Trinta, parece que têm duas posições, até meio curso e depois disso. Preferia que fossem mais lineares mas nada que me aborreça. Sobre os consumos, a minha condução é muito relaxada, sem grandes pressas e tenho desde o inicio uma média de 6,8l, isto com 60% em AE, 20% em estrada e 20% em cidade. São cerca de 2litros mais que o Polo TDI mas também não são carros comparáveis.
                            No geral estou muito satisfeito, pena apenas o mau serviço aquando da revisão dos 20 mil, não só mau serviço como caro. Mas isso são outras histórias.

                            Comentário


                              #15
                              Os pedais são de facto duros e atribuo o facto de dizerem que é lenta no arranque, pelo dificil ponto de embraiagem ou é tudo ou nada eehheheh.
                              Fiquei com muito boa impressão e nada como um condutor habitual para confirmar que apesar das grandes jantes e suspensão, a carrinha não é desconfortável.
                              Também creio que com uma optimização do uso da caixa, se baixem os consumos
                              Foi assim tão cara a manutenção? Pergunto, porque esta carrinha vai nos +-18.500 ao fim de 5 meses de utilização.

                              Comentário


                                #16
                                Posso dizer-lhe que ficou em 300 euros, sem nada de reparações ou extra manutenção e tive direito ao pior serviço de assistência de sempre, desde que tenho carro. Curioso porque uma uma das razões porque deixei a VW foi a má assistência e a da Mazda bateu-a largamente. Poderá ter sido um azar na escolha da oficina, assim espero.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pois....eu na Opel também paguei isso ou mais na primeira revisão.....enfim.
                                  Também fui de oficina em oficina à procura que fosse engano

                                  Comentário


                                    #18
                                    acho 9 litros demasiado...

                                    creio que uma a4 mesmo carregada, andará a rondar os 7 litros nesses andamentos...


                                    2 litros de diferença, para quem anda muitos quilometros é muito dinheiro, que dá para pagar a diferença de prestação de uma a4...

                                    conheço quem tenha uma a4 de 170cv e em ae a rondar os 140, o consumo apresentado rondava entre os 5,8 e os 6,0... ele fez essa viagem sozinho e sem carga...
                                    Editado pela última vez por LH; 03 October 2009, 13:31.

                                    Comentário


                                      #19
                                      dizes que esse é o sport de 140cv, mas também já vi alguem a referir que agora o sport é o 2.2 de 185 (creio)... será que o que testaste não era esse motor? e dai teres notado o motor forte e ver-se os consumos elevados?

                                      não tou a desconfiar, mas tenta confirmar isso

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ao que parece, à alguns meses atrás o nivel sport estava disponivel no 2.0 tb.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                          exclusive e exclusive plus, mas pela diferença de preço venha sempre a sport.


                                          Mais uma coisa, já não ha o 2.0 sport, para ter sport tem que ser o 2.2.

                                          Onde viste isso?

                                          Mazda - Mazda6 de 4 portas - Especificações e Preços

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por robertomp Ver Post

                                            Vi na mazda, quando comprei o meu.

                                            Só tinham alguns em stock, mas se quisesses encomendar,tinha que ser com o motor 2.2

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                              acho 9 litros demasiado...

                                              creio que uma a4 mesmo carregada, andará a rondar os 7 litros nesses andamentos...


                                              2 litros de diferença, para quem anda muitos quilometros é muito dinheiro, que dá para pagar a diferença de prestação de uma a4...

                                              conheço quem tenha uma a4 de 170cv e em ae a rondar os 140, o consumo apresentado rondava entre os 5,8 e os 6,0... ele fez essa viagem sozinho e sem carga...

                                              O meu pai têm um A3 de 170 cv e dificilmente baixa dos 7-7.5 e não é pessoa de grandes velocidades....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                acho 9 litros demasiado...

                                                creio que uma a4 mesmo carregada, andará a rondar os 7 litros nesses andamentos...


                                                2 litros de diferença, para quem anda muitos quilometros é muito dinheiro, que dá para pagar a diferença de prestação de uma a4...

                                                conheço quem tenha uma a4 de 170cv e em ae a rondar os 140, o consumo apresentado rondava entre os 5,8 e os 6,0... ele fez essa viagem sozinho e sem carga...
                                                Não achei uma média muito alta de consumo, pois fui e vim a andar muito bem, com A/C e como disse sempre com 4 pessoas e carregada.
                                                Ainda fui ao AKI da invicta duas vezes carregar estantes pesadíssimas, dai que, não sendo um consumo baixo, julgo que para aquela viagem não foi mau.
                                                E confirmo que é o nível sport e o motor 2.0...tenho o contrato de leasing para oconfirmar

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Trinta87 Ver Post
                                                  Não achei uma média muito alta de consumo, pois fui e vim a andar muito bem, com A/C e como disse sempre com 4 pessoas e carregada.
                                                  Ainda fui ao AKI da invicta duas vezes carregar estantes pesadíssimas, dai que, não sendo um consumo baixo, julgo que para aquela viagem não foi mau.
                                                  E confirmo que é o nível sport e o motor 2.0...tenho o contrato de leasing para oconfirmar

                                                  claro, ainda no ano passado era vendida o sport com o motor 2.0, o que eu disse é que actualmente não é.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu entendi e sei que costumam mudar os equipamentos.
                                                    Mas a carrinha é de Maio deste ano

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Trinta87 Ver Post
                                                      Eu entendi e sei que costumam mudar os equipamentos.
                                                      Mas a carrinha é de Maio deste ano
                                                      Sim, quando comprei o meu tinham muitos 2.0 com equipamento sport em stock, mas já não se fazem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Acredito, mas julgo que é um "erro".
                                                        Afinal, por ser 2.0 é mais barato que o 2.2 e com aquele nível de equipamento são uma boa alternativa aos germânicos.

                                                        só uma nota, vai passar a ser conduzida por uma pessoa com mais que os meus 1,85.....estou para ver como vai fazer.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pergunta: "irritante zoom-zoom" ???

                                                          Expliquem lá isto que eu fiquei a patinar!

                                                          Quanto à 2.0 Sport, acabou mesmo! Ainda ontem estive num stand Mazda e confirmaram-me isso mesmo. Sport só 2.2

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por neldsc Ver Post
                                                            O meu pai têm um A3 de 170 cv e dificilmente baixa dos 7-7.5 e não é pessoa de grandes velocidades....

                                                            o a3 que referes é o 'cr' ou de 2.0 tdi anterior? nos anteriores também tenho ideia que os consumos eram mais elevados, já no novo motor, as médias são melhores... mas desde que vi no autohoje avensis a 120km/h com consumos a rondar os 4 litros, o que é realmente um bom consumo, não acredito que faça 8 litros a 160 (por exemplo) até deve fazer menos... por isso, acho que 9 litros é demais...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X