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trocas de caixa (rotações)

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    trocas de caixa (rotações)

    Numa prespectiva de tirar o máximo de rendimento de um carro (ser o mais rápido possivel) em muitas situações e muitos carros justifica-se ultrapassar a rotação de potência máxima antes de trocar de mudança.

    Esta é a minha opinião, mas já percebi que há quem ache que se um carro alcança 200 cv (ex. CTR) às 7.400 rpm não vale a pena ir até às 8.000 rpm em 2ª, 3ª ou 4ª antes de passar para a mudança a seguir

    Digam lá qual é a vossa opinião ?

    #2
    na minha opinião isso deverá ser feito entre o binário max e a potência max o que num s2000 seria entre as 7500 e as 8300, pois nessa situação o motor vai em plena ascenção.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por v7

      Numa prespectiva de tirar o máximo de rendimento de um carro (ser o mais rápido possivel) em muitas situações e muitos carros justifica-se ultrapassar a rotação de potência máxima antes de trocar de mudança.

      Esta é a minha opinião, mas já percebi que há quem ache que se um carro alcança 200 cv (ex. CTR) às 7.400 rpm não vale a pena ir até às 8.000 rpm em 2ª, 3ª ou 4ª antes de passar para a mudança a seguir

      Digam lá qual é a vossa opinião ?
      A nao ser que estejamos a falar de uma caixa tipo selespeed nos Ferrari com lags entre mudanças na ordem dos centesimos de segundo, ha sempre uma quebra de rpms entre cada mudança, razao pela qual faz sentido levar a mudança anterior algo acima do seu binario maximo.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Axxantis

        citação:Originalmente colocada por v7

        Numa prespectiva de tirar o máximo de rendimento de um carro (ser o mais rápido possivel) em muitas situações e muitos carros justifica-se ultrapassar a rotação de potência máxima antes de trocar de mudança.

        Esta é a minha opinião, mas já percebi que há quem ache que se um carro alcança 200 cv (ex. CTR) às 7.400 rpm não vale a pena ir até às 8.000 rpm em 2ª, 3ª ou 4ª antes de passar para a mudança a seguir

        Digam lá qual é a vossa opinião ?
        A nao ser que estejamos a falar de uma caixa tipo selespeed nos Ferrari com lags entre mudanças na ordem dos centesimos de segundo, ha sempre uma quebra de rpms entre cada mudança, razao pela qual faz sentido levar a mudança anterior algo acima da sua potencia maxima.

        Comentário


          #5
          Justifica passar se quando se meter a mudança seguinte as rpm do motor estarem numa faixa mais "utilizavel" do que quando se muda mesmo na altura da potência max. A pouca força que se perde de passar por algumas rpms a potencia maxima pode-se ganhar depois da troca de mudança.

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            #6
            Quando chega ao "red" num gasolina atmosferico (turbo pode ser um pouco doferente).
            Num fim do patamar de binário maximo num diesel.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por ruicalcada

              Quando chega ao "red" num gasolina atmosferico (turbo pode ser um pouco doferente).
              Num fim do patamar de binário maximo num diesel.
              Rui, não concrdo na íntegra.
              Se num motor, seja ele qual for, ultrapassares a barreira da binário e potência máxima, só vais estar a gastar gasolina à toa porque o carro não te desenvolve muito mais, embora pareça pelo som das revs.
              O ideal è chegar ao mpico máximo das duas, mas não ultrapassar!;)

              Comentário


                #8
                Eu acho que na generalidade dos carros em mudanças como 2ª, 3ª, 4ª e nalguns casos 5ª compensa ultrapassar o regime de potência máxima, porque a mudança a seguir depois entra num regime mais favoravel. Além de que em muitos carros 300 ou 400 rpm acima da potência máxima ainda se tem quase os mesmos cv.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por v7

                  Eu acho que na generalidade dos carros em mudanças como 2ª, 3ª, 4ª e nalguns casos 5ª compensa ultrapassar o regime de potência máxima, porque a mudança a seguir depois entra num regime mais favoravel. Além de que em muitos carros 300 ou 400 rpm acima da potência máxima ainda se tem quase os mesmos cv.
                  Também é evrdade.;)

                  Comentário


                    #10
                    Eu acho que a melhor maneira é de forma a quando se fizer a passagem de caixa, para a mudança seguinte, essa cair nas RPM em que o motor dispõe de potencia maxima, de modo a continuar com a aceleração...

                    Penso eu de que!!!! ;)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                      citação:Originalmente colocada por ruicalcada

                      Quando chega ao "red" num gasolina atmosferico (turbo pode ser um pouco doferente).
                      Num fim do patamar de binário maximo num diesel.
                      Rui, não concrdo na íntegra.
                      Se num motor, seja ele qual for, ultrapassares a barreira da binário e potência máxima, só vais estar a gastar gasolina à toa porque o carro não te desenvolve muito mais, embora pareça pelo som das revs.
                      O ideal è chegar ao mpico máximo das duas, mas não ultrapassar!;)
                      Tens razão...não desenvolve muito mais, o aproveitamento energético é reduzido...mas se o objectivo for o "cronometro" ganha-se alguma coisa especialmente já em alta velocidade e mudanças altas em que a desmultiplicação de transmissão é de 1:1 ou até mesmo mais desmultiplicado como acontece nalguns casos.
                      Quanto ao pico maximo das duas, como sabes, não facil pk normalmente não se dá no mesmo regime, sendo mais proximo nos motores a gasolina de alta rotação tipo Honda S2000, em que o binário está perto da potencia mas mesmo assim a quase 2000Rpm de diferença.

                      Comentário


                        #12
                        O meu atinge 169cv as 7600rpm por isso acho mais que logico,puxar até as 8000(pelo menos) corta as 8500 para que na mudança a acima o motor entre esteja já num regime que apanhe o maximo do binario e de potencia.Bem...pelo menos a mudança acima tem que cair dps das 6000 para o VTEC ir de goela bem aberta!

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por ruicalcada

                          citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                          citação:Originalmente colocada por ruicalcada

                          Quando chega ao "red" num gasolina atmosferico (turbo pode ser um pouco doferente).
                          Num fim do patamar de binário maximo num diesel.
                          Rui, não concrdo na íntegra.
                          Se num motor, seja ele qual for, ultrapassares a barreira da binário e potência máxima, só vais estar a gastar gasolina à toa porque o carro não te desenvolve muito mais, embora pareça pelo som das revs.
                          O ideal è chegar ao mpico máximo das duas, mas não ultrapassar!;)
                          Tens razão...não desenvolve muito mais, o aproveitamento energético é reduzido...mas se o objectivo for o "cronometro" ganha-se alguma coisa especialmente já em alta velocidade e mudanças altas em que a desmultiplicação de transmissão é de 1:1 ou até mesmo mais desmultiplicado como acontece nalguns casos.
                          Quanto ao pico maximo das duas, como sabes, não facil pk normalmente não se dá no mesmo regime, sendo mais proximo nos motores a gasolina de alta rotação tipo Honda S2000, em que o binário está perto da potencia mas mesmo assim a quase 2000Rpm de diferença.
                          Eu generalizei mais para os motores a zagolina, porque gasoil não é comigo...[8)]
                          Mas concordo com o que dizes!;)

                          Comentário


                            #14
                            citação:Colocado - 13/06/2006 : 18:51:37
                            --------------------------------------------------------------------------------

                            O meu atinge 169cv as 7600rpm por isso acho mais que logico,puxar até as 8000(pelo menos) corta as 8500 para que na mudança a acima o motor entre esteja já num regime que apanhe o maximo do binario e de potencia.Bem...pelo menos a mudança acima tem que cair dps das 6000 para o VTEC ir de goela bem aberta!
                            É um honda 1.8 ! concordo inteiramente e se calhar em 2ª e 3ª até compensa passar das 8.000 rpm

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por v7

                              citação:Colocado - 13/06/2006 : 18:51:37
                              --------------------------------------------------------------------------------

                              O meu atinge 169cv as 7600rpm por isso acho mais que logico,puxar até as 8000(pelo menos) corta as 8500 para que na mudança a acima o motor entre esteja já num regime que apanhe o maximo do binario e de potencia.Bem...pelo menos a mudança acima tem que cair dps das 6000 para o VTEC ir de goela bem aberta!
                              É um honda 1.8 ! concordo inteiramente e se calhar em 2ª e 3ª até compensa passar das 8.000 rpm
                              Nesse carro provavelmente sim. Mas depende de carro para carro e das relações de transmissão utilizadas. Com as caixas de 6 relações essa necessidade diminui, uma vez que,as quedas de rotações nas passagens de caixa são menores, logo não é necessário levar até ás 8000 para depois cair prás 6500...sem querer comparar...na minha Navara cada mudança cai aprox. 600 Rpm, isto deve-se ao escalonamento da caixa, permitindo andar sempre entre o binário e a potencia sem nunca perder rotação entre passagens de caixa.

                              Comentário


                                #16
                                citação:citação:
                                --------------------------------------------------------------------------------
                                Originalmente colocada por v7


                                citação:
                                --------------------------------------------------------------------------------
                                Colocado - 13/06/2006 : 18:51:37
                                --------------------------------------------------------------------------------

                                O meu atinge 169cv as 7600rpm por isso acho mais que logico,puxar até as 8000(pelo menos) corta as 8500 para que na mudança a acima o motor entre esteja já num regime que apanhe o maximo do binario e de potencia.Bem...pelo menos a mudança acima tem que cair dps das 6000 para o VTEC ir de goela bem aberta!

                                --------------------------------------------------------------------------------



                                É um honda 1.8 ! concordo inteiramente e se calhar em 2ª e 3ª até compensa passar das 8.000 rpm

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                                Nesse carro provavelmente sim. Mas depende de carro para carro e das relações de transmissão utilizadas. Com as caixas de 6 relações essa necessidade diminui, uma vez que,as quedas de rotações nas passagens de caixa são menores, logo não é necessário levar até ás 8000 para depois cair prás 6500...sem querer comparar...na minha Navara cada mudança cai aprox. 600 Rpm, isto deve-se ao escalonamento da caixa, permitindo andar sempre entre o binário e a potencia sem nunca perder rotação entre passagens de caixa.
                                Eu creio que genericamente compensa mais ultrpassar as rotações da potência máxima nos atmosféricos. De qualquer forma mesmo em turbos e nalguns dieseis para ser rápido compensa passar as 4.000 que é habitualmente onde têm o pico de potência

                                Comentário


                                  #17
                                  A maioria das curvas dos motores são como esta.

                                  Este atinge a potencia maxima as 6000 rpm mas de modo a aproveitar ao maximo a potencia compensa levar as 6500rpm. Depois quando trocar de relação, as rotações vão cair um pouco abaixo do pico de potençia deixando "espaço livre" para tirar todo o proveito do motor. O melhor é observar o gráfico com atenção.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ou seja levar por ex. a 2ª às 6.500 implica que a 3ª entra numa zona muito mais favoravel (tipo 4.000 em vez de 3.700) e não há grande perca de potência entre as 6 e as 6,5

                                    Comentário


                                      #19
                                      Essa também é a minha teoria,compensa puxar um pouco mais para na mudança seguinte entrar numa zona mais favoravel,que no meu caso são as 6000rpm que é quando o VTEC abre,e para isso só mesmo levando o taquimetro para lá das 8000rpm.
                                      Já num motor diesel turbinado,e eu tenho um golf tdi IV de 100cv acima das 3500rpm ja fica a perder,mais vale trocar,já ultrapassou o pico a muito.

                                      Comentário


                                        #20
                                        No meu pug 306 1.6 o binário máximo é às 3000rpm e a potência máxima às 5600rpm, por isso raramente passo das 5600rpm e numa utilização "despachada" troco de mudança entre as 3500-4000rpm para que na mudança seguinte as rpms caiam acima das 3000rpm.

                                        Em suma, acho que a faixa de utilização óptima será entre as rpm de binário máximo e potência máxima.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por hazakis

                                          Essa também é a minha teoria,compensa puxar um pouco mais para na mudança seguinte entrar numa zona mais favoravel,que no meu caso são as 6000rpm que é quando o VTEC abre,e para isso só mesmo levando o taquimetro para lá das 8000rpm.
                                          Já num motor diesel turbinado,e eu tenho um golf tdi IV de 100cv acima das 3500rpm ja fica a perder,mais vale trocar,já ultrapassou o pico a muito.
                                          Exacto, mas normalmente nem vale a pena entrar no redline, já que a potência maxima está já na maioria das vezes +/- 500rpm abaixo da linha vermelha. Mas cada motor é diferente, o ideial é conheçer a curva de cada um para tirar o maximo de proveito dele.

                                          Comentário

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