Juntamente com o lançamento do Ghost em Frankfurt, a RR lançou o novo lema da marca: “The Power of Simplicity”.
De facto, á muito que as marcas utilizam uma série de mensagens e chavões para vincar a sua personalidade e marcar a diferença para as concorrentes. O marketing dos construtores vai adaptando estas mensagens às necessidades e circunstâncias momentâneas, mas é claro que, como sempre, umas resultam melhores do que outras.
Para aqueles que gostam das “latas”, mas também do que gira em volta delas, nomeadamente a publicidade, desafios a comentarem este aspecto. Aqui estão os slogans de que me lembro neste momento. Antigos ou actuais, portugueses ou estrangeiros, bons ou maus. De notar que muitos são usados sem tradução, quer do inglês, quer da língua nativa do construtor.
Excelentes:
MV Agusta – Motorcycle Art
Jaguar – The Art of Performance
Bridgestone – Passion for Excellence
Alfa Romeo – Cuore Sportivo (quem não se lembra do anúncio televisivo com os pilotos do WTCC?)
Fiat – Move-nos a Paixão (usado na altura do Coupe, Barchetta e Multipla)
BMW – The Thrill of Driving
Dodge – Grab life by the Horns, ou simplesmente Grab Life (de repente passou a ser a marca mais irreverente do grupo...Fiat!)
Land Rover – 4x4xfar (o trocadilho só resulta em inglês)
Land Rover – Go Beyond
Pirelli – Power is Nothing Without Control
Skoda – Simply Clever (parece-me dirigido directamente aos clientes das outras marcas do grupo VAG que compram o mesmo mas mais caro!)
Audi – Vorsprung Durch Techink (usado durante muito tempo sem tradução em Portugal, mesmo que a maioria não soubesse o que queria dizer, pelo menos ficava a saber que não era latino!...já agora, a tradução literal parece-me que é Um Salto em Frente na Técnica)
Audi – Na Vanguarda da Técnica
Maserati – Excellence Through Passion
Mais ou menos:
Citroen – Creative Technologie (A referência á Renault é evidente. Mercado doméstico oblige.)
BMW – Paixão é BMW (este está a passar nas TVs nacionais)
BMW - Pela Paixão de Conduzir
Honda – The Power of Dreams
Mazda – Zoom Zoom (é…diferente, até gosto, mas tenho dificuldade em perceber o que significa)
Seat – Auto Emocion
Maus:
Peugeot – O leão mostra a sua raça
Renault – Createur de Automobiles (a marca parece querer acentuar o carácter gaulês…duvido da eficácia desde argumento!)
Alfa Romeo – La bellezza non basta (é lógico que não basta… mas para quê dizê-lo em voz alta?)
Volkswagen – Das auto (ainda querem acentuar mais a Deutsche Technologie…como se passasse despercebido!)
Opel – Discover Opel [em alemão nos países teutónicos] (Depois da tempestade procura-se a bonança.)
Yokhoama – Not for everyone
Toyota – Today Tomorrow
Honda – Primeiro o homem, depois a máquina
Mercedes – A sua boa estrela
Seat – Os TDI Desportivos Chamam-se Seat (se a prepotência pagasse imposto…)
Do modo como encaro este meio de transporte, o melhor slogan para mim será provavelmente o da MV Agusta (apesar de se tratar de um construtor de motos). Afinal, sou fã da Arte de Viver Italiana (slogan do Lancia Thesis) e o Coração Tem Sempre Razão (Alfa Romeo Dixit)!
Fica a minha opinião, comentem p.f. e se se lembrarem de mais não hesitem em acrescentar!
De facto, á muito que as marcas utilizam uma série de mensagens e chavões para vincar a sua personalidade e marcar a diferença para as concorrentes. O marketing dos construtores vai adaptando estas mensagens às necessidades e circunstâncias momentâneas, mas é claro que, como sempre, umas resultam melhores do que outras.
Para aqueles que gostam das “latas”, mas também do que gira em volta delas, nomeadamente a publicidade, desafios a comentarem este aspecto. Aqui estão os slogans de que me lembro neste momento. Antigos ou actuais, portugueses ou estrangeiros, bons ou maus. De notar que muitos são usados sem tradução, quer do inglês, quer da língua nativa do construtor.
Excelentes:
MV Agusta – Motorcycle Art
Jaguar – The Art of Performance
Bridgestone – Passion for Excellence
Alfa Romeo – Cuore Sportivo (quem não se lembra do anúncio televisivo com os pilotos do WTCC?)
Fiat – Move-nos a Paixão (usado na altura do Coupe, Barchetta e Multipla)
BMW – The Thrill of Driving
Dodge – Grab life by the Horns, ou simplesmente Grab Life (de repente passou a ser a marca mais irreverente do grupo...Fiat!)
Land Rover – 4x4xfar (o trocadilho só resulta em inglês)
Land Rover – Go Beyond
Pirelli – Power is Nothing Without Control
Skoda – Simply Clever (parece-me dirigido directamente aos clientes das outras marcas do grupo VAG que compram o mesmo mas mais caro!)
Audi – Vorsprung Durch Techink (usado durante muito tempo sem tradução em Portugal, mesmo que a maioria não soubesse o que queria dizer, pelo menos ficava a saber que não era latino!...já agora, a tradução literal parece-me que é Um Salto em Frente na Técnica)
Audi – Na Vanguarda da Técnica
Maserati – Excellence Through Passion
Mais ou menos:
Citroen – Creative Technologie (A referência á Renault é evidente. Mercado doméstico oblige.)
BMW – Paixão é BMW (este está a passar nas TVs nacionais)
BMW - Pela Paixão de Conduzir
Honda – The Power of Dreams
Mazda – Zoom Zoom (é…diferente, até gosto, mas tenho dificuldade em perceber o que significa)
Seat – Auto Emocion
Maus:
Peugeot – O leão mostra a sua raça
Renault – Createur de Automobiles (a marca parece querer acentuar o carácter gaulês…duvido da eficácia desde argumento!)
Alfa Romeo – La bellezza non basta (é lógico que não basta… mas para quê dizê-lo em voz alta?)
Volkswagen – Das auto (ainda querem acentuar mais a Deutsche Technologie…como se passasse despercebido!)
Opel – Discover Opel [em alemão nos países teutónicos] (Depois da tempestade procura-se a bonança.)
Yokhoama – Not for everyone
Toyota – Today Tomorrow
Honda – Primeiro o homem, depois a máquina
Mercedes – A sua boa estrela
Seat – Os TDI Desportivos Chamam-se Seat (se a prepotência pagasse imposto…)
Do modo como encaro este meio de transporte, o melhor slogan para mim será provavelmente o da MV Agusta (apesar de se tratar de um construtor de motos). Afinal, sou fã da Arte de Viver Italiana (slogan do Lancia Thesis) e o Coração Tem Sempre Razão (Alfa Romeo Dixit)!
Fica a minha opinião, comentem p.f. e se se lembrarem de mais não hesitem em acrescentar!
Comentário