Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Parquímetros Portáteis!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Parquímetros Portáteis!

    Li a notícia na revista "auto motor", pesquisei mas nao encontrei igual na net, vou postar uma do JN. ;)

    "
    Não vão substituir os tradicionais parquímetros, mas serão uma forma alternativa de pagar o estacionamento de rua em Lisboa. Os parquímetros portáteis são pequenos, dispensam as moedas e serão lançados ainda este ano.
    "São de fácil utilização, não é preciso ter dinheiro, cobra apenas o tempo efectivo de estacionamento e fornecem recibos", elogia Sérgio Azevedo, da direcção comercial da EMEL (Empresa Pública de Estacionamento de Lisboa), acrescentando que tem a vantagem de não implicar custos de manutenção para a empresa.
    Para já, a empresa prefere não comprometer-se com datas quanto à entrada em funcionamento do serviço. Muito menos quanto ao custo do investimento que o utilizador terá que fazer para adquirir o aparelho. "Não há ainda um preço estimado. Precisamos de testá-lo, de garantir que cumpre todos os requisitos, mas não será nada de extraordinário", assegura, porém, o responsável.
    A par dos parquímetros pessoais, a EMEL está também a testar uma parceria com o "Lisboa Viva" nos bairros históricos de acesso condicionado. Sérgio Azevedo explicou que os cartões poderão ser carregados com um determinado "plafond", que depois é utilizado para entrar e sair dos bairros.
    Quanto aos parquímetros portáteis, basta retirá-los da mala ou do porta-luvas, ligá-los, inserir um cartão (Smart card), seleccionar a zona de estacionamento e pendurar o aparelho no espelho retrovisor ou então no tabelier. Uma luz verde ficará visível e os fiscais que passarem pelo lugar saberão que o serviço está a ser cobrado.
    Ao regressar ao automóvel, é só desligar o aparelho. Em caso de roubo, a máquina será inútil para o ladrão, uma vez que o dinheiro (plafond) está no "smart card", um cartão idêntico aos usados no multibanco.
    Os pequenos aparelhos já estão concebidos para cobrar tarifários diferenciados, conforme a zona de estacionamento medida que a empresa conta colocar em prática, uma vez que, actualmente, existe tarifa única para toda a cidade.
    "Esperamos que seja um sucesso. Poderá servir para o utilizador comum, mas acredito que será muito vantajoso para situações de cargas e descargas", afirmou.
    Além do tradicional pagamento do estacionamento nos parquímetros, a EMEL já dispõe de títulos de pagamento pré-comprados que ficaram vulgarmente conhecidos como "raspadinhas", mas cuja adesão nunca atingiu grande expressão. A esmagadora maioria dos "clientes" da EMEL utiliza o parquímetro para pagar os lugares de estacionamento.
    Em tempos, chegou a equacionar pagamentos via SMS, mas o projecto não chegou a ver a luz do dia. O mesmo aconteceu com uma outra solução com a mesma filosofia da Via Verde."


    Fonte: EMEL testa parquímetros de bolso - JN


    Cumps

    EDIT: A notícia do JN, não refere o preço dos equipamentos. Por sua vez, na "auto motor" refere que os mesmos custarão 35€. E o cartão "smart park, (à venda em quosques e papelarias com montantes de 50€, 100€ ou 150€) que poderá ser carregado nas lojas da empresa e mais tarde nos terminais de MB Spot."
    Editado pela última vez por Veiga; 01 October 2009, 01:45.

    #2
    Acho que grande problema dos parques de rua é o dinheiro que se mete "a mais". Eu se vou a um sitio e não sei quanto tempo demoro, pode ocorrer 2 situações. Meto a menos e sou multado (ou venho a correr meter mais moedas) ou meto a mais e fico prejudicado.

    Penso que já estava na altura de implementar um sistema mais avançado.

    Já agora, como é que ia funcionar a via verde neste tipo de parques? (nem sei se funciona, pois sou do Porto! )

    Comentário


      #3
      Ainda assim, eu gosto de ver as maquinas na rua...vandalizadas.

      francamente, deve ser o unico tipo de comportamento destrutivo que suscita alguma simpatia em mim!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
        Ainda assim, eu gosto de ver as maquinas na rua...vandalizadas.

        francamente, deve ser o unico tipo de comportamento destrutivo que suscita alguma simpatia em mim!
        Isso passa-te.

        Qualquer comportamento antisocial merece o meu maior repudio.

        Comentário


          #5
          nao se arranja umas imitações dos chineses so com a luzinha verde ?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
            Isso passa-te.

            Qualquer comportamento antisocial merece o meu maior repudio.
            vivam os revolucionários
            Editado pela última vez por MonteiroRibas; 01 October 2009, 15:41.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
              Isso passa-te.

              Qualquer comportamento anti-social merece o meu maior repudio.
              a mim também , embora nesta caso abra uma excepção

              Comentário


                #8
                Não sou tão radical qt a isso... acho que falta de civismo é uma coisa, contestação é outra.. mas isso é outro assunto!

                Relativamente aos Parquimetros, acho que é simples extorsão! Qt colocas 1 carro num parque vigiado, pagas mas eles são responsáveis pelo estado do carro (apesar de dizerem que não e teres trabalho para que eles assumam responsabilidades, no entanto, lei é lei!)

                Agora, relativamente à EMEL, pões o carro na via publica (supostamente de todos) e pagas... o que ganhas com isso? não tens a consequência de seres punido com 1 bloqueador ou reboque!

                Por isso...digo, apesar de não andar a danificar os parquimetros, quem o faz tem a minha simpatia!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                  nao se arranja umas imitações dos chineses so com a luzinha verde ?
                  Se calhar até vão aparecer na feira da ladra.

                  Enquanto não aparecerem, faço-te uma.
                  5 éres

                  Comentário


                    #10
                    Já estou a ver o número de carros com o vidro partido à custa desta bela medida.

                    Comentário


                      #11
                      Na Maia têm um sistema accionado por SMS. Quando o fiscal chega ao carro, consulta o sistema central e confirma se o estacionamento está pago.

                      Claro que tem de haver carregamentos. Mas o sistema está engraçado, apesar da confusão do nº de telefone estar associado a uma matrícula original, na altura do registo. Se chegar lá com outro carro, tenho de meter a matrícula na mensagem. Se me esqueço, é um sarilho...

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X