Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida resultante de um trabalho escolar - diferenças entre os vários motores...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida resultante de um trabalho escolar - diferenças entre os vários motores...

    Antes demais, olá a todos. A minha dúvida, ou melhor, as minhas dúvidas resultam do tema de motores de combustão interna. Neste momento encontro-me a realizar um importante trabalho escolar sobre este tema com outros colegas. O que eu ainda não percebo muito bem são as diferenças entre os vários motores, quer seja do ciclo diesel ou do ciclo otto (os ciclos que melhor conheço). Mais ainda, não entendi muito bem quais as principais diferenças entre os motores de 4 e 2 tempos, bem como as vantagens de um em relação ao outro.
    Agradeço desde já a todos aqueles que se disponiblizem a ajudar. Quanto mais informação reunir para depois proceder à sua selecção melhor.
    Cumprimentos.

    #2
    Se fizeres um pequena pesquisa irias encontrar as respostas, tenda em conta que os as 4 tempos são ultimamente mais usados por serem mais suaves e por causa do Ambiente são menos poluidores.

    Isto é num motor a 4 tempos.

    1. Admissão isobárica 0-1.
    2. Compressão adiabática 1-2.
    3. Combustão isocórica 2-3, expansão adiabática 3-4.
    4. Abertura de válvula 4-5, exaustão isobárica 5-0.


    Motor a 2 tempos


    O funcionamento ocorre conforme a seguinte seqüencia:
    1. À medida em que ocorre o movimento ascendente do êmbolo, o mesmo obstrui as janelas, e em seguida comprime a mistura gasosa existente na parte superior do cilindro.
    2. Ao mesmo tempo cria-se um vácuo no cárter, que força a admissão de ar atmosférico no interior do mesmo.
    3. Quando o êmbolo atinge o ponto morto superior dá-se a ignição, devido à libertação da faísca na vela. Os gases pressionam o pistão em direcção ao ponto morto inferior, produzindo assim trabalho, movimentando a cambota. Durante esta etapa, o êmbolo libera a janela de escape possibilitando a saída dos produtos de combustão.
    4. Próximo ao ponto morto inferior, o pistão abre a janela de transferência. Ao mesmo tempo, seu movimento descendente pressuriza o carter, forçando a nova mistura a penetrar na câmara o que támbem contribui na exaustão de gases de combustão. Ao término desta fase o motor fica nas condições iniciais permitindo que o ciclo se repita.



    Fonte: Wikipedia

    se fores lá vais ver que tens certos pormenores melhores explicados, como o desempenho, já tenho sono a mais para meter aqui tudo.

    Comentário


      #3
      Apesar de não ser um expert acho que sei mais ou menos..

      Os quatro tempos referem-se aos ciclos de Admissão; Compressão; Combustão e Escape.

      Este video mostra bem como funciona
      YouTube - How the MPG-CAP works

      Nos motores a dois tempos só temos dois ciclos em que se "mistura" a Admissão e Compressão num ciclo e a Combustão e Escape no outro.

      Não sei muito sobre todas as vantagens, mas os 4 tempos são mais económicos, ecológicos, silenciosos, fiáveis. E os motores 2 tempos têm umas baixas muito fracas.


      Há muito mais para dizer, mas como disse não sou um expert

      Comentário


        #4
        Neste site explica bastante bem o que procuras:

        HowStuffWorks - Como funcionam os motores a diesel

        HowStuffWorks - Como funcionam os motores 2 tempos

        (...)

        Comentário


          #5
          Não percebi bem sobre o que querias saber mas há muito para dizer.

          Motor 4 tempos:

          A nível de funcionamento interno, o motor diesel funciona exactamente da mesma maneira que um motor otto. Existem 4 ciclos de funcionamento admissão, compressão, ignição e escape. Estes 4 ciclos acontecem a cada 2 voltas do motor. Por cada 2 voltas que o motor dá, existe um ciclo motriz (ou de impulso, como preferires). Motores maiores que os de 2 tempos e multicilíndricos logo mais binário.

          Motor 2 tempos:

          Funciona por "janelas". Como já disse o bezugo1, "só temos dois ciclos em que se "mistura" a Admissão e Compressão num ciclo e a Combustão e Escape no outro".
          Como só tem 2 ciclos quer dizer que por cada volta que o motor dá existe um impulso motriz. Motor mais pequeno com menos binário mas pode ter mais potência do que um cilindros equivalente. Bom em altas rpm´s. São mais simples quer em funcionamento, manutnção, produção e também menos fiáveis como alguém já disse porque como trabalham maioritariamente em altas o desgaste é maior.
          Editado pela última vez por patareco; 01 October 2009, 23:49.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Lemos Ver Post
            Antes demais, olá a todos. A minha dúvida, ou melhor, as minhas dúvidas resultam do tema de motores de combustão interna. Neste momento encontro-me a realizar um importante trabalho escolar sobre este tema com outros colegas. O que eu ainda não percebo muito bem são as diferenças entre os vários motores, quer seja do ciclo diesel ou do ciclo otto (os ciclos que melhor conheço). Mais ainda, não entendi muito bem quais as principais diferenças entre os motores de 4 e 2 tempos, bem como as vantagens de um em relação ao outro.
            Agradeço desde já a todos aqueles que se disponiblizem a ajudar. Quanto mais informação reunir para depois proceder à sua selecção melhor.
            Cumprimentos.
            Posso saber para que nivel academido é isso?

            Para a primária?
            Para o basico?
            Para o secundário (ou equivalente)?
            Para Faculdade?

            PS: projecto FEUP não é...ou é?

            Comentário


              #7
              É para projecto FEUP sim. Combinamos entre o grupo fazer um post aqui para podermos adquirir mais informação. Nao conhecíamos o site howstuffworks e aí podemos adquirir informação preciosa. Obrigado a todos.
              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Lemos Ver Post
                É para projecto FEUP sim.


                Acho que já está suficientemente explicado.

                Aliás, se pegarem em qualquer livro de termodinâmica, os ciclo diesel e otto vêm lá explicadinhos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post


                  Acho que já está suficientemente explicado.

                  Aliás, se pegarem em qualquer livro de termodinâmica, os ciclo diesel e otto vêm lá explicadinhos.
                  Até digo mais:



                  Os ciclos dão-se logo nos primeiros anos da faculdade, na disciplina de termodinâmica!!!!

                  De qualquer forma, cuidado com algumas afirmações no tópico. Os motores a 2 tempos pararam no tempo, mas não significa que haja motores a 2 tempos extremamente eficazes e fiáveis, com boas baixas. O problema é, e será, a queima de lubrificante juntamente com a combustão.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                    Até digo mais:



                    Os ciclos dão-se logo nos primeiros anos da faculdade, na disciplina de termodinâmica!!!!

                    De qualquer forma, cuidado com algumas afirmações no tópico. Os motores a 2 tempos pararam no tempo, mas não significa que haja motores a 2 tempos extremamente eficazes e fiáveis, com boas baixas. O problema é, e será, a queima de lubrificante juntamente com a combustão.

                    É uma das limitações mais importantes dos motores 2T, mas não é a única. Como efectivamente não existem válvulas, o tempo em que as janelas de escape e admissão estão descobertas em simultâneo é muito maior do que num motor 4T.
                    Isto faz com que se perca muito ar fresco pelo escape e consequentemente a quantidade de ar residual que fica no cilindro é maior, o que por si só reduz o rendimento da combustão. Mas como o ar que fica se encontra mais quente, o risco de detonação é também maior, pelo que se têm de usar relações de compressão mais baixas nestes motores, reduzindo ainda mais o seu rendimento.

                    O seu rendimento é reduzido em comparação com um motor 4T, apesar de terem maior potência específica por completarem um ciclo por rotação, ao contrário dos 4T que precisam de duas rotações.

                    Ainda têm algumas vantagens, como o facto de não necessitarem de tantas peças móveis pois dispensam todo o sistema de distribuição, o que os torna mais leves e compactos e mais aptos a fazerem grandes rotações.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post


                      Acho que já está suficientemente explicado.

                      Aliás, se pegarem em qualquer livro de termodinâmica, os ciclo diesel e otto vêm lá explicadinhos.
                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                      Até digo mais:



                      Os ciclos dão-se logo nos primeiros anos da faculdade, na disciplina de termodinâmica!!!!
                      tenham lá calma,o rapaz só ainda anda na faculdade há 2 semanas!!!a não ser que esteja a repetir a cadeira de Projecto FEUP,o que acho muuuuuuuuuuuuuuuito difícil.
                      Os ciclos termodinâmicos aqui na FEUP dão-se na cadeira de Termodinamica 2, no 2º Ano, 2º Semestre, por isso ainda vai levar um tempo até ele estudar isso,apesar de não se estudar em concreto ciclos de motores de 2T e 4T.

                      Cumps,e boa sorte com o projecto FEUP,isso não custa nada ;)

                      Comentário


                        #12
                        Só tem termo no 2º ano?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                          Só tem termo no 2º ano?
                          yap

                          Comentário


                            #14
                            Eu também só tive termo no 2º ano. E o único ciclo que estudei em termo foi o ciclo frigorífico. Em Orgãos de Máquinas aprendi assim por alto o ciclo diesel, otto e wankel. No 3º ano, em Máquinas Térmicas e Transferência de Calor é que se aprofunda mais a questão... Depende de escola para escola....

                            Comentário


                              #15
                              Na internet tem muita info sobre isso.

                              Por aqui até ver falamos nisso em termo macroscópica e em termo aplicada.

                              Aconselho além da internet usar como fontes livros de certo disponíveis na biblioteca,
                              Se for necessário penso, que posso reunir alguns apontamentos dessas cadeiras.

                              Comentário


                                #16
                                Eu sou caloiro. E sim estou na FEUP à 2 semanas apenas em engenharia mecânica.
                                Cumprimentos e obrigado pelas ajudas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Estás na FEUP 2 semanas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Motores Combustão Interna

                                    Mais uma vez solicito a vossa ajuda no que se refere ao funcionamento pormenorizado do ciclo otto e do ciclo diesel bem como as suas diferentes aplicações.
                                    Cumprimentos e obrigado pela atenção.

                                    Comentário


                                      #19
                                      a wikipédia é um sítio fixe para aprenderes essas coisas.
                                      Wikipédia, a enciclopédia livre

                                      Comentário


                                        #20
                                        tambem podes ir ao howstuffworks

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ou fazer uma busca como as regras mandam. Como deves imaginar, esse tema já foi aqui abordado infinitas vezes!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fazer uma busca também pelo próprio tópico criado pelo user: http://forum.autohoje.com/boxes/7752...s-motores.html

                                            Já inventaram as internetes, pode-se estudar o que lá há..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Combustão Interna? Que é isso?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                                Combustão Interna? Que é isso?
                                                O contrario de combustão externa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu ajudo

                                                  Let me google that for you?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O relatório é para entregar segunda...e o poster tambem xD LOL

                                                    Manda um abraço ao pedro LOL

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                      O contrario de combustão externa.

                                                      Gostava de ver um motor de combustão externa. será q há?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Passa no ISEP e vai à sala Toyota.
                                                        Tem lá muita coisa boa, isto se quiseres aprender mesmo vendo os componentes e elementos do motor a funcionar à tua frente e não apenas para espetar trabalho no relatório.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                          Passa no ISEP e vai à sala Toyota.
                                                          Tem lá muita coisa boa, isto se quiseres aprender mesmo vendo os componentes e elementos do motor a funcionar à tua frente e não apenas para espetar trabalho no relatório.
                                                          na feup tambem temos um motor toyota...só que é de 1900 e tróco passo LOL

                                                          Aqui nem arvore de cames a cabeça tem xD

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Nós lá temos mais do que um motor dissecado.
                                                            Há de tudo um pouco, até mesmo transmissões, turbos, etc

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X