Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A longevidade de um veículo depende do condutor ou da qualidade de construção?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A longevidade de um veículo depende do condutor ou da qualidade de construção?

    Viva,

    O meu veículo (Nissan Almera de 2005) tem 4 anos e meio, 110.000km e em perfeito estado. Sempre foi conduzido por mim, tendo eu uma condução cuidada, e uma manutenção rigorosa - sempre feito na marca com material de origem a tempo e horas, regulação do alinhamento da direcção periódica.

    Ao fim deste período o veículo está impecável, nunca tendo falhado. Aqui surge a questão: este bom estado deveu-se essencialmente ao cuidado do "dono" ou à qualidade dos materiais?

    Verifico carros de gama alta completamente destruídos (presumo que mais tratos do proprietário embora a qualidade seja do melhor), mas carros de gamas baixas e marcas que no passado não eram famosas pela sua qualidade, mas demonstrando uma grande longevidade e boa aparência (aqui deduzo a dedicação e bom trato do proprietário). Porém, o efeito contrário também é visível: condutores que estimam o seus veículos mas estes sucumbem à mesma (devido, talvez, às baixa qualidade de construção).

    No meu caso, o bom cuidado que tive com o veiculo, não colocando em situações extremas, realizando a manutenção regular, penso ter sido essencial para o seu bom estado. Porém, a qualidade e fiabilidade da construção (Nissan) ajudou no mesmo.

    Na minha opinião, se possível, é preferível adquirir algo mais caro do qual se conheça uma fiabilidade e robustez maior. E aliar a isso um cuidado tanto na condução como na manutenção.

    Existe, porém, algo que contradiz o que referi: há mais de 2 anos que o motor apenas recebe combustível marca branca (primeiro Continente, depois Jumbo). Como já escrevi noutros tópicos nada a relatar (ruidos, cheiros, fumos, etc.). Eapenas em alguns momentos fiquei na dúvida sobre o consumo maior (ou menor) relativamente ao combustível da Total, anterior marca de abastecimento.

    Marco

    #2
    110 mil kms não é nada.
    Mas tudo ajuda. Há carros que começam logo a dar problemas.
    Há outros que são mto mal tratados e andam sempre.

    Cada caso é um caso.

    Comentário


      #3
      Muitas vezes as manutenções serem feitas na marca não abona a favor

      Acho que tudo conta, um carro bem tratado e assistido envelhecerá melhor.


      Cump.

      Comentário


        #4
        Viva,

        Originalmente Colocado por ice Ver Post
        Muitas vezes as manutenções serem feitas na marca não abona a favor

        Acho que tudo conta, um carro bem tratado e assistido envelhecerá melhor.
        Cump.
        Relativamente a isso acabei de abrir um tópico sobre o assunto:

        Compensa realizar revisões na marca?

        Marco

        Comentário


          #5
          Naturalmente ambas.

          O melhor carro do mundo dificilmente resiste a um condutor que não respeite os intervalos de manutenção e que ande sempre na "escáfia", assim como o melhor condutor do mundo nada poderá fazer se o carro for mal construído.

          Comentário


            #6
            Também depende da estrada, se andar muito em paralelo os barulhos aparecem mais depressa.

            Comentário


              #7
              Eu possuo um Fiat Punto MkI de com 10 anos e das duas uma:

              Ou eles na fábrica fizeram uma super montagem(visto ser a ultima série)ou eu tenho muito cuidado com ele na estrada,visto o carro não apresentar grandes barulhos parasitas(comparando com muitos outros)e nunca ter avariado...

              Comentário


                #8
                Qto mais cuidadoso o condutor mais o carro dura.

                Qto melhor construído o carro e qto mais qualidade tiver, mais dura tb...

                Comentário


                  #9
                  Acho que um carro fraquinho pode ser "protegido" por um dono cuidadoso, e um carro muito fiável pode ser completamente destruído por alguém descuidado.
                  Eu faço a minha parte espero depois que ele faça a dele.

                  Comentário


                    #10
                    Existem vários factores que influenciam.

                    Contudo e como já disseram 110.000 e 4 anos não é rigorosamente nada.

                    Com 100.000km e 6 anos comprei eu o meu carro, que tem agora 215.000km e 11 anos e em 5 anos nunca se avariou nada para alem de peças de desgaste.

                    Comentário


                      #11
                      Um carro mais resistente por si resiste mais a maus tratos de condução como condução rapida constantemente, despreocupação na velocidade usada em estradas estragadas etc mas isto não significa que se levar má manutenção não avarie ou mesmo com boa manutenção.

                      Uma coisa é resistencia aparente de envelhecimento que vem pelo aspecto superficial dos materais, pelos ruidos audiveis e pelas folgas visiveis.

                      Existem carros que apresentam estas caracteristicas melhores que outros mas podem ter problemas mais graves ou nem serem melhores nas entranhas.

                      Existem tantos casos distintos que não é facil generalizar, o meu tipo de condução por exemplo desgasta bastante mais um carro que a do meu pai.

                      Eu puxo sempre pelo carro tanto em motor como em chassis, é obvio que ao fim dos mesmo 100 mil kms o mesmo modelo conduzido por mim apresente mais cansaço a nivel de suspensoes, rigidez torcional ou até mesmo ruidos pelos safanoes mais fortes que se adquirem numa condução ás vezes no limite e em estradas que não têm o piso como autodromos.

                      Na minha condução um carro com maior rigidez torcional terá maior durabilidade e como absorve mais vibrações até chegar ao plásticos este sofrerá de menores ruidos interiores.

                      Comentário


                        #12
                        Não a bela sem senão.


                        E com isto quero dizer o que?
                        Um carro por muito bom que seja, se tiver maus tratos nunca acaba por durar muito, a fiabilidade está lá mas só até 1 certo nível.
                        Se estivermos um carro muito fraquinho, mas estivermos sempre cuidadosos e tivermos noção do que o carro aguenta, vamos estar sempre abaixo desse patamar.

                        Logo, é preciso haver 1 boa quota parte de ambos os lados, fiabilidade e cuidados.


                        E como já foi dito 110km, ñ é muito para 1 carro com 4 anos.

                        Comentário


                          #13
                          Viva,

                          E como já foi dito 110km, ñ é muito para 1 carro com 4 anos.
                          Pois para mim são, já que foram todos conduzidos por mim, e vendo bem as coisas, são muitas voltas ao planeta!

                          Marco

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                            Não a bela sem senão.


                            E com isto quero dizer o que?
                            Um carro por muito bom que seja, se tiver maus tratos nunca acaba por durar muito, a fiabilidade está lá mas só até 1 certo nível.
                            Se estivermos um carro muito fraquinho, mas estivermos sempre cuidadosos e tivermos noção do que o carro aguenta, vamos estar sempre abaixo desse patamar.

                            Logo, é preciso haver 1 boa quota parte de ambos os lados, fiabilidade e cuidados.


                            E como já foi dito 110km, ñ é muito para 1 carro com 4 anos.
                            Isso faz-se numa horita...

                            Comentário


                              #15
                              Viva,

                              Deixo mais um ponto à discussão: pneumáticos. Neste momento possuo um conjunto de 4 pneus Michelin Pilot Primacy com 50.000km. Pelo piso ainda aguentam cerca de 15.000km até atingirem o limite legal (e de segurança). Mais uma vez a qualidade do material mostra a sua durabilidade - obviamente a minha condução calma tem peso, bem como a verificação constantes da pressão e alinhamento da direcção, se bem que estes penus fazem percursos mais agressivos, como estrada de montanha

                              Na altura de compra destes pneus ponderei seriamente as escolhas, e mesmo custando mais decidi por estes devido a vários testes que indicavam uma maior longevidade. Apostei e compensou. Ao mesmo tempo um colega apostou no bolso, procurando economizar na compra. Resultou fazendo igualmente cerca de 50.000km já vai no fim do segundo jogo. A soma dos 2 jogos de pneus ficaram mais caros que apenas 1 jogo de pneus Michelin, além da necessidade de troca a meio, e pequenos acidentes por falta de aderência devido ao piso gasto do pneu.

                              Pessoalmente dou nota máxima a estes pneus para pessoas com o meu perfil. Mas, paradoxalmente, não irei colocar outro jogo Michelin Pilot Primacy. Ou melhor, gostaria de colocar outro jogo Michelin, porém os preços continuam excessivamente alto e pneus com performances semelhantes estão substancialmente mais acessíveis. Neste caso refiro-me aos Bridgestone Turanza ER300, conseguindo-os por menos 30-40€ mais barato cada pneu.

                              Mas a mensagem deste post é: a qualidade do material é relevante, embora se pague caro.

                              Marco

                              Comentário


                                #16
                                Depende desses dois factores que apresentas, assim como de muitos outros...

                                Se por um lado, um carro que seja tratado com cuidado, com manutenção adequada e atempada terá um desgaste menos acentuado, a verdade é que nem todos os carros nascem iguais. Os processos de fabrico estão muito avançados mas qualquer pessoa que tenha estudado Qualidade sabe que "zero defeitos" é apenas uma teoria...

                                Nos últimos tempos tenho tido oportunidade de acompanhar alguns processos de garantia de uma determinada marca e alguns dos casos que aparecem são incríveis. Como é que se explica a um cliente que um carro com 30km(!) tem de levar um motor novo porque a bomba de óleo era defeituosa? Mesmo que a marca assuma integralmente a reparação...

                                Depois, como é óbvio, o próprio clima tem algo a dizer sobre o desgaste. Um carro do Algarve não envelhece da mesma forma que um de Trás-os-Montes...
                                Da mesma forma, um carro que faz 10km diários em ambiente citadino sofre um desgaste diferente de um que faz 200km em auto-estrada...

                                etc....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 36crazyfists Ver Post
                                  Também depende da estrada, se andar muito em paralelo os barulhos aparecem mais depressa.
                                  Ora pois bem...
                                  O meu ibiza sempre sofreu bastante devido às estradas. Ainda muito cedo substituí os amortecedores e sinoblocos da frente por uns mais resistentes ou melhores em termos de qualidade reconhecida.
                                  No entanto, agora com 7 anos e quase 160.000kms, volto outra vez a notar os barulhos, a sensação de algo solto nos triângulos da suspensão etc...
                                  Nesse campo, pouco podemos fazer, a não ser que tenhamos muito €€ para investir.

                                  No campo da mecãnica, aí sim, acho que depende 50% do tipo de condução, 30% da qualidade do motor e 20% da manutenção regular.

                                  Dou como exemplo o meu Ibiza que apesar de muitos dos meus amigos/conhecidos estarem sempre a comentar que vou rebentar o turbo etc e tal, esquecem-se que por detrás de alguns abusos que tenho esporadicamente, está um cuidado diário e uma manutenção a tempo e horas (dentro e fora da marca) mas sempre com material de qualidade.

                                  Acho simples.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                                    Não a bela sem senão.


                                    E com isto quero dizer o que?
                                    Um carro por muito bom que seja, se tiver maus tratos nunca acaba por durar muito, a fiabilidade está lá mas só até 1 certo nível.
                                    Se estivermos um carro muito fraquinho, mas estivermos sempre cuidadosos e tivermos noção do que o carro aguenta, vamos estar sempre abaixo desse patamar.

                                    Logo, é preciso haver 1 boa quota parte de ambos os lados, fiabilidade e cuidados.


                                    E como já foi dito 110km, ñ é muito para 1 carro com 4 anos.
                                    Aqui acho que há excepções!

                                    Eu tive um Corsa B com um motor FABULOSO 1.7D Isuzu, foi o meu prmeiro carro e nem vou descrever o abuso que ele aguentou durante 4 anos nas minhas mãos!

                                    Nunca eu imaginei (sabendo o que sei hoje) que um motor pudesse aguentar tudo aquilo que lhe fiz!

                                    O que é certo é que esse menino, conta hoje com 11 anos, mais de 500.000kms e no motor não houve até à data uma única peça trocada!

                                    Sei disto porque ainda hoje o vejo a andar, conheço o seu dono e o seu mecânico.
                                    Aquele sim, foi um carro ao qual tive orgulho em chamar de TANQUE de GUERRA

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu acho que tudo importa,

                                      Como referis-te, osproblemas surgem devido aos mãos trstos, devido à qualidade, às estradas e aos erros de fabrico.

                                      Se bem que ache o primeiro com culpa em mais de 50% dos casos. Basta olhar para carros de empresas, que são usados por muitos condutores sem amor ao carro em com modos de conduzir diferentes. Isto a meu ver é a maior causa de destruição. Contudo à excepçoes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O mais importante na duração de vida de um automovel é o condutor, ao nivel de como conduz, por que estradas conduz e qual a manutenção que faz.

                                        As diferenças de qualidade de construção entre as marcas mais antigas são minimas, havendo inclusivé muito intercâmbio de componentes entre marcas, exclui desta analise chineses, indianos e coreanos, que ainda tem muito a aprender nomeadamente em termos de filosofia de produto com os Japoneses, que chegaram mais tarde ao mundo Automovel, mas desde sempre se preocuparam em melhorar a qualidade, exemplo tipico foi os japoneses começaram por produzir o Ford Anglia sob-licença mas não resistiram e melhoraram logo o modelo original, tornando-o mais fiável!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Em questão dos barulhos, basta ter um carro que passe a maior parte dos dias ao sol e outro à sombra, que a diferença é enorme ao fim de um certo tempo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tudo depende de como estimas o carro,se fizeres a manutensao sempre a horas e tiveres cuidado com o carro ele vai durar muitos anos.Tudo depende como cuidas do carro e dos teus vizinhos claro lol

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
                                              Tudo depende de como estimas o carro,se fizeres a manutensao sempre a horas e tiveres cuidado com o carro ele vai durar muitos anos.Tudo depende como cuidas do carro e dos teus vizinhos claro lol

                                              tudo depende do carro...ha carros que são cancros e contra isso não ha dono zeloso que safe.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MarcoVeloso Ver Post
                                                Viva,

                                                O meu veículo (Nissan Almera de 2005) tem 4 anos e meio, 110.000km e em perfeito estado. Sempre foi conduzido por mim, tendo eu uma condução cuidada, e uma manutenção rigorosa - sempre feito na marca com material de origem a tempo e horas, regulação do alinhamento da direcção periódica.

                                                Ao fim deste período o veículo está impecável, nunca tendo falhado. Aqui surge a questão: este bom estado deveu-se essencialmente ao cuidado do "dono" ou à qualidade dos materiais?

                                                Verifico carros de gama alta completamente destruídos (presumo que mais tratos do proprietário embora a qualidade seja do melhor), mas carros de gamas baixas e marcas que no passado não eram famosas pela sua qualidade, mas demonstrando uma grande longevidade e boa aparência (aqui deduzo a dedicação e bom trato do proprietário). Porém, o efeito contrário também é visível: condutores que estimam o seus veículos mas estes sucumbem à mesma (devido, talvez, às baixa qualidade de construção).

                                                No meu caso, o bom cuidado que tive com o veiculo, não colocando em situações extremas, realizando a manutenção regular, penso ter sido essencial para o seu bom estado. Porém, a qualidade e fiabilidade da construção (Nissan) ajudou no mesmo.

                                                Na minha opinião, se possível, é preferível adquirir algo mais caro do qual se conheça uma fiabilidade e robustez maior. E aliar a isso um cuidado tanto na condução como na manutenção.

                                                Existe, porém, algo que contradiz o que referi: há mais de 2 anos que o motor apenas recebe combustível marca branca (primeiro Continente, depois Jumbo). Como já escrevi noutros tópicos nada a relatar (ruidos, cheiros, fumos, etc.). Eapenas em alguns momentos fiquei na dúvida sobre o consumo maior (ou menor) relativamente ao combustível da Total, anterior marca de abastecimento.

                                                Marco

                                                A qualidade dos materiais nao foi concerteza....acho que esse almera nunca foi um exemplo...e em 2005 era bem capaz de ser dos piorzinhos que andavam no segmento C.

                                                LOL

                                                Ainda bem que gostas do teu almera....pois na hora de o vender vais perceber que deves ser das unicas pessoas xD
                                                Editado pela última vez por Sotor; 09 October 2009, 20:07.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tratar bem não é suficiente para um carro se manter em qualidade.

                                                  Por exemplo a minha brava teve que mudar de puxadores porque se estavam a desfazer, os apoios dos retrovisores idem, a pintura idem idem.

                                                  Sem ter garagem, acho dificil que um carro aguente de pintura e plasticos exteriores e plasticos expostos até ao fim da vida.

                                                  Agora, se uma pessoa tiver garagem e AMOR ao carro, não basta cuidar bem, é preciso ter amor e cuidado...tudo deverá correr bem, quer seja no mais foleiro dos fiats quer seja no melhor dos Alfas.

                                                  Agora se uma pessoa usar o carro com um uso despreocupado e normal...o pior dos fiats terá mais dificuldade em passar os anos, enquanto o melhor dos alfas aguentará melhor.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Max Ver Post
                                                    Aqui acho que há excepções!

                                                    Eu tive um Corsa B com um motor FABULOSO 1.7D Isuzu, foi o meu prmeiro carro e nem vou descrever o abuso que ele aguentou durante 4 anos nas minhas mãos!

                                                    Nunca eu imaginei (sabendo o que sei hoje) que um motor pudesse aguentar tudo aquilo que lhe fiz!

                                                    O que é certo é que esse menino, conta hoje com 11 anos, mais de 500.000kms e no motor não houve até à data uma única peça trocada!

                                                    Sei disto porque ainda hoje o vejo a andar, conheço o seu dono e o seu mecânico.
                                                    Aquele sim, foi um carro ao qual tive orgulho em chamar de TANQUE de GUERRA
                                                    Serei a unica pessoa do mundo que nao conheçe ninguem que trate mal o carro e ele nunca tenha dado nenhum problema??

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                                      Serei a unica pessoa do mundo que nao conheçe ninguem que trate mal o carro e ele nunca tenha dado nenhum problema??
                                                      LoooooooooooooooooooL epá se calhar :P

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Viva,

                                                        Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                        Existem vários factores que influenciam.

                                                        Contudo e como já disseram 110.000 e 4 anos não é rigorosamente nada.

                                                        (...)
                                                        Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                                        A qualidade dos materiais nao foi concerteza....(...)
                                                        Como mais um exemplo: travões. Sempre conduzi reduzindo e travando com a caixa. Consequência: com 110.000km os travões são de origem e segundo a oficina aguentam mais 20.000km. É certo que a forma de conduzir influencia, mas a qualidade do material também foi relevante para esta longevidade (e considero que 110.0000km num disco de travão ser uma óptima longevidade).

                                                        Marco

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Obviamente que a duração do carro depende da qualidade do carro e dos cuidados do condutor.

                                                          No entanto, parece-me que depende mais da qualidade do carro do que do condutor. Penso que dura mais um bom carro com um mau condutor do que um mau carro com um bom condutor.

                                                          Eu rebentei o turbo de um dos meus carros com apenas 90,000 Kms. É interessante ver que a reacção típica das pessoas é: "aquele gajo não teve cuidado com o carro". Quase toda a gente me perguntou coisas do género: "mas aceleravas a frio?" "não mudaste o óleo?" "fazias a manutenção no zé da esquina?" "não deixavas arrefecer o turbo?"

                                                          Na realidade, sempre tive cuidados e não tive culpa nenhuma; o motor era o ... 1,9 dCi

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MarcoVeloso Ver Post
                                                            Viva,


                                                            Como mais um exemplo: travões. Sempre conduzi reduzindo e travando com a caixa. Consequência: com 110.000km os travões são de origem e segundo a oficina aguentam mais 20.000km. É certo que a forma de conduzir influencia, mas a qualidade do material também foi relevante para esta longevidade (e considero que 110.0000km num disco de travão ser uma óptima longevidade).

                                                            Marco
                                                            A minha embraiagem tem 215mil Km

                                                            Por exemplo um GT3 997 com opção de Discos em Cerâmica aguenta para lá dos 200mil km com os mesmos discos...isto para fazer aqui um paralelismo.

                                                            A qualidade das pastilhas é mais importante para o não desgaste dos discos que propriamente a qualidade do disco.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X