Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quais as melhores invenções dos designers/construtoras automóveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quais as melhores invenções dos designers/construtoras automóveis

    No outro dia fui no lugar do pendura com um amigo no seu Ford Cortina da década de setenta. E enquanto conversávamos, não pude deixar de reparar que naquele carro não existia quase nada do que encontramos nos automóveis de hoje.

    Só quando nos deparamos com carros mais antigos e comparamos com os mais recentes é que nos apercebemos da panóplia de invenções/inovações ao nível da segurança, da assistência à condução, do conforto, do entretenimento, entre outras, que fizeram parte importante das alterações do mundo automóvel recente. São as tais coisas que já não ligamos, pois a maioria dos carros até já as têm de série. Mas só quando andamos num que não os tenha é que sentimos a sua falta. A tudo aquilo a que hoje em dia estamos habituados a ter, ainda temos de acrescentar muitas das inovações que estão maioritariamente disponíveis no equipamento opcional que as marcas disponibilizam e que, infelizmente, poucos de nós compram.

    Também não deixa de ser interessante que, quando os equipamentos surgem como novidade, são opcionais acabando mais tarde por serem disponibilizados de série. É a sua banalização que faz com que nem nos apercebamos do esforço e da necessidade que estiveram por detrás da sua criação. È como se costuma dizer: a necessidade aguça o engenho.

    Assim sendo, e tal como vos falei no início deste post, quando entrei no dito carro, senti logo a falta de um “acessório” fundamental que, depois de alguns minutos de condução exibicionista do meu amigo, acabou por tomar conta do meu pensamento. Já estão a ver qual era a tal invenção a que me refiro: sim, é esse mesmo – o cinto de segurança, essa extraordinária invenção sueca dos engenheiros da Volvo que já salvou tantas vidas, incluindo a minha, senão hoje não estaria aqui a trocar dois dedos de prosa convosco.

    Mas as invenções foram mais do que muitas.
    Digam quais são as que mais valorizam ou vos surpreendem.

    #2
    Bem,se vamos fazer uma comparação com um Ford Cortina temos muitas inovações por onde escolher,umas importantes outras nem tanto.

    Na vertente da segurança é impossível não destacar o cinto de segurança,o ABS,o ESP,os airbags,as zonas de deformação programáveis,os encostos de cabeça...

    Depois há aquelas invenções como o computador de bordo,o ar condicionado,os sensores de luminosida de chuva,o travão eléctrico,o head-up display,os espelhos anti-encadeamento,o estacionamento automático...

    Comentário


      #3
      Não te esqueças dos vidros electricos!

      Mas os carros não evoluem só no interior, também no motor e na caroçaria. Para-choques, faróis, espelhos. Os Turbos, a injecção directa, o commom-rail, os amortecedores...

      Comentário


        #4
        Porta-copos!

        Comentário


          #5
          o pedal do meio!!!

          a sério....talvez a caixa automatica, vidros eletricos, direçao assistida...tudo o que facilita a vida dentro do carro.

          Comentário


            #6
            Acho que uma grande invencao foi o fecho centralizado/por comando 'a distancia. E ja' evoluiu de tal maneira que ja' nem e' preciso carregar em nenhum botao para aquilo abrir ou fechar, basta levar um cartao no bolso.

            No entanto, e tal como o user que iniciou o topico, tambem andei num carro antigo ha' pouco tempo (mas com cintos de seguranca) e senti alguma saudade, sobretudo do Carocha do meu bisavo, que nao tinha nada dessas mariquices mas que me fazia feliz ao transportar-me ate' ao rio, na aldeia, para umas belas banhocas de verao!

            Felizmente aquela praia fluvial ainda existe e ainda faz muita gente contente, mas ja' ouvi muita gente a torcer o nariz 'a ideia de ir tomar um banho ao rio, como justificacao para nao fazer uma piscina na nossa casa de aldeia/de campo!

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X