Boas tardes,
Hoje o dia começou de forma especial, levantei-me, passei pelas bombas de combustível para abastecer o meu humilde Astra, e segui até à Garagem Justino em Oliveira de Azeméis.
Sabia que algo diferente me esperava, mas era segredo.
Cheguei, e aguardei um pouco, a observar os carros expostos. Até que, passados uns minutos, vejo 4 jantes de 18 polegadas a puxar pouco mais de 4 metros de chapa azul metalizada com 1393 Kg, exibindo contornos que não deixavam enganar, era um Opel Astra OPC.
Carro parado, era notável a presença imposta, poucos ficavam indiferentes aos seus contornos.
Um GTC como todos conhecemos, mas com pormenores estéticos que ao vivo ainda mais marcam a diferença. Agressivo o suficiente, não cai no exagero, e consegue misturar ao conjunto bastante discrição.
As entradas de ar, a cor, a saída de escape traseira, o discreto spoiler traseiro, o friso cromado ao longo dos vidros, e as generosas jantes onde se podem observar as maxilas pintadas na cor da carroçaria, revelam que não é um simples Astra GTC, mas algo mais que isso.
Apreciado a nível exterior, há que abrir a porta, e observar com que nos brinda este Astra OPC.
Consola central em cinza, tal como todos os Astra GTC, mas com frisos a imitar carbono. Uma manete das mudanças exclusiva, e bastante bonita, um volante com uma pega excelente, grosso, e bastante suave, com pele perfurada nas zonas onde agarram as mãos, e a inscrição OPC em baixo. Um painel de instrumentos com um novo grafismo, e com a particularidade de fazer um Auto-Teste muito engraçado, que consiste em levar os três ponteiros ao máximo, e voltar a coloca-los a zero, um pormenor bastante interessante, e que me arregalou a vista. Fiz inclusivamente um pequeno vídeo, que depois colocarei online. Na consola central encontrava-se o excelente auto-radio CDC 40 Opera com um sistema de som fantástico, e no topo da consola central, estava o excelente ecrã de 7 polegadas.
A qualidade dos materiais, é a já conhecida da versão normal do Astra, portanto, bastante boa, um tablier macio e com materiais suaves, bons acabamentos, e uma óptima montagem. Nada de folgas ou desalinhamentos. Algo que se vem a comprovar pela inexistência de ruídos parasitas.
Claro que não poderia falar do interior, sem referir os fabulosos acentos. As fotos dão para imaginar, mas sentar lá é fantástico! Super envolventes, confortáveis, e ajudam a transmitir a sensação de segurança, robustez, e eficácia do Astra OPC.
Curiosamente, é aqui que surge o primeiro ponto negativo, o apoio lateral do lado esquerdo, apresentava um pouco de desgaste. Estranho, pode ser justificado pelo uso intenso a que este carro tem sido submetido, e talvez o facto de ser das primeiras unidades justifique um material menos resistente. Pode também ter havido algum incidente.
Começa a chegar a hora de ver o OPC em acção, mas antes disso nada como observar aquele que é o responsável pela nossa deslocação e que nos acelera dos 0 aos 100 em 6,4 segundos!
Depois de apreciado enquanto descansava os 240 Cavalos, é hora de lhe dar trabalho. Fui ao lado, e o condutor foi uma pessoa já bem experiente!
Chave rodada, sente-se a boa insonorização, e a ausência de vibrações no interior. Arrancamos, uma vez que estamos em Portugal, surge logo o piso irregular, mesmo com jantes de 18 polegadas, e uma suspensão de cariz desportivo, o carro consegue ser suave, sente-se rígido, e firme, mas com suavidade, apenas num buraco mais seco se fez sentir a sua dureza, mas nada de especial. É mais suave que o meu Astra! Claro que também estamos a falar de um carro novo, e com poucos quilómetros.
A pressão no pedal da direita aumenta, e quando eu olho para o velocímetro, pensando que iríamos a cerca de 100 Km\h, este marca já uns expressivos 160 Km\h, mantendo-nos colados ao banco, a querer mais e mais. A aceleração é bastante engraçada, é rápida mas com suavidade, e o ruído do motor é fabuloso! Á frente é o suficiente, atrás, uma vez que vamos mesmo por cima da panela de escape, parece que ouvimos os gases a sair com forte pressão, é espantoso!
O OPC cola-nos ao banco, e de forma suave eleva-nos a velocidades impressionantes com uma rapidez que nunca vi! O poder de travagem acompanha o poder da aceleração, ou seja, rápido e eficaz!
É um motor que tanto dá para circular a ritmos elevados, como para andar conscientemente. Tem é que cair nas mãos certas.
Tanto nos pode dar momentos de prazer magníficos, como nos levar para um caminho sem saída, é preciso ter consciência daquilo que o carro é. É que a melhor coisa que define aquele motor, é que tem o diabo lá metido! É incrível!
Acho que deviam levar o OPC a um exorcista, para ver se acalma o animal :D
Continuando, em termos de comportamento, o pouco que vi, era o que já imaginava, eficaz, com capacidade de abordar uma curva com toda a segurança, e com a electrónica a estragar alguns momentos de diversão. Não me apercebi das saídas de frente que tanto se fala.
Sei, que se houvesse uma aceleração brusca em curva, que ele iria alargar a trajectória, mas também é certo e sabido, que controlar um pouco o pé da direita nunca fez mal. Com o OPC é possível fazer tudo o que quisermos, desde que reine a consciência! Dá para ser conduzido nas calmas, e com suavidade, e quando nos apetecer podemos então explora-lo à vontade, mas sempre com cabeça, obviamente.
Quando fui atrás, apercebi-me do tal ruído que referi anteriormente, dos gases de escape, é espectacular, o carro parece que vai a bufar, é realmente espectacular! E apesar de atrás poder parecer muito acanhado e estreito, viaja-se muito bem, depois olhando para o tablier, com os pormenores do OPC, e o ecrã a cores a finalizar a consola central, dá mesmo uma sensação de "high tech".
Sinceramente, é um carro que quase não tem defeitos, para aquilo que é, e para o segmento em que se insere. Tem um preço extremamente justo, e é realmente uma pequena grande máquina!
Chegado ao Stand, restou tirar mais algumas fotografias, e contemplar toda a elegância deste excelente automóvel.
Esta é a minha análise, se quiserem colocar questões, e se eu souber responder, estejam à vontade.
Agradeço é que não digam "ha e tal, isso é assado" sabendo eu, que vi e andei no carro, e que não é assado, mas sim cozido.
Obrigado aos responsáveis e à Garagem Justino pela oportunidade que tive. ;)
Hoje o dia começou de forma especial, levantei-me, passei pelas bombas de combustível para abastecer o meu humilde Astra, e segui até à Garagem Justino em Oliveira de Azeméis.
Sabia que algo diferente me esperava, mas era segredo.
Cheguei, e aguardei um pouco, a observar os carros expostos. Até que, passados uns minutos, vejo 4 jantes de 18 polegadas a puxar pouco mais de 4 metros de chapa azul metalizada com 1393 Kg, exibindo contornos que não deixavam enganar, era um Opel Astra OPC.
Carro parado, era notável a presença imposta, poucos ficavam indiferentes aos seus contornos.
Um GTC como todos conhecemos, mas com pormenores estéticos que ao vivo ainda mais marcam a diferença. Agressivo o suficiente, não cai no exagero, e consegue misturar ao conjunto bastante discrição.
As entradas de ar, a cor, a saída de escape traseira, o discreto spoiler traseiro, o friso cromado ao longo dos vidros, e as generosas jantes onde se podem observar as maxilas pintadas na cor da carroçaria, revelam que não é um simples Astra GTC, mas algo mais que isso.
Apreciado a nível exterior, há que abrir a porta, e observar com que nos brinda este Astra OPC.
Consola central em cinza, tal como todos os Astra GTC, mas com frisos a imitar carbono. Uma manete das mudanças exclusiva, e bastante bonita, um volante com uma pega excelente, grosso, e bastante suave, com pele perfurada nas zonas onde agarram as mãos, e a inscrição OPC em baixo. Um painel de instrumentos com um novo grafismo, e com a particularidade de fazer um Auto-Teste muito engraçado, que consiste em levar os três ponteiros ao máximo, e voltar a coloca-los a zero, um pormenor bastante interessante, e que me arregalou a vista. Fiz inclusivamente um pequeno vídeo, que depois colocarei online. Na consola central encontrava-se o excelente auto-radio CDC 40 Opera com um sistema de som fantástico, e no topo da consola central, estava o excelente ecrã de 7 polegadas.
A qualidade dos materiais, é a já conhecida da versão normal do Astra, portanto, bastante boa, um tablier macio e com materiais suaves, bons acabamentos, e uma óptima montagem. Nada de folgas ou desalinhamentos. Algo que se vem a comprovar pela inexistência de ruídos parasitas.
Claro que não poderia falar do interior, sem referir os fabulosos acentos. As fotos dão para imaginar, mas sentar lá é fantástico! Super envolventes, confortáveis, e ajudam a transmitir a sensação de segurança, robustez, e eficácia do Astra OPC.
Curiosamente, é aqui que surge o primeiro ponto negativo, o apoio lateral do lado esquerdo, apresentava um pouco de desgaste. Estranho, pode ser justificado pelo uso intenso a que este carro tem sido submetido, e talvez o facto de ser das primeiras unidades justifique um material menos resistente. Pode também ter havido algum incidente.
Começa a chegar a hora de ver o OPC em acção, mas antes disso nada como observar aquele que é o responsável pela nossa deslocação e que nos acelera dos 0 aos 100 em 6,4 segundos!
Depois de apreciado enquanto descansava os 240 Cavalos, é hora de lhe dar trabalho. Fui ao lado, e o condutor foi uma pessoa já bem experiente!
Chave rodada, sente-se a boa insonorização, e a ausência de vibrações no interior. Arrancamos, uma vez que estamos em Portugal, surge logo o piso irregular, mesmo com jantes de 18 polegadas, e uma suspensão de cariz desportivo, o carro consegue ser suave, sente-se rígido, e firme, mas com suavidade, apenas num buraco mais seco se fez sentir a sua dureza, mas nada de especial. É mais suave que o meu Astra! Claro que também estamos a falar de um carro novo, e com poucos quilómetros.
A pressão no pedal da direita aumenta, e quando eu olho para o velocímetro, pensando que iríamos a cerca de 100 Km\h, este marca já uns expressivos 160 Km\h, mantendo-nos colados ao banco, a querer mais e mais. A aceleração é bastante engraçada, é rápida mas com suavidade, e o ruído do motor é fabuloso! Á frente é o suficiente, atrás, uma vez que vamos mesmo por cima da panela de escape, parece que ouvimos os gases a sair com forte pressão, é espantoso!
O OPC cola-nos ao banco, e de forma suave eleva-nos a velocidades impressionantes com uma rapidez que nunca vi! O poder de travagem acompanha o poder da aceleração, ou seja, rápido e eficaz!
É um motor que tanto dá para circular a ritmos elevados, como para andar conscientemente. Tem é que cair nas mãos certas.
Tanto nos pode dar momentos de prazer magníficos, como nos levar para um caminho sem saída, é preciso ter consciência daquilo que o carro é. É que a melhor coisa que define aquele motor, é que tem o diabo lá metido! É incrível!
Acho que deviam levar o OPC a um exorcista, para ver se acalma o animal :D
Continuando, em termos de comportamento, o pouco que vi, era o que já imaginava, eficaz, com capacidade de abordar uma curva com toda a segurança, e com a electrónica a estragar alguns momentos de diversão. Não me apercebi das saídas de frente que tanto se fala.
Sei, que se houvesse uma aceleração brusca em curva, que ele iria alargar a trajectória, mas também é certo e sabido, que controlar um pouco o pé da direita nunca fez mal. Com o OPC é possível fazer tudo o que quisermos, desde que reine a consciência! Dá para ser conduzido nas calmas, e com suavidade, e quando nos apetecer podemos então explora-lo à vontade, mas sempre com cabeça, obviamente.
Quando fui atrás, apercebi-me do tal ruído que referi anteriormente, dos gases de escape, é espectacular, o carro parece que vai a bufar, é realmente espectacular! E apesar de atrás poder parecer muito acanhado e estreito, viaja-se muito bem, depois olhando para o tablier, com os pormenores do OPC, e o ecrã a cores a finalizar a consola central, dá mesmo uma sensação de "high tech".
Sinceramente, é um carro que quase não tem defeitos, para aquilo que é, e para o segmento em que se insere. Tem um preço extremamente justo, e é realmente uma pequena grande máquina!
Chegado ao Stand, restou tirar mais algumas fotografias, e contemplar toda a elegância deste excelente automóvel.
Esta é a minha análise, se quiserem colocar questões, e se eu souber responder, estejam à vontade.
Agradeço é que não digam "ha e tal, isso é assado" sabendo eu, que vi e andei no carro, e que não é assado, mas sim cozido.
Obrigado aos responsáveis e à Garagem Justino pela oportunidade que tive. ;)
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