Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros que os meus amigos me "obrigam" a comprar!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carros que os meus amigos me "obrigam" a comprar!

    Isto da vida em sociedade não é fácil, muitos de vós já se devem ter deparado com o dilema da escolha e da opinião das pessoas que vos são mais próximas (amigos por ex.).

    Escrevo isto porque o meu círculo de amigos está a "migrar" para determinada marca ao ponto de se notar que quem não tem um, é uma espécie de... "o amigo esquisito".

    Nós em sociedade identificamo-nos das mais variadas maneiras, mas normalmente seguimos uma "imagem de grupo", o beto, o heavy, o gótico, sei lá.

    Com os carros também existem grupos.

    Os empreiteiros "têm" que ter um Mercedes, jovens pais uma carrinha, já houve tempos em que se tinha que ter um "jeep", ou um Saxo Cup, ou outra coisas qualquer.

    E vocês? Sentem "pressão social" para ter determinado carro ou determinada marca?

    #2
    Sem dúvida, ninguém me deixa comprar um C2 VTR 1.4HDi.

    Comentário


      #3
      Em termos das chamadas "tribos urbanas", considero-me +- inserido nos "betos" e por isso, devia ter um A3 ou coisa do género. Pois tenho um ibiza que por aqui é conotado como carro de xunga.

      Moral da história: estou-me c@gndo para o que os outros pensam e até a data, não tenho queixas a fazer do carro.

      Comentário


        #4
        Na minha zona não funciona assim! É mais do tipo o vizinho compra um clio, eu tenho de ter um Megane, O vizinho troca para BMW, eu tenho de ter um Jaguar.
        É sempre a ver quem tem o carro mais valioso. É só dor de coto.
        Mas como diz, e muito bem o senhorpedro: Estou-me c@gando para o que os outros pensam.

        Comentário


          #5
          Era de admirar era vir aqui alguem dizer que se preocupa com o que os outros pensam...

          Claro que depois enchem o forum com topicos de qual é o melhor par de piugas para conduzir á noite e que carro deviam comprar... mas claro estão todos a c*gar-se para o que os outros pensam

          Isso do carro melhor que o vizinho faz parte da natureza competitiva do ser humano, bom ou mau não parece que vá acabar...

          Já o não ligar ao que os outros pensam, não é verdade, pode-se parecer "independente" mas depois quando se é muito independente pode-se ficar sozinho e ninguem quer ficar sozinho.

          Já agora uma pergunta ao forista do Ibiza, no seu nucleo de amigos (falo de amigos e não de "conhecidos") há mais "Ibizas" ou "A3"?

          Comentário


            #6
            As pessoas valem pelo que são, pelo que fazem, e não pelo que tem, dizem que tem ou querem parecer que são.

            As pessoas pensam que o "status" se compra...

            Esquecem-se é que o status conquista-se, vem com o trabalho, mérito, e o reconhecimento do mesmo.

            O status não vem com o cartão de credito.

            E não está seguramente no carro que se conduz.

            Não sei onde as pessoas foram buscar a ideia que estando a conduzir o carro A ou B mudam automaticamente de "STATUS" assim que mudam de carro .

            Portanto vou de por exemplo de DACIA para o trabalho----> sou pelintra
            Conduzo o BMW da empresa durante o dia-----> sou um tipo com classe
            Empresto o carro á "Maria" e vou para casa de transportes públicos--->sou labrego...

            Epá, mas algum dia eu olho para um carro ao meu lado numa fila de transito e julgo a pessoa que o conduz???
            Tem Algum cabimento???
            Olha para o carro e como entusiasta analiso o CARRO em si não a pessoa que o conduz...

            Ainda por cima com as diferentes formas de se puder conduzir qualquer carro ou de se adquirir um: Há novos, usados, renting, ALD, emprestados, da frota da firma, de substituição.....n variáveis que impossibilitam a analise e a correlação entre o carro que a pessoa conduz num determinado momento e a sua condição social, status ou dinheiro ou que lhe queiram chamar.

            No meu caso pessoal, por muito, pouco, ou nenhum STATUS que eu tenha NUNCA foi razão de compra de carro o que qualquer vizinho, amigo ou colega pensa sobre ele.

            Já tive KIA, já tive FIAT, Citroen e Mercedes, sempre fui o mesmo, mas parece que, para algumas pessoas, assim que mudo de porta chaves, mudo de personalidade, de prestigio e de importância

            Comentário


              #7
              Concordo totalmente com este último post...
              Só é pena que muitas vezes as pessoas sejam tão materialistas ao ponto de julgarem totalmente uma pessoa só pelo carro que conduz...
              Claro que dá melhor impressão ver alguém com um bom carro do que com um fraco, no entanto isso não é obviamente tudo e muito menos diz alguma coisa sobre o valor da pessoa em causa

              Comentário


                #8
                Eu nao comprava muitos carros pois têm conotaçoes com que nao me identifico.

                Por exemplo:

                - tunings estilo abarth, cupra, M's, etc
                - kias, hyndays, chevrolet, etc

                Nao sinto pressao social....mas sinto pressao de ideais e quando comprar o meu 1º carro nao os quero desfraldar. É complicado dizer que sou fan do grupo fiat e quando estiver a procura de carro me aparecer um Golf/audi/bmw/mercedes com uma proposta irrecusavel =/. Vai ser uma luta de ideais irresponsáveis contra qualidade racional....espero que nao aconteça, mas se acontecer espero que voces me indiquem o do grupo fiat xD LOL

                Comentário


                  #9
                  Eu sinto é pressão(de mim próprio diga-se)é para escolher algo que não seja a escolha dos outros.Se a maioria vai pela direita eu vou pela esquerda...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Sotor Ver Post

                    Nao sinto pressao social....mas sinto pressao de ideais e quando comprar o meu 1º carro nao os quero desfraldar.
                    Acredita desfraldar não vais mesmo...






























                    é mais defraudar.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                      Eu nao comprava muitos carros pois têm conotaçoes com que nao me identifico.

                      Por exemplo:

                      - tunings estilo abarth, cupra, M's, etc
                      - kias, hyndays, chevrolet, etc

                      Nao sinto pressao social....mas sinto pressao de ideais e quando comprar o meu 1º carro nao os quero desfraldar. É complicado dizer que sou fan do grupo fiat e quando estiver a procura de carro me aparecer um Golf/audi/bmw/mercedes com uma proposta irrecusavel =/. Vai ser uma luta de ideais irresponsáveis contra qualidade racional....espero que nao aconteça, mas se acontecer espero que voces me indiquem o do grupo fiat xD LOL
                      Qual é a conotação de quem tem Kias, Hyundai ou Chevrolet?

                      Um abraço, by Filas

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Filas Ver Post
                        Qual é a conotação de quem tem Kias, Hyundai ou Chevrolet?

                        Um abraço, by Filas
                        Das duas uma: agarrados ou inteligentes.

                        Comentário


                          #13
                          De quem compra não sei... de quem faz uma afirmação dessas... talvez preconceituoso?

                          Comentário


                            #14
                            Tens de arranjar amigos melhores.

                            Comentário


                              #15
                              Muitas vezes, quem se passeia em bons carros até são os mais "pelintras". Mais de 90% dos carros devem ser comprados a crédito. Há quem ganhe 5000€ por mês e esteja endividado e há quem ganhe 500€ por mês e tenha o seu modesto carro já pago e a vidinha +- organizada. Para mim tem muito mais valor o 2o caso. Gosto de deitar a cabeça na almofada e dormir descansado. Quando há dinheiro compra-se, quando não há não se compra!

                              Quanto ao assunto inicial do tópico, o tipo de pessoas que catalóga e valoriza os outros pela roupa que trazem vestida ou pelo carro que têm, nem sequer fazem parte do meu circulo de amigos, quando muito são conhecidos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                Era de admirar era vir aqui alguem dizer que se preocupa com o que os outros pensam...

                                Claro que depois enchem o forum com topicos de qual é o melhor par de piugas para conduzir á noite e que carro deviam comprar... mas claro estão todos a c*gar-se para o que os outros pensam

                                Isso do carro melhor que o vizinho faz parte da natureza competitiva do ser humano, bom ou mau não parece que vá acabar...

                                Já o não ligar ao que os outros pensam, não é verdade, pode-se parecer "independente" mas depois quando se é muito independente pode-se ficar sozinho e ninguem quer ficar sozinho.

                                Já agora uma pergunta ao forista do Ibiza, no seu nucleo de amigos (falo de amigos e não de "conhecidos") há mais "Ibizas" ou "A3"?
                                Se queres que te diga, nem um nem outro...
                                Mas não percebi onde queres chegar.
                                Editado pela última vez por senhorpedro; 17 October 2009, 10:23.

                                Comentário


                                  #17
                                  Compra um corre que gostes e satisfaça os teus requisitos (às vezes não é muito fácil conciliar ambos, mas há que tentar).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                                    Se queres que te diga, nem um nem outro...
                                    Mas não percebi onde queres chegar.
                                    Pois... estão a levar a conversa para o status e o show off, não era essa a ideia.

                                    Pensava antes no conceito de grupo, do conceito de gostos comuns, de pertencer a qualquer coisa, ser do mesmo clube, ser motard, pertencer aos escoteiros, ao clube Panda 4x4, etc.

                                    Para se pertencer ao "gang", tens que ser do mesmo clube, ou ter mota, ou ser escoteiro, ou ter um Panda 4x4, etc.

                                    Reparem, não estou a dizer que vão passar a ser melhores pessoas, mas se os teus amigos começarem todos a ser caçadores, jogarem golfe, coleccionar selos, passa a haver uma dinâmica de grupo que pode "puxar" os outros para a causa...

                                    Agora se vocês me dizem que o facto dos vossos amigos seguirem determinado "caminho" não tem a mínima influencia em vocês, tudo bem, penso que não têm nada a ver com status.

                                    Claro que se isto for transferido para os carros, a coisa fica complicada, porque embora ninguém admita, qualquer coisa que se use na rua e que as pessoas saibam o seu valor é um elemento de status (pelo menos económico), um relógio, um telemóvel, roupa e... o carro!

                                    Só me lembrei disto porque no meu grupo de pessoas com quem eu saio á noite, combino jantares ou vou à bola, existem 9 carros de uma marca e mais 3 cada um da sua marca, esta maioria esmagadora aconteceu nos últimos 2 anos.

                                    Estava só a pensar se isto tem alguma coisa a ver com a "dinâmica" de grupo.
                                    Editado pela última vez por vsr200; 17 October 2009, 11:02.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não noto nada dessas coisas e mesmo que notasse, não ligava.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                        Pois... estão a levar a conversa para o status e o show off, não era essa a ideia.

                                        Pensava antes no conceito de grupo, do conceito de gostos comuns, de pertencer a qualquer coisa, ser do mesmo clube, ser motard, pertencer aos escoteiros, ao clube Panda 4x4, etc.

                                        Para se pertencer ao "gang", tens que ser do mesmo clube, ou ter mota, ou ser escoteiro, ou ter um Panda 4x4, etc.

                                        Reparem, não estou a dizer que vão passar a ser melhores pessoas, mas se os teus amigos começarem todos a ser caçadores, jogarem golfe, coleccionar selos, passa a haver uma dinâmica de grupo que pode "puxar" os outros para a causa...

                                        Agora se vocês me dizem que o facto dos vossos amigos seguirem determinado "caminho" não tem a mínima influencia em vocês, tudo bem, penso que não têm nada a ver com status.

                                        Claro que se isto for transferido para os carros, a coisa fica complicada, porque embora ninguém admita, qualquer coisa que se use na rua e que as pessoas saibam o seu valor é um elemento de status (pelo menos económico), um relógio, um telemóvel, roupa e... o carro!

                                        Só me lembrei disto porque no meu grupo de pessoas com quem eu saio á noite, combino jantares ou vou à bola, existem 9 carros de uma marca e mais 3 cada um da sua marca, esta maioria esmagadora aconteceu nos últimos 2 anos.

                                        Estava só a pensar se isto tem alguma coisa a ver com a "dinâmica" de grupo.


                                        No meu caso não. Comprei o carro pq gostei dele me pareceu ser um bom negocio, não pq A ou B tem ou pq é giro de se ter.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          Não noto nada dessas coisas e mesmo que notasse, não ligava.
                                          Pois é, mas tu escreves em fóruns de automóveis e desculpa-me o preconceito mas deves ter conhecimentos sobre o assunto que a grande maioria dos Portugueses não tem, podes mais facilmente tomar a decisão pela tua cabeça.

                                          Mas o normal é ninguém "perceber nada" de carros, isso cria insegurança.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sempre comprei os carros que gostava e gosto e pouco me ralo com bitaites de terceiros/modas. A sério!!!Tenho uma fixação em determinado tipo de viaturas e sinceramente, gosto de ouvir os outros só para n parecer mal e dar aquela imagem de me estar a marimbar mas lá no fundo, ninguem me desconvence a comprar o carro X.

                                            Alias esta mania custou-me diversas desavenças complicadas no passado incluindo com a Ex : Cro magnon, insensível,egoista da m**** blablablabla). Pffffffff!!

                                            Normalmente os carros q tive n se identificam nem com modas nem com tendencias. Nunca tive um diesel, monovolume, Suv, etc etc.(Atenção: nada tenho contra quem os compra)

                                            Gosto de ouvir um bom ronco, de carros a gasolina e de ter o carro bem afinado (suspensões, travões, direcção, caixa etc).

                                            Egoista? Talvez.. e pq não? É um dos grandes prazeres que tenha na vida e se nunca chegar a uma situação de senilidade/pobreza, n tenciono mudar.
                                            Editado pela última vez por pmv6; 17 October 2009, 11:43.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu não sinto pressão qualquer. Até digo mais, gostava de comprar um carro que tem conotação negativa tipo alguns Hothatch, os chamados carro dos mitras, ou carros dos picas, não me importo com isso. O que interessa é eu gostar do carro em si,e ter prazer ao conduzi-lo. Agora se tem conotação negativa tou me a c@gar. Muitos dos meus amigos, eu mostro-lhes alguns carros e eles dizem ei que feio, que chaço etc. eu quero lá saber, parece que ainda ganho mais amor ao carro

                                              Comentário


                                                #24
                                                Queres é um carro para engatar gajas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No meu grupo mais chegado de amigos, não há esse tipo de pressão porque felizmente somos pessoas com gostos diferentes. Há Meg.3 Coupé (meu), Leon, 320d, Seat Arosa, Corsa, Clio, 220cdi, etc...

                                                  Mas concordo que as pessoas fazem algumas associações directas consoante a marca/carro de que se fala.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os outros não influenciam em nada a minha compra!

                                                    Se poucos gostam já é mais um motivo para eu comprar

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                      Isto da vida em sociedade não é fácil, muitos de vós já se devem ter deparado com o dilema da escolha e da opinião das pessoas que vos são mais próximas (amigos por ex.).

                                                      Escrevo isto porque o meu círculo de amigos está a "migrar" para determinada marca ao ponto de se notar que quem não tem um, é uma espécie de... "o amigo esquisito".

                                                      Nós em sociedade identificamo-nos das mais variadas maneiras, mas normalmente seguimos uma "imagem de grupo", o beto, o heavy, o gótico, sei lá.

                                                      Com os carros também existem grupos.

                                                      Os empreiteiros "têm" que ter um Mercedes, jovens pais uma carrinha, já houve tempos em que se tinha que ter um "jeep", ou um Saxo Cup, ou outra coisas qualquer.

                                                      E vocês? Sentem "pressão social" para ter determinado carro ou determinada marca?
                                                      Muda de amigos...

                                                      Os meus AMIGOS estão se a c*gar em que carro ando. Tanto ando de 205 como de mercedes e não é por isso que sou visto ou tratado de maneira diferente. O mesmo se passa quando o oposto acontece. Tenho amigos com boas máquinas e/ou "bons" chassos e não há qualquer tipo estigma.

                                                      Agora se estivermos a falar de conhecidos (provavelmente o que consideras amigos eu irei considerar conhecidos) é normal esse tipo de "visão".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Life style: é isto que distingue a forma de cada um de encarar a vida.

                                                        Eu vivo no interior, e digo-vos que isto do carro de cada um tem muita força. As pessoas são muitas vezes conhecidas pelo carro e pela casa que têm antes mesmo do seu nome, profissão ou algo especial que tenham feito. “Aquele engenheiro que tem o X5 preto” ou “Aquele que tem aquela casa amarela grande de 2 andares no bairro … logo à entrada na esquina ao lado da casa do… Não está a ver?” Infelizmente, não, não estou a ver. Estou a ver o fulano, a casa o carro e até o amante da mulher, mas ainda ninguém foi capaz de me dizer o que ele faz na vida (além da ostentação) ou simplesmente o seu nome. Mas é assim que ainda funciona por terras lusas.

                                                        Conheço quem ache que o que eu ponho habitualmente na minha mesa seja um manjar dos deuses (e podem crer que não é nada de especial) enquanto têm carros e casa que eu nunca irei de certeza ter.
                                                        Estilos de vida; cada um tem o seu. Tenho um carro à porta com 14 anos e 280 mil kms, vivo num apartamento, mas cá em casa comemos bem e nada nos falta.
                                                        Dos meus amigos e colegas sou um dos que tem um carro mais antigo, embora me pudesse endividar e comprar um carro melhor, tenho outras prioridades. E quando chegar a altura de comprar novo carro, será o carro que eu quero (talvez um X3 II modelo a sair em 2010) mas usado. Tenho familiares para quem ter um carro usado é humilhante. Pois em cerca de 20 anos de carros nunca soube o que era ter um novo, e podem crer que até gostava de ter, mas ter usado faz-me poupar dinheiro para o que mais necessito… e fiquem sabendo que não me sinto nada envergonhado. Vergonha é roubar, mentir ou passar fome em casa para sustentar o carro para os outros verem. Mais do que vergonha, é uma questão de demência e falta de valores. Para mim, os outros que se danem. Só me preocupo com os outros quando estão a passar mal e precisam de apoio e compreensão.
                                                        É certo que a minha esposa e filha têm carros melhores e bem mais recentes que o meu (também usados) pois elas são o centro das minhas preocupações e assim sinto-me mais seguro e feliz por elas (que querem tanto que eu substitua o meu por saberem a minha paixão pelas 4 rodas).

                                                        Também eu, como amante de carros que sou, quando vou na estrada olho para a beleza estética das obras de arte apreciando o trabalho artístico da equipa de designers que as criaram. Se calhar nem sabem dar o devido valor ao carro que conduzem e tudo aquilo que esteve na base da sua génese. Mas tem uma estrela ou ventoinha na frente, e os outros todos vão ver. Mas há quem pense que estou a venerar quem os conduz. Alguns, procuram distinção e reconhecimento através da posse de bens de maior valor e visibilidade. O status que de outra forma não conseguiram alcançar, tentam-no metendo pelos olhos dentro dos outros aquilo que têm como que dizendo “Eu sou aquilo que possuo”. Coitada da Madre Teresa de Calcutá que foi um dos mais nobres seres humanos à face da terra e afinal, nada tinha de material, mas tinha mais do que todos… em humanidade.

                                                        Tudo isto é compreensível numa sociedade cada vez mais materialista movida pelo slogan “Tudo tens, tudo vales; nada tens, nada vales.”
                                                        Não pensem que tenho inveja. Não, não tenho, pois se calhar tenho uma qualidade de vida e sou mais feliz que muitos deles. E podem ter a certeza que conheço quem esteja muito bem na vida. E acreditem que não são esses quem mais se preocupa em “mostrar” o que tem.

                                                        Ao fim e ao cabo toda esta questão não passa de simples life style.
                                                        Editado pela última vez por BLADERUNNER; 17 October 2009, 12:43.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Exactamente...

                                                          No fundo cada um vai buscar o conforto naquilo em que acredita.
                                                          Tendo um charuto ou um "premium" somos os mesmos para nós, para os outros é que já não.

                                                          Hoje em dia o materialismo é extremo. E acho que eu e todos nós somos parte disso, por isso é que trocamos 1001 ideias sobre que carros comprar e que extras escolher. Não acredito é que seja para impressionar o vizinho, agora isso vem por acréscimo.

                                                          Troquei de carro, comprei um carro que nada tinha a haver com o que tinha antes. Passei de "trotinete" pra "limusine", acho que se pode dizer... e no entanto sou o mesmo, divertido e descontraído (acho) apenas com um carro que gosto.

                                                          Diferenças cá no prédio? Como era novidade, 2 vizinhos vieram felicitar-me na garagem e pediram para ver a viatura (estava com a porta da garagem aberta e aquilo chamava um pouco a atenção, lol, ao meu comercial com 300 mil kms que muitas vezes estava naqueles preparos ninguém ligava), la estivemos todos contentes durante quase 1 hora a trocar ideias e ver como aquilo era... todos me deram os parabéns e la fomos os 3 da mesma idade e apreciadores de carros, todos contentes para nossa casa.

                                                          Por causa do carro, se calhar na próxima a conversa de circunstancia já não se limita a um "olá td bem?"...

                                                          Cada um sabe da sua vida. Para mim o que é meu é que é bom, seja o meu charuto com 300 mil kms sem ar condicionado, ou a minha carrinha xpto com 8 mil e sensores em tudo quanto é sítio. Para os outros o que me interessa é que estejam felizes com o que têm.

                                                          De bem com a vida, é o que se quer.
                                                          Abraço

                                                          PS: No entanto, a importância que estamos a dar a este tema, só demonstra a importância que damos aos nossos carros...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                            Pois... estão a levar a conversa para o status e o show off, não era essa a ideia.

                                                            Pensava antes no conceito de grupo, do conceito de gostos comuns, de pertencer a qualquer coisa, ser do mesmo clube, ser motard, pertencer aos escoteiros, ao clube Panda 4x4, etc.

                                                            Para se pertencer ao "gang", tens que ser do mesmo clube, ou ter mota, ou ser escoteiro, ou ter um Panda 4x4, etc.

                                                            Reparem, não estou a dizer que vão passar a ser melhores pessoas, mas se os teus amigos começarem todos a ser caçadores, jogarem golfe, coleccionar selos, passa a haver uma dinâmica de grupo que pode "puxar" os outros para a causa...

                                                            Agora se vocês me dizem que o facto dos vossos amigos seguirem determinado "caminho" não tem a mínima influencia em vocês, tudo bem, penso que não têm nada a ver com status.

                                                            Claro que se isto for transferido para os carros, a coisa fica complicada, porque embora ninguém admita, qualquer coisa que se use na rua e que as pessoas saibam o seu valor é um elemento de status (pelo menos económico), um relógio, um telemóvel, roupa e... o carro!

                                                            Só me lembrei disto porque no meu grupo de pessoas com quem eu saio á noite, combino jantares ou vou à bola, existem 9 carros de uma marca e mais 3 cada um da sua marca, esta maioria esmagadora aconteceu nos últimos 2 anos.

                                                            Estava só a pensar se isto tem alguma coisa a ver com a "dinâmica" de grupo.

                                                            Boas,


                                                            Entendi o teu post e estou perfeitamente de acordo com ele! As pessoas têm sempre a tendência de se "autointitularem "imunes a determinadas influências ou comportamentos mas depois acabam por directa ou indirectamente agir, escamoteadamente ou não, com a preocupação de...

                                                            Ninguém se pode afirmar imune à influência do meio. Se todos vivemos numa sociedade cada vez mais competitiva a todos os niveis, e não queremos estar "deslocados" da mesma, acabamos sempre por alguma forma ser influenciados nas nossas escolhas!

                                                            Somos seres sociais, tão somente!

                                                            Cumpts,
                                                            JC

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X