Ola!
Vi hoje no jornal o metro.
Ultima GTR
Destruidor de mitos
Texto: Luís Felipe Figueiredo
Um carro de produção quase artesanal roubou do superesportivo McLaren F1 o posto de mais rápido do mundo. O veículo que deverá constar no Guinness Book como o mais veloz na aceleração de 0-160-0 km/h é o Ultima GTR, fabricado em pequenas quantidades na cidade de Leicester, região central da Inglaterra.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Ultima GTR bateu o record do Mundo na categoria de aceleração das 0 às 100 milhas por hora (160,9 km/h) e consequente imobilização. Um record que nos últimos anos lhe tem pertencido mas que ambicionava colocar num patamar inalcançável por muitos e longos anos.
Conduzido pelo Director da Ultima, Richard Marlow, o super-desportivo Britânico esmagou o record do mundo necessitando de apenas 9,4 segundos para acelerar dos 0 às 100 milhas por hora (160,9 km/h), desacelerando até se imobilizar. A aceleração do Ultima GTR nos 0 aos 100 km/h é feita em apenas 2,6 segundos, necessitando de 5,3 segundos para atingir as 100 milhas por hora ou 160,9 km/h. O restante foi o necessário para desacelerar e se imobilizar.
Para bater este record, foi utilizado o Ultima GTR na sua versão de venda ao público mais potente, o GTR640 equipado com um motor V8 Chevrolet que recentemente passou a debitar 720 cavalos passando agora a ser denominado como GTR720 ao contrário dos 640 cavalos que antes debitava. Esta versão encontra-se homologada para estrada, equipada com pneus de estrada e uma caixa de 5 velocidades. Referência para o facto de este automóvel não estar equipado com controlo de tracção nem com ABS.
Com estes resultados, os responsaveis do pequeno construtor Britânico desejam que o seu desportivo se mantenha como uma referência no domínio dos desportivos averbando um record que esperam se mantenha por muito tempo. Até ser batido, o Ultima GTR figurará no livro dos records do Guiness como o mais rápido automóvel de estrada numa aceleração e consequente desaceleração.
O pequeno GTR realizou a façanha de partir da imobilidade, atingir 160 km/h e parar novamente em apenas 9,8 segundos. O McLaren F1 era o mais rápido com 10,8 segundos. As marcas atingidas pelo esportivo no campo de provas de Bruntingthorpe, próximo a Leicester, são impressionantes: aceleração de 0 a 96 km/h (60 mph) em 2,7 segundos e até 160 km/h (100 mph) em apenas 5,5 segundos. E a fábrica acredita que marcas ainda melhores possam ser atingidas.
O Ultima GTR pilotado nas provas era homologado para uso em ruas, tem pneus convencionais – Goodyear Eagle F1 245/35ZR 18 à frente e 335/30ZR 18 na traseira – e foi guiado até a pista (e de lá para casa, com todas as glórias de ter destruído um mito).
Relação peso/potência
Os resultados alcançados pelo GTR foram possibilitados pela excepcional relação peso-potência. Colocado no centro do bem-desenvolvido chassi está o motor Chevrolet V8 de 6,3 litros e 640 cavalos, preparado pela AmericanSpeed. Considerando a construção e o peso total de 990kg, chega-se à relação de 1,5 kg/cv. E a preparadora americana afirma que é possível elevar a potência até 720 cavalos, o que diminuiria ainda mais esse valor.
O McLaren F1, que pesa 1.140 kg e cujo motor tem 627 cv de potência, tem relação inferior, de 1,82 kg/cv. Sua aceleração de 0-96 km/h é feita em 3,2 segundos, ou meio segundo mais lenta do que o Ultima GTR.
Com 4 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,07 m de altura, o Ultima GTR tem 2,56 metros de entreeixos e seu assoalho está a apenas 12 cm do solo. Além do motor Chevrolet, o GTR é equipado com outro item “alheio”: a caixa de câmbio cinco marchas Porsche G50 transeixo.
Está à venda?
Fabricado desde 1999, o Ultima GTR é vendido em pequenos volumes pronto ou como um kit para montagem. No site da fábrica a lista de preços para o kit (sem motor e caixa de câmbio, os itens mais caros) totaliza £15.635 - algo próximo de R$ 60.000,00 -, mais impostos.
Como o chassi do Ultima GTR foi desenvolvido para receber vários tipos de motor (de acordo com a fábrica, a estrutura suporta até 1.000 cv de potência), é possível encontrar algumas versões com preço em torno de US$ 100 mil, na Europa.
Compará-lo diretamente com o McLaren é algo um tanto injusto, pois o Ultima carece de itens sofisticados presentes F1, como o revestimento de bancos, capacidade para bagagens e eletrônica de bordo – além, claro, de um chassi capaz de vencer as 24 horas de Le Mans.
E a Ultima quer mais. Richard Marlow, diretor da empresa e piloto do GTR nas provas de quebra de recordes, afirmou após o feito que agora quer levar o carro ao famoso programa Top Gear, da rede britânica BBC. O esportivo será guiado pelo piloto de testes Stig no campo de provas utilizado pelo programa e poderá, assim, destruir outro mito: Ferrari Enzo, atual detentor do melhor tempo naquela pista.
Confira algumas das marcas batidas pelo Ultima GTR:
10 melhores tempos - 0-160km/h-0
Ultima GTR – 9,9 segundos
Ferrari Enzo – 10,9s
McLaren F1 LM – 11,5s
Porsche Carrera GT – 11,6s
Pagani Zonda – 11,8secs
Porsche 911 Ruf R Turbo – 13,1s
Ferrari F40 – 13,8s
Lamborghini Murciélago – 13,9s
Aston Martin DB9 – 14, 9s
Honda NSX Type-R – 16,2s
10 melhores tempos – 0-96km/h (100 mph)
Ultima GTR – 2,7 segundos
McLaren F1 LM – 3,2s
Ferrari Enzo – 3,4s
Porsche Carrera GT – 3,7s
Pagani Zonda – 3,7s
Porsche 911 Ruf R Turbo – 3,7s
Ferrari F40 – 3,8s
Lamborghini Murciélago – 4,0s
Honda NSX Type-R – 4,9s
Aston Martin DB9 – 5,0s
10 melhores tempos - 0-160 km/h (100mph)
Ultima GTR – 5,5 segundos
McLaren F1 LM – 6,3s
Ferrari Enzo – 6,7s
Porsche Carrera GT – 7,4s
Pagani Zonda – 7,5s
Porsche 911 Ruf R Turbo – 8,5s
Ferrari F40 – 7,8s
Lamborghini Murciélago – 9,0s
Aston Martin DB9 – 10,2s
Honda NSX Type-R – 11,4s
http://www.webmotors.com.br/wmpublic...pub?hnid=35350
http://news.caradisiac.com/Nouveau-record-pour-Ultima
http://www.autoportal.iol.pt/noticia...82&div_id=1660
PS- o texto pode estar confuso pois sao 2 sources, mas juntei-as para que ficasse mais completo.
Comentários???
[:I]
Vi hoje no jornal o metro.
Ultima GTR
Destruidor de mitos
Texto: Luís Felipe Figueiredo
Um carro de produção quase artesanal roubou do superesportivo McLaren F1 o posto de mais rápido do mundo. O veículo que deverá constar no Guinness Book como o mais veloz na aceleração de 0-160-0 km/h é o Ultima GTR, fabricado em pequenas quantidades na cidade de Leicester, região central da Inglaterra.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Ultima GTR bateu o record do Mundo na categoria de aceleração das 0 às 100 milhas por hora (160,9 km/h) e consequente imobilização. Um record que nos últimos anos lhe tem pertencido mas que ambicionava colocar num patamar inalcançável por muitos e longos anos.
Conduzido pelo Director da Ultima, Richard Marlow, o super-desportivo Britânico esmagou o record do mundo necessitando de apenas 9,4 segundos para acelerar dos 0 às 100 milhas por hora (160,9 km/h), desacelerando até se imobilizar. A aceleração do Ultima GTR nos 0 aos 100 km/h é feita em apenas 2,6 segundos, necessitando de 5,3 segundos para atingir as 100 milhas por hora ou 160,9 km/h. O restante foi o necessário para desacelerar e se imobilizar.
Para bater este record, foi utilizado o Ultima GTR na sua versão de venda ao público mais potente, o GTR640 equipado com um motor V8 Chevrolet que recentemente passou a debitar 720 cavalos passando agora a ser denominado como GTR720 ao contrário dos 640 cavalos que antes debitava. Esta versão encontra-se homologada para estrada, equipada com pneus de estrada e uma caixa de 5 velocidades. Referência para o facto de este automóvel não estar equipado com controlo de tracção nem com ABS.
Com estes resultados, os responsaveis do pequeno construtor Britânico desejam que o seu desportivo se mantenha como uma referência no domínio dos desportivos averbando um record que esperam se mantenha por muito tempo. Até ser batido, o Ultima GTR figurará no livro dos records do Guiness como o mais rápido automóvel de estrada numa aceleração e consequente desaceleração.
O pequeno GTR realizou a façanha de partir da imobilidade, atingir 160 km/h e parar novamente em apenas 9,8 segundos. O McLaren F1 era o mais rápido com 10,8 segundos. As marcas atingidas pelo esportivo no campo de provas de Bruntingthorpe, próximo a Leicester, são impressionantes: aceleração de 0 a 96 km/h (60 mph) em 2,7 segundos e até 160 km/h (100 mph) em apenas 5,5 segundos. E a fábrica acredita que marcas ainda melhores possam ser atingidas.
O Ultima GTR pilotado nas provas era homologado para uso em ruas, tem pneus convencionais – Goodyear Eagle F1 245/35ZR 18 à frente e 335/30ZR 18 na traseira – e foi guiado até a pista (e de lá para casa, com todas as glórias de ter destruído um mito).
Relação peso/potência
Os resultados alcançados pelo GTR foram possibilitados pela excepcional relação peso-potência. Colocado no centro do bem-desenvolvido chassi está o motor Chevrolet V8 de 6,3 litros e 640 cavalos, preparado pela AmericanSpeed. Considerando a construção e o peso total de 990kg, chega-se à relação de 1,5 kg/cv. E a preparadora americana afirma que é possível elevar a potência até 720 cavalos, o que diminuiria ainda mais esse valor.
O McLaren F1, que pesa 1.140 kg e cujo motor tem 627 cv de potência, tem relação inferior, de 1,82 kg/cv. Sua aceleração de 0-96 km/h é feita em 3,2 segundos, ou meio segundo mais lenta do que o Ultima GTR.
Com 4 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,07 m de altura, o Ultima GTR tem 2,56 metros de entreeixos e seu assoalho está a apenas 12 cm do solo. Além do motor Chevrolet, o GTR é equipado com outro item “alheio”: a caixa de câmbio cinco marchas Porsche G50 transeixo.
Está à venda?
Fabricado desde 1999, o Ultima GTR é vendido em pequenos volumes pronto ou como um kit para montagem. No site da fábrica a lista de preços para o kit (sem motor e caixa de câmbio, os itens mais caros) totaliza £15.635 - algo próximo de R$ 60.000,00 -, mais impostos.
Como o chassi do Ultima GTR foi desenvolvido para receber vários tipos de motor (de acordo com a fábrica, a estrutura suporta até 1.000 cv de potência), é possível encontrar algumas versões com preço em torno de US$ 100 mil, na Europa.
Compará-lo diretamente com o McLaren é algo um tanto injusto, pois o Ultima carece de itens sofisticados presentes F1, como o revestimento de bancos, capacidade para bagagens e eletrônica de bordo – além, claro, de um chassi capaz de vencer as 24 horas de Le Mans.
E a Ultima quer mais. Richard Marlow, diretor da empresa e piloto do GTR nas provas de quebra de recordes, afirmou após o feito que agora quer levar o carro ao famoso programa Top Gear, da rede britânica BBC. O esportivo será guiado pelo piloto de testes Stig no campo de provas utilizado pelo programa e poderá, assim, destruir outro mito: Ferrari Enzo, atual detentor do melhor tempo naquela pista.
Confira algumas das marcas batidas pelo Ultima GTR:
10 melhores tempos - 0-160km/h-0
Ultima GTR – 9,9 segundos
Ferrari Enzo – 10,9s
McLaren F1 LM – 11,5s
Porsche Carrera GT – 11,6s
Pagani Zonda – 11,8secs
Porsche 911 Ruf R Turbo – 13,1s
Ferrari F40 – 13,8s
Lamborghini Murciélago – 13,9s
Aston Martin DB9 – 14, 9s
Honda NSX Type-R – 16,2s
10 melhores tempos – 0-96km/h (100 mph)
Ultima GTR – 2,7 segundos
McLaren F1 LM – 3,2s
Ferrari Enzo – 3,4s
Porsche Carrera GT – 3,7s
Pagani Zonda – 3,7s
Porsche 911 Ruf R Turbo – 3,7s
Ferrari F40 – 3,8s
Lamborghini Murciélago – 4,0s
Honda NSX Type-R – 4,9s
Aston Martin DB9 – 5,0s
10 melhores tempos - 0-160 km/h (100mph)
Ultima GTR – 5,5 segundos
McLaren F1 LM – 6,3s
Ferrari Enzo – 6,7s
Porsche Carrera GT – 7,4s
Pagani Zonda – 7,5s
Porsche 911 Ruf R Turbo – 8,5s
Ferrari F40 – 7,8s
Lamborghini Murciélago – 9,0s
Aston Martin DB9 – 10,2s
Honda NSX Type-R – 11,4s
http://www.webmotors.com.br/wmpublic...pub?hnid=35350
http://news.caradisiac.com/Nouveau-record-pour-Ultima
http://www.autoportal.iol.pt/noticia...82&div_id=1660
PS- o texto pode estar confuso pois sao 2 sources, mas juntei-as para que ficasse mais completo.
Comentários???
[:I]
Comentário