"Não, o título não está invertido. É mesmo assim, a chinesa Great Wall que foi condenada em tribunal por copiar o Fiat Panda retribui agora o «favor», acusando a marca italiana de espionagem industrial.
Segundo o site chinês «Gasgoo», a marca asiática acusa a italiana de ter espiado o desenvolvimento do compacto Peri, apontado como uma cópia do Fiat Panda. Segundo a Great Wall, o Fiat Panda foi inspirado no seu modelo compacto.
De acordo com a Great Wall, já foram enviados documentos ao tribunal de Shijiazhuang que provam a infiltração da Fiat na sua fábrica para seguir o desenvolvimento do Peri, e que a partir daí é que a marca italiana terá tomado a decisão de processar a marca chinesa por plágio.
Em 2007, a Fiat viu os tribunais italianos darem-lhe razão com a proibição da comercialização do Great Wall Peri, devido às suas «extremas» parecenças com o Panda. O tribunal italiano decidiu também que a marca chinesa teria de pagar à Fiat 15 mil euros por cada unidade vendida do compacto pela «clonagem».
Com a vitória, a italiana decidiu interpor processo semelhante na China. No entanto, as leis locais, claramente pensadas para beneficiar as empresas do país, acabaram por ajudar para que o processo fosse arquivado."
Link da notícia: Great Wall processa Fiat por espionagem - Autoportal
Afinal quem copia quem?
Segundo o site chinês «Gasgoo», a marca asiática acusa a italiana de ter espiado o desenvolvimento do compacto Peri, apontado como uma cópia do Fiat Panda. Segundo a Great Wall, o Fiat Panda foi inspirado no seu modelo compacto.
De acordo com a Great Wall, já foram enviados documentos ao tribunal de Shijiazhuang que provam a infiltração da Fiat na sua fábrica para seguir o desenvolvimento do Peri, e que a partir daí é que a marca italiana terá tomado a decisão de processar a marca chinesa por plágio.
Em 2007, a Fiat viu os tribunais italianos darem-lhe razão com a proibição da comercialização do Great Wall Peri, devido às suas «extremas» parecenças com o Panda. O tribunal italiano decidiu também que a marca chinesa teria de pagar à Fiat 15 mil euros por cada unidade vendida do compacto pela «clonagem».
Com a vitória, a italiana decidiu interpor processo semelhante na China. No entanto, as leis locais, claramente pensadas para beneficiar as empresas do país, acabaram por ajudar para que o processo fosse arquivado."
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Afinal quem copia quem?
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