Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motores Boxer Alfa Romeo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motores Boxer Alfa Romeo

    De entre os motores da casa de Arese o Flat 4 foi um dos mais marcantes nos últimos 50 anos da história marca. Adorado por uns e odiado por outros traduz demasiado bem o sentimento que muito tem a respeito da Alfa Romeo.

    Lançado originalmente no AlfaSud em 71 viu cresceu até aos 1712cc deixando de ser produzido aquando no 146 em 97.

    1186 cc
    1286 cc
    1351 cc
    1490 cc
    1596 cc
    1712 cc


    Quero com este tópico "ouvir" as vossas opiniões a respeito destes motores assim como TODO O TIPO de experiências que tiveram com eles.

    Gostaria muito de saber o peso e ate se possivel dimensões destes motores pois estou a ponderar reformar um velho Flat 4 VW a AR que tenho na garagem e utilizar o Boxer Alfa, mais raçudo e selvagem para um projecto que estou a realizar.

    #2
    sabes dizer-me se ha informaçoes sobre novos motores boxer alfa romeo, bem com os ultimos a serem produzido? conheço bem o 1.3, 1.4, 1.5 e 1.7 que equiparam os alfa 33 de 91-92. ficaram pa sempre nas minha memoria, por isso que gostava de saber informaçoes sobre eles.....alguem me pode ajudar??? penso comprar um alfa romeo usado com motor boxer e gostava muito de saber quais os ultimos..... cumps

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por gtoRUNNER Ver Post
      sabes dizer-me se ha informaçoes sobre novos motores boxer alfa romeo, bem com os ultimos a serem produzido? conheço bem o 1.3, 1.4, 1.5 e 1.7 que equiparam os alfa 33 de 91-92. ficaram pa sempre nas minha memoria, por isso que gostava de saber informaçoes sobre eles.....alguem me pode ajudar??? penso comprar um alfa romeo usado com motor boxer e gostava muito de saber quais os ultimos..... cumps
      Novos motores boxer da Alfa?
      Não tenho conhecimento, penso que o ultimo foi o 1.7 4 cam 16v montado no 146.

      Comentário


        #4
        obrigado pelo esclarecimento,mas acho que vou ver se arranjo um 33 ou um 75 do inicio dos 90's.....obrigado na mesma..... cumps

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por gtoRUNNER Ver Post
          obrigado pelo esclarecimento,mas acho que vou ver se arranjo um 33 ou um 75 do inicio dos 90's.....obrigado na mesma..... cumps
          Os do 75 penso que sejam todos ou em linha ou em V.
          Mas são fantásticos também.

          Comentário


            #6
            o que mais gosto é o som de um alfa.....e os dessa altura fascinam-me.muito obrigado é sempre bom receber conhecimentos de quem sabe mais que nós

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por gtoRUNNER Ver Post
              o que mais gosto é o som de um alfa.....e os dessa altura fascinam-me.muito obrigado é sempre bom receber conhecimentos de quem sabe mais que nós
              Atenção que eu também não sou entendido sobre estas máquinas, o meu objectivo neste tópico é aprender mas há users neste fórum que conhecem muito bem os Boxers Alfa.

              Quanto ao som
              YouTube - Tuned alfa 33 16v carbs DYNO PULL 181 HP

              Lindo

              Comentário


                #8
                Os boxer da AR não saíram só no 33. Dá também uma olhadela ao Sprint Veloce.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                  De entre os motores da casa de Arese o Flat 4 foi um dos mais marcantes nos últimos 50 anos da história marca. Adorado por uns e odiado por outros traduz demasiado bem o sentimento que muito tem a respeito da Alfa Romeo.

                  Lançado originalmente no AlfaSud em 71 viu cresceu até aos 1712cc deixando de ser produzido aquando no 146 em 97.

                  1186 cc
                  1286 cc
                  1351 cc
                  1490 cc
                  1596 cc
                  1712 cc

                  Quero com este tópico "ouvir" as vossas opiniões a respeito destes motores assim como TODO O TIPO de experiências que tiveram com eles.

                  Gostaria muito de saber o peso e ate se possivel dimensões destes motores pois estou a ponderar reformar um velho Flat 4 VW a AR que tenho na garagem e utilizar o Boxer Alfa, mais raçudo e selvagem para um projecto que estou a realizar.
                  Originalmente Colocado por jonny27 Ver Post
                  Os boxer da AR não saíram só no 33. Dá também uma olhadela ao Sprint Veloce.
                  Leste a 1º mensagem?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jonny27 Ver Post
                    Os boxer da AR não saíram só no 33. Dá também uma olhadela ao Sprint Veloce.
                    Acho que após EU ter escrito o primeiro post quando se disse que sairam só no 33 estavam-se a referir entre o 33 e o 75. Entre estes dois saiu só no 33.....

                    Confusões à parte quanto pesará um bicho destes, apenas o motor?
                    Editado pela última vez por FernandoAc; 25 October 2009, 21:46.

                    Comentário


                      #11
                      Essa arquitectura de motor foi quase abandonada por muitos construtores, excepção de carros super-desportivos e, claro, da Porsche.

                      Os Citroen GS/GSA, 2CV, Dyane e Ami e os VW a ar tinham motores com cilindros opostos mas foram progressivamente substituídos por motores com cilindros em linha, o mesmo se passou com a Alfa Romeo que descontinuou esse tipo de blocos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                        Essa arquitectura de motor foi quase abandonada por muitos construtores, excepção de carros super-desportivos e, claro, da Porsche.

                        Os Citroen GS/GSA, 2CV, Dyane e Ami e os VW a ar tinham motores com cilindros opostos mas foram progressivamente substituídos por motores com cilindros em linha, o mesmo se passou com a Alfa Romeo que descontinuou esse tipo de blocos.

                        E a subaru

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
                          E a subaru
                          Tens toda a razão! A Subaru some e segue com motores de cilindros opostos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                            Acho que após EU ter escrito o primeiro post quando se disse que sairam só no 33 estavam-se a referir entre o 33 e o 75. Entre estes dois saiu só no 33.....

                            Confusões à parte quanto pesará um bicho destes, apenas o motor?
                            Parabéns pelo projecto.

                            Quanto a pesos, é mais pesado que qualquer motor VW que eram construídos numa liga alumínio/magnésio.
                            Aliás o teu problema vai ser mais o tamanho que o peso!

                            Em todo caso para os alfa 145/146 Boxer Engines:
                            1.4 8v: 90 PS (66 kW; 89 hp) '*'1.6 8v: 103 PS (76 kW; 102 hp), 1,140 kg (2,513 lb)1.7 16v: 129 PS (95 kW; 127 hp), 1,190 kg (2,624 lb)Podes também meter um type 3 ou 4 mexido e, ou com carburadores maiores.

                            Já vi um projecto de um Francês, salvo erro, que meteu um motor Subaru.
                            Mas aí teve de fazer algum trabalho de carroçaria!

                            Cumps

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                              Parabéns pelo projecto.

                              Quanto a pesos, é mais pesado que qualquer motor VW que eram construídos numa liga alumínio/magnésio.
                              Aliás o teu problema vai ser mais o tamanho que o peso!

                              Em todo caso para os alfa 145/146 Boxer Engines:
                              1.4 8v: 90 PS (66 kW; 89 hp) '*'1.6 8v: 103 PS (76 kW; 102 hp), 1,140 kg (2,513 lb)1.7 16v: 129 PS (95 kW; 127 hp), 1,190 kg (2,624 lb)Podes também meter um type 3 ou 4 mexido e, ou com carburadores maiores.

                              Já vi um projecto de um Francês, salvo erro, que meteu um motor Subaru.
                              Mas aí teve de fazer algum trabalho de carroçaria!

                              Cumps
                              Obrigado pela resposta
                              Pois esse é um problema, os carocha originais já tem o defeito da distribuição de peso, ao colocar um motor mais pesado na traseira tornará o comportamento pior. No entanto a ideia é por enquanto deixar o motor traseiro mas no futuro colocar em posição central (à frente do eixo traseiro), essa será a cereja no topo do bolo, mas tudo tem um tempo.

                              Os motores de Tipo 3 ou 4 trabalhados andam a preços muito altos mesmo e preparar um motor Tipo 1 para atingir uns 140cv já é obra.

                              É necessário alterar praticamente tudo, logo por base tinha de aumentar a cilindrada para um minimo de 2000cc, levar o bloco ao torneiro, trabalhar cabeças, calibrar cambota, nova árvore de cames, 2x carburadores weber idf 44, distribuidor e bobine, bomba de gasolina, radiadores de óleo... entre outros!
                              No fim de contas somando tudo e ainda a mão de obra fica carissimo e se abusar muito na potencia o motor vai ficar com um temperamento totalmente desportivo que torna a utilização em cidade praticamente impossível, relanti as 2000 rpms etc.

                              Dai estar a pensar no motor da Alfa que não é grande e já tem boa potencia.
                              Ficaria a ganhar em dinheiro e tempo, consumos, utilização, fiabilidade, acho que em tudo mesmo excepto no peso. Se bem que um motor de Tipo I preparado também devem ser algo mais pesado que os original.

                              Quanto as dimensões neste caso como vou utilizar uma carroçaria em fibra só tenho de me preocupar com o comprimento do motor, não pode ficar muito saido para fora sob pena de não caber.[s)


                              Editado pela última vez por FernandoAc; 26 October 2009, 11:10.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                Tens toda a razão! A Subaru some e segue com motores de cilindros opostos.

                                Por momentos pensei que tinha abandonado essa arquitectura e eu não me tinha apercebido

                                Comentário


                                  #17
                                  Qual a potencia que pretendes?
                                  e para um carocha?
                                  e para preparar o motor?
                                  que precisas saber em concreto ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
                                    Qual a potencia que pretendes?
                                    e para um carocha?
                                    e para preparar o motor?
                                    que precisas saber em concreto ?
                                    Estou a pensar à volta dos 100cv, mas se conseguir obter mais uns quantos tanto melhor, ou seja assim não voltaria a necessitar de mais potência no futuro.

                                    É para um chassis de um carocha cortado e reforçado com 2.10m entre eixos. Por cima vou colocar uma carroçaria em fibra.

                                    Na forma tradicional faz-se uma preparação do motor Tipo I do carocha, eu no entanto preferia obter um motor de um alfa, se possível o 1.7 16v já com injecção.

                                    Preciso saber o peso do motor e se possivel o comprimento do bloco, desde o volante de motor até à poli traseira (que é visivel na foto que coloquei acima).

                                    Para já tenho um chassis de 69 já cortado à medida mas falta reforçar, com um motor VW Tipo I 1300 e algumas peças da carroçaria.

                                    Comentário


                                      #19
                                      VW BEETLE ALFA TO BUG GEARBOX ADAPTOR PLATE+FLY WHEEL on eBay (end time 30-Oct-09 21:07:13 GMT)

                                      No ebay encontra-se realmente de tudo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ganda maluco!

                                        Boa sorte na "aventura"!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                          Ganda maluco!

                                          Boa sorte na "aventura"!!!
                                          E bem preciso, mas até agora tem ido tudo às mil maravilhas e com custos mais baixos do que esperei inicialmente, o que é bastante bom. Só a parte do modificar o motor boxer da VW é que não me cheira muito bem no que respeita a tempo e dinheiro.

                                          Ontem passei por uma oficina da esquina, o dono é conhecido por mexer em VW antigos, conversa puxa conversa lá lhe falei do motor do Alfa Romeo.

                                          O senhor achou que é bastante possível aplicar lá esse motor mas segundo ele não valia o esforço porque "não presta pra nada e só dá avarias".
                                          Complementou dizendo que preferia colocar um turbo no boxer VW a ar do que ter um motor Boxer da Alfa, principalmente no que respeita a fiabilidade.

                                          Respeitei a opinião mas não fiquei convencido, mais uma vez fiz uma busca sobre eles e de sites espanhóis li o seguinte texto.

                                          "la excelente confiabilidad y rendimiento del indestructible motor “Boxer” de cilindros opuestos (muchos usuarios en el mundo han recorrido más de 300.000 km sin problemas) con su sonido característico e increíble"
                                          in Historia

                                          Não convencido fui Alfa Romeo 33 Reviews - Carsurvey.org e alem da curiosamente boa estatística do 33 poucos problemas encontrei a respeito do motor.

                                          Agora eu digo, ONDE FICAMOS AFINAL?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por fernandoac Ver Post
                                            e bem preciso, mas até agora tem ido tudo às mil maravilhas e com custos mais baixos do que esperei inicialmente, o que é bastante bom. Só a parte do modificar o motor boxer da vw é que não me cheira muito bem no que respeita a tempo e dinheiro.

                                            Ontem passei por uma oficina da esquina, o dono é conhecido por mexer em vw antigos, conversa puxa conversa lá lhe falei do motor do alfa romeo.

                                            O senhor achou que é bastante possível aplicar lá esse motor mas segundo ele não valia o esforço porque "não presta pra nada e só dá avarias".
                                            Complementou dizendo que preferia colocar um turbo no boxer vw a ar do que ter um motor boxer da alfa, principalmente no que respeita a fiabilidade.

                                            Respeitei a opinião mas não fiquei convencido, mais uma vez fiz uma busca sobre eles e de sites espanhóis li o seguinte texto.

                                            "la excelente confiabilidad y rendimiento del indestructible motor “boxer” de cilindros opuestos (muchos usuarios en el mundo han recorrido más de 300.000 km sin problemas) con su sonido característico e increíble"
                                            in historia

                                            não convencido fui alfa romeo 33 reviews - carsurvey.org e alem da curiosamente boa estatística do 33 poucos problemas encontrei a respeito do motor.

                                            Agora eu digo, onde ficamos afinal?
                                            [:d] [:d] [:d]

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                              E bem preciso, mas até agora tem ido tudo às mil maravilhas e com custos mais baixos do que esperei inicialmente, o que é bastante bom. Só a parte do modificar o motor boxer da VW é que não me cheira muito bem no que respeita a tempo e dinheiro.

                                              Ontem passei por uma oficina da esquina, o dono é conhecido por mexer em VW antigos, conversa puxa conversa lá lhe falei do motor do Alfa Romeo.

                                              O senhor achou que é bastante possível aplicar lá esse motor mas segundo ele não valia o esforço porque "não presta pra nada e só dá avarias".
                                              Complementou dizendo que preferia colocar um turbo no boxer VW a ar do que ter um motor Boxer da Alfa, principalmente no que respeita a fiabilidade.

                                              Respeitei a opinião mas não fiquei convencido, mais uma vez fiz uma busca sobre eles e de sites espanhóis li o seguinte texto.

                                              "la excelente confiabilidad y rendimiento del indestructible motor “Boxer” de cilindros opuestos (muchos usuarios en el mundo han recorrido más de 300.000 km sin problemas) con su sonido característico e increíble"
                                              in Historia

                                              Não convencido fui Alfa Romeo 33 Reviews - Carsurvey.org e alem da curiosamente boa estatística do 33 poucos problemas encontrei a respeito do motor.

                                              Agora eu digo, ONDE FICAMOS AFINAL?
                                              Eu tenho um Alfa Romeo com motor boxer, o qual tenho a felicidade de utilizar todos os dias... Apesar de ter mais carros o AR tem um lugar especial, nao e um portento de potencia, mas o seu comportamento e sonoridade sao muito bons ;)
                                              Nunca tive qualquer tipo de problema com o motor, nunca me deixou ficar mal... Qualquer duvida em que possa ajudar, disponha....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Fiz mais de 270.000 kms com um 1.4 boxer (1351 cc) no meu saudoso 145 sem qualquer problema (pelo menos nas minhas mãos, comprei-o com 100.000 kms).
                                                Barulhinho fabuloso. Quase dispensava a buzina. Se queria chamar à atenção de alguém bastava dar duas "assapadelas" no acelerador .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Obrigado pelas respostas

                                                  270.000 kms já é considerável!

                                                  Eu tenho o defeito de ser por vezes bastante teimoso e comentários do tipo "tu não consegues" ou "isso não se faz assim" quando não encontro lógica alguma são coisas que me motivam para o contrário.

                                                  Com o tipo e tom de respostas que recebi por parte dos fãs do VW a ar dá-me uma vontade enorme de utilizar o motor da alfa pois não acho que seja como eles pintam. Fico portanto decidido por este motor desde que consiga com que caiba. Caso seja comprido demais lá tenho de investigar uma alternativa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    parabens....força nesse projecto tem muitas pernas pa andar....é preciso ter um pouco de vontade,e....paciencia.....força com isso queremos ver esse projeto "a andar".......

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Só agora vi este tópico.
                                                      Fernando, vai em frente, a malta apoia-te.
                                                      Eu já sabia que andavas com esse projecto, mas agora que estás com a ideia do motor Alfa, torna-se ainda mais interessante porque acaba por fugir mais ao que é costume neste género de buggy.

                                                      Já agora, tens alguma razão especial para o quereres a injecção?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Epá... não vou dar opinião sobre o tema, porque fico sempre intimidado quando falo "da outra" ...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                          Só agora vi este tópico.
                                                          Fernando, vai em frente, a malta apoia-te.
                                                          Eu já sabia que andavas com esse projecto, mas agora que estás com a ideia do motor Alfa, torna-se ainda mais interessante porque acaba por fugir mais ao que é costume neste género de buggy.

                                                          Já agora, tens alguma razão especial para o quereres a injecção?
                                                          Olá Mad, desde já obrigado pela força.
                                                          Isto começou numa brincadeira de um trabalho de verão mas logo começou a ficar sério, dai estar a pensar em colocar alguma potência no brinquedo.

                                                          A preferência pelo motor de injecção 16v prende-se principalmente pelo facto de ser o mais potente da gama e ser mecanicamente interessante, tem 4 cames e 16v. O sistema de injecção multiponto neste carro é, pelo que li, bastante rápido e agradável de conduzir pelo que se pudesse ia para este.

                                                          No entanto a maior simplicidade mecânica do 1.7 carb pode ser decisiva.
                                                          Digamos que o ideal era ter o 1.7 16v 4cam a trabalhar com dois weber idf 44 ou maior.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mecânicamente o de injecção pode ser mais interessante, mas no final de calhar o gozo da coisa é que vai ser decisivo e aqui penso que um motor com 2 carb duplos acaba por ser algo muito mais fantástico do que a injecção.
                                                            É que nem sequer se coloca a variável consumos (penso eu).
                                                            De qualquer forma, de uma maneira ou outra, vai ficar impecável.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X