Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Test-drive Como Pendura ("fast & furious tuning de fábrica" - FOCUS RS 3ª parte)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Test-drive Como Pendura ("fast & furious tuning de fábrica" - FOCUS RS 3ª parte)

    Pois foi exactamente isso que aconteceu. Como tenho os pneus carecas e todo o cuidado (monetário e de vida) é pouco, a viagem de Guimarães a Fátima foi feita num Ibiza 1400cc 85cv a gasolina de Outubro de 2008 e que contava com apenas 9300kms. Não fui eu que conduzi, apenas fui ao lado. Decidi criar o tópico para dar uma visão diferente dos nossos "test-drives", desta feita uma condução por outra pessoa e vivida por mim no banco do lado direito.

    Ora bem, 3 mulheres atrás, 2 homens à frente. Pediram para ir à frente e aceitei.

    Notei no carro alguns aspectos interessantes:

    - painel do rádio e ar condicionado em acrílico/vidro. nada de botões que fazem barulho ao carregar. este não vai ter esse problema. a luminosidade em tons de vermelho, apesar de ser algo normal, enchia minimamente as medidas.

    - tablier algo simples, mas nada confuso para quem pretende algum conforto apenas e nada de botoes e gadgets complicados.

    - computador de bordo muito completo, com cerca de 7 ou 8 características.

    - sensores de chuva, vidros escurecidos atrás.

    - a insonorização era boa para um carro deste segmento (B?)

    - mala relativamente espaçosa (embora não necessariamente grande)

    - pintura imaculada, interiores novos (pudera, nem 10 mil tinha!).
    - vi ainda no site do preço dos novos que tem discos ventilados à frente e discos normais atrás, coisa que nem um focus 2000 diesel tem e ainda um bináio de 132nm, que não sendo nenhum foguete cumpre numa boa parte das situações.
    - o equipamento também é muito. além do pack de sensores de estacionamento, sensores de chuva, vidros escurecidos de origem, traz leitor de mp3, airbags de condutor e passageiro, ´de tórax e cortina, alarme, controlo de tracção e computador de bordo, sistema hill hold, entre outros.

    O que teria que vir melhorado:

    - materiais algo fracos que a médio prazo podem vir a fazer barulhos ou a degradarem-se facilmente.

    - Embaciamento do vidro era uma constante. com chuva ou com frio de 5 em 5 minutos o vidro estava embaciado. lá se ligava o ar condicionado, mas ou estava sempre a ser mal regulado ou não tinha poder suficiente para ir limpando o ar.

    - caixa de 6 velocidades devia ser standard, para ajudar a reduzir consumos, emissões de C02, etc.

    - médias gerais não muito baixas a velocidades de 110/120kms, por vezes com descidas até aos 80 ou subidas até aos quase 140. (7.1l para lá, a descer; 6.2l para cá, a subir. não deveria ser ao contrário?). não deveriam baixar muito num ritmo constante, mas mesmo assim para quem está habituado a fazer médias abaixo dos 5.5l num carro a gasóleo assusta pensar a médio prazo o que é que não se poupa!

    - apesar de nao ser um motor muito fraco, o recorrer à caixa ou o deixar as rotações morrerem numa subida é um impeditivo de uma viagem mais tranquila.

    - pouco espaço atrás. a mulher de quem ia a conduzir queixou-se duas vezes do pouco espaço que tinha para as pernas.

    - bancos algo duros. embora nada parecidos com os meus, que para viagens longas são quase um martírio, estes acabam por se tornarem ligeiramente desconfortáveis numa viagem de 250kms.

    (continua)

    #2
    em suma, o veículo é uma boa aposta. é perfeitamente normal e está disponível para quase todos os que pretendem apenas um automóvel e que façam poucos kms anualmente.

    este caso particular é utilizado apenas em cidade e fez três ou quatro tiradas ao porto e outras tantas à póvoa do varzim e demonstra ser medianamente bom. neste segmento dos pequenos utilitários encontra-se num patamar positivo, pois cumpre minimamente com o que lhe é pedido e o motor esfroça-se por cumprir. à vinda o homem até disse que lhe parecia que o motor estava mais desenvolto e que lhe fez bem esta viagem. está a começar a baixar as médias e a oferecer mais genica, fruto dos cerca de 400kms que levava já em cima e da barreira dos 10 000 kms de vidas do motor. é um carro que tem algum equipamento e

    repetindo-me um pouco, como o veículo está habituado a viagens de 3 e 4 kms para cada lado, acabou por, a 110 e 120, levar uma "esfrega". só acaba por pecar nos consumos à ida e no recorrer à caixa de velocidades quando era preciso esforçar um pouco mais, especialmente em piso inclinado. o espaço, apesar de não ser abundante, era minimamente suficiente e o rolar dos pneus pouco se fazia sentir. à chuva e a 100kms/h mostrou segurança, embora não fossem testados os seus limites.

    para quem quer um carro que não seja para andar depressa, apenas ligeiro nalgumas situações, que seja para fazer alguma cidade e não consuma muito, esta opção ou mesmo o motor 1.2 são boas alternativas e uma escolha a ter em conta.


    estéticas, gostos e modelos à parte, é um bom veículo que cumpre com o que lhe é pedido: transportar pessoas com algum conforto de um lado para outro em trajectos curtos/médios.

    Comentário


      #3
      o carro é igual a este:

      1-3.jpg

      3-4.jpg

      4-4.jpg

      5ff.jpg

      Comentário


        #4
        do que não gostei foi da condução. eu sei que não sou nenhum mestre, antes pelo contrário. sou como os americanos, que só sabem andar em rectas e sei o que posso abusar nas curvas com o meu carro de tracção frontal. nada mais, confesso.

        ora quem ia a conduzir ia sempre algo inquieto. não quero dizer nervoso, que não será o estado de espírito mais correcto.

        só sei que metia muitas vezes o pé ao travão, quer em rectas ou em descidas ligeiras, via um carro a 50m na autoestrada e travava ligeiramente, a chover ligava as escovas, parava de chover e elas continuavam, ia na 2ª faixa da esquerda em 4 possíveis, mal chegava a um sítio desligava logo o carro, sem o deixar descansar, andava tanto a 130 como a 80, parecendo alheado da realidade, por vezes, etc.

        uma das vezes enganou-se na saída da rotunda, começou a andar na direcção errada e a mulher avisou-o. mais à frente parou na berma para dar a volta, com o nervosismo e com a mulher a berrar-lhe, deixou o carro ir abaixo enquanto esperava que os carros passassem e ligou-o logo de seguida, mandando dois berros à mulher. nas saídas ou desvios na autoestrada e nacional parecia não saber ler as placas, perguntando se era ali ou ficando à espera que eu lhe desse a indicação, metia-se na faixa da direita e ao meter-se é que olhava para o espelho retrovisor direito, de vez em quando ia no meio das duas faixas e voltava para a da direita quando já ia no meio e coisas do género.

        chegou a calcar alguns contínuos na autoestrada e a mulher sempre a ralhar. depois era: "vai mais devagar, zé! viste como fizeste a curva?" - isto num ramal de acesso à via rápida, onde em vez de travar ou começar a desacelerar acelerou!

        outra das vezes saiu da portagem e queria meter o título na carteira. abrandou e parou numa berma. vinha um carro atrás e esse carro teve que travar. só notou quando o aviei que vinha um carro a travar também.

        outras vezes chegava à portageira e só tinha o cartão ou o título. depois em vez de arrancar metia ainda tudo na carteira. a fila atrás esperava. estacionou uma das vezes no meio de dois lugares e mais algumas coisas que não me lembro.

        ao menos metia pisca quando ia ultrapassar e depois indicava o retorno à via de onde tinha saído. pouca gente mete o pisca pra ultrapassar, muito menos gente para regressar à faixa de onde saiu. dava também pisca nas rotundas, o que era bem bom.

        Comentário


          #5
          deleted

          Comentário


            #6
            Isso do embaciar até pode ser uma falta de limpeza. É certo que quando não limpo os meus carros acontece o mesmo.

            PS: xonsumos?

            Comentário


              #7
              Tens que ter em atenção que o facto de embaciar o vidro constantemente deve-se ao facto de estar a chover (logo os vidros iam fechados) e irem 5 pessoas dentro do carro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                do que não gostei foi da condução. eu sei que não sou nenhum mestre, antes pelo contrário. sou como os americanos, que só sabem andar em rectas e sei o que posso abusar nas curvas com o meu carro de tracção frontal. nada mais, confesso.

                ora quem ia a conduzir ia sempre algo inquieto. não quero dizer nervoso, que não será o estado de espírito mais correcto.

                só sei que metia muitas vezes o pé ao travão, quer em rectas ou em descidas ligeiras, via um carro a 50m na autoestrada e travava ligeiramente, a chover ligava as escovas, parava de chover e elas continuavam, ia na 2ª faixa da esquerda em 4 possíveis, mal chegava a um sítio desligava logo o carro, sem o deixar descansar, andava tanto a 130 como a 80, parecendo alheado da realidade, por vezes, etc.

                uma das vezes enganou-se na saída da rotunda, começou a andar na direcção errada e a mulher avisou-o. mais à frente parou na berma para dar a volta, com o nervosismo e com a mulher a berrar-lhe, deixou o carro ir abaixo enquanto esperava que os carros passassem e ligou-o logo de seguida, mandando dois berros à mulher. nas saídas ou desvios na autoestrada e nacional parecia não saber ler as placas, perguntando se era ali ou ficando à espera que eu lhe desse a indicação, metia-se na faixa da direita e ao meter-se é que olhava para o espelho retrovisor direito, de vez em quando ia no meio das duas faixas e voltava para a da direita quando já ia no meio e coisas do género.

                chegou a calcar alguns contínuos na autoestrada e a mulher sempre a ralhar. depois era: "vai mais devagar, zé! viste como fizeste a curva?" - isto num ramal de acesso à via rápida, onde em vez de travar ou começar a desacelerar acelerou!

                outra das vezes saiu da portagem e queria meter o título na carteira. abrandou e parou numa berma. vinha um carro atrás e esse carro teve que travar. só notou quando o aviei que vinha um carro a travar também.

                outras vezes chegava à portageira e só tinha o cartão ou o título. depois em vez de arrancar metia ainda tudo na carteira. a fila atrás esperava. estacionou uma das vezes no meio de dois lugares e mais algumas coisas que não me lembro.

                ao menos metia pisca quando ia ultrapassar e depois indicava o retorno à via de onde tinha saído. pouca gente mete o pisca pra ultrapassar, muito menos gente para regressar à faixa de onde saiu. dava também pisca nas rotundas, o que era bem bom.
                Acredito fortemente que 50% das pessoas com carta, não o deviam poder fazer.

                O que tu relatas já eu vi várias vezes, guardando para mim dúvidas como "quem lhe deu a carta de condução?".

                Basta andar nas nossas estradas para ver os caramelos que "cortam" as curvas todas, entram na AE a 60km/h e atiram-se logo para a faixa do meio, tanto aceleram que nem desalmados nas subidas, para depois ir sempre a travar nas descidas, os que não fazem pisca, os que estacionam de qualquer maneira sem respeito pelo parceiro, enfim...

                Quanto ao Ibiza, vai ter uma vida dificil.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  o carro é igual a este:

                  [ATTACH]65037[/ATTACH]

                  [ATTACH]65038[/ATTACH]

                  [ATTACH]65039[/ATTACH]

                  [ATTACH]65040[/ATTACH]
                  Dá para gravar estaçoes???

                  Onde ficam os numeros de acesso rápido as estaçoes gravadas nesse radio?
                  Editado pela última vez por Sotor; 26 October 2009, 22:21.

                  Comentário


                    #10
                    Tudo no comportamento do condutor que relatas parece indicar para uma pessoa na casa dos 60 anos ou perto, estarei errado...?

                    Comentário


                      #11
                      parece-me um relato justo. No entanto há aí duas coisas que eu não posso deixar de comentar:

                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                      - vi ainda no site do preço dos novos que tem discos ventilados à frente e discos normais atrás, coisa que nem um focus 2000 diesel tem e ainda um bináio de 132nm, que não sendo nenhum foguete cumpre numa boa parte das situações.
                      Ter discos as 4 rodas não quer dizer forçosamente que trava melhor, os travões de tambores atrás são mais do que suficientes para a maior parte dos carros...

                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                      que só sabem andar em rectas e sei o que posso abusar nas curvas com o meu carro de tracção frontal. nada mais, confesso.
                      então os carros de tracção frontal não curvam bem e todos os de tracção traseira são "máquinas"???

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                        Acredito fortemente que 50% das pessoas com carta, não o deviam poder fazer.

                        O que tu relatas já eu vi várias vezes, guardando para mim dúvidas como "quem lhe deu a carta de condução?".

                        Basta andar nas nossas estradas para ver os caramelos que "cortam" as curvas todas, entram na AE a 60km/h e atiram-se logo para a faixa do meio, tanto aceleram que nem desalmados nas subidas, para depois ir sempre a travar nas descidas, os que não fazem pisca, os que estacionam de qualquer maneira sem respeito pelo parceiro, enfim...

                        Quanto ao Ibiza, vai ter uma vida dificil.
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Tudo no comportamento do condutor que relatas parece indicar para uma pessoa na casa dos 60 anos ou perto, estarei errado...?
                        começando pelo lino, o homem fez 46 anos há uma semana ou coisa que o valha. metendo o nitrofurano ao barulho, eu não diria que conduz assustado ou algo do género, mas sim alheado à estrada e aos perigos e situações que o rodeiam. algumas vezes falei para ele e só à 2ª ou 3ª vez é que ele me ouvia e perguntava "o quê?".

                        penso que ele estava concentrado em si mesmo e não na estrada. nunca reparei em ninguém que conduzisse assim. ou falam ou vão calados, não no mundo deles. o sono, principalmente à vinda, já começava a fazer efeito, a boca abria vezes demais e a paciência já não era a mesma assim como os níveis de atenção. aqui surge um alerta para nós mesmos, para que quando fizermos viagens longas nos lembremos destas situações e destes "lapsos" que podem dar origem a chatices...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por - Ver Post
                          Excelente relato! Gostei da análise, a ver se fazes mais disto com outros carros

                          Quanto à questão da condução eu desconfio do que poderá estar a influenciar a mesma (pelo menos pelos sintomas que indicas )
                          será a mulher dele? eu cheguei a dizer-lhe que ela era pior que o GPS!!!

                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Isso do embaciar até pode ser uma falta de limpeza. É certo que quando não limpo os meus carros acontece o mesmo.

                          PS: xonsumos?
                          XONSUMOS? devia ser em pitanês, conxumos. ainda vou procurar essa maldita palavra.

                          Originalmente Colocado por pregoafundo Ver Post
                          Tens que ter em atenção que o facto de embaciar o vidro constantemente deve-se ao facto de estar a chover (logo os vidros iam fechados) e irem 5 pessoas dentro do carro.
                          seria a falta de oxigénio, o gastar do mesmo? eu pensei aqui há uns tempos que o meu carro tinha algum filtro tapado ou assim. ia sozinho no carro e estava sempre a desembaciar.

                          Comentário


                            #14
                            Se não fosse tão recente, diria que era o filtro de habitáculo a precisar de substituição, mas com 1 ano e 10.000 km não me parece...

                            Ou são vidros que há muito tempo não são limpos por dentro, ou então era mesmo arejamento deficiente do habitáculo.

                            Comentário


                              #15
                              Ando a tirar a carta num desses só que a Diesel

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Se não fosse tão recente, diria que era o filtro de habitáculo a precisar de substituição
                                obrigado pela dica involuntária, tenho de ver isso no meu.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Se não fosse tão recente, diria que era o filtro de habitáculo a precisar de substituição, mas com 1 ano e 10.000 km não me parece...

                                  Ou são vidros que há muito tempo não são limpos por dentro, ou então era mesmo arejamento deficiente do habitáculo.
                                  Olha que chega perfeitamente para ter o filtro completamente entupido !

                                  Eu, que tenho problemas de alergia aos pólens na primavera e que esse filtro me ajuda imenso, acabo sempre por tirá-lo, depois do que vem de origem, ainda o substituo uma vez dizendo para os meus botões : " deve ter sido de algum sítio por onde andei...". Mas não ! Em todos os carros que estão nas minhas mãos - porque não tenho €€€, para os mudar de 3 em 3 meses - acabo por nunca os recolocar.

                                  E sim, é devido à PÉSSIMA qualidade de ventilação com que o interior fica. No máximo (vel 4), parece que está a bafejar...enfim !

                                  Comentário


                                    #18
                                    No meu carro, bastava eu sentar-me ao volante com os vidros fechados, mesmo com tempo seco, começava logo o pára-brisas a embaciar!

                                    Depois de o ter trocado, já andei com 3 pessoas e tempo chuvoso, e não embaciou nada!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já dei uma volta pequena num igual e gostei. O motor não é nenhum espectáculo, mas é solicito em baixas e achei o carro confortável.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tive um Ibiza de 2002 com climatronic e o que relatas quanto ao embaciamento também acontecia com o meu.

                                        Evitava usar o AC para desembaciar o vidro pq quando o fazia alguns minutos depois o parabrisas começava a embaciar ainda mais intensamente. Isto no tempo mais frio.

                                        A conclusão que tirei é que ao usar o AC para desembaciar, a humidade fica retida no radiador dentro do sistema de climatização. Se desligarmos o AC e o aquecimeto estiver no mínimo, a humidade no interior do sistema vai evaporar e então o ar que sai para o parabrisas vem carregado de humidade e embacia o vidro ainda mais.

                                        Portanto numa viagem tentava desembaciar o parabrisas só com ar quente sem AC. Quando era inevitável usar o AC já sabia que o AC teria de ir ligado até ao fim da viagem. Como a climatização era automática o ar estava regulado para 20 no verão e 22 no inverno e não se tornava desconfortável.
                                        Editado pela última vez por JCF; 26 October 2009, 20:55.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          No meu carro, bastava eu sentar-me ao volante com os vidros fechados, mesmo com tempo seco, começava logo o pára-brisas a embaciar!

                                          Depois de o ter trocado, já andei com 3 pessoas e tempo chuvoso, e não embaciou nada!
                                          pois o meu basta estar o tempo chuvoso que parece que o embaciado so desaparece se ligar o ar condicionado, mas volta rapidamente. Vou ver isso do filtro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                            Tive um Ibiza de 2002 com climatronic e o que relatas quanto ao embaciamento também acontecia com o meu.

                                            Evitava usar o AC para desembaciar o vidro pq quando o fazia alguns minutos depois o parabrisas começava a embaciar ainda mais intensamente. Isto no tempo mais frio.

                                            A conclusão que tirei é que ao usar o AC para desembaciar, a humidade fica retida no radiador dentro do sistema de climatização. Se desligarmos o AC e o aquecimeto estiver no mínimo, a humidade no interior do sistema vai evaporar e então o ar que sai para o parabrisas vem carregado de humidade e embacia o vidro ainda mais.

                                            Portanto numa viagem tentava desembaciar o parabrisas só com ar quente sem AC. Quando era inevitável usar o AC já sabia que o AC teria de ir ligado até ao fim da viagem. Como a climatização era automática o ar estava regulado para 20 no verão e 22 no inverno e não se tornava desconfortável.
                                            No meu carro acontece exactamente o mesmo. Normalmente ligo logo a sofagem quando já sei que vai embaciar. Se tiver a sair de casa, vou indo (devagar) porque as vezes embacia mais e depois começa a desembaciar. Se não tiver num local onde possa ir andando, fico parado uns minutinhos. Fora isso, tem de ser mesmo a ligar e a desligar o AC pelo caminho, até ao destino.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                              Dá para gravar estaçoes???

                                              Onde ficam os numeros de acesso rápido as estaçoes gravadas nesse radio?

                                              x2....

                                              Comentário


                                                #24
                                                não faço a mínima quanto aos botões do rádio, mas gostei do mesmo. mostrava a emissora num formato grande e aquele tipo de luz não feria os olhos, dando um ambiente engraçado de noite.

                                                já agora, porque não partilharem também os vossos "test-drives" como penduras? seria uma ideia engraçada para um tópico diferente. a nossa visão do "lado de fora" de alguns modelos variados no motor e tipo de veículo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Test-drive como pendura num lexus is250

                                                  como ninguém partilhou test-drives como pendura, venho eu partilhar mais um. só que desta feita foram uns 12kms, mas o carro era de um nível mais elevado do que o ibiza.

                                                  armando-me um pouco, vou fazer de conta que sou o V7 dos test-drives... como pendura e relatar-vos mais uma experiência, que aconteceu por alturas do verão.

                                                  tudo começou com a procura de um novo carro, que acabou por ser este. aliás, de novo passou-se a outra alternativa e apareceu este com 2 anos, poucos kms, cerca de 30000kms e vindo das maos de um administrador da lexus.

                                                  preço de novo cerca de 60000€ com alguns extras, com dois anos cerca de 32000€.

                                                  entro no carro, reparo na serenidade da atmosfera e na qualidade dos materiais. ibiza MK4? o que é isso? aqui só existe pele e mais pele. de cor beije, é perfurada a quase todo o comprimento nos bancos. nas forras da porta está lá em abundância, na chapeleira torna-se maleável ao toque e permite-nos empurrá-la para dentro. parece que quer estar a ser constantemente apalpada. penso que tinham a opção de aquecimento dos bancos e com memória, mas já não me recordo.

                                                  do painel central sai um som fantástico, fruto de 14 altifalantes bem distribuídos e de um cd que ia tocando ao sabor das rotações. não me recordo se tinha tecto de abrir, mas acho que tinha. fica a dúvida. tenho que começar a escrever estes posts mais perto das datas das viagens.

                                                  pneus 225/45R17 à frente, 245/45R17 atrás, pois tinha tracção traseira. discos ventilados à frente, atrás normais.

                                                  já agora e passando mais para a posição frontal ao condutor, gostei imenso do design do painel de instrumentos. simples e eficaz, basicamente. nada de cores espampanantes ou garridas demais, simplesmente um painel com muitas informações agregadas no mesmo sítio e um ponteiro laranja, se bem me recordo, que nos fazia querer ver a subir, subir, subir.

                                                  estas subidas levam-nos a querer saber questões de andamento e potência, consumos, etc. tem um motor 2.5L V6 com 208cv, caixa automática de 6 velocidades e estava na altura a fazer médias combinadas de cerca de 13L, penso eu. depois de mais umas semanas já andava nos 10.5L com alguma cidade. o problema é mesmo o preço da gasolina e a falta de mais alguns 10 a 15cv, pelo menos. foi a única parte menos positiva dos cerca de 12kms que andei. de resto adorei a pele, as rotações a subirem e o barulhinho, que até nem se ouvia muito de vidros fechados, fruto da insonorização. neste caso acabo por criticar.

                                                  hoje ficou apalavrada uma possível volta num Cayman S, mas não devo ter tanta sorte assim. contudo, nada está perdido e pode ser que realmente tal volta se venha a concretizar.

                                                  espero que tenham gostado da descrição. se me lembrar de mais algum pormenor adicionarei depois.

                                                  espero andar mais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                                    Dá para gravar estaçoes???

                                                    Onde ficam os numeros de acesso rápido as estaçoes gravadas nesse radio?
                                                    Duhhh, claro que dá ... dá para gravar, salvo erro, até 12 estações.
                                                    Não tem "botõezinhos". As estações mudam-se através de dois botões num manípulo do lado esquerdo do volante que serve para controlar o rádio ou, no proprio rádio. Para isso, carregas na tecla da esquerda da tecla do volume (tecla circular giratória), que te vai mostrar as estações pre-definidas, em grupos de 3 no ecran do rádio e depois, so tens de usar essa mesma tecla para as escolher. Nada mais fácil.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                      como ninguém partilhou test-drives como pendura, venho eu partilhar mais um. só que desta feita foram uns 12kms, mas o carro era de um nível mais elevado do que o ibiza.

                                                      armando-me um pouco, vou fazer de conta que sou o V7 dos test-drives... como pendura e relatar-vos mais uma experiência, que aconteceu por alturas do verão.

                                                      tudo começou com a procura de um novo carro, que acabou por ser este. aliás, de novo passou-se a outra alternativa e apareceu este com 2 anos, poucos kms, cerca de 30000kms e vindo das maos de um administrador da lexus.

                                                      preço de novo cerca de 60000€ com alguns extras, com dois anos cerca de 32000€.

                                                      entro no carro, reparo na serenidade da atmosfera e na qualidade dos materiais. ibiza MK4? o que é isso? aqui só existe pele e mais pele. de cor beije, é perfurada a quase todo o comprimento nos bancos. nas forras da porta está lá em abundância, na chapeleira torna-se maleável ao toque e permite-nos empurrá-la para dentro. parece que quer estar a ser constantemente apalpada. penso que tinham a opção de aquecimento dos bancos e com memória, mas já não me recordo.

                                                      do painel central sai um som fantástico, fruto de 14 altifalantes bem distribuídos e de um cd que ia tocando ao sabor das rotações. não me recordo se tinha tecto de abrir, mas acho que tinha. fica a dúvida. tenho que começar a escrever estes posts mais perto das datas das viagens.

                                                      pneus 225/45R17 à frente, 245/45R17 atrás, pois tinha tracção traseira. discos ventilados à frente, atrás normais.

                                                      já agora e passando mais para a posição frontal ao condutor, gostei imenso do design do painel de instrumentos. simples e eficaz, basicamente. nada de cores espampanantes ou garridas demais, simplesmente um painel com muitas informações agregadas no mesmo sítio e um ponteiro laranja, se bem me recordo, que nos fazia querer ver a subir, subir, subir.

                                                      estas subidas levam-nos a querer saber questões de andamento e potência, consumos, etc. tem um motor 2.5L V6 com 208cv, caixa automática de 6 velocidades e estava na altura a fazer médias combinadas de cerca de 13L, penso eu. depois de mais umas semanas já andava nos 10.5L com alguma cidade. o problema é mesmo o preço da gasolina e a falta de mais alguns 10 a 15cv, pelo menos. foi a única parte menos positiva dos cerca de 12kms que andei. de resto adorei a pele, as rotações a subirem e o barulhinho, que até nem se ouvia muito de vidros fechados, fruto da insonorização. neste caso acabo por criticar.

                                                      hoje ficou apalavrada uma possível volta num Cayman S, mas não devo ter tanta sorte assim. contudo, nada está perdido e pode ser que realmente tal volta se venha a concretizar.

                                                      espero que tenham gostado da descrição. se me lembrar de mais algum pormenor adicionarei depois.

                                                      espero andar mais.
                                                      onde é que eu já vi esse IS250 , já agora a média está nos 9.6L

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É um carro que vou considerar daqui a uns anitos


                                                        Cump.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Test-drive como pendura num audi s4 de 1992

                                                          Cá estou eu de volta, desta feita com um Audi S4 de 1992 (C4). Foi o primeiro S4 da marca, que começou a produzi-los em 1991, um ano antes. portanto o motor que o equipava era "apenas" um 5 cilindros com 2226cc e 227cv às 5900rpm e ainda tinha que puxar o peso extra da tracção às quatro rodas, que fazia furor na altura, depois dos campeonatos ganhos pelo sistema quattro.

                                                          Derivado da plataforma do Audi 100, veio para substituir o já ultrapassado Audi 200 quattro turbo do qual nunca tinha sabido da sua existência até à data.

                                                          Contava com uma caixa de 5 relações, por ser ainda dos primeiros produzidos, estofos em couro preto, painel de instrumentos no estilo dos primeiros IBIZA SPORT de 97, ou seja, com fundos brancos, discos ventilados de 310mm à frente e 269mm atrás, também ventilados e ABS com uma válvula sensível à carga aplicada para as rodas traseiras eram alguns dos mecanismos e opções standard do modelo. Em relação aos pneus, estes vinham equipados com uma medida incomum nos dias de hoje e possivelmente para a altura, mesmo em carros desta estirpe: 225/50 R16.

                                                          Só andei em pista com o carro, nada de estradas de montanha nem em vias rápidas. Contudo e apesar dos travões terem pouco calço e de haver uma deficiência qualquer que de vez em quando não permitia que se ultrapassassem as 5000rmp, deu para sentir o poderio de uma máquina que pesava a exagerada cifra de 1730 kg. Saímos para a pista com o ronronar selvagem do bicho, qual tigre rouco... Após o carro aquecer, o condutor foi fazendo algumas curvas um pouco mais depressa, mas sem exageros e deixando passar outros carros que por lá circulavam. Na recta da meta e já depois de verificar que o carro estava a responder sem problemas, aí sim, deu para sentir um pouco o som do turbo. De 2ª na curva passamos para 3ª... FSSSSHHHHHTT... 4ª... FSSSSHHHHHTT... 5ª... FSSSSHHHHHTT... Cada engrenagem de mudança durava cerca de 4 segundos e o barulho dos 5 cilindros e do turbo fazia-se sentir.

                                                          Entretanto o problema volta a surgir. Novos cuidados para verificar se estava tudo ok, até que uma ou duas voltas depois começa novamente a acção, desta feita permitindo que o dono chegasse às 7000rpm!!!

                                                          A velocidade não foi medida, mas devemos ter andado a menos de 140. Na última volta foi tempo de descansar o carro e voltar para o estacionamento, levantando o capot e mostrando o motor a mim e ao redheart que entretanto tinha chegado. Fiquei com um sorriso com um carro que passa despercebido na estrada, só sendo vistoso pelas suas dimensões de quase 5 metros.

                                                          Gostei da experiência. Apesar de hoje em dia ser apenas um carro potente, viu-se que o dono gosta da máquinae que sabe o que tem ali, não provocando nem desestabilizando a sua condução e muito menos abusando sabendo que o carro não estava em perfeitas condições. Deixo um obrigado ao dono da máquina pelas voltinhas que me levou a dar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            o carro em questão era este e que servia também para transportar a filha:

                                                            LOT 053 [800x600].jpg

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X