Pois foi exactamente isso que aconteceu. Como tenho os pneus carecas e todo o cuidado (monetário e de vida) é pouco, a viagem de Guimarães a Fátima foi feita num Ibiza 1400cc 85cv a gasolina de Outubro de 2008 e que contava com apenas 9300kms. Não fui eu que conduzi, apenas fui ao lado. Decidi criar o tópico para dar uma visão diferente dos nossos "test-drives", desta feita uma condução por outra pessoa e vivida por mim no banco do lado direito.
Ora bem, 3 mulheres atrás, 2 homens à frente. Pediram para ir à frente e aceitei.
Notei no carro alguns aspectos interessantes:
- painel do rádio e ar condicionado em acrílico/vidro. nada de botões que fazem barulho ao carregar. este não vai ter esse problema. a luminosidade em tons de vermelho, apesar de ser algo normal, enchia minimamente as medidas.
- tablier algo simples, mas nada confuso para quem pretende algum conforto apenas e nada de botoes e gadgets complicados.
- computador de bordo muito completo, com cerca de 7 ou 8 características.
- sensores de chuva, vidros escurecidos atrás.
- a insonorização era boa para um carro deste segmento (B?)
- mala relativamente espaçosa (embora não necessariamente grande)
- pintura imaculada, interiores novos (pudera, nem 10 mil tinha!).
- vi ainda no site do preço dos novos que tem discos ventilados à frente e discos normais atrás, coisa que nem um focus 2000 diesel tem e ainda um bináio de 132nm, que não sendo nenhum foguete cumpre numa boa parte das situações.
- o equipamento também é muito. além do pack de sensores de estacionamento, sensores de chuva, vidros escurecidos de origem, traz leitor de mp3, airbags de condutor e passageiro, ´de tórax e cortina, alarme, controlo de tracção e computador de bordo, sistema hill hold, entre outros.
O que teria que vir melhorado:
- materiais algo fracos que a médio prazo podem vir a fazer barulhos ou a degradarem-se facilmente.
- Embaciamento do vidro era uma constante. com chuva ou com frio de 5 em 5 minutos o vidro estava embaciado. lá se ligava o ar condicionado, mas ou estava sempre a ser mal regulado ou não tinha poder suficiente para ir limpando o ar.
- caixa de 6 velocidades devia ser standard, para ajudar a reduzir consumos, emissões de C02, etc.
- médias gerais não muito baixas a velocidades de 110/120kms, por vezes com descidas até aos 80 ou subidas até aos quase 140. (7.1l para lá, a descer; 6.2l para cá, a subir. não deveria ser ao contrário?). não deveriam baixar muito num ritmo constante, mas mesmo assim para quem está habituado a fazer médias abaixo dos 5.5l num carro a gasóleo assusta pensar a médio prazo o que é que não se poupa!
- apesar de nao ser um motor muito fraco, o recorrer à caixa ou o deixar as rotações morrerem numa subida é um impeditivo de uma viagem mais tranquila.
- pouco espaço atrás. a mulher de quem ia a conduzir queixou-se duas vezes do pouco espaço que tinha para as pernas.
- bancos algo duros. embora nada parecidos com os meus, que para viagens longas são quase um martírio, estes acabam por se tornarem ligeiramente desconfortáveis numa viagem de 250kms.
(continua)
Ora bem, 3 mulheres atrás, 2 homens à frente. Pediram para ir à frente e aceitei.
Notei no carro alguns aspectos interessantes:
- painel do rádio e ar condicionado em acrílico/vidro. nada de botões que fazem barulho ao carregar. este não vai ter esse problema. a luminosidade em tons de vermelho, apesar de ser algo normal, enchia minimamente as medidas.
- tablier algo simples, mas nada confuso para quem pretende algum conforto apenas e nada de botoes e gadgets complicados.
- computador de bordo muito completo, com cerca de 7 ou 8 características.
- sensores de chuva, vidros escurecidos atrás.
- a insonorização era boa para um carro deste segmento (B?)
- mala relativamente espaçosa (embora não necessariamente grande)
- pintura imaculada, interiores novos (pudera, nem 10 mil tinha!).
- vi ainda no site do preço dos novos que tem discos ventilados à frente e discos normais atrás, coisa que nem um focus 2000 diesel tem e ainda um bináio de 132nm, que não sendo nenhum foguete cumpre numa boa parte das situações.
- o equipamento também é muito. além do pack de sensores de estacionamento, sensores de chuva, vidros escurecidos de origem, traz leitor de mp3, airbags de condutor e passageiro, ´de tórax e cortina, alarme, controlo de tracção e computador de bordo, sistema hill hold, entre outros.
O que teria que vir melhorado:
- materiais algo fracos que a médio prazo podem vir a fazer barulhos ou a degradarem-se facilmente.
- Embaciamento do vidro era uma constante. com chuva ou com frio de 5 em 5 minutos o vidro estava embaciado. lá se ligava o ar condicionado, mas ou estava sempre a ser mal regulado ou não tinha poder suficiente para ir limpando o ar.
- caixa de 6 velocidades devia ser standard, para ajudar a reduzir consumos, emissões de C02, etc.
- médias gerais não muito baixas a velocidades de 110/120kms, por vezes com descidas até aos 80 ou subidas até aos quase 140. (7.1l para lá, a descer; 6.2l para cá, a subir. não deveria ser ao contrário?). não deveriam baixar muito num ritmo constante, mas mesmo assim para quem está habituado a fazer médias abaixo dos 5.5l num carro a gasóleo assusta pensar a médio prazo o que é que não se poupa!
- apesar de nao ser um motor muito fraco, o recorrer à caixa ou o deixar as rotações morrerem numa subida é um impeditivo de uma viagem mais tranquila.
- pouco espaço atrás. a mulher de quem ia a conduzir queixou-se duas vezes do pouco espaço que tinha para as pernas.
- bancos algo duros. embora nada parecidos com os meus, que para viagens longas são quase um martírio, estes acabam por se tornarem ligeiramente desconfortáveis numa viagem de 250kms.
(continua)
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