O Topico dos motores 5 cilindros

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Título: O Topico dos motores 5 cilindros

  1. #1
    Piloto de Testes bacalao's Avatar
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    Por Defeito O Topico dos motores 5 cilindros

    Decidi colocar um topico em volta dos motores 5 cilindros, talvez pouco falados por aqui no forum.

    Tambem não são comuns, mas sempre há alguns carros com esta tipo de motorização.

    Assim de repente, me recordo dos Volvo 2.5T, os anteriores 2.0T, o D5, O motor do Fiat Marea 2.0, o 3.5l do Hummer H3, acho que o 270 CDI da Mercedes, o actual 2.4 Multijet, o 1.8T do grupo VW, e ja agora, o original V5 que equipou o new beetle algum tempo atras.

    Então assim podemos falar das caracteristricas, vantagens e desvantagens.


  2. #2
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
    Decidi colocar um topico em volta dos motores 5 cilindros, talvez pouco falados por aqui no forum.

    Tambem não são comuns, mas sempre há alguns carros com esta tipo de motorização.

    Assim de repente, me recordo dos Volvo 2.5T, os anteriores 2.0T, o D5, O motor do Fiat Marea 2.0, o 3.5l do Hummer H3, acho que o 270 CDI da Mercedes, o actual 2.4 Multijet, o 1.8T do grupo VW, e ja agora, o original V5 que equipou o new beetle algum tempo atras.

    Então assim podemos falar das caracteristricas, vantagens e desvantagens.
    Eu assim que me lembre conduzi 2 que foram um Audi 90 2.3 e o AR 159 2.4 diesel.

    Tenho ideia que a sonoridade e resposta é porreira nestes motores, até porque habitualmente têm mais de 2.000 CCs.

    Fico com a ideia que não têm a suavidade de um 6 cilindros, mas está em termos de agradabilidade entre um 4 e um 6.

    Lembro-me que há uns bons anos um tio meu me dizia que carros com n^de cilindros impares tendem a ser menos fiáveis !?

  3. #3
    Piloto de Testes
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    Por Defeito

    Além dos já mencionados, há o Td5 dos Land Rover, e em tempos houve um V5 a equipar o SEAT Toledo, sendo que neste último tinha 170 cv mas não sei se era a diesel ou gasolina.

    Edit: falta o 2.4 do Stilo Abarth

  4. #4
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    Motores de 5 cilindros já tivemos um Toyota Land Cruiser 250 TurboDiesel (VM) e actualmente um Mercedes E270 CDI de 2002.
    Penso que um número ímpar de cilindros não será tão suave como por exemplo um motor de 6 cilindros.
    No entanto o motor 270 CDI é bastante bom (fiável, com boas performances e até económico)

    Cumprimentos

  5. #5
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    Para mim estes...

    Audi ABY/ADU/3B



    Fiat Coupé 20v T


    Audi TT-RS


    Generalidades nestes motores, são a sonoridade, entre o anónimo 4 cilindros e o musical seis cilindros. Conseguem ter o meio termo entre a "complexidade" dos 6 cilindros (exceptuando os straight six) e a simplicidade dos 4 cilindros...

    Depois cada 5 cil tem a sua filosofia...


  6. #6
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    De referir que um 5, 6, 7 cilindros é apenas uma maneira de tentar aproximar os 4 cilindros dos 8 cilindros. Sendo que os 4, 8, 12 cilindros (multiplos de 4) é que são o que de mais nobre teoricamente se faz em motres a 4 tempos

  7. #7
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
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    O único contacto que tive com motores de 5 cilindros foi com o TD5 da Land Rover.
    Confesso que não aprecio motores diesel, mas um 5 cilindros TD5 é de babar em termos de sonoridade e pujança.

    Um motor ímpar não é menos fiável por ser manco.
    Não há nenhuma razão mecãnica para que isto aconteça.
    Num motor convencional de 4 cilindros a 4 tempos, temos uma ignição por cada 180º de rotação da cambota e este é o limite máximo para que não haja nenhum ponto vazio no motor.

    No caso do motor de 5 cilindros, este continua dentro dos limite (< 180º) pois temos:
    720ª (2 voltas da cambota para um motor a 4T) / 5 cilindros = 144º

    Por outro lado se falarmos no manco 3 cilindros ou menos, temos uma ignição por cada 240º, o que significa que vamos ter 60º de nada na cambota.
    Só isto poderá ser apontável a um motor ímpar como no do 3 cilindros.


    Eu acho que o motor de 5 cilindros é um bom compromisso entre o de 4 e o de 6 em linha.
    Confesso oferecer mais potência do que um equivalente de 4 cilindros e ocupa menos espaço do que um de 6.
    Tem o poblema de não ser um motor tão equilibrado em vibrações como um de 6 cilindros, mas não pode haver só vantagens.

  8. #8
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    Não há palavras...




  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
    De referir que um 5, 6, 7 cilindros é apenas uma maneira de tentar aproximar os 4 cilindros dos 8 cilindros. Sendo que os 4, 8, 12 cilindros (multiplos de 4) é que são o que de mais nobre teoricamente se faz em motres a 4 tempos
    Desculpa mas isso não é verdade.
    O motor de 6 cilindros em linha é um motor que nem necessita de elementos de balanço internos porque ele mesmo já é equilibrado por natureza.
    Isto também se aplica aos Boxer 4 quando têm 2 cambotas, Boxer 6 e aos Boxer 12 e V12.

    Os V8 então é que não têm nada de equilibrio.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    Desculpa mas isso não é verdade.
    O motor de 6 cilindros em linha é um motor que nem necessita de elementos de balanço internos porque ele mesmo já é equilibrado por natureza.
    Isto também se aplica aos Boxer 4 quando têm 2 cambotas, Boxer 6 e aos Boxer 12 e V12.

    Os V8 então é que não têm nada de equilibrio.

    Se te deres ao trabalho explica melhor isso que fiquei sem saber a razão do equilíbrio numa tipologia e não noutra.

  11. #11
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    Para mim, o melhor sons em 5 cilindros:

    YouTube - Audi Quattro Sport S1 Rally Group B "Total Tribute"

  12. #12
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    Ford focus rs

    O audi quattro tinha um som muito bom ;)

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    Desculpa mas isso não é verdade.
    O motor de 6 cilindros em linha é um motor que nem necessita de elementos de balanço internos porque ele mesmo já é equilibrado por natureza.
    Isto também se aplica aos Boxer 4 quando têm 2 cambotas, Boxer 6 e aos Boxer 12 e V12.

    Os V8 então é que não têm nada de equilibrio.
    hunm!?

    Mad, o que se passa nos 8, 12 (multiplos de 4) é, como tu sabes, que cada ciclo existe numeros iguais de admiçao, compressao, explosoes/combustoes, expansoes e escapes.

    Esta filosofia penso ser o sinónimo de equilibrio.

  14. #14
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    Chama-se equilibrio dinâmico ou harmónico.
    Dentro desta tipologia, tem 2 tipos de equilibrio, o primário e o secundário.
    O primário refere-se ao balanço (ou desequuilibrio) que a ignição de cada cilindro provoca no balanço no motor o que afecta o equuilibrio em relação ao centro de massa.
    Imagina que o centro de massa do motor se posiciona a meio.
    Num 4 cilindros (sendo que não é um motor desequilibrado, mas também não muito eqilibrado) ao teres o disparo do 1º cilindro, um dos cilindros mais afastados do centro de massa) convém que o segundo disparo seja no 3º para anular o efeito de desequlibrio do 1º.
    Em seguida tenso disparo do 2º cilindro, ao qual equilibras com o 4º.
    Se disparasses pela ordem de 1-2-3-4, estarias a andar aos zigue zagues á volta do centro de massa.
    O problema nos 4 cilindros e´quando se fala no desequilibrio secundário que diz respeito, entre outras coisas, à energia ou à força do disparo do pistão.
    Quando o êmbolo é diaparado para baixo, provoca também ele um desequilibrio já que no PMS (ponto morto superior) há mais "violência" do que no PMI (ponto morto inferior).

    Num motor de 6 cilindros nem tens problemas de desequilibrio de primário nem secundário.
    Aliás, um motor de 6 cilindros é exactamente igual a um de 3 cilidnros no que refere à ordem de disparo., daí que se tenha nos últimos anos apostado no de 3 cilindros.

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
    Decidi colocar um topico em volta dos motores 5 cilindros, talvez pouco falados por aqui no forum.

    Tambem não são comuns, mas sempre há alguns carros com esta tipo de motorização.

    Assim de repente, me recordo dos Volvo 2.5T, os anteriores 2.0T, o D5, O motor do Fiat Marea 2.0, o 3.5l do Hummer H3, acho que o 270 CDI da Mercedes, o actual 2.4 Multijet, o 1.8T do grupo VW, e ja agora, o original V5 que equipou o new beetle algum tempo atras.

    Então assim podemos falar das caracteristricas, vantagens e desvantagens.
    Este não é 5 cilindros!

    É um 4L, mas com 5 válvulas por cilindro, daí a designação 20V.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
    Sem qualquer sombra de dúvida....

  17. #17
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  18. #18
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    O user Pornstar dará uma ajuda bem preciosa neste tópico.
    Poderá até eventualmente corrigir algo que eu possa ter dito de errado.

  19. #19
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    A configuração de 3 cilindros não é má como faz transparecer nesse artigo da Wikipédia.
    Se a configuração do motor de 3 cilindros obdecer ao disparo a cada 240º (motor Screamer), torna-se num motor com um binário bem constante.
    Aconselho a leitura sobre o motor da Triumph Speed Triple.

  20. #20

  21. #21
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    Corrijam-me se estiver errado, mas ao contrário do afirmado no tópico inicial, o motor 1.8T do grupo VW não é 5 cilindros...

    Tem sim 20v mas trata-se de um 4 cilindros, certo? Penso eu de que...

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
    Corrijam-me se estiver errado, mas ao contrário do afirmado no tópico inicial, o motor 1.8T do grupo VW não é 5 cilindros...

    Tem sim 20v mas trata-se de um 4 cilindros, certo? Penso eu de que...
    Sim, tem 4 cilindros e 5 válvulas por cilindro. Isto já tinha sido referido neste tópico no post #15.

  23. #23
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    Então e o motor VW que equipou o Bora V5 e o Toledo V5, isto são 5 cilindros em V??

  24. #24
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    Faltam aqui os OM602 e OM617 da Mercedes.


  25. #25
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    De 5 cilindros e aplicado numa coisa com metade das rodas de um automóvel.





  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
    De referir que um 5, 6, 7 cilindros é apenas uma maneira de tentar aproximar os 4 cilindros dos 8 cilindros. Sendo que os 4, 8, 12 cilindros (multiplos de 4) é que são o que de mais nobre teoricamente se faz em motres a 4 tempos
    Discordo completamente.

    Os melhores motores são os V2, 6 em linha e V12.

    Os V2 não demasiado pequenos para automóveis de hoje em dia, e as marcas não estão para fazer motores desses para serem usados nas gamas de entrada, além disso, têm a desvantagem de serem mais caros que um 4 em linha (válvulas), e de terem menos potência, mas maior disponibilidade pela faixa de utilização.

    Os 6 em linha, podem não ser muito comuns (especialmente face aos V6, em que práticamente todas (ou mesmo todas) as marcas têm um), mas carros como o M3 E46, e Skyline GT-R R34 salvam o dia...

    Os V12, acho que dispensam apresentações... os melhores carros têm V12 debaixo do capot (McLaren F1, SLR, melhores Lambos, Enzo, F599, Pagani, 760i, etc...)

    Os de 5 cilindros, destacam-se pela fiabilidade, funcionam em onda, mas a potência não foge muito dos de 4 cilindros, aliás, até são um bocado prejudicados. O custo de fabrico também não favorece muito, pois a diferença para um de 4 cilindros, a impossibilidade de escalar para muito menos cilindrada, manutenção e consumos, fazem-nos não serem muito apetecíveis.

    Os de 8 cilindros, há muita, muita variedade, mas destacam-se pelo binário em baixas.


    Os 4 em linha, é o que se pode comprar...

    Não se destacam pela fiabilidade, nem pela suavidade, pela potência, também são pequenos demais, destacam-se é pelo custo de produção, potência em altas/declarada (isso todos são bons), que é o que as pessoas compram, escalabilidade, espaço que ocupam, calor que geram e consequente necessidade de arrefecimento, manutenção e economia... além disso, são os motores mais comuns, mas de longe...











    BTW, o 1.8 T de 20v da VW não é 5 cil, mas 4 cil, com 5 válvulas por cilindro.

    E sim, falar de 5 cilindros, e não falar, talvez do mais famoso dos 5 cilindros e mais popular, os motores dos 190D, é um atentado!

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
    Discordo completamente.

    Os melhores motores são os V2, 6 em linha e V12.

    Os V2 não demasiado pequenos para automóveis de hoje em dia, e as marcas não estão para fazer motores desses para serem usados nas gamas de entrada, além disso, têm a desvantagem de serem mais caros que um 4 em linha (válvulas), e de terem menos potência, mas maior disponibilidade pela faixa de utilização.

    Os 6 em linha, podem não ser muito comuns (especialmente face aos V6, em que práticamente todas (ou mesmo todas) as marcas têm um), mas carros como o M3 E46, e Skyline GT-R R34 salvam o dia...

    Os V12, acho que dispensam apresentações... os melhores carros têm V12 debaixo do capot (McLaren F1, SLR, melhores Lambos, Enzo, F599, Pagani, 760i, etc...)

    Os de 5 cilindros, destacam-se pela fiabilidade, funcionam em onda, mas a potência não foge muito dos de 4 cilindros, aliás, até são um bocado prejudicados. O custo de fabrico também não favorece muito, pois a diferença para um de 4 cilindros, a impossibilidade de escalar para muito menos cilindrada, manutenção e consumos, fazem-nos não serem muito apetecíveis.

    Os de 8 cilindros, há muita, muita variedade, mas destacam-se pelo binário em baixas.


    Os 4 em linha, é o que se pode comprar...

    Não se destacam pela fiabilidade, nem pela suavidade, pela potência, também são pequenos demais, destacam-se é pelo custo de produção, potência em altas/declarada (isso todos são bons), que é o que as pessoas compram, escalabilidade, espaço que ocupam, calor que geram e consequente necessidade de arrefecimento, manutenção e economia... além disso, são os motores mais comuns, mas de longe...











    BTW, o 1.8 T de 20v da VW não é 5 cil, mas 4 cil, com 5 válvulas por cilindro.

    E sim, falar de 5 cilindros, e não falar, talvez do mais famoso dos 5 cilindros e mais popular, os motores dos 190D, é um atentado!
    O SLR tem um V8.

  28. #28
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    tenho um assim





    gosto do barulho que faz quando sobe mais um pouco a rotação, parece a camioneta da escola.

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    O SLR tem um V8.
    Ooops... tem na mesma na marca o SL600, esse já é V12...
    Última edição por Vibri : 31-10-09 às 05:45:52

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
    E sim, falar de 5 cilindros, e não falar, talvez do mais famoso dos 5 cilindros e mais popular, os motores dos 190D, é um atentado!
    Mesmo assim vi-me grego para arranjar uma foto do 2.5 do 190.

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