Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trava. Trava aí. Trava ! Traaaaavvvaaa !!!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Trava. Trava aí. Trava ! Traaaaavvvaaa !!!!!

    A travagem é uma coisa de que não se fala muito, pelo menos tanto como das acelerações e até das recuparações.

    No entanto é muito importante e hoje em dia é quantificada por muitos testes.

    Por curiosidade deixo aqui 3 exemplos que ilustram, que aquela ideia típica de quanto maior massa pior trava, não é necessariamente verdade:


    -----------------------Peso----50-0----90-0----120-0
    Audi Q7 3.0 tdi--------2.295------9------30------53
    BMW 535d (berlina)--1.735------9------30-------53
    BMW 120d Coupé-----1.450-----10------31-------55

    Isto também acaba por ser um argumento engraçado que podia ter posto no tópico em que se fala dos SUVs, suas qualidades e defeitos.

    Fonte: Auto Hoje e Auto Magzine

    P.S.: Os exemplos pretenderam evidenciar um carro de massa média, um grande e um gigante, claro que a BMW na sua génese não é habitualmente das marcas que melhor trava (não é uma Audi ou Citroen e muito menos uma Porsche), mas também não é das piores como a Lexus.

    Comentem s.f.f.
    Editado pela última vez por v7; 31 October 2009, 16:20.

    #2
    A travagem tem a ver com uma serie de factores, entre os quais: massa do carro, qualidade dos discos/diametro, pastilhas, pinças, oleo, tubagens etc.

    O ideal é ter um conjunto equilibrado, algo que certas marcas têm conseguido quase na perfeição.
    Depois temos kits majorados para incrementar ainda mais o poder/durabilidade das travagens.

    Tem sido sempre um item que tem merecido especial atenção nos meus bogas (quase logo a seguir a compra-los:todos, excepto no presente).

    Comentário


      #3
      Imagino o que o conjunto de travões do Q7 faria no 120d (se lá coubesse)!!!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
        Imagino o que o conjunto de travões do Q7 faria no 120d (se lá coubesse)!!!
        Entre outras coisas faria aumentar o preço uma boas centenas de Euros

        Comentário


          #5
          Cá por casa, os carros com as travagens mais brutais, foram curiosamente os maiores (tamanho/peso) que por cá passaram: Frontera 2.5 TDS 5p e E220Cdi.

          Comentário


            #6
            Acho que o topico da travagem n se deve limitar a uma discussão Q7 (como porta estandarte dos Suvs) vs. outros.

            É uma tema bem mais rico do que isso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
              Acho que o topico da travagem n se deve limitar a uma discussão Q7 (como porta estandarte dos Suvs) vs. outros.

              É uma tema bem mais rico do que isso.
              Sim ! é claro, aliás por isso é que coloquei um novo tópico e não me limitei a fazer um post no tópico dos SUVs.

              O upgrade de travões é à partida uma medida positiva, no entanto para os puristas, pode alterar o fino equilíbrio dos pesos não suspensos, que leva a que haja uma procura de jantes cada vez mais leves e de elementos da suspensão em alumínio (nos BMWs por exemplo).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                Acho que o topico da travagem n se deve limitar a uma discussão Q7 (como porta estandarte dos Suvs) vs. outros.

                É uma tema bem mais rico do que isso.
                sem dúvida!

                penso que a esmagadora maioria trava relativamente bem até aos 100/120
                No entanto só se percebe que carros travam mesmo MUITO bem na casa dos 200.

                Comentário


                  #9
                  V7 e JDEM algum de voces vai aos P.D.E. no dia 10/11?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                    V7 e JDEM algum de voces vai aos P.D.E. no dia 10/11?
                    traduz lá isso

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                      traduz lá isso
                      Porsche driving experience.

                      Comentário


                        #12
                        Porsche Day Estoril ?

                        eu nestas alturas sinto-me pobre

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Porsche Day Estoril ?

                          eu nestas alturas sinto-me pobre

                          Deus nosso Senhor vai castigar-te por essa observação!
                          Bem sabes, meu filho, que es um privilegiado

                          De qualquer forma, é uma 3ª feira.
                          Nem todos são patrões ou podem tirar um dia de férias.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                            Porsche driving experience.
                            10/11? isso é uma 3ª feira??

                            Não posso, não estou cá (em Portugal)

                            Comentário


                              #15
                              Ok, antes que se comece a dizer que o Q7 trava melhor por ser mais pesado, ou por ser "mais SUV" que os outros, o amigo pmv6 já indicou o caminho correcto para um debate saudável e esclarecedor...

                              Exactamente um dos pontos mais fracos da S2 é mesmo a travagem, e já ando a estudar um upgrade para a mesma. Para além dos factores que o pmv6 referiu, o arrefecimento dos travões, a qualidade e potência bem como o número de êmbolos da maxila de travagem e a própria dimensão da maxila vs discos são tudo factores que permitem retirar metros ás distâncias de travagem.

                              Por exemplo na S2 que vem com discos de 276mm e umas maxilas Girling de fraco desempenho, o caminho que a maioria do pessoal segue, são as maxilas monobloco do 996GT3 ou mesmo do 993 comum, que eram usadas na RS2 e uns discos de 315 a 330mm.
                              O pessoal mais hardcore, manda-se para sistemas com maxilas de 6 êmbolos e discos de 330mm...

                              Ex.:S2forum.com - Porsche 996 brake upgrade

                              E normalmente carros mais pesados, colocam os travões a testes maiores, e a fadiga surge mais cedo.
                              Editado pela última vez por Cobra; 31 October 2009, 17:24.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                Ok, antes que se comece a dizer que o Q7 trava melhor por ser mais pesado, ou por ser "mais SUV" que os outros, o amigo pmv6 já indicou o caminho correcto para um debate saudável e esclarecedor...

                                Exactamente um dos pontos mais fracos da S2 é mesmo a travagem, e já ando a estudar um upgrade para a mesma. Para além dos factores que o pmv6 referiu, o arrefecimento dos travões, a qualidade e potência bem como o número de êmbolos da maxila de travagem e a própria dimensão da maxila vs discos são tudo factores que permitem retirar metros ás distâncias de travagem.

                                Por exemplo na S2 que vem com discos de 276mm e umas maxilas Girling de fraco desempenho, o caminho que a maioria do pessoal segue, são as maxilas monobloco do 996GT3 ou mesmo do 993 comum, que eram usadas na RS2 e uns discos de 315 a 330mm.
                                O pessoal mais hardcore, manda-se para sistemas com maxilas de 6 êmbolos e discos de 330mm...

                                Ex.:S2forum.com - Porsche 996 brake upgrade
                                Os travões do 996 são de facto muito bons. Aliás dos Porsche em geral!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                                  A travagem tem a ver com uma serie de factores, entre os quais: massa do carro, qualidade dos discos/diametro, pastilhas, pinças, oleo, tubagens etc.

                                  O ideal é ter um conjunto equilibrado, algo que certas marcas têm conseguido quase na perfeição.
                                  Depois temos kits majorados para incrementar ainda mais o poder/durabilidade das travagens.

                                  Tem sido sempre um item que tem merecido especial atenção nos meus bogas (quase logo a seguir a compra-los:todos, excepto no presente).
                                  Acho que uma das coisas mais importantes na travagem e' a qualidade dos pneus, considerando condicoes de piso identicas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    VW Golf VI 2.0 TDI 110cv

                                    Peso: 1266kg

                                    Travagem:

                                    50-0km - 10m
                                    90-0km - 31m
                                    120-0km - 55m
                                    Editado pela última vez por jmf; 31 October 2009, 17:51.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Essas medições estão certas?

                                      Audi Q7 3.0 tdi--------2.295------9------30------53
                                      Sinceramente fico de pé atrás, é que sempre são 2.295 kg

                                      Comentário


                                        #20
                                        Essa comparação parece-me pouco relevante.

                                        Se vamos falar de travagem SUV vs restantes, a comparação teria de ser muito mais vasta.

                                        Deixo aqui um exemplo básico que penso que vai dizer muita coisa: Eu tive um clio 1.2 e aquilo era mauzinho a travar. Falta de poder e de equilíbrio. No entanto, o Clio 16v ou Williams eram outra coisa a travar...

                                        Claro que isto é óbvio, mas serve para ilustrar que ao falarmos em modelos específicos estragamos isto tudo.

                                        É que mesmo nesta comparação do tópico, não estão descritas as dimensões dos pneus de cada carro. Parar um grande peso como o do Q7 será exigente para os travões, mas no limite, se os sistemas de travagem destes carros fossem equiparados, a travagem seria limitada pelos limites de aderência.

                                        Mesmo um Porsche (que é uma referência na travagem) tem certamente diferenças consoante o que tem calçado.
                                        Se pensarmos que um Boxster inicialmente podia ter jante 17 (penso que até era menos), coloquem umas jantes 17 com pneu 205 de largura e vão fazer medições para tirar conclusões...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Synd Ver Post
                                          Acho que uma das coisas mais importantes na travagem e' a qualidade dos pneus, considerando condicoes de piso identicas.
                                          Estava a ver que ninguém falava nos pneus...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Esses valores, em termos absolutos, são muito bons, mas extremamente relativos e enganadores!

                                            É que vocês estão a esquecer-se de um factor extremamente importante: peguem lá no Q7 e nos outros 2 e façam 10 travagens seguidas a fundo, a partir de 100 km/h. Depois venham cá dizer-me o resultado!

                                            Aliás, ainda digo mais: muito provavelmente, bastariam 5 travagens a fundo para se notar aquilo que eu quero dizer!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Aliás, ainda digo mais: muito provavelmente, bastariam 5 travagens a fundo para se notar aquilo que eu quero dizer!
                                              Assim, dos 100km/h a 0.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vejam a repotagem que se segue, também lá se encontra o Q7.

                                                E podem sempre dar uma vista de olhos no seguinte tópico:

                                                http://forum.autohoje.com/road-book/...seguranca.html







                                                Editado pela última vez por nto; 31 October 2009, 21:21.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  travões à homem


                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Interessante, mas também a performance dos travões, ao contrário da do motor, não se vê numa só travagem...

                                                    Há que medir a resistência á fadiga... e como se comportam as pastilhas com o uso (e kmts que elas fazem)...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Brembo...resto é conversa

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        É que vocês estão a esquecer-se de um factor extremamente importante: peguem lá no Q7 e nos outros 2 e façam 10 travagens seguidas a fundo, a partir de 100 km/h. Depois venham cá dizer-me o resultado!
                                                        O resultado é obviamente mau em todos, porque esses carros não foram feitos para esse tipo de utilização. Só os verdadeiros desportivos resistem a esse tipo de condução. Numa utilização normal, ninguém no seu perfeito juízo anda a fazer travagens a fundo consecutivas.

                                                        Quanto aos resultados, vêm demonstrar mais uma vez aquilo que eu e o João Dias andámos aqui a pregar há uns anos atrás: se os travões e pneus estiverem bem dimensionados, a massa não tem qualquer influência nas distâncias de travagem.

                                                        É contra o senso comum, mas é pura física: quanto maior a massa, mais energia tem que ser dissipada, mas por outro lado, maior é atrito entre o pneu e o solo.

                                                        Outro facto que é contra o senso comum: sabiam que um Clio a 90 Km/h, quase de certeza que trava em menor distância que um Porsche a 120 Km/h ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                          Estava a ver que ninguém falava nos pneus...
                                                          Porque, nao concordas? Estamos a falar de travagens ou de travoes?

                                                          O calcado de origem, que muita gente nem sabe qual e', pode fazer variar muito os resultados de um carro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            O resultado é obviamente mau em todos, porque esses carros não foram feitos para esse tipo de utilização. Só os verdadeiros desportivos resistem a esse tipo de condução. Numa utilização normal, ninguém no seu perfeito juízo anda a fazer travagens a fundo consecutivas.

                                                            Quanto aos resultados, vêm demonstrar mais uma vez aquilo que eu e o João Dias andámos aqui a pregar há uns anos atrás: se os travões e pneus estiverem bem dimensionados, a massa não tem qualquer influência nas distâncias de travagem.

                                                            É contra o senso comum, mas é pura física: quanto maior a massa, mais energia tem que ser dissipada, mas por outro lado, maior é atrito entre o pneu e o solo.

                                                            Outro facto que é contra o senso comum: sabiam que um Clio a 90 Km/h, quase de certeza que trava em menor distância que um Porsche a 120 Km/h ?

                                                            Os desportivos, por exemplo, são conhecidos, por travarem OK/mal a frio, e com o "quente" começarem a travar melhor...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X