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Golf 1.6 TDi vs Mégane 1.5 dCi vs 308 1.6 HDi

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    [Comparativo] Golf 1.6 TDi vs Mégane 1.5 dCi vs 308 1.6 HDi

    VW Golf 1.6 TDI Confortline vs Renault Mégane 1.5 dCi Dynamique S vs Peugeot 308 1.6 HDI Sport



    Comparativo_01.JPG


    Durante largos anos, o Volkswagen Golf debateu-se no mercado português com uma lacuna comercial de vulto: a ausência de um motor Diesel de menor cilindrada. Face aos seus principais rivais, munidos de unidades com capacidades entre 1,3 e 1,6 litros, este familiar alemão valia-se de motores com 2,0 litros, os quais implicavam, naturalmente, uma perda de competitividade comercial ao serem “excessivamente” taxados pela cilindrada.

    Eis que a VW decidiu, finalmente, substituir o 2.0 TDI de 110 cv por um novo 1.6 TDI de 105 cv. Mas, ironia do destino, esta substituição ocorre após as alterações na política fiscal nacional, a qual passou a incidir também na emissões, relegando para um plano mais secundário a cilindrada.

    O Golf 1.6 TDI de 105 cv não melhora em nada as emissões registadas pelo seu antecessor, por isso, os ganhos competitivos não são tão profundos como se poderiam imaginar. No entanto, isso não significa que esta nova versão não seja mais apelativa, pois consegue entrar mais facilmente num território de preços até agora dominado pelas sempre competitivas propostas francesas, casos do Renault Mégane 1.5 dCi de 105 cv e do Peugeot 308 1.6 HDi de 110 cv.

    Para este embate, mais do que justificado, o Golf 1.6 TDI surge com o seu nível de equipamento intermédio, o Confortline. Já o Mégane surge quase na sua máxima força, com o nível Dynamique S, enquanto que o Peugeot 308 não se faz rogado e apresenta-se na sua expressão de equipamento de topo: Sport.

    Comparativo_02.JPG
    Em estrada aberta, o Golf 1.6 TDI impressiona pelo rolamento
    consistente, o que faz dele um excelente parceiro para viagens longas


    Estética, construção, segurança

    Em nossa opinião, a aparência exterior destas três propostas não merece ser factor de divisão. O Peugeot 308 é o que aposta num visual mais dinâmico, aproveitando os adereços estéticos, como a grelha desportiva e as aplicações cromadas, proporcionados pelo nível Sport. Mas, por outro lado é o modelo está há mais tempo no mercado com este formato ­visual, perdendo algum impacto estético.

    O Renault Mégane procura seduzir pelas suas linhas mais sofisticadas, mas perdeu a irreverência da anterior geração. Já o Golf aposta num look clean e depurado, mas que também não prima pela originalidade. De qualquer forma, estes três contendores surgem com um visual moderno e consensual, que não coloca entraves ao seu potencial comercial.

    A qualidade de construção destas três propostas está num patamar muito satisfatório para esta classe, mas, neste campo, há um modelo que se destaca. O Golf sempre beneficiou de uma boa reputação neste capítulo e a actual geração não desilude, sobressaindo pela boa qualidade do revestimento esponjoso que percorre todo o tablier, bem como pelos plásticos duros utilizados nas zonas inferiores, que são aceitáveis e pouco ásperos ao toque. A montagem revela um bom cuidado na ligação dos painéis, atenuando preocupações quanto a potenciais ruídos parasitas. Outro factor que merece distinção no modelo alemão é o som consistente e sólido que se ouve ao fechar as portas.

    Os seus rivais de ocasião não conseguem ser tão completos nesta categoria, mas não ficam muito longe. Tanto o Mégane como o 308 dispõem de amplos revestimentos suaves de boa qualidade, que impressionam pela sua amplitude. No entanto, os plásticos duros colo­cados nas zonas mais escondidas do habi­táculo não são tão aceitáveis como os do seu rival alemão, e a montagem não merece tantos elogios, embora também não seja motivo para grandes preocupações ao nível de ruídos parasitas. Uma palavra para a decoração do interior do 308 que, embora não se ­superiorize ao do Mégane ao nível da construção, oferece aos ocupantes uma ambiente mais ­refinado e luminoso, fruto também do tecto panorâmico presente de série. A unidade avaliada do Mégane também dispunha de idêntica solução, mas como opcional (830 euros).

    Comparativo_03.JPG
    O Mégane 1.5 dCi mantém uma boa forma dinâmica, oferecendo ao
    condutor maior envolvimento na condução em traçado sinuoso

    Ao avaliar os dispositivos de segurança disponíveis nestes três modelos não é possível detectar grandes lacunas, pois asseguram uma extensa lista de soluções passivas e activas. Mas o Mégane acaba por ficar para trás neste capítulo por não oferecer o airbag de joelhos para o condutor, solução presente de série nos seus dois rivais.


    Conforto, habitáculo, equipamento

    O conforto é, por norma, um território em que os modelos gauleses ditam as regras. Mas os dois exemplares da escola francesa presentes neste confronto revelam-se excepções à regra. Munidos de jantes de 17” de série, tanto Mégane como 308 não conseguem isolar totalmente o habitáculo de trepidações e vibrações quando se deparam com pavimentos irregulares.

    Esta tendência mais saltitante dos modelos gauleses não é dramática, mas torna-se notória quando comparada com a maior eficácia das suspensões do Golf em absorver as irregularidades sem provocar grande comoção no habitáculo. Importa referir que o modelo alemão dispõe de série de jantes de 16”, as quais também contribuem para este “pisar” mais suave.

    A avaliação da configuração do habitáculo destes modelos volta a ditar um empate técnico. A folga para as pernas nos bancos traseiros é bastante convincente em todos eles, permitindo a um adulto de estatura média ficar com os joelhos a cerca de um palmo das costas do banco dianteiro. A contagem dos espaços de arrumação para pequenos objectos revela pequenas divergências entre estes rivais, mas que não chegam para desempatar esta contenda.

    Por exemplo, o Golf tem espaços de arrumação mais amplos e práticos de utilizar na zona dianteira, mas o mesmo já não se pode dizer na secção traseira, pois as bolsas laterais são as mais estreitas e o apoio de braços não dispõe de porta-copos. No 308 sucede exactamente o inverso, pois é o que oferece melhores soluções para os passageiros do banco traseiro, mas foi também aquele onde sentimos mais dificuldades para nos libertarmos dos comuns utensílios diários na zona dianteira, visto que os espaços disponíveis, apesar de amplos, ficam algo longe do raio de acção do condutor.

    Já o Mégane fica num ponto intermédio em termos de espaço de arrumações, não conseguindo superar o Golf nos espaços disponíveis à frente e o 308 nas soluções propostas para os passageiros dos bancos traseiros. Por outro lado, o modelo francês é o que dispõem de uma capacidade de bagageira maior, superando em cerca de 20 litros as dos seus rivais, valor que não chega para marcar a diferença na pontuação final do habitáculo.

    Comparativo_04.JPG
    O 308 1.6 HDi não é o modelo mais emotivo de conduzir,
    mas cumpre com brio as funções familiares

    A dotação de equipamento de série é mais completa no 308, distinguindo-se da dos seus rivais pela oferta do já referido tecto panorâmico em vidro, bem como da ligação para leitores mp3. No entanto, os seus opositores não estão desprovidos de itens exclusivos: o Mégane é o único com vidros traseiros escurecidos, enquanto que o Golf responde com a presença do alarme e dos faróis de nevoeiro com iluminação de berma. Estas exclusividades do Mégane e do Golf podem não ser tão valiosas como as do 308, mas acabam por evitar que o familiar francês supere o montante de euros estipulado para o ponto de vitória no capítulo do equipamento.


    Posto de condução, comportamento

    A forma como o condutor assume o seu posto de comando é facilitada pelas múltiplas regulações oferecidas por estes três modelos, que se equivalem neste aspecto. No entanto, o Golf e o Mégane são os que menos requerem regulações, acolhendo o condutor de uma forma mais natural e intuitiva, graças a uma boa disposição dos pedais e dos principais instrumentos.

    Já o 308 foi aquele em que perdemos mais tempo a encontrar a posição de condução ideal, tornando-se mais complicado encontrar um equilíbrio entre os pedais e a altura do assento. Além disso, também não foi fácil habituarmo-nos ao volumoso volante do Peugeot.

    O desempenho dinâmico destes familiares não deslumbra os amantes de uma condução mais empenhada, mas também não é esse o seu objectivo. O Golf destaca-se pelo seu rolamento muito consistente e equilibrado e pela boa eficácia em traçados sinuosos, reagindo sempre de forma natural e previsível.

    O Mégane é um pouco mais reactivo que o Golf em trajectórias apertadas, mas oferece um rolamento menos consistente em estrada aberta, notando-se mais as trepidações do asfalto. Esta tendência mais trepidante também se nota no 308, com a agravante de o Peugeot ser o menos emotivo dos três em traçados sinuosos, penalizado também por uma direcção pouco comunicativa, o que lhe vale a última posição na avaliação dinâmica.

    Comparativo_05.JPG
    Com o tecto panorâmico em vidro, o interior ganha outra iluminação.
    O espaço, a qualidade de construção, a elevada insonorização e um
    nível de conforto ímpar convidam a fazer quilómetros.
    A abertura da mala é bipartida.


    Performances e consumos

    O desempenho dos motores turbodiesel que animam estes três rivais é satisfatório para uma utilização regular, mas está longe de deslumbrar. O Golf é o único dos três que recorre a uma caixa manual de cinco velocidades, o que acaba por desvirtuar os valores das recuperações face às praticadas pelos seus rivais munidos com transmissões manuais de seis velocidades. O novo motor da VW distingue-se também da concorrência pelo seu nível de ruído e vibrações muito contido, oferecendo-lhe uma suavidade invejável para uma unidade Diesel com esta arquitectura e capacidade.

    Feitas as contas, as diferenças entres estes motores são poucas e não motivam uma distinção clara na pontuação, pois todos eles exibem uma energia aceitável para cumprir o habitual circuito urbano, mas não conseguem esconder um desempenho esforçado quando se deparam com situações mais exigente, obri­gando o condutor a baixar de relação sempre que isso ocorre. O cálculo dos consumos também se pauta pelo equilíbrio, tendo todos eles registado médias muito aceitáveis, que variam entre 6,0 l/100 km e 6,5 l/100 km.


    Com abordagens estéticas diferentes, estes três familiares
    exibem uma aparência moderna e consensual, mas que não
    origina a sensação de “amor” à primeira vista


    Conclusão

    O novo VW Golf 1.6 TDI Confortline acaba por se sagrar como justo vencedor desta contenda a três, pois, ao igualar os seus dois rivais nos capítulos do preço e do equipamento oferecido de série, mostra ser a proposta mais completa e mais cuidada da ­classe ao nível da qualidade de construção, configuração do habitáculo e compromisso entre conforto e dinâmica.

    O Mégane 1.5 dCi Dynamique S consegue garantir o segundo posto na classificação ­final, destacando-se do seu eterno concorrente ­francês pelos seus bons atributos dinâmicos. O preço deste Renault é também o mais simpático dos três, ficando marginalmente ­abaixo dos 25 500 euros, mas a diferença fica ­também abaixo do valor estipulado para a vitória ­neste capítulo.

    Já o Peugeot 308 1.6 HDi Sport continua a mostrar excelentes argumentos familiares e padrões de segurança elevados, afirmando-se como uma opção equilibrada, mas que não consegue marcar verdadeiramente a diferença para os seus dois rivais de ocasião.


    »»» Fonte - Automotor «««
    Editado pela última vez por TSport; 03 November 2009, 11:32.

    #2




    Editado pela última vez por TSport; 03 November 2009, 12:51.

    Comentário


      #3
      A própria pontuação reflecte a proximidade entre estes 3 modelos. Cada um tem a sua fórmula, mas são já carros muito bons e aceitáveis para não haver diferenças brutais. Acho estranhas as recuperações do Golf (podiam ser melhores), tinha a sensação que eram piores.

      Estes motores não eram conhecidos por gastar muito pouco? A Automotor refere médias entre os 6 e 6.5, ando sempre a ouvir falar de consumos na ordem dos 5, 5 e pouco é uma diferença considerável (algumas vezes refiro que o meu carro – Auris 90cv – bebe entre os 5.5 e os 6 e já se considera que gasta um bocado…). Não é que seja muito, mas é a prova que o aumento de peso se reflecte tanto nas performances como no consumo. Como já referi antes, a cada modelo que sai, esta “teoria” só tem vindo a mostrar resultados!

      Comentário


        #4
        O que eu vejo neste comparativo é falta de credibilidade. Comparam-se carros com níveis diferentes de equipamento, e usa-se o diferente equipamento disponível para classificarem os carros com diferentes pontos.

        O Golf ganha em conforto por ter jante 16? Só pode ser para rir.

        Mas o Golf já não perde na performance por ter caixa de 5? É que a caixa não é um nível de equipamento. É de 5 para qualquer versão. Ou seja, as jantes que são passíveis de serem escolhidas mediante as escolhas do comprador, servem de motivo para dar diferentes pontuações. Já a caixa de 5 que não é possível mudar não. Porreiro

        Segurança é inferior no Megane porque não disponibiliza um airbag de série? Mas quem é este jornalista para falar de segurança num automóvel?

        É que o airbag até pode não ser de série no Megane, mas fica de certeza mais barato que qualquer Golf se tiver o referido airbag!

        Golf não tem xenon, nem que as vacas tussam. Isso não é relevante para a segurança? Secalhar não.

        Comentário


          #5
          Eu já escolhi!

          Obrigado pela partilha TSport.
          Editado pela última vez por Vanquish; 03 November 2009, 14:04.

          Comentário


            #6
            Por acaso estranho a diferença de pontuação tão pequena do Golf para os restantes !

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
              Comparam-se carros com níveis diferentes de equipamento, e usa-se o diferente equipamento disponível para classificarem os carros com diferentes pontos.
              Por acaso também achei estranho este ponto.
              Porém, como é raro ligar a estas descrições e respectivas pontuação - equipamentos, refira-se - passa-me ao lado

              Ahhh, e o mais engraçado, é que os próprios jornalistas, fazem essa referência:

              Para este embate, mais do que justificado, o Golf 1.6 TDI surge com o seu nível de equipamento intermédio, o Confortline. Já o Mégane surge quase na sua máxima força, com o nível Dynamique S, enquanto que o Peugeot 308 não se faz rogado e apresenta-se na sua expressão de equipamento de topo: Sport.


              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
              Eu já escolhi!
              O carro do povo?
              Editado pela última vez por TSport; 03 November 2009, 14:55.

              Comentário


                #8
                Concordo que estejam todos muito empatados, que o golf possa ser a escolha mais racional perante a mentalidade do povo que se reflecte em factores económicos na hora da troca, mas as pontuações atribuídas não são de modo algum imparciais.

                O golf ainda tem que comer muita sopinha para ter o conforto de qualquer um dos franceses presentes no comparativo, a questão da segurança é ridícula, para que servem os crash tests se um jornalista consegue ver pelo equipamento qual o mais seguro?

                Fazendo as contas deparamo-nos também com um erro na pontuação o Megane obteve 79 e não os 78 pontos referenciados.
                De qualquer forma a publicação em questão já nos brindou no passado com vitórias rebuscadas muitas vezes por apenas um pondo atribuído sem sentido algum.
                Nada de novo portanto, estranho é errarem sempre para o mesmo lado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                  a questão da segurança é ridícula, para que servem os crash tests se um jornalista consegue ver pelo equipamento qual o mais seguro?

                  Os crash-tests são definitivamente o único método disponível de validar a segurança de um carro antes de o lançar. Devem simular situações reais, principalmente as piores. Creio que seja o que acontece, contudo, nem tudo são “estrelas”. Dou um exemplo. Uma altura vi um acidente entre um Golf IV e um Clio II, colisão frontal. Ambos ficaram muito danificados (não houve mortes felizmente), o Golf com a frente toda encartada, mas as portas estavam no sítio e o para-brisas também (parecia que tinha sido “serrada” a frente. O Clio, estava todo empenado, além da frente parecia todo torcido. E ambos são carros com 4* Euroncap. Apesar dos testes e das pontuações, as circunstâncias da realidade variam e muito! Ângulos, impacto, deslocação, etc… existem infinitas combinações de situação que podem provocar um acidente e de consequências da forma como é dada a colisão. No exemplo que dei, não quer dizer que o Clio seja menos seguro, mas neste caso em concreto, não o foi. Contudo, os crash-tests avaliam as situações mas comuns e onde se exige maior atenção (pois é onde há piores danos para os ocupantes).

                  Em relação ao Airbag de joelho, se a cotação da Automotor não permite distinguir esse ponto (creio que vai de 1 a 10, portanto há margem para distinção), não vejo qual é o drama de “perder” 1 ponto em segurança. Afinal de contas, nos outros modelos está lá e tem a função de proteger uma zona que é muito afectada em caso de acidente, portanto, constitui um elemento de segurança. Não é tão importante secalhar como airbags de cortina ou ESP, mas constitui maior segurança e acho que tem que haver distinção.

                  Quanto a tudo o resto aparecem sempre diferenças entre as revistas!
                  A questão do equipamento é a de sempre, é sempre a mesma coisa...

                  Comentário


                    #10
                    Um carro, por se deformar mais, não significa obrigatóriamente que é menos seguro

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TSport Ver Post

                      O carro do povo?
                      Só se for por ser barato...

                      É um Megas igualzinho a esse, de serviço.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                        Os crash-tests são definitivamente o único método disponível de validar a segurança de um carro antes de o lançar. Devem simular situações reais, principalmente as piores. Creio que seja o que acontece, contudo, nem tudo são “estrelas”. Dou um exemplo. Uma altura vi um acidente entre um Golf IV e um Clio II, colisão frontal. Ambos ficaram muito danificados (não houve mortes felizmente), o Golf com a frente toda encartada, mas as portas estavam no sítio e o para-brisas também (parecia que tinha sido “serrada” a frente. O Clio, estava todo empenado, além da frente parecia todo torcido. E ambos são carros com 4* Euroncap. Apesar dos testes e das pontuações, as circunstâncias da realidade variam e muito! Ângulos, impacto, deslocação, etc… existem infinitas combinações de situação que podem provocar um acidente e de consequências da forma como é dada a colisão. No exemplo que dei, não quer dizer que o Clio seja menos seguro, mas neste caso em concreto, não o foi. Contudo, os crash-tests avaliam as situações mas comuns e onde se exige maior atenção (pois é onde há piores danos para os ocupantes).

                        Em relação ao Airbag de joelho, se a cotação da Automotor não permite distinguir esse ponto (creio que vai de 1 a 10, portanto há margem para distinção), não vejo qual é o drama de “perder” 1 ponto em segurança. Afinal de contas, nos outros modelos está lá e tem a função de proteger uma zona que é muito afectada em caso de acidente, portanto, constitui um elemento de segurança. Não é tão importante secalhar como airbags de cortina ou ESP, mas constitui maior segurança e acho que tem que haver distinção.

                        Quanto a tudo o resto aparecem sempre diferenças entre as revistas!
                        A questão do equipamento é a de sempre, é sempre a mesma coisa...
                        As barreiras da Euroncap simulam um veículo de igual massa a bater de frente.

                        O Golf é mais pesado que o Clio, é normal que o Clio fique pior.

                        Um X3 tem 4 estrelas e um Fiat 500 tem 5. Manda lá um contra o outro e vê o que acontece ao Fiat 500

                        A questão do conforto então é hilariante. O Golf é mais confortável porque tem jantes 16. Mas porque tem jante 16? Porque tem menos equipamento

                        Ou seja o facto de ser uma versão com equipamento inferior já consegue ser virado a favor do Golf. Fantástico...

                        Comentário


                          #13
                          Bem, é nojenta esta mania que os jornalistas têm fazer comparativos com carros de nivel de equipamento diferente. Mais nojenta é ainda usarem essa difernça para atribuir ou retirar pontos. O golf e menos trepidante que os franceses, pudera tem jante de 16 quando os outros têm 17. Estupidos e burros Falam na luminuzidade do abitaculo, comparando com o Peugeot quando tem um tecto daqueles. Já para nao falar da questao dos preços onde nem sequer conseguiram fazer um comparativo honesto, comparando carros o mais equivalente possivel, ao menos tinham posto uma 17" no golf em qualquer estação de serviço.

                          Jornalistas da treta, é por causa disto que deixei de comprar e ler revistas automovel, motos e bicicletas. É incrivel a tamanha falta de rigor, de insençao, de bom senso destes jornalistas.

                          Comentário


                            #14
                            Pronto, acalma-te lá, por o Megane não ter ganho não deixa de ser um bom automóvel...

                            Comentário


                              #15
                              É pá nao é issoclaro que irritou mas acho que deviam ser imparciais, parece que andaram todos todos na Escola Manuela Moura Guedes. Chamo a isto falta de profissionalismo.

                              Comentário


                                #16
                                É de salientar que o facto de um ser melhor ou pior acaba por cair para segundo plano pelo facto do comparativo omitir vários factores que levam a essa pontuação.

                                Desde os equipamentos não estarem todos descritos, o perfil de pneu ser diferente e nem a marca e modelo de pneus mencionam em parte alguma.

                                Este únicos 2 factores podem tornar uma comparação dessas errada no ponto de vista da sua analise. Ou se esmiúça o conteúdo ou então mais vale deixarem de parte comparativos sem bases solidas para convencer os mais atentos.

                                O facto do Golf ter jante 16 e os outros 17 e com as consequencias que dai advem apenas faz historia numa frase e rapidamente é esquecida para dar lugar a justificação que o maior conforto e menores trepidações têm a ver com o carro unicamente!

                                Qualquer pessoa experiente sabe que o mesmo carro pode ter vários comportamento dependendo de muitos factores como, pneus marca e modelo, pressões usadas, perfil do pneu e nível de desgaste do mesmo.

                                Mais interessante então é referir que na concorrência (noutra publicação) mencionaram que o Golf não era tão confortável e ainda referiam que os seus bancos eram os mais rijos! Isto em parte alguma é descrito! Não é preciso sair deste forum para haver experiências pessoas neste sentido.

                                Outra coisa que não percebo, é a igual nota dada no campo das performances em que qualquer analfabeto consegue ver que o 308 se destaca tanto em acelerações como recuperações, pior ainda se tivermos em conta que é o veiculo mais pesado dos 3 e tem um nível de potencia comparável em que 4cv a mais não lhe dão vantagem visto ser mais pesado em maior escala.
                                Também não percebo o ponto negativo a carros que fazem cerca de 10/11seg em aceleração! alem que eles devem ser perfeitos para na sua apreciação apenas mostrarem isso!
                                Dá ideia que meteram os pontos positivos e negativos aleatoriamente!

                                Por exemplo existem diferenças de tamanho de habitabilidade e mala completamente esquecidas e que fazem diferenças em ambos os casos e há quem precise de mala e há quem precise de espaço atras e isso não é dito no teste alias eu sei onde esta a maior mala e o maior espaço mas eles devem escrever as coisas de modo a que qualquer um fique informado!
                                A única coisa que salta vista é que o Golf ganha e isso parece ser a maior preocupação em todo o texto (a VW foi mesmo exigente) agora uma descrição construtiva e informativa das varias características...para que!! Que parvoíce pegada!

                                No fim de tudo, estes comparativos mal analisados e pouco descritos acabam por tornar seriamente tendenciosa a sua analise. Alem que o que é melhor no Golf leva um relevo maior (nota-se na pontuação) do que o que é melhor num dos concorrentes onde estes levam a mesma nota e é negligenciada qualquer vantagem no fim.

                                Eu questiono-me se é que o jornalista alguma vez chegou a experimentar os carros de modo a conseguir se aperceber dos seus pormenores e reais capacidades ou se foi um encontro de médico em que no fim não tem capacidade para descrever decentemente os seus valores e acaba por falar baseado em memorias do que eles pensa que cada um é e não baseado em notas construtivas feitas quando o teste!

                                Basta ir ler em km77.com que nos apercebemos da profundidade dos seus relatos a cada veiculo que testam e não andam a fazer comparativos que só trazem ideias erradas do que cada carro vale, eles acabam por mencionar veículos concorrentes para localizar as suas características mas dizem quase sempre isto com uma nota de 'pareceu-me' ou 'deu-me ideia' e no fim costumam justificar e dar o desconto que podem não ter tido um contacto suficientemente dedicado para saber com mais precisão senão estão errados.

                                Nas publicações portugueses falam com tanta certeza que eu duvido das suas analises, porque dos muitos carros que já pude experimentar há coisas que são difíceis de alcançar em poucos kms e com tempo limitado para se poder de boca cheia que um carro é assim ou assado!
                                Editado pela última vez por Cagi; 03 November 2009, 23:54.

                                Comentário


                                  #17
                                  Como conheço minimamente os 3 carros em análise (já os conduzi a todos, embora o Golf não tenha sido com essa motorização, mas com a de 110 cv) direi que são produtos muito equivalentes e homogéneos!

                                  Todos têm aspectos em que se destacam pela positiva e outros pela negativa, mas nenhum é realmente muito melhor ou pior que os restantes!

                                  Para mim seria a estética e ar fresco do Megane, a qualidade de construção e aceitação no mercado de usados de Golf com o tecto panorâmico e o motor do Peugeot!

                                  Mais a sério desses 3 não sei qual comprava, mas punha de parte o Peugeot, apenas por estar já muito "batido"!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                    Como conheço minimamente os 3 carros em análise (já os conduzi a todos, embora o Golf não tenha sido com essa motorização, mas com a de 110 cv) direi que são produtos muito equivalentes e homogéneos!

                                    Todos têm aspectos em que se destacam pela positiva e outros pela negativa, mas nenhum é realmente muito melhor ou pior que os restantes!

                                    Para mim seria a estética e ar fresco do Megane, a qualidade de construção e aceitação no mercado de usados de Golf com o tecto panorâmico e o motor do Peugeot!

                                    Mais a sério desses 3 não sei qual comprava, mas punha de parte o Peugeot, apenas por estar já muito "batido"!
                                    Esta é a parte que acaba por ser definitiva quando se adquire um carro, o gosto abstracto. O ser melhor ou pior só convence os mais materialistas da coisa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Malditos alemães a comprar mais um comparativo, ainda vão á falência a pagar tanto á imprensa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        As barreiras da Euroncap simulam um veículo de igual massa a bater de frente.

                                        O Golf é mais pesado que o Clio, é normal que o Clio fique pior.

                                        Um X3 tem 4 estrelas e um Fiat 500 tem 5. Manda lá um contra o outro e vê o que acontece ao Fiat 500

                                        A questão do conforto então é hilariante. O Golf é mais confortável porque tem jantes 16. Mas porque tem jante 16? Porque tem menos equipamento

                                        Ou seja o facto de ser uma versão com equipamento inferior já consegue ser virado a favor do Golf. Fantástico...
                                        Ora penso que a questão está mesmo aí. As 4 ou 5 estrelas de um carro da Segmento B, não são as mesmas do que um carro de segmento C ou D.

                                        Cada carro terá de ser analisado tendo em conta o seu segmento.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Algo bastante curioso:

                                          "Para este embate, mais do que justificado, o Golf 1.6 TDI surge com o seu nível de equipamento intermédio, o Confortline. Já o Mégane surge quase na sua máxima força, com o nível Dynamique S, enquanto que o Peugeot 308 não se faz rogado e apresenta-se na sua expressão de equipamento de topo: Sport."

                                          No entanto todos os modelos testados levam a mesma nota.. Apesar de eles próprios referirem que o golf é o que apresenta menos equipamento de serie, e quem sabe opcional.

                                          Outro ponto curioso é o preço do megane ser 1000e mais barato que os restantes e levam todos a mesma nota...

                                          Performances a mesma coisa...


                                          Basicamente o que fizeram foi valorizar os pontos fortes do golf, dando mais um ponto nestes aspectos e menosprezar os pontos fortes dos concorrentes dando a mesma pontuação. Assim não é de estranhar que o golf ganhe os comparativos.



                                          PS: Falaram na segurança e na falta de airbags de joelhos no megane. Penso ter lido algures que a par do quasquai, o megane foi o carro que melhores resultados apresentou nos testes euroncap.
                                          Editado pela última vez por Evil0ne; 05 November 2009, 19:07.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se tivesse de escolher um dos 3, seria o Megane. Acho-o o melhor compromisso em todos os aspectos de analise. Golf e 308 estão, para mim em pé de igualdade. Não esquecer no entanto que o VW está equipado com uma caixa nojenta. Se o motor já não é nada de especial, com esta caixa deve ser mesmo para esquecer o que o prejudica nas performances. Era uma caixa de 6...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Acho piada ao facto de para os três, eles dizerem mal das prestações...


                                              Mas eles querem que simples carros familiares sejam também de corrida ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não sei se já repararam nas performances medidas pela revista...

                                                Em reprises, tanto o 308 como o Mégane dão uma forte tareia ao Golf. Levam no entanto a mesma pontuação...

                                                Na reprise dos 60 a 100 km, em 5ª, a diferença atinge uns fabulosos 8,3 segundos.

                                                Ou seja, o Golf leva quase o dobro do tempo que os concorrentes franceses... Numa ultrapassagem isto é deveras reconfortante !


                                                Nas recuperações, novamente em 5ª, dos 80 aos 120 km/h, o Golf leva mais 2,9 segundos que o Mégane e mais 2 que o Peugeot.

                                                A diferença aqui é mais curta mas ainda assim muito assinalável e mais uma vez, poderá fazer a diferença numa ultrapassagem, por exemplo.


                                                Mas mesmo assim, levam todos a mesma pontuação...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Evil0ne Ver Post
                                                  Algo bastante curioso:

                                                  "Para este embate, mais do que justificado, o Golf 1.6 TDI surge com o seu nível de equipamento intermédio, o Confortline. Já o Mégane surge quase na sua máxima força, com o nível Dynamique S, enquanto que o Peugeot 308 não se faz rogado e apresenta-se na sua expressão de equipamento de topo: Sport."

                                                  No entanto todos os modelos testados levam a mesma nota.. Apesar de eles próprios referirem que o golf é o que apresenta menos equipamento de serie, e quem sabe opcional.

                                                  Outro ponto curioso é o preço do megane ser 1000e mais barato que os restantes e levam todos a mesma nota...

                                                  Performances a mesma coisa...


                                                  Basicamente o que fizeram foi valorizar os pontos fortes do golf, dando mais um ponto nestes aspectos e menosprezar os pontos fortes dos concorrentes dando a mesma pontuação. Assim não é de estranhar que o golf ganhe os comparativos.



                                                  PS: Falaram na segurança e na falta de airbags de joelhos no megane. Penso ter lido algures que a par do quasquai, o megane foi o carro que melhores resultados apresentou nos testes euroncap.
                                                  Bem dito, concordo em pleno.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    As pontuações em revistas valem o que valem, umas vezes tendem para uns, outras vezes para outros.

                                                    Uma coisa é certa. Nenhum dos motores, nestes carros, tem desempenhos espantosos. Quem quer performances existem 2.0 com outra disponibilidade. Peso aumenta, cilindrada diminui, potência mantém, algo tem que sofrer...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isso reforça o que disse anteriormente, só prova uma coisa algo se passa no mundo jornalístico! Porque parecem sofrer de esquizofrenia aguda na qualidade de avaliar justamente automóveis.

                                                      A sorte deles é que quem consegue ver onde estão os erros não compram as revistas e quem nada percebe nem sequer pensa com o baralho todo para se aperceber que há ali qualquer coisa que não está coerente, depois ainda existem os que apenas querem ver o vencedor para o seu ego possa ter certeza de que as suas convicções estavam e sempre estiveram correctas! Depois ainda existem os que não são adeptos do vencedor e procuram indícios de erros para suportar a sua convicção!

                                                      No fim de contas qualquer revista é para fazer dinheiro e o que la vem tem de ter argumentos para vender e é mais fácil vender se o seu conteúdo estiver em consonância com as convicções da sociedade onde se insere...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                        Não sei se já repararam nas performances medidas pela revista...

                                                        Em reprises, tanto o 308 como o Mégane dão uma forte tareia ao Golf. Levam no entanto a mesma pontuação...

                                                        Na reprise dos 60 a 100 km, em 5ª, a diferença atinge uns fabulosos 8,3 segundos.

                                                        Ou seja, o Golf leva quase o dobro do tempo que os concorrentes franceses... Numa ultrapassagem isto é deveras reconfortante !


                                                        Nas recuperações, novamente em 5ª, dos 80 aos 120 km/h, o Golf leva mais 2,9 segundos que o Mégane e mais 2 que o Peugeot.

                                                        A diferença aqui é mais curta mas ainda assim muito assinalável e mais uma vez, poderá fazer a diferença numa ultrapassagem, por exemplo.


                                                        Mas mesmo assim, levam todos a mesma pontuação...

                                                        Se este Golf tem o "azar" de ainda vir a ser equipado com o 1.6 TDI de 90 CV, o quanto me vou rir de ver algumas pessoas a não colocarem em causa a intocabilidade do Golf "mil e seiscentos" TêDêIi (), face ao Astra 1.3 CêDêTêIi (perdão... mil e duzentos!)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          De volta !?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            De volta !?
                                                            Sempre por cá!

                                                            Mas com muito menos tempo...

                                                            Comentário

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