Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A febre da Linearidade!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A febre da Linearidade!

    Boas.

    Ultimamente tenho andado mais em carros Diesel. E logo eu que estou habituado ao mundo das Octanas.

    Ontem debati-me com uma questão um tanto ou quanto controversa.

    Nos ultimos dias andei em vários carros diferentes, mas vou "lançar" 3 para a mesa:

    • Audi A4 B6 TDI 130cv;
    • Ford Focus 1.6 TDCI 109cv;
    • Mazda 5 2.0 MZ-CD 143cv.

    A ultima foi a Mazda. Boa carrinha, porém, estava à espera de mais.

    A questão é:
    Quando ando de A4, o carro chega às 1800 rpm +/- e manda um kick brutal que acaba para aí às 3000.
    Na Mazda passa-se o oposto, puxa puxa e puxa sem descargas brutais de binário.
    O Focus tá no intermédio, é linear, mas sente-se o carro a puxar.

    Agora o que é certo é que fiquei um bocadinho desiludido com a Mazda e porquê?

    Porque simplesmente a carrinha anda e anda bem, mas não se sente nada?? Eu não sinto o carro a puxar, a colar-me ao banco, só vejo ponteiros, ponteiros e mais ponteiros a subir, e pronto, chega às 4000 rpm com grande folego, mas e então?

    Passando ao A4, gosto bem mais, sinto o carro a andar, sinto o carro a puxar, tem o dom de me fazer um torcicolo quando se pisa em baixas, tudo bem que não é agradável, mas ao menos sente-se qualquer coisa.

    No meio destes está o Focus, que gostei bastante, o carro é linear, não tem as descargas do TDI, mas também não tem "suavidade exagerada" do 2.0 MZ-CD! É linear e puxa, sente-se o carro.

    Agora pergunto eu: Não estaremos a exagerar na linearidade e na suavidade??
    Qual é a piada da 5? Eu só vejo é ponteiros a subir, mas parece que vou "parado" porque não se sente o carro. Será que é fixe ver ponteiros a subir e não sentir nada?
    Ao menos no A4/Focus sente-se qualquer coisa!

    Na Mazda pode-se andar a esgotar mudanças que ninguém dá por nada, tal é a linearidade e suavidade da carrinha. No Focus sente-se qualquer coisa. No A4 sente-se tudo.

    Atenção: Não estou a dizer que gosto de Kick e pontapés nas costas, mas epá, também tem a sua piada o carro puxar não? Ou é só ponteiros a subir??

    Com isto fiquei com a impressão da Mazda ser um carro atmosférico ou assim.

    Eu sei que este tópico corre o risco de ser o mais ridiculo de sempre, tal a "cegueira" pela linearidade e o emprego de €€ das marcas a melhorar motores Turbo-Diesel de forma a torná-los muito mais lineares e suaves, mas debati-me com isto ontem quando ia na 5!

    Cumpts.

    #2
    As coisas têm de ser colocadas nos contextos. Num carro familiar, a linearidade faz todo o sentido. O objectivo é transportar as pessoas com suavidade e tranquilidade e ainda serem fáceis de conduzir.

    Num carro desportivo, onde as emoções são muito importantes, a linearidade perde importância e que o interessa é sentir o poder do motor.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
      As coisas têm de ser colocadas nos contextos. Num carro familiar, a linearidade faz todo o sentido. O objectivo é transportar as pessoas com suavidade e tranquilidade e ainda serem fáceis de conduzir.

      Num carro desportivo, onde as emoções são muito importantes, a linearidade perde importância e que o interessa é sentir o poder do motor.
      Todos os carros que falei tem pretensões familiares não? No entanto são todos distintos a puxar.

      No entanto percebi o que queres dizer.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
        Todos os carros que falei tem pretensões familiares não? No entanto são todos distintos a puxar.

        No entanto percebi o que queres dizer.
        Sim, são todos. Se reparares, os actuais TDI são muito mais lineares que esse de que falas. Porque será?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
          Sim, são todos. Se reparares, os actuais TDI são muito mais lineares que esse de que falas. Porque será?
          O TDI mais recente em que andei ainda era PD e era um 2.0 com DSG.

          Lá está!!! É linear, puxa até às 4000 rpm, no entanto, o carro cola, ou melhor, vai colando, mas sente-se. No Focus é a mesma coisa, sente-se e por mais pequena que seja a sensação, ela existe, já na Mazda não existe assim nada.

          Comentário


            #6
            É muito o giro o kick quando somos novos, quando estamos virados para "atacar" o alcatrão, quando estamos bem dispostos.
            Quando já se conduziu 500 kms, quando se chega ao final do dia já de rastos, tudo isso torna-se chato, e só nos apetece é ter um motor que possibilite a sensação de poder em todas as mudanças sem brusquidão.

            Eu que me deparo agora com o 1.9 e antes estava habituado à linearidade do 2.0 Tdi reparo bem nisso, e olha q tas a ser injusto ca mazda.

            Comentário


              #7
              o que tu queres é um carro bruto, e isso não irás encontrar numa Mazda 5 nem numa A4 :P

              agora...isto das sensações são bonitas para o condutor, mas desagradaveis para os restantes a bordo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por revmachine Ver Post
                o que tu queres é um carro bruto, e isso não irás encontrar numa Mazda 5 nem numa A4 :P

                agora...isto das sensações são bonitas para o condutor, mas desagradaveis para os restantes a bordo.
                Exactamente, muitas vezes isto é esquecido.

                Comentário


                  #9
                  Há quem prefira motores lineares. Aliás neste fórum essa é uma característica muito apreciada, mesmo no campo dos desportivos.

                  Pessoalmente adoro sentir um turbo a ligar. Mas percebo que haja quem prefere um motor potente e linear. Alguns até dizem que faz um barulho mais bonito

                  No entanto, para um carro familiar, não faz sentido o motor não ser linear. Por todas as razões e mais algumas. Um motor familiar deve ser suave. Deve transmitir segurança e conforto.

                  Comentário


                    #10
                    O famoso "kick" tem a sua piada, mas só para quem vai a conduzir e mesmo assim só durante algum tempo!

                    Num familiar, linearidade é o caminho a seguir!Deixem os kicks e afins para os desportivos

                    Comentário


                      #11
                      Sobre isso tenho algo a dizer, que já relatei por aqui.

                      Devido a um acidente com um A3 2.0 TDI 140cv um amigo meu teve como carro de substituição um 147 1.9 JTD 140cv.

                      Sempre li que o 147 era mais rápido. Ele dizia que era o A3. Por sorte ele recebeu o A3 um dia antes de entregar o 147.

                      Decidimos ir para uma zona industrial fazer umas experiências. Andei nos 2 e realmente o A3 parecia andar mais. Mas tínhamos que tirar a prova dos 9. E a prova era uns arranques lado a lado.

                      A verdade, é que o A3, quer eu a conduzir, quer ele, ficava para trás sempre. Parecia puxar mais mas era um engano.

                      E o que é que interessa? Parecer ou ser?
                      É bom parecer que é rápido e não o ser? É bom parecer rápido mas ficar para trás?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                        Sobre isso tenho algo a dizer, que já relatei por aqui.

                        Devido a um acidente com um A3 2.0 TDI 140cv um amigo meu teve como carro de substituição um 147 1.9 JTD 140cv.

                        Sempre li que o 147 era mais rápido. Ele dizia que era o A3. Por sorte ele recebeu o A3 um dia antes de entregar o 147.

                        Decidimos ir para uma zona industrial fazer umas experiências. Andei nos 2 e realmente o A3 parecia andar mais. Mas tínhamos que tirar a prova dos 9. E a prova era uns arranques lado a lado.

                        A verdade, é que o A3, quer eu a conduzir, quer ele, ficava para trás sempre. Parecia puxar mais mas era um engano.

                        E o que é que interessa? Parecer ou ser?
                        É bom parecer que é rápido e não o ser? É bom parecer rápido mas ficar para trás?
                        achas que um Ferrari teria piada se fosse eléctrico? até andaria mais se fosse eléctrico, mas la está um caso em que é preferível parecer rápido do que realmente o ser...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                          Sobre isso tenho algo a dizer, que já relatei por aqui.

                          Devido a um acidente com um A3 2.0 TDI 140cv um amigo meu teve como carro de substituição um 147 1.9 JTD 140cv.

                          Sempre li que o 147 era mais rápido. Ele dizia que era o A3. Por sorte ele recebeu o A3 um dia antes de entregar o 147.

                          Decidimos ir para uma zona industrial fazer umas experiências. Andei nos 2 e realmente o A3 parecia andar mais. Mas tínhamos que tirar a prova dos 9. E a prova era uns arranques lado a lado.

                          A verdade, é que o A3, quer eu a conduzir, quer ele, ficava para trás sempre. Parecia puxar mais mas era um engano.

                          E o que é que interessa? Parecer ou ser?
                          É bom parecer que é rápido e não o ser? É bom parecer rápido mas ficar para trás?
                          Parecer ou ser...eis a questão

                          Para um carro como o A3, de facto o melhor é ser do que parecer.

                          Mas nem sempre é assim. Este "parecer" está intimamente ligado com a diversão que um carro dá!

                          Por exemplo, andar num mx-5 é bem mais divertido que andar num a4 cabrio 2.0 tdi. Provavelmente o a4 anda mais. Mas o mx-5 tem uma sensação de velocidade muito superior.

                          As sensações são muito importantes nos carros desportivos. É por isso que há o movimento dos puristas. Hoje em dia já não se sente tanto o carro como há uns anos atrás. Já não dão tanta diversão, hoje em dia. Por um lado é de elogiar o aumento da segurança. Por outro, a perda de sensações ao volante.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                            É muito o giro o kick quando somos novos, quando estamos virados para "atacar" o alcatrão, quando estamos bem dispostos.
                            Quando já se conduziu 500 kms, quando se chega ao final do dia já de rastos, tudo isso torna-se chato, e só nos apetece é ter um motor que possibilite a sensação de poder em todas as mudanças sem brusquidão.

                            Eu que me deparo agora com o 1.9 e antes estava habituado à linearidade do 2.0 Tdi reparo bem nisso, e olha q tas a ser injusto ca mazda.
                            Oh ESPRIT, tudo bem e sabes que sou novo etc e tal, mas eu também só disse aquilo que penso actualmente.

                            E sim, eu estou a ser mauzinho com a Mazda e sim, o motor da Mazda é mais confortável para quem aprecia o conforto e sei que o proposito da Mazda não é andar a brincar aos kicks, e a Mazda anda bem, mas não parece!!!

                            Originalmente Colocado por revmachine Ver Post
                            o que tu queres é um carro bruto, e isso não irás encontrar numa Mazda 5 nem numa A4 :P

                            agora...isto das sensações são bonitas para o condutor, mas desagradaveis para os restantes a bordo.
                            Olha que nos 3 carros eu ia no banco de trás E tenho 16 anos, por isso...

                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                            Sobre isso tenho algo a dizer, que já relatei por aqui.

                            Devido a um acidente com um A3 2.0 TDI 140cv um amigo meu teve como carro de substituição um 147 1.9 JTD 140cv.

                            Sempre li que o 147 era mais rápido. Ele dizia que era o A3. Por sorte ele recebeu o A3 um dia antes de entregar o 147.

                            Decidimos ir para uma zona industrial fazer umas experiências. Andei nos 2 e realmente o A3 parecia andar mais. Mas tínhamos que tirar a prova dos 9. E a prova era uns arranques lado a lado.

                            A verdade, é que o A3, quer eu a conduzir, quer ele, ficava para trás sempre. Parecia puxar mais mas era um engano.

                            E o que é que interessa? Parecer ou ser?
                            É bom parecer que é rápido e não o ser? É bom parecer rápido mas ficar para trás?
                            That's the point.

                            É assim, eu não digo que a Mazda anda mal, muito pelo contrário, tomara o chasso que está na minha garagem andar como a Mazda, já o Focus parece andar, mas anda certamente menos que a Mazda, no entanto parece mais!!!

                            Agora isso de parecer e não ser, é mesmo parvo!

                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Parecer ou ser...eis a questão

                            Para um carro como o A3, de facto o melhor é ser do que parecer.

                            Mas nem sempre é assim. Este "parecer" está intimamente ligado com a diversão que um carro dá!

                            Por exemplo, andar num mx-5 é bem mais divertido que andar num a4 cabrio 2.0 tdi. Provavelmente o a4 anda mais. Mas o mx-5 tem uma sensação de velocidade muito superior.

                            As sensações são muito importantes nos carros desportivos. É por isso que há o movimento dos puristas. Hoje em dia já não se sente tanto o carro como há uns anos atrás. Já não dão tanta diversão, hoje em dia. Por um lado é de elogiar o aumento da segurança. Por outro, a perda de sensações ao volante.
                            Este post retrata bem o que eu penso! Apesar de nenhum dos 3 carros ser um carro de purista, ou um carro de sensações, a que tem menos "graça" é a 5, por causa da sua linearidade. O A4 tem graça com o kick, claro que depois se torna desconfortável, e no meio está o Focus, como já disse, que se sente a puxar e não cansa!

                            Comentário


                              #15
                              O Post da maldade...


                              O kick nota-se naqueles carros que, antes de determinada faixa de rotação, pura e simplesmente, não andam.

                              Muita gente interpreta este "evento" como a descarga do poder, mas aquilo não é mais que o motor a fazer a sua obrigação, tarde e mal...


                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                O Post da maldade...


                                O kick nota-se naqueles carros que, antes de determinada faixa de rotação, pura e simplesmente, não andam.

                                Muita gente interpreta este "evento" como a descarga do poder, mas aquilo não é mais que o motor a fazer a sua obrigação, tarde e mal...


                                Da maldade e da verdade

                                No meu charuto que não anda nada sente-se um "mini kick" às 2000rpm e lá está antes disso simplesmente não anda. Não que acima das 2000rpm ande claro

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                  O Post da maldade...


                                  O kick nota-se naqueles carros que, antes de determinada faixa de rotação, pura e simplesmente, não andam.

                                  Muita gente interpreta este "evento" como a descarga do poder, mas aquilo não é mais que o motor a fazer a sua obrigação, tarde e mal...


                                  n concordo, isso pode ser verdade num 1.3 da opel/fiat mas outros ha em que n é assim.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                    Sobre isso tenho algo a dizer, que já relatei por aqui.

                                    Devido a um acidente com um A3 2.0 TDI 140cv um amigo meu teve como carro de substituição um 147 1.9 JTD 140cv.

                                    Sempre li que o 147 era mais rápido. Ele dizia que era o A3. Por sorte ele recebeu o A3 um dia antes de entregar o 147.

                                    Decidimos ir para uma zona industrial fazer umas experiências. Andei nos 2 e realmente o A3 parecia andar mais. Mas tínhamos que tirar a prova dos 9. E a prova era uns arranques lado a lado.

                                    A verdade, é que o A3, quer eu a conduzir, quer ele, ficava para trás sempre. Parecia puxar mais mas era um engano.

                                    E o que é que interessa? Parecer ou ser?
                                    É bom parecer que é rápido e não o ser? É bom parecer rápido mas ficar para trás?
                                    O A3 parecia andar mais?
                                    Poxa, com essa é que me surpreendeste. Nunca andei o suficiente com um 147, mas o vectra GTS e o 156 q andei e conduzi muitas vezes devido ao kick aqui falado pareciam ser muito mais rápidos que o meu anterior 2.0 Tdi, e os números de fábrica não apontavam para distâncias significativas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                      n concordo, isso pode ser verdade num 1.3 da opel/fiat mas outros ha em que n é assim.
                                      Nesse é mesmo, tenho um e sei do que falo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                        Nesse é mesmo, tenho um e sei do que falo
                                        atenção n estou a dizer mal, é apenas uma característica do motor. Há pessoas sensíveis por aqui

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                          O Post da maldade...


                                          O kick nota-se naqueles carros que, antes de determinada faixa de rotação, pura e simplesmente, não andam.

                                          Muita gente interpreta este "evento" como a descarga do poder, mas aquilo não é mais que o motor a fazer a sua obrigação, tarde e mal...




                                          O kick nota-se principalmente pela existência de um turbo sem g.v..

                                          Se tem falta de força ou não...

                                          O J.Clarkson disse uma vez uma das poucas coisas que eu gostei: É que o Ferrari F40 é um carro que dá esperanças aos outros...até os turbos ligarem

                                          Comentário


                                            #22
                                            Isso do "kick" é relativo. Depende do motor e do estilo de condução!

                                            Havia um bruto dum kick nos primeiros TDIs, lembro-me bem!

                                            Piloto um GTS. E se esmagar o acelerador com ele parado, noto o tal "kick" a começar por volta das 1800rpm, notando-se mais por volta das 2000rpm.

                                            No entanto, por uma questão de poupança e conforto, meto sempre as 3 primeiras velocidades depois das 2000rpm e as 3 altas depois da 2100, 2200rpm...e já não sinto o kick, apenas a tal linearidade, mas sinto o carro a puxar até às 4000rpm se for preciso.

                                            Para mim é bem mais agradável sentir o carro a puxar por uma ampla faixa de rpm do que senti-lo a acordar violentamente por volta as 2000rpm para depois morrer 1500rpm depois...Mas são gostos.

                                            Como bem disseram, o "kick" nos carros diesel tende a desparecer pois "inventaram" o common rail e os turbos de geometria variável para não falar dos motores bi-turbo e outras tecnologias que tendem a favorecer a tal linearidade!

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                              atenção n estou a dizer mal, é apenas uma característica do motor. Há pessoas sensíveis por aqui
                                              Eu sei que é. E não não sou sensível, sei que é verdade e nunca o neguei.

                                              Mas que fazer ? É o carro que tenho.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Também já tive um episódio destes da febre do kick...

                                                Isto passou-se com um primo, que tem uma A4 TDI 130, ele adora aquilo, e calhou ele passar lá por casa e eu ter lá um 159 2.4 JTm 210cv, estão mesmo a ver

                                                Levei-o a dar uma volta e começo a puxar a sério, o ponteiro a enrolar, e a meio do processo ele vira-se: É bom, mas a minha puxa mais!!!
                                                Eu ainda perguntei se ele estava a falar a sério, mas ele é mais um crente!!!

                                                Por mim venham os lineares, mas com pulmão!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A tendência actual é ter os motores o mais linear possível.

                                                  Antigamente é que havia condutores de barba rija que adoravam levar com essas sensações e outras, em cima.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                    A tendência actual é ter os motores o mais linear possível.

                                                    Antigamente é que havia condutores de barba rija que adoravam levar com essas sensações e outras, em cima.
                                                    Tipo Freddy Mercury ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                      n concordo, isso pode ser verdade num 1.3 da opel/fiat mas outros ha em que n é assim.

                                                      Eu reconheço que essa aceleração brusca até tem a sua piada, mas para usar todos os dias, prefiro algo mais certinho...

                                                      Mas se um carro de um momento para o outro começa a acelerar de forma desenfreada, é porque antes não o estava a fazer de forma convincente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Um carro que tinha um enorme (e muito desconfortável) kick era o corsa 1.7 DTI...

                                                        Não andava nada... mas tinha um kick mto violento

                                                        Eu acredito nessa teoria dos carros que fazem kick porque antes disso estão "mortos".

                                                        Se fizermos a experiência com um tdi e um d (bmw), rolarmos até às 2000 e só aí pisarmos o acelerador, a descarga de potência será semelhante com a diferença que no bmw a potência nunca desaparece tão cedo e, às 3500/3750 rpm ainda dá mais um kick

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          deleted

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            o Gmigas ainda é novo e não sabe o que diz

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X