Boas.
Ultimamente tenho andado mais em carros Diesel. E logo eu que estou habituado ao mundo das Octanas.
Ontem debati-me com uma questão um tanto ou quanto controversa.
Nos ultimos dias andei em vários carros diferentes, mas vou "lançar" 3 para a mesa:
A ultima foi a Mazda. Boa carrinha, porém, estava à espera de mais.
A questão é:
Quando ando de A4, o carro chega às 1800 rpm +/- e manda um kick brutal que acaba para aí às 3000.
Na Mazda passa-se o oposto, puxa puxa e puxa sem descargas brutais de binário.
O Focus tá no intermédio, é linear, mas sente-se o carro a puxar.
Agora o que é certo é que fiquei um bocadinho desiludido com a Mazda e porquê?
Porque simplesmente a carrinha anda e anda bem, mas não se sente nada?? Eu não sinto o carro a puxar, a colar-me ao banco, só vejo ponteiros, ponteiros e mais ponteiros a subir, e pronto, chega às 4000 rpm com grande folego, mas e então?
Passando ao A4, gosto bem mais, sinto o carro a andar, sinto o carro a puxar, tem o dom de me fazer um torcicolo quando se pisa em baixas, tudo bem que não é agradável, mas ao menos sente-se qualquer coisa.
No meio destes está o Focus, que gostei bastante, o carro é linear, não tem as descargas do TDI, mas também não tem "suavidade exagerada" do 2.0 MZ-CD! É linear e puxa, sente-se o carro.
Agora pergunto eu: Não estaremos a exagerar na linearidade e na suavidade??
Qual é a piada da 5? Eu só vejo é ponteiros a subir, mas parece que vou "parado" porque não se sente o carro. Será que é fixe ver ponteiros a subir e não sentir nada?
Ao menos no A4/Focus sente-se qualquer coisa!
Na Mazda pode-se andar a esgotar mudanças que ninguém dá por nada, tal é a linearidade e suavidade da carrinha. No Focus sente-se qualquer coisa. No A4 sente-se tudo.
Atenção: Não estou a dizer que gosto de Kick e pontapés nas costas, mas epá, também tem a sua piada o carro puxar não? Ou é só ponteiros a subir??
Com isto fiquei com a impressão da Mazda ser um carro atmosférico ou assim.
Eu sei que este tópico corre o risco de ser o mais ridiculo de sempre, tal a "cegueira" pela linearidade e o emprego de €€ das marcas a melhorar motores Turbo-Diesel de forma a torná-los muito mais lineares e suaves, mas debati-me com isto ontem quando ia na 5!
Cumpts.
Ultimamente tenho andado mais em carros Diesel. E logo eu que estou habituado ao mundo das Octanas.
Ontem debati-me com uma questão um tanto ou quanto controversa.
Nos ultimos dias andei em vários carros diferentes, mas vou "lançar" 3 para a mesa:
- Audi A4 B6 TDI 130cv;
- Ford Focus 1.6 TDCI 109cv;
- Mazda 5 2.0 MZ-CD 143cv.
A ultima foi a Mazda. Boa carrinha, porém, estava à espera de mais.
A questão é:
Quando ando de A4, o carro chega às 1800 rpm +/- e manda um kick brutal que acaba para aí às 3000.
Na Mazda passa-se o oposto, puxa puxa e puxa sem descargas brutais de binário.
O Focus tá no intermédio, é linear, mas sente-se o carro a puxar.
Agora o que é certo é que fiquei um bocadinho desiludido com a Mazda e porquê?
Porque simplesmente a carrinha anda e anda bem, mas não se sente nada?? Eu não sinto o carro a puxar, a colar-me ao banco, só vejo ponteiros, ponteiros e mais ponteiros a subir, e pronto, chega às 4000 rpm com grande folego, mas e então?
Passando ao A4, gosto bem mais, sinto o carro a andar, sinto o carro a puxar, tem o dom de me fazer um torcicolo quando se pisa em baixas, tudo bem que não é agradável, mas ao menos sente-se qualquer coisa.
No meio destes está o Focus, que gostei bastante, o carro é linear, não tem as descargas do TDI, mas também não tem "suavidade exagerada" do 2.0 MZ-CD! É linear e puxa, sente-se o carro.
Agora pergunto eu: Não estaremos a exagerar na linearidade e na suavidade??
Qual é a piada da 5? Eu só vejo é ponteiros a subir, mas parece que vou "parado" porque não se sente o carro. Será que é fixe ver ponteiros a subir e não sentir nada?
Ao menos no A4/Focus sente-se qualquer coisa!
Na Mazda pode-se andar a esgotar mudanças que ninguém dá por nada, tal é a linearidade e suavidade da carrinha. No Focus sente-se qualquer coisa. No A4 sente-se tudo.
Atenção: Não estou a dizer que gosto de Kick e pontapés nas costas, mas epá, também tem a sua piada o carro puxar não? Ou é só ponteiros a subir??
Com isto fiquei com a impressão da Mazda ser um carro atmosférico ou assim.
Eu sei que este tópico corre o risco de ser o mais ridiculo de sempre, tal a "cegueira" pela linearidade e o emprego de €€ das marcas a melhorar motores Turbo-Diesel de forma a torná-los muito mais lineares e suaves, mas debati-me com isto ontem quando ia na 5!
Cumpts.
Comentário