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1.5 DI-D: Porque a Mercedes não usa?

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    1.5 DI-D: Porque a Mercedes não usa?

    Este motor é o que equipava o Mitsubishi Colt (talvez continue a equipar)

    é de origem Mercedes e tem 3 cilindros e 95 cv.

    O que acho curioso é que o Mercedes classe A e B não utilizam este motor mas sim o 2.0 com 82 cv, além das versões 2.0 com 140 cv.

    Porque será? alguém conhece este motor?

    #2
    O porquê são questões que me ultrapassam, talvez uma questão de posicionamento no mercado do classe A e B, pretendendo-se um patamar elevado

    No entanto a Mercedes (ou melhor, a Daimler AG) monta esse motor no Smart ForFour que por sua vez partilha imensos elementos com o Colt

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
      Este motor é o que equipava o Mitsubishi Colt (talvez continue a equipar)

      é de origem Mercedes e tem 3 cilindros e 95 cv.

      O que acho curioso é que o Mercedes classe A e B não utilizam este motor mas sim o 2.0 com 82 cv, além das versões 2.0 com 140 cv.

      Porque será? alguém conhece este motor?
      Com o restyling do Colt, deixou de existir motorização a diesel.

      Agora quanto à questão que colocas, sinceramente não sei.

      Mesmo em questão de binário o 1.5 tem mais do que o 2.0, so que o 2.0 tem o binário todo disponivel às 1400rpm enquanto que o 1.5 "somente" às 1800rpm.

      O 1.5 tem 210nm às 1800rpm

      O 2.0 tem 180nm às 1400rpm

      O Classe A, para além do 2.0 com 82 e 140cv como disseste, tem ainda o 2.0 com 109cv, é denominado de 180CDI

      Comentário


        #4
        Pode ser uma questão de status... É um motor manco com um barulho feio e a Mercedes pode não querer um dos seus modelos com um motor assim. É um disparate, mas é uma hipótese

        Comentário


          #5
          Esse motor não foi usado no anterior class A?


          Também equipou no passado alguns Hyundai.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
            Esse motor não foi usado no anterior class A?


            Também equipou no passado alguns Hyundai.
            O motor 1.5 diesel usado antes dos actuais 1.6 CRDI é de origem VM Motori, ou pelo menos é feito pela Hyundai sob licença.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
              Esse motor não foi usado no anterior class A?


              Também equipou no passado alguns Hyundai.
              Não, a anterior geração tinha era um 1.7 que debitava 75cv (160CDI) ou 90cv (170CDI)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                Não, a anterior geração tinha era um 1.7 que debitava 75cv (160CDI) ou 90cv (170CDI)
                Os últimos 170 tinham 95 cv's. A versão de 90 cv's andava bem.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                  Os últimos 170 tinham 95 cv's. A versão de 90 cv's andava bem.
                  Sim, mas a ideia que queria deixar era que o Classe A não chegou a ter nenhum motor diesel de 1500cc.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                    Pode ser uma questão de status... É um motor manco com um barulho feio e a Mercedes pode não querer um dos seus modelos com um motor assim. É um disparate, mas é uma hipótese


                    podem fechar

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                      #11
                      Meter um 3 cilindros numa marca premium? ...não me parece que fosse pegar.

                      Seria como meter 1 Porsche a GLP

                      Comentário


                        #12
                        O motor tem garra...já o conduzi no Colt e no Smart FFour...mas convenhamos, é demasiado ruidoso e pouco polido...não faz qualquer sentido na mercedes...mas é um dos pequenos motores diesel com mais garra.

                        Comentário


                          #13
                          A Mercedes não utiliza o três cilindros porque é bastante mais fácil trabalhar com um só bloco e reprogramar a centralina para vários níveis de potência,. Além de que para utilizar esse motor era necessário um cuidado redobrado com questões de NVH.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                            O motor tem garra...já o conduzi no Colt e no Smart FFour...mas convenhamos, é demasiado ruidoso e pouco polido...não faz qualquer sentido na mercedes...mas é um dos pequenos motores diesel com mais garra.
                            Faz menos sentido ter motores que dão muitos problemas de injectores, por exemplo. E esses eles não se importaram de meter nos carros deles.

                            O 1.5 num Classe A com uma boa insonorização só tinha a ganhar a nivel de peso, prestações, consumos e impostos em relação aos motores grandes e com pouca potencia que metem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                              Faz menos sentido ter motores que dão muitos problemas de injectores, por exemplo. E esses eles não se importaram de meter nos carros deles.

                              O 1.5 num Classe A com uma boa insonorização só tinha a ganhar a nivel de peso, prestações, consumos e impostos em relação aos motores grandes e com pouca potencia que metem.
                              Não me pronunciei sobre outro motor que não o 1.5.
                              Podem colocar ali muita insonorização...continuava a não ser um motor para um Mercedes, na minha opinião...e o smart FFour já é um pouco melhor insonorizado do que o Colt, mas mesmo assim o motor é mesmo ruidoso...e até áspero no seu trabalhar...até acho que o 1.4TDi...o famoso manco, é um "gatinho" ao pé deste (pese o exagero) em termos de ruído e rudeza...mas volto a dizer, o 1.5 é bem despachado para a potência que apresenta.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                                Não me pronunciei sobre outro motor que não o 1.5.
                                Podem colocar ali muita insonorização...continuava a não ser um motor para um Mercedes, na minha opinião...e o smart FFour já é um pouco melhor insonorizado do que o Colt, mas mesmo assim o motor é mesmo ruidoso...e até áspero no seu trabalhar...até acho que o 1.4TDi...o famoso manco, é um "gatinho" ao pé deste (pese o exagero) em termos de ruído e rudeza...mas volto a dizer, o 1.5 é bem despachado para a potência que apresenta.
                                Tenho um Colt com este motor (carro da empresa) e aquele bicho anda que se farta, além de ter um consumo excelente.

                                Tu descreveste-o bem, tem um ruído "áspero" e exageradamente elevado. É muito cansativo conduzir esse carro por mais de 40 minutos.
                                O carro tem quase 100mil km e nunca teve nenhum problema, mas a embraiagem está a dar as últimas.

                                Comentário


                                  #17
                                  A mercedes bem á pouco afirmou que no futuro iria voltar aos motores 3cilindros com melhorias supreendentes, onde o classe E poderia ser equipado e o classe S pode ter motores 4 cilindros com mais de 500nm..


                                  Em relaçao ao motor 1,5 este que equipou primeiro o 1,5 crdi da hyundai depois o colt e smart, sim é 1 pouco ruidoso (no colt mais) no smart nunca andei..

                                  Agora este motor, até á data tem.me supreendido...até á data tou com 110cv-120cv....ja com ic maior, radiador de diesel e oleo, entretanto será montado 1 vnt1749v, para andar com potencias na ordem dos 160cv(fiaveis), se arrebentar logo se vé.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por crditurbo Ver Post
                                    A mercedes bem á pouco afirmou que no futuro iria voltar aos motores 3cilindros com melhorias supreendentes, onde o classe E poderia ser equipado e o classe S pode ter motores 4 cilindros com mais de 500nm..

                                    O 250 CDI tem 500 Nm. Será só isso que conta?

                                    Um S a gasóleo ainda é naquela mas um S a gasóleo com 4 cilindros eu não comprava.

                                    Façamos a comparação: Quem aqui prefere um hipotético S250 CDI a um S320 CDI 204 cv com 6 cilindros em linha?

                                    Eu prefiro o 320. Gasta mais, mas a nobreza de um motor também conta. Não é por falta de capacidade do 250, é por falta de nobreza.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                      O 250 CDI tem 500 Nm. Será só isso que conta?

                                      Um S a gasóleo ainda é naquela mas um S a gasóleo com 4 cilindros eu não comprava.

                                      Façamos a comparação: Quem aqui prefere um hipotético S250 CDI a um S320 CDI 204 cv com 6 cilindros em linha?

                                      Eu prefiro o 320. Gasta mais, mas a nobreza de um motor também conta. Não é por falta de capacidade do 250, é por falta de nobreza.


                                      Sim tens razao porque afirmaçao que fiz veio da autofoco numero 488, e no motor s com 4 cilindros com 500nm até diz que viria mais depressa que os outros(lendo agora a revista melhor) e veio..



                                      Nessa comparaçao o 320 tendo (só) 204cv, é claro que em AE tem sempre outro pulmao..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por crditurbo Ver Post
                                        Sim tens razao porque afirmaçao que fiz veio da autofoco numero 488, e no motor s com 4 cilindros com 500nm até diz que viria mais depressa que os outros(lendo agora a revista melhor) e veio..



                                        Nessa comparaçao o 320 tendo (só) 204cv, é claro que em AE tem sempre outro pulmao..
                                        Eu tenho essa revista. É num teste ao C250 CDI branco, certo?

                                        Com a comparação que fiz quis demonstrar que, embora o 250 CDI seja um motor excelente (na minha opinião melhor que o 23d), um 4 cilindros num S não me atrai minimamente

                                        Tal como um 3 cilindros num E ou mesmo num A.

                                        Já agora, espero que os 3 cilindros BMW sejam só rumores.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                          Eu tenho essa revista. É num teste ao C250 CDI branco, certo?

                                          Com a comparação que fiz quis demonstrar que, embora o 250 CDI seja um motor excelente (na minha opinião melhor que o 23d), um 4 cilindros num S não me atrai minimamente

                                          Tal como um 3 cilindros num E ou mesmo num A.

                                          Já agora, espero que os 3 cilindros BMW sejam só rumores.
                                          Nao, nessa revista nao vem esse teste veio sim as futuras verçoes electricas e-cell e f-cell e depois estava uma entrevista ao vice-presidente de desenvolvimento de motores (leopold mikulic)..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por crditurbo Ver Post
                                            Nao, nessa revista nao vem esse teste veio sim as futuras verçoes electricas e-cell e f-cell e depois estava uma entrevista ao vice-presidente de desenvolvimento de motores (leopold mikulic)..
                                            Eu tenho uma que faz um ensaio ao C250 CDI e fala no fim que este motor poderá equipar o S

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por crditurbo Ver Post
                                              A mercedes bem á pouco afirmou que no futuro iria voltar aos motores 3cilindros com melhorias supreendentes, onde o classe E poderia ser equipado e o classe S pode ter motores 4 cilindros com mais de 500nm..


                                              Em relaçao ao motor 1,5 este que equipou primeiro o 1,5 crdi da hyundai depois o colt e smart, sim é 1 pouco ruidoso (no colt mais) no smart nunca andei..

                                              Agora este motor, até á data tem.me supreendido...até á data tou com 110cv-120cv....ja com ic maior, radiador de diesel e oleo, entretanto será montado 1 vnt1749v, para andar com potencias na ordem dos 160cv(fiaveis), se arrebentar logo se vé.
                                              Estou na ideia que os 1.5 crdi eram VM Motori ou pelo menos eram feitos pela Hyundai sob licença. O actual 1.5 Crdi do Accent e Matriz são Hyundai com licença da VM Motori

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                                O 250 CDI tem 500 Nm. Será só isso que conta?

                                                Um S a gasóleo ainda é naquela mas um S a gasóleo com 4 cilindros eu não comprava.

                                                Façamos a comparação: Quem aqui prefere um hipotético S250 CDI a um S320 CDI 204 cv com 6 cilindros em linha?

                                                Eu prefiro o 320. Gasta mais, mas a nobreza de um motor também conta. Não é por falta de capacidade do 250, é por falta de nobreza.
                                                O tempo da nobreza foi no século XV, XVI..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                                  Estou na ideia que os 1.5 crdi eram VM Motori ou pelo menos eram feitos pela Hyundai sob licença. O actual 1.5 Crdi do Accent e Matriz são Hyundai com licença da VM Motori
                                                  Os Hyundai 1.5 Diesel são actualmente 4 cilindros de 90 e 110cv, os anteriores 3 cilindros do Getz e Accent é eram VM Motori.

                                                  Portanto, nem os L4 nem os L3 têm algo dos 1.5 do Colt/Smart

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por crditurbo Ver Post
                                                    A mercedes bem á pouco afirmou que no futuro iria voltar aos motores 3cilindros com melhorias supreendentes, onde o classe E poderia ser equipado e o classe S pode ter motores 4 cilindros com mais de 500nm..


                                                    Em relaçao ao motor 1,5 este que equipou primeiro o 1,5 crdi da hyundai depois o colt e smart, sim é 1 pouco ruidoso (no colt mais) no smart nunca andei..

                                                    Agora este motor, até á data tem.me supreendido...até á data tou com 110cv-120cv....ja com ic maior, radiador de diesel e oleo, entretanto será montado 1 vnt1749v, para andar com potencias na ordem dos 160cv(fiaveis), se arrebentar logo se vé.
                                                    Só para terminar o off topic dos motores diesel hyundai: eu não sou complexado com as mecânicas, desde que sejam boas.. são boas, sejam alemãs ou coreanas e os diesel do grupo Kia-Hyundai são da minha experiência muito bons, tanto em termos de fiabilidade como de utilização. Eu conheço bem um Picanto com o 1.1 crdi e para um "1100" a gasóleo aquilo mexe-se muito bem

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Este motor 250cdi é um motor bastante bom. Já o testei o novo Classe E, e apesar de a caixa automática ser um bocado lenta o carro anda bastante. Numa subida acentuada, com 3 pessoas dentro, o carro tinha bastante força

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já viste algum classe A de capot aberto ?
                                                        Quando tiveres oportunidade, repara bem lá para dentro.

                                                        Esse motor fazia sentido ser usado no classe A se fosse plug and play o que não me parece.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                                          Esse motor não foi usado no anterior class A?


                                                          Também equipou no passado alguns Hyundai.
                                                          Lembro-me de ler numa AF um ensaio de um getz em que desmontavam o motor (de que diziam maravilhas...) depois de ter feito não sei quantos mil quilómetros, e dizerem que algumas peças tinham gravado o simbolo ou o nome da Mercedes.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por P0rnStar Ver Post
                                                            O tempo da nobreza foi no século XV, XVI..
                                                            Tu percebeste

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