Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preocupações ambientais só para alguns?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Preocupações ambientais só para alguns?

    Hoje em dia está na moda comprar carros "amigos do ambiente". Até aí tudo bem, pessoalmente não tenho nada contra. Certamente que mal não faz...

    No entanto não posso deixar de colocar uma questão: porque motivo havia eu de comprar um Prius se o Sr. Li Xung se está a borrifar para o ambiente e compra um carro que emite 250 gCo2/km?


    O carro acima é um Brilliance BS6 (que também é vendido na europa), equipado com um motor de 1997cc com 120cv, capaz de fazer 0-100 em loucos 13,8s, emite 217 g/km. Entre os carros europeus com emissões dessa ordem estão:

    Volvo XC90 D5 185cv 219g/km
    BMW X3 xDrive30d 218cv 196g/km
    Z4 sDrive35i 306cv 219g/km
    Audi A8 TDI V6 quattro 233cv 224g/km
    Mercedes CLS 350 292cv 217g/km

    Um carro europeu com potência semelhante e cilindrada inferior, o BMW 316i emite 146g/km. E faz dos 0 aos 100 em 8,2s...


    Outro exemplo é a carrinha Tata Indigo SW: 1405cc, 84cv, 165g/km. Com essas emissões, na europa é possível comprar as seguintes carrinhas:

    BMW 525d 197cv 171g/km
    Mercedes-Benz C Station 220 CDI 170cv 161g/km
    A6 Avant 2.7 TDI 190cv 164g/km


    Mas pior do que isto é a hipocrisia de marca como a Renault, que quer salvar o mundo à conta dos carros eléctricos, mas continua a vender o Clio II Symbol 1.4 de 75cv que emite 168g/km. A Renault (e outras) não quer saber do ambiente, quer é aproveitar a moda dos carros eléctricos na Europa e EUA, e continuar a vender os seus carros poluentes nos mercados emergentes. Há mais exemplos, como o VW Passat B2, Peugeot 405, Fiat Uno, VW Golf IV, entre muitos outros.

    Será que devemos sacrificar o prazer que temos ao conduzir um bom carro, em nome do ambiente, para que as marcas continuem a lucrar de forma hipócrita? Ou para que o Sr. Xau-Xau continue a conduzir o seu Brilliance que demora 17min a chegar aos 100km/h?

    #2
    Essas emissões são elevadas mas nada de extraordinário.

    Comentário


      #3
      Começas tu a comprar os eléctricos que tens mais poder de compra que eles.

      Quando eles também puderem, compram eléctricos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post
        Hoje em dia está na moda comprar carros "amigos do ambiente". Até aí tudo bem, pessoalmente não tenho nada contra. Certamente que mal não faz...

        No entanto não posso deixar de colocar uma questão: porque motivo havia eu de comprar um Prius se o Sr. Li Xung se está a borrifar para o ambiente e compra um carro que emite 250 gCo2/km?


        O carro acima é um Brilliance BS6 (que também é vendido na europa), equipado com um motor de 1997cc com 120cv, capaz de fazer 0-100 em loucos 13,8s, emite 217 g/km. Entre os carros europeus com emissões dessa ordem estão:

        Volvo XC90 D5 185cv 219g/km
        BMW X3 xDrive30d 218cv 196g/km
        Z4 sDrive35i 306cv 219g/km
        Audi A8 TDI V6 quattro 233cv 224g/km
        Mercedes CLS 350 292cv 217g/km

        Um carro europeu com potência semelhante e cilindrada inferior, o BMW 316i emite 146g/km. E faz dos 0 aos 100 em 8,2s...


        Outro exemplo é a carrinha Tata Indigo SW: 1405cc, 84cv, 165g/km. Com essas emissões, na europa é possível comprar as seguintes carrinhas:

        BMW 525d 197cv 171g/km
        Mercedes-Benz C Station 220 CDI 170cv 161g/km
        A6 Avant 2.7 TDI 190cv 164g/km


        Mas pior do que isto é a hipocrisia de marca como a Renault, que quer salvar o mundo à conta dos carros eléctricos, mas continua a vender o Clio II Symbol 1.4 de 75cv que emite 168g/km. A Renault (e outras) não quer saber do ambiente, quer é aproveitar a moda dos carros eléctricos na Europa e EUA, e continuar a vender os seus carros poluentes nos mercados emergentes. Há mais exemplos, como o VW Passat B2, Peugeot 405, Fiat Uno, VW Golf IV, entre muitos outros.

        Será que devemos sacrificar o prazer que temos ao conduzir um bom carro, em nome do ambiente, para que as marcas continuem a lucrar de forma hipócrita? Ou para que o Sr. Xau-Xau continue a conduzir o seu Brilliance que demora 17min a chegar aos 100km/h?
        Em 1º lugar não acho 217g/km uma coisa por aí além. Em carro a gasolina que faça médias de 9 emite +- isso.
        Em 2º lugar, em que planeta um 316i faz 8.2s 0-100?

        Comentário


          #5
          Comparar emissões de carros gasóleo com carros gasolina é um absurdo.

          Quanto ao carro chinês, nada a dizer. 14s? vai lá vai.

          Comentário


            #6
            OK, bom ponto de vista... mas será que alguém quer medir a poluição apenas pelo CO2 libertado?
            CO2 estamos nós sempre a libertar

            Tanta outra porcaria sai pelos escapes!

            E pensem que muita dessa porcaria nos motores diesel é imensa.
            Em alguns poluentes, polui tanto 1 carro Diesel como 100 a gasolina.

            Comentário


              #7
              Isso não é nada... Olhem só para isto:

              PUBLICO.PT - Ambientalistas dizem que lei europeia ameaça benefícios dos carros eléctricos


              Ambientalistas dizem que lei europeia ameaça benefícios dos carros eléctricos

              A actual legislação europeia sobre emissões de CO2 dos automóveis pode anular ou mesmo reverter os benefícios dos carros eléctricos, alerta a Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E).

              [...]

              “O resultado lógico desta lacuna é o de que um fabricante que venda um carro eléctrico [considerado como tendo emissões zero] pode vender até 3,5 carros com 260 gramas por quilómetro, ou seja, uma carrinha devoradora de combustível, e com isso ainda garantir a média das 130 gramas por quilómetro”, exemplifica o relatório da federação europeia.

              Como os carros eléctricos nuncam têm emissões zero – dado que a produção eléctrica implica, em grande parte dos casos, o lançamento de CO2 para atmosfera – o saldo final acaba por ser negativo.

              “Em termos práticos, o resultado será o aumento das emissões de CO2 e do consumo de petróleo”, sustenta a associação ambientalista Quercus, num comunicado conjunto com a federação T&E. Os ambientalistas defendem, além da correcção da legislação, normas mais rígidas para as emissões dos automóveis.
              E é assim que se fazem as coisas neste nosso belo Mundo...

              Comentário


                #8
                Anda de eléctrico quem quer! Era o que faltava só poder circular com motores de baixa cilindrada para poluir pouco. À conta desse pessoal é que pago quase 600€ de imposto de circulação

                Comentário


                  #9
                  O grande problema que está, é que o pessoal só se foca no CO2, e esquece-se do outros tipos de gases mais poluentes.

                  Os carros a gasóleo têm vindo cada vez mais a baixar o teor de CO2 por causa do "ambiente" e por aí fora, mas depois têm carradas de outros gases mais nocivos...

                  Isto é mais daquelas coisas para fazer bonito...

                  Comentário


                    #10
                    Acho que estamo-nos a esquecer das normas Euro.
                    As normas Euro V e futura Euro VI que regulam o que sai dos escapes, afecta não apenas as emissões de CO2, mas também os outros gases que vêm à mistura.

                    Por isso, tem havido verdadeiro progresso nas emissões. Não é apenas CO2. E mesmo que se fale apenas nisso, menos emissões de CO2 também implica que a quantidade dos outros gases ou partículas expelidos diminua proporcionalmente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por z0rg Ver Post
                      Isso não é nada... Olhem só para isto:

                      PUBLICO.PT - Ambientalistas dizem que lei europeia ameaça benefícios dos carros eléctricos



                      E é assim que se fazem as coisas neste nosso belo Mundo...
                      Com essa noticia, lembrei-me a que já há uns anos tinha surgido em que, para produzir um Toyota Prius, a poluição feita em todo o processo de produção/construçãodo carro, era muito superior do que para produzir um Hummer.

                      Comentário


                        #12
                        Em relação ao tópico.

                        Também me perturba o facto do planeta andar a ritmos diferentes nestas questões ambientais.

                        É apenas um planeta e o que mandamos para a atmosfera, supostamente, não conhece fronteiras imaginárias delineadas pelo Homem.
                        Já não era altura de alguns standards globais?

                        Desta forma, a indústria aproveita-se das lacunas regionais e manda tecnologia ultrapassada, mas barata para certos mercados.
                        Só para termos uma ideia, a China anda a vender mais de 1.000.000 de carros por mês e a maior parte deles está uns degraus abaixo do que se vende na Europa, só referindo as mecânicas que os equipam.

                        Com standards globais, ao menos todos estavam no mesmo barco. Apesar da tecnologia mais recente poder elevar custos, a sua maior dissiminação poderia atenuar esses mesmos custos.

                        E ficávamos todos a ganhar.

                        Comentário


                          #13
                          A taxação do CO2 dos carros é pura e simplesmente injusta.

                          Alguém que tenha um Ferrari 458 polui menos com ele (assumindo já 10.000 kms por ano, o que nem é muito comum em Ferraris) que alguém com um Opel Corsa 1.2 que o usa diariamente (22.500 kms por ano).

                          A taxação do CO2 é baseada no potencialmente mais poluidor.

                          É o mesmo que o estado vos cobrar 40% de IRS porque potencialmente vocês vão cair nesse escalão, quando no fim os vossos rendimentos dão para o escalão de 22%, e o estado assobiar para o lado e não vos devolver o IRS que cobrou indevidamente...

                          Não me parece nada justo...

                          Comentário


                            #14
                            Pois, também há esse pormenor.

                            Tal como nos combustiveis, valor de impostos idênticos para toda a gente. E quem andar mais kms, paga mais. Não interessa se é um carro que faz 5l/100 ou 15l/100. Pagas pela quantidade gasta

                            O imposto de circulação deveria reflectir uma abordagem semelhante.
                            Não sei em que moldes poderia-se aplicar a coisa, mas seria uma medida mais justa, e talvez "obrigasse" a uma pequena reflexão, fazendo uso mais inteligente do automóvel.

                            Outra solução seria acabar com o imposto de circulação e transferi-lo pra os combustiveis. Tornaria tudo muito mais simples e eficaz

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                              A taxação do CO2 dos carros é pura e simplesmente injusta.

                              Alguém que tenha um Ferrari 458 polui menos com ele (assumindo já 10.000 kms por ano, o que nem é muito comum em Ferraris) que alguém com um Opel Corsa 1.2 que o usa diariamente (22.500 kms por ano).

                              A taxação do CO2 é baseada no potencialmente mais poluidor.

                              É o mesmo que o estado vos cobrar 40% de IRS porque potencialmente vocês vão cair nesse escalão, quando no fim os vossos rendimentos dão para o escalão de 22%, e o estado assobiar para o lado e não vos devolver o IRS que cobrou indevidamente...

                              Não me parece nada justo...
                              A taxação somente das emissões de CO2 é errada. Deve sim ser taxado as emissões em relação á cilindrada do motor.

                              Não podem esperar que um motor com 3200cc ou 4000cc emita o mesmo CO2 de um motor de 1000cc ou 1200cc

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Com essa noticia, lembrei-me a que já há uns anos tinha surgido em que, para produzir um Toyota Prius, a poluição feita em todo o processo de produção/construçãodo carro, era muito superior do que para produzir um Hummer.
                                Mesmo que seja verdade, já que tenho muitas dúvidas, quando um Prius fizer 100.000km a consumir 5l/100, o Hummer para os mesmos 100.000km consumiu 15l/100. Já para não falar das diferentes emissões que os dois têm.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                  Pois, também há esse pormenor.

                                  Tal como nos combustiveis, valor de impostos idênticos para toda a gente. E quem andar mais kms, paga mais. Não interessa se é um carro que faz 5l/100 ou 15l/100. Pagas pela quantidade gasta

                                  O imposto de circulação deveria reflectir uma abordagem semelhante.
                                  Não sei em que moldes poderia-se aplicar a coisa, mas seria uma medida mais justa, e talvez "obrigasse" a uma pequena reflexão, fazendo uso mais inteligente do automóvel.

                                  Outra solução seria acabar com o imposto de circulação e transferi-lo pra os combustiveis. Tornaria tudo muito mais simples e eficaz
                                  Isso seria o mais justo e fácil. Mas mesmo que não fosse assim, podia-se tornar as IPO obrigatórias a partir do 1º ano do carro, e pagar o IUC consoante os kms feitos. Quem anda mais, paga mais, quem anda menos paga menos.

                                  E não me venham dizer que iam haver muitos que iam aldrabar os kms, porque não acredito nisso. Haveriam alguns aldrabões, como há sempre, mas seriam sempre uma minoria.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                    Acho que estamo-nos a esquecer das normas Euro.
                                    As normas Euro V e futura Euro VI que regulam o que sai dos escapes, afecta não apenas as emissões de CO2, mas também os outros gases que vêm à mistura.

                                    Por isso, tem havido verdadeiro progresso nas emissões. Não é apenas CO2. E mesmo que se fale apenas nisso, menos emissões de CO2 também implica que a quantidade dos outros gases ou partículas expelidos diminua proporcionalmente.
                                    Será? Um motor diesel emite menos CO2 que um a gasolina e no entanto emite muitas mais partículas e gases nocivos.

                                    Com os impostos sobre o CO2 as marcas preocupam-se claro em diminuir o CO2, e os motores diesel saiem beneficiados, injustamente, pois se é uma lei ambiental, está a falhar redondamente.

                                    O start & stop, o hmd (ou lá como se chama), etc, também diminuem as emissões de CO2, de forma pouco honesta, a meu ver.

                                    É de louvar no entanto avanços como as FAP, que são a arma mais eficaz contra as emissões nocivas dos motores diesel.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                      Isso seria o mais justo e fácil. Mas mesmo que não fosse assim, podia-se tornar as IPO obrigatórias a partir do 1º ano do carro, e pagar o IUC consoante os kms feitos. Quem anda mais, paga mais, quem anda menos paga menos.

                                      E não me venham dizer que iam haver muitos que iam aldrabar os kms, porque não acredito nisso. Haveriam alguns aldrabões, como há sempre, mas seriam sempre uma minoria.
                                      Não podes acreditar nisso que disseste. Esse sistema seria simplesmente ridículo. Mais um sistema para os espertalhões se escaparem às suas responsabilidades.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                        A taxação somente das emissões de CO2 é errada. Deve sim ser taxado as emissões em relação á cilindrada do motor.

                                        Não podem esperar que um motor com 3200cc ou 4000cc emita o mesmo CO2 de um motor de 1000cc ou 1200cc
                                        Eu acho que deveria ser uma taxação feita pela ponderação entre CO2, cilindrada, e outros gases nocivos, como os sulfatos e os nitratos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post
                                          Hoje em dia está na moda comprar carros "amigos do ambiente". Até aí tudo bem, pessoalmente não tenho nada contra. Certamente que mal não faz...

                                          No entanto não posso deixar de colocar uma questão: porque motivo havia eu de comprar um Prius se o Sr. Li Xung se está a borrifar para o ambiente e compra um carro que emite 250 gCo2/km?

                                          Será que devemos sacrificar o prazer que temos ao conduzir um bom carro, em nome do ambiente, para que as marcas continuem a lucrar de forma hipócrita? Ou para que o Sr. Xau-Xau continue a conduzir o seu Brilliance que demora 17min a chegar aos 100km/h?
                                          Respondendo muito brevemente, quanto mais não seja por ti.
                                          Isso é a mesma coisa que vires perguntar "Porque é que eu hei-de poupar gente que me chateia se o fulano X no país Y os mata?" Não tem cabimento nenhum. Acho que deves fazer o que a tua consciência diz. O que os outros fazem de mal, um dia terá um fim se não houver outros que lhes sigam as pisadas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nuno Abreu Ver Post
                                            Anda de eléctrico quem quer! Era o que faltava só poder circular com motores de baixa cilindrada para poluir pouco. À conta desse pessoal é que pago quase 600€ de imposto de circulação
                                            Que remédio tens tu se a solução passar por aí...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              Não podes acreditar nisso que disseste. Esse sistema seria simplesmente ridículo. Mais um sistema para os espertalhões se escaparem às suas responsabilidades.
                                              Não percebo como este sistema seria ridiculo...

                                              Pagas ao km. Parece-me bem mais justo do que o que existe hoje em dia.

                                              E não percebo como é que isto seria um sistema para os espertalhões se escaparem às suas responsabilidades.

                                              Haveriam fraudes? Sim. Mas não se pode negar um sistema à partida mais justo, só porque haverá uma minoria fraudulenta.

                                              Convenhamos... quem actualmente recua os kms dos carros?

                                              Representarão que percentagem de carros a circular nas estradas?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                Respondendo muito brevemente, quanto mais não seja por ti.
                                                Isso é a mesma coisa que vires perguntar "Porque é que eu hei-de poupar gente que me chateia se o fulano X no país Y os mata?" Não tem cabimento nenhum. Acho que deves fazer o que a tua consciência diz. O que os outros fazem de mal, um dia terá um fim se não houver outros que lhes sigam as pisadas.
                                                Cada pessoa é única e não é por um iraquiano matar outro que eu vou matar o meu vizinho barulhento. Por outro lado o Co2 que o meu carro emite vai para a mesma atmosfera que o do carro do Sr. Singh. Essa comparação é que não tem cabimento nenhum.

                                                Eu não sou contra o uso de carros menos poluentes. O que sou é a favor da introdução de normas globais que ajudem a proteger o ambiente, para que uns não se sacrifiquem para o beneficio de outros.

                                                Se é muito complicado obrigar as marcas chinesas e indianas a vender veículos ecológicos, pelo menos as marcas europeias e americanas deviam ser proibidas de vender modelos e motores com 20 anos em países como a China, Índia, e até o Brasil e o México.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É uma questão de príncipios. Alguém tem que começar. Ou acreditas ou então não vale a pena. Á quinze anos eu juntava os jornais e ia entregá-los em postos de recolha da camâra. Não havia ecopontos. Mas a minha maneira de ser é esta. Em relação ás marcas tens duas marcas que se preocupam seriamente com o ambiente, a Honda e a Toyota. Li um artigo que ainda não se falava de desenvolvimente sustentável, já a Toyota se preocupava na racionalização de energia nas suas fábricas e na plantação de árvores, porque são marcas com uma cultura muito própria. Se fores para os equipamentos electrónicos as marcas japoneses também tem maior preocupação. Mas alguém tem que começar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                                    Não percebo como este sistema seria ridiculo...

                                                    Pagas ao km. Parece-me bem mais justo do que o que existe hoje em dia.

                                                    E não percebo como é que isto seria um sistema para os espertalhões se escaparem às suas responsabilidades.

                                                    Haveriam fraudes? Sim. Mas não se pode negar um sistema à partida mais justo, só porque haverá uma minoria fraudulenta.

                                                    Convenhamos... quem actualmente recua os kms dos carros?

                                                    Representarão que percentagem de carros a circular nas estradas?
                                                    Perguntas bem...actualmente. Actualmente não há qualquer benefício em tirar quilómetros. Excepto para os vendedores. Que o fazem a torto e a direito.

                                                    Se essa lei fosse aprovada, 99.9% dos carros iam ter o contador de quilómetros mexidos.

                                                    A ideia é boa. Mas na prática é...impraticável.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      Mesmo que seja verdade, já que tenho muitas dúvidas, quando um Prius fizer 100.000km a consumir 5l/100, o Hummer para os mesmos 100.000km consumiu 15l/100. Já para não falar das diferentes emissões que os dois têm.
                                                      O que eu me estava a referir está aqui:

                                                      A recent article has been floating around started by CWA marketing detailing how GM's Hummer only cost about $1.95 per mile to put on the road, while the Prius $3.25 per mile. The idea is that building a Toyota Prius causes more environmental damage than a Hummer that it is on the road for three times longer than a Prius. It's assumed the Hummer will be around for over 300,000 miles and the Prius 100,000 miles

                                                      in: Unraveling the Hummer vs. Prius cost/pollution analysis - Green Mesh

                                                      http://www.pacinst.org/topics/integr...r_vs_prius.pdf

                                                      The Prius Bad for the Environment?

                                                      Não estou de forma alguma a defender os carros poluidores, bem pelo contrário.
                                                      Editado pela última vez por nto; 12 November 2009, 15:12.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post
                                                        Cada pessoa é única e não é por um iraquiano matar outro que eu vou matar o meu vizinho barulhento. Por outro lado o Co2 que o meu carro emite vai para a mesma atmosfera que o do carro do Sr. Singh. Essa comparação é que não tem cabimento nenhum.

                                                        Eu não sou contra o uso de carros menos poluentes. O que sou é a favor da introdução de normas globais que ajudem a proteger o ambiente, para que uns não se sacrifiquem para o beneficio de outros.

                                                        Se é muito complicado obrigar as marcas chinesas e indianas a vender veículos ecológicos, pelo menos as marcas europeias e americanas deviam ser proibidas de vender modelos e motores com 20 anos em países como a China, Índia, e até o Brasil e o México.
                                                        Mas eu estou de acordo contigo! Não vou é no "Se ele faz, não vale a pena, eu faço o mesmo." É que se for só o Singh a fazer isso é bem melhor que sermos todos.
                                                        Isto é um assunto complicado. Se por um lado, os países são soberanos e só assinam os acordos que querem, por outro, estamos todos no mesmo barco e as acções de uns prejudicam-nos a todos. Mas nunca podemos é parar de fazer melhor por existir quem faça pior.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                          Perguntas bem...actualmente. Actualmente não há qualquer benefício em tirar quilómetros. Excepto para os vendedores. Que o fazem a torto e a direito.

                                                          Se essa lei fosse aprovada, 99.9% dos carros iam ter o contador de quilómetros mexidos.

                                                          A ideia é boa. Mas na prática é...impraticável.
                                                          Eu não creio que isso fosse acontecer. Até porque uma boa parte das alterações é detectável. Uma fiscalização eficaz junto com punições severas (adulteração confirmada = pessoa ficar sem o carro, ponto), ia fazer muita gente pensar duas vezes.

                                                          Além disso, com o tal afamado chip na matrícula pode pôr o fim aos kms adulterados também.

                                                          Se calhar, com um pouco de vontade, não é assim tão impraticável... digo eu.

                                                          Seja como for, acho a ideia longe de ridícula, até porque já se discute uma solução semelhante em Inglaterra.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            O que eu me estava a referir está aqui:

                                                            A recent article has been floating around started by CWA marketing detailing how GM's Hummer only cost about $1.95 per mile to put on the road, while the Prius $3.25 per mile. The idea is that building a Toyota Prius causes more environmental damage than a Hummer that it is on the road for three times longer than a Prius. It's assumed the Hummer will be around for over 300,000 miles and the Prius 100,000 miles

                                                            in: Unraveling the Hummer vs. Prius cost/pollution analysis - Green Mesh

                                                            http://www.pacinst.org/topics/integr...r_vs_prius.pdf

                                                            The Prius Bad for the Environment?

                                                            Não estou de forma alguma a defender os carros poluidores, bem pelo contrário.
                                                            Esse estudo foi uma farsa, e isso já foi mais que discutido aqui no fórum.
                                                            Começa logo mal ao assumir que um Hummer iria fazer 3 vezes mais kms que um Prius...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X