Hoje em dia está na moda comprar carros "amigos do ambiente". Até aí tudo bem, pessoalmente não tenho nada contra. Certamente que mal não faz...
No entanto não posso deixar de colocar uma questão: porque motivo havia eu de comprar um Prius se o Sr. Li Xung se está a borrifar para o ambiente e compra um carro que emite 250 gCo2/km?
O carro acima é um Brilliance BS6 (que também é vendido na europa), equipado com um motor de 1997cc com 120cv, capaz de fazer 0-100 em loucos 13,8s, emite 217 g/km. Entre os carros europeus com emissões dessa ordem estão:
Volvo XC90 D5 185cv 219g/km
BMW X3 xDrive30d 218cv 196g/km
Z4 sDrive35i 306cv 219g/km
Audi A8 TDI V6 quattro 233cv 224g/km
Mercedes CLS 350 292cv 217g/km
Um carro europeu com potência semelhante e cilindrada inferior, o BMW 316i emite 146g/km. E faz dos 0 aos 100 em 8,2s...
Outro exemplo é a carrinha Tata Indigo SW: 1405cc, 84cv, 165g/km. Com essas emissões, na europa é possível comprar as seguintes carrinhas:
BMW 525d 197cv 171g/km
Mercedes-Benz C Station 220 CDI 170cv 161g/km
A6 Avant 2.7 TDI 190cv 164g/km
Mas pior do que isto é a hipocrisia de marca como a Renault, que quer salvar o mundo à conta dos carros eléctricos, mas continua a vender o Clio II Symbol 1.4 de 75cv que emite 168g/km. A Renault (e outras) não quer saber do ambiente, quer é aproveitar a moda dos carros eléctricos na Europa e EUA, e continuar a vender os seus carros poluentes nos mercados emergentes. Há mais exemplos, como o VW Passat B2, Peugeot 405, Fiat Uno, VW Golf IV, entre muitos outros.
Será que devemos sacrificar o prazer que temos ao conduzir um bom carro, em nome do ambiente, para que as marcas continuem a lucrar de forma hipócrita? Ou para que o Sr. Xau-Xau continue a conduzir o seu Brilliance que demora 17min a chegar aos 100km/h?
No entanto não posso deixar de colocar uma questão: porque motivo havia eu de comprar um Prius se o Sr. Li Xung se está a borrifar para o ambiente e compra um carro que emite 250 gCo2/km?
O carro acima é um Brilliance BS6 (que também é vendido na europa), equipado com um motor de 1997cc com 120cv, capaz de fazer 0-100 em loucos 13,8s, emite 217 g/km. Entre os carros europeus com emissões dessa ordem estão:
Volvo XC90 D5 185cv 219g/km
BMW X3 xDrive30d 218cv 196g/km
Z4 sDrive35i 306cv 219g/km
Audi A8 TDI V6 quattro 233cv 224g/km
Mercedes CLS 350 292cv 217g/km
Um carro europeu com potência semelhante e cilindrada inferior, o BMW 316i emite 146g/km. E faz dos 0 aos 100 em 8,2s...
Outro exemplo é a carrinha Tata Indigo SW: 1405cc, 84cv, 165g/km. Com essas emissões, na europa é possível comprar as seguintes carrinhas:
BMW 525d 197cv 171g/km
Mercedes-Benz C Station 220 CDI 170cv 161g/km
A6 Avant 2.7 TDI 190cv 164g/km
Mas pior do que isto é a hipocrisia de marca como a Renault, que quer salvar o mundo à conta dos carros eléctricos, mas continua a vender o Clio II Symbol 1.4 de 75cv que emite 168g/km. A Renault (e outras) não quer saber do ambiente, quer é aproveitar a moda dos carros eléctricos na Europa e EUA, e continuar a vender os seus carros poluentes nos mercados emergentes. Há mais exemplos, como o VW Passat B2, Peugeot 405, Fiat Uno, VW Golf IV, entre muitos outros.
Será que devemos sacrificar o prazer que temos ao conduzir um bom carro, em nome do ambiente, para que as marcas continuem a lucrar de forma hipócrita? Ou para que o Sr. Xau-Xau continue a conduzir o seu Brilliance que demora 17min a chegar aos 100km/h?
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