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Tópico RenaultSport

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    Tópico RenaultSport

    Decidi fazer este tópico, visto que hoje foi anunciado o fim de produção do Clio V6 no fim do corrente mês. Ainda estão a ser produzidas 2 unidades.



    Venderam-se no total 1200 unidades desta segunda versão lançada em 2003 (que passou a ser produzida em França na fábrica de Dieppe quebrando a ligação à TWR que tinha feito a 1ª versão de 230cv, que ao que parece, nunca ficou bem "afinada"), no seguimento do restyling efectuado na gama Clio em 2001.

    V6 Phase 1:



    Com 255cv retirados do 3.0i V6 com a coloboração da Porsche, o Clio V6 Phase 2, RWD com motor central, conseguiu honrar o historial do R5 Turbo.

    Resta dizer que mais de 50% da produção deste modelo (tal como a restante gama) foi directamente para...Inglaterra.







    Todos os RenaultSport são fabricados especificamente na antiga fábrica da Alpine em Dieppe, França, o que lhes dá uma certa dose de exclusividade pelo cuidado "manual" com que são produzidos. Ainda para mais quando as versões de competição (Clio S1600, Mégane Trophy, etc) também aí são construídas.

    Clio V6





    O V6 não será reeditado na próxima geração do Clio, infelizmente, visto que as atenções da RenaultSport se vão voltar para novos projectos como o roadster Wind que passará à produção em série em 2007 (confirmado).



    Versões RS do Fluence (futuro Coupé baseado no Laguna III) também estão previstas mas ainda não confirmadas.



    O Clio RS actual alcançou uma grande reputação pela Europa, ao ponto de os ingleses o terem considerado por diversas vezes o melhor hot-hatchback do mercado, à frente do MINI Cooper S.
    Tal como o V6 a maior parte da produção foi vendida em terra de sua majestade, algo inédito, visto que os carros desportivos franceses, salvo excepções, só costumam vingar no seu próprio país.

    Foram criadas inúmeras versões especiais, com alterações mecânicas significativas.

    Tudo começou com 172cv, num 2.0 atmosférico.



    Foi ainda lançada uma versão especial "Limited", mais luxuosa que a versão normal.


    Em 2001 em simultâneo com o facelift do Clio surgiu a versão +/- conhecida hoje, mantendo a mesma potência.



    Clio Jean Ragnotti, versão "light" com menos 80 Kg e novas regulações na suspensão.




    Clio PS2


    Clio RS 2004 (Phase 3), potência sobe de 172cv para 182cv (resposta à chega ao mercado do 206 RC 2.0 180), mudanças no sistema de escape como se nota




    Clio Team


    Kit Gordini





    Recentemente foi lançado o Clio Trophy, última versão Clio 2 RS já que a produção irá parar em Setembro '05 para dar lugar ao Clio 3 RS onde os engenheiros da RenaultSport dizem ter atingido a melhor afinação para o carro, em Inglaterra as poucas unidades que foram comercializadas desapareceram em poucas horas...
























    Em 2004 foi lançado o Mégane RS, equipado de um motor 2.0 T 225cv.









    Foi lançado recentemente o Mégane Trophy ("Chassis Sport") que colmatou as críticas que se faziam à versão normal nomeadamente por um novo sistema de direcção (que será aplicado à gama Mégane no decorrer do ano) e uma nova afinação do chassis, em conjunto com a apresentação do troféu Mégane Trophy, equipados com motores 3.5 V6 de 320cv.







    Começou agora a ser comercializada também uma versão com menos equipamento, a Energy, para se conseguir nivelar o preço com as versões mais básicas do Golf GTI.





    Versão "light" do Mégane Trophy exclusiva do Reino Unido






    A gama "normal":


    Quando tiver mais tempo, faço o historial do roaster Spider lançado em 98 para comemorar o centenário da Renault, além do lendário Clio Williams e outros ;)

    Além de fotos destes modelos todos em acção [B)] (algumas delas estão espalhadas por todo o tópico Renault do amigo Pé Leve, tanto na 1ª versão que já fechou como na segunda que anda por aí )

    P.S. O futuro será certamente promissor. A rentabilidade está garantida, aliás, os lucros desta divisão da Renault estão a ser óptimos. O modelo "chave" será este:

    Clio 3 RS 2.0 atmosférico com 200cv...







    Resta saber se o Wind vai reviver o nome Alpine. É só uma questão de nome eu sei...mas pronto era outra coisa [8D]

    #2
    Sim senhora... excelente tópico.

    O meu preferido é msm o CLio Gordini. Aquelas riscas... :D

    Comentário


      #3
      Estou muito desiludido com a noticia do fim do V6...

      Isso vai deixar muitas pessoas fãs da Renault muito tristes.

      O Que a reault também precisa é de REVIVER o nome ALPINE! Mai nada! Que criem um Alpine A710 ou que façam algo para que o nome Alpine nao seje manchado por outra marca!

      Comentário


        #4
        E não é que hoje vi um Megane RS à venda num stand de usados em Coimbra![:0]

        Comentário


          #5
          Não seria nada má idéia reavivar a marca Alpine como marca de luxo-sport dentro do universo Renault. Por exemplo, fazendo modelos coupé e GT com base Infiniti RWD e design ao gosto europeu. É muito mais fácil vender modelos de luxo utilizando marcas novas (e para mais com o appeal da Alpine) do que com a marca Renault. Por exemplo, a Toyota criou a Lexus para conseguir vender Toyotas de luxo.

          Comentário


            #6
            Sempre me atraiu mais a versao Sport 2.0 que o V6, o Megane segundo me disseram tem um ronco brutal

            Comentário


              #7
              excelente parabes, n sendo apreciador da renault confesso gostar muito destes modelos
              cumps;)

              Comentário


                #8
                [^][^][^][^]

                Acabou, mas eles nao abandonam!
                Desde as Gordini's, R8, R5 GT Turbo, Clio Williams, Clio RS, V6 nas duas fases, ainda acham que eles vao parar!;)

                Comentário


                  #9
                  tirando o v6 os outros n m chamam mto atencao.é pena cada vez as marcas arriscam menos.

                  Comentário


                    #10
                    Thanks

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                      #11
                      Que maravilha de tópico!
                      Adorei todos os modelos.

                      Comentário


                        #12
                        bom tópico e excelentes fotos .

                        Comentário


                          #13
                          O Speedster anda ali perdido :D

                          Comentário


                            #14
                            Aqui está um dos melhores tópicos que já vi aqui no fórum, nestes últimos tempos[^][^]
                            Grandes fotos[B)][B)][B)][B)]
                            Nem sabia de edições especiais do clio, como por exemplo o Kit Gordini e o PS2 Não me importava de ter qualquer um dos carros deste tópico

                            Comentário


                              #15
                              Programas de personalização (as fotos são pequenas, porque só as arranjo muito muito grandes ou assim):

                              Clio RS 2.0 16v 172cv




                              Comentário


                                #16
                                Penso que este foi o primeiro a sair com o "logo" [u]Renault Sport</u>


                                Para mim, continua a ser um dos mais belos carros do seu genero[B)][B)]

                                « motor do Clio Williams, travagem do Alpine A610 e uma fabulosa monocoque totalmente em aluminio »





                                Segunda versão & primeira versão


                                Primeira versão & segunda versão



                                Primeira versão

                                Comentário


                                  #17
                                  Muito se fala do óptimo motor 2.0 T FSI 200cv que equipa, entre outros, o Golf GTI.

                                  A Renault conseguiu tirar 225cv, sem recurso à injecção directa.

                                  Performances:

                                  Mégane RS
                                  0-100 Km/h: 6,5 s
                                  Vel. Máx: 236 Km/h

                                  Golf GTI
                                  0-100 Km/h: 7,2 s
                                  Vel. Máx:235 Km/h

                                  ;)

                                  (nada de picardias, mas é só para se ficar com a ideia que os franceses, quando querem, sabem fazer motores muito bons )

                                  Comentário


                                    #18




                                    [B)]

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por André

                                      Muito se fala do óptimo motor 2.0 T FSI 200cv que equipa, entre outros, o Golf GTI.

                                      A Renault conseguiu tirar 225cv, sem recurso à injecção directa.

                                      Performances:

                                      Mégane RS
                                      0-100 Km/h: 6,5 s
                                      Vel. Máx: 236 Km/h

                                      Golf GTI
                                      0-100 Km/h: 7,2 s
                                      Vel. Máx:235 Km/h

                                      ;)

                                      (nada de picardias, mas é só para se ficar com a ideia que os franceses, quando querem, sabem fazer motores muito bons )
                                      Depende dos objectivos definidos pelas marcas para os motores.
                                      O 2.0 TFSI virá com 170cv no A6 e 185cv no Leon. O Golf GTi traz os 200 e o A4 versão especial DTM traz 220! E acho que ainda não vimos tudo. Esperar pelo Audi TT...

                                      O do Megane RS traz 225, mas 205 no Laguna GT!
                                      Também acredito no potencial deste motor. Falta é um chassis a sério que o aguente.

                                      Comentário


                                        #20


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                                          #21
                                          Na minha opinião é nesta cor que fica melhor



                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Muito se fala do óptimo motor 2.0 T FSI 200cv que equipa, entre outros, o Golf GTI.

                                            A Renault conseguiu tirar 225cv, sem recurso à injecção directa.

                                            Performances:

                                            Mégane RS
                                            0-100 Km/h: 6,5 s
                                            Vel. Máx: 236 Km/h

                                            Golf GTI
                                            0-100 Km/h: 7,2 s
                                            Vel. Máx:235 Km/h
                                            André, sem querer causar confusão também, mas em 1995 a Fiat já extraia 220 cv de um 2.0...e mesmo assim, a Mitsubishi, Toyota, Nissan e Subaru já tiram mais de 270 cv já faz um bom tempo...o motor Renault é bom, mas há muitos melhores...

                                            Comentário


                                              #23
                                              A suspensão dianteira do Mégane RS foi alterada pela Renault, num esquema específico utilizado pela marca para conseguir aguentar o binário e potência do motor, minimizando aquela "má sensação" dos FF potentes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                GTS_M5, meter essa potencia toda não é complicado. complicado é ter essa potencia, e os carros serem FWD [:P] e também cumprirem normas anti-poluição.
                                                só por exemplo... com um 1.6 atmosferico tiram-se 225cv em competição. essa potencia num 2.0 turbo é uma brincadeira.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por GTS_M5
                                                  André, sem querer causar confusão também, mas em 1995 a Fiat já extraia 220 cv de um 2.0...e mesmo assim, a Mitsubishi, Toyota, Nissan e Subaru já tiram mais de 270 cv já faz um bom tempo...o motor Renault é bom, mas há muitos melhores...
                                                  Eu sei

                                                  Foi só mesmo para referir. Já que se fala tanto no motor do Golf GTI ;)

                                                  Mas penso que a diferença entre esses que disseste e o motor do Mégane RS e Golf GTI é que podem ter uma utilização "normal", como carros confortáveis, são mais lineares

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ainda bem que vai acabar, já não suportava mais encarar esses escaravelhos de 4 rodas na estrada. Já não bastavam os dois aqui da empresa, sempre a dar dores de cabeça, ou pela estética, ou pela falta de fiabilidade e qualidade, um deles foi onde apanhei a minha primeira multa com mais de 20 anos de carta, ainda tinha que me deparar com esses carochos a estorvar na estrada.

                                                    Devia acabar e não surgir nenhum durante pelo menos 20 anos.

                                                    Mas pelo que o meu rapaz me tem falado já vem aí mais um a caminho, só que agora com o cu inflamado.

                                                    Paulo Bandeira.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      "Gordini"






                                                      Sistema de navegação com cartografia a cores ;) A Renault, pelos vistos, decidiu não continuar com esta opção para a 3º geração do Clio (e Modus) visto que era pouco requisitada. São carros de segmento B...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Paulo, agradacia-se que não estragasse o tópico.

                                                        Afinal, só vê quem quer ;)

                                                        Comentário


                                                          #29

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Paulo Bandeira

                                                            Ainda bem que vai acabar, já não suportava mais encarar esses escaravelhos de 4 rodas na estrada. Já não bastavam os dois aqui da empresa, sempre a dar dores de cabeça, ou pela estética, ou pela falta de fiabilidade e qualidade, um deles foi onde apanhei a minha primeira multa com mais de 20 anos de carta, ainda tinha que me deparar com esses carochos a estorvar na estrada.

                                                            Devia acabar e não surgir nenhum durante pelo menos 20 anos.

                                                            Mas pelo que o meu rapaz me tem falado já vem aí mais um a caminho, só que agora com o cu inflamado.

                                                            Paulo Bandeira.
                                                            A multa deve ter sido culpa do carro[}][}]

                                                            Comentário

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