Decidi fazer este tópico, visto que hoje foi anunciado o fim de produção do Clio V6 no fim do corrente mês. Ainda estão a ser produzidas 2 unidades.
Venderam-se no total 1200 unidades desta segunda versão lançada em 2003 (que passou a ser produzida em França na fábrica de Dieppe quebrando a ligação à TWR que tinha feito a 1ª versão de 230cv, que ao que parece, nunca ficou bem "afinada"), no seguimento do restyling efectuado na gama Clio em 2001.
V6 Phase 1:
Com 255cv retirados do 3.0i V6 com a coloboração da Porsche, o Clio V6 Phase 2, RWD com motor central, conseguiu honrar o historial do R5 Turbo.
Resta dizer que mais de 50% da produção deste modelo (tal como a restante gama) foi directamente para...Inglaterra.
Todos os RenaultSport são fabricados especificamente na antiga fábrica da Alpine em Dieppe, França, o que lhes dá uma certa dose de exclusividade pelo cuidado "manual" com que são produzidos. Ainda para mais quando as versões de competição (Clio S1600, Mégane Trophy, etc) também aí são construídas.
Clio V6
O V6 não será reeditado na próxima geração do Clio, infelizmente, visto que as atenções da RenaultSport se vão voltar para novos projectos como o roadster Wind que passará à produção em série em 2007 (confirmado).
Versões RS do Fluence (futuro Coupé baseado no Laguna III) também estão previstas mas ainda não confirmadas.
O Clio RS actual alcançou uma grande reputação pela Europa, ao ponto de os ingleses o terem considerado por diversas vezes o melhor hot-hatchback do mercado, à frente do MINI Cooper S.
Tal como o V6 a maior parte da produção foi vendida em terra de sua majestade, algo inédito, visto que os carros desportivos franceses, salvo excepções, só costumam vingar no seu próprio país.
Foram criadas inúmeras versões especiais, com alterações mecânicas significativas.
Tudo começou com 172cv, num 2.0 atmosférico.
Foi ainda lançada uma versão especial "Limited", mais luxuosa que a versão normal.
Em 2001 em simultâneo com o facelift do Clio surgiu a versão +/- conhecida hoje, mantendo a mesma potência.
Clio Jean Ragnotti, versão "light" com menos 80 Kg e novas regulações na suspensão.
Clio PS2
Clio RS 2004 (Phase 3), potência sobe de 172cv para 182cv (resposta à chega ao mercado do 206 RC 2.0 180), mudanças no sistema de escape como se nota
Clio Team
Kit Gordini
Recentemente foi lançado o Clio Trophy, última versão Clio 2 RS já que a produção irá parar em Setembro '05 para dar lugar ao Clio 3 RS onde os engenheiros da RenaultSport dizem ter atingido a melhor afinação para o carro, em Inglaterra as poucas unidades que foram comercializadas desapareceram em poucas horas...
Em 2004 foi lançado o Mégane RS, equipado de um motor 2.0 T 225cv.
Foi lançado recentemente o Mégane Trophy ("Chassis Sport") que colmatou as críticas que se faziam à versão normal nomeadamente por um novo sistema de direcção (que será aplicado à gama Mégane no decorrer do ano) e uma nova afinação do chassis, em conjunto com a apresentação do troféu Mégane Trophy, equipados com motores 3.5 V6 de 320cv.
Começou agora a ser comercializada também uma versão com menos equipamento, a Energy, para se conseguir nivelar o preço com as versões mais básicas do Golf GTI.
Versão "light" do Mégane Trophy exclusiva do Reino Unido
A gama "normal":
Quando tiver mais tempo, faço o historial do roaster Spider lançado em 98 para comemorar o centenário da Renault, além do lendário Clio Williams e outros ;)
Além de fotos destes modelos todos em acção [B)] (algumas delas estão espalhadas por todo o tópico Renault do amigo Pé Leve, tanto na 1ª versão que já fechou como na segunda que anda por aí )
P.S. O futuro será certamente promissor. A rentabilidade está garantida, aliás, os lucros desta divisão da Renault estão a ser óptimos. O modelo "chave" será este:
Clio 3 RS 2.0 atmosférico com 200cv...
Resta saber se o Wind vai reviver o nome Alpine. É só uma questão de nome eu sei...mas pronto era outra coisa [8D]
Venderam-se no total 1200 unidades desta segunda versão lançada em 2003 (que passou a ser produzida em França na fábrica de Dieppe quebrando a ligação à TWR que tinha feito a 1ª versão de 230cv, que ao que parece, nunca ficou bem "afinada"), no seguimento do restyling efectuado na gama Clio em 2001.
V6 Phase 1:
Com 255cv retirados do 3.0i V6 com a coloboração da Porsche, o Clio V6 Phase 2, RWD com motor central, conseguiu honrar o historial do R5 Turbo.
Resta dizer que mais de 50% da produção deste modelo (tal como a restante gama) foi directamente para...Inglaterra.
Todos os RenaultSport são fabricados especificamente na antiga fábrica da Alpine em Dieppe, França, o que lhes dá uma certa dose de exclusividade pelo cuidado "manual" com que são produzidos. Ainda para mais quando as versões de competição (Clio S1600, Mégane Trophy, etc) também aí são construídas.
Clio V6
O V6 não será reeditado na próxima geração do Clio, infelizmente, visto que as atenções da RenaultSport se vão voltar para novos projectos como o roadster Wind que passará à produção em série em 2007 (confirmado).
Versões RS do Fluence (futuro Coupé baseado no Laguna III) também estão previstas mas ainda não confirmadas.
O Clio RS actual alcançou uma grande reputação pela Europa, ao ponto de os ingleses o terem considerado por diversas vezes o melhor hot-hatchback do mercado, à frente do MINI Cooper S.
Tal como o V6 a maior parte da produção foi vendida em terra de sua majestade, algo inédito, visto que os carros desportivos franceses, salvo excepções, só costumam vingar no seu próprio país.
Foram criadas inúmeras versões especiais, com alterações mecânicas significativas.
Tudo começou com 172cv, num 2.0 atmosférico.
Foi ainda lançada uma versão especial "Limited", mais luxuosa que a versão normal.
Em 2001 em simultâneo com o facelift do Clio surgiu a versão +/- conhecida hoje, mantendo a mesma potência.
Clio Jean Ragnotti, versão "light" com menos 80 Kg e novas regulações na suspensão.
Clio PS2
Clio RS 2004 (Phase 3), potência sobe de 172cv para 182cv (resposta à chega ao mercado do 206 RC 2.0 180), mudanças no sistema de escape como se nota
Clio Team
Kit Gordini
Recentemente foi lançado o Clio Trophy, última versão Clio 2 RS já que a produção irá parar em Setembro '05 para dar lugar ao Clio 3 RS onde os engenheiros da RenaultSport dizem ter atingido a melhor afinação para o carro, em Inglaterra as poucas unidades que foram comercializadas desapareceram em poucas horas...
Em 2004 foi lançado o Mégane RS, equipado de um motor 2.0 T 225cv.
Foi lançado recentemente o Mégane Trophy ("Chassis Sport") que colmatou as críticas que se faziam à versão normal nomeadamente por um novo sistema de direcção (que será aplicado à gama Mégane no decorrer do ano) e uma nova afinação do chassis, em conjunto com a apresentação do troféu Mégane Trophy, equipados com motores 3.5 V6 de 320cv.
Começou agora a ser comercializada também uma versão com menos equipamento, a Energy, para se conseguir nivelar o preço com as versões mais básicas do Golf GTI.
Versão "light" do Mégane Trophy exclusiva do Reino Unido
A gama "normal":
Quando tiver mais tempo, faço o historial do roaster Spider lançado em 98 para comemorar o centenário da Renault, além do lendário Clio Williams e outros ;)
Além de fotos destes modelos todos em acção [B)] (algumas delas estão espalhadas por todo o tópico Renault do amigo Pé Leve, tanto na 1ª versão que já fechou como na segunda que anda por aí )
P.S. O futuro será certamente promissor. A rentabilidade está garantida, aliás, os lucros desta divisão da Renault estão a ser óptimos. O modelo "chave" será este:
Clio 3 RS 2.0 atmosférico com 200cv...
Resta saber se o Wind vai reviver o nome Alpine. É só uma questão de nome eu sei...mas pronto era outra coisa [8D]
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