Depois da polémica vitória do Lotus Evora nestes 2 testes anuais detsas duas publicações de referência, que tal entrarmos nas entranhas destes eventos?
Acho que tem tanto sumo para polémicas, que limitar isto ao embate Porsche / Lotus é apenas para meninos
Já li o da CAR, e ainda falta ler o da EVO.
MAs basicamente vou fazer um resumo de ambos os testes (começando pelo da CAR), com infos "sacadas" de ambas as publicações, porque realmente isto tem resultados deveras interessantes, que revelam mudanças de paradigmas que valem a pena serem "esmiuçadas"
Começando então com o Performance CAR of the Year 2009, da CAR:
Primeiro de tudo, o ponto de vista deles na análide dos carros e que permite compreender um pouco como se chega a certos resultados, focando este trio de páragrafos que diz quase tudo
em inglês para não se perder nada na tradução.
mas como tem sido dificil evidenciar no tópico da Lotus, o factor subjectivo é tramado de justificar. MAs os ingleses, por largos anos, que elegem carros como os melhores, não por serem os mais rápidos em circuito ou por terem a melhor qualidade de construção, ou os plasticos mais fofinhos, mas pelas capacidades dinâmicas nos mais variados cenários e como transmitem ao condutor todo o processo que se desenrola nas suas entranhas.
Vamos aos dados objectivos:
Pista: Rockingam Race Circuit
1.30.64 - Noble M600
1.31.74 - Lamborghini Murcielago SV Lp670
1.32.40 - Corvette ZR1
1.33.34 - Audi R8 V10
1.34.28 - Lamborghini Gallardo Lp550 Valentino Balboni
1.34.67 - Ferrari California
1.34.82 - Aston Martin Vantage v12
1.36.22 - Mercedes E63 AMG
1.36.64 - Mitsubishi EVO FQ-400
1.36.83 - Porsche Panamera Turbo
1.37.07 - Porsche Cayman S
1.37.79 - Audi TT RS
1.37.94 - Lotus Evora
1.38.65 - Nissan 370Z
1.38.85 - Cadillac CTS-V
1.39.07 - Audi S4
1.39.37 - Jaguar XFR
1.39.48 - Mugen Honda Civic Type-R
1.39.51 - Subaru impreza 330S
1.39.92 - BMW z4 3.0 sdrive
1.40.09 - Ford Focus RS
1.41.53 - Opel Insignia OPC / Vauxhall Insignia VXR
1.42.00 - Mazda 3 MPS
1.42.85 - Volkswagen Golf VI GTI
1.43.78 - Infiniti G37
1.44.25 - Mazda Mx5 2.0
1.44.29 - Renault Clio RS Cup
1.46.29 - Abarth 500 SS
1.46.69 - Seat Ibiza Cupra
1.47.38 - Renault Twingo RS Cup
Vou colocando info mais detalhada sobre as conclusões dos candidatos nos posts seguintes...
Acho que tem tanto sumo para polémicas, que limitar isto ao embate Porsche / Lotus é apenas para meninos
Já li o da CAR, e ainda falta ler o da EVO.
MAs basicamente vou fazer um resumo de ambos os testes (começando pelo da CAR), com infos "sacadas" de ambas as publicações, porque realmente isto tem resultados deveras interessantes, que revelam mudanças de paradigmas que valem a pena serem "esmiuçadas"
Começando então com o Performance CAR of the Year 2009, da CAR:
Primeiro de tudo, o ponto de vista deles na análide dos carros e que permite compreender um pouco como se chega a certos resultados, focando este trio de páragrafos que diz quase tudo
(...) Not that it's all about the lap times. No, the hard data's there as an element of objectivity, so you can compare the peak speeds, see which car is fastest through a sweeping corner, wonder why another isn't so good under braking.
It's the science bit and it's essential, but we like to think that you'll read CAR magazine more for its subjectivity - for our opinions, because we want our best writers to put you behind the wheel and feel what we feel when we drive these cars as hard as we can on the racetrack, yes, but on real roads too.
That's why the winner of PCOTY isn't the one that stops the clock fastest; it's the one that feels the best on the road and just so happens to be utterly addictive on tracK too.
It's the science bit and it's essential, but we like to think that you'll read CAR magazine more for its subjectivity - for our opinions, because we want our best writers to put you behind the wheel and feel what we feel when we drive these cars as hard as we can on the racetrack, yes, but on real roads too.
That's why the winner of PCOTY isn't the one that stops the clock fastest; it's the one that feels the best on the road and just so happens to be utterly addictive on tracK too.
mas como tem sido dificil evidenciar no tópico da Lotus, o factor subjectivo é tramado de justificar. MAs os ingleses, por largos anos, que elegem carros como os melhores, não por serem os mais rápidos em circuito ou por terem a melhor qualidade de construção, ou os plasticos mais fofinhos, mas pelas capacidades dinâmicas nos mais variados cenários e como transmitem ao condutor todo o processo que se desenrola nas suas entranhas.
Vamos aos dados objectivos:
Pista: Rockingam Race Circuit
1.30.64 - Noble M600
1.31.74 - Lamborghini Murcielago SV Lp670
1.32.40 - Corvette ZR1
1.33.34 - Audi R8 V10
1.34.28 - Lamborghini Gallardo Lp550 Valentino Balboni
1.34.67 - Ferrari California
1.34.82 - Aston Martin Vantage v12
1.36.22 - Mercedes E63 AMG
1.36.64 - Mitsubishi EVO FQ-400
1.36.83 - Porsche Panamera Turbo
1.37.07 - Porsche Cayman S
1.37.79 - Audi TT RS
1.37.94 - Lotus Evora
1.38.65 - Nissan 370Z
1.38.85 - Cadillac CTS-V
1.39.07 - Audi S4
1.39.37 - Jaguar XFR
1.39.48 - Mugen Honda Civic Type-R
1.39.51 - Subaru impreza 330S
1.39.92 - BMW z4 3.0 sdrive
1.40.09 - Ford Focus RS
1.41.53 - Opel Insignia OPC / Vauxhall Insignia VXR
1.42.00 - Mazda 3 MPS
1.42.85 - Volkswagen Golf VI GTI
1.43.78 - Infiniti G37
1.44.25 - Mazda Mx5 2.0
1.44.29 - Renault Clio RS Cup
1.46.29 - Abarth 500 SS
1.46.69 - Seat Ibiza Cupra
1.47.38 - Renault Twingo RS Cup
Vou colocando info mais detalhada sobre as conclusões dos candidatos nos posts seguintes...
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