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Performance CAR of the Year / EVO Car of the Year 2009

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    [Comparativo] Performance CAR of the Year / EVO Car of the Year 2009

    Depois da polémica vitória do Lotus Evora nestes 2 testes anuais detsas duas publicações de referência, que tal entrarmos nas entranhas destes eventos?

    Acho que tem tanto sumo para polémicas, que limitar isto ao embate Porsche / Lotus é apenas para meninos

    Já li o da CAR, e ainda falta ler o da EVO.
    MAs basicamente vou fazer um resumo de ambos os testes (começando pelo da CAR), com infos "sacadas" de ambas as publicações, porque realmente isto tem resultados deveras interessantes, que revelam mudanças de paradigmas que valem a pena serem "esmiuçadas"

    Começando então com o Performance CAR of the Year 2009, da CAR:

    Primeiro de tudo, o ponto de vista deles na análide dos carros e que permite compreender um pouco como se chega a certos resultados, focando este trio de páragrafos que diz quase tudo

    (...) Not that it's all about the lap times. No, the hard data's there as an element of objectivity, so you can compare the peak speeds, see which car is fastest through a sweeping corner, wonder why another isn't so good under braking.

    It's the science bit and it's essential, but we like to think that you'll read CAR magazine more for its subjectivity - for our opinions, because we want our best writers to put you behind the wheel and feel what we feel when we drive these cars as hard as we can on the racetrack, yes, but on real roads too.

    That's why the winner of PCOTY isn't the one that stops the clock fastest; it's the one that feels the best on the road and just so happens to be utterly addictive on tracK too.
    em inglês para não se perder nada na tradução.
    mas como tem sido dificil evidenciar no tópico da Lotus, o factor subjectivo é tramado de justificar. MAs os ingleses, por largos anos, que elegem carros como os melhores, não por serem os mais rápidos em circuito ou por terem a melhor qualidade de construção, ou os plasticos mais fofinhos, mas pelas capacidades dinâmicas nos mais variados cenários e como transmitem ao condutor todo o processo que se desenrola nas suas entranhas.

    Vamos aos dados objectivos:
    Pista: Rockingam Race Circuit

    1.30.64 - Noble M600
    1.31.74 - Lamborghini Murcielago SV Lp670
    1.32.40 - Corvette ZR1
    1.33.34 - Audi R8 V10
    1.34.28 - Lamborghini Gallardo Lp550 Valentino Balboni
    1.34.67 - Ferrari California
    1.34.82 - Aston Martin Vantage v12
    1.36.22 - Mercedes E63 AMG
    1.36.64 - Mitsubishi EVO FQ-400
    1.36.83 - Porsche Panamera Turbo
    1.37.07 - Porsche Cayman S
    1.37.79 - Audi TT RS
    1.37.94 - Lotus Evora
    1.38.65 - Nissan 370Z
    1.38.85 - Cadillac CTS-V
    1.39.07 - Audi S4
    1.39.37 - Jaguar XFR
    1.39.48 - Mugen Honda Civic Type-R
    1.39.51 - Subaru impreza 330S
    1.39.92 - BMW z4 3.0 sdrive
    1.40.09 - Ford Focus RS
    1.41.53 - Opel Insignia OPC / Vauxhall Insignia VXR
    1.42.00 - Mazda 3 MPS
    1.42.85 - Volkswagen Golf VI GTI
    1.43.78 - Infiniti G37
    1.44.25 - Mazda Mx5 2.0
    1.44.29 - Renault Clio RS Cup
    1.46.29 - Abarth 500 SS
    1.46.69 - Seat Ibiza Cupra
    1.47.38 - Renault Twingo RS Cup

    Vou colocando info mais detalhada sobre as conclusões dos candidatos nos posts seguintes...

    #2
    Eles agruparam os carros em diversas categorias, elegendo um deles para ir à "final".

    Começando pelos SUPERCARS


    Aston Martin Vantage v12

    Audi R8 v10

    Chevrolet Corvette Zr1

    Ferrari California

    Lamborghini Gallardo Lp550 Valentino Balboni

    Lamborghini Murcielago SV Lp670

    Noble M600


    Começando pelo último, o Corvette.
    Motor, motor, motor, e super-rápido mas pouco mais. Em pista revela-se controlável mesmo para além dos limites, mas em estrada, movimentos de carroçarias dificeis de controlar, crashy suspension, bancos sem apoio, interior baratucho.

    O Noble M600
    Lendo o que li, acho que não deveria estar neste teste, já que o que conduziram foi um dos protótipos de desenvolvimento.
    Deveriam esperar mais um ano para uma oportunidade mais justa. Mesmo assim, apesar dos imensos defeitos que esta unidade trazia (qualidade, construção), o chassis não era uma delas.
    Considerado por alguns como o melhor driver's car do grupo. Imaginar um Lotus Elise com 600cv e estão lá perto. Benigno e fácil de controlar, o melhor handling, relação entre acelarador e direcção no ponto, boa compustura, facilmente "driftavel" numa rotunda como se fosse um M3.
    Tudo acompanhado com grande eficácia e o melhor tempo no circuito é prova disso. Mas o preço promete ser um problema, já que o que se irá obter no final, não está muito longe dos outros mais modestos Noble.

    Ferrari California desilude um pouco neste grupo, pois, sendo o Ferrari mais civilizado actual, a sua Ferrari-ness sai um pouco timida. Deve ser comparado com algo mais soft para brilhar, como o Mercedes SL.
    Refinado, algo mudo (mesmo a nivel de motor, do ponto de vista do condutor), entrega de potência extremamente linear, acmpanhado por mudanças de caixa, apesar de pujantes, super-instantaneas. Um verdadeiro GT. (curioso para ver o proximo ano com o 458)

    Desilusão maior o Gallardo RWD. Quem esperava algo selvagem como deve ser um bom RWD Lambo, aqui não encontra nada. Mais bambino que Balboni. Em relação ao 4wd, a direcção melhorou, sem o hardware extra, mas, tal como o 4wd, demasiada subviragem e os travões cerâmica ainda merecem criticas na sua utilização. Aqui não está um rival para o Scuderia.

    O Aston também fica pelo caminho. Apesar de ser um deus do oversteer. É quase tão assustador de conduzir como o Murcielago, apesar de mais compacto que este, e mais controlado que o Corvette. Mas não deixa de ser um carro extremamente reactivo às minimas mudanças de acelarador ou angulos do asfalto. Um verdadeiro british bulldog.

    O R8 foi uma das maiores surpresas. Tem mais proximidade com o que a Ferrari costuma fazer do que o California.
    Directo e delicado, mas brutalmente potente e assustadoramente rápido.
    "Envergonha" também o Gallardo na questão dinâmica. Apesar do 4wd, é naturalmente sobrevirador e perfeitamente controlável. Resposta do motor prontissima e uma caixa manual super-directa.
    E além do mais, consegue ser tão utilizavel no dia-a-dia como o mais soft california, garantindo bons niveis de conforto e visibilidade.
    Tudo acompanhado com a qualidade que a Audi habituou.
    Sem dúvida um dos heróis deste teste.

    Mas não ganha, porque existe aquela coisa laranja de nome SV.
    Motor domina a experiência como o COrvette, mas este tem mais talentos.
    Sò um quote
    Seriously, opening up the SV's throttle in second gear is one of the most mind-blowing experiences a car enthusiast can have
    Conforto até é razoável, Direcção directa e comunicativa, caixa mais lenta que a do California, mas mais "mecanicamente autêntica". Não tem a delicadeza dinÂmica do R8, mas a experiência electrizante e dramaticamente exagerada, faz tudo o resto ser algo pálido em comparação.

    Como se vê, não é o melhor nos mais variados pârametros, mas conduzi-lo depressa é uma das experiências mais "eye-widening, hear-shattering, spine-tingling" que nunca esqueceremos.

    A palavra que melhor o define é mesmo "Supercar"!

    Comentário


      #3
      eu acho que falta o GT3, é incontornável.

      e o noble foi metido "a martelo"

      cumprimentos

      Comentário


        #4
        Minha humilde lista de vencedores sub grupos (dentro do cardapio apresentado):

        Supercarros- LAMBO MURCIELAGO SV
        Supersaloons- PANAMERA TURBO (com quase 2 ton tem um comportamento dinamico excelente)
        Hot Hatch - FOCUS RS (mto bom tb o CTR MUGEN)
        SPORTS CAR - EVORA ex-aequo CAYMAN S
        Superminis-CLIO 200 CUP

        AusÊncias do PORSCHE GT3, TURBO e NISSAN GTR

        Comentário


          #5
          GTR foi o ano passado

          o turbo ainda não ha para ensaio, acho

          cumprimentos

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
            Minha humilde lista de vencedores sub grupos (dentro do cardapio apresentado):

            Supercarros- LAMBO MURCIELAGO SV
            Supersaloons- PANAMERA TURBO (com quase 2 ton tem um comportamento dinamico excelente)
            Hot Hatch - FOCUS RS (mto bom tb o CTR MUGEN)
            SPORTS CAR - EVORA ex-aequo CAYMAN S
            Superminis-CLIO 200 CUP

            AusÊncias do PORSCHE GT3, TURBO e NISSAN GTR
            se nao me engano o gt-r estava o ano passado e acabou por ganhar.

            1º gt-r
            2º lp560-4
            3º 997 gt-2
            4º r26-r
            5º 8c
            6º granturismo S
            7º v8 vantage
            Editado pela última vez por Sotor; 17 November 2009, 01:05.

            Comentário


              #7
              Supersaloons

              Audi S4

              Caddilac CTS-V

              Jaguar XFR

              Mercedes E63 AMG

              Mitsubishi Evo FQ400

              Opel Insignia OPC

              Porsche Panamera

              Aqui havia um vencedor previsivel, que era o aclamado Jag XFR, e quase que levava o trofeu para a finalissima, não fosse essa coisa de estetica mal esgalhada de nome... Mercedes E63 AMG.

              A meu ver, uma das maiores surpresas do teste.

              O Jag XFR brilha pelo chassis, pelo motor, pela caixa. Brilha na pista, com as ajudas electrónicas desligadas, com a capacidade incrivel de tornar digno e majestoso o acto de sobreviragem.
              E consegue fazer essa proeza, com niveis de civismo na estrada dignos de um estradista como um JAg deve ser. Perfeitamente adaptado às estradas inglesas, ou não fosse...ingles.

              Mas o Mercedes parece fazer tudo um pouco melhor. O motor é um pouco mais espirituoso, consegue igualar o XFR e o CTS-V no "oversteer show-off", mas ao mesmo tempo tem uma precisão na forma como pára, vira e flui ao nivel dos 4wd Evo, S4 e Panamera, e o melhor, consegue bater o melhor tempo em circuito neste grupo. à frente do super-focado Evo Fq400 e deixa o XFR a 3 segundos.
              A AMG tem aqui um veículo muito bem parido. O futuro M5 vai ter de puxar dos seus galões.

              As 2t de Panamera também impressionaram, mas não chegaram para vencer. Conseguiu suplantar sports-cars em circuito e tudo com pose e genuina envolvência do condutor nesse processo.
              É o mais preciso dos supersaloons. Ao contrário do 4S a direcção aqui é elogiada pela sua comunicação e precisão, e motor e caixa casam da melhor forma para garantia da melhor performance.
              Sair de um sports-car e entrar nesta berlina de 2t não implica processo de recalibração mental. Comporta-se como eles.

              Mas na estrada, o AMG e o XFR impressionam mais, e o preço no Panamera é bastante mais puxadote. Impressionante, sim, mas os outros dois são mais completos.

              O EVO FQ 400 é máquina de circuito. Grande resposta de acelarador, travões e caixa. Extremamente rápido, mas há que usar rotações.
              O problema é que nesta companhia, deixa algo a desejar, tendo em conta as suas origens mais humildes. Isto custa tanto como um M3, mas apesar da performance superior e dinâmica de excepção, falha completamente no desempenho "civil". O interior é "low-rent" e é algo extremista para utilização diária. Mas sempre podemos ter um carro para acompanhar R8 e Gallardos por uma fracção do preço.

              S4 vs Insgnia. Estes dois emparelham bastante bem, com caracteristicas semelhantes.
              4wd, v6, turbo, 300 e tal cavalos.
              Mas o S4 faz tudo melhor. Dinâmica superior, mais ágil, motor e caixa mais adequados um ao outro, com consumos e emissões inferiores, melhores performances. Dirrecção desilude, mas a do Insignia não é melhor.
              E surpreendemente eficaz em pista, batendo o XFR.
              é um carro controlado, não tão brincalhão como outras propostas, mas não deixa de ser um agradável companheiro em pista.
              Além disso é melhor construido, e do ponto de vista financeiro faz mais sentido.

              O S4 brilha onde o Insignia desilude. Apesar do Insignia ter pontos fortes, ainda falta um bocadinho assim para chegar ao que a Audi conseguiu com o S4.

              O caddilac CTS-V também foi uma boa surpresa.
              Em termos de espirito, é bastante semelhante ao Jag, revelando-se bastante bom em aspectos que os americanos não costumam ser, casando bem com as irregulares estradas inglesas.
              A direcção é um dos pontos fortes, o comportamento igualmente.
              O Jag é melhor em praticamente tudo, mas não pela margem que se esperava.

              O E63 segue para a finalissima, com uma vitoria mais que justa.
              Tendo em conta que os AMG eram mais conhecidos pelas performances dos seus motores, do que propriamente pelas suas amplitudes dinâmicas, esta tem sido uma boa evolução. O CLS AMG mostrou que estavam no bom caminho, o CLK Black Series excedeu as expectativas e agora este E63 é talvez o melhor conjunto de todos.

              continua com hot-hatchs... mas amanha que já se faz tarde!!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                se nao me engano o gt-r estava o ano passado e acabou por ganhar.

                1º gt-r
                2º lp560-4
                3º 997 gt-2
                4º r26-r
                5º 8c
                6º granturismo S
                7º v8 vantage
                O GTR não ganhou... isto porque o Lambo acaba por entusiasmar mais o ... entusiasta.
                Motor, estetica, som, drama da coisa... É um evento. A questão passional levou a melhor sobre o GTR.
                Mas estamos a falar de uma unha negra.
                A questão que eles deixam no ar é interessante.
                O Lambo custa 3 vezes mais que o GTR, mas não é definitivamente 3 vezes mais carro!

                Comentário


                  #9
                  O Corvette, o E63 AMG e o TT RS tão com resultados bastante surpreendentes

                  Comentário


                    #10
                    Estou a gostar de ler.
                    O E63 AMG acaba por não ser uma surpresa.
                    Os últimos AMG já tinham provado que eram mais do que motores explosivos.

                    Comentário


                      #11
                      Interessante que o Gallardo melhorado (LP560-4) ganhou o ano passado e o Gallardo como-devia-ter-sido-desde-o-dia-que-saiu perdeu este ano!


                      Ainda mais interessante quando o vencedor é o Murciélago SV, não estava mesmo à espera!


                      crash, tenho a sensação que o Sotor estava a falar do EVO COTY 2008!

                      Comentário


                        #12
                        Muito interessante este tópico.

                        Gosto sempre de perceber que impressões causam os carros em jornalistas experientes, ainda para mais um naipe de carros deste calibre.

                        A análise não deixa de me parecer talvez demasiado focada na dinâmica, mas como se está a eleger o "Performance CAR of the Year" enfim.

                        É que me parece que por mais importância que se dê aos aspectos relativos à condução, não sei se um potencial comprador de um E63 AMG ou de um Jaguar XFR se vai decidir com base nestes aspectos - creio que não.

                        De qualquer forma até é engraçado para perceber as diferenças de opinião entre os jornalistas da CAR e da EVO.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                          GTR foi o ano passado

                          o turbo ainda não ha para ensaio, acho

                          cumprimentos
                          Qual a pista q eles utilizaram este ano?



                          Editado pela última vez por EVOII; 17 November 2009, 16:56.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Muito interessante este tópico.

                            Gosto sempre de perceber que impressões causam os carros em jornalistas experientes, ainda para mais um naipe de carros deste calibre.

                            A análise não deixa de me parecer talvez demasiado focada na dinâmica, mas como se está a eleger o "Performance CAR of the Year" enfim.

                            É que me parece que por mais importância que se dê aos aspectos relativos à condução, não sei se um potencial comprador de um E63 AMG ou de um Jaguar XFR se vai decidir com base nestes aspectos - creio que não.

                            De qualquer forma até é engraçado para perceber as diferenças de opinião entre os jornalistas da CAR e da EVO.
                            Infelizmente, não consigo falar de tudo o que eles falam.
                            Já vejo muito texto escrito, e tou a tentar resumir ao máximo. Perde-se algo pelo caminho.

                            Ms é normal o foco nas questões dinâmicas. Aquelas questões mais subjectivas como feeling, interactividade é claramente o destaque.
                            O objectivo deles é mesmo transmitir o melhor que podem através de palavras, todo o processo de conduzir estas máquinas.
                            Eles querem escolher máquinas que dêem gozo conduzir.
                            É claro que os pârametros que eles definem possam não ser os que mais interessam áqueles que têm possibilidade de escolher.

                            Logo completo os grupos que faltam e o porquê do já conhecido vencedor Evora.

                            Mas para já tem tido algumas surpresas, como o quão bom é o R8, melhor que o irmão Gallardo e mais excitante que um Ferrari.

                            Sabia que o e63 era bom, mas nos testes que já tinha lido, nunca transpareceu que fosse a referência a abater (pelo menos enquanto não chega o M5, teoricamente o alvo sempre a abater nesta categoria).
                            Panamera e XFR relegados!

                            E depois os tempos em pista já mostram algumas coisas curiosas.
                            E63 AMG a conseguir ligeira vantagem sobre o Fucking Quick-400!!!!
                            Mx5 com 160cv a bater o Clio RS Cup de 200 em pista.

                            É claro que os tempos são apenas metade da história.
                            Veja-se o caso do Corvette. 3º melhor tempo e foi o primeiro a ser posto de parte no grupo em que estava inserido.

                            Nota-se que eles andam à procura de algo que reuna o melhor de dois mundos.

                            A questão do GT3 também é intrigante, já que está ausente.
                            às vezes acontece não conseguirem deitar a mão a uma unidade para o teste.
                            Mas não encontrei nada no texto que indicasse isso.
                            Caso fosse a EVO, diziam logo que faltava modelo X, porque não conseguiram agarrar nenhum a tempo do teste.

                            Mas logo à noite continuo, e a começar com os hot hatch!
                            Os hot-hatch deram uma leitura superinteressante, já que o vencedor desse grupo foi decidido também por pouca margem e não envolve propriamente uma batalha com o carro que mais fez "headlines" este ano

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver Post
                              Interessante que o Gallardo melhorado (LP560-4) ganhou o ano passado e o Gallardo como-devia-ter-sido-desde-o-dia-que-saiu perdeu este ano!


                              Ainda mais interessante quando o vencedor é o Murciélago SV, não estava mesmo à espera!


                              crash, tenho a sensação que o Sotor estava a falar do EVO COTY 2008!
                              estava

                              GT-R em 1º no coty da evo 2008.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EVOII Ver Post
                                Qual a pista q eles utilizaram este ano?



                                Rockingham Race Circuit.

                                Piloto: Darren Turner (BTCC, ASTON MARTIN LE MANS, LMP1, F1 test driver)

                                Ainda nos supercarros, não se entende não haver um único PORSCHE e aquele que quanto a mim, é uma obra prima: GT3.

                                Se de facto, o feeling/handling é muito importante, a verdade é que muitas vezes joga-se com outros factores (motor, user friendly,fun factor, faster, balance, refinado etc etc etc) para dar vitórias a uns e tira-las a outros e não se segue um critério uniforme

                                Dá a impressão que o factor subjectividade (poder de manipular indicadores objectivos ou recorer a sensações) pode surgir em qualquer momento para desiquilibrar a balança e este factor pode ser fácilmente maleavel consoante a preferencia.

                                Mas enfim.. estes rapazes sabem bem mais do que eu e, se as escolhas seguissem todas padrões universais, este mundo seria uma valente monotonia.Viva a diversidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eles procuram o melhor de 2 mundos?

                                  Mercedes SLS não está aí?

                                  E vem aí o Black Series!!! Ai mãeeeeeeee!!!


                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                    Eles procuram o melhor de 2 mundos?

                                    Mercedes SLS não está aí?

                                    E vem aí o Black Series!!! Ai mãeeeeeeee!!!


                                    Cumprimentos


                                    O SLS ainda mal passou pelas mãos da imprensa.
                                    Editado pela última vez por CarlosAndrade; 17 November 2009, 18:50.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver Post
                                      O SLS ainda mal passou pelas mãos da impressa.
                                      Para a Evo não devia ser dificil... Pena não estar aí...

                                      Tenho um fraquinho por estas grandes máquinas inspiradas em "velhas glórias". Primeiro o Z8, agora este SLS. Simplesmente soberbo.

                                      Vejam um video que está no multimédia do SLS em Laguna Seca.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                        Para a Evo não devia ser dificil... Pena não estar aí...

                                        Tenho um fraquinho por estas grandes máquinas inspiradas em "velhas glórias". Primeiro o Z8, agora este SLS. Simplesmente soberbo.

                                        Vejam um video que está no multimédia do SLS em Laguna Seca.

                                        Penso que te estejas a referir a este post.
                                        Não encontrei o video no multimédia.
                                        Grande video, grande som, grande carro.

                                        http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1063216654

                                        PS- desculpem o off-topic, continuem, que este esta a dar gozo ler.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                          Para a Evo não devia ser dificil... Pena não estar aí...

                                          Tenho um fraquinho por estas grandes máquinas inspiradas em "velhas glórias". Primeiro o Z8, agora este SLS. Simplesmente soberbo.

                                          Vejam um video que está no multimédia do SLS em Laguna Seca.
                                          A EVO já esteve em contacto com o SLS e está muito entusiasmada mas reviews só na edição de Janeiro(?).

                                          O Henry Catchpole viajou recentemente até Laguna Seca para a apresentação do carro.

                                          Apresentação numa pista?Estão confiantes!

                                          Comentário


                                            #22
                                            muito bom é o artigo da autobild com o kacher a fazer 1200kms com o SLS

                                            Comentário


                                              #23
                                              A verdade é que o tempo do california surpreende

                                              Comentário


                                                #24
                                                Era este o video que eu queria que vissem.

                                                Condutor de ocasião: Bernd Schneider


                                                YouTube - 2011 Mercedes SLS AMG - Laguna Seca Hot Lap

                                                Desculpem o OT.

                                                Continuação

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                                  A verdade é que o tempo do california surpreende
                                                  Sublinho isso mesmo! Dado o peso/potencia que tem e para o que se destina, faz um tempo muito bom. Ja tinha ficado impressionado com a capacidade de aceleraçao demonstrada em certos videos e este tempo so vem provar que é um ferrari com pernas quase largas

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O GT3?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                                                      Se de facto, o feeling/handling é muito importante, a verdade é que muitas vezes joga-se com outros factores (motor, user friendly,fun factor, faster, balance, refinado etc etc etc) para dar vitórias a uns e tira-las a outros e não se segue um critério uniforme

                                                      Dá a impressão que o factor subjectividade (poder de manipular indicadores objectivos ou recorer a sensações) pode surgir em qualquer momento para desiquilibrar a balança e este factor pode ser fácilmente maleavel consoante a preferencia.

                                                      Mas enfim.. estes rapazes sabem bem mais do que eu e, se as escolhas seguissem todas padrões universais, este mundo seria uma valente monotonia.Viva a diversidade.
                                                      Aí tens total razão, embora se meçam os carros contra o crono, e se possam medir os metros da travagem e os G's que conseguem criar em curva, no fim e na maioria dos casos são as questões do feeling de que falas que vão decidir quem vence...

                                                      Tenho aqui uns números antigos da Car magazine, e é num formato semelhante que medem os carros em pista e "em estrada", basicamente carros que funcionem de forma brilhante em estrada não são um garante que sejam bons em pista, e nem sempre um tempo excelente é sinónimo de um carro divertido e interessante...

                                                      Na Car que tenho de 01' é engraçado de ver, um Evo VII à frente de um 360 Modena e um Mini Cooper à frente de um Tvr Tuscan S.
                                                      Ou seja a lógica é invertida pelos tais factores que não dão para medir, a subjectividade da condução, que não se mede em cv, nm, seg ou kmh

                                                      Ps.: o Cayman S e o TT-RS andam ali taco-a-taco em pista!!! Muito bom!!!
                                                      Editado pela última vez por Cobra; 17 November 2009, 20:32.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                                                        Minha humilde lista de vencedores sub grupos (dentro do cardapio apresentado):

                                                        Supercarros- LAMBO MURCIELAGO SV
                                                        Supersaloons- PANAMERA TURBO (com quase 2 ton tem um comportamento dinamico excelente)
                                                        Hot Hatch - FOCUS RS (mto bom tb o CTR MUGEN)
                                                        SPORTS CAR - EVORA ex-aequo CAYMAN S
                                                        Superminis-CLIO 200 CUP

                                                        AusÊncias do PORSCHE GT3, TURBO e NISSAN GTR
                                                        O E63 está à frente do Panamera turbo, logo, não acredito nada neste teste. Tal como o outro dos carros 5 estrelas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                                          O E63 está à frente do Panamera turbo, logo, não acredito nada neste teste. Tal como o outro dos carros 5 estrelas.
                                                          What?

                                                          Esses são os vencedores, segundo o pmv6.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                            Estou a gostar de ler.
                                                            O E63 AMG acaba por não ser uma surpresa.
                                                            Os últimos AMG já tinham provado que eram mais do que motores explosivos.
                                                            Eu adoro a AMG mas não acredito que o E63 seja mais rápido que um Panamera Turbo.

                                                            Comentário

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