Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Leon I de 2000 c/ 350000 Km - Trocar ou Aguentar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Leon I de 2000 c/ 350000 Km - Trocar ou Aguentar?

    Caríssimos,

    Tenho um Seat Leon I TDI 110cv 5L versão Spirit de 2000 e confesso estar já um pouco "cansado" do carro. Uso o carro para trabalho e percorro por entre ruas e ruelas do nosso país cerca de 15000 Kms/ano (actualmente).

    Venho aqui solicitar a vossa douta opinião sobre o meu dilema: Fazer, o natural "upgrade" para um Leon II, ou aguentar até que o carro dê as últimas?

    Os carros que tenho em vista neste momento são:

    1) Leon II 1.9 TDI 105cv 5L Ecomotive, Zero Kms Matriculado de 2009, Concessionário. Dou o meu mais 20000€.

    2) Leon II 2.0 140cv 5L de 2005, 85000 Kms, Stand. Dou o meu mais 14500€.

    3) Ibiza 1.9 TDI 105cv 5L, Zero Kms Matriculado de 2009, Concessionário. Dou o meu mais 15500€.

    Como podem ver, a troca implica gastar sempre mais de 14000€. E, se por um lado penso que já começa a ser hora de trocar, por outro lado penso que 14000-20000€ dão para muitas ida à Oficina, caso ele venha, e concerteza virá, a necessitar. Não obstante, por muitos arranjos que se lhe faça, terei sempre um carro "velho", outros dirão...

    Resta dizer que o carro em causa será necessariamente SEAT, de 5 lugares e a gasóleo.

    Eis então a questão: Trocar ou agantar?

    E já agora, para quem responder Trocar, qual a melhor escolha preço/qualidade-fiabilidade, sendo que a ideia será ter carro para mais 10 anos?

    Grato,
    Paulo-Renato

    #2
    se tiveres dinheiro para trocar, troca. já são 10 anos e 350.000 kms. muita fruta.

    por outro lado dizes que estás cansado do carro, e no fundo, de que te adianta mantê-lo se não tens prazer a conduzi-lo ?

    tudo isto, claro, é meramente especulativo.. espero que decidas pelo racional com uma ponta de emocional.

    Comentário


      #3
      Nenhum desses negócios é bestial mas ainda assim a compra do Leon de 2005 é o pior negócio que aí está.

      Ainda para mais não esquecer que o teu carro actual pode valer pouco mas eles mal pegam nele fazem-lhe uma "mod" que é ligar ao vag-com e metê-lo com 100mil km's o que faz com que passe a valer bem mais.


      Se não te quiseres meteres em despesas fica como estás até porque, e apesar desses km's, esse motor faz isso e muito mais. Ainda no outro dia estava à venda um Toledo taxi com esse mesmo motor e com 650 mil km

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
        (...)
        terei sempre um carro "velho", outros dirão...
        (...)
        O carro é para ti, ou para "os outros"?

        Também tenho um carro de 2000 (outro de 2002, e outro de 2003).
        Sabes quando é que este carro vai ser "velho"? Quando eu deixar de gostar
        dele. E não vejo isso acontecer nos tempos mais próximos.

        O que pode acontecer é encontrar outro carro do qual eu goste mais...

        Portanto a questão é:
        Gostas do teu carro? Ou gostas mais de um dos outros 3?

        Se gostares mais de um dos outros:
        Essa diferença de gosto justifica 14.000 euros? E se derem problemas,
        porque todos podem dar, serão mais quantos euros?

        O carro que tens agora, sabes como está. E os outros?... Confias neles?

        Comentário


          #5
          A pergunta fundamental é, já te está a dar chatisses?
          É que dar o teu e mais 14500€ para cima, no meu ver, é um mau negócio e dá mara muitas manutenções/reparações.

          Com o teu tu sabes o que podes contar, agora os outros é uma incógnita!

          Isso que tu estás a sentir, eu também já senti. Mas, depois penso nas coisas úteis dele e essa sensação de "cansaço" do carro, vai passando.

          Comentário


            #6
            Se carro não te dá problemas, não deverás ter necessidade de o trocar mesmo que estejas "cansado" dele, agora só tu poderás ver os prós e contras na mudança de viatura, no entanto o unico conselho que te posso dar é, não metas a opinião de terceiros na equação das tuas escolhas...
            Pessoalmente, acho o leon I um carro que envelheceu bem, não o considero ultrapassado estéticamente quer a nivel exterior como interior, mas aqui depende um pouco da versão, não conheço o nivel de equipamente do spirit...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
              O carro é para ti, ou para "os outros"?
              Aqui não me fiz entender. Quando digo "outros dirão" não me refiro ao que outros dirão do meu carro -- isso não me interessa, lol. O que eu queria dizer é que "outros dirão" argumentando que gastar dinheiro no carro que tenho poderá não ser boa id€ia pois que ele será sempre um carro velho. É como fazer remendo em calças com o pano já apodrecido.


              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
              Também tenho um carro de 2000 (outro de 2002, e outro de 2003).
              Sabes quando é que este carro vai ser "velho"? Quando eu deixar de gostar
              dele. E não vejo isso acontecer nos tempos mais próximos.

              O que pode acontecer é encontrar outro carro do qual eu goste mais...

              Portanto a questão é:
              Gostas do teu carro? Ou gostas mais de um dos outros 3?
              Confesso que já gostei bastante do meu carro, mas agora não.

              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
              Se gostares mais de um dos outros:
              Essa diferença de gosto justifica 14.000 euros? E se derem problemas,
              porque todos podem dar, serão mais quantos euros?

              O carro que tens agora, sabes como está. E os outros?... Confias neles?
              Bem, confio nos de 0 KMs, pois se calhar como dizia o ClioIIIRS, o usado dos 3 é o pior negócio.

              A questão não é uma diferença de gosto. É mais prática: eu peciso de um carro para trabalhar e que não me faça perder tempo, isto é, não me dê problemas. O meu já vai dando alguns (poucos) mas bem receio que comece a dar mais. E para mim tempo é (bem mais que) dinheiro...


              Ei pessoal, obrigado pelas respostas. Todas construtivas!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
                Aqui não me fiz entender. Quando digo "outros dirão" não me refiro ao que outros dirão do meu carro -- isso não me interessa, lol. O que eu queria dizer é que "outros dirão" argumentando que gastar dinheiro no carro que tenho poderá não ser boa id€ia pois que ele será sempre um carro velho. É como fazer remendo em calças com o pano já apodrecido.




                Confesso que já gostei bastante do meu carro, mas agora não.



                Bem, confio nos de 0 KMs, pois se calhar como dizia o ClioIIIRS, o usado dos 3 é o pior negócio.

                A questão não é uma diferença de gosto. É mais prática: eu peciso de um carro para trabalhar e que não me faça perder tempo, isto é, não me dê problemas. O meu já vai dando alguns (poucos) mas bem receio que comece a dar mais. E para mim tempo é (bem mais que) dinheiro...


                Ei pessoal, obrigado pelas respostas. Todas construtivas!
                Mas olha que existe uma coisa chamada de garantia... e existe porque...
                mesmo com zero kms pode dar problemas... a diferença é que não pagas
                a reparação (já deste mais de 14.000 euros à cabeça).

                Quanto ao LEON I vs II... gosto do I, o II é horrível. Ibiza idem, horrível.
                Mas gostos não se discutem... pelo que aceito perfeitamente que gostes
                mais do Ibiza e do Leon II.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JGarcia Ver Post
                  A pergunta fundamental é, já te está a dar chatisses?
                  Coisas de desgaste ainda. Mas anda para ali um problema que muito provavelmente é culpa da SEAT e que eles agora estão-se a esquivar. Mas nada de muuuito grave, apenas incómodo.


                  Originalmente Colocado por JGarcia Ver Post
                  É que dar o teu e mais 14500€ para cima, no meu ver, é um mau negócio e dá mara muitas manutenções/reparações.
                  Pois, também acho. Mas por outro lado penso que se eu comprar um carro para 10 anos, e admitindo que gasto hoje 20000 euros, será que ao fim desses 10 anos não terei gasto os mesmos 20000 com o que tenho actualmente? Isto se ele durar mais 10 anos

                  É que na verdade, repara: Já há dois anos pensava em trocar de carro. Pensei pensei pensei e à laia de Descartes "eu penso logo desisto", e logo decidi ficar com o meu, fiz umas reparações, mais uma revisão e gastei 2000€. Em 2008, há um ano atrás, ponderei novamente trocar, mas tornei a pensar e toca a gastar mais 1000€ numa embraiagem que se calhar nem precisava (apenas estava dura, mas funcionava muito bem) e nuns amortecedores à frente (que já estão rebentados?).

                  Agora torno a questionar-me novamente. E sei que será sempre assim. Volta e meio o cansaço intensifica-se e o desejo/necessidade de renovação clama.




                  Originalmente Colocado por JGarcia Ver Post
                  Com o teu tu sabes o que podes contar, agora os outros é uma incógnita!

                  Isso que tu estás a sentir, eu também já senti. Mas, depois penso nas coisas úteis dele e essa sensação de "cansaço" do carro, vai passando.
                  Não passa não.

                  Comentário


                    #10
                    Daquilo que depreendi tu claramente divorciaste-te emocionalmente do teu carro,ele neste momento para ti é somente um transporte,já não te coloca um sorriso nos lábios.

                    Assim sendo e se sentes que a compra de um automóvel te vai trazer satisfação futura e podes economicamente fazê-lo então força com isso.Repito,só tu e apenas tu pode decidir a importância que teria na tua vida possuires um novo veículo.

                    Agora estranho é restringires o teu leque de opcções a Leons.Dá a ideia de no fundo quereres apenas um upgrade do teu carro,não parece que pretendas algo realmente novo...

                    Apenas a minha perspectiva.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                      Se carro não te dá problemas, não deverás ter necessidade de o trocar mesmo que estejas "cansado" dele, agora só tu poderás ver os prós e contras na mudança de viatura, no entanto o unico conselho que te posso dar é, não metas a opinião de terceiros na equação das tuas escolhas...
                      Certo, mas a abertura de um tópico destes ajuda sempre. Aprendemos sempre com os outros.

                      Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                      Pessoalmente, acho o leon I um carro que envelheceu bem, não o considero ultrapassado estéticamente quer a nivel exterior como interior, mas aqui depende um pouco da versão, não conheço o nivel de equipamente do spirit...
                      A questão aqui não é estética. Também gosto bastante do Leon II, se bem que acho que o I é um hino à beleza A questão é passar mais de 12h sentado num carro que já não me dá prazer e cujo "cantar" já não é o mesmo de outros tempos.

                      Já agora, a versão Spirit trazia bancos desportivos e Climatronic (o melhor AC que até hoje experimentei) e mais qualquer coisa que me estarei a esquecer.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                        Daquilo que depreendi tu claramente divorciaste-te emocionalmente do teu carro,ele neste momento para ti é somente um transporte,já não te coloca um sorriso nos lábios.
                        É um bom resumo!

                        Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                        Assim sendo e se sentes que a compra de um automóvel te vai trazer satisfação futura e podes economicamente fazê-lo então força com isso.Repito,só tu e apenas tu pode decidir a importância que teria na tua vida possuires um novo veículo.

                        Agora estranho é restringires o teu leque de opcções a Leons.Dá a ideia de no fundo quereres apenas um upgrade do teu carro,não parece que pretendas algo realmente novo...

                        Apenas a minha perspectiva.
                        Às vezes um homem não diz tudo porque acha que não interessa, mas se calhar interessa clarificar que para passear eu tenho um e92 Neste momento procuro um carro exclusivamente para trabalho e a minha experiência com os SEATs até ao momento foi praticamente imaculada (2 Ibizas de 90cv e um Leon de 110cv já há 10 anos).

                        E sublinho que embora seja "apenas" um carro de trabalho, é na verdade nele que passo a maior parte da minha vida. (Eu sei, eu sei. Trabalho de mais)

                        Comentário


                          #13
                          Boas, se o carro não te dá problemas só vais trocar porque não gostas mais dele é isso? Se tiveres condições económicas, do tipo teres esse dinheiro no banco e bem mais, então digo força, compra o que mais gostares (como te restringiste aos Leons penso que já tenhas uma ideia muito clara do que queres, por isso nem vale a pena sugerir outros modelos).

                          Agora se for para pedir dinheiro ao banco digo-te desde já, não vale a pena. Se o teu carro vai de A para B sem problemas, não há necessidade de se endividar, pelo menos nesta altura, só porque o teu carro deixou-te de agradar... Todos os carros deixam de agradar um dia, e tornam-se em meros meios de transporte. Vai acontecer isso mais cedo ou mais tarde mesmo se comprares um carro novo.
                          E mais, agora mesmo em carros novos não se sabe os problemas que dão...

                          Comentário


                            #14
                            Os leons II de 2.0 TDI de 140cv deram alguns problemas e sendo esse dos primeiros cuidado que aos 100 000km partiam a cabeça do motor.

                            Penso que a primeira opção será a mais consistente. Não irás regredir de um Leon para um Ibiza, irás notar muito a diferença no espaço e penso que pelo mesmo motor, o Leon poderá perder um bocado pois é mais pesado mas também tem mais espaço !

                            Tenta ver até carros de serviço, por vezes arranja-se bons preços e com carros com no máximo 2, 3 meses e com 5, 6 até as vezes 8 000km ! É pouco, é de serviço, continuas a ter os 2 anos de garantia e até poderás ir buscar um 2.0 TDI de 140cv ou assim ! Boa sorte com a compra

                            Comentário


                              #15
                              Se o carro é só para trabalho, ainda que passes muito tempo nele, eu não trocava.

                              E com os €€€ que já gastaste, provavelmente terás carro para mais uns anitos...


                              Cump.

                              Comentário


                                #16
                                Se já não te sentes bem com o teu carrito, acho que já não há volta a dar e quanto mais tempo passa mais ficas desgradado com o mesmo e vão aparecer sempre pontos e/ou coisas no carro que tu vais aproveitar para arranjar uma desculpa para te veres livre dele.

                                Se podes trocar agora de carro e não te faz mossa nem requer sacrificio a sua troca, acho que o deves fazer e de preferência pelo Leon II e não o Ibiza.
                                Faz-nos bem e claro que dá outro gozo um carro novo. Também temos que pensar na nossa satisfação e nada como um carro novo.


                                Mais 10 anos num carro já com 10 e com 350.000kms em cima não é a mesma coisa que 10 anos num carro novo.


                                Aproveita e procura leon's de serviço, sempre poupas algum e os carros à partida estarão como novos. Tem é de ser bem procurado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu não trocava.

                                  O Leon I é um carro actual em todos os aspectos (segurança, espaço e equipamento).

                                  Agora está numa fase de fazer umas revisões e reparar uns problemas pequenos.

                                  Se tivesse que levar tubo novo ou abrir o motor a conversa era outra.

                                  Comentário


                                    #18
                                    ........

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu até acho que tu querias que te desse uns problemazitos pra teres desculpa pra torcares.

                                      Agora a sério. gosto mto de carros mas não tenho nenhuma relação emocional com eles que justifique dar milhares de euros apenas pq tou aborrecido com o carro.
                                      Se o carro tá bom e serve...

                                      Por outro lado, algum irás trocar de carro, mas na minha opinião, deves fazê-lo qd razões puramente objectivas o justificarem ou tiveres a cag@r dinheiro, passe-se o exagero.

                                      Se achas que 15000 euros pra trocar é mto e ainda tás na dúvida...talvez seja melhor esperares.
                                      Eu acho que tudo depende de qt valem 15000 euros pra ti, da necessidade que tens de ter um carro novo ou apenas de trocar de carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Antes de mais parabéns pela boa marca de Kms com o teu actual carro. Se estás contente com o desempenho do 1.9 TDI e reconheces a sua fiabilidade, e estás contente com o Leon, certamente seguir essa "linhagem" será a opção mais adequada. Acho a proposta que te fizeram para o Ecomotive desajustada - 20000€ + o teu Leon I parece-me caro, mas tendo em conta a elevada Km do teu carro não há milagres.

                                        Olhando apenas para o carro em si, essa seria a minha opção. Mantinhas o segmento, tanto em termos de construção, como de espaço, segurança etc, perdias ligeiramente em termos de desempenho (são menos 5cv, caixa mais longa e mais algum peso), e ficas com um carro recente.

                                        Por muito bem que estimes o teu Leon I, acabará por começar a precisar de algo aqui e acolá, e acabas por te fartar novamente

                                        Ainda assim, 350 mil é uma marca de respeito, e significa alguma coisa...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                          Eu até acho que tu querias que te desse uns problemazitos pra teres desculpa pra torcares.

                                          Agora a sério. gosto mto de carros mas não tenho nenhuma relação emocional com eles que justifique dar milhares de euros apenas pq tou aborrecido com o carro.
                                          Se o carro tá bom e serve...
                                          A questão é que o carro já não está tão bom assim. Aliás, se o carro não apresentasse nenhum problema e/ou outros sintomas de problemas eu não sentiria necessidade da troca. Embora reconheça que o esforço financeiro em causa não é superlativo, se há coisa que não me agrada é gastar dinheiro desnecessariamente. Não é para isso que trabalho.


                                          Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                          Por outro lado, algum irás trocar de carro, mas na minha opinião, deves fazê-lo qd razões puramente objectivas o justificarem ou tiveres a cag@r dinheiro, passe-se o exagero.

                                          Se achas que 15000 euros pra trocar é mto e ainda tás na dúvida...talvez seja melhor esperares.
                                          Eu acho que tudo depende de qt valem 15000 euros pra ti, da necessidade que tens de ter um carro novo ou apenas de trocar de carro.
                                          Repito, eu não sentiria necessidade de um carro novo se tudo neste meu velho companheiro seguisse como até aqui. A partir do momento em que problemas se começam a manifestar e talvez mais grave ainda, sintomas de problemas maiores se começam a indiciar, urge equacionar a melhor solução aritmética: gastar no mesmo ou gastar num novo.

                                          Isto é sobretudo uma questão aritmética. Mais racional que emocional.

                                          E já agora, respondendo ao outros posts, eu tenho procurado viaturas de serviço e até usados-com-garantia na SEAT (de resto, o meu era de serviço com 14000Kms), mas por enquanto não tem aparecido nada para além desses matriculados com 0 Kms que referi no post inicial.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                            Antes de mais parabéns pela boa marca de Kms com o teu actual carro. Se estás contente com o desempenho do 1.9 TDI e reconheces a sua fiabilidade, e estás contente com o Leon, certamente seguir essa "linhagem" será a opção mais adequada. Acho a proposta que te fizeram para o Ecomotive desajustada - 20000€ + o teu Leon I parece-me caro, mas tendo em conta a elevada Km do teu carro não há milagres.
                                            Pois, na SEAT dão cerca de 3000 a 3500 euros pelo meu

                                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                            Olhando apenas para o carro em si, essa seria a minha opção. Mantinhas o segmento, tanto em termos de construção, como de espaço, segurança etc, perdias ligeiramente em termos de desempenho (são menos 5cv, caixa mais longa e mais algum peso), e ficas com um carro recente.

                                            Por muito bem que estimes o teu Leon I, acabará por começar a precisar de algo aqui e acolá, e acabas por te fartar novamente

                                            Ainda assim, 350 mil é uma marca de respeito, e significa alguma coisa...
                                            Pois, e isto sem falar nas horas (como em aeronaves se mede). É muito diferente fazer 100km em autoestrada a velocidade moderada, em hora e meia, e fazer os mesmos 100km ao longo de 12horas com algum pára/ralenti/desliga/arranca pelo meio.

                                            Para ser sincero, até me admiro como o carro chegou até aqui (não obstante eu até o estimar bem). De facto GRANDE máquina!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu mantinha o carro até sair o Leon III, não deve estar a faltar muito (ano e meio)..

                                              a menos que arranjasse um bom negócio com um Leon 2 de serviço.. (não considero 20000+Leon um bom negócio)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                Nenhum desses negócios é bestial mas ainda assim a compra do Leon de 2005 é o pior negócio que aí está.

                                                Ainda para mais não esquecer que o teu carro actual pode valer pouco mas eles mal pegam nele fazem-lhe uma "mod" que é ligar ao vag-com e metê-lo com 100mil km's o que faz com que passe a valer bem mais.


                                                Se não te quiseres meteres em despesas fica como estás até porque, e apesar desses km's, esse motor faz isso e muito mais. Ainda no outro dia estava à venda um Toledo taxi com esse mesmo motor e com 650 mil km
                                                faz a tal cura de emagrecimento, como já é costume nesta sociedade consumista.

                                                também sei de um caso de um ex taxi com cerca de 450 ou 550 mil kms, já nao me recordo muito bem. se calhar até sao mais, só que por fora tinha emblema da skoda, acho eu. vou confirmar com o meu cunhado se me lembrar.

                                                só pode mesmo ser seat? porquê?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ricky48 Ver Post
                                                  Penso que a primeira opção será a mais consistente. Não irás regredir de um Leon para um Ibiza, irás notar muito a diferença no espaço e penso que pelo mesmo motor, o Leon poderá perder um bocado pois é mais pesado mas também tem mais espaço !

                                                  Tenta ver até carros de serviço, por vezes arranja-se bons preços e com carros com no máximo 2, 3 meses e com 5, 6 até as vezes 8 000km ! É pouco, é de serviço, continuas a ter os 2 anos de garantia e até poderás ir buscar um 2.0 TDI de 140cv ou assim ! Boa sorte com a compra
                                                  Pois, acho que tens razão. Ir de Leon para Ibiza, posso estranhar um bom (mau) bocado...

                                                  Mais duas propostas:

                                                  Leon II 1.9 Ecomotive 0Km matriculado, de 2009: o meu mais 19000€
                                                  Leon II 1.9 Driver's Edition, 19500km, Janeiro de 2009: o meu mais 17000€

                                                  Entre estes dois, talvez o de 0km?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    curioso que também temos por cá um toledo 1.9 tdi 110cv com 10 anos e 350000km... já trocou algumas coisas, mas acho que poucas coisas fora do normal...

                                                    pelo que estou a ver, tu é que tas cansado com o carro... não é o carro que tá cansado e se tens possibilidades, faz a troca... mas já agora, porque só ponderas Seat?
                                                    outra coisa, tens motor de 110cv, tas a ponderar carros de 105cv. Não vais notar perdas, mas também não vais notar melhorias... no teu lugar, fazia um upgrade, pra algo mais potente que já te daria outro gozo... o unico que colocaste mais potente (2.0 140cv) é mais gastador (já que andas muito, isso é importante) e é um motor que dá problemas... não recomendo... e passar de leon pra ibiza, também não me parece a melhor escolha...

                                                    Resumindo: neste momento deves fazer melhor negocio se comprares fora da seat... mas se tá mesmo fora de questão, então o leon II 105 com uma repro pra 130cv deve ficar um mimo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      antes de trocares, pensa que vais perder muito dinheiro no negocio... já que esses quilometros não dão valor comercial ao carro... e como é carro de trabalho, tentava aguardar mais uns tempinhos... ou faria algumas mod's nele se começar a dar problemas de motor, podes sempre trocar o motor (há montes de motores destes, de carros que foram parar às sucatas) com 1500€ metes um bom motor...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                        pelo que estou a ver, tu é que tas cansado com o carro... não é o carro que tá cansado
                                                        Sim, estou um pouco cansado do carro: Embraiagem dura de fazer doer o pé (até já tenho calo e doi até quando caminho), embora tenha mudado a embraiagem por esse motivo há um ano atrás; O motor também não parece o mesmo de outrora e mais um outro pormenor de desgaste como suspensões e etc.

                                                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                        e se tens possibilidades, faz a troca... mas já agora, porque só ponderas Seat?
                                                        São carros robustos que em termos de relação preço/qualidade considero imbatíveis. E até já olhei para outros.

                                                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                        outra coisa, tens motor de 110cv, tas a ponderar carros de 105cv. Não vais notar perdas, mas também não vais notar melhorias... no teu lugar, fazia um upgrade, pra algo mais potente que já te daria outro gozo...
                                                        Er, isso eu já fiz. Recordo que comprei um e92 há um anito...

                                                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                        o unico que colocaste mais potente (2.0 140cv) é mais gastador (já que andas muito, isso é importante) e é um motor que dá problemas... não recomendo...
                                                        Certo. Esse está fora de questão. Hoje dei uma pequena volta com um de 105cv e para aquilo que eu quero (trabalho) penso que já vai chegando. E não o senti menos potente que o meu. Só não notei foi o assobio do turbo, mas também ía na conversa com o vendedor.

                                                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                        e passar de leon pra ibiza, também não me parece a melhor escolha...
                                                        Pois, chegou a ser uma hipótese. Mas gastar por gastar, mais vale gastar em algo que não me venha a arrepender.

                                                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                        Resumindo: neste momento deves fazer melhor negocio se comprares fora da seat...
                                                        Este ponto interessa-me! Mas como assim? O Leon é dos mais baratos face à concorrência directa. Ou não?


                                                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                        antes de trocares, pensa que vais perder muito dinheiro no negocio... já que esses quilometros não dão valor comercial ao carro... e como é carro de trabalho, tentava aguardar mais uns tempinhos...
                                                        Eu ouço-te. Mas, a minha pergunta é: espero mais uns tempinhos para quê? Para gastar mais uns dinheiritos no meu e daqui a um ano ou dois acabar por ter de trocar?

                                                        Foi há dois anos que pensei pela primeira vez trocar de carro e, olhando para trás, devia tê-lo feito então, pois o dinheiro que já gastei nele desde então e o tempo que perdi não teria gasto/perdido se nessa altura tivesse com efeito trocado.

                                                        Ou estarei a pensar mal ou parece-me que cheguei ao momento em que a troca é eminente e, nesse sentido, quanto mais cedo melhor. Ou estarei errado?


                                                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                        ou faria algumas mod's nele se começar a dar problemas de motor, podes sempre trocar o motor (há montes de motores destes, de carros que foram parar às sucatas) com 1500€ metes um bom motor...
                                                        Às tantas tu estás certo. Mas se há coisa que eu não tenho nem tempo nem jeito nem pachorra é andar com o carro à volta de mecânicos e oficinas. Perco tempo, dinheiro e cabelo

                                                        P.S: Fiz um pouco de contraditório pois o teu post foi pertinente e colocas questões com as quais eu também me debato.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já estive muitas vezes no teu lugar...e fiquei sempre com a charutada em casa.

                                                          Pontos de partida:
                                                          a) O Leon já não vale nada (3000€ é o preço de um extra no BM). Passaste no "ponto de retoma" há 3/4 anos e 150.000km.
                                                          b) Não precisas de um carro para "curtir".

                                                          Questões pertinentes:

                                                          1. Que uso lhe dás nesses 15.000km anuais?
                                                          1.1. Muita AE
                                                          1.2. Percursos a dar gás, tenho horários apertados e ando sempre "em carga"
                                                          1.3. Percursos para "escavacar" (EN´s, cidade, etc)

                                                          2. Qual o estado actual do carro?
                                                          2.1. Gastei dinheiro, mas está uma lástima e não faz mais 15kkm sem gastar novamente 2 ou 3000€.
                                                          2.2. Ja gastei 2000€, mas receio que órgãos fundamentais como o motor, caixa, embraiagem ou alimentação venham a dar problemas num horizonte de 30kkm.
                                                          2.3. A fiabilidade "previsível" permite fazer mais 2 anos de utilização sem aparente problema.

                                                          3. "Estado emocional"
                                                          3.1. Estou tão farto que não o posso ver à frente;
                                                          3.2. Conheço-lhe as manhas e sei com o que conto. Já mudava, mas ao fim-de-semana "arejo as unhas";
                                                          3.3. Apesar dos 350kkm, gosto do carro e estou totalmente familiarizado. Consigo conviver com os defeitos e percebo que apenas o tenho para uso profissional. E continuo a "arejar as unhas" ao fim-de-semana.


                                                          Resultados (por maioria):

                                                          x.1 - troca de carro
                                                          - mais vale gastar no novo que nesse.

                                                          x.2 - pondera o estado mecânico
                                                          - "investiste" dinheiro recentemente, por isso convém gastá-lo e não oferecê-lo por 3000€ ao próximo proprietário.

                                                          x.3 - pondera o estado emocional
                                                          - o carro aguenta e as tuas necessidades não exigem um carro a estrear e com fiabilidade a toda a prova.
                                                          Só a tua mente é que se habituou ao "filet mignon" alemão e agora quer festa também à semana! Trabalho é trabalho, cognac é cognac!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                                            Já estive muitas vezes no teu lugar...e fiquei sempre com a charutada em casa.

                                                            Pontos de partida:
                                                            a) O Leon já não vale nada (3000€ é o preço de um extra no BM). Passaste no "ponto de retoma" há 3/4 anos e 150.000km.
                                                            b) Não precisas de um carro para "curtir".
                                                            Certo!

                                                            Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                                            Questões pertinentes:

                                                            1. Que uso lhe dás nesses 15.000km anuais?
                                                            1.1. Muita AE
                                                            1.2. Percursos a dar gás, tenho horários apertados e ando sempre "em carga"
                                                            1.3. Percursos para "escavacar" (EN´s, cidade, etc) [mas não para destruír]

                                                            2. Qual o estado actual do carro?
                                                            2.1. Gastei dinheiro, mas está uma lástima e não faz mais 15kkm sem gastar novamente 2 ou 3000€.
                                                            2.2. Ja gastei [mais de] 2000€, mas receio que órgãos fundamentais como o motor, caixa, embraiagem ou alimentação venham a dar problemas num horizonte de 30kkm [ou menos].
                                                            2.3. A fiabilidade "previsível" permite fazer mais 2 anos de utilização sem aparente problema.

                                                            3. "Estado emocional"
                                                            3.1. Estou tão farto que não o posso ver à frente;
                                                            3.2. Conheço-lhe as manhas e sei com o que conto [e não conto]. Já mudava, mas ao fim-de-semana [trabalho mais ainda e não tenho muito tempo para o] "arejo as unhas";
                                                            3.3. Apesar dos 350kkm, gosto do carro e estou totalmente familiarizado. Consigo conviver com os defeitos e percebo que apenas o tenho para uso profissional. E continuo a "arejar as unhas" ao fim-de-semana.
                                                            A bold coloquei a situação actual e em parêntesis rectos refinei a descrição.

                                                            Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                                            Resultados (por maioria):

                                                            x.1 - troca de carro
                                                            - mais vale gastar no novo que nesse.

                                                            x.2 - pondera o estado mecânico
                                                            - "investiste" dinheiro recentemente, por isso convém gastá-lo e não oferecê-lo por 3000€ ao próximo proprietário.
                                                            Acho que dá algo entre x.1-x.2

                                                            Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                                            Só a tua mente é que se habituou ao "filet mignon" alemão e agora quer festa também à semana! Trabalho é trabalho, cognac é cognac!
                                                            LOL Se calhar...

                                                            Mas por outro lado, pensa comigo, se é neste carro que passo a maior parte da minha vida acordada, não seria lógico que este correspondesse na justa proporção?

                                                            Grande e extremamente elaborado Post, a propósito! Obrigadaralhaço

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X