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o multiair e os consumos

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    o multiair e os consumos

    Boas. Comprei hoje a automotor deste mes onde vem um ensaio ao MiTo 1.4t multiair de 135cv.
    Quanto a performance, nada a assinalar. Apenas referem que, como seria de esperar, é menos energico face ao 1.4t de 155cv - diferença de 20cv - e ao escalonamento longo da caixa. Acho que quanto a isto, estamos perante uma análise justa, não obstante de, pessoalmente, ter esperado mais para um modelo deste tamanho/peso com esta potência. Vai dos 0-100 em 9s e o tempo das reprises é entre 1 a 2 segundos superior em relação a versão de 155cv.
    Resumindo, cumpre, deslumbra mas menos do que estava a espera.

    O que achei esquisito, foram os consumos. Bastante superiores ao que a marca anuncia, senão vejamos: segundo dados oficiais este modelo consome 4,5l em circuito extra-urbano, 7,4 em circuito urbano e 5,6l em combinado. Segundo as medições dos jornalistas, faz 6l em estrada (80/100km), 7,8 em AE (120/140) e 8 em cidade, o que dá uma média de 7,5l. Lembro que que uma das bandeiras deste sistema multiair são os baixos consumos e lembro tambem que há pessoas neste forum a fazer medias semelhantes em carros maiores, com motores semelhantes e mais potentes (ou pelo menos é o que dizem).

    Gostava de ler as opiniões dos users sem com isso, entrar em guerrinhas.
    Cumps.

    #2
    Também li esse ensaio;se o carro ensaiado for novo em folha(como será o caso) o motor ainda está longe dos consumos ideais,daí os valores mais elevados.

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      #3
      No passado fim de semana fiz um TD ao Punto evo com o 1.4 de 105 cv e mjet de 95.

      No que respeita ao multiair, o carro tinha cerca de 400 km e o computador de bordo, em 250 km, marcava uma média de 5,4, o que para um carro de TD parece-me ser um bom valor. Quanto a performances, não tendo um carácter muito desportivo, pareceu-me ter acelarações razoáveis e boas recuperações.

      No que respeita ao motor com turbo, com mais 30 cv, é normal que tenha consumos superores, mas se esses valores declarados forem correctos, parecem-me excessivos para o que a esta tecnologia promete.

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        #4
        deleted

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          #5
          Originalmente Colocado por - Ver Post
          Quem fala mal do ED, Bluemotion e afins, regra geral gosta de defender os Multiair, logo estou para ver o que dizem destas discrepâncias...
          Flamer...

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            #6
            Nesta coisa de consumos é como histórias da pesca. Cada um pesca o peixe com o tamanho ideal para o seu interlocutor.

            Os consumos variam muito com a atitude da condução. Mas as pessoas ainda acreditam em MITOS...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
              Nesta coisa de consumos é como histórias da pesca. Cada um pesca o peixe com o tamanho ideal para o seu interlocutor.

              Os consumos variam muito com a atitude da condução. Mas as pessoas ainda acreditam em MITOS...
              Nem mais.
              Quando experimentei o Polo TDI, perguntei ao vendedor "quanto é que isto anda a beber?" ao que ele respondeu "uns 4 e tal aos 100". Quando apanhei o CB a jeito, andava nos 7.

              Pois...

              Também já pus o meu a beber 3.2, como o pus a beber 7.2!!!

              Só são 4 litros aos 100!!!
              No 1º caso foi durante 5 kms com piso favorável.
              No 2º caso foi a "estragar" (salvo seja!)

              Comentário


                #8
                Os consumos dependem muito do condutor.
                As revistas publicam o que lhes interessam, as pró-alemãs colocam sempre mal italianos, franceses, ..., se forem pró-francesas colocam mal os alemães, italianos, ...

                Comentário


                  #9
                  Não sendo deslumbrante, parece-me boa uma média de 7,5 litros reais de gasolina para um carro com 135 cv.
                  Eu gastava 6,5 - 7 l/100km com um Punto MKII de 80 cv, 1.2 16v, 11,5 -12 l/100km, com um Stilo 2.4 Selespeed Abarth e gasto 13 -13,5 l/100km com um Lancia Thesis 3.0 V6 com 215 cv...
                  Um Mito com 155 cv deve fazer uns 9 l/100km reais.
                  7,5 l/100km para 135 cv, num Mito, parece-me bom...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                    Também li esse ensaio;se o carro ensaiado for novo em folha(como será o caso) o motor ainda está longe dos consumos ideais,daí os valores mais elevados.
                    Só ao fim de uns 6.000 km os consumos estarão estabilizados naquilo que será o seu normal...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                      Segundo as medições dos jornalistas, faz 6l em estrada (80/100km), 7,8 em AE (120/140) e 8 em cidade, o que dá uma média de 7,5l.
                      Esses valores são semelhantes aos que registo há já algum tempo no meu Mito de 155cv. São mais 20cv e não é Multiair.
                      Talvez o facto de já ter 18.000km ajude a explicar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                        Os consumos dependem muito do condutor.
                        As revistas publicam o que lhes interessam, as pró-alemãs colocam sempre mal italianos, franceses, ..., se forem pró-francesas colocam mal os alemães, italianos, ...
                        A automotor é uma revista bastante imparcial. Na mesma edição há um comparativo entre fiesta, punto evo e polo nas versoes diesel de 90cv e não teve problemas em colocar o polo em ultimo atras do fiat.
                        Ptt, isso~não e um argumento muito valido.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por peregrino Ver Post
                          Esses valores são semelhantes aos que registo há já algum tempo no meu Mito de 155cv. São mais 20cv e não é Multiair.
                          Talvez o facto de já ter 18.000km ajude a explicar.
                          Precisamente onde quero chegar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por - Ver Post
                            Quem fala mal do ED, Bluemotion e afins, regra geral gosta de defender os Multiair, logo estou para ver o que dizem destas discrepâncias...
                            Queres liderar a revolta dos coitadinhos?

                            Comentário


                              #15
                              Os ensaios nunca são iguais. Por isso o melhor era fazer o ensaio com 2 carros na mesma altura.

                              Que esse tecnologia tem vantagem não há duvidas.

                              Como os Start and Stop e pneus de baixo atrito.

                              Isso não invalida que hajam testes em que carros sem eles gastem menos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sersantos Ver Post
                                No passado fim de semana fiz um TD ao Punto evo com o (...) mjet de 95.
                                E que tal quando comparado com o MJet 90cv no GPunto?

                                Comentário


                                  #17
                                  Nunca uma revista vai mostrar os reais consumos do quer que seja.

                                  - andam em carros com meia dúzia de kms
                                  - andam mais importados em acelerar
                                  - um carro de testes é sempre bastante esticado
                                  - um carro esticado consome mais que um que seja usado para consumo
                                  - as centralinas criam ritmos de performances/consumo
                                  - podem beneficiar o que quiserem nos comparativos pois não temos provas de nada nem da maneira como ambos os carros foram conduzidos
                                  - cada carro tem as suas manhas e maneiras de consumir menos
                                  - num test drive ou teste de revista eles não andam os meses suficientes com o mesmo modelo para se aperceberem disso
                                  - os testes de longa duração mostram que os consumos podem variar bastante e a potencia também
                                  - se outros concorrentes usam o marketing mentiroso para dar visibilidade ao seu produto porque a Alfa não pode fazer o mesmo
                                  - as regras de homologação de consumo são uma parvoíce e indecentes
                                  - essas mesmas regras estão a originar que os fabricantes contornem o que cria mais consumo e por consequência cada vez mais existem discrepâncias entre consumo anunciado e real
                                  - devíamos alterar as regras de homologação e veríamos que os consumos médios de catalogo iriam subir até 50 ou mais %
                                  - nos US alteraram as regras porque estava se a passar o mesmo que cá, os consumos de catalogo são uma falácia
                                  Editado pela última vez por Cagi; 19 November 2009, 04:42.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                    Nem mais.
                                    Quando experimentei o Polo TDI, perguntei ao vendedor "quanto é que isto anda a beber?" ao que ele respondeu "uns 4 e tal aos 100". Quando apanhei o CB a jeito, andava nos 7.

                                    Pois...

                                    Também já pus o meu a beber 3.2, como o pus a beber 7.2!!!

                                    Só são 4 litros aos 100!!!
                                    No 1º caso foi durante 5 kms com piso favorável.
                                    No 2º caso foi a "estragar" (salvo seja!)
                                    Quando se falam em consumos médios, espera-se que as pessoas entendam que é numa amostra razoável de km ( no mínimo dos mínimos, um depósito ) numa condução "normal". Entenda-se por normal, não estar vidrado em fazer o minimo consumo possível nem pé a fundo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isso faz-me lembrar o consumo dos motores 1.4 TSI da VW. Que se não carregarmos no acelerador são um milagre nos consumos...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Em média devemos acrscentar uns 2 litros aos consumos médios indicados pelo fabricante....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                          Quando se falam em consumos médios, espera-se que as pessoas entendam que é numa amostra razoável de km ( no mínimo dos mínimos, um depósito ) numa condução "normal". Entenda-se por normal, não estar vidrado em fazer o minimo consumo possível nem pé a fundo.
                                          Plenamente de acordo.

                                          Contudo os fabricantes estão longe de reflectir a realidade...

                                          É médias anunciadas de 4.5 e reais na ordem dos 6 e tal

                                          Marketing a bombar!

                                          Comentário


                                            #22
                                            convem é lembrar destas "desculpas" todas quando forem outros comparativos. Eu pelo menos nesta questão de consumos sou sempre muito desconfiado/cauteloso, até porque ja vi com os meus olhos consumos em carros iguais ao meu que eu não consigo fazer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              A questão aqui é que este MiTo tem consumos semelhantes ao da versão mais potente mesmo tendo menos 20cv, menos binário, start/stop e o aclamado sistema multiair que, segundo os responsaveis dogrupo, viria beneficiar em muito os consumos. Se, segundo os users do forum, o mesmo carro com mais potencia, mais força tem consumos semelhantes e decerto outra agradabilidade de condução, a minha pergunta é:se é assim, qual a grande inovação? É que pela amostra não consigo descortinar nenhuma.

                                              O argumento de que o carro é novo, com poucos km etc, é a meu ver, desadequado. Então, se é assim, o que dizer dos carros que são levados a estes testes e ensaios e que, segundo as medições dos jornalistas registam consumos inferiores aos declarados pelo fabricante? Não são a maioria claramente, mas existem. E nem é preciso ir muito longe: há na mesma revista um ensaio ao X1 2.8i que, obtem em algumas medições feitas pelos jornalistas aos consumos, melhores resultados que os apresentados oficialmente pelo fabricante.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                                                A questão aqui é que este MiTo tem consumos semelhantes ao da versão mais potente mesmo tendo menos 20cv, menos binário, start/stop e o aclamado sistema multiair que, segundo os responsaveis dogrupo, viria beneficiar em muito os consumos. Se, segundo os users do forum, o mesmo carro com mais potencia, mais força tem consumos semelhantes e decerto outra agradabilidade de condução, a minha pergunta é:se é assim, qual a grande inovação? É que pela amostra não consigo descortinar nenhuma.

                                                O argumento de que o carro é novo, com poucos km etc, é a meu ver, desadequado. Então, se é assim, o que dizer dos carros que são levados a estes testes e ensaios e que, segundo as medições dos jornalistas registam consumos inferiores aos declarados pelo fabricante? Não são a maioria claramente, mas existem. E nem é preciso ir muito longe: há na mesma revista um ensaio ao X1 2.8i que, obtem em algumas medições feitas pelos jornalistas aos consumos, melhores resultados que os apresentados oficialmente pelo fabricante.
                                                A questão é simples.

                                                Os 2 carros fizeram o teste na mesma condição?
                                                Não, logo os consumos obtidos tem uma variação grande.

                                                Se a tecnologia ajuda a reduzir os consumos?
                                                Se é possível ter um controlo absoluto sobre a abertura das válvula temos uma melhoria no consumo.

                                                Há testes com o mesmo carro em vários sítios. Nunca fazem os mesmos tempos, as mesmas recuperações e os mesmos consumos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  deleted

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                    A questão é simples.

                                                    Os 2 carros fizeram o teste na mesma condição?
                                                    Não, logo os consumos obtidos tem uma variação grande.

                                                    Se a tecnologia ajuda a reduzir os consumos?
                                                    Se é possível ter um controlo absoluto sobre a abertura das válvula temos uma melhoria no consumo.

                                                    Há testes com o mesmo carro em vários sítios. Nunca fazem os mesmos tempos, as mesmas recuperações e os mesmos consumos.
                                                    Certo, mas...
                                                    Não sei onde e em que condições e que tratamento os users daqui dão aos carros, mas presumo que seja uma utilização dita normal. Assim, como suponho que normais tenham sido as ocndições em que foi feito o teste pela automotor ou, pelo menos numa utilização que se aproxime o mais possivel da normalidade. O facto é que em modelos iguais as diferenças de consumo não são significativas tendo um mais numeros que o outro. Tudo bem que o ocnsumo tenha tendencia para aumentar face aos dados do contrutor (embora, nem sempre seja assim tao liquido) mas aumentar numa proporção moderada. Aqui, o consumo apresentado pelo fabricante e o consumo medido pela revista, difere em quase 3l.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                      Truth hurts?
                                                      A unica coisa que me magoa (LOL) é pensar que ainda há gente a atirar postas daquelas a ver se há tiros para o ar!..

                                                      É que o que disseste nem sentido faz...visto que os bluemotion, por exemplo, são a diesel, e aqui discute-se um carro a gasolina...

                                                      Tecnicamente (e mecânicamente), o conceito Multiair é muito mais avançado que qualquer um dos que referiste, e eu nem sequer gosto muito de carros italianos...

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                                                        #28
                                                        ainda não foi há muito tempo que vi um Seat Ibiza 1.9tdi, conduzido por um dinamarques que fez tudo por tudo para gastar o minimo possivel e consegui a media de 2.9l\100km. Ora com isto quero dizer que cada pessoa tem a sua maneira de conduzir, e que quando quer consegue medias muito boas. Eu tinha um ford escort 1.6 16v,de 1997 quando me empenhava em fazer uma condução economica conseguia fazer 5.9l\100. mas a media diaria era de 8litros e media apressada 12 litrs.
                                                        conclusao o pe direito é que manda

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                                          Em média devemos acrscentar uns 2 litros aos consumos médios indicados pelo fabricante....
                                                          É verdade.
                                                          Mas também é verdade que os fabricantes, como é aceitável, anunciam valores em condições excelentes, pneus com a pressão exacta, motores bem rodados e em óptima forma.

                                                          Em termos de motor isso deve durar pouco mais de 50.000kms, depois disso, só se estivermos constantemente "em cima deles", com todos os cuidados e substituindo sempre tudo ao minímo sintoma.

                                                          Os consumos desse MiTo testado, mesmo assim, são muito bons, tendo em conta que é um benzina de 135cvs, só peca por não marcar a diferença para o 155cvs...

                                                          P.S:Qual é a matrícula do carro? Só para ver se é o mesmo que vem na Turbo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não é esse carro que tem um botão "DNA" para ficar a não gastar nada e não andar nada ou ficar a andar e a gastar o "equivalente"?

                                                            Quer dizer a marca diz que gasta menos 10% e voces acham que o carro ia ficar a gastar 2,5l/100

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