Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Topos de Gama incompreendidos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Topos de Gama incompreendidos

    Bem, estava aqui em casa sem nada para fazer e lembrei-me dum bom assunto para lançar aqui no fórum. Antes de mais quero dizer que o objectivo deste tópico não é dar asas a guerras ou fanatismos.

    Quase todas as marcas consideradas generalistas têm o seu incompreendido topo de gama. A citroen com o c6, a peugeot com o 607, a renault com o vel satis... Os mais conhecidos até são estes franceses. São carros com poucas vendas, sempre abaixo do esperado. Por outro lado são carros que servem para a marca mostrar o melhor que consegue fazer e das asas à sua imaginação em termos estilisticos (em especial com o renault e citroen)
    Muitas vezes os carros que estas marcar consebem são particularmente confortáveis, bem acabados, normalmente com uma dinâmica sofrível mas sempre bons estradistas e companheiros de viagens.

    A minha sugestão com este tópico é tentar identificar quais são estes modelos, se foram projectados para dar lucros ou apenas para mostrar o que a marca sabe fazer, porque motivo falharam... Os seus pontos fortes e fracos, enfim, tentar tirar algumas conclusões!

    Comprimentos

    #2
    Para mim um dos mais incompreendidos foi o Lancia Thesis... se calhar a par com o Renault Avantime.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
      Para mim um dos mais incompreendidos foi o Lancia Thesis... se calhar a par com o Renault Avantime.
      Vinha precisamente mencionar esses dois...

      Comentário


        #4
        [ATTACH]66250[/ATTACH]

        [ATTACH]66251[/ATTACH]

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
          Para mim um dos mais incompreendidos foi o Lancia Thesis... se calhar a par com o Renault Avantime.
          Na retrospectiva dos 20 anos da AH, há um artigo sobre digamos os fracassos comerciais de alguns modelos e o Lancia Thesis figura na lista e avançam com possíveis explicações do porquê, desde a renovação da gama da marca, o grau de aceitação do Delta pós- modelo original, o desenho do próprio modelo em si, várias vezes vi o modelo em circulação, tinha presença.

          Comentário


            #6




            sinceramente, acho os dois estéticamente pouco agradáveis, e o lancia pelo menos acho que se enquadrava no típico "carro-de-chefe-de-estado", o avantime nem sei...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por berlinde Ver Post
              sinceramente, acho os dois estéticamente pouco agradáveis, e o lancia pelo menos acho que se enquadrava no típico "carro-de-chefe-de-estado", o avantime nem sei...
              O Avantime foi um pedrada no charco por parte da Renault.Pessoalmente sempre adorei este automóvel;procurando colocar no mercado um produto de nicho que quebrava todas as convenções criando um monovolume coupé,o modelo sofreu da sua própria excentricidade e provavelmente fez inteira justiça ao seu nome(Antes do tempo).Em dois anos foram construídos pouco mais de 8000 Avantimes,produção pela qual a Matra era responsável.Com o fim desta a Renault não quis arriscar na continuação do modelo.Ainda assim é notória a influência estlistíca da traseira do Avantime na concepção do Megane MKII,particularmente a traseira.
              Enfim um daqueles casos em que a diferença e a inovação não vingaram no modelo propriamente dito mas que abriu portas para outros produtos de nicho como os suv-coupé que hoje estão em equação por exemplo.

              Facto curioso foi este modelo ter sido dos poucos que os 3 apresentadores do programa Top Gear terem apreciado de forma unânime.

              Comentário


                #8
                O meu "voto" vai para o belíssimo Alfa 166. Um carro consensualmente bonito, com espírito Alfa, mas que falhou por razões que eu não entendo. Claro que não tinha fiabilidade de um S5 ou E, mas os Alfas sempre foram carros de paixão e o 166 é um Alfa em todos os sentidos.

                Comentário


                  #9
                  Lancia Thesis é um carro mt elegante

                  Comentário


                    #10
                    Acho que existe muita confusão de ideias no inicio do tópico.

                    Falando dos franceses, o Peugeot não pode ser metido no mesmo saco do Citroen e do Renaut.

                    O 607 pode não ter vendido mais de 1 milhão como um classe E mas para os mercados em que esta representado nos primeiros anos não vendeu nada mal, a meu ver existem outras marcas habituais (com imagem mais alta como a jaguar, volvo) nesse segmento que andaram a vender menos. Este carro chegou a estar em 4º nacional com opções de motores na altura muito limitados.

                    Tivessem eles na altura um 2.0 hdi 136, o 2.2 hdi 170 e o 3.0 ou mesmo o 2.7 e o carro teria mais sucesso.

                    O 607 é um automóvel de gama alta com um conceito convencional e bastante generalista ao género dos 3 alemães , os outros 2 são conceitos muito específicos e que procuram oferecer algo que os generalistas desses segmentos não oferecem, seja conforto ou outra coisa qualquer.

                    Se hoje em dia está com 9 anos e facilmente ultrapassado tecnologicamente quando saiu não era bem assim e até superava em muitas áreas um classe E da mesma altura incluindo a dinâmica, um teste feito por uma entidade alemã e que penso ainda dar para ver na net.

                    ''Muitas vezes os carros que estas marcar concebem são particularmente confortáveis, bem acabados, normalmente com uma dinâmica sofrível mas sempre bons estradistas e companheiros de viagens.''

                    hein? nesse caso todos os concorrentes têm dinâmica sofrível, porque não é isso que os testes mostram ou mesmo as opiniões jornalísticas.
                    Existe ai testes dinâmicos da ADAC penso em que o C6 consegue os melhores valores, isto não tem nada a ver com dinâmica sofrível até porque tem das suspensões mais sofisticadas e caras do segmento.

                    Este é mais um mito que se criou! Porque passam a vida a confundir tacto de condução mais dinâmico com dinâmica. Ai sim um serie 5 têm um tacto mais dinâmico mas pode não ser mais dinâmico quando levado aos limites de aderência.

                    Não sei porque razão são incompreendidos!!

                    Um Megane é incompreendido porque existe um serie 1? ou o Vw phaeton é incompreendido porque existe um classe S?

                    Acho que muita gente deve pensar que por serem marcas que iniciam os seus modelos em carros citadinos deixam de poder oferecer na mesma marca um estradista!!

                    O que vejo é muito simples, estes carros não vendem muito porque não criam ciclos de modelos e perdem os clientes, são automóveis bastante específicos e tem menos mercado ou ainda pertencem a marcas que vendem carros até 7x mais baratos e por isso muita gente já não pega neles.

                    Quanto à parte de mostrar o que sabem fazer isso compete as equipas desportivas das marcas, nunca uma marca generalista mostra o que sabe fazer com um segmento E, não estamos nos anos 20/30 e até 40 onde isso podia ser verdade hoje não.

                    A partir do momento que praticamente todas as actuais tecnologias são produzidas e desenvolvidas por terceiros onde está a lógica do saber fazer em que segmento seja? já para alem que os profissionais que la trabalhem rodam entre marcas.

                    Hoje em dia e já desde à muitos anos atrás o que se passa é que existem custos e tudo anda a volta disso e do lucro, mesmo havendo profissionais com capacidades diferentes as marcas têm equipas muito vastas e o que salta mais à vista são as diferenças de prioridades dadas aos projectos e por conseguinte o dinheiro gasto mais numas áreas que em outras.

                    No máximo podemos dizer que é o que a marca pode oferecer por aquele dinheiro e para ter lucro.

                    A partir do momento que tudo tem um custo as suas limitações provêm acima de tudo do custo máximo estipulado, se uma Mercedes vende um E 20 mil euros mais caro que um C6 em igual equipamento é óbvio que pode mostrar mais coisas e mais opções. Se a Citroen quisesse também venderia um carro de 100 ou 150 mil euros e com todas as coisas que um carro desse preço pode ter mas se já existe muito cepticismo em torno de carros da marca de 75/80 mil euros imagina em 150 mil!

                    Por exemplo as elaboradas forras das portas de um classe S são feitas em França pela Faurecia que pertence à PSA em grande parte.

                    Alias temos 6 Citroen GT que custam a modica quantia de 2 milhões de euros cada, faz sentido dizer que o C6 é o que a marca sabe fazer melhor?

                    E os concept cars muito mais avançados tecnologicamente que um classe S e etc praticamente todas as marcas o fazem e aqui sim já se pode dizer que é o estado da arte do design e da tecnologia e é o que está ao alcance das marcas que mesmo nisso dependem de fabricantes externos e das suas tecnologias.
                    Editado pela última vez por Cagi; 23 November 2009, 07:23.

                    Comentário


                      #11
                      Existem inúmeras marcas nas mesma situações, mesmo a Jaguar, Volvo com imagens de gama alta e modelos lançados à pouco não vendem como as 3 alemãs.

                      A imagem de carros caros é compatível com a vontade de mostrar ostentação, e neste momento as alemãs são as que estão associadas a isso.

                      Hoje vive-se no estigma pró alemão e na moda dos carros alemães dessas gamas, os outros podem lançar carros equivalentes que a multidão já esta com a cabeça feita e já são tantos carros dessas marcas na rua que quando as pessoas pensam em adquirir algo nem se lembram dos outros.

                      Resta saber até quando a moda se mantêm, lembro-me que à uns anos não era bem assim e por exemplo os italianos estavam bem fortes.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post
                        O meu "voto" vai para o belíssimo Alfa 166. Um carro consensualmente bonito, com espírito Alfa, mas que falhou por razões que eu não entendo. Claro que não tinha fiabilidade de um S5 ou E, mas os Alfas sempre foram carros de paixão e o 166 é um Alfa em todos os sentidos.
                        Em que é que um ALFA 166 não é fiavel ?


                        Para mim o problema do 166 residiu na época em que apareceu : " Dar 50.000€ por um ALFA ??!?!? "

                        Eu acho que valia o dinheiro, mas só na altura do 159 é que se começou a aceitar e interiorizar que a ALFA ROMEO é mais que "um carro de plasticos duvidosos que dá problema electricos, gasta muito e desafina carburadores... "

                        E mesmo assim ainda ha quem diga isso...

                        Comentário


                          #13
                          Desafinar carboradores já não dizem pk já não se fabricam alfas com carboradores há muitos anos...

                          Comentário


                            #14
                            Quando alguém constrói um aborto, não podem depois ficar á espera que seja um sucesso de vendas, mesmo quando este é o topo da gama.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Quando alguém constrói um aborto, não podem depois ficar á espera que seja um sucesso de vendas, mesmo quando este é o topo da gama.


                              Isso é um aborto?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post


                                Isso é um aborto?
                                Esse não será um aborto mas é certamente um enorme disparate.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                  Esse não será um aborto mas é certamente um enorme disparate.
                                  Ai tens um belo exemplo de como nem todas as marcas devem ter topos de gama

                                  Esse carro, se saísse com o símbolo Audi, a historia hoje seria muito diferente.

                                  Isto de as marcas funcionarem autonomamente e não em grupo dá resultados destes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Topinho de gama

                                    Comentário


                                      #19
                                      O 607 até acho que vendeu bem.
                                      Eu falo por mim. A maior parte destes carros perde bastante pelo facto de ser tracção dianteira.
                                      Por exemplo, para mim neste tipo de carros é uma condição que não dispenso, pode ser só uma tara, mas gosto mais de carros de tracção traseira.
                                      Especificamente falado do Alfa 166, carro do qual eu gostava muito até ter conhecido o carro mais de perto, é um carro que me desiludiu bastante pela fraca qualidade dos materiais e montagem quando comparado com a BMW ou a MB (por exemplo). Outra coisa de que não gostei foi a posição de condução. Os bancos (eléctricos) mesmo na posição mais baixa vamos sempre muito altos.

                                      Comentário


                                        #20

                                        Comentário


                                          #21
                                          jaguar xj

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JoaoBen Ver Post
                                            Desafinar carboradores já não dizem pk já não se fabricam alfas com carboradores há muitos anos...
                                            Jura?!?!?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JoaoBen Ver Post
                                              Desafinar carboradores já não dizem pk já não se fabricam alfas com carboradores há muitos anos...
                                              Eu diria mesmo mais: nunca se fabricaram Alfas com carboradores!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Um topo de gama que não está a ter muito sucesso é o DBS, não se vêem muitos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citroen c6

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acho que se tem que separar um pouco as "águas" neste tópico. Há que ver este tema, interessante sem dúvida, num aspecto de mercado internacional ou europeu e o mercado nacional.
                                                    No contexto do mercado nacional, é muito simples, com o preço que as viaturas do segmento E e acima assumem no nosso país, é natural que os consumidores optem pelos mais "tradicionais" lideres do segmento. É q a desvalorização é grande, e se compararem o valor de retoma de um classe E e um 607, claramente vão ver q a diferença de preço não se esbateu com os anos. O 607 creio que foi até na Europa, Portugal incluido, o segmento E "não germânico" a vender mais quando saíu.

                                                    Se pensarmos num contexto mundial ou pelo menos europeu, temos que pensar que o preço de um 607 e um C6 em Espanha, não têm o mesmo preço que em Portugal, e até por nesses mercados terem versões mais pobres em equipamento, torna-os muitas vezes adversários de carros de segmentos inferiores, conseguindo assim melhores vendas. Um topo de gama das marcas francesas vende bem na França e mercados limitrofes, lembram-se do Safrane e do 25? Do Máxima?
                                                    Curioso é que as marcas mais generalistas, seguiram lógicas diferentes. A renault e o C6( já havia histórico na marca), embarcaram por lógicas diferentes, assumiram que quem quer um topo de gama tradicional vai para os alemães, e assim sendo optaram por fazer coisas diferentes. Curiosamente o 607 vendeu bem, e não optou por esta via! O Thesis não me parece que tenha ido pela via da diferenciação, e desde o inicio foi considerado o carro "de estado" do grupo, o que aliás ficou comprovado pela sua utilização como carro do Berlusconi e presidente do grupo há altura. O seu reinado foi apenas interrompido pela última geração do "Quatro portas" da Maserati. O 166 assim como os topos de gama AR passados, sempre apostaram numa clientela diferente, específica, e sempre sendo uma interpretação italiana de um topo de gama alemão, sempre com dinâmica apurada e grandes prestações. O 164 foi para mim o expoente máximo desta filosofia.
                                                    Não ser esqueçam que neste segmento de mercado entram também alguns palyers com vendas muito importantes na Europa e EUA, como a Volvo, a SAAB e a Jaguar. Que sem serem líderes, assumem-se como uma boa alternativa para quem não quer ser mais um com um S5 ou um E cinzento. Uma última palavra para o Phaeton, que fica passa este segmento, e tenta ir ao segmento acima. É para mim um exemplo da teimosia do presidente da VAG na altura. Um carro de qualidade, com pormenores de Engenharia fabulosos, motores de topo e um equipamento fabuloso. Teve a má ideia de o fazer sair com um "badge" Volkswagen.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A meu ver existem situações no mercado que já nem podemos explicar que não tenham tanto sucesso apenas porque são marcas generalistas.

                                                      Basta ver o fosso de vendas entre as 3 alemãs e as outras marcas mesmo Premium.

                                                      O problema é o estigma que se associou à Mercedes, BMW, Audi e toda a gente quer essas marcas, e é como a bola de neve, esta moda começou e isso originou o que se vê actualmente.

                                                      No segmento E existem muitos concorrentes e muitos de marcas Premium que vendem menos ou venderam menos que modelos de marcas generalistas Generalistas.

                                                      O que se passa é que o preconceito de mercado e a sua viciação criam uma bolha em torno das 3 alemãs, devido ao estatuto que apresentam facilmente atraem emoção nas pessoas e depois vem a parte racional que mesmo quem não percebe nada sabe que é dizem que é bom e desvaloriza pouco.

                                                      Por exemplo uma Jaguar, Volvo? São bons mas desvalorizam mais em percentagem.

                                                      Para finalizar já viram a quantidade de ocorrências de fotos e publicidade gratuita que existe nas revistas às 3 alemãs? dizem que é o que o publico quer mas não é bem assim pois parece que só existem as alemãs e aquilo acaba por criar um padrão nas pessoas e no fim torna o mercado tendencioso.

                                                      Por exemplo se mostrassem com tanta frequência o Jaguar e dessem a conhecer mais do carro alem de associarem títulos de chamar atenção como fazem com os alemães até apostava que o carro teria mais vendas.

                                                      É preciso ver que muita gente apenas vê a capa e o que comem na capa fica-lhe na cabeça, se estão sempre a ver as mesmas marcas e modelos ainda por cima com títulos gabarolas é normal criarem uma base tendenciosa geral pois as pessoas gostam disso, de carros gabados ou marcas gabadas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        ^ Bingo! Post do dia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Estamos aqui a confundir muita coisa...

                                                          O 607 é o único representante ainda à venda que chegou a viver nos últimos anos em que havia algum mercado para o segmento E não germânico/sueco/inglês.

                                                          As vendas no seu primeiro triénio (1999-2001) podem parecer um relativo sucesso mas exclusivamente quando se compara com...o que actualmente acontece para qualquer representante francês (incluindo o próprio!) ou italiano na categoria.

                                                          Repare-se que o Renault Safrane que deixou o mercado em 2000, tinha vendas equivalentes (pouco inferiores) na mesma altura, sendo um projecto de 92!

                                                          Aliás, já no período 2002-2004 o 607 sofreu imenso com a chegada do VelSatis, particularmente no mercado francês. Nem foi preciso perder para os alemães (isso todos eles já tinham perdido ao longo de toda a década de 90, numa hemorragia contínua)...perdeu para os próprios outsiders recém-chegados.

                                                          Depois, o VelSatis deixou simplesmente de vender e o 607 ficou sozinho nesse nicho dado o também flop do Thesis e a antiguidade do 166.

                                                          Ou seja, o que aconteceu à carreira comercial do 607 acabou por ser o reflexo do que aconteceu a todos os outsiders com a vantagem que o preço inferior ter permitido uma estabilidade de vendas dentro da quase não-existência comercial.

                                                          Veja-se que o C6 o suplantou ligeiramente nos primeiros tempos de comercialização (tal como o VelSatis o havia feito), mas tal como o VelSatis, sucumbiu após efeito novidade e neste momento até vende ligeiramente menos que o 607.

                                                          O que se pode objectivar na carreira comercial do 607 não é um semi-sucesso, mas exclusivamente uma estabilidade dentro de vendas residuais.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pelo menos em Portugal, este não teve grande volume de vendas:

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X