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Estará a diluir-se a linha que separa os generalistas dos Premium?

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    Estará a diluir-se a linha que separa os generalistas dos Premium?

    Os carros das marcas generalistas que concorrem nos mesmos segmentos que os seus concorrentes VIPs sofreram um aumento de qualidade estética, de construção, de motores, de segurança e de tecnologia que não deixaram ninguém indiferente.

    Por forma a cativarem os clientes, estas marcas oferecem de série muito equipamento que nas Premium é pago como opcionais. Nota-se um enorme esforço das chamadas Premium em cativar compradores, visto muitos desviarem-se para as generalistas.
    Eu próprio tenho amigos que desistiram de uma compra mais avultada optando por uma escolha generalista dizendo que não se justificava a diferença de preços.

    Será que se justifica a diferença de preços entre as marcas generalistas e as Premium?
    E estará a diluir-se a linha que separa os generalistas dos Premium?

    #2
    Eu pessoalmente prefiro uma Insignia toda equipada, ou uma Mondeo ou uma C5 a uma A4 ou série 3 que são mais caras, trazem menos gadgets e "são" de um segmento inferior em termos de espaço e conforto.

    Já sei que vou levar porrada dos especialistas, mas é a minha opinião...

    Comentário


      #3
      Eu vejo as coisas assim:

      Seat Leon vs Golf V vs Audi A3

      Será que a linha que os separa é assim tão ténue?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por chicoslb Ver Post
        Eu pessoalmente prefiro uma Insignia toda equipada, ou uma Mondeo ou uma C5 a uma A4 ou série 3 que são mais caras, trazem menos gadgets e "são" de um segmento inferior em termos de espaço e conforto.

        Já sei que vou levar porrada dos especialistas, mas é a minha opinião...
        Por isso é que tem tanto valor; por ser a tua opinião e não a dos outros.

        Também comungo um pouco dela. Mas a "procissão ainda vai no adro" e muito há a discutir acerca desta polémica cada vez mais actual na hora da compra.

        Comentário


          #5
          Cada um sabe de si! Por isso é que não andamos todos com os mesmos carros e da mesma cor.

          Eu tenho uma serie 3 e adoro. Mas também devo ser tolinho! lol

          Sinceramente acho que todas as marcas são generalistas... porque todas querem vender, nem toda a gente pode é comprar.

          Enfim... mais um tópico para a conversa da treta. Faço votos para que haja massa e cada um compre o que goste!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por hal Ver Post
            Cada um sabe de si! Por isso é que não andamos todos com os mesmos carros e da mesma cor.

            Eu tenho uma serie 3 e adoro. Mas também devo ser tolinho! lol

            Sinceramente acho que todas as marcas são generalistas... porque todas querem vender, nem toda a gente pode é comprar.

            Enfim... mais um tópico para a conversa da treta. Faço votos para que haja massa e cada um compre o que goste!

            Eu gosto da Audi e da BMW, atenção. Acho é que são estupidamente caras para aquilo que oferecem comparando com propostas das chamadas generalistas.

            Comentário


              #7
              A mesma resposta para as duas questões:

              Em alguns casos sim.

              Agora vamos ver quantos chouriços se vão encher ao longo do tópico... pois esta opinião é muito subjectiva.

              Comentário


                #8
                Na minha cabeça, a única diferenciação que existe no mercado automóvel é, tão simplesmente, o preço.


                Não faço distinção entre generalista e premium, pois, para mim, todos competem com todos.

                Comentário


                  #9
                  Como isto vai dar molho, para tentar ser o mais objectivo possivel por isso vou comentar por pontos:

                  - Nos carros actuais, e falo apenas do segmento D, é um facto que hoje os carros das chamadas generalistas estão bem mais perto das chamadas premiuns;
                  - Parece-me que, no nosso país, a diferença de qualidade entre os dois, e o dinheiro que se paga por eles pode não o justificar para todos os clientes;
                  - Os premium, globalmente são melhores automóveis;
                  - Somos humanos, e a esmagadora maioria das pessoas quando confrontada com uma escolha em no seu orçamento cabem as duas hipóteses vão invariavelmente preferir as premiuns;
                  - As premiuns custam mais caro, mas têm melhores valores de retoma;
                  - O equipamento n é tudo;
                  - Não sei que comichão faz Às pessoas os premiuns, eu assumo sem qualquer problema, que o emblema e imagem que ele transmite às pessoas também pesa na minha escolha em qualquer compra que faça em que isto tenha aplicação.

                  Comentário


                    #10
                    Este é, de facto, um tópico muito interessante e alvo de grande reflexão.
                    Numa perspectiva mais abrangente creio que uma coisa é evidente: as ditas marcas premium, são-no por algum motivo. Não quero com isto dizer que A seja melhor ou pior do que B, nada disso, apenas quero salientar que há, de facto, uma diferença qualitativa nos produtos das marcas automóveis.

                    Vou dar um exemplo bastante simples, espero que seja bem incompreensível:

                    Carro A: Citroen C5

                    Carro B: BMW S3

                    É óbvio que se consegue o carro A, com todos os equipamentos e luxos que o carro B não tem, por um preço bem inferior ao do carro B. Podemos até ter equipar o carro A com coisas que o carro B não tem, nem como opcional.

                    A diferença reside no lugar do produto na mente do consumidor e essencialmente nos desejos desse mesmo consumidor.

                    Sendo que isto já é subjectivo, há uma magia em B que o A não consegue igualar.


                    EDIT: Há também hoje em dia uma forte necessidade de afirmação por parte do ser humano, o que também pode explicar que a escolha recaia sobre carros ditos premium.
                    Editado pela última vez por ; 01 December 2009, 21:44.

                    Comentário


                      #11
                      A diferença reside no lugar do produto na mente do consumidor e essencialmente nos desejos desse mesmo consumidor.
                      Acho que esta frase resume avassaladoramente a questão.

                      Respondendo ao tópico direi que, se fosse possível, ainda que em teoria, conduzir de olhos tapados e ao mesmo tempo fosse perguntado aos condutores de que carro e marca se tratava não tenho dúvidas de que haveriam muitas surpresas.

                      Na prática, se houvesse um simulador que recriasse características típicas de vários modelos também não tenho dúvidas de que muitos em algumas recriações garantiriam estar "dentro de um premium" quando a máquina simulasse um modelo de uma marca "menor"...

                      Desde pequenino que ouço dizer que "a mania é pior que a doença"!...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                        Eu vejo as coisas assim:

                        Seat Leon vs Golf V vs Audi A3

                        Será que a linha que os separa é assim tão ténue?

                        Quanto ao Golf não me pronuncio, porque apenas tive um breve contacto.

                        Em relação ao Leon e ao A3, as diferenças notam-se bem. O A3 tem um pisar bastante melhor (não precisava de sacrificar tanto o conforto para ter um bom comportamento) e um interior superior. Haverá outras questões onde pode ser melhor, mas não são tão perceptíveis.

                        Agora, a pergunta que se impõe é, invariavelmente, se se justifica a diferença de preços entre ambos.

                        Comentário


                          #13
                          Há generalistas premium e não-premium.
                          Generalistas são marcas que têm ofertas em vários segmentos.
                          Especialistas são as que se dedicam a um segmento em particular.

                          Imagino que a questão seja se existe uma diluição das diferenças entre
                          premium e não-premium.

                          Sim. A linha esbate-se.

                          Por duas razões:

                          1.
                          As marcas não-premium oferecem cada vez mais as mesmas "mordomias"
                          das marcas premium.

                          2.
                          As marcas premium estão a baixar o seu segmento de entrada. Antigamente
                          apenas ofereciam familiares pequenos, e agora já vão aos utilitários, e se
                          considerarmos o SMART como sendo MERCEDES, até chegam aos citadinos.

                          Mas penso que a distinção continuará a existir noutros pontos, como o
                          serviço prestado... o que, obviamente, implica também uma distinção no
                          preço...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                            Este é, de facto, um tópico muito interessante e alvo de grande reflexão.
                            Numa perspectiva mais abrangente creio que uma coisa é evidente: as ditas marcas premium, são-no por algum motivo. Não quero com isto dizer que A seja melhor ou pior do que B, nada disso, apenas quero salientar que há, de facto, uma diferença qualitativa nos produtos das marcas automóveis.

                            Vou dar um exemplo bastante simples, espero que seja bem incompreensível:

                            Carro A: Citroen C5

                            Carro B: BMW S3

                            É óbvio que se consegue o carro A, com todos os equipamentos e luxos que o carro B não tem, por um preço bem inferior ao do carro B. Podemos até ter equipar o carro A com coisas que o carro B não tem, nem como opcional.

                            A diferença reside no lugar do produto na mente do consumidor e essencialmente nos desejos desse mesmo consumidor.

                            Sendo que isto já é subjectivo, há uma magia em B que o A não consegue igualar.


                            EDIT: Há também hoje em dia uma forte necessidade de afirmação por parte do ser humano, o que também pode explicar que a escolha recaia sobre carros ditos premium.
                            1º Bold, n há magia nenhuma.

                            2º Bold, Hoje? Sempre houve meu caro, desde que existimos.


                            E marcas de roupa? Será que já são assim tão esquisitos? E relógios? E telemoveis? Etc, etc, etc.

                            Comentário


                              #15
                              Isto vai do pensamento de cada um, se pensarmos bem há marcas premium que são bem mais generalistas que as não premium, um exemplo é a Mercedes, que tem de tudo um pouco!

                              Mas isto é como tudo, a imagem que a marca fez transparecer ao longo da sua existençia tem muito peso, se habituou o conssumidor a bons produtos, superiores aos concorrentes é natural que quem pode (e por vezes quem não pode) vá atras dessa marca, do seu produto.

                              Hoje em dia as marcas não premium já consseguem oferecer o mesmo ou ainda mais por um preço inferior, mas lá esta não tem a mesma imagem que neste caso uma premium falta-lhes a "fama".

                              Muitas vezes as premium fazem grandes borradas mas mesmo assim vendem sempre devido ao peso da imagem, um exemplo é o mercedes classe C (não é nenhuma borrada não penssem) mas tem um preço muito alto para o que ofereçe, mas mesmo assim vende que se farta.

                              É assim o mundo. Meu amigo

                              Comentário


                                #16
                                Este tópico entre um pouco de acordo com um tópico "semelhante" que por aí anda Topos de Gama incompreendidos isto porque sempre houve várias tentivas de certas marcas mais "generalistas" tentaram provar que conseguem fazer bons carros, ou seja, os ditos premium.

                                Claro que um marca sempre vários protocolos ou esteriotipos que vinculam o seu tipo, e que por muito que tenha melhorado ou que tentam igualar os "premium" não conseguem o ser.


                                Exemplo que faz virar muitas caras e é o que posso comentar com mais pormenor. O Opel Insignia neste momento é um carro que faz virar muitos olhos e que muita gente tirar lá o símbolo da Opel pensa que é de outra marca e certamente era apelidado de "premium", apesar de depois falhar em pormenores secalhar não muito importantes mas que fazem um pouco a diferença, o banco do pendura não tem regulação lombar nem de altura. O motor é um pouco ruidoso, mas tirando isso nada a apontar, a n ser o fosso abaixo das 1750-2000rpm.

                                Mas isso não faz com que ele deixe de ser um bom produto e secalhar um belo value for money em muitos aspectos, mas para um premium já estava a falhar em alguns aspectos.
                                Mas em contra-partida pode ter vários aspectos melhores do que um premum.

                                E com isto quero deduzir que muitas das vezes o premium é premium por o que simboliza mentalmente ou pelo que as pessoas pensam que vai simbolizar ter um carro só pela sonância do seu nome ou pela "beleza" do seu simbolo.

                                Todo o carro tem os seus prós e contras, e por vezes nota-se o aumentado de qualidade mas esse aumento não é justificado pelo preço, a relação preço-qualidade não é a melhor, mas não deixa de ser melhor, apenas não é "rentável".

                                Comentário


                                  #17
                                  Uma pergunta que também pode ser feita é se o Premium existe nos carros e marcas ou estará só na cabeça das pessoas???

                                  Comentário


                                    #18
                                    Premium existe.
                                    Como já disse noutro local, vejo bem Premiuns nos exemplos:
                                    Lexus (Toyota)
                                    Audi (VW)
                                    Lancia (FIAT)
                                    Por serem produtos baseados na casa mãe que acrescentam uma série de pormenores e características diferenciadoras.

                                    Algumas características são típicas das marcas.
                                    Na Mercedes por exemplo sempre optaram por uma brecagem fora do normal, assim como durante muito tempo as direcções eram por esferas e não por pinhão e cremalheira como em quase todos os carros.
                                    Melhor ou pior? Não interessa, era característica intrínseca de Mercedes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post

                                      (...)

                                      Será que se justifica a diferença de preços entre as marcas generalistas e as Premium?

                                      E estará a diluir-se a linha que separa os generalistas dos Premium?
                                      Resposta que o mercado dá, ou seja se existe uma politica de preços totalmente diferenciada entre marcas mesmo em segmentos onde concorrem directamente com os seus respectivos modelos, é porque existe de facto consumidores dispostos a pagar a diferença entre preços, pelo que factor em concreto, subjectivo cada potencial cliente da marca terá o seu em particular.

                                      Na linha de diferenciação, pode-se aplicar quer na aproximação ou afastamento conforme o item em observação por exemplo mecânicas, prazos de garantia dados, atendimento pós-compra, materiais utilizados na construção do modelo, imagem, etc, etc, este estudo ou análise de mercado de oferta passa-se em todas as áreas de negócio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Na minha cabeça, a única diferenciação que existe no mercado automóvel é, tão simplesmente, o preço.


                                        Não faço distinção entre generalista e premium, pois, para mim, todos competem com todos.
                                        Apesar de ter uma componente de gestão e marketing associada, o preço de um produto em última análise reflete a qualidade do mesmo perante os outros produtos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                          Premium existe.
                                          Como já disse noutro local, vejo bem Premiuns nos exemplos:
                                          Lexus (Toyota)
                                          Audi (VW)
                                          Lancia (FIAT)
                                          Por serem produtos baseados na casa mãe que acrescentam uma série de pormenores e características diferenciadoras.

                                          Algumas características são típicas das marcas.
                                          Na Mercedes por exemplo sempre optaram por uma brecagem fora do normal, assim como durante muito tempo as direcções eram por esferas e não por pinhão e cremalheira como em quase todos os carros.
                                          Melhor ou pior? Não interessa, era característica intrínseca de Mercedes.
                                          O conceito "premium" (não estou a falar de luxo, nem desportivos, que isso já é outra loiça...) que em grande medida, já foi dito, está apenas na cabeça das pessoas, inclui, na minha perspectiva e sem ordem em especial:

                                          BMW
                                          Mercedes
                                          Audi
                                          Lexus
                                          VW
                                          Jaguar

                                          Não se incluem nesse "conceito" quaisquer marcas francesas ou italianas.

                                          Para lá caminham, sem ordem especial e mais existem...:

                                          Alfaromeo
                                          Ford
                                          Opel
                                          Renault
                                          Seat
                                          Citröen
                                          Skoda
                                          ...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                            O conceito "premium" (não estou a falar de luxo, nem desportivos, que isso já é outra loiça...) que em grande medida, já foi dito, está apenas na cabeça das pessoas, inclui, na minha perspectiva e sem ordem em especial:

                                            BMW
                                            Mercedes
                                            Audi
                                            Lexus
                                            VW
                                            Jaguar

                                            Não se incluem nesse "conceito" quaisquer marcas francesas ou italianas.

                                            Para lá caminham, sem ordem especial e mais existem...:

                                            Alfaromeo
                                            Ford
                                            Opel
                                            Renault
                                            Seat
                                            Citröen
                                            Skoda
                                            ...

                                            A VW não é PREMIUM.
                                            A ALFA ROMEO é PREMIUM.

                                            Para ter um VW basta ter o suficiente para comprar um FOX...

                                            Executive car - Wikipedia, the free encyclopedia
                                            «(...) premium cars such as Alfa Romeo 159, Audi A4, BMW 3 Series, Mercedes-Benz C-Class, Saab 9-3, and Volvo S60 are sometimes referred to as compact executive cars in the United Kingdom [1][2], reflecting their status, equipment amount, materials used and relative size compared to mainstream large family cars and regular executive cars. (...)»

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por chicoslb Ver Post
                                              Eu pessoalmente prefiro uma Insignia toda equipada, ou uma Mondeo ou uma C5 a uma A4 ou série 3 que são mais caras, trazem menos gadgets e "são" de um segmento inferior em termos de espaço e conforto.

                                              Já sei que vou levar porrada dos especialistas, mas é a minha opinião...
                                              Sem dúvida alguma que esses (mais o Insignia que o C5), já atingiram o seu objectivo, que é a serem uma hipótese bem credível às marcas ditas mais premium (audi, bmw e mercedes).
                                              E isso deve-se a quê? quanto a mim à apresentação de um formato que os identifica como robustos, elegantes e um desenho bem actual e algo inovador sem entrar em grandes abusos estilísticos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mas a questão é esta para eu comprar algo que se assemelhe a uma C5 ou Mondeo ou 407 ou Accord, tenho que comprar uma S5 ou uma A6

                                                Comprar uma A4, uma V50 (do mm tamanho q uma Focus) ou uma S3 é comprar algo mais caro, com menos equipamento e que só tem lá o simbolo

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  A VW não é PREMIUM.
                                                  A ALFA ROMEO é PREMIUM.

                                                  Para ter um VW basta ter o suficiente para comprar um FOX...

                                                  Executive car - Wikipedia, the free encyclopedia

                                                  «(...) premium cars such as Alfa Romeo 159, Audi A4, BMW 3 Series, Mercedes-Benz C-Class, Saab 9-3, and Volvo S60 are sometimes referred to as compact executive cars in the United Kingdom [1][2], reflecting their status, equipment amount, materials used and relative size compared to mainstream large family cars and regular executive cars. (...)»
                                                  Na Mercedes-Benz, existe a linha comercial há muito na marca, há relativamente pouco tempo era possível adquirir novo um Audi A2 por um preço acessível mesmo que acima da média praticada no segmento B, a diferença justifica-se neste caso pela qualidade do produto, neste ponto (qualidade) é que se deve centrar a atenção dada ao produto e seu peso no preço final.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                      O conceito "premium" (não estou a falar de luxo, nem desportivos, que isso já é outra loiça...) que em grande medida, já foi dito, está apenas na cabeça das pessoas, inclui, na minha perspectiva e sem ordem em especial:

                                                      BMW
                                                      Mercedes
                                                      Audi
                                                      Lexus
                                                      VW
                                                      Jaguar

                                                      Não se incluem nesse "conceito" quaisquer marcas francesas ou italianas.

                                                      Para lá caminham, sem ordem especial e mais existem...:

                                                      Alfaromeo
                                                      Ford
                                                      Opel
                                                      Renault
                                                      Seat
                                                      Citröen
                                                      Skoda
                                                      ...

                                                      (Existe um tópico ali ao lado que fala sobre a questão).

                                                      VW Premium? Isso é o melhor exemplo do mundo do que é um carro normal e generalista por excelência.

                                                      Definitivamente em Portugal a palavra Premium é confundida com Alemão.

                                                      A Audi é a marca Premium da VW
                                                      A Lancia da FIAT
                                                      Isto é óbvio.

                                                      Quanto mais Skoda ou SEAT Premium. Então o que era a Audi?
                                                      Editado pela última vez por gtabarth; 02 December 2009, 00:56.

                                                      Comentário


                                                        #28
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                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                          Na Mercedes-Benz, existe a linha comercial há muito na marca, há relativamente pouco tempo era possível adquirir novo um Audi A2 por um preço acessível mesmo que acima da média praticada no segmento B, a diferença justifica-se neste caso pela qualidade do produto, neste ponto (qualidade) é que se deve centrar a atenção dada ao produto e seu peso no preço final.
                                                          Essa da qualidade só me dá vontade de rir.

                                                          Uma empresa pode fazer coletes salva-vidas em cimento, e obter
                                                          certificação de qualidade. No entanto, os coletes não salvam a vida de
                                                          ninguém, antes pelo contrário, levam as pessoas ao fundo.

                                                          Quando se fala em qualidade dos materiais nos carros só me dá vontade de
                                                          rir, porque ouvem-se expressões como «os plásticos são agradáveis ao
                                                          toque» e diz-se que têm "qualidade".
                                                          Nada poderia ser mais ridículo, porque essa agradabilidade ao toque pode
                                                          ser dada por plásticos que se partem/degradam ao fim de 3 anos num carro
                                                          que não dorme em garagem.
                                                          Ou seja, muito agradáveis, mas de muito fraca qualidade (sem aspas).

                                                          A subjectividade da qualidade é tal que se dizem de grande "qualidade"
                                                          carros que acabam por ter vidros eléctricos sempre avariados em vários
                                                          modelos do grupo, e com tempos de espera de reparação incomportáveis,
                                                          dado a afluência de tantos veículos para a mesma reparação.

                                                          O destaque do "materials used" refere-se ao TIPO de materiais usados,
                                                          e não a uma "qualidade" subjectiva que hipoteticamente distinguiria um
                                                          único tipo de material como é o plástico. Estamos a falar de serem usados
                                                          ou não materiais nobres como a madeira e a pele, por exemplo.

                                                          Quanto a comerciais, não faz sentido, porque também os comerciais da
                                                          MERCEDES são PREMIUM. Ou será que um comercial da MERCEDES tem
                                                          a mesma classe de preço que um comercial da TATA?...

                                                          Quanto ao A2, vem na linha do que eu disse mais acima:

                                                          http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1063249936
                                                          «(...)
                                                          2.
                                                          As marcas premium estão a baixar o seu segmento de entrada. Antigamente
                                                          apenas ofereciam familiares pequenos, e agora já vão aos utilitários, e se
                                                          considerarmos o SMART como sendo MERCEDES, até chegam aos citadinos. (...)»

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Olha lá "Turbo", por maior avanço de técnicas e ciências de produção e produtividade é sempre mais complicado conseguir o mesmo preço (custo) de uma máquina ou produto na Alemanha ou Suiça do que em Espanha por exemplo; logo um carro Alemão tem sempre mais dificuldade em apresentar o mesmo preço baixo.
                                                            Nem estou a ir para Chinas e Índias.

                                                            Nota: que eu saiba todos os VW Polos, Opel Corsa e Ford Fiesta... por acaso até são Espanhóis.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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