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    [Test-drive] Mercedes R320 cdi

    Para começar, gosto deles pequeninos e leves.

    E nada melhor que ter uma experiência no outro extremo da escala, ao pôr as mãos num classe R.

    O meu carrinho habitual é um pequeno e ágil Mx5 (1ª geração), muito básico, apenas com o essencial, apesar de isso não ser impedimento a que o rasteirinho seja um das experiências de condução mais divertidas que possa haver, mesmo sendo um carro lento.

    Nada serve melhor de contraste, do que experimentar um dos mastodontes dos nossos dias.
    v6, diesel, caixa automática, 2.3t, 4wd, mais de 5 metros de comprido e 3m de distância entre-eixos, e um interior equipado com todas as mordomias possiveis e imaginárias.

    ALém disso, esta unidade vinha equipada com pack AMG, o que incluia generosas rodas 265/40 e 21polegadas. BESTA!
    O Mx5 traz 185/65 14"!

    Claro que não são carros comparáveis, mas é interessante ver a abrangência do que pode ser o automovel.

    Tenho tido contactos recorrentes com o R320, mas como pendura, e sem dúvida, do ponto de vista do passageiro é um óptimo companheiro de viagem.
    O mau aproveitamento de espaço deste gigante, permite que as 2 solitárias poltronas da 2ª fila garantam "resmas" de espaço para os seus ocupantes.

    Efectuei um par de viagens nelas, tanto para o norte como o sul do país, e é melhor que viajar em executiva. Cadeiras bastante confortáveis, espaço a rodos, permitindo esticar as pernas, espreguiçar, etc, e com a saída de ventilação ao centro a permitir ter uma zona de conforto distinta da que se tem na frente.

    O conforto é apenas prejudicado pelo package AMG e as giganormes jantes de 21.
    Então quando o asfalto deixa de ser em alcatrão e passa aquelas coisas em cimento, o ruido dos largos pneus 265 é imenso, e as irregularidades revelam a "secura" das suspensão. Claramente um caso de roda a mais.

    Isto tudo do ponto de vista do passageiro.

    Mas neste fim de semana que passou, pude fazer uma apreciação do lugar do condutor.
    Infelizmente, não deu para ser um contacto mais prolongado, como desejaria, porque o tempo realmente tava uma bosta, com muita chuva, o que me impedia de explorar mais convenientemente o carro num número mais diversificado de cenários, mas, também graçs ao tempo chuvoso, deu para sentir, o que imagino que outros condutores de mastodontes devem sentir ao volante.

    Uma estranha sensação de invulnebarilidade.
    Mas já lá vamos.

    O contacto imediato com um carro destes, quando estamos habituados a andar com o rabo no chão pode ser intimidante, mas é sensaçaõ que dura apenas um minuto.

    E o que mais impressionou desde logo foi a facilidade do acto de conduzir algo como este gigante.
    A direcção é leve (e sem feel), mas parece fazer do carro mais pequeno e leve do que realmente é.

    A caixa automática (nunca tinha experimentado nenhuma) é realmente um descanso no pára-arranca, apesar de que quando queremos um pouco mais de gozo, revelar as suas limitações.
    Calcar o acelarador com determinação, não temos resposta imediata, há que esperar 1, 2 segundos até o cérebrozinho da caixa entender que me quero pôr a andar... e bem.
    E, caso queiramos apenas aumentar um pouco a velocidade a que vamos, pressionando apenas um pouco mais o acelarador, não obtemos resposta.
    Temos que ser um pouco mais brutos, do que aquilo a que estou habituado (velhinhos acelarador com cabo e caixa manual)

    Uma questão de hábito, talvez.
    Do pouco que deu para explorar o motor, permitiu destacar duas coisas.
    Como parece fazer troça das 2.3t do corpo que carrega, com pujança assinalável, da mesma forma como a experiência audio em o fazer é desagradável.
    Força não lhe falta, mas o ruido que emana, bem... deve ser bom no meio dos outro diesel.

    Não vou falar em dinâmica, porque não deu propriamente para explorar tal coisa, mas, é carrinho para permitir ritmos apressados, com excelente tracção (sendo 4wd e com pneus daquela largura espantaria-me se não fosse), dando sempre sensação de ter grip de reserva.

    Conduzi-o sempre em piso molhado, e o facto de estarmos dentro de algo imenso, em posição mais alta que o normal, e aquela sensação que vamos agarrados que nem uma lapa, dá sem dúvida uma óptima sensação de segurança, quase de invulnebarilidade.

    No meio do trânsito só apetece gritar para o gajo da frente que vai com muito mais cuidado do que tu.... "Sai da frente, homem pequenino, ou passo-te a ferro!" ou então, "worms, meet your doom, MWAHAHAH" ou ainda dar uma de CARMAGEDON.

    Brincadeiras À parte, o facto é que a sensação de estarmos num casulo isolado do exterior é ominpresente.

    Tramado foi estacionar o bacamarte, principalmente na rua onde moro, que é algo estreitinha e que me mostrou eficazmente o conceito de "raio de viragem"

    Bem, de resto, qualidades tipicas que associamos a um Mercedes, como qualidade a um bom nivel, mas não excepcional, pormenores decorativos, como os apliques em madeira de gosto duvidos, visibilidade no geral boa, com os pilares A a não serem demasiado intrusivos e os retrovisores a darem boa conta do recado, boa posição de condução, cadeiras excelentes, óptimo sistema de som, conforto a bom nivel (apesar das rodas de 21).

    O motor é um pouco "áspero" e a caixa hesitante (para quem está habituado a outras andanças), mas o objectivo do R passa por fazer travessias transcontinentais, de preferência por AE.

    Permite velocidades de cruzeiro altas, sem que os passageiros sejam incomodados por isso, com os valores de ruido contidos no geral.

    ------------------------------------

    Apesar de no geral me ter impressionado, sobretudo pela facilidade de condução de um carro "generoso", ainda assim continuo a condenar este carro, num ponto de vista mais conceptual.

    Leva um pouco para aquela discussão que se gerava no tópico do carro do ano, comparando o Polo com o iQ

    Fazer um carro com qualidade, conforto e espaçoso e com boas caracteristicas estradistas não deve ser dificil.

    O R falha a um nivel mais conceptual.
    Mais de 5 metros e 2.3t para levar 6 passageiros (com prejudicio da bagageira), torna-o num carro bastante ineficiente do ponto de vista de packaging.
    Recentemente, mostrou mesmo isso, com o R a ter lotação esgotada, sendo obrigado a usar uma box no tejadilho para que a totalidade da bagagem fosse transportada.
    A abordagem a este "crossover" não foi a mais correcta, pois não resolveram nenhum problema ou responderam a alguma questão.
    Tudo foi respondido de uma forma aditiva. Fossem centimetros ou hardware, transformando-o apenas e só num grande desperdicio de recursos.

    A Mercedes já provou que é capaz de descortinar os "mistérios" do packaging, ao ter soluções mais inteligentes como o classe A na sua gama.
    Tendo em conta o carácter mais versátil que o R se propõe atingir, seria mais fácil vender um conjunto de soluções de packaging, engenharia e design que permitissem algo mais compacto, leve e eficiente de diferentes pontos de vista.

    Uma verdadeira alternativa ao classe E station ou ao SUV ML.

    Questões como conforto, espaço ou qualidade não seriam postas em causa.

    FOi uma experiência interessante que espero vir a repetir, mas só ajudou a corroborar toda a parte teórica que era a opinião que tinha formado sobre este carro.

    Uma enorme oportunidade perdida!

    #2
    Grande post

    Sem dúvidas o Ré um grande carro e um carro grande, mas há 3 versões: 5, 6 e 7 lugares. Como podes prever, o de 5 tem uma mala mais generosa, tornando-se numa "sala" para 5 pessoas. Os outros têm uma mala menor. Claramente foi um carro sub-aproveitado em termos de espaço para a mala, mas, melhor que ter a bagagem confortável, é estarmos nós confortáveis

    Comentário


      #3
      -Excelente post!

      -Essa critica que fizeste à caixa automatica, concordo totalmente, e não, não é uma questão de habito.
      Aliás, com o habito torna-se mais irritante, se quisermos entrar depressa numa rotunda ou num cruzamento, chega a ser arriscado

      edit: Nao tenho um classe R, mas as vezes conduzo um merc a gasoleo de caixa auto

      Comentário


        #4
        Crash para moderador

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DerTeufel Ver Post
          -Excelente post!

          -Essa critica que fizeste à caixa automatica, concordo totalmente, e não, não é uma questão de habito.
          Aliás, com o habito torna-se mais irritante, se quisermos entrar depressa numa rotunda ou num cruzamento, chega a ser arriscado

          edit: Nao tenho um classe R, mas as vezes conduzo um merc a gasoleo de caixa auto
          Neste aspecto discordo.

          Já experimentei essa caixa e esse motor e não concordo.

          Aliás, a comparar com outras caixas que já experimentei esta é sem dúvida uma das melhores.

          A única critica que posso apontar é aquele momento de ela processar quando carregamos a fundo (nunca 1 ou 2 segundos como o crash disse), fora isso, acho a caixa muito boa.

          Crash parabéns pelo post. Muito elucidativo e muito bem escrito.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por momentos Ver Post
            Neste aspecto discordo.

            Já experimentei essa caixa e esse motor e não concordo.

            Aliás, a comparar com outras caixas que já experimentei esta é sem dúvida uma das melhores.

            A única critica que posso apontar é aquele momento de ela processar quando carregamos a fundo (nunca 1 ou 2 segundos como o crash disse), fora isso, acho a caixa muito boa.

            Crash parabéns pelo post. Muito elucidativo e muito bem escrito.
            Agradeço os cumprimentos tanto de ti como dos outros

            A questão da caixa...
            Claro que não estive com um cronómetro a ver quanto tempo demorava a "mexer-se".
            Mas era tempo a mais, para quem está habituado a respostas imediatas.
            A única comparação que posso fazer de algo semelhante, foi a conduzir um Stilo Abarth equipado com a Selespeed.
            O tempo de resposta entre seleccionar a velocidade na patilha, e até obter realmente uma resposta, se não era 1 segundo estava a bater lá à porta...

            No R, senti a mesma coisa.
            Não experimentei modo manual (trazia uns botoezinhos por detrás do volante), mas carregando no pedal a fundo, o tempo de resposta era semelhante ao do Stilo.

            Até deu para umas risadas à conta disso.
            Carregava no pedal da direita, e havia um momento de antecipação... preparação psicológica para a descarga de binário!

            Comentário


              #7
              Crash, é a versão normal ou a Longa? Na Longa já se consegue mais algum espaço de bagagem. Se tiver 6 lugares, sem apoio de braços na fila do meio, também vai ali uma ou duas malas...mas o carro procura mais dar espaço aos passageiros do que à bagagem...mas no mercado, com 6 lugares verdadeiros, quase nenhum oferece mais espaço para malas...e se juntarmos na equação o conforto e o espaço para passageiros, o R acaba por ser único (praticamente).

              Quanto ao som do motor, não é o V6 diesel mais interessante mas não está mal para um diesel.
              Jantes de 21 é que são um exagero no carro...só mesmo para a versão 63amg podem fazer sentido, de resto mesmo as 19 que são mais frequentes já estão no limite do que acho desejável para os objectivos do carro, sendo as de 18 o compromisso mais interessante ainda que as jantes de 18 não sejam propriamente bonitas.

              Um ponto que não gostei tanto no carro é que em curvas em AE sinto mais a transferência de peso do que desejava...mas pode ser uma questão de "calibragem" de mim próprio por estar habituado a outro tipo de carros.

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                #8
                Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                Grande post

                Sem dúvidas o Ré um grande carro e um carro grande, mas há 3 versões: 5, 6 e 7 lugares. Como podes prever, o de 5 tem uma mala mais generosa, tornando-se numa "sala" para 5 pessoas. Os outros têm uma mala menor. Claramente foi um carro sub-aproveitado em termos de espaço para a mala, mas, melhor que ter a bagagem confortável, é estarmos nós confortáveis
                A versão de 6/7 pode guardar a 3ª fila e ficas com mala grande. Ah, em qualquer versão a 2ª fila (e não só) também baixa.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                  A versão de 6/7 pode guardar a 3ª fila e ficas com mala grande. Ah, em qualquer versão a 2ª fila (e não só) também baixa.
                  Mas assim é um carro comercial

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                    Mas assim é um carro comercial
                    eheheh...e julgo que baixa também o do passageiro...ficava um Formula 1 ehehehe.

                    Comentário


                      #11
                      Mt gostava de conduzir e ter uma barbaça destas O carro de bonito não tem nd, mas eu adoro

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                        eheheh...e julgo que baixa também o do passageiro...ficava um Formula 1 ehehehe.


                        Um F1 de mais de duas toneladas

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post


                          Um F1 de mais de duas toneladas
                          Pois, um bocadinho pastelão...!

                          Comentário


                            #14
                            Bom relato.

                            Não fazia ideia que existia uma versão longa do R.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DerTeufel Ver Post
                              -Excelente post!

                              -Essa critica que fizeste à caixa automatica, concordo totalmente, e não, não é uma questão de habito.
                              Aliás, com o habito torna-se mais irritante, se quisermos entrar depressa numa rotunda ou num cruzamento, chega a ser arriscado

                              edit: Nao tenho um classe R, mas as vezes conduzo um merc a gasoleo de caixa auto
                              Eu discordo totalmente das criticas à caixa de velocidades se for a mesma que equipa o ML. No ML que às vezes conduzo não noto os 1-2 segundos de atraso na resposta a solicitação do acelerador. Tanto o Ml como o R não são carros desportivos, nos quais temos que ficar "colados" ao banco e não foram feitos para andar nas rotundas prego a fundo. Agora dizer que chega a ser arriscado é que não percebo..... Muitos riscos correm as pessoas que têm carros com poder de aceleração ou arranque inferior ao R320 CDi

                              Comentário


                                #16
                                Não convém esquecer que esta caixa foi a primeira caixa de 7 relações no mercado. Já cá anda há muito tempo... Muito antes da DSG, da PDK, da DKG etc...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                  Não convém esquecer que esta caixa foi a primeira caixa de 7 relações no mercado. Já cá anda há muito tempo... Muito antes da DSG, da PDK, da DKG etc...

                                  esta cx da MB não é de dupla embraiagem, por iss nada tem a ver com as referidas


                                  cumprimentos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                    esta cx da MB não é de dupla embraiagem, por iss nada tem a ver com as referidas


                                    cumprimentos
                                    De certeza? Tenho ideia que sim..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                      esta cx da MB não é de dupla embraiagem, por iss nada tem a ver com as referidas


                                      cumprimentos
                                      Nas versões AMG, onde é denominada de speed shift:

                                      AMG SpeedShift MCT

                                      A newer version of the 7G-Tronic which is coupled to a mechanical clutch instead of a torque converter, thereby enhancing shift speed and fuel economy. It is available on the 2009 SL 63 AMG and E63 AMG.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                        Nas versões AMG, onde é denominada de speed shift:

                                        AMG SpeedShift MCT

                                        A newer version of the 7G-Tronic which is coupled to a mechanical clutch instead of a torque converter, thereby enhancing shift speed and fuel economy. It is available on the 2009 SL 63 AMG and E63 AMG.

                                        essa versão da 7GT é muito restrita, e como a electronica é especifica não tem muito a ver com a "normal"
                                        alem disso, continua a não ter um principio do funcionamento tipo DSG

                                        ela não troca de embraiagens

                                        cumprimentos

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                          essa versão da 7GT é muito restrita, e como a electronica é especifica não tem muito a ver com a "normal"
                                          alem disso, continua a não ter um principio do funcionamento tipo DSG

                                          ela não troca de embraiagens

                                          cumprimentos
                                          Tinha ideia que sim, my bad

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                                            Crash, é a versão normal ou a Longa? Na Longa já se consegue mais algum espaço de bagagem. Se tiver 6 lugares, sem apoio de braços na fila do meio, também vai ali uma ou duas malas...mas o carro procura mais dar espaço aos passageiros do que à bagagem...mas no mercado, com 6 lugares verdadeiros, quase nenhum oferece mais espaço para malas...e se juntarmos na equação o conforto e o espaço para passageiros, o R acaba por ser único (praticamente).

                                            Quanto ao som do motor, não é o V6 diesel mais interessante mas não está mal para um diesel.
                                            Jantes de 21 é que são um exagero no carro...só mesmo para a versão 63amg podem fazer sentido, de resto mesmo as 19 que são mais frequentes já estão no limite do que acho desejável para os objectivos do carro, sendo as de 18 o compromisso mais interessante ainda que as jantes de 18 não sejam propriamente bonitas.

                                            Um ponto que não gostei tanto no carro é que em curvas em AE sinto mais a transferência de peso do que desejava...mas pode ser uma questão de "calibragem" de mim próprio por estar habituado a outro tipo de carros.
                                            Esclarecendo um pouco mais...

                                            Trata-se da versão longa, com os 6 lugares.
                                            Mas mesmo sendo a versão longa, e com os 6 lugares ocupados, o espaço para bagagens não é muito.
                                            Neste caso em particular, em que a viagem com as 6 pessoas (até eram mais, mas foram outro carro) durou apenas um fim de semana, mas foi necessário levar mais coisas que apenas as pequenas mochilas pessoais.

                                            Caso houvesse só mochilas, com uma muda de roupa e pouco mais, não haveria problemas. "Compactava-se" tudo no espaço por detrás dos bancos. Mas levávamos muito mais tralha extra.

                                            Ou seja, em vez de um fim-de-semana, imaginemos 2 semanas, em que as malas crescem bastante de volume! E aí, a única solução foi mesmo montar a tal box por cima do tejadilho.

                                            O espaços que falas entre bancos também iam semi-aproveitados, com os abastecimentos liquidos e sólidos da viagem

                                            Mas, tendo em conta, que se o objectivo é exarcebar o conforto dos passageiros, não sei se essa opção de andar colocar malas nos espaços dos bancos, ou "debaixo dos pés" será a melhor opção.

                                            Não deixas de ter razão que no mercado não haja algo semelhante que providencie os niveis de conforto ou de espaço para 6 ocupantes que o R consegue.
                                            Mas o facto de não haver, não significa que o R seja a melhor solução.
                                            É por isso que digo que é um carro que falha no campo do packaging, porque na indústria já houve outros 6 lugares que conseguiram uso mais inteligente de espaço e com mais espaço para bagagens do que o R consegue com lotação esgotada.

                                            Longe de serem comparáveis, porque não o são (comparo apenas as soluções), o carro que mostrou a viabilidade dos 6 lugares foi o Fiat Multipla. Em vez de adoptar 3 filas de bancos com 2 lugares, optou por 2 filas e 3 lugares em cada uma, com todos os lugares a terem a mesma dimensão.
                                            E o Fiat Multipla tinha 4m de comprimento e uma bagageira de 430 litros.
                                            O R não consegue esse valor, com os seus quase 5.2m, devido ao espaço ocupado pela 3ª fila (e um problema comum dos MPV's 7 lugares, que obriga sempre a escolher entre pessoas e bagagens, sem conseguir fazer as duas tarefas eficientemente)

                                            O R é um monstro enorme.
                                            É ainda mais largo que o Multipla.
                                            Podem-lhe chamar crossover, mas o R é um MPV, e como tal, porque não arriscar num layout semelhante?
                                            Resolveria os problemas todos.
                                            Poderia ser à mesma algo giganorme, mas talvez uns bons 30, 40cm mais curto que o actual, e com espaço para bagagens colossal.
                                            E seria uma verdadeira alternativa a outras tipologias, nomeadamente, e dentro da propria Mercedes, à classe E station e aos SUV ML/GL.

                                            Em vez disso, não apresenta reais vantagens em relação aos outros, e talvez seja por isso que o R revelou-se um flop, já que as outras tipologias são claramente mais apelativas. SUV's ainda são "fashion" e a classe E station ainda continua a ser considerada por muitos como a rainha delas, com bagageira gigantesca, e a nova geração a ter 2 lugarzinhos extra, de recurso.
                                            O R fica meio perdido, no meio dos seus irmãos mais apelativos.

                                            Nunca seria um best-seller, e se calhar por isso, poderiam arriscar mais.

                                            E o curioso é que até já tinham arriscado, num concept de 1991. O F100.
                                            f100.jpg

                                            Mercedes-Benz-F_100_Concept_1991_800x600_wallpaper_04.jpg

                                            Não dá para perceber muito bem, mas o lugar do condutor é central, e neste concept tem apenas 5 lugares, mas o layout é válido.
                                            E se tem largura suficiente para 3 lugares por fila, a segunda fila teria espaço para um 3º lugar, fazendo dele um 6 lugares, o que libertaria a bagageira para todas as necessidades, mesmo estando com a lotação esgotada.

                                            Quanto ao resto, sim, considero as jantes de 21 um exagero. ficam bemm sem dúvida, mas para o estradista confortável que o R quer ser, as normais de 18 são mais que suficientes.
                                            Este carro não é desportivo, não precisa de suspensão e rodas xpto para conseguir lidar com o Nurburgring.
                                            Permite andamentos apressados, sem grande esforço, e apesar de me queixar do ruido do motor, é um óptimo aliado em deslocar tanta massa.

                                            Ainda em relação à caixa.
                                            Não tive problemas em rotundas, mas o atraso de resposta da caixa pode ser algo a que um tipo se adapte, ajustando a condução à mesma, mas no meu caso em particular, acabado de sentar o rabinho num carro totalmente desconhecido para mim, e habituado às respostas imediatas e ágeis de um pequeno roadster, onde a minima diferença de pressão no pedal do acelarador corresponde a uma resposta imediata do motor, é claro que, por muito boa que seja a automática da Mercedes, será sempre tempo a mais entre o acto de pressionar o acelarador e a correspondente resposta do motor.

                                            ALém de que, a cargas parciais, simplesmente não obtenho resposta lá da frente, obrigando sempre a calcar um pouco mais que aquilo a que estou habituado.

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                                              #23
                                              Excelente post crash, como sempre...

                                              Só uma correcção, já a S211 e a S210 tinham os 2 lugarzinhos extra

                                              As anteriores não sei...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Excelente relato!
                                                De facto, o R nunca me chamou muito à atenção, mas não deixa de ser um óptimo carro em (quase) todos os aspectos

                                                Cumprimentos

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                                  Tinha ideia que sim, my bad

                                                  no problem

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                                    Excelente post crash, como sempre...

                                                    Só uma correcção, já a S211 e a S210 tinham os 2 lugarzinhos extra

                                                    As anteriores não sei...
                                                    Os S124 também tinham 2 lugares extra e se não estou em erro até o S123 também já tinha.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                                                      Crash, é a versão normal ou a Longa? Na Longa já se consegue mais algum espaço de bagagem. Se tiver 6 lugares, sem apoio de braços na fila do meio, também vai ali uma ou duas malas...mas o carro procura mais dar espaço aos passageiros do que à bagagem...mas no mercado, com 6 lugares verdadeiros, quase nenhum oferece mais espaço para malas...e se juntarmos na equação o conforto e o espaço para passageiros, o R acaba por ser único (praticamente).

                                                      Quanto ao som do motor, não é o V6 diesel mais interessante mas não está mal para um diesel.
                                                      Jantes de 21 é que são um exagero no carro...só mesmo para a versão 63amg podem fazer sentido, de resto mesmo as 19 que são mais frequentes já estão no limite do que acho desejável para os objectivos do carro, sendo as de 18 o compromisso mais interessante ainda que as jantes de 18 não sejam propriamente bonitas.

                                                      Um ponto que não gostei tanto no carro é que em curvas em AE sinto mais a transferência de peso do que desejava...mas pode ser uma questão de "calibragem" de mim próprio por estar habituado a outro tipo de carros.
                                                      Recupero este tópico das entranhas do FAHO, pois apesar de ter experimentado o paquiderme no final de 2009, nos anos que passaram, de vez em quando, lá fico outra vez aos comandos do R.
                                                      E pegando no post do DonJuanZ, pela primeira vez conduzi a besta em AE.

                                                      E não qualquer AE, mas a mais "divertida" delas todas, a A8, fazendo Loures-Óbidos e vice-versa pela mesma.
                                                      Primeiro, só para contextualizar. Esta viagem já aconteceu faz umas 2 semanas, e foi numa 6ª de manha. "Infelizmente", na noite anterior, devido a alguns factores externos à minha pessoa, acabei por me deitar perto das 4 da manhã, com um teor excessivo de sangue no alcool
                                                      Não estava famoso. E também não estava planeado eu ir a conduzir.
                                                      Só que o dono do R dá-me as chaves para a mão. Parecia estar ainda pior que eu, apesar de não ter assistido ao programa das festas na noite anterior.

                                                      Bem, todos a bordo. Éramos 4.
                                                      Já íamos um pouco em cima da hora, não podíamos chegar atrasados, pelo que foi necessário puxar pelos equideos do R.
                                                      O problema do R é que não temos percepção da velocidade real a que nos deslocamos. Estamos sentados altos, bastante isolados do que se passa lá fora, e só o "catarro" do motor e os ruidos aerodinâmicos nos dão uma ideia de que estamos a andar muito depressa.

                                                      Só que a A8 tem um ingrediente que nos permite ter uma noção muito realista de velocidade. Curvas. Curvas que faziam mais sentido numa estrada de montanha.
                                                      E pela primeira vez, senti o peso do paquiderme a jogar contra mim.
                                                      Também nunca tinha sentido como neste carro as transferências de massas que ocorrem com o objecto em movimento.
                                                      E ao inicio fez-me sair do meu "coma" e captou claramente a minha atenção.

                                                      A direcção torna-se bastante pesada, obrigando a segurar o volante com bastante força, quando abordamos curvas longas e rápidas, como acontece na A8.
                                                      Não senti insegurança. Aquilo é uma lapa, mesmo a velocidades pouco recomendáveis. Mas sentir a inércia de 2500kg foi uma experiência nova para mim.
                                                      E por incrivel que pareça, apesar de eu estar ali numa interessante "batalha" entre mim, o carro e as leis da física, os passageiros na maior das descontrações. Não tiveram noção nenhuma das velocidades a que estava a abordar as curvas. Sempre calmos e serenos.

                                                      A última vez que tinha feito a A8 como se não houvesse amanhã, tinha sido com o meu Uno. Magros 45cv e acelarador sempre colado ao fundo. E apesar de se sentir resistência, não se compara.
                                                      Curvas rápidas com os meus rasteirinhos, também se sente o chassis a trabalhar, o carro a querer sair para o exterior da curva, mas é diferente. O R é muito pesado e quando aumentamos o ritmo nota-se, e de que maneira.

                                                      Outra coisa que não deixa de impressionar, é a capacidade de recuperação da criatura. E como o motor/caixa fazem os 2500kg parecerem 1000, quando calcamos o acelarador para uma ultrapassagem, mesmo quando partimos de uma velocidade inicial elevada. Surpreendente.
                                                      Pontos negativos? Como já me queixei antes, apesar da força demonstrada pelo motor/caixa, não é das experiências mais agradáveis de utilização. Seria interessante comparar com os R mais recentes, que levaram importantes evoluções neste capítulo. Pelo que tenho lido, é uma experiência mais refinada, cremosa.
                                                      E mais uma vez, as 21 polegadas. O carro não é desconfortável, mesmo com as 21. Mas o pisar é bastante seco, e o ruido de rolamento excessivo. E não lida nada bem com juntas de dilatação. Desiquilibram o carro todo. Muito mais que os meus rasteirinhos.

                                                      De regresso, ao final do dia, e já sem pressas, com um passageiro extra, baixei o ritmo em 20-30km/h. E o R faz mais sentido. Tem tempo para lidar com a sua corpulência e tudo flui de forma mais natural.
                                                      Conclusão, foi a viagem em AE mais interessante que tive até hoje ao volante de um carro. Graças À aberração que é a A8 e ao R.

                                                      Saindo da "autobahn" e directamente para manobras de estacionamento.
                                                      Muitas vezes discute-se aqui a validade de certos equipamentos, e a meu ver, alguns equipamentos são essenciais em alguns carros e completamente descabidos noutros.
                                                      No R, um equipamento essencial são os seus sensores de estacionamento.
                                                      Um carro com mais de 5m, quase 2 de largura, e com cantos "redondos" não permite ter nenhuma noção onde estão os seus extremos.
                                                      O R vem com sensores de estacionamento à frente, atrás e também tem de lado.
                                                      E funcionam de forma bastante eficaz.

                                                      Não só temos os habituais avisos sonoros, como temos avisos visuais.
                                                      Bastante simples na abordagem. Não são mais que uma fila de leds na base do párabrisas e outra no topo do óculo traseiro. Sempre visiveis.
                                                      Mesmo quando tenho de arrumar a criatura no apertado estacionamento subterrâneo onde pernoita, andar a contornar os pilares do espaço é uma tarefa estupidamente fácil, quase não sendo necessário recorrer aos retrovisores. Basta sermos conduzidos pelos led's.
                                                      Um equipamento realmente essencial, sobretudo, quando maior parte dos R que me vou cruzando habitam na cidade.

                                                      Não faria sentido no meu Mr2, por exemplo, mas que torna a vida muito mais fácil quando a nossa montada é um gigante como o R.

                                                      Quando houver mais algo de interessante a postar sobre esta criatura, vou recuperando o tópico.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Embora não goste muito da linha deste veiculo sempre gostei de o ver por dentro.

                                                        Para uso familiar é uma boa opção, isto se for usado no seu hábitat normal ( viagens ).

                                                        Já li que o carro ( com airmatic ) é um verdadeiro tapete voador e pouco ou nada perturba o elevado nível de conforto.

                                                        Gostei de ler o tópico e as eventuais comparações, se por acaso tiveres um termo de referencia tipo um S ou algo gênero para comparar seria excelente.

                                                        Obrigado pelo excelente texto e considerações.

                                                        Ficarei atento a mais experiências com este R.

                                                        Um abraço

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ainda existe este carro?

                                                          Quais as medias de consumo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            andei hoje numa longa,

                                                            aquilo é um S em formato familiar, muito confortável...

                                                            gostei e fiquei a pensar ...

                                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                            Bom relato.

                                                            Não fazia ideia que existia uma versão longa do R.

                                                            Comentário

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