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Pedido de opinião sobre Opel Astra 1.3CDTI

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    Pedido de opinião sobre Opel Astra 1.3CDTI

    Boas,

    No Fim de Semana estive a testar um Opel Astra 1.3 CDTI de 2008, num stand de usados. O carro tinha cerca de 10000Km e estavam a pedir cerca de 16300€.
    Gostei do design do carro, os interiores são agradáveis, confortável, etc.
    Já no que diz respeito ao motor achei-o demasiado molengão (até ás 2000 rpm) anda menos que o meu Civic, de 1997,a gasolina/Gpl. Após as 2000 rpm, realmente aquilo anda, mas como eu faço muita cidade em pára arranca, parece-me que vou ter que andar muitas vezes em 2ª e que sabe em 1ª velocidade.
    O vendedor que ia ao meu lado foi logo avisando que aquele Astra era para andar sempre acima das 2000 rpm senão nada feito.
    O que gostaria de saber dos proprietários dos Astras 1.3 CDTI aqui do forum, é o seguinte:

    - O motor é mesmo molengão até ás 2000 rpm? Ou o que testei teria algum problema?
    - Com Chip ou Reprogramação da centralina melhorará em baixa rotação?
    - O chip ou Reprogramação danifica o motor?
    - 16300€ é o preço adequado ou não?


    Cumps,

    #2
    se vais mesmo seguir em frente prepara-te para uns consumos realmente muito maus. esse motor é muito curto para o carro.

    a repro pode ajudar, mas só vai esforçar demasiado o motor. não podemos esquecer o peso do carro. às vezes até é curto para um corsa com 5 pessoas e bagagem

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
      se vais mesmo seguir em frente prepara-te para uns consumos realmente muito maus. esse motor é muito curto para o carro.

      a repro pode ajudar, mas só vai esforçar demasiado o motor. não podemos esquecer o peso do carro. às vezes até é curto para um corsa com 5 pessoas e bagagem
      Mas tens ou já tiveste algum Astra 1.3 CDTI?

      Comentário


        #4
        Não faltam tópicos a falar sobre o Astra com o 1.3 CDTI

        Já agora vê aqui...

        FÓRUM AUTOHOJE ONLINE - Resultados da Pesquisa

        Quanto à questão de ser amorfo antes das 2000rpm, tal é mesmo do motor, não faltam relatos nesse sentido a dizer o mesmo.

        Visto que a utilização passará no teu caso a ser maioritariamente percurso citadino, é claro que havendo um para arranca constante e com o fosso antes das 2000rpm, isso poderá eventualmente influenciar os consumos de forma negativa (principalmente se for transito no Porto ou Lisboa).

        No entanto, há muitos relativos a indicar bons consumos para o carro.

        É certo que poderás sempre fazer um reprogramação, para que o motor "acorde" mais cedo nas rotações.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por luismgh Ver Post
          Mas tens ou já tiveste algum Astra 1.3 CDTI?
          um amigo meu andou com uma emprestada enquanto o carro dele esteve em arranjo...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
            se vais mesmo seguir em frente prepara-te para uns consumos realmente muito maus. esse motor é muito curto para o carro.
            Não fales do que não sabes.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por danielcosta Ver Post
              Não fales do que não sabes.
              looool,


              fazer consumo de 7.5 em cidade? vi eu no CB do meu amigo

              por favor, nem o meu mazda 2 a gasolina em cidade chega aos 7

              mas já que chegaste tão acelerado podes deixar o teu testemunho

              Comentário


                #8
                luismgh, o unico senão deste carro é a cilindrada dele.
                Por vezes no verão, quando punha a carrinha a trabalhar e ligava o A/C se não desse mais rotação ao motor ela ia abaixo.
                Uma questão de te habituares.
                Eu tive uma Opel Astra Caravan 1.3 cdti, e posso dizer que até às 2.000rpm o carro é morto, mas depois de passar essa barreira é energético, mesmo com quatro pessoas dentro e em cidade (Lisboa).
                A nivel de consumos a média dela rondava os 6.5 ltrs (cidade), quando ia para a AE com o cruise control activado nos 140km/h fazia médias de 5 ltrs.
                Nunca deu problemas, a construção é das melhores que podes encontrar no segmento e ruidos parasitas são raros.

                P.S. ninguém me contou.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                  looool,


                  fazer consumo de 7.5 em cidade? vi eu no CB do meu amigo

                  por favor, nem o meu mazda 2 a gasolina em cidade chega aos 7

                  mas já que chegaste tão acelerado podes deixar o teu testemunho

                  E vais dizer que fizeram reset ao CB e andaram 30 km?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por luismgh Ver Post


                    - 16300€ é o preço adequado ou não?


                    Cumps,

                    Depende da versão, se for a Edition ou a Cosmo poderá rondar esses valores.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por danielcosta Ver Post
                      E vais dizer que fizeram reset ao CB e andaram 30 km?
                      Das um bom guionista oh senhor de toda a sabedoria looool
                      Ele fez um depósito mais coisa menos coisa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                        Das um bom guionista oh senhor de toda a sabedoria looool
                        Ele fez um depósito mais coisa menos coisa.

                        Exacto.
                        Num carro de serviço (pelo que dizes), o teu amigo deve ter tido a mesma preocupação que tem com o carro dele (andar com moderação).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                          Das um bom guionista oh senhor de toda a sabedoria looool
                          Ele fez um depósito mais coisa menos coisa.
                          Nunca o meu passou dos 6l de consumo máximo em ambiente pára arranca, durante maior parte deste ano, onde andei depósitos inteiros sem ir a estradas que nao fossem zonas urbanas, nunca passou dali, nem mesmo nas alturas em que fazia imensos kms por dia sempre no prego...(o normal anda a volta dos 4.8~5l)...só se andou a esmifrar as mudanças até ao redline para chegar aos 7.5

                          Comentário


                            #14
                            Como ìa no lugar de pendura leu ao contrário 7,5 --» 5,7.

                            Agora fora de brincadeira, 7,5 é exagerado, só estando alguma coisa mal no carro. Mesmo motor 90cv tenho no Linea e maior parte das medias de muitos depositos que já bebeu 5,9 6,0 . E não tenho pé leve nem preocupação nos consumos. Alguns 5,4 e um ou outro 6.3 mas aí cerca de metade do deposito a medias de 160 km/h e outra metade percursos que nem chega a aquecer.

                            Agora já aconteceu fazer reset ao CB, e ao fim de uns 30 Kms feito em percursos de 2 e 4 kms +/- 5 minutos e desligar, aí andava com media de 7,8.

                            Cumps.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                              se vais mesmo seguir em frente prepara-te para uns consumos realmente muito maus. esse motor é muito curto para o carro.

                              a repro pode ajudar, mas só vai esforçar demasiado o motor. não podemos esquecer o peso do carro. às vezes até é curto para um corsa com 5 pessoas e bagagem
                              Não contes com menos de 20l/100km!

                              Uma verdadeira arrastadeira!

                              Comentário


                                #16
                                Já agora, podes sempre aqui dar uma vista de olhos e veres que a média global desse conjunto de carros anda nos 5,56l.

                                Übersicht: Opel - Astra

                                É certo que não conduzimos todos da mesma forma, mas dá sempre para ter uma ideia.

                                Comentário


                                  #17
                                  É só brincalhoes XD

                                  Bem, pelo que sei fez os mesmos percursos casa trabalho. Também pode ser de estar habituado a conduzir a gasolina. Mas que chegou a marcar 7,5 lá marcou.

                                  Também só falei em cidade, em estrada julgo que não chegou a fazer.

                                  O carro era de empresa tipo rent a car. Mas não faço a mínima de quantos quilometros tinha do cima.

                                  Já vi que não se pode dar testemunhos negativos da opel por aqui lol

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                                    É só brincalhoes XD

                                    Bem, pelo que sei fez os mesmos percursos casa trabalho. Também pode ser de estar habituado a conduzir a gasolina. Mas que chegou a marcar 7,5 lá marcou.

                                    Também só falei em cidade, em estrada julgo que não chegou a fazer.

                                    O carro era de empresa tipo rent a car. Mas não faço a mínima de quantos quilometros tinha do cima.

                                    Já vi que não se pode dar testemunhos negativos da opel por aqui lol
                                    Não tem nada a ver com isso.

                                    Eu não gosto do carro, acho que de confortável tem pouco e o motor em baixos regimes é uma nódoa.

                                    Mas o certo é que na gama de rpm certa ele mexe-se e em AE chega até a surpreender o contraste, nem parecendo o mesmo motor.

                                    E sim, mais de 6 é difícil. Andei umas duas ou três vezes num e em conversa com o dono fiquei a saber que estava a consumir menos de 5, média combinada com andamento equilibrado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                      Não tem nada a ver com isso.

                                      Eu não gosto do carro, acho que de confortável tem pouco e o motor em baixos regimes é uma nódoa.

                                      Mas o certo é que na gama de rpm certa ele mexe-se e em AE chega até a surpreender o contraste, nem parecendo o mesmo motor.

                                      E sim, mais de 6 é difícil. Andei umas duas ou três vezes num e em conversa com o dono fiquei a saber que estava a consumir menos de 5, média combinada com andamento equilibrado.
                                      Eu também achei bastante exagerado. Mas pronto, tendo em conta o peso do carro e n facto de ter de puxar uma a baixo quando não devia ser preciso :/ isto do pouco que vi...

                                      Mesmo acho completamente estúpido um carro deste segmento e peso ter motor menor que 1.6 e 100cv

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os consumos, como em qualquer carro, dependem do pé direito do condutor. Da mesma forma que não é impossível fazer 7.5 ou mais, não é impossível fazer 5 ou menos.

                                        Esse motor é tido como bastante bom. Ouvi rumores de alguns problemas crónicos que convém confirmares, para verificar nesse carro em concreto. Vida abaixo das 2000 limitada tem uma razão de ser - a caixa. É um carro que se adapta melhor ao ritmo de estrada nacional ou mesmo AE (em AE é o habitat do gajo!).

                                        Uma repro sem dúvida faz diferenças, mas eu optaria primeiro por confirmar se o carro de origem me contenta ou não. Será muito mais caro o 1.7 (se o desempenho do 1.3 não te animou o suficiente)?

                                        O preço parece-me interessante, qual é a versão? Enjoy, Edition ou Cosmo?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                          Os consumos, como em qualquer carro, dependem do pé direito do condutor. Da mesma forma que não é impossível fazer 7.5 ou mais, não é impossível fazer 5 ou menos.

                                          Esse motor é tido como bastante bom. Ouvi rumores de alguns problemas crónicos que convém confirmares, para verificar nesse carro em concreto. Vida abaixo das 2000 limitada tem uma razão de ser - a caixa. É um carro que se adapta melhor ao ritmo de estrada nacional ou mesmo AE (em AE é o habitat do gajo!).

                                          Uma repro sem dúvida faz diferenças, mas eu optaria primeiro por confirmar se o carro de origem me contenta ou não. Será muito mais caro o 1.7 (se o desempenho do 1.3 não te animou o suficiente)?

                                          O preço parece-me interessante, qual é a versão? Enjoy, Edition ou Cosmo?
                                          Penso que era o Enjoy, pois só tinha Airbag, ABS e Ar Condicionado manual.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu que já conduzi por diversas vezes um Astra 1.3 CDTI (5 portas) e uma Astra 1.7 CDTI Caravan (100 cv) e penso o seguinte:
                                            - Em termos de consumos, o 1.3 é melhor, mesmo em cidade (cerca de 0,5 litros de diferença)
                                            - Em termos de prestações, o 1.7 é claramente superior, e isto nota-se mais quanto mais carregados andarem já que o motor maior aguenta-se sempre melhor.
                                            - Penso que a longo prazo a fiabilidade também será melhor no 1.7, mas isto é apenas uma opinião pessoal.

                                            Resumindo, se fosse eu tentaría arranjar uma 1.7, a diferença de preço não deve ser grande.

                                            Mas em todo o caso, BOA SORTE.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu comprei uma 1.3 edition de 07 antes do verão, ficou-me pelos 16 mil.

                                              Consumos antes andava com uma média acumulada de 5 l/100 em cerca de 10 mil kms que fiz (até ter feito reset ao cb...), onde tanto anda 25/50 kms seguidos, como faz percursos de 2 minutos (cerca de 3 kms...) diáriamente.

                                              O andamento é o que eu considero normal, não empato o transito

                                              Em cidade apenas e só, não sei como ficará o consumo...

                                              O facto de estarmos habituados ao motor leva a que os consumos melhorem. É sabido que abaixo das 1500 o motor é mesmo molengão, sendo que após as 1500 já se consegue andar, e por exemplo, entre setubal e barreiro pela nacional, raramente passo das 2000/2200 rpm..., excepção feita se tiver de parar na subida da "cubata" em aires. Aguenta perfeitamente subir em 4ª a cerca de 55/60 kms/h...

                                              Isto só para servir de termo de comparação.

                                              O conforto não é nada por aí alem (ainda para mais a minha tem menos uns mm nas molas...), mas se já a experimentas-te sabes como é. Depende muito também da base de comparação.

                                              Quanto a reprogramações, já pensei muito no assunto, e acho que não vale a pena o investimento...


                                              Cump.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu desaconselho vivamente o conjunto Astra + 1.3 CDTi, especialmente se for em Cidade!

                                                Quero la saber que me venham chatear com tretas, aquele conjunto é desesperante e só funciona razoavelmente em AE!

                                                Eu, tentava ir apara o 1.7 CDti, esse sim já é outra historia

                                                PS:E conforto em Astras? Medo muito medo...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já fiz um test-drive a um GTC 1.3 cdti de 90cv com 3 pessoas dentro do carro e fiquei muito (bem) surpreendido!!

                                                  Apesar de estar (na altura) habituado a uma astra G 2.0 Dti reprogramada, e esta ser muito forte desde muito baixas rpm, achei que o pequeno 1.3 dava bem conta do recado.... Realmente é fraco abaixo das 2000rpm, mas depois disso acorda e até nem envergonha ninguém... Gostei, mas apesar disso a minha namorada (que é quem estava interessada em comprar) optou por um 120d de 2005 pelo mesmo preço e a loiça é outra...

                                                  Só mais uma coisa... Esse astra custa 16300eur e eu comprei o meu 320d de 2005 ("full extras" mesmo) por 16500eur..
                                                  Eu sei que tive sorte... mas os bons negócios estão aí para quem procura..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu devo ser um tipo velho... é que ainda sou do tempo de um ford escort/focus td ter 90 cavalos, e ser igualmente mau abaixo das 2.000 rpm, assim como outros tantos modelos, e não eram/são tão criticados...

                                                    É claro que se comparar com um carro superior vai-me sempre saber a pouco...

                                                    Nada como experimentar bem o carro e termos a nossa opinião, assim sabemos se para o que queremos serve!

                                                    PS: por ter lido tanta coisa aqui no forum é que não esquacionava sequer a compra da astra. Ainda bem bem que a maria insistiu em irmos vê-las


                                                    Cump.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                      Eu devo ser um tipo velho... é que ainda sou do tempo de um ford escort/focus td ter 90 cavalos, e ser igualmente mau abaixo das 2.000 rpm, assim como outros tantos modelos, e não eram/são tão criticados...

                                                      É claro que se comparar com um carro superior vai-me sempre saber a pouco...

                                                      Nada como experimentar bem o carro e termos a nossa opinião, assim sabemos se para o que queremos serve!

                                                      PS: por ter lido tanta coisa aqui no forum é que não esquacionava sequer a compra da astra. Ainda bem bem que a maria insistiu em irmos vê-las


                                                      Cump.
                                                      Eu sou do mesmo tempo.
                                                      O Astra 1.3CDTI muito frio pode ter alguma dificuldade em subir de rotação (devido a limitações electrónicas) mas nas condições normais de utilização é bem razoável. Não queiram é fazer o WRC com ele.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pois, isso acontece em muitos carros... um vti que tive também não actuava o vtec enquanto não chegasse a uma determinada temperatura.


                                                        Cump.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boas,

                                                          Por aqui mora uma 1.3 cdti Caravan de 2005 e sem duvida que estou satisfeito com o conjunto. Não permite grandes aventuras em arranque, pois até às 2000 rpm o motor é amorfo. Depois das mesmas, o motor tem uma reposta bastante boa, tendo em conta a cilindrada e o peso (no meu caso por ser carrinha). Adaptando-te ao motor, podes fazer uma condução em cidade tendo em atenção não baixar muito das 2000 rpm e os consumos andam na ordem dos 5,5lt / 100 km. Em estrada, consegues consumos na ordem dos 4.7 a 5lt desde que não ultrapasses as 3000rpm em 6ª velocidade.
                                                          À cerca de 1 ano fiz reprogramaçao e ficou com cerca de 115cv o que veio tornar a condução ainda mais agradável. Em baixa rotação o motor tem obviamente mais capacidade de resposta e em alto regime tem uma resposta surpreendente. Neste momento consome em cidade entre os 5.5 e 6lt / 100km.

                                                          Quanto ao resto, sem problemas a registar, excepto o conforto, que como é sabido nos veiculos Opel, deixa um pouco a desejar.

                                                          Resumindo, não te influencies por quem conduziu este carro durante 2 a 3 dias (ou menos, pois se calhar só viram alguém a conduzi-lo...)visto que após te adaptares aos regimes deste motor, ficas agradavelmente surpreendido..

                                                          Quanto ao preço que referes, também depende do nível de equipamento.

                                                          Vai dizendo coisas...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Olá

                                                            Não tenho, mas conduzi durante algum tempo uma Astra 1.3 CDTI, nas aulas de condução. Já tinha alguma experiência de condução de antes, logo o meu testemunho pode ser mais ou menos confiável.

                                                            E sim, aquele motor é uma autêntica tortura chinesa naquele carro. Chegava a casos de nas subidas mais acentuadas, ir a 2ª com o pé no fundo, e mesmo assim custar a mexer-se.
                                                            Adiante, até às 2000rpm é mesmo completamente preguiçoso. Depois disso o turbo até tem uma entrada bem razoável.

                                                            Comentário

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