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Tópico dos carros "Ecológicos" : Hibridos / Electricos / etc

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    Tópico dos carros "Ecológicos" : Hibridos / Electricos / etc

    Boas!


    Estou a ponderar no futuro adquirir um carro menos inimigo do planeta.


    Mas sabendo como sou, ou vem do grupo Italiano, ou então nunca vou ficar tão satisfeito como se fosse...



    Já ha novidades do Grupo FIAT sobre este tipo de veiculos ?

    #2
    Tás maluco?!?! Não sabes já a relação que os italianos têm com a electricidade?!?!

    Comentário


      #3
      Nops... e não deverá haver nos próximos tempos.

      Mesmo agora com a Chrysler metida ao barulho, o Sergio Marchionne acabou com a divisão que se dedicava ao desenvolvimento de carros 100% eléctricos, onde estava aquele Lotus Europa disfarçado de Dodge.

      Apesar da ausência dos italianos das novas tendências, eles continuam a optimizar aquilo que têm. O mais próximo que veremos em hibridos será o uso de sistemas start-stop.
      A introdução do Multiair ainda está a dar os primeiros passos.

      O sistema casará brevemente com a injecção directa e que permitirá ainda melhores resultados no campo das emissões, e sistema semelhante está a ser adoptado aos Multijet.

      Vimos agora o Multijet 2, com o novo 1.3 que vem no Punto Evo e 500, mas o 3.0 v6 diesel que andam a desenvolver já tem números de respeito, ao conseguir 250cv e "apenas" 150g/km de CO2... Nada mal.

      O mais certo é vermos os primeiros hibridos no grupo Fiat (caso decidam avançar nesse sentido), ou através da Ferrari ou da Maserati.

      Comentário


        #4
        Saiu á pouco tempo na imprensa uma entrevista com um dos responsáveis do Grupo Fiat (acho que não era Sergio Marchionne), que, questionado sobre esse assunto, referiu que os estudos nessa matéria estão a ser efectuados intensamente. Referia contudo que, ao contrário de outros construtores não estão interessados em show-off, por isso não têm apresentado protótipos que de efectiva eficiência e praticabilidade pouco têm!
        Afirmou também que o interesse do grupo em termos ambientais passa por apresentar produtos que os clientes possam usar imediatamente, daí a aposta por versões a GPL.
        Cumprimentos

        Comentário


          #5
          Ui!!

          Estou a ver que estamos por maus lençois...

          Comentário


            #6
            Os italianos usam muitos carros a GPL e alem disso a FIAT tem a menor média de CO2 em relação aos carros que vende.

            Não interessa que façam híbridos se depois na mesma gama tem carros que gastam 25l/100km de gasolina.

            Comentário


              #7
              FIAT's não sei.
              Mas Micro carros eléctricos e motas, existem bastantes propostas Italianas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                Tás maluco?!?! Não sabes já a relação que os italianos têm com a electricidade?!?!
                Tiveste piada!

                Comentário


                  #9
                  Somos (Portugal) uma migalha, mas a FIAT devia inundar-nos com os seus carros a GPL de fábrica.
                  Têm um Mi.To Turbo muito interessante.

                  Algo de estranho se passa em Portugal para as marcas não meterem GPL no mercado... apenas a Chevrolet parece ter vontade de o fazer.

                  Comentário


                    #10
                    Bastava mudarem o autocolante. Um verde, pra mudar a conotação. Pró pessoal que gosta de tar na onda. Mais pequeno, mesmo que tivesse de ser colado na traseira.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                      Bastava mudarem o autocolante. Um verde, pra mudar a conotação. Pró pessoal que gosta de tar na onda. Mais pequeno, mesmo que tivesse de ser colado na traseira.
                      Achas?
                      A maior parte da malta está a borrifar-se para o dístico.

                      Quem sabe um dia não é moda

                      No entanto já se falou de duas alternatívas:
                      - Acabar com os dísticos;
                      - Passar a ser um quadradinho no vidro da frente tipo o do seguro ou inspecção.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                        Achas?
                        A maior parte da malta está a borrifar-se para o dístico.

                        Quem sabe um dia não é moda

                        No entanto já se falou de duas alternatívas:
                        - Acabar com os dísticos;
                        - Passar a ser um quadradinho no vidro da frente tipo o do seguro ou inspecção.
                        Não percebi. Então o autocolante azulão nao desanima?
                        Eu sei que por 50 euros de multa, não se precisa de andar com ele. Mas se dessem um ar eco-friendly?! , ainda colava nao?!

                        Comentário


                          #13
                          Desanimará alguns.
                          Eu quando vejo um carro com um penso logo: mais um que abriu os olhos.

                          Comentário


                            #14
                            Eu vejo mais a meter GPL sem, do que com.
                            Já vi , por ex, Jaguar S type, C Kompressor ,Rolls Royce...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                              Somos (Portugal) uma migalha, mas a FIAT devia inundar-nos com os seus carros a GPL de fábrica.
                              Têm um Mi.To Turbo muito interessante.

                              Algo de estranho se passa em Portugal para as marcas não meterem GPL no mercado... apenas a Chevrolet parece ter vontade de o fazer.
                              E é GPL ou GNL? É que a fiat costuma apostar muito no GNL que infelizmente cá em PT só dá para abastecer em postos privados(carris, camaras, Valorsul, etc.)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                Somos (Portugal) uma migalha, mas a FIAT devia inundar-nos com os seus carros a GPL de fábrica.
                                Têm um Mi.To Turbo muito interessante.

                                Algo de estranho se passa em Portugal para as marcas não meterem GPL no mercado... apenas a Chevrolet parece ter vontade de o fazer.
                                Também não entendo essa do GPL.

                                Entre o Grande Punto 1.3 Multijet 90cv ou um 1.4 i 95cv a GPL, na altura tinha poupado dinheiro e ficava com o a GPL.

                                Mas nada. Não trazem para cá os carros.

                                Os únicos acabam por ser a Chevrolet e a Subaru.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                  E é GPL ou GNL? É que a fiat costuma apostar muito no GNL que infelizmente cá em PT só dá para abastecer em postos privados(carris, camaras, Valorsul, etc.)
                                  O Punto Evo é a GPL.

                                  http://www.puntoevo.it/it/CMSIT/Publ...puntoevo_3.pdf

                                  1.4 8v 77 CV, GPL
                                  77cv @ 6.000rpm
                                  115Nm @ 3.000rpm
                                  MPI elettronica, sequenziale fasata, iniezione elettronica con elettroiniettori specifici per GPL
                                  45 l benzina / 38 l GPL
                                  7,5l/100km benzina / 9,4 GPL
                                  5,0l/100km benzina / 6,2 GPL
                                  5,9l/100km benzina / 7,4 GPL
                                  139 CO2 benzina / 119 GPL
                                  165km/h
                                  13,2 0-100km/h

                                  Se formos a ver que o GPL é metade do preço do gasóleo e os consumos de um 1.3 Multijet 75 não são o dobro.

                                  1.3 16v Multijet 75 CV
                                  6,2l/100km
                                  3,5l/100km
                                  4,5l/100km
                                  119 CO2
                                  165 kmh
                                  13,6 0-100km

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                    Também não entendo essa do GPL.

                                    Entre o Grande Punto 1.3 Multijet 90cv ou um 1.4 i 95cv a GPL, na altura tinha poupado dinheiro e ficava com o a GPL.

                                    Mas nada. Não trazem para cá os carros.

                                    Os únicos acabam por ser a Chevrolet e a Subaru.
                                    É que vindo de fábrica a GPL paga menos IA, mais uma vantagem, somos menos ROUBADOS.
                                    E também traz um depósito de gasolina mais pequeno, tipo 20 litros.

                                    Eu atestei gasolina em Maio em Espanha (leva 65 litros) e ainda anda a meio.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                      O Punto Evo é a GPL.

                                      http://www.puntoevo.it/it/CMSIT/Publ...puntoevo_3.pdf

                                      1.4 8v 77 CV, GPL
                                      77cv @ 6.000rpm
                                      115Nm @ 3.000rpm
                                      MPI elettronica, sequenziale fasata, iniezione elettronica con elettroiniettori specifici per GPL
                                      45 l benzina / 38 l GPL
                                      7,5l/100km benzina / 9,4 GPL
                                      5,0l/100km benzina / 6,2 GPL
                                      5,9l/100km benzina / 7,4 GPL
                                      139 CO2 benzina / 119 GPL
                                      165km/h
                                      13,2 0-100km/h

                                      Se formos a ver que o GPL é metade do preço do gasóleo e os consumos de um 1.3 Multijet 75 não são o dobro.

                                      1.3 16v Multijet 75 CV
                                      6,2l/100km
                                      3,5l/100km
                                      4,5l/100km
                                      119 CO2
                                      165 kmh
                                      13,6 0-100km
                                      Nessa comparação os custos vão ser 60%

                                      E com a vantagem de o Otto dar mais pica a conduzir claro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho que só paga menos se vier exclusivamente a GPL.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                          E é GPL ou GNL? É que a fiat costuma apostar muito no GNL que infelizmente cá em PT só dá para abastecer em postos privados(carris, camaras, Valorsul, etc.)
                                          Homepage Alfa Romeo

                                          Mi.To 120 Turbo LPG

                                          14.000 € em Itália.
                                          O Estado lá é amigo mesmo.
                                          Alfa Romeo introduces LPG-powered MiTo — Autoblog Green

                                          Cá vivemos em Ditadura desde 1143.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                            Homepage Alfa Romeo

                                            Mi.To 120 Turbo LPG

                                            14.000 € em Itália.
                                            O Estado lá é amigo mesmo.
                                            Alfa Romeo introduces LPG-powered MiTo — Autoblog Green

                                            Cá vivemos em Ditadura desde 1143.
                                            Até dá dó ver esses preços...

                                            E um desses calhava que nem ginjas para mim agora...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                              Até dá dó ver esses preços...

                                              E um desses calhava que nem ginjas para mim agora...
                                              É GPL, é ecológico, menos impostos.
                                              Coragem é precisa!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                Homepage Alfa Romeo

                                                Mi.To 120 Turbo LPG

                                                14.000 € em Itália.
                                                O Estado lá é amigo mesmo.
                                                Alfa Romeo introduces LPG-powered MiTo — Autoblog Green

                                                Cá vivemos em Ditadura desde 1143.
                                                Epá, não conhecia isso.

                                                É muito bom. 120cv a GPL.

                                                E os consumos? Queria fazer as contas a quanto ficava por casa 100km e comparar com os 1.3 e 1.6 Multijet.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                  Epá, não conhecia isso.

                                                  É muito bom. 120cv a GPL.

                                                  E os consumos? Queria fazer as contas a quanto ficava por casa 100km e comparar com os 1.3 e 1.6 Multijet.
                                                  Faz tipo mais 10%/15% do que a versão idêntica a gasolina.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                                    Bastava mudarem o autocolante. Um verde, pra mudar a conotação. Pró pessoal que gosta de tar na onda. Mais pequeno, mesmo que tivesse de ser colado na traseira.
                                                    Acho que acertas-te em cheio!!!

                                                    Se conseguissem conotar o GPL com ecológico (que actualmente é o que mais merece essa designação de forma prática), dava um pulo de popularidade!!!

                                                    A sugestão de passar o autocolante a verde e quem sabe, uma frasezinha a dizer, por exemplo, eco friendly, era capaz de fazer milagres!

                                                    Mas já está mais que visto, que não existe qualquer interesse nesse campo, por parte de quem manda cá no rectângulo!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                                      A sugestão de passar o autocolante a verde e quem sabe, uma frasezinha a dizer, por exemplo, eco friendly, era capaz de fazer milagres!
                                                      Porquê?!

                                                      O autocolante existe para controlar o acesso dos veículos a GPL a parques subterrâneos e é a principal razão porque a maioria os ignora.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                                        Acho que acertas-te em cheio!!!

                                                        Se conseguissem conotar o GPL com ecológico (que actualmente é o que mais merece essa designação de forma prática), dava um pulo de popularidade!!!

                                                        A sugestão de passar o autocolante a verde e quem sabe, uma frasezinha a dizer, por exemplo, eco friendly, era capaz de fazer milagres!

                                                        Mas já está mais que visto, que não existe qualquer interesse nesse campo, por parte de quem manda cá no rectângulo!
                                                        O interesse é apenas encherem os bolsos o mais possível.
                                                        Ora no GPL são impedidos pelas leis Europeias de o taxarem de forma absurda como a gasolina.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vivi quatro anos em Itália e posso garantir-vos - pois vi com os meus próprios olhos - que o país que mais investe nas energias alternativas é a Itália, com a FIAT, e igualmente a Mercedes (que afirmou que vai abandonar veículos a gasolina até 2020).

                                                          Neste momento, podes ir a um stand FIAT em Itália (e cheguei a estar em alguns) e adquirir vários modelos da gama quer a GPL quer a gás natural (identificados com uma folhinha verde atrás). Vem com instalação de fábrica, sem perda de garantia, com um aumento mínimo de preço (+1000 euros em relação ao preço de catálogo).

                                                          A opção mais barata é o gás natural: li um teste feito por uma revista em que analisaram quantos KM conseguiam fazer com €50 de vários conbustíveis e o vencedor absoluto foi o gás natural com uns espantosos 1200KM. Todavia não é recomendado uma vez que os depósitos têm pouca capacidade e tens que andar sempre a reabastecer e a rede de gás natural não está muito expandida em Itália.

                                                          Daí que o combustível alternativo mais usado seja o GPL: mais barato que o diesel, a diferença de preço é menor, tem ligeiramente mais autonomia e não tem o Tó. Quanto às restrições de estacionamento, apenas se aplicam a partir do segundo piso abaixo da terra (que nunca é observado pois não há mecanismo de controlo).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pois; e sendo onde há mais carros a GPL (Itália) não se conhece nenhum problema / incidente nos parques com GPL.

                                                            Comentário

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