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A injustiça do abate....

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    A injustiça do abate....

    Caros Amigos,

    Há uns tempos andei a sondar o mercado para adquirir uma viatura.
    Não tenho intenção de trocar para já salvo se aparecesse um negócio que me agradasse.

    Após várias trocas de impressões com vários vendedores de várias marcas, chego à conclusão que quem (como eu) não precisa de carro a gasóleo, terá no futuro de se sujeitar a ter um.

    Porquê?
    Porque se eu trocar o meu carro quando ele estiver em idade de abate (eu queria trocar mais cedo, mas veremos), nunca poderei adquirir um veículo a gasolina e terei de me sujeitar aos 1000 ou 2000€ de retoma ao invés de usufruir de 2000€ de retoma + 1250€ de abate! Tudo porque um carro a gasolina do segmento C (ex: octavia TSi break que é uma das minhas preferidas) polui acima do valor previsto por lei para o abate.

    Pergunta: acham esta situação justa?
    Porque raio sou obrigado a comprar uma viatura diesel da qual não necessito?

    É que afinal de contas, o meu futuro carro a gasolina faria sempre menos quilómetros do que um diesel nas mãos de quem o use todos os dias para trabalhar e como tal, o meu estando parado a maior parte do tempo (e sendo a gasolina) poluirá sempre menos que um diesel que ande todos os dias.

    Fica o desabafo.

    #2
    Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
    Caros Amigos,



    Porquê?
    Porque se eu trocar o meu carro quando ele estiver em idade de abate (eu queria trocar mais cedo, mas veremos), nunca poderei adquirir um veículo a gasolina e terei de me sujeitar aos 1000 ou 2000€ de retoma ao invés de usufruir de 2000€ de retoma + 1250€ de abate! Tudo porque um carro a gasolina do segmento C (ex: octavia TSi break que é uma das minhas preferidas) polui acima do valor previsto por lei para o abate.



    Fica o desabafo.
    2000€ de retoma + 1250€ de abate!
    Era bom, era!

    Ou escolhes o abate ou a retoma, os 2 é que não.
    Portanto ficas melhor servido com a retoma: 2000€
    Do que 1500+IVA = 1800 (apenas até ao final do ano) .

    Comentário


      #3
      tenho más notícias..

      em 2010 o limite de emissões para um carro novo comprado (dando um veículo para abate) será de 130grs

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
        tenho más notícias..

        em 2010 o limite de emissões para um carro novo comprado (dando um veículo para abate) será de 130grs
        a mim parecem-me boas noticias

        eficiencia máxima para os gasolineiros ou entao vai tudo andar de petroleiro

        copenhaga havia era de impor maximo de 120...a bmw ja faz 143 cavalos com menos de 120...os outros que corram atras do prejuizo ou façam carros menos potente.

        chegou a altura da lei do mais eficiente.

        Comentário


          #5
          A questão é que é tudo ou nada. Isso é que está mal. Deveria ser percentual.

          Comentário


            #6
            Estamos bem mal cá em casa então..
            Ninguém gosta de petroleiros... Isto pois ao que se anda não compensa mesmo andando 30 km todos os dias de semana...

            Mas acho bem que se torne bem mais eficientes os motores tanto otto cmo diesel.
            Temos que esperar então pelo Golf Bluemotion 1.2 TSI com 121 gr de CO2..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
              a mim parecem-me boas noticias

              eficiencia máxima para os gasolineiros ou entao vai tudo andar de petroleiro

              copenhaga havia era de impor maximo de 120...a bmw ja faz 143 cavalos com menos de 120...os outros que corram atras do prejuizo ou façam carros menos potente.

              chegou a altura da lei do mais eficiente.
              Pois é essa a questão..

              não me parece que toda a gente precise ou queira diesel

              e esse BMW não é a gasolina


              Modelos a gasolina com emissões de <130grs:

              Alfa Mito 1.4 multiair 135cvs 129grs
              BMW = zero
              Citroen C1 1.0 106grs
              Daihatsu Sirion 1.0
              Fiat Panda 1.1 e 1.2 119grs
              Fiat 500 1.2 119grs
              Fiat Ka 1.2 119grs
              Honda Jazz 1.2 e 1.4 125grs e 128grs
              Hyunday i10 1.2 119grs
              Hyunday i20 1.2 124gr
              Kia Picanto 1.0 117grs
              Mazda 2 1.3 129grs
              Mini One 75cv, 95cv e Cooper 110cvs 128gr, 128grs e 129grs
              Mitsubishi Colt Cleartec 1.1 e 1.3 115grs e 119grs
              Nissan Pixo 1.0 103cvs
              Opel Agila 1.0 120grs
              Peugeot 107 1.0 108grs
              Subaru Justy 1.0 118grs
              Suzuki ALto 1.0 103grs
              Suzuki Splash 1.0 120grs
              Toyota Aygo 1.0 109grs
              Toyota iQ 1.0 99gr
              Toyota Yaris 1.0 e 1.33 127grs e 120grs
              Toyota Urban Cruiser 1.33 129grs
              Smart
              Golf 1.2TSI bluemotion technology 105cvs 121grs (ainda não está à venda)
              Polo 1.2 e 1.2TSI


              A maior parte destes veículos pagam menos de 1250€ de ISV.. logo o benefício nao é completo,

              Quase todos os veículos são do segmento A e B

              o único segmento C é o Golf, cuja versão ainda nem está à venda, resta saber se o Astra 1.4 emite abaixo das 130grs..





              Os objectivos são demasiado castradores

              Comentário


                #8
                deleted

                Comentário


                  #9
                  A justiça seria reposta se aumentassem o valor do abate consoante as emissões do carro a abater...

                  Comentário


                    #10
                    A ideia não será apenas ter um parque automóvel mais recente, mas também menos poluidor.


                    Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                    A justiça seria reposta se aumentassem o valor do abate consoante as emissões do carro a abater...
                    Sim teria lógica.
                    Se o carro que emita 300grs e é abatido é melhor para o ambiente que um abatido que apenas emita 200grs.

                    Mas por outro lado abater um que emita 200grs, mas depois comprar um que emita 400grs.

                    Comentário


                      #11
                      a continuar estes limites de CO2, o melhor é utilizar os carros a abater como chassos, em ralis piratas




                      cumprimentos

                      Comentário


                        #12
                        Eu acho é que por uma questão de justiça, devia ser pago o imposto consoante os quilómetros percorridos e não consoante as gramas por quilómetro! (poderiam entrar na equação, mas não de maneira tão castradora como alguém aqui disse)
                        Se o meu octanas emite imaginemos 170g/km e eu percorro 7000Km/ano (actualmente é o que faço porque uso transportes durante a semana): 170 x 7000 = 1.190.000g
                        Se o meu disel emite 110g/km e eu percorro 30.000Km/ano: 110 x 30.000 = 3.300.000g

                        Afinal quem polui mais???????

                        Nem que a IPO passasse a ser obrigatória todos os anos funcionando como o ponto no tempo em que se pagaria esse imposto ao verificar a quilometragem percorrida!

                        Se num ano fiz X quilómetros, pago Y€ de imposto.
                        Se num ano fiz XXXX quilómteros, pago YYYY€ de imposto.
                        Eu até aceitaria a introdução das gramas emitidas, nestas contas para efeitos de cálculo, mas desta maneira tão "bruta" discordo completamente!
                        Acho que quem anda mais de carro, deve pagar mais imposto. Eu que raramente ando, tenho de me sujeitar aos mesmíssimos impostos como se andasse muito, incluindo ainda por cima o facto de ter de comprar diesel...coisa que dispenso e não preciso para além de que o que poupo em imposto ao adquirir diesel, vai-se na diferença de preço de aquisição.
                        Editado pela última vez por apagdo; 17 December 2009, 20:52.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
                          Pois é essa a questão..

                          não me parece que toda a gente precise ou queira diesel

                          e esse BMW não é a gasolina


                          Modelos a gasolina com emissões de <130grs:

                          Alfa Mito 1.4 multiair 135cvs 129grs
                          BMW = zero
                          Citroen C1 1.0 106grs
                          Daihatsu Sirion 1.0
                          Fiat Panda 1.1 e 1.2 119grs
                          Fiat 500 1.2 119grs
                          Fiat Ka 1.2 119grs
                          Honda Jazz 1.2 e 1.4 125grs e 128grs
                          Hyunday i10 1.2 119grs
                          Hyunday i20 1.2 124gr
                          Kia Picanto 1.0 117grs
                          Mazda 2 1.3 129grs
                          Mini One 75cv, 95cv e Cooper 110cvs 128gr, 128grs e 129grs
                          Mitsubishi Colt Cleartec 1.1 e 1.3 115grs e 119grs
                          Nissan Pixo 1.0 103cvs
                          Opel Agila 1.0 120grs
                          Peugeot 107 1.0 108grs
                          Subaru Justy 1.0 118grs
                          Suzuki ALto 1.0 103grs
                          Suzuki Splash 1.0 120grs
                          Toyota Aygo 1.0 109grs
                          Toyota iQ 1.0 99gr
                          Toyota Yaris 1.0 e 1.33 127grs e 120grs
                          Toyota Urban Cruiser 1.33 129grs
                          Smart
                          Golf 1.2TSI bluemotion technology 105cvs 121grs (ainda não está à venda)
                          Polo 1.2 e 1.2TSI


                          A maior parte destes veículos pagam menos de 1250€ de ISV.. logo o benefício nao é completo,

                          Quase todos os veículos são do segmento A e B

                          o único segmento C é o Golf, cuja versão ainda nem está à venda, resta saber se o Astra 1.4 emite abaixo das 130grs..





                          Os objectivos são demasiado castradores

                          Esqueceste-te de meter aí os campeões de emissões a gasolina, como o Toyota Prius que emite 89g/Co2 por quilómetro, ou os Hondas.


                          De qualquer forma, Bruno, ainda consegues ter algumas alternativas a gasolina abaixo dos 130g/Co2, o tal limite abrangido pelo sistema de incentivo ao abate. E no futuro próximo irão decerto aparecer ainda mais opções no mercado, uma vez que actualmente as marcas estão a investir bastante no desenvolvimento dos motores a gasolina.

                          Eu confesso que actualmente a minha escolha, na compra de um otto, iria para a esta 3ª geração do Prius.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                            Eu acho é que por uma questão de justiça, devia ser pago o imposto consoante os quilómetros percorridos e não consoante as gramas por quilómetro! (poderiam entrar na equação, mas não de maneira tão castradora como alguém aqui disse)
                            Se o meu octanas emite imaginemos 170g/km e eu percorro 7000Km/ano (actualmente é o que faço porque uso transportes durante a semana): 170 x 7000 = 1.190.000g
                            Se o meu disel emite 110g/km e eu percorro 30.000Km/ano: 110 x 30.000 = 3.300.000g

                            Afinal quem polui mais???????

                            Nem que a IPO passasse a ser obrigatória todos os anos funcionando como o ponto no tempo em que se pagaria esse imposto ao verificar a quilometragem percorrida!

                            Se num ano fiz X quilómetros, pago Y€ de imposto.
                            Se num ano fiz XXXX quilómteros, pago YYYY€ de imposto.
                            Eu até aceitaria a introdução das gramas emitidas, nestas contas para efeitos de cálculo, mas desta maneira tão "bruta" discordo completamente!
                            Acho que quem anda mais de carro, deve pagar mais imposto. Eu que raramente ando, tenho de me sujeitar aos mesmíssimos impostos como se andasse muito, incluindo ainda por cima o facto de ter de comprar diesel...coisa que dispenso e não preciso para além de que o que poupo em imposto ao adquirir diesel, vai-se na diferença de preço de aquisição.
                            isso é como a velha questão da pessoa que tem um Ferrari que gasta 17 aos 100 mas que faz uma quantidade marginal de km quando comparado com uma pessoa que tem por exemplo um clio diesel que gasta 5 mas que faz 50 ou 60 mil por ano.

                            Comentário


                              #15
                              Compras um diesel e resolves o teu problema...

                              Comentário


                                #16
                                Se calhar as marcas tem é que começar a apostar em optimizar as emissões dos otto...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                  Eu acho é que por uma questão de justiça, devia ser pago o imposto consoante os quilómetros percorridos e não consoante as gramas por quilómetro! (poderiam entrar na equação, mas não de maneira tão castradora como alguém aqui disse)
                                  Se o meu octanas emite imaginemos 170g/km e eu percorro 7000Km/ano (actualmente é o que faço porque uso transportes durante a semana): 170 x 7000 = 1.190.000g
                                  Se o meu disel emite 110g/km e eu percorro 30.000Km/ano: 110 x 30.000 = 3.300.000g

                                  Afinal quem polui mais???????

                                  Nem que a IPO passasse a ser obrigatória todos os anos funcionando como o ponto no tempo em que se pagaria esse imposto ao verificar a quilometragem percorrida!

                                  Se num ano fiz X quilómetros, pago Y€ de imposto.
                                  Se num ano fiz XXXX quilómteros, pago YYYY€ de imposto.
                                  Eu até aceitaria a introdução das gramas emitidas, nestas contas para efeitos de cálculo, mas desta maneira tão "bruta" discordo completamente!
                                  Acho que quem anda mais de carro, deve pagar mais imposto. Eu que raramente ando, tenho de me sujeitar aos mesmíssimos impostos como se andasse muito, incluindo ainda por cima o facto de ter de comprar diesel...coisa que dispenso e não preciso para além de que o que poupo em imposto ao adquirir diesel, vai-se na diferença de preço de aquisição.
                                  salvo erro na holanda queriam fazer isso.

                                  Eu acho muito bem, diminuir no imposto no acto da compra e depois acrescentar um imposto aos kilometros.

                                  É claro que muita gente nao ia gostar da ideia, iam começar por dizer:

                                  - pagar 2 x?
                                  - agora ja nao posso andar de carro?
                                  - andam-me a controlar?
                                  - etc etc

                                  Comentário


                                    #18
                                    Injustiça?

                                    O mercado é que manda, se tens um carro pouco apetecível como usado claro que vai valer pouco. Há carros a gasolina bem valorizados, simplesmente não é o caso do teu.

                                    Em relação ao imposto sobre a poluição ele já existe e chama-se ISP.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                      Eu acho é que por uma questão de justiça, devia ser pago o imposto consoante os quilómetros percorridos e não consoante as gramas por quilómetro! (poderiam entrar na equação, mas não de maneira tão castradora como alguém aqui disse)
                                      Se o meu octanas emite imaginemos 170g/km e eu percorro 7000Km/ano (actualmente é o que faço porque uso transportes durante a semana): 170 x 7000 = 1.190.000g
                                      Se o meu disel emite 110g/km e eu percorro 30.000Km/ano: 110 x 30.000 = 3.300.000g

                                      Afinal quem polui mais???????

                                      Nem que a IPO passasse a ser obrigatória todos os anos funcionando como o ponto no tempo em que se pagaria esse imposto ao verificar a quilometragem percorrida!

                                      Se num ano fiz X quilómetros, pago Y€ de imposto.
                                      Se num ano fiz XXXX quilómteros, pago YYYY€ de imposto.
                                      Eu até aceitaria a introdução das gramas emitidas, nestas contas para efeitos de cálculo, mas desta maneira tão "bruta" discordo completamente!
                                      Acho que quem anda mais de carro, deve pagar mais imposto. Eu que raramente ando, tenho de me sujeitar aos mesmíssimos impostos como se andasse muito, incluindo ainda por cima o facto de ter de comprar diesel...coisa que dispenso e não preciso para além de que o que poupo em imposto ao adquirir diesel, vai-se na diferença de preço de aquisição.
                                      Ora nem mais, até porque quem compra carros a gasolina mesmo que sejam potentes nunca serão para fazer muitos quilometros diarios, a mim dá-me a sensação que no futuro vai ser um luxo extravagante ter um carro a gasolina

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                        Eu acho é que por uma questão de justiça, devia ser pago o imposto consoante os quilómetros percorridos e não consoante as gramas por quilómetro! (poderiam entrar na equação, mas não de maneira tão castradora como alguém aqui disse)
                                        Se o meu octanas emite imaginemos 170g/km e eu percorro 7000Km/ano (actualmente é o que faço porque uso transportes durante a semana): 170 x 7000 = 1.190.000g
                                        Se o meu disel emite 110g/km e eu percorro 30.000Km/ano: 110 x 30.000 = 3.300.000g

                                        Afinal quem polui mais???????

                                        Nem que a IPO passasse a ser obrigatória todos os anos funcionando como o ponto no tempo em que se pagaria esse imposto ao verificar a quilometragem percorrida!

                                        Se num ano fiz X quilómetros, pago Y€ de imposto.
                                        Se num ano fiz XXXX quilómteros, pago YYYY€ de imposto.
                                        Eu até aceitaria a introdução das gramas emitidas, nestas contas para efeitos de cálculo, mas desta maneira tão "bruta" discordo completamente!
                                        Acho que quem anda mais de carro, deve pagar mais imposto. Eu que raramente ando, tenho de me sujeitar aos mesmíssimos impostos como se andasse muito, incluindo ainda por cima o facto de ter de comprar diesel...coisa que dispenso e não preciso para além de que o que poupo em imposto ao adquirir diesel, vai-se na diferença de preço de aquisição.
                                        E quem anda mais já paga para isso.

                                        Gasta mais combustível. Gasta mais portagens. Gasta mais pneus, travões e suspensões. Gasta mais em parques. Gasta mais em revisões.

                                        E da ultima vez que vi tudo isto paga impostos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Certamente não era por €1250 que iria comprar um carro que não gostasse, muito menos a gasóleo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                            salvo erro na holanda queriam fazer isso.

                                            Eu acho muito bem, diminuir no imposto no acto da compra e depois acrescentar um imposto aos kilometros.

                                            É claro que muita gente nao ia gostar da ideia, iam começar por dizer:

                                            - pagar 2 x?
                                            - agora ja nao posso andar de carro?
                                            - andam-me a controlar?
                                            - etc etc
                                            Passavamos a ser taxistas de nós proprios cobrando a tarifa ao km

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já pagas ao km quando compras gasolina e gasoleo...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                                Injustiça?

                                                O mercado é que manda, se tens um carro pouco apetecível como usado claro que vai valer pouco. Há carros a gasolina bem valorizados, simplesmente não é o caso do teu.

                                                Em relação ao imposto sobre a poluição ele já existe e chama-se ISP.
                                                não é disto que se trata aqui. O autor explicou bem o problema

                                                "Tudo porque um carro a gasolina do segmento C (ex: octavia TSi break que é uma das minhas preferidas) polui acima do valor previsto por lei para o abate."

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  deleted

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                                                    #26
                                                    Penso q só a optimização das motorizações a gasolina poderá dar alguma margem as vendas de carros a gasolina.
                                                    Porem existe a ideia q o diesel é q é bom, o q também não incentiva as marcas a melhorarem os motores a gasolina...

                                                    Depois do TCE, TSI, MUTIAIR... Vamos ver o q nos reserva o futuro

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se andas assim tão pouco de carro, a meu ver tens duas hipóteses:

                                                      - não ter carro
                                                      - adquirir um carro mais económico

                                                      Digamos que um Megane 1.6 não é propriamente uma escolha virada para a economia, tanto de combustível como de impostos. Penalizar ainda mais o automobilista só porque tu andas pouco e queres ter um segmento C com uma cilindrada mais elevada parece-me um bocado egoísta. Quem anda muito de carro, seja trabalho ou lazer, já paga por isso como disse e bem o Taveirada, tal como tu também não vais muitas vezes às bombas e logo não pagas tanto como outro que o faça mais regularmente.

                                                      A meu ver a única injustiça que há é a carga fiscal absurda na compra de um carro novo. É uma aberração!

                                                      Cumprimentos.
                                                      Editado pela última vez por ciber007; 18 December 2009, 08:54.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                        Esqueceste-te de meter aí os campeões de emissões a gasolina, como o Toyota Prius que emite 89g/Co2 por quilómetro, ou os Hondas.


                                                        De qualquer forma, Bruno, ainda consegues ter algumas alternativas a gasolina abaixo dos 130g/Co2, o tal limite abrangido pelo sistema de incentivo ao abate. E no futuro próximo irão decerto aparecer ainda mais opções no mercado, uma vez que actualmente as marcas estão a investir bastante no desenvolvimento dos motores a gasolina.

                                                        Eu confesso que actualmente a minha escolha, na compra de um otto, iria para a esta 3ª geração do Prius.
                                                        De facto, para mim os híbridos são uma classe à parte.. mas como consomem gasolina foi uma falha de facto não constarem da lista:

                                                        Honda Insight 1.3 101grs
                                                        Honda Civic Hybrid 1.3 109grs
                                                        Toyota Prius 1.8 86grs


                                                        Reafirmo que o grande problema dos modelos a gasolina elegíveis para abate é que a maior parte nem paga 1250€ + IVA de ISV, logo o incentivo nem chega a atingir esse valor

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                                          Eu acho é que por uma questão de justiça, devia ser pago o imposto consoante os quilómetros percorridos e não consoante as gramas por quilómetro! (poderiam entrar na equação, mas não de maneira tão castradora como alguém aqui disse)
                                                          Se o meu octanas emite imaginemos 170g/km e eu percorro 7000Km/ano (actualmente é o que faço porque uso transportes durante a semana): 170 x 7000 = 1.190.000g
                                                          Se o meu disel emite 110g/km e eu percorro 30.000Km/ano: 110 x 30.000 = 3.300.000g

                                                          Afinal quem polui mais???????

                                                          Nem que a IPO passasse a ser obrigatória todos os anos funcionando como o ponto no tempo em que se pagaria esse imposto ao verificar a quilometragem percorrida!

                                                          Se num ano fiz X quilómetros, pago Y€ de imposto.
                                                          Se num ano fiz XXXX quilómteros, pago YYYY€ de imposto.
                                                          Eu até aceitaria a introdução das gramas emitidas, nestas contas para efeitos de cálculo, mas desta maneira tão "bruta" discordo completamente!
                                                          Acho que quem anda mais de carro, deve pagar mais imposto. Eu que raramente ando, tenho de me sujeitar aos mesmíssimos impostos como se andasse muito, incluindo ainda por cima o facto de ter de comprar diesel...coisa que dispenso e não preciso para além de que o que poupo em imposto ao adquirir diesel, vai-se na diferença de preço de aquisição.
                                                          Cada vez que vais a bomba por combustível estás a pagar ao estado o que andas...
                                                          Não percebo o porquê de inventarem quando já existe um sistema bastante eficaz.
                                                          Editado pela última vez por Indigo; 18 December 2009, 13:56.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A ideia do incentivo ao abate é comprares um carro que polui menos, ganhando assim um benefício fiscal, não é o Estado dar um desconto para que mudes apenas de carro.

                                                            Compreendo a tua questão no aspecto de que isso te impede de escolher à vontade, mas as regras do incentivo são aquelas e se pretendes usufruir do desconto, tens de as seguir, mesmo que isso implique que tens de comprar um smart. Queres escolher livre de entraves, não usufruis do desconto.

                                                            Comentário

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