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Xsara Picasso - a minha opinião mais fundamentada

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    Xsara Picasso - a minha opinião mais fundamentada

    Boas. Como já há uns tempos que ando afastado do fórum, aproveito os 700 km de Xsara Picasso (dos quais metade foram feitos por mim) para fazer uma review destes carros, dado que não falo de uma única unidade.

    Ontem para essa viagem em questão, foi escolhido o Xsara Picasso por diversos motivos, tendo um deles sido o facto de irem 5 adultos e as alternativas mais recentes e muito menos usadas (C4 e Focus SW) serem menos espaçosos para este tipo de trajecto. Não foi o factor determinante, mas ajudou a convencer toda a gente a ir no carro mais usado.

    Passando directamente para a Xsara, nota-se que é um Citroen do que eu chamo "era pré C4", ou seja, muito frágil de interiores.
    Este carro conta com 185.xxx. km (1.6 HDI) e o meu colega não anda sempre de paninho na mão a limpar os plásticos, mas eis alguns defeitos muito evidentes:

    - Bancos da frente (em particular o do condutor) extremamente deformado. O meu colega é uma pessoa de peso normal, e aquilo é mesmo falta de qualidade*;

    - No banco do pendura, o apoio de braço está partido, mas convenhamos que aquela fixação tem todo o ar de remendo da Citroen e não de uma coisa pensada com pés e cabeça;

    - O display central tem não só uma grande variação de luminosidade ao longo das diversas informações que apresenta, como numa das partes há letras que já não aparecem;

    - Já no caso do display do ar condicionado automático, o caso é mais grave, pois não se vê nada (nem de dia nem de noite), excepto se apontarmos uma lanterna led para lá, onde se consegue perceber que os números estão lá; mas repito que é preciso uma lanterna, mesmo de dia (a solução da Citroen é substituir o display, que custa 300 euros)*;

    - O autorádio tem um CD encravado há bastante tempo*;

    - A função auto das luzes já não funciona (novamente), e este carro teve de levar todo o bloco de interruptores de luz e limpa-vidros há uns anos (porque é um bloco único), algo que custou 4xx euros;

    - Depois temos os puxadores das portas completamente descascados e volante para lá de gasto, mas vamos assumir isso como aceitável para um carro com 185.000 km.

    Explicando agora os asteriscos, outro colega meu teve uma Picasso igual (mas a gasolina) e teve todos os problemas que eu marquei. Só que como ele tem alguma habilidade, percebeu que no caso do display era uma soldadura (logo resolveu sem gastar os 300 euros do display) e no caso do rádio também conseguiu tirar o cd e voltar a ter o rádio a funcionar normalmente. Quanto ao banco deformado (que também tinha), é mesmo falta de qualidade e pouco há a fazer.


    Passando para a parte mecânica, os mais de 300 km que fiz a conduzir, demonstraram que ainda desenvolve bastante bem e não parece que vá acabar amanhã.
    É uma verdade que aos 80.000 km levou um turbo novo em garantia (saliento aqui que o meu colega não fazia ideia dos tempos de aquecimento/arrefecimento do turbo, e andava imenso em AE), uma embraiagem pouco depois dos 100.000 km (fatal como o destino nestes Citroen), e anda há diversos km com um problema que descreveram ao meu colega como sendo uma fuga no turbo, mas que evidentemente estará mal explicada.
    Existe uma fuga algures que inclusivamente deixa o compartimento do motor cheio de fuligem, mas o turbo em si não pode ser, ou então já teria partido.


    De resto, a viagem foi bastante agradável, e eu tive a oportunidade de verificar (a conduzir) que ainda atinge velocidades média e máximas em AE interessantes (na realidade, ontem deu diversas vezes velocidades que o seu condutor habitual nunca deu em 185.000 km), e a suspensão (original) ainda tem um comportamento muito interessante, mesmo em alguns abusos a curvar, com todo o peso que o carro levava.
    Claro que quando agarrei no C4 parecia que ia a conduzir um carro com suspensão desportiva, pela maior rapidez de resposta a curvar dos pneus em jante 17 e suspensão (muito) mais dura.


    No entanto e um pouco como resumo de tudo isto, sendo esta a 3ª Xsara Picasso existente na empresa, tornam-se evidentes algumas coisas:

    - Este não é um carro robusto. Quem pensar em comprar um carro para ter 10 anos ou mais, isto é uma má escolha. É certo que estes carros têm "muitos" km, mas falamos em carros com 5 anos. Há coisas no interior que são mesmo falta de qualidade, e por isso, incontornáveis.
    - As embraiagens são um ponto fraco comum destes Citroen (que os C4 partilham e previsivelmente os C4 Picasso também).
    - As soluções eléctricas / electrónicas utilizadas são más em duração;
    - O motor em si (1.6 HDI) parece-me fazer justiça ao seu bom nome, apesar de necessitar de alguns cuidados como qualquer carro turbo;


    Só por curiosiade, o consumo desses 3xx km (feitos por mim) ficaram nos 8,3 L, mas falamos de velocidade mínima de 140 km/h, e de algumas incursões aos 190 km/h medidos pelo GPS, o que num carro daquela altura que transporta 5 adultos, não será um valor assim tão absurdo.


    Como conclusão, aguardo por verificar no C4 se a Citroen já deu o salto qualitativo que necessitava. Em algumas coisas sei que não mudaram (embraiagem, por exemplo), mas noutras (como os displays, plásticos interiores e sua fixação) já melhoraram muito.

    O Xsara Picasso é um citroen à antiga ! Ou seja, tem uma mecânica capaz de fazer kms com alguma qualidade (ainda que com alguma manutenção adicional), é confortável, mas não tem uma estrutura que acompanhe.
    Remete-me claramente para o tempo do AX (que eu até tive), onde hoje verificamos que eles não acabavam pela mecânica, mas pelos tabliers partidos e todo o tipo de coisas que no carro se iam desintegrando. Aliás, o próprio BX acabava por motivos idênticos, e o carro que deu popularidade à citroen tinha como grande defeito a sua fraca construção.

    Penso que talvez agora a Citroen esteja realmente a fazer as coisas de outra forma (falando no C4 e mais ainda no novo C5), mas o Xsara Picasso é um daqueles Citroen para comprar novo, usar e deitar fora.
    Usado só pode ser comprado de uma forma: - muito barato, porque decididamente não são carros para ter em boas condições de utilização e conservação interior por muitos anos.

    Deixo aqui este testemunho registado para quem vier aqui abrir um tópico "Estou a pensar em comprar um xsara Picasso, o que me têm a dizer ?".

    #2
    Sejas bem aparecido.
    Gostei do relato.
    Quando este Picasso foi apresentado há uns anos atrás, na altura cheguei a entrar num e deu-me ideia que os plásticos não eram de confiança.
    Nunca mais entrei num, mas pelos vistos sempre é verdade.

    Comentário


      #3
      esses consumos é que nao lembram a ninguém num 1600cc!

      de resto é um carro de gama média, com os seus defeitos e as suas virtudes. cumpre e é para isso que foi construído. agora alguns materiais a descascarem é que nao. isso é mesmo muito mau. o meu tem quase 160000 e 5 anos feitos e o volante está nao como novo, claro, mas ao menos nao tem partes coçadas nem fios a sair nem nada do género.

      Comentário


        #4
        Análise muito interessante.
        Por acaso a ideia em termos gerais que tenho dos carros franceses é essa. Excelentes carros, mas "duram" 5/6 anos.

        Para quem como eu considera ter um carro pelos menos 10 anos não deverá ser opção.
        No entanto há obviamente excepções.
        Editado pela última vez por Omega; 19 December 2009, 14:56.

        Comentário


          #5
          Já tinha reparado que andavas desaparecido.

          Quanto ao relato, e apesar de nunca ter andado em nenhum, é mais ou menos a ideia que tenho desses Picasso.
          Embora a geração actual me pareçam veículos porreiros.




          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
          esses consumos é que nao lembram a ninguém num 1600cc!
          Não sei porquê. Um 1.6 com 5 pessoas, e a velocidades na casa dos 3 digitos, não faz milagre nenhum. Parece-me um valor razoável, para o carro em questão.
          É que viajar com 5 pessoas é bem diferente de viajar com 1 ou duas pessoas ...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            esses consumos é que nao lembram a ninguém num 1600cc!

            de resto é um carro de gama média, com os seus defeitos e as suas virtudes. cumpre e é para isso que foi construído. agora alguns materiais a descascarem é que nao. isso é mesmo muito mau. o meu tem quase 160000 e 5 anos feitos e o volante está nao como novo, claro, mas ao menos nao tem partes coçadas nem fios a sair nem nada do género.
            Entre 140 e 190 é normal. Ainda por cima num carro carregado...

            Comentário


              #7
              Quanto aos consumos, o carro estava com um consumo registado de 6,9 litros, que pelo que conheço do meu colega, não devia ter um reset há dezenas de milhar de km.

              Os mais de 8 litros foram no reset que eu fiz um pouco antes de entrar em AE e fazer mais de 300 km.

              Notem que eu disse 140 km/h como mínimo, mas para além de incursões a velocidades de GPS superiores à anunciada para o carro, houve muitas alturas de ir mais na casa dos 160, já não falando na parte em que vim a acompanhar um S3 coupe que vinha a andar bem (sem ir a puxar a sério, claro) para não adormecer como os restantes ocupantes do carro, e das imensas vezes que o pedal foi colado ao fundo.
              Depois o carro ia com 5 adultos, e é um monovolume.

              A frio 8 litros podem parecer muito, mas um dos meus colegas que ia a bordo teve o modelo a gasolina, e naquelas condições saltava bem acima dos 10 litros.

              Aliás, a focus 1.6 diesel que ele tem agora, com duas pessoas neste ritmo fez 7,x no mesmo trajecto com ritmos semelhantes.


              Quanto à qualidade, eu considero que a Citroen tem vindo a melhorar progressivamente, tendo iniciado com o C4 e continuado no C5 II. Vamos aguardar pelo passar dos anos para confirmar esta ideia.

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                #8
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                - Este não é um carro robusto. Quem pensar em comprar um carro para ter 10 anos ou mais, isto é uma má escolha.

                ...

                Ou seja, tem uma mecânica capaz de fazer kms com alguma qualidade (ainda que com alguma manutenção adicional), é confortável, mas não tem uma estrutura que acompanhe.
                Remete-me claramente para o tempo do AX (que eu até tive), onde hoje verificamos que eles não acabavam pela mecânica, mas pelos tabliers partidos e todo o tipo de coisas que no carro se iam desintegrando. Aliás, o próprio BX acabava por motivos idênticos, e o carro que deu popularidade à citroen tinha como grande defeito a sua fraca construção.

                Penso que talvez agora a Citroen esteja realmente a fazer as coisas de outra forma (falando no C4 e mais ainda no novo C5), mas o Xsara Picasso é um daqueles Citroen para comprar novo, usar e deitar fora.
                Usado só pode ser comprado de uma forma: - muito barato, porque decididamente não são carros para ter em boas condições de utilização e conservação interior por muitos anos.
                E um C4 será melhor para esses tais 10 anos ?

                Digo mais, será tão bom ou pior.

                É certo que um Citroën não é propriamente feito de betão armado mas quando minimamente cuidado dura perfeitamente 10 anos ou mais. Tem as suas falhas, que os outros também têm.

                Ninguém está imune ao PDI, embora este caso, e reconheço que num Citroën seja perfeitamente possível, chegue mais cedo. Mas longe de ser uma tragédia Grega...

                Mas o Citroën é, geralmente, uma proposta sempre (bem) mais barata que a concorrência. Por isso e face precisamente a esse custo, acaba-se por se perdoar alguns erros de construção ou pelo menos não se lhe pode exigir muito...

                E um Citroën está longe de se desintegrar a nível dos interiores... Mesmo o AX, tem uma robustez assinalável, embora a sua frágil aparência possa transmitir o contrário.

                Até porque tabliers rachados em carros dos anos 80 "é mato" e não apenas e só de uma marca ou modelo...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  E um C4 será melhor para esses tais 10 anos ?

                  Digo mais, será tão bom ou pior.

                  É certo que um Citroën não é propriamente feito de betão armado mas quando minimamente cuidado dura perfeitamente 10 anos ou mais. Tem as suas falhas, que os outros também têm.

                  Ninguém está imune ao PDI, embora este caso, e reconheço que num Citroën seja perfeitamente possível, chegue mais cedo. Mas longe de ser uma tragédia Grega...

                  Mas o Citroën é, geralmente, uma proposta sempre (bem) mais barata que a concorrência. Por isso e face precisamente a esse custo, acaba-se por se perdoar alguns erros de construção ou pelo menos não se lhe pode exigir muito...

                  E um Citroën está longe de se desintegrar a nível dos interiores... Mesmo o AX, tem uma robustez assinalável, embora a sua frágil aparência possa transmitir o contrário.

                  Até porque tabliers rachados em carros dos anos 80 "é mato" e não apenas e só de uma marca ou modelo...
                  O C4 tem uma maior solidez nos materiais, não são plásticos tão fininhos e fraquinhos como o xsara picasso.
                  Todas as falhas electrónicas (e displays com problemas) são agora diferentes (mesmo em conceito) dos utilizados no xsara picasso. Estes últimos têm muitas semelhanças com o tipo de iluminação utilizada em alguns equipamentos electrónicos que com o tempo tinham o mesmo fim (falhas de elementos).

                  Quanto à qualidade Citroen dos anos 80, eu tive um AX GT comprado novo e os interiores eram de terrível qualidade. Aliás, enquanto a maioria dos AX desse período ficaram com buracos no tablier, o Super5 que o meu avô tinha estava impecável (e era bem mais antigo).
                  Não me digas que a qualidade era igual, porque não era, nem por sombras.

                  Mesmo um xsara normal ao pé de muitas coisas que se faziam na sua altura era mau no interior, e é preciso bastante optimismo para não ver isto.

                  Aliás, nenhum dos Xsara picasso na empresa foi (ou será) substituido por outro citroen, exactamente porque de todos os carros que a empresa tem tido, os Citroen foram os que menos satisfação deixaram em quem os usou. E eles nem fazem 7 anos...

                  Se tu consideras que (por exemplo) o apoio de braço de um xsara picasso (ou C3 que é semelhante) é uma coisa robusta, feita para durar, então não sei o que te diga. E isso é concepção, não é utilização incorrecta.

                  Toda a imprensa tem mencionado a subida de qualidade da Citroen em interiores. Mais ainda, a própria marca anuncia isso (ao dizer no C5 que tem qualidade alemã), eu conheço muito bem os xsara picasso e C4 e noto a diferença, mas tu achas que não mudou nada e que sempre foram muito bons.

                  Eu não te vou contrariar, apenas estou a relatar o que vejo e não estou a falar de cor.

                  Comentário


                    #10
                    Quando acabei de ler o relato, fiquei mesmo com a impressão "De facto são carros para usar e deitar fora"

                    Depois lembrei-me que tenho cá por casa um carro, de uma marca com boa fama em questão de durabilidade, que tem praticamente os mesmos defeitos, e outros mais

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                      Quando acabei de ler o relato, fiquei mesmo com a impressão "De facto são carros para usar e deitar fora"

                      Depois lembrei-me que tenho cá por casa um carro, de uma marca com boa fama em questão de durabilidade, que tem praticamente os mesmos defeitos, e outros mais
                      Volvo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Quanto à qualidade Citroen dos anos 80, eu tive um AX GT comprado novo e os interiores eram de terrível qualidade. Aliás, enquanto a maioria dos AX desse período ficaram com buracos no tablier, o Super5 que o meu avô tinha estava impecável (e era bem mais antigo).
                        Não me digas que a qualidade era igual, porque não era, nem por sombras.
                        Escusas de comparar directamente o R5 ao AX... É que o R5 tem, pelo menos, 3 tipos de tablier todos diferentes nos materiais que o compõem...

                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Mesmo um xsara normal ao pé de muitas coisas que se faziam na sua altura era mau no interior, e é preciso bastante optimismo para não ver isto.
                        Depende... O Xsara até tinha no seu interior plásticos moles que se deformam com o calor, plásticos afamados pela sua suposta qualidade...

                        Por outro lado tem coisas que o C4 não tem, como sejam as borrachas duplas nas portas ou os amortecedores para susterem o capot...



                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Toda a imprensa tem mencionado a subida de qualidade da Citroen em interiores. Mais ainda, a própria marca anuncia isso (ao dizer no C5 que tem qualidade alemã), eu conheço muito bem os xsara picasso e C4 e noto a diferença, mas tu achas que não mudou nada e que sempre foram muito bons.
                        De facto, os olhos comem... A verdadeira qualidade de um C5 ainda está uns furos abaixo da concorrência alemã e mesmo face a um Laguna III, que aparenta ter menos qualidade... Mas a qualidade de que falo não é aquela que se vê mas a que se esconde e a que realmente importa...

                        Comentário


                          #13
                          Boas...

                          Quando fui para a faculdade os meus pais me compraram-me um Ax 1.4D de 1994 (ou seja, já com 7 anos e 115000 kms). Porém, o antigo dono tinha provavelmente apertado com ele e gastava um pouco de óleo e água. Como o meu pai receava que um dia pudesse ficar na estrada e pelo facto de ser estremamanente económico decidiu arranjá-lo. Aos 153000 kms foi reparado por 600€ e desde então nunca mais deu problemas. Gasta pouco óleo, ao ponto de não ser necessário acrescentar de uma muda para a outra e raramente se acrecenta água. De resto, ao nível de supensão, embraiagem e travões (excepto calços/cintas, claro) tudo de origem! Os bancos estão como novos e mesmo o volante apresenta um desgaste perfeitamente aceitável.

                          Eu comprei há um ano um C4 e o AX continua a rodar nas mãos da minha mãe tendo agora uns 23xxxx kms. Ruídos parasitas e vibrações do motor sentem-se, o que se reflete no tabelier mas nunca se desmanchou nada... Os meus pais têm também um clio 1.2 de 1993 com uns 16xxxx kms. Apresenta uma qualidade de montagem/materiais superior, mas já deu pequenos problemas electrónicos, travagem, direcção que feitas as contas provocaram mais estragos de que o Ax.


                          Quando ao C4 é um 1.6hdi vtr pack 110cv com cmp6, sensor estacionamento e pack climatização. Está com quase 17000 kms e ao longo do tempo vamo-nos apercebendo das falhas existentes (na minha opinião não tanto por falta de qualidade dos materiais mas sim de montagem). Porém, não considero nada de mais e ainda por cima consegui um preço que ficou pelo menos 1200€ abaixo de outros concorrentes (com o mesmo nível de equipamento). Aliás, por um Peugeot 308, pelas propostas que me apresentaram, que desembolsar mais 1400 euros!

                          Para mim, acho que a citroen deve melhorar principalmente ao nível da assistência. Tenho um ruído parasita que parece vir da zona da consola central e na citroen disseram que para ver o que era teriam que desmanchar tudo e que poderia ficar pior!!!

                          Contudo, é certo que ainda só tem um ano, mas hoje faria a mesma compra.

                          Abraço e boas festas...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            Boas. Como já há uns tempos que ando afastado do fórum, aproveito os 700 km de Xsara Picasso (dos quais metade foram feitos por mim) para fazer uma review destes carros, dado que não falo de uma única unidade.

                            Ontem para essa viagem em questão, foi escolhido o Xsara Picasso por diversos motivos, tendo um deles sido o facto de irem 5 adultos e as alternativas mais recentes e muito menos usadas (C4 e Focus SW) serem menos espaçosos para este tipo de trajecto. Não foi o factor determinante, mas ajudou a convencer toda a gente a ir no carro mais usado.

                            Passando directamente para a Xsara, nota-se que é um Citroen do que eu chamo "era pré C4", ou seja, muito frágil de interiores.
                            Este carro conta com 185.xxx. km (1.6 HDI) e o meu colega não anda sempre de paninho na mão a limpar os plásticos, mas eis alguns defeitos muito evidentes:

                            - Bancos da frente (em particular o do condutor) extremamente deformado. O meu colega é uma pessoa de peso normal, e aquilo é mesmo falta de qualidade*;

                            - No banco do pendura, o apoio de braço está partido, mas convenhamos que aquela fixação tem todo o ar de remendo da Citroen e não de uma coisa pensada com pés e cabeça;

                            - O display central tem não só uma grande variação de luminosidade ao longo das diversas informações que apresenta, como numa das partes há letras que já não aparecem;

                            - Já no caso do display do ar condicionado automático, o caso é mais grave, pois não se vê nada (nem de dia nem de noite), excepto se apontarmos uma lanterna led para lá, onde se consegue perceber que os números estão lá; mas repito que é preciso uma lanterna, mesmo de dia (a solução da Citroen é substituir o display, que custa 300 euros)*;

                            - O autorádio tem um CD encravado há bastante tempo*;

                            - A função auto das luzes já não funciona (novamente), e este carro teve de levar todo o bloco de interruptores de luz e limpa-vidros há uns anos (porque é um bloco único), algo que custou 4xx euros;

                            - Depois temos os puxadores das portas completamente descascados e volante para lá de gasto, mas vamos assumir isso como aceitável para um carro com 185.000 km.

                            Explicando agora os asteriscos, outro colega meu teve uma Picasso igual (mas a gasolina) e teve todos os problemas que eu marquei. Só que como ele tem alguma habilidade, percebeu que no caso do display era uma soldadura (logo resolveu sem gastar os 300 euros do display) e no caso do rádio também conseguiu tirar o cd e voltar a ter o rádio a funcionar normalmente. Quanto ao banco deformado (que também tinha), é mesmo falta de qualidade e pouco há a fazer.


                            Passando para a parte mecânica, os mais de 300 km que fiz a conduzir, demonstraram que ainda desenvolve bastante bem e não parece que vá acabar amanhã.
                            É uma verdade que aos 80.000 km levou um turbo novo em garantia (saliento aqui que o meu colega não fazia ideia dos tempos de aquecimento/arrefecimento do turbo, e andava imenso em AE), uma embraiagem pouco depois dos 100.000 km (fatal como o destino nestes Citroen), e anda há diversos km com um problema que descreveram ao meu colega como sendo uma fuga no turbo, mas que evidentemente estará mal explicada.
                            Existe uma fuga algures que inclusivamente deixa o compartimento do motor cheio de fuligem, mas o turbo em si não pode ser, ou então já teria partido.


                            De resto, a viagem foi bastante agradável, e eu tive a oportunidade de verificar (a conduzir) que ainda atinge velocidades média e máximas em AE interessantes (na realidade, ontem deu diversas vezes velocidades que o seu condutor habitual nunca deu em 185.000 km), e a suspensão (original) ainda tem um comportamento muito interessante, mesmo em alguns abusos a curvar, com todo o peso que o carro levava.
                            Claro que quando agarrei no C4 parecia que ia a conduzir um carro com suspensão desportiva, pela maior rapidez de resposta a curvar dos pneus em jante 17 e suspensão (muito) mais dura.


                            No entanto e um pouco como resumo de tudo isto, sendo esta a 3ª Xsara Picasso existente na empresa, tornam-se evidentes algumas coisas:

                            - Este não é um carro robusto. Quem pensar em comprar um carro para ter 10 anos ou mais, isto é uma má escolha. É certo que estes carros têm "muitos" km, mas falamos em carros com 5 anos. Há coisas no interior que são mesmo falta de qualidade, e por isso, incontornáveis.
                            - As embraiagens são um ponto fraco comum destes Citroen (que os C4 partilham e previsivelmente os C4 Picasso também).
                            - As soluções eléctricas / electrónicas utilizadas são más em duração;
                            - O motor em si (1.6 HDI) parece-me fazer justiça ao seu bom nome, apesar de necessitar de alguns cuidados como qualquer carro turbo;


                            Só por curiosiade, o consumo desses 3xx km (feitos por mim) ficaram nos 8,3 L, mas falamos de velocidade mínima de 140 km/h, e de algumas incursões aos 190 km/h medidos pelo GPS, o que num carro daquela altura que transporta 5 adultos, não será um valor assim tão absurdo.


                            Como conclusão, aguardo por verificar no C4 se a Citroen já deu o salto qualitativo que necessitava. Em algumas coisas sei que não mudaram (embraiagem, por exemplo), mas noutras (como os displays, plásticos interiores e sua fixação) já melhoraram muito.

                            O Xsara Picasso é um citroen à antiga ! Ou seja, tem uma mecânica capaz de fazer kms com alguma qualidade (ainda que com alguma manutenção adicional), é confortável, mas não tem uma estrutura que acompanhe.
                            Remete-me claramente para o tempo do AX (que eu até tive), onde hoje verificamos que eles não acabavam pela mecânica, mas pelos tabliers partidos e todo o tipo de coisas que no carro se iam desintegrando. Aliás, o próprio BX acabava por motivos idênticos, e o carro que deu popularidade à citroen tinha como grande defeito a sua fraca construção.

                            Penso que talvez agora a Citroen esteja realmente a fazer as coisas de outra forma (falando no C4 e mais ainda no novo C5), mas o Xsara Picasso é um daqueles Citroen para comprar novo, usar e deitar fora.
                            Usado só pode ser comprado de uma forma: - muito barato, porque decididamente não são carros para ter em boas condições de utilização e conservação interior por muitos anos.

                            Deixo aqui este testemunho registado para quem vier aqui abrir um tópico "Estou a pensar em comprar um xsara Picasso, o que me têm a dizer ?".
                            O que consideras tempos de aquecimento\arrefecimento adequado?

                            Em termos de aquecimento, limito-me a não puxar por ele, até atingir a temperatura normal.

                            Arrefecimento...ai sim, sou desleixado... qd acabou a viagem, desligo o carro simplesmente.

                            Comentário


                              #15
                              Já que se fala em AX, o tablier dos pré-restyling é qualquer coisa de indescritível, absurdamente horrível.

                              Plástico finíssimo, mais do que frágil. Neste carro, o verbo "desintegrar" não era aplicado só como hipérbole.

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                                #16
                                Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                Já que se fala em AX, o tablier dos pré-restyling é qualquer coisa de indescritível, absurdamente horrível.

                                Plástico finíssimo, mais do que frágil. Neste carro, o verbo "desintegrar" não era aplicado só como hipérbole.
                                Isso é verdade. A diferença para o Mk2 é brutal. Por cá já passaram um Mk1 e 2 MK2. O que ainda por cá existe é um Mk2 de 92 com 202.000kms e o tablier está impecável. Nada partido ou rachado. Faz alguns ruidos daí mas nada de mais. De onde faz bastante ruidos é da chapeleira e porta da mala.
                                Já o Mk1 com 100.000 já estava cheio de rachadelas.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                  Isso é verdade. A diferença para o Mk2 é brutal. Por cá já passaram um Mk1 e 2 MK2. O que ainda por cá existe é um Mk2 de 92 com 202.000kms e o tablier está impecável. Nada partido ou rachado. Faz alguns ruidos daí mas nada de mais. De onde faz bastante ruidos é da chapeleira e porta da mala.
                                  Já o Mk1 com 100.000 já estava cheio de rachadelas.
                                  Sim, o do mk2 é muito mais digno.

                                  Continua a não ter muita qualidade, mas o próprio aspecto do material é melhor, além de que o interior redesenhado ficou muito mais agradável.

                                  Para dizer a verdade, eu teria gostado daquele em que andei...não fosse o 1.4d, que está longe de ser um motor agradável.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                    Sim, o do mk2 é muito mais digno.

                                    Continua a não ter muita qualidade, mas o próprio aspecto do material é melhor, além de que o interior redesenhado ficou muito mais agradável.

                                    Para dizer a verdade, eu teria gostado daquele em que andei...não fosse o 1.4d, que está longe de ser um motor agradável.
                                    Estava perfeitamente na média do que se fazia em 1991. Aliás até já tinha uma zona forrada a plástico mole. Coisa rara. Daí já não surgiam grande ruídos.
                                    O grande problema continuava na porta da mala. Fixa à carroçaria pelo próprio vidro vibrava bastante e originava ruídos desde cedo.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                      Estava perfeitamente na média do que se fazia em 1991. Aliás até já tinha uma zona forrada a plástico mole. Coisa rara. Daí já não surgiam grande ruídos.
                                      O grande problema continuava na porta da mala. Fixa à carroçaria pelo próprio vidro vibrava bastante e originava ruídos desde cedo.
                                      Ah, sim, não estava a comparar à concorrência.

                                      Por acaso desconhecia a dita zona em plástico mole e o problema da mala. Sempre a aprender.

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                                        #20
                                        A zona que está limitada a amarelo é num material de bom toque e almofadado. O resto é plástico duro como é norma mas resistente.

                                        ax mk2.jpg

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                                          #21
                                          Mas a parte de cima não é integral? Sempre pensei que fosse e que até residisse aí um dos factores que torna este tablier mais sólido.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                            Mas a parte de cima não é integral? Sempre pensei que fosse e que até residisse aí um dos factores que torna este tablier mais sólido.
                                            É, mas aquela zona tem um revestimento extra.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                              É, mas aquela zona tem um revestimento extra.
                                              Ah, ok!

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                Escusas de comparar directamente o R5 ao AX... É que o R5 tem, pelo menos, 3 tipos de tablier todos diferentes nos materiais que o compõem...
                                                Eu tive um Super 5 GL, com o tablier base (o mais rijo) e saiu das minhas mãos com 14 anos e não tinha NADA partido ou rachado.

                                                No caso do AX, só o da 2ª geração se aproveita, o da primeira era uma vergonha, bem pior que o Visa de 2ª geração.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                                                  O que consideras tempos de aquecimento\arrefecimento adequado?

                                                  Em termos de aquecimento, limito-me a não puxar por ele, até atingir a temperatura normal.

                                                  Arrefecimento...ai sim, sou desleixado... qd acabou a viagem, desligo o carro simplesmente.
                                                  Aí muitas vezes não há grande problemas porque até chegar ao teu destino podes ter circulado a baixas velocidades, parado no trânsito ou num semáforo e dá tempo para a mecânica estabilizar.

                                                  O pior é quando vais a dar gás na AE e depois páras o carro numa estação de serviço sem respeitar esse tempo de espera.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                    Já que se fala em AX, o tablier dos pré-restyling é qualquer coisa de indescritível, absurdamente horrível.

                                                    Plástico finíssimo, mais do que frágil. Neste carro, o verbo "desintegrar" não era aplicado só como hipérbole.
                                                    Um carro que também parte tablier com uma facilidade estúpida, é o 106 MkI... De tal forma que há quem coloque o do Saxo...

                                                    Mas como o 106 é um Peugeot, aquilo é melhor que um Citroën. É o que pensam as mentes mas na prática, o 106 não nada menos que um AX com paineis de carroçaria diferentes...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                      Quanto aos consumos, o carro estava com um consumo registado de 6,9 litros, que pelo que conheço do meu colega, não devia ter um reset há dezenas de milhar de km.

                                                      Os mais de 8 litros foram no reset que eu fiz um pouco antes de entrar em AE e fazer mais de 300 km.

                                                      Notem que eu disse 140 km/h como mínimo, mas para além de incursões a velocidades de GPS superiores à anunciada para o carro, houve muitas alturas de ir mais na casa dos 160, já não falando na parte em que vim a acompanhar um S3 coupe que vinha a andar bem (sem ir a puxar a sério, claro) para não adormecer como os restantes ocupantes do carro, e das imensas vezes que o pedal foi colado ao fundo.
                                                      Depois o carro ia com 5 adultos, e é um monovolume.

                                                      A frio 8 litros podem parecer muito, mas um dos meus colegas que ia a bordo teve o modelo a gasolina, e naquelas condições saltava bem acima dos 10 litros.

                                                      Aliás, a focus 1.6 diesel que ele tem agora, com duas pessoas neste ritmo fez 7,x no mesmo trajecto com ritmos semelhantes.


                                                      Quanto à qualidade, eu considero que a Citroen tem vindo a melhorar progressivamente, tendo iniciado com o C4 e continuado no C5 II. Vamos aguardar pelo passar dos anos para confirmar esta ideia.
                                                      já nao quero um citro como próximo carro! já tive um a gasolina (1.1 e depois com o motor 1.4) e aquilo gastava nem 7l a andar despreocupado. o meu a 1900cc a gasóleo gasta 5.6l a pastar e se eu puxasse por ele gastava cerca de 6,2.

                                                      já andei num igual como pendura e até o vendedor/condutor do veículo ser apanhado na polícia, cerca de 250kms depois de termos iniciado a marcha, fez uma média de quase 8l aos 100. não íamos 5, íamos 3 e o carro pesava cerca de 1400kg fora as pessoas.

                                                      EDIT: fomos apanhados a 217.78kms e a média deve ter-se situado nos 160.


                                                      benditos motores da citro que bebem quase tanto como os fords antigos!
                                                      Editado pela última vez por caditonuno; 21 December 2009, 23:01. Razão: faltava a velocidade média para comparação

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                        Um carro que também parte tablier com uma facilidade estúpida, é o 106 MkI... De tal forma que há quem coloque o do Saxo...

                                                        Mas como o 106 é um Peugeot, aquilo é melhor que um Citroën. É o que pensam as mentes mas na prática, o 106 não nada menos que um AX com paineis de carroçaria diferentes...
                                                        Não conheço os 106, apenas os Saxo.

                                                        Verdade seja dita, aquele em que andei faz alguns barulhos, ainda por cima é um comercial, 1.5 d, mas o tablier está no sítio e nem tem grande desgaste a nível de interior.

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                                                          #29
                                                          Testemunho interessante. Este ano, também fiz cerca de 400 km´s num 1.6 a gasolina de 90 cv´s do ano de 2003, mas não estava tão mau como o "teu". Vê-se que o envelhecer dos plásticos quando os cuidados são menores é mais avançado como no Xsara onde andei, mas de resto tinha toda a informação ainda legível nos painéis de noite e os bancos ainda tinham a sua forma original. Neste caso, o exterior estava e está em pior estado que o interior, devido a "n" mossas.

                                                          Fiz uma média, numa velocidade média de 130 kmh, ligeiramente abaixo dos 8 litros.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Este tópico fez-me um jeitão agora.
                                                            Vou no sábado, acompanhar um amigo meu, que vai ver uma Xsara Picasso 1.6 HDi de 2004. Está com pouco mais de 100 mil km e já levou uma embraiagem nova. Diz que tem todas as revisões feitas na Citroen. Pelo preço (9mil €) parece bom negócio.

                                                            Comentário

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